Page 1


SaĂşde e Beleza - 3


4 - SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza - 5


Editorial A festa da Primavera e a expectativa do Verão

R

ecebemos a Primavera de braços bem abertos e já estamos na edição de Outubro/ Novembro. Outubro chega com a cara de novidade, já que tivemos as eleições municipais, economia em andamento e a nossa maior expectativa com a proximidade do Verão. Outubro é o mês das crianças e dos professores e registramos aqui nosso parabéns aos pequenos e aos mestres que nos educam para seguir adiante.

E

para esta edição trouxemos um conteúdo falando de cirurgia plástica em crianças e adolescentes, dicas e entrevistas incríveis com alguns de nossos profissionais e parceiros e sugestões de viagem, moda, comidinhas... Bora?

Um grande abraço!

“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a” Johann Goethe

Elenita Montibeler

Foto: Elaine Shigaki (19, 99777-3550)

Modelos: Karine Cunha e Grazieli Pallaro Roupas: Grazieli Pallaro veste Itália Targatto - Tel (19) 3876-4291 Cabelo e Maquigem: Hudson Hueser - Cel (19) 99122.6969 (Making Of - Tel 3886-2268) Foto Capa: Elaine Shigaki (19. 99777-3550)

BASTIDORES

Nesta edição dedicamos nossa capa às profissionais em Beleza e Estética Grazieli Pallaro e Karine Cunha que têm arrasado no trabalho deixando suas clientes cada vez mais lindas! Parabéns, meninas, continuem sempre mandando bem.

6 - Saúde e Beleza


ÍNDICE Pág 10 - Cirurgia Plástica -

Pais permitem que

filhos façam plásticas e acreditam que cirurgias podem melhorar a vida deles

Pág 16 - Tendências Pág 26 - Matéria de Capa -

As profissionais da

beleza Karine Cunha e Grazieli Pallaro trabalham à frente do tempo na busca pelo bem-estar

Pág 32- Moda Infantil -

A Moda da garotada

2016 está diversificada e muito criativa

Pág 36 - Auto Escola -

Condutores que perderam

CNH poderão fazer curso de reciclagem pela internet

Pág 37 - Moda Festa -

Tendências 2016 para as

festas de fim de ano

Pág 40 - Moda Jeans -

Camisa jeans feminina

para usar em todas as ocasiões

Pág 45 - Turismo -

País vizinho tem diversas op-

ções no campo e no mar

Pág 46 - Crônica do Zechin Pág 48 - Cardápio - Receitas leves para começar a Primavera

Pág 49 - Saúde no Foco Pág 50 - Vestibular - Dicas para o vestibular podem ajudar na hora das provas

Diretora Geral: Elenita Montibeler Jornalista: Raquel de Melo (MTB 00126-SP) Vendas: Elenita Montibeler - (19) 97404-9660 Criação e Arte final: Rômulo Castro / Mirella M. Takuma Projeto gráfico e diagramação: E.M Publicicidade & Publicações ME Sugestão de matérias, anúncios e correspondências deverão ser enviadas para: e-mail: redacao@saudebeleza.com.br Tel: Nextel: (19) 97404-9660 As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos autores, não expressam necessariamente a opinião da revista. Os textos, fotos e outros dados que constam nos anúncios são de total responsabilidade dos anunciantes A revista SAÚDE E BELEZA é uma publicação bimestral da E.M Publicicidade & Publicações ME (Todos os direitos reservados) Tiragem: 7.000 exemplares Impressão: Gráfica 57

Saúde e Beleza - 7


Apresentação

Por dentro da IARO

H

oje a clínica IARO (Instituto André Rocha de Odontologia) atende todas as especialidades da odontologia, tendo como foco principal o check up preventivo digital. A Drª Paula é responsável na Clínica pela parte de odontopediatria, atendendo desde as gestantes até os adolescentes. Nas gestantes, nosso intuito é realizar o pré natal odontológico, pois neste período novos sinais e sintomas podem aparecer e ser detectados precocemente e a futura mamãe orientada. Nos bebês orientamos os pais quanto à prevenção à doença cárie, hábitos e erupções dentais, lembrando que quanto antes for a visita ao dentista as crianças já vão se adaptando e o riscos às doenças diminuem. Nas crianças e em especial a pouca idade, realizamos o condicionamento psicológico, que nada mais é do que a apresentação de nosso trabalho, minimizando possíveis traumas. Com todos os pacientes, realizamos motivação e prevenção, buscando saúde bucal de qualidade, trabalhando paulatinamente os medos e receios.

8 - Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza - 9


Cirurgia Plástica

Plástica em Adolescentes por Raquel de Melo

As cirurgias plásticas em crianças e adolescentes têm avançado em todo mundo. Dentre os exemplos, estão a correção da ‘orelha de abano’ e diminuição dos seios em adolescentes. Segundo o cirurgião plástico Dr. Gino Di Domizio - membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com graduação e residência pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e especialização em Cirurgia Plástica Crânio facial pela Sobrapar, o que tem aumentado são as cirurgias plásticas em adolescentes entre 14 e 18 anos. 10- Saúde e Beleza


C

onforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em quatro anos o número de procedimentos em adolescentes saltou de 37.740 em 2008 para 91.100 em 2012 (141% a mais). No mesmo período, o número total de plásticas em adultos subiu 38,6% (saindo de 591.260 para 819.900 procedimentos) – o que significa que as cirurgias no público jovem cresceram em um ritmo 3,5 vezes maior. Além de estar num crescimento acelerado, a participação de jovens no total de cirurgias (911 mil procedimentos), também cresceu: saltou de 6% em 2008 para 10% em 2012. Em meninos, as cirurgias mais procuradas são a ginecomastia (redução das mamas que crescem demais) e a cirurgia para corrigir a orelha de abano. Em meninas, a redução de mama e o implante de silicone estão entre os procedimentos mais realizados.

A questão da idade

De acordo com o cirurgião não existe uma regra que determine a idade mínima para se submeter à cirurgia plástica. “Não nos baseamos numa idade mínima. Cada paciente se comporta de uma forma. Cada um deles deve ser avaliado individualmente levando em conta o desenvolvimento físico e o comprometimento da intervenção. Existem adolescentes que com 14 anos já apresentam um corpo de adulto sendo que, na menina, geralmente a maturação física acontece dois a três anos depois da primeira menstruação. No menino é mais difícil definir o início da puberdade, por isso é preciso avaliar cada caso”, diz.

“A decisão para a realização de uma cirurgia plástica na adolescência precisa obrigatoriamente passar pelos pais ou responsáveis pelo jovem, além de uma análise da sua maturidade física e emocional. É preciso entender qual é a verdadeira motivação e o que esse adolescente espera como resultado, tanto físico, social e emocional”, esclarece Dr. Gino.

Dr. Gino Di Domizio

Maturidade

A adolescência é uma fase de transição entre a infância a idade adulta. Nesse período o crescimento se comporta de uma forma totalmente diferente, em que o corpo perde gradualmente as características infantis ganhando formas e dimensões mais maduras. As meninas adquirem curvas com o surgimento dos seios, alargamento dos quadris, assim como pelo depósito de gordura em determinadas regiões como coxas, abdome, glúteos e quadris. Nos meninos o mais marcante é o desenvolvimento da musculatura em região peitoral, braços e pernas.

Fazer ou não fazer?

Adolescentes têm sim indicação de cirurgia plástica. São casos em que alguns transtornos do comportamento são percebidos quando estão afetando diretamente a autoestima e o desenvolvimento da personalidade. Segundo Dr. Gino, as cirurgias de orelhas são as únicas que podem ser realizadas desde o início da adolescência - ou mesmo antes -, pois o crescimento do pavilhão auricular ocorre na primeira infância até em média os sete anos de idade.

Cirurgias faciais

Cirurgias como as de nariz, queixo, mandíbulas e maxilares devem aguardar o crescimento ósseo completo, sob risco de alteração dos resultados caso ainda ocorra modificação do rosto após o procedimento.

Cirurgia dos seios

Tanto a redução quanto a colocação de próteses devem esperar o fim do desenvolvimento mamário que costuma acontecer cerca de três a cinco anos após a menarca (primeira menstruação). No entanto, as brasileiras se renderam à moda dos seios fartos e as próteses de silicone entrando para a lista de objetos de desejo de muitas. Porém, algumas mulheres querem o caminho contrário para se sentir felizes com o próprio corpo, ou seja, em vez de aumentarem os seios precisam diminuir o seu volume. A cirurgia plástica de redução ou mamoplastia redutora é indicada não só para quem deseja diminuir o tamanho do seio, como também para quem está descontente com a forma da mama e, ainda, por uma questão de saúde. O excesso Saúde e Beleza -11


de peso das mamas pode causar dores nas costas e até mesmo problemas de coluna. Há ainda aquelas que sofrem com assaduras na parte inferior do seio e com dores e machucados constantes nos ombros por causa da alça do sutiã.

Ginecomastia

Aos adolescentes meninos com ginecomastia (aumento da glândula mamária) deve ser levado em conta que, na maioria dos casos, a regressão é espontânea em cerca de dois anos. Porém, caso o paciente se sinta psicologicamente afetado a cirurgia pode ser uma aliada.

Lipoaspiração

Para um adolescente se submeter a uma lipoaspiração é essencial uma boa maturidade física e a maturidade psicológica do paciente. É um procedimento doloroso e que exige muitos cuidados pós-operatórios, além de não ser indicado para emagrecimento e, sim, apenas para a redução de gorduras localizadas.

Dra. Sylvia Lopes Psicoacupuntura União de duas técnicas complementares: acupuntura e psicanálise

A dra. Sylvia Lopes atende: Clínica Umanna ­ Rua Salvador Rotella, 430 ­ 3876­0757 Sabrina Fraissat ­ Rua dos Sabiás, 133 ­ 3826­2526 Você também pode agendar uma consulta telefonando para (11) 99898.1789 12- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -13


14- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -15


Tendências...

Dia do Professor

Em outubro comemoramos também o Dia do Professor. Acaso, ou não, uma das experiências mais importantes e emocionantes que já tive em minha vida. Este ano me tornei professora. Aulas de Sociologia para o ensino médio. E, quando preciso, substituo aulas em que professores faltam. O clima da sala de aula quando estamos a frente de 40, 50 crianças e adolescentes é fantástico. Fico ali, observando cada olhar, expressão, cada carinha esperando a atividade do dia. Muitas vezes, pergunto o que gostariam de falar antes de iniciarmos as tarefas. E me surpreendo sempre. São histórias. Cada um deles ali tem uma história. Histórias familiares assustadoras, histórias pessoais quase nunca tocadas, histórias de amigos. E me sinto parte do mundo das carteiras escolares. O que mais me toca nestas salas de aulas é que a escola em que leciono fica na periferia de Campinas, bem longe. Nada comparado ao que vivi no Sesi, tempo este de muita estrutura e aprendizado pra lá de suficiente. Sempre digo que o meu português e a facilidade com que escrevo aprendi lá no Sesi, com a querida professora de Maria Amélia. Ela foi um ícone na minha vida e hoje tento ser mais ou menos o que ela foi pra mim. A Educação, quando em nossas mãos, vai muito além de passar conteúdos exigidos por esta ou aquela instituição governamental. O que vejo hoje é que, ensinar, é uma lógica de diálogos, percepção da realidade e introdução ao que pode ser absorvido por uma turma. Numa escola em que o Estado é o provedor, muitas, mas muitas coisas se perdem e não atingem a sala de aula. Vivemos na era da informática, mas não temos computadores suficientes em escolas públicas. Vivemos o Bullying, mas ele é tratado como uma pequena lembrança. Vivemos as drogas, mas ela está muito perto da sala de aula. Posso dizer que para se ganhar um bom salário é preciso ‘ralar’ bastante. Mas, saber que saí de uma sala de aula e ensinei alguma coisa para aqueles meninos e meninas que têm o mundo a percorrer é imensurável. Dedico esta coluna aos professores, à Maria Amélia que fez de meu português meu ganha-pão e aos meus alunos que toparam esta nova jornada da minha vida e sempre me fazem crescer a cada dia. Com eles aprendo muito mais do que ensinar. Aprendo a ser humana, humilde e paciente. Porque muitos ali estão na escola por motivos mais sérios do que imaginamos. Se aprenderem, já é uma vantagem.

Raquel de Melo jornalista, artista plástica e professora racademelo@gmail.com

16- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -17


18- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -19


20- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -21


22- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -23


24- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -25


26- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -27


28- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -29


Cabelo Penteado Maquiagem Manicure Pedicure Podologia Design de Sobrancelha Depilação Estética facial e corporal

PACOTES PROMOCIONAIS* Manicure e Pedicure 4 mãos + 2 pés

R$

136,00

Escova e Hidratação Loreal 4 escovas e ganhe uma hidratação Valor por escova:

cabelo curto

R$

50,00

cada

à vista R$200,00

cabelo médio

R$

60,00

cada

à vista R$240,00

cabelo longo

R$

80,00

cada

à vista R$320,00

*Promoção válida por 30 dias a partir do momento da compra. Pagamento somente em dinheiro ou débito.

terça a sábado: 8h00 às 19h00. Ligue e agende seu horário: (19) 3876-3444 | 3876-4779 30- Saúde e Beleza

Nos acompanhe nas redes sociais: /cabeloeciasalao Av. Benedito Storani | n812 | Aquário |Vinhedo - SP (ao lado da Rodoviária)


SaĂşde e Beleza -31


DIA DAS CRIANÇAS

Moda versátil Por Raquel de Melo

Linha nostalgia

Renda de algodão, guipure e laise aparecem em quase todas as peças, vestidos longos, batas e tecidos lisos ou estampados. Também entram os modelos de quimono, macacão ou macaquinho, jardineira ou salopete jeans, além das calças jogger e pijama estampados.

Linha Summer Lady

Um tema que é a personalidade da menina brasileira: vestidos evasê com cintura marcada, saias com volume amplo em tecidos mais encorpados combinados com t-shirts, shorts e calças alfaiataria de algodão, jacquard, crepes leves ou pesados ou ainda com barras bordadas que dão efeito de renda.

Tendência Playtime

O tema esportivo sempre fez parte do universo infantil e apresenta modelagens esportivas ousadas e criativas: short com as laterais em viés, recortes coloridos, tule em blusas, vestidos e macacões, calça jogger com recortes e brilhos e o destaque vai para a lavagem do denim marmorizada em leggings, calças superskinny, shorts e vestidos.

32- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -33


34- SaĂşde e Beleza


SaĂşde e Beleza -35


CNH

Reciclagem de CNH na Web

C

por Raquel de Melo

ondutores infratores que acumularam ou ultrapassaram mais de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão que cumprir uma carga horária de 30h de aulas de reciclagem. Durante uma reunião, nesta sexta-feira (29), com o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), Antônio Carlos Gouveia, e técnicos do órgão e o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (SINDCFC-AL), foi discutida a implantação do curso à distância. Os infratores terão que realizar 30 horas de curso para voltar a ter o direito de dirigir. O presidente do SINDCFC-AL, João Batista, destacou a importância da implantação do curso de

36- Saúde e Beleza

reciclagem à distância, que oferecerá celeridade para que os condutores notificados possam resolver suas pendências com responsabilidade. “Tendo em vista a necessidade de fiscalizar esses condutores que, infelizmente, não cumpriram os critérios estabelecidos na legislação. Estamos aqui, hoje, discutindo e nos colocando à disposição no que for preciso para que isso se torne viável”, informou. De acordo Alex Cardoso, representante da Chefia de Educação e Controle de CFCs, as empresas que fornecerão o serviço de ensino à distância serão fiscalizadas para que atendam às exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia


MODA FESTA

O que é moda na ‘Moda Festa 2016’ Por Raquel de Melo

Vestidos com renda

Os vestidos com renda vão continuar em alta este ano. A renda é sinônimo de elegância, feminilidade e muita classe.

Estilo lady

Esse modelo chega pra arrasar pelo volume da saia que é mais volumoso. O vestido estilo lady fez sucesso na década de 1950 e agora domina as passarelas com seu visual romântico e sofisticado, além de valorizar a silhueta.

Estampas

Tecidos estampados chegam agora compondo os vestidos de festas. A estampa que está em alta é a floral.

Vestidos com transparência

O estilo das transparências está entre as principais tendências em vestidos de festa para 2016. O modelo é perfeito para mulheres modernas e ousadas, porém, é uma tendência que exige cuidado nas combinações para não correr o risco de deixar o visual vulgar, mas, sim, elegante.

Saúde e Beleza -37


ÓTICA

Mais Cuidado para Você! Por Raquel de Melo

A Ótica Visual Vinhedo construiu em 2016 um novo centro de medidas totalmente tecnológico e capacitado para atender os clientes da melhor forma. Além de já possuir seu laboratório próprio de montagem. O centro de medidas possui o aparelho I-Terminal Zeiss que tem a função de tirar medidas exatas com apenas um clique de acordo com a necessidade de cada cliente, obtendo, assim, o máximo conforto. Podendo ser visão simples ou multifocal. Com o uso deste aparelho os pacientes terão os benefícios de um ajuste otimizado dos óculos que possibilita a melhor visão possível, a melhor ergonomia (desde crianças, cadeirantes ou até pessoas com alturas elevadas); uma rápida adaptação, conforto visual e assistência na escolha da armação. Todos os funcionários são qualificados e devidamente treinados para manusear o aparelho evitando assim a medição inadequada da DNP (distância naso-pupilar), que pode provocar sérios problemas de adaptação às lentes. Quando o caso é de um cliente com alto grau, o erro acima pode causar a não adaptação e nas crianças, prejudicando o desenvolvimento da visão. Já em lentes multifocais errar a DNP pode provocar problemas de postura, pois precisará virar o rosto constantemente para enxergar com nitidez.

38- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -39


MODA

Camisa jeans: a nova queridinha por Raquel de Melo

O jeans é um tecido clássico e uma peça coringa em calças e shorts. Mas, agora, as camisas jeans estão fazendo sucesso nas passarelas e nos closets das mulheres mais antenadas nas tendências da moda.

Versatilidade

A camisa jeans se encaixa em diversas ocasiões. Isso depende do tom de jeans, do corte e da forma como é composto com outras peças.

Sob qualquer clima

A peça é bem usada independente do clima e cai bem tanto em dias mais quentes como para o inverno com sobreposições. Vale a pena investir nessa peça.

Camisa jeans com calça jeans

Looks jeans são usados cada vez mais pelas mulheres resultando num visual casual e moderno e bastante confortável. Uma dica é usar e sobrepor jeans diferentes.

Camisa jeans com saias

Ela pode ser um bom par para qualquer comprimento da saia e é um look facilmente adaptado para climas frios com camisas mais grossas, sobreposições e meias-calça.

Camisa jeans com legging

Essa combinação de camisa jeans com legging vale pra quem ama looks práticos, confortáveis, porém, charmosos.

Camisa jeans com short

Combinadas com shorts dão aquele look despojados, ideal para dias quentes. Peças sobrepostas, como um blazer e sapatos de salto podem ajudar a levar o look também para situações mais arrumadas e climas mais frios. 40- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -41


MAKE

Tendências da temporada por Raquel de Melo

O

Verão pede a beleza mais leve e colorida e a sugestão das passarelas é ‘cores, cores e mais cores’! Em alta estão os tons pastel de rosa e azul, metalizado e o laranja, além do marrom que migra do inverno diretamente para o verão.

Batons cremosos

O batom matte dá um acabamento lustroso com o retorno do batom cremoso. O Rosa Quartzo, que foi escolhido como a cor do ano, aparece nos lábios, criando um visual feminino que pode ser finalizado com o efeito molhado e juvenil do gloss.

Pele de Verão

A pele continua com o toque natural, fresco e iluminado. A base tem acabamento leve, corretivo suave e iluminador são os produtos ideais para criar uma pele fresca. O ideal é apostar na naturalidade da estação, com pinceladas de bronzer, criando o belo Sun-kissed - efeito bronzeado.

Olhos

Os olhos terão delineadores, tanto o preto com tons metálicos em azul ou verde. A sombra cobre também chega como coringa, o que harmoniza com os tons de pele clara e negras. 42- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -43


44- SaĂşde e Beleza


TURISMO

Uruguai: campo e praia num mesmo dia

Por Raquel de Melo

No Uruguai é possível se fazer uma rápida viagem e contemplar o campo e as praias do Atlântico. Um lugar no campo como Canelones - logo depois de Montevidéu faz uma ponte entre a capital e o interior e tem importância estratégica no turismo por abrigar o Aeroporto Internacional de Carrasco. Na zona rural de Canelones estão situadas ainda as vinícolas do mais famoso vinho uruguaio, o Tannat. Para completar, a moeda brasileira é valorizada perante o peso uruguaio, a gastronomia é variada e peculiar, as cidades são seguras e o povo uruguaio é muito amável com seus turistas. Bora?

O melhor de dois

A 20 minutos de carro do centro de Montevidéu é possível passear pelos vinhedos de uvas que vão do Tannat ao Chardonnay, passando pelo Merlot, Tempranillo e Albariño. Além de conhecer, dá pra fazer degustação e experimentar o melhor da culinária uruguaia. Outra opção é sair de Montevidéu e conhecer o litoral como Atlántida (cerca de 50 quilômetros da capital) local apreciado pelo poeta chileno Pablo Neruda. As praias Mansa, - ao oeste - e La Brava - ao leste - atraem famílias e surfistas num local preenchido de pinheiros e eucaliptos com areias brancas e finas e boa infraestrutura.

Montevidéu

A capital, Montevidéu, mantém certo clima europeu em seus calçadões que margeiam o Rio da Prata. Dois dias é tempo suficiente para conhecer seus principais pontos de interesse e se esbaldar com os cortes de carne típicos do país. Nesse sentido, o Mercado del Puerto é uma visita imperdível.

Punta del Este

A região leste é conhecida pela badalada Punta del Este e também a rota do azeite de oliva uruguaio. As praias banhadas pelo Oceano Atlântico apresentam também sua cidade mais famosa, Maldonado. Experiências como passeios pelas oliveiras, processo de produção de azeite, além de degustações são requisitadas pelos visitantes.

Serviço

Sites: www.presidencia.gub.uy / portal.gub.uy / www.uruguaynow.com Localização: América do Sul Moeda: Peso Uruguaio Visto: Não é necessário Embaixada no Brasil: SES, Qd. 803, lote 14, Brasília (DF) 61 3322-1200 www.emburuguai.org.br Saúde e Beleza -45


CRÔNICA

Você gosta de pipoca?

P

rimeiro preciso dizer que esses tempos de primavera e crianças fazem renascer em mim a esperança na humanidade. Crianças adoram guloseimas. Ofereça sorvete ou brigadeiro a elas e veja o que acontece. E algodão doce colorido? Ou cachorro-quente daqueles que lambuzam a cara e a camisa de catchup e mostarda? Os adultos não ficam muito atrás, igualmente seduzidos por chocolates e doces coloridos. E pipoca. Você é dessas pessoas que quando vai ao cinema não dispensa um combo com esta delícia? Cinema e pipoca fazem uma combinação tão tradicional e saborosa quanto queijo com goiabada, o famoso par Romeu e Julieta, também coisa de cinema. Milho assado, milho cozido, pamonha, curau, sorvete de milho são outras iguarias que deixam a gente com água na boca. Imagino que você, assim como eu, só deve conhecer aquele tipo tradicional de milho amarelo. Pois bem, fiquei sabendo que Carl Barnes, um agricultor de origem indígena (misturada a escoceses e irlandeses), que vive em Oklahoma, Estados Unidos, “criou” um milho colorido que ganhou o nome de “milho de contas de vidro” ou “milho arco-íris”. Ele já se destacava na produção de espécies que desenvolviam cores especiais quando conheceu Greg Schoen, outro estudioso e apaixonado por este cultivo. Fizeram uma parceria com o propósito de levar adiante as experiências com as sementes coloridas selecionadas. Segundo eles, esta espécie de milho teve origem no cruzamento do pequeno milho-pipoca dos índios Pawnee com o milho vermelho e o milho grayhorse (cinza), cultivados pelos índios Osage. As espigas de milho se formam como se os grãos se assemelhassem a pérolas ou contas de vidro, resultando num produto de grande apelo visual. Não sei se é bom para comer, mas o aspecto é maravilhoso. Pode ser processado para obter farinha e maisena e ainda serve para fazer pipoca. Huummm, pipoca colorida... Parece coisa de índio, mas deve ser muito bom! José Antônio Zechin é Escritor 46- Saúde e Beleza


SaĂşde e Beleza -47


CARDÁPIO

Salada com Melancia e nozes Ingredientes para a salada

por Raquel de Melo

300 g de rúcula sem talos 800 g de melancia em cubos 150 g de queijo fresco em cubos 100 g de cebola roxa fatiada 100 g de azeitona preta cortada ao meio

Para o molho

Preparo Molho

Aqueça as nozes em uma frigideira sem óleo para tostar. Depois, junte o azeite e bata no liquidificador até ficar homogêneo. Retire do liquidificador e coloque sal a gosto e hortelã, mexa bem. Reserve.

2 colheres de sopa de nozes 1/2 xícara de chá de azeite 2 colheres de chá de hortelã picada

Queijo

Queijo

Salada

1/4 colheres de chá de pimenta-dedo-de-moça picada 1 colher de sopa de salsinha picada 1 colher de sopa de azeite

48- Saúde e Beleza

Junte a pimenta-dedo-de-moça, a salsinha e o azeite e misture ao queijo e reserve.

Faça camadas de rúcula, melancia, queijo fresco, cebola roxa e azeitona. Regue com o molho e sirva.


SaĂşde e Beleza -49


VESTIBULAR

Boa prova! por Raquel de Melo

A hora é agora. Milhares de estudantes estão focados no vestibular, o que os colocam em constante tensão e muitas horas de estudo. Preparamos algumas dicas para ajudar na hora de se organizar e se preparar para Organização - material de estudo organizado significa tranquilidade na hora de estudar. boas provas.

Plano de Estudos - estabeleça metas e prazos realistas organizando o tempo para a aula, estudos em casa, exercícios e um tempo para descanso; Estilo -

cada um tem o seu - cada aluno sabe como se entender com suas anotações e modo de estudo. Criar resumos, ler e refazer exercícios pode ser uma rotina ideal pra uns e sem resultados para outros;

Tempo - o melhor horário para estudar deve ser progra-

mado entre outras tarefas do dia.

50- Saúde e Beleza

Treino - Simulados para o vestibular é uma ótima iniciativa. Esse tipo de exercício é como um treinamento. Reconhecimento das dificuldades -

Estudar para o vestibular estabelece que o aluno se dedique mais às dificuldades. Por isso, priorizar matérias mais dificultosas é o caminho para o sucesso.

Estudo entre amigos - estudar em grupo pode render bastante, já que um colega pode ajudar na matéria que mais domina.


Revista Saúde e Beleza nº 63  

A melhor revista de Saúde, Beleza, Estética e Moda de Vinhedo e região!

Revista Saúde e Beleza nº 63  

A melhor revista de Saúde, Beleza, Estética e Moda de Vinhedo e região!

Advertisement