Issuu on Google+

página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

24 de Junho de 2011

ANO XXI - Nº 919 24 de Junho de 2011

Distribuição Gratuita

12 anos no www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

Começa o Inverno

FOTO: KADU SCHIAVO

e Campos lota no feriadão!

Leia informações sobre as estradas e de como evitar congestionamentos na página 3 Confira roteiros e dicas de passeios para você curtir melhor o feriadão na página 5 A meteorologia prevê tempo bom, mas o frio irá se mantém intenso e até pode gear.

casado 919.pmd

1

19/7/2011, 03:46


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Vem aí uma grande temporada! Os indícios são claros e antecipam que uma grande temporada de inverno está se iniciando. A começar pelo frio, uma das principais atrações, se não a maior, já se estabeleceu na região serrana desde maio com ocorrência de temperaturas negativas e de fortes geadas. O shopping sazonal Market Plaza, do jornalista e empresário João Dória, abre suas portas esta semana com muitas atrações, esbanjando charme e beleza. Grandes expositores e parceiros, como Bradesco, Nestlé, Abril, grifes famosas, montadoras de veículos, entre outros, apresentarão seus produtos ao grande público que deverá visitar Campos do Jordão até o final de junho e que está estimado em 1,3 milhões de turistas. Prestadoras de serviços de turismo e esportes de aventura disponibilizam uma série de roteiros para quem curte muita adrenalina, percorrendo as centenas de trilhas, picos, lagos e florestas existentes por toda região, incluindo o Sul de Minas Gerais. A hotelaria vive, sem dúvida, um de seus melhores momentos. As reservas na maioria dos hotéis e pousadas mais conhecidos estão quase esgotadas. No comércio e no roteiro enogastronômico o movimento também é crescente e com ótimas perspectivas para todo período. Por fim, o 42º Festival Internacional de Inverno, que este ano terá 45 concertos e traz como tema “Contrastes”. Nele o espectador terá a oportunidade de conhecer algumas das contraposições existentes entre diferentes estilos musicais de uma mesma época ou diferentes fases musicais de um mesmo compositor. “O público poderá ouvir obras que marcam a transição de períodos estilísticos dentro da história da música ocidental” revela Paulo Zuben, Diretor Artístico-pedagógico do Festival. No concerto oficial de abertura (dia 2 de julho) no Auditório Cláudio Santoro, a Sinfônica do Estado de São Paulo apresentará três obras de Beethoven. Enfim, mesmo para os mais pessimistas e até para alguns que torcem contra (por incrível que pareça eles existem), Campos do Jordão deverá desenvolver até o fim de julho sua melhor temporada. Espera-se que as forças de segurança façam, como sempre, sua parte, garantindo paz e tranquilidade para todos. Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

Campos recebe reforço policial para a temporada. A Secretaria de Segurança Pública do Estado, a exemplo dos anos anteriores, está enviando para Campos do Jordão reforço para o policiamento Civil e Militar. Com apoio de viaturas, motos, bikes, cavalos, helicópteros e delegacias móveis, cerca de 500 policiais comporão a Operação Inverno, procurando garantir toda segurança para os cerca de 1,3 milhões de turistas esperados até o final de julho.

Polícia Federal prendeu nesta terça o prefeito de Taubaté, a 1ª Dama e um ex- secretário. Sob investigação desde 2009, o prefeito Roberto Peixoto (PMDB), sua esposa e um secretário, que cuidava de licitações, foram presos na manhã desta terça feira (21) pela PF na Operação "Urupês". Eles são suspeitos de envolvimento em fraudes em licitações, gerenciamento e distribuição de medicamentos e merenda escolar por meio de empresa registrada em nome de laranjas, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Fonte: Folha/UOL. Segundo a Polícia Federal, a operação visa desarticular uma organização criminosa que seria formada por empresários, políticos e funcionários públicos. Segundo a assessoria de Roberto Peixoto, o prefeito nega todas as acusações e que breve irá provar sua inocência.

Prefeita e o Secretário de Turismo estão muito otimistas. A prefeita Ana Cristina e o secretário Tércio Laurelli, do Turismo se manifestam bastantes otimistas com as perspectivas que se apresentam. "Conseguimos uma grande exposição de nossa cidade na mídia nacional. Hoje Campos já é assunto diário nos principais meios de comunicação. Aliado a isso temos que destacar os ótimos eventos que irão se desenvolver durante toda a temporada", destaca o secretário Laurelli. Para a Prefeita, "Campos do Jordão vive um de seus melhores momentos. Os governos do Estado Federal estão nos apoiando muito e graças a essa confiança estamos desenvolvendo obras importantes de infra-estrutura em toda cidade", diz. O clima entre o empresariado também é muito bom. A temporada de 2011 poderá ter recorde de público e de faturamento.

Nutricionista, Psicologia, Oftalmologia, Vascular, Clínica Médica, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Penumologia, Imunologia e mais os Exames de: ECG, Espirometria, Radiologia, Laboratorias e Pequenas Cirurgias. Telefone: (12) 3668-8300

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S.José dos Campos-SP Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL) Consultas e exames particulares nas seguintes especialidades:

&

24 de Junho de 2011

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Mostra permanente de trabalhos em madeira, como esculturas de placas, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração. Parque do Estado/ Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada. Rica em fauna e flora é o lugar ideal para se passar horas curtindo o visual das matas, corredeiras e cachoeiras.

Clima seco, cresce o risco de incêndios em mato! Balões é a maior preocupação das autoridades. Apesar de soltar, portar ou transportar balões se constitui crime, com pena prevista de até quatro anos de prisão, ainda pode-se verificar nos céus que muita gente irresponsável continua produzindo e soltando balões. Outra preocupação é com a venda de fogos em ambientes não licenciados e que colocam em risco toda população.

Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

ESTANTES DE AÇO Para residência, comércio, indústria e instituições.

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

Fanal - Estantes de Aço

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

(12) 3664-1675 www.fanalestantes.com.br

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

casado 919.pmd

2

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

24 de Junho de 2011

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 7

Desoneração da folha como prioridade Inaugurado Shopping Nestlé Market Plaza por Marcos Cintra* A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) sugeriu ao secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Freitas Barreto, a desoneração da folha de pagamentos como prioridade na reforma tributária. A entidade propõe reduzir em 10% o ônus sobre a folha da indústria em 2011 e mais 10% em 2012 como forma de compensar as perdas do setor com a valorização do real. A indústria é o setor que mais sente a valorização do real e a redução do custo trabalhista é uma saída para minimizar o problema, mas é preciso pensar na desoneração da folha de pagamentos para todos os segmentos, uma vez que o pesado ônus também castiga fortemente os setores primário e o de serviços. O alto peso dos tributos sobre os salários é um fator preponderante para o comprometimento da competitividade da economia brasileira. Para manter um funcionário com registro em carteira uma empresa paga sobre seu salário 20% de INSS, 8% de FGTS, 2,5% de SalárioEducação e contribuições para o Senai, Senac, Sesi, Sesc e outras entidades. No total, eles representam aproximadamente 36% dos rendimentos nominais do empregado. Quando se leva em conta gastos como o 13º salário, aviso-prévio e outros direitos trabalhistas o custo do trabalhador para o empregador ultrapassa 100% da remuneração bruta.

"Quando se leva em conta gastos como o 13º salário, aviso-prévio e outros direitos trabalhistas o custo do trabalhador para o empregador ultrapassa 100% da remuneração bruta." O problema dos impostos sobre a folha de pagamentos para a competitividade brasileira é dramático em função do grande diferencial entre o custo com mão de obra na economia nacional em relação a outros países emergentes, sobretudo quando o referencial é a China, economia onde, segundo a Confederação Nacional da Indústria, um funcionário custa para a empresa quase a metade do observado no Brasil. Um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), produzido no início deste ano para a Confederação Nacional de Serviços (CNS), revela que a substituição do INSS patronal por um tributo de 0,57% sobre as movimentações financeiras reduziria o custo de produção das empresas. O PIB e o nível de emprego teriam um crescimento adicional de 0,84% e a demanda total teria expansão de 0,95%. A inflação, medida pelo IGP, poderia retroceder em 0,62%. Ou seja, essa mudança de base de incidência para a previdência teria impacto positivo sobre o mercado de trabalho, o consumo, a atividade empresarial e o nível de preços. Com base no estudo da FGV, comparei o impacto sobre 110 produtos da atual alíquota de 20% cobrados sobre a fol-

ha de pagamentos das empresas com a alternativa de sua substituição por uma contribuição de 0,57% aplicado nas movimentações financeiras. No primeiro caso a carga tributária oscilaria entre 8,93% e 15,37% e no segundo modelo ela teria variação entre 1,02% e 2,23%. A movimentação financeira como base de incidência tributária revelou qualidades com a experiência da extinta CPMF. Quando se compara essa contribuição com os outros impostos incidentes sobre faturamento, lucro ou folha de pagamentos ela se revela vantajosa em termos de custo e simplicidade. A redução do custo trabalhista no Brasil deve ter como principal objetivo tornar a economia mais competitiva. Para isso, o ponto de partida é a substituição dos encargos sobre a folha de pagamentos das empresas por uma base comprovadamente eficiente, ou seja, é preciso utilizar a movimentação financeira como fato gerador. NOTA: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. É autor da proposta de Imposto Único. Endereços eletrônicos: www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org

O coquetel de inauguração deu-se nesta quarta-feira com a presença de centenas expositores, autoridades e de convidados de João Doria Júnior, presidente do Grupo Doria.

Em sua 16ª edição, o projeto que se consolidou como a atração mais visitada da temporada de inverno da cidade, permanecerá aberto até o dia 31 de julho. Com a presença de renomadas marcas e o oferecimento de ótimas opções em compras, o empreendimento este ano traz diversas novidades,entre elas, em fun-

ção do patrocínio máster da Nestlé, o shopping passa a se chamar Nestlé Market Plaza. A multinacional promoverá uma série de ações para comemorar os seus 90 anos de Brasil. Horários de funcionamento: sextas e sábados das 11 às 24 horas e as quintas e domingos, das 11 às 23 horas.

Palavras Cruzadas DIRETAS Autor: Roberto Conte

Prestação de serviço é isso! A Editora Jornalística Verdes Vales, através do Jornal Campos do Jordão & Cia e da Revista Guia Encantos e Sabores, privilegia e apoia a Educação, a Cultura, o Turismo e o Lazer com a melhor informação e qualidade editorial. Em vinte e um anos de atividades e sempre pensando no futuro, a Editora Jornalística Verdes Vales prima pela defesa dos direitos dos cidadãos e por um país soberano, justo, igualitário e fraterno.

19/7/2011, 03:46

Confira o resultado


página 6

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

24 de Junho de 2011

de semana do Litoral Dance Festival , festival realizado na cidade de São Sebastião,o festival aconteceu ndes 27 a 29 de maio. Participaram do Festival escolas de dança de todo o país. Elas competiram entre si e foram avaliadas por um corpo de jurados reconhecidos nacionalmente pelo trabalho que desenvolvem no mundo da dança. Vanessa Ballet participou do Festival com 72 bailarinos com idades entre 5 a 19 anos. Ao todo foram apresentados com 33 trabalhos coreográficos em diferentes modalidades, como ballet clássico, ballet repertório e jazz, nas categorias: baby, juvenil, adulto-amador e profissional, um festival muito competitivo O trabalho foi muito bem reconhecido e como mérito foram alcançadas às seguintes premiações:

IMAGEM: SDIVULGAÇÃO

Vanessa Ballet é premiado em Festival No Museu Casa da Xilogravura, rariO Centro Cultural Vanesdades chinesas nunca vistas no Brasil sa Ballet participou no ultimo final

- Nove 1º Lugares. - Sete 2º Lugares - Oito 3º Lugares. - Sete 4º Lugares. - Um destaque de Melhor Bailarino, foi para Danilo Henrique Rafael, com a coreografia Harlequinade. Seu trabalho foi muito elogiado pelos jurados, que ressaltaram a técnica, graciosidade e grande capacidade de preencher o palco com muita emoção e alegria.

"Dentro destes 72 alunos participantes do festival, haviam crianças e jovens de escolas da rede municipal de ensino e da rede particular, mostrando que nosso trabalho é totalmente inclusivo, que o importante para a Equipe Vanessa Ballet é que os alunos tenham uma formação de qualidade e que sejam felizes naquilo que mais gostam de fazer", destaca a diretora da entidade, Vanessa Elias.

ANÚNCIOS CLASSIFICADOS Aluga-se Capivari Casa com 3 dorm. mobiliada. Tratar fone: (12) 9782-7665

Casa p/ temporada fins de semana e feriados. Ótima localização. Tratar pelo telefone: (12) 3662-4847. Ponto Comercial - Alugo Na Av. J. Miráglia, próx. Objetivo c/ 85m² area útil: (12) 3662-4289.

Vendo Vila Abernéssia Imóvel comercial, bem no Centro, com 350m²: (12) 3662-4289. VENDO PROPRIEDADE Com 06 suites + um apto próx. ao centro. Aceito imóvel menor valor como parte de pagamento. Tratar fone: (12) 3664-2703.

Vendo Lote em Vila Natal Lindo, com 960m² já com platô. Tratar fone: (12) 3662-4198.

Vendo Casa Rec Dubieux c/ 1 suite + 3 dorm. arm. emb./ sala/lareira, garagem 2 carros. Tratar fone: (12) 9782-7665. Restaurante em Abernéssia Vendo ou Arrendo c/ 90 lugares. Baixo aluguel, estudo proposta. Tratar: (82) 9668-5564 c/ Daniel.

Estantes de Aço (12) 3664-1675

OPORTUNIDADES DE EMPREGOS RECEPCIONISTA NOTURNO PARA POUSADA Pousada precisa para trabalhar das 23:00 as 07:00. Informações pelo fone 9794-1213. Ligar somente às segundas e terças das 10h ao meio dia. Salário bem acima da média.

COMUNICADOS E EDITAIS COMUNICADO CETESB AGROINDUSTRIAL ALTO DA BOA VISTA LTDA Torna público que requereu na CETESB a Renovação de Licença de Operação para Fabricação de Geléias de Frutas à Avenida Doutor Fausto Bueno Arruda Camargo, 2815 - Alto da Boa Vista - Campos do Jordão/SP.

Peter Hiller, colecionador brasileiro apaixonado pela cultura chinesa, em uma de suas 20 viagens à China, encontrou, na segunda metade do século XX, antigas matrizes xilográficas à venda em uma feira popular de Pequim. Indagado, o vendedor informou tê-las trazido de uma velha gráfica desativada, acrescentando possuir mais um grande número delas em casa. O brasileiro acompanhou-o à moradia e comprou todas elas: um caixão cheio de pranchas de madeira entalhadas. Trouxe-as para o Brasil e recentemente incumbiu o artista brasileiro George R. Gutlich de imprimir cópias das matrizes em papel. Uma coleção completa dessas cópias foi doada pelo colecionador à Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão. De parte dessas cópias originou-se a mostra que o Museu apresenta ao público a partir de 01 julho até 30 de novembro de 2011. São 35 xilogravuras que relatam as peripécias do monge budista Tripitaca em sua viagem da China à Índia, na companhia de três companheiros de viagem: um cavalo branco, um porco (que em encarnação anterior havia sido um general) e um habilidoso macaco. Esses três personagens, enviados por um deus, auxiliam o monge a escapar das ameaças da viagem, relatadas nos capítulos de um clássico literário chinês do fim do século XV escrito por Wu Chan Na. Traduzida por Walley, a obra ficou conhecida no Ocidente como “Going West”. A mostra agora exibida na Casa da Xilogravura é uma versão em imagens dessa obra clássica, apresentada ao modo de história em quadrinhos. Vendido em feiras no interior da China, era um tipo de impresso xilográfico de caráter popular, à semelhança de nossa literatura

de cordel. A autoria e a data das matrizes são desconhecidas, mas devem ser criação de mais de um autor e provavelmente do início do século vinte. Museu inaugura nova ala Em comemoração aos seus 24 anos de existência, em julho, o Museu Casa da Xilogravura abrirá ao público mais cinco salas e dois salões, que ampliam o número de obras expostas e permitirão a retomada de cursos, pois um dos salões abrigará um novo e espaçoso ateliê. Algumas dessas salas exibem uma tipografia completa, nos moldes daquela inventada por Gutenberg, a qual foi a primeira filha da xilografia. Outras salas exibem exposições de longa duração esclarecendo aspectos atuais e históricos das artes gráficas. Todos esses novos espaços expositivos e de ensino resultaram de um prédio moderno que foi anexado ao edifício original, de 1928. Mostras permanentes Na mesma visita, nas dezenas de salas, o público poderá usufruir outras exposições de longa duração e temporárias que exibem centenas de artistas brasileiros (Goeldi, Lasar Segall, Lívio Abramo, Grassmann, etc.) e estrangeiros (Japão, Inglaterra, China, Coréia, Sudão, Espanha, França, Espanha, Tailândia, Itália, Hungria, etc.); e ainda gravuras utilitárias, tais como baralho de tarô, livros, jornais, cartazes, rótulo, etc., todos feitos com impressão xilográfica. (O acervo do Museu coleciona milhares de xilogravuras de mais de 400 artistas nacionais e estrangeiros.) Salas específicas explicam as relações da xilografia com os outros ramos da multiplicação gráfica, exibindo obras e objetos, tais como: clicheria, linotipo, estamparia de chitas, gravura em metal, pedras litográficas, off set, seri-

grafia e, como já mencionado, uma tipografia de tipos móveis. Uma das salas conta a história da própria Casa da Xilogravura. Junto à recepção, uma lojinha vende gravuras, livros, postais, ferramentas e objetos de interesse artístico. Acessibilidade a cadeirantes A Casa da Xilogravura cumpre agora uma antiga proposta. As reformas que acabaram de ser feitas incluíram a construção de várias rampas, tanto no prédio novo, quanto no antigo, e igualmente nos jardins, de tal modo que o Museu também torna acessível aos cadeirantes. Jardins O público já visitava, no jardim da frente, o pequeno monumento que mostra a efígie e guardam os ossos do cão Chiquinho, símbolo da Editora Mantiqueira, mantenedora do Museu. Agora os visitantes terão muito mais. O jardim lateral e o dos fundos receberam tratamento paisagístico nos 3 mil metros quadrados de terreno e estão abertos à visitação. Vale especialmente a pena o passeio pelas alamedas do pequeno bosque e em meio a canteiros de flores, ao lado de “mar” de copos-de-leite. Serviço: O Museu Casa da Xilogravura abre das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de 5ª a 2ª. feira (Só fecha nas terças e quartas feiras) e situa-se na Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, em Jaguaribe. Entrada: R$ 4,00; Maiores de 60 anos: R$ 2,00; Menos de 12 anos: grátis; Grupos de alunos de escolas gratuitas e previamente agendados, a entrada é gratuita. Outras informações: fones (12) 3662-1832 // 9725-8288 ou afcostella@ig.com.br, com Professor Costella, diretor do Museu.

PARA VOCÊ ANUNCIAR SEUS PRODUTOS NO JORNAL CAMPOS DO JORDÃO & CIA LIGUE: (12) 3664-4368 // 3662-3090 ou envie um e-mail para: jornaldecampos@uol.com.br Online no UOL: www.jornaldecampos.com.br

casado 919.pmd

3

24 de Junho de 2011

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 3

Música na Praça DER implanta Operação Corpus Christi Programação para V. Capivari Dia 24/06 - Sexta-feira, às 13horas: Apresentação da Orquestra de Tatuí Dia 24/06 - Sexta-feira, às 16horas: Apresentação de Pedro Mariano Dia 25/06 - Sábado, às 16 horas: Paul McCartney (Brazilian tribute). Dia 01/07 - Sábado, às 16h: Apresentação de Tiê.

Campanha pró APAE Com o slogan “Demonstre Solidariedade Neste Feriado”, alunos da Univap farão um corpo a corpo no Capivari, a fim de obter donativos para a APAE. No fim de 2010, a entidade chegou a dever cerca de R$ 200 mil para os bancos e esteve prestes a fechar. Tendo como palco a Praça do Capivari e o Boulevard Genève, a ação dos estudantes acontecerá na quinta, dia 23, e no sábado, dia 25. Na abordagem aos turistas, os alunos entregarão um folheto da APAE, ofertarão um pin da entidade e convidarão a pessoa a colaborar com uma quantia livre. “Sabemos que quem vem a Campos tem muito carinho pela cidade, então esperamos que essas pessoas também sejam solidárias com a nossa APAE”, diz Tânia Lopes da Silva (diretora financeira da entidade). A APAE, explica Tânia, recebe recursos do Estado, do governo federal e têm uma subvenção dada pela Prefeitura. No entanto, a soma desses repasses é insuficiente para que ela sobreviva. “A APAE sempre vai precisar da sociedade”, diz ela. Tânia observa, porém, que a meta da diretoria empossada no início do ano é pagar as dívidas e ampliar a estrutura de atendimento. Fonte: APAE-CJ / Roberto Carlos.

Suporte Técnico para Informática Montagem e manutenção de redes servidores, roteadores e ploters Configuração e montagem de micros em estandes, servidores, limpeza de vírus, wifi, voip, proxy e banda larga. Técnico credenciado na Sociedade Brasileira de Computação

Qualidade da informação ao usuário e conscientização do motorista são foco das Operações "Corpus Christi" e "Inverno 2011" A temporada das férias de julho deste ano será inaugurada com o feriado prolongado de Corpus Christi. Por este motivo, a Operação Inverno 2011 terá início na mesma semana que a Corpus Christi 2011. Ambas seguirão o mesmo esquema operacional elaborado pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes, e serão voltadas às rodovias sob jurisdição do DER que dão acesso aos principais destinos dos motoristas nesta época: região serrana de Campos do Jordão, Circuito das Águas e Oeste Paulista. O feriado este ano será no dia 23 de junho, portanto a Operação Corpus Christi começará às 0h do dia 22 de junho e será concluída às 24h do dia 26 de julho. Já a de inverno, tem início no às 0h do dia 23 de junho e término às 24 do dia 31 de julho. As operações têm o objetivo de minimizar os impactos do fluxo de veículos previsto para o período e aumentar a segurança no trânsito. Além disso, os trabalhos serão voltados para a qualidade da informação transmitida aos usuários e nas campanhas de educação e conscientização de motoristas e até dos futuros motoristas. As rodovias que fazem parte da operação são: Floriano Rodrigues Pinheiro (SP 123) que dá acesso para Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, Oswaldo Barbosa Guisardi (SP 046), Pedro Astenori Marigliani (SP 008), Ai. Moretto (SP 095), OcBenevuto távio de Oliveira Santos (SP 147), Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360) e Raposo Tavares (SP

270). Durante o feriado, 889 mil veículos devem rodar nessas rodovias e os horários de maior pico de tráfego devem ser das 18h às 23h da quarta-feira (22), das 7h às 15h da quinta-feira (23) e das 14h às 22h do domingo (dia 26). Já durante toda a temporada de inverno 575 mil veículos devem trafegar pelas rodovias. Espera-se grande volume durante os finais de semana: das 18h às 22h das sextas-feiras, das 7h às 14h dos sábados e das 14h às 22h dos domingos. Informações em tempo real Para garantir a qualidade da informação e sua disseminação, um forte esquema de monitoramento das rodovias foi elaborado. Câmeras de monitoramento fixas e móveis estarão distribuídas pelas rodovias que fazem parte da operação. Elas alimentam o Centro de Operações do DER de informações que serão transmitidas aos usuários. O objetivo é garantir a qualidade do conteúdo para que o motorista tenha condições de planejar o percurso. O tempo estimado de viagem poderá ser conferido por meio do portal da Secretaria Estadual de Logística e Transportes: www.transportes.sp.gov.br , do site: www.der.sp.gov.br, do portal da Polícia Militar Rodoviária: www.polmil.sp.gov.br e do site Operação Rodoviária: www.operacaorodoviaria.com.br/ dersp ). Também estarão disponível para os usuários informações pelo telefone grátis do DER: 0800 055550.

Para os usuários que já estiverem na estrada, as informações de tempo de viagem e condições de tráfego serão transmitidas por sete painéis de mensagens instalados em pontos estratégicos das vias. Auxílio ao usuário Equipes especializadas para atuar na Operação Inverno de forma informativa se encontrarão em pontos estratégicos nas rodovias com o objetivo de auxiliar na fluidez do tráfego nos postos de informações, postos do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário). Posto de Auxílo na SP-123 O destaque nesta operação será a tenda de inspeção veicular básica instalada no Posto de Serviço de Auxílio aos Usuários, localizado na SP 123, no km 8. Na tenda, funcionários especializados estarão disponíveis para realizar uma análise gratuita das condições e funcionamento dos veículos. O posto de auxílo funciona 24 horas e disponibiliza área segura para descanso, sanitários, copa e fraldário. Educação e conscientização O DER realizará durante toda a temporada em Campos do Jordão ações educativas com o tema velocidade, ultrapassagem segura, bebida alcoólica e condições metereológicas adversas. No parque do Capivari será montado estande, com apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos, onde atividades educativas e culturais

voltadas ao público infanto-juvenil serão promovidas. No local também será instalado um posto de informação sobre o tempo de viagem na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - SP 123. Para lembrar os motoristas da importância da prudência ao volante, o DER distribuirá pelas rodovias faixas refletivas com mensagens educativas. A importância do uso do capacete, da proibição do consumo de bebidas alcoólicas, ultrapassagem segura são alguns dos temas das mensagens. Ações operacionais Com objetivo de aumentar a segurança nas estradas e garantir pronto atendimento aos usuários, na operação serão executadas medidas operacionais diferenciadas com maior número de viaturas de inspeção e guinchos nas rodovias, além de Unidades de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e outros veículos de apoio. Com o objetivo de reduzir o número de acidentes e vítimas, a Polícia Militar Rodoviária terá atenção especial à fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, radares estarão dispostos ao longo das rodovias para coibir o abuso de velocidade e tráfego de veículos pelo acostamento. A Secretaria Estadual de Logística e Transportes recomenda prudência aos motoristas nas estradas durante a temporada. A secretaria ressalta a importância de se obedecer à sinalização, limites de velocidade e regras de segurança ao volante. Fonte: DER.

Atendimento domiciliar e remoto Luiz Eduardo: (12) 9700-4762

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

19/7/2011, 03:46

Leia também o Jornal Campos do Jordão & Cia na WEB, online no UOL, e tenha acesso ao nosso arquivo com mais de 550 edições digitalizadas. Um acervo que conta um pouco da História de Campos e Região, seu Turismo, Cultura e Lazer.

basta acessar: www.jornaldecampos.com.br


página 4

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

24 de Junho de 2011

24 de Junho de 2011

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 5

Feriadão de Corpus Christi: dicas de lazer

FOTOS: KADU SCHIAVO

São sugestões de passeios e atividades para você curtir durante o feriadão

Parque do Estado/Horto O Parque do Estado, onde também se encontra o Horto Florestal e o Centro de Truticultura, o mais importante laboratório de pesquisas sobre salmonídeos do Brasil, ocupa cerca de metade do território da cidade. Ali, em meio a matas nativas intocadas, rica fauna e flora dividem espaço harmoniosamente entre riachos e cachoeiras. Diversas trilhas bem definidas, possibilitam passeios com variados graus de dificuldade e tempo de duração. Ingresso: R$ 6,00. (estudantes 1/2) Menores de oito anos e maiores de 60 anos não pagam. Automóveis: R$ 6,00; Ônibus/similar: R$ 11,00; Motos: R$ 3,00.

Passeios de Trem Construída em 1914, a velha ferrovia turística proporciona passeios de bondinho e Maria Fumaça percorrendo as o eixo central da cidade. Informações sobre horários e tarifas (variam): 3663-1531 / 3664-7408.

Belvedere da SP-123 Antes de descer a Serra é um ponto de parada obrigatória para admirar a paisagem e o pôr-do-sol. Não se esqueça de levar a câmera, pois surpresas é que não faltam nesse belo cenário. Com um pouco de sorte também será possível flagrar e registrar bandos de Quatis “folgados, gulosos e bem curiosos”.

Pedra do Baú Pedra do Baú (1905m), que é avistada por toda região, pertence a São Bento do Sapucaí e é ponto de encontro de montanhistas, praticantes de vôo livre e de outros esportes de aventura. Importante: Principiantes em escaladas devem evitar vencer a rocha sozinhos. Procure orientação em empresas especializadas em turismo de aventura e informe-se também quanto às condições da estrada de acesso.

Pesca Esportiva Em Campos do Jordão e por toda regiãos serrana, a pesca esportiva é bastante praticada, após a introdução de peixes exóticos, como tilápias e trutas. Esta última só vive em águas limpas, frias e bem oxigenadas. A maior parte dos pesqueiros existentes nesta região é formada por rios, lagos, corredeiras e cachoeiras, onde também habitam algumas espécies nativas: lambaris, carás, bagres, traíras e carpas.

Caça Fotográfica Morro do Elefante Com 1.800 metros de altitude e apenas 10 minutos do centro de Vila Capivari é o ponto turístico mais visitado de Campos do Jordão. Um amplo platô bem urbanizado proporciona visão panorâmica de boa parte da cidade. Seu acesso por asfalto é livre. Por teleférico, partindo ao lado da Praça de Capivari, o ingresso custa: R$ 10,00.

Outra atividade bastante comum na região, confere aos praticantes a oportunidade de conhecer de perto e se encantar com a grande diversidade de animais e plantas existentes na região. Orquídeas e bromélias podem ser encontradas em profusão, geralmente presas a samambaias, pedras e na vegetação nativa.

CASA DO CHURRASCO Seus melhores momentos em Campos começam aqui Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, picanha, costela, frango etc). Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

casado 919.pmd

4

19/7/2011, 03:46


página 4

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

24 de Junho de 2011

24 de Junho de 2011

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 5

Feriadão de Corpus Christi: dicas de lazer

FOTOS: KADU SCHIAVO

São sugestões de passeios e atividades para você curtir durante o feriadão

Parque do Estado/Horto O Parque do Estado, onde também se encontra o Horto Florestal e o Centro de Truticultura, o mais importante laboratório de pesquisas sobre salmonídeos do Brasil, ocupa cerca de metade do território da cidade. Ali, em meio a matas nativas intocadas, rica fauna e flora dividem espaço harmoniosamente entre riachos e cachoeiras. Diversas trilhas bem definidas, possibilitam passeios com variados graus de dificuldade e tempo de duração. Ingresso: R$ 6,00. (estudantes 1/2) Menores de oito anos e maiores de 60 anos não pagam. Automóveis: R$ 6,00; Ônibus/similar: R$ 11,00; Motos: R$ 3,00.

Passeios de Trem Construída em 1914, a velha ferrovia turística proporciona passeios de bondinho e Maria Fumaça percorrendo as o eixo central da cidade. Informações sobre horários e tarifas (variam): 3663-1531 / 3664-7408.

Belvedere da SP-123 Antes de descer a Serra é um ponto de parada obrigatória para admirar a paisagem e o pôr-do-sol. Não se esqueça de levar a câmera, pois surpresas é que não faltam nesse belo cenário. Com um pouco de sorte também será possível flagrar e registrar bandos de Quatis “folgados, gulosos e bem curiosos”.

Pedra do Baú Pedra do Baú (1905m), que é avistada por toda região, pertence a São Bento do Sapucaí e é ponto de encontro de montanhistas, praticantes de vôo livre e de outros esportes de aventura. Importante: Principiantes em escaladas devem evitar vencer a rocha sozinhos. Procure orientação em empresas especializadas em turismo de aventura e informe-se também quanto às condições da estrada de acesso.

Pesca Esportiva Em Campos do Jordão e por toda regiãos serrana, a pesca esportiva é bastante praticada, após a introdução de peixes exóticos, como tilápias e trutas. Esta última só vive em águas limpas, frias e bem oxigenadas. A maior parte dos pesqueiros existentes nesta região é formada por rios, lagos, corredeiras e cachoeiras, onde também habitam algumas espécies nativas: lambaris, carás, bagres, traíras e carpas.

Caça Fotográfica Morro do Elefante Com 1.800 metros de altitude e apenas 10 minutos do centro de Vila Capivari é o ponto turístico mais visitado de Campos do Jordão. Um amplo platô bem urbanizado proporciona visão panorâmica de boa parte da cidade. Seu acesso por asfalto é livre. Por teleférico, partindo ao lado da Praça de Capivari, o ingresso custa: R$ 10,00.

Outra atividade bastante comum na região, confere aos praticantes a oportunidade de conhecer de perto e se encantar com a grande diversidade de animais e plantas existentes na região. Orquídeas e bromélias podem ser encontradas em profusão, geralmente presas a samambaias, pedras e na vegetação nativa.

CASA DO CHURRASCO Seus melhores momentos em Campos começam aqui Carnes das melhores procedências, cortes especiais, carvão e acessórios para um churrasco perfeito. Aos finais de semana, preparamos carnes assadas e defumados (pernil, picanha, costela, frango etc). Pça. Jaguaribe - Disk Carnes: 3664-4822 - 3662-1731 - casadochurrasco1@bol.com.br

casado 919.pmd

4

19/7/2011, 03:46


página 6

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

24 de Junho de 2011

de semana do Litoral Dance Festival , festival realizado na cidade de São Sebastião,o festival aconteceu ndes 27 a 29 de maio. Participaram do Festival escolas de dança de todo o país. Elas competiram entre si e foram avaliadas por um corpo de jurados reconhecidos nacionalmente pelo trabalho que desenvolvem no mundo da dança. Vanessa Ballet participou do Festival com 72 bailarinos com idades entre 5 a 19 anos. Ao todo foram apresentados com 33 trabalhos coreográficos em diferentes modalidades, como ballet clássico, ballet repertório e jazz, nas categorias: baby, juvenil, adulto-amador e profissional, um festival muito competitivo O trabalho foi muito bem reconhecido e como mérito foram alcançadas às seguintes premiações:

IMAGEM: SDIVULGAÇÃO

Vanessa Ballet é premiado em Festival No Museu Casa da Xilogravura, rariO Centro Cultural Vanesdades chinesas nunca vistas no Brasil sa Ballet participou no ultimo final

- Nove 1º Lugares. - Sete 2º Lugares - Oito 3º Lugares. - Sete 4º Lugares. - Um destaque de Melhor Bailarino, foi para Danilo Henrique Rafael, com a coreografia Harlequinade. Seu trabalho foi muito elogiado pelos jurados, que ressaltaram a técnica, graciosidade e grande capacidade de preencher o palco com muita emoção e alegria.

"Dentro destes 72 alunos participantes do festival, haviam crianças e jovens de escolas da rede municipal de ensino e da rede particular, mostrando que nosso trabalho é totalmente inclusivo, que o importante para a Equipe Vanessa Ballet é que os alunos tenham uma formação de qualidade e que sejam felizes naquilo que mais gostam de fazer", destaca a diretora da entidade, Vanessa Elias.

ANÚNCIOS CLASSIFICADOS Aluga-se Capivari Casa com 3 dorm. mobiliada. Tratar fone: (12) 9782-7665

Casa p/ temporada fins de semana e feriados. Ótima localização. Tratar pelo telefone: (12) 3662-4847. Ponto Comercial - Alugo Na Av. J. Miráglia, próx. Objetivo c/ 85m² area útil: (12) 3662-4289.

Vendo Vila Abernéssia Imóvel comercial, bem no Centro, com 350m²: (12) 3662-4289. VENDO PROPRIEDADE Com 06 suites + um apto próx. ao centro. Aceito imóvel menor valor como parte de pagamento. Tratar fone: (12) 3664-2703.

Vendo Lote em Vila Natal Lindo, com 960m² já com platô. Tratar fone: (12) 3662-4198.

Vendo Casa Rec Dubieux c/ 1 suite + 3 dorm. arm. emb./ sala/lareira, garagem 2 carros. Tratar fone: (12) 9782-7665. Restaurante em Abernéssia Vendo ou Arrendo c/ 90 lugares. Baixo aluguel, estudo proposta. Tratar: (82) 9668-5564 c/ Daniel.

Estantes de Aço (12) 3664-1675

OPORTUNIDADES DE EMPREGOS RECEPCIONISTA NOTURNO PARA POUSADA Pousada precisa para trabalhar das 23:00 as 07:00. Informações pelo fone 9794-1213. Ligar somente às segundas e terças das 10h ao meio dia. Salário bem acima da média.

COMUNICADOS E EDITAIS COMUNICADO CETESB AGROINDUSTRIAL ALTO DA BOA VISTA LTDA Torna público que requereu na CETESB a Renovação de Licença de Operação para Fabricação de Geléias de Frutas à Avenida Doutor Fausto Bueno Arruda Camargo, 2815 - Alto da Boa Vista - Campos do Jordão/SP.

Peter Hiller, colecionador brasileiro apaixonado pela cultura chinesa, em uma de suas 20 viagens à China, encontrou, na segunda metade do século XX, antigas matrizes xilográficas à venda em uma feira popular de Pequim. Indagado, o vendedor informou tê-las trazido de uma velha gráfica desativada, acrescentando possuir mais um grande número delas em casa. O brasileiro acompanhou-o à moradia e comprou todas elas: um caixão cheio de pranchas de madeira entalhadas. Trouxe-as para o Brasil e recentemente incumbiu o artista brasileiro George R. Gutlich de imprimir cópias das matrizes em papel. Uma coleção completa dessas cópias foi doada pelo colecionador à Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão. De parte dessas cópias originou-se a mostra que o Museu apresenta ao público a partir de 01 julho até 30 de novembro de 2011. São 35 xilogravuras que relatam as peripécias do monge budista Tripitaca em sua viagem da China à Índia, na companhia de três companheiros de viagem: um cavalo branco, um porco (que em encarnação anterior havia sido um general) e um habilidoso macaco. Esses três personagens, enviados por um deus, auxiliam o monge a escapar das ameaças da viagem, relatadas nos capítulos de um clássico literário chinês do fim do século XV escrito por Wu Chan Na. Traduzida por Walley, a obra ficou conhecida no Ocidente como “Going West”. A mostra agora exibida na Casa da Xilogravura é uma versão em imagens dessa obra clássica, apresentada ao modo de história em quadrinhos. Vendido em feiras no interior da China, era um tipo de impresso xilográfico de caráter popular, à semelhança de nossa literatura

de cordel. A autoria e a data das matrizes são desconhecidas, mas devem ser criação de mais de um autor e provavelmente do início do século vinte. Museu inaugura nova ala Em comemoração aos seus 24 anos de existência, em julho, o Museu Casa da Xilogravura abrirá ao público mais cinco salas e dois salões, que ampliam o número de obras expostas e permitirão a retomada de cursos, pois um dos salões abrigará um novo e espaçoso ateliê. Algumas dessas salas exibem uma tipografia completa, nos moldes daquela inventada por Gutenberg, a qual foi a primeira filha da xilografia. Outras salas exibem exposições de longa duração esclarecendo aspectos atuais e históricos das artes gráficas. Todos esses novos espaços expositivos e de ensino resultaram de um prédio moderno que foi anexado ao edifício original, de 1928. Mostras permanentes Na mesma visita, nas dezenas de salas, o público poderá usufruir outras exposições de longa duração e temporárias que exibem centenas de artistas brasileiros (Goeldi, Lasar Segall, Lívio Abramo, Grassmann, etc.) e estrangeiros (Japão, Inglaterra, China, Coréia, Sudão, Espanha, França, Espanha, Tailândia, Itália, Hungria, etc.); e ainda gravuras utilitárias, tais como baralho de tarô, livros, jornais, cartazes, rótulo, etc., todos feitos com impressão xilográfica. (O acervo do Museu coleciona milhares de xilogravuras de mais de 400 artistas nacionais e estrangeiros.) Salas específicas explicam as relações da xilografia com os outros ramos da multiplicação gráfica, exibindo obras e objetos, tais como: clicheria, linotipo, estamparia de chitas, gravura em metal, pedras litográficas, off set, seri-

grafia e, como já mencionado, uma tipografia de tipos móveis. Uma das salas conta a história da própria Casa da Xilogravura. Junto à recepção, uma lojinha vende gravuras, livros, postais, ferramentas e objetos de interesse artístico. Acessibilidade a cadeirantes A Casa da Xilogravura cumpre agora uma antiga proposta. As reformas que acabaram de ser feitas incluíram a construção de várias rampas, tanto no prédio novo, quanto no antigo, e igualmente nos jardins, de tal modo que o Museu também torna acessível aos cadeirantes. Jardins O público já visitava, no jardim da frente, o pequeno monumento que mostra a efígie e guardam os ossos do cão Chiquinho, símbolo da Editora Mantiqueira, mantenedora do Museu. Agora os visitantes terão muito mais. O jardim lateral e o dos fundos receberam tratamento paisagístico nos 3 mil metros quadrados de terreno e estão abertos à visitação. Vale especialmente a pena o passeio pelas alamedas do pequeno bosque e em meio a canteiros de flores, ao lado de “mar” de copos-de-leite. Serviço: O Museu Casa da Xilogravura abre das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, de 5ª a 2ª. feira (Só fecha nas terças e quartas feiras) e situa-se na Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, em Jaguaribe. Entrada: R$ 4,00; Maiores de 60 anos: R$ 2,00; Menos de 12 anos: grátis; Grupos de alunos de escolas gratuitas e previamente agendados, a entrada é gratuita. Outras informações: fones (12) 3662-1832 // 9725-8288 ou afcostella@ig.com.br, com Professor Costella, diretor do Museu.

PARA VOCÊ ANUNCIAR SEUS PRODUTOS NO JORNAL CAMPOS DO JORDÃO & CIA LIGUE: (12) 3664-4368 // 3662-3090 ou envie um e-mail para: jornaldecampos@uol.com.br Online no UOL: www.jornaldecampos.com.br

casado 919.pmd

3

24 de Junho de 2011

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 3

Música na Praça DER implanta Operação Corpus Christi Programação para V. Capivari Dia 24/06 - Sexta-feira, às 13horas: Apresentação da Orquestra de Tatuí Dia 24/06 - Sexta-feira, às 16horas: Apresentação de Pedro Mariano Dia 25/06 - Sábado, às 16 horas: Paul McCartney (Brazilian tribute). Dia 01/07 - Sábado, às 16h: Apresentação de Tiê.

Campanha pró APAE Com o slogan “Demonstre Solidariedade Neste Feriado”, alunos da Univap farão um corpo a corpo no Capivari, a fim de obter donativos para a APAE. No fim de 2010, a entidade chegou a dever cerca de R$ 200 mil para os bancos e esteve prestes a fechar. Tendo como palco a Praça do Capivari e o Boulevard Genève, a ação dos estudantes acontecerá na quinta, dia 23, e no sábado, dia 25. Na abordagem aos turistas, os alunos entregarão um folheto da APAE, ofertarão um pin da entidade e convidarão a pessoa a colaborar com uma quantia livre. “Sabemos que quem vem a Campos tem muito carinho pela cidade, então esperamos que essas pessoas também sejam solidárias com a nossa APAE”, diz Tânia Lopes da Silva (diretora financeira da entidade). A APAE, explica Tânia, recebe recursos do Estado, do governo federal e têm uma subvenção dada pela Prefeitura. No entanto, a soma desses repasses é insuficiente para que ela sobreviva. “A APAE sempre vai precisar da sociedade”, diz ela. Tânia observa, porém, que a meta da diretoria empossada no início do ano é pagar as dívidas e ampliar a estrutura de atendimento. Fonte: APAE-CJ / Roberto Carlos.

Suporte Técnico para Informática Montagem e manutenção de redes servidores, roteadores e ploters Configuração e montagem de micros em estandes, servidores, limpeza de vírus, wifi, voip, proxy e banda larga. Técnico credenciado na Sociedade Brasileira de Computação

Qualidade da informação ao usuário e conscientização do motorista são foco das Operações "Corpus Christi" e "Inverno 2011" A temporada das férias de julho deste ano será inaugurada com o feriado prolongado de Corpus Christi. Por este motivo, a Operação Inverno 2011 terá início na mesma semana que a Corpus Christi 2011. Ambas seguirão o mesmo esquema operacional elaborado pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes, e serão voltadas às rodovias sob jurisdição do DER que dão acesso aos principais destinos dos motoristas nesta época: região serrana de Campos do Jordão, Circuito das Águas e Oeste Paulista. O feriado este ano será no dia 23 de junho, portanto a Operação Corpus Christi começará às 0h do dia 22 de junho e será concluída às 24h do dia 26 de julho. Já a de inverno, tem início no às 0h do dia 23 de junho e término às 24 do dia 31 de julho. As operações têm o objetivo de minimizar os impactos do fluxo de veículos previsto para o período e aumentar a segurança no trânsito. Além disso, os trabalhos serão voltados para a qualidade da informação transmitida aos usuários e nas campanhas de educação e conscientização de motoristas e até dos futuros motoristas. As rodovias que fazem parte da operação são: Floriano Rodrigues Pinheiro (SP 123) que dá acesso para Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, Oswaldo Barbosa Guisardi (SP 046), Pedro Astenori Marigliani (SP 008), Ai. Moretto (SP 095), OcBenevuto távio de Oliveira Santos (SP 147), Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360) e Raposo Tavares (SP

270). Durante o feriado, 889 mil veículos devem rodar nessas rodovias e os horários de maior pico de tráfego devem ser das 18h às 23h da quarta-feira (22), das 7h às 15h da quinta-feira (23) e das 14h às 22h do domingo (dia 26). Já durante toda a temporada de inverno 575 mil veículos devem trafegar pelas rodovias. Espera-se grande volume durante os finais de semana: das 18h às 22h das sextas-feiras, das 7h às 14h dos sábados e das 14h às 22h dos domingos. Informações em tempo real Para garantir a qualidade da informação e sua disseminação, um forte esquema de monitoramento das rodovias foi elaborado. Câmeras de monitoramento fixas e móveis estarão distribuídas pelas rodovias que fazem parte da operação. Elas alimentam o Centro de Operações do DER de informações que serão transmitidas aos usuários. O objetivo é garantir a qualidade do conteúdo para que o motorista tenha condições de planejar o percurso. O tempo estimado de viagem poderá ser conferido por meio do portal da Secretaria Estadual de Logística e Transportes: www.transportes.sp.gov.br , do site: www.der.sp.gov.br, do portal da Polícia Militar Rodoviária: www.polmil.sp.gov.br e do site Operação Rodoviária: www.operacaorodoviaria.com.br/ dersp ). Também estarão disponível para os usuários informações pelo telefone grátis do DER: 0800 055550.

Para os usuários que já estiverem na estrada, as informações de tempo de viagem e condições de tráfego serão transmitidas por sete painéis de mensagens instalados em pontos estratégicos das vias. Auxílio ao usuário Equipes especializadas para atuar na Operação Inverno de forma informativa se encontrarão em pontos estratégicos nas rodovias com o objetivo de auxiliar na fluidez do tráfego nos postos de informações, postos do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário). Posto de Auxílo na SP-123 O destaque nesta operação será a tenda de inspeção veicular básica instalada no Posto de Serviço de Auxílio aos Usuários, localizado na SP 123, no km 8. Na tenda, funcionários especializados estarão disponíveis para realizar uma análise gratuita das condições e funcionamento dos veículos. O posto de auxílo funciona 24 horas e disponibiliza área segura para descanso, sanitários, copa e fraldário. Educação e conscientização O DER realizará durante toda a temporada em Campos do Jordão ações educativas com o tema velocidade, ultrapassagem segura, bebida alcoólica e condições metereológicas adversas. No parque do Capivari será montado estande, com apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos, onde atividades educativas e culturais

voltadas ao público infanto-juvenil serão promovidas. No local também será instalado um posto de informação sobre o tempo de viagem na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro - SP 123. Para lembrar os motoristas da importância da prudência ao volante, o DER distribuirá pelas rodovias faixas refletivas com mensagens educativas. A importância do uso do capacete, da proibição do consumo de bebidas alcoólicas, ultrapassagem segura são alguns dos temas das mensagens. Ações operacionais Com objetivo de aumentar a segurança nas estradas e garantir pronto atendimento aos usuários, na operação serão executadas medidas operacionais diferenciadas com maior número de viaturas de inspeção e guinchos nas rodovias, além de Unidades de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e outros veículos de apoio. Com o objetivo de reduzir o número de acidentes e vítimas, a Polícia Militar Rodoviária terá atenção especial à fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, radares estarão dispostos ao longo das rodovias para coibir o abuso de velocidade e tráfego de veículos pelo acostamento. A Secretaria Estadual de Logística e Transportes recomenda prudência aos motoristas nas estradas durante a temporada. A secretaria ressalta a importância de se obedecer à sinalização, limites de velocidade e regras de segurança ao volante. Fonte: DER.

Atendimento domiciliar e remoto Luiz Eduardo: (12) 9700-4762

Dr. Mauro Amâncio Di Agustino Clínica Geral - UTI Móvel (remoções) ECG - RX - Ultrassonografia Home care (atendimento domiciliar) Atendimentos no Hospital São Paulo para Convênios e Particulares Fones: (12) 3668-9010 - 9145-2527 - 9784-0131

19/7/2011, 03:46

Leia também o Jornal Campos do Jordão & Cia na WEB, online no UOL, e tenha acesso ao nosso arquivo com mais de 550 edições digitalizadas. Um acervo que conta um pouco da História de Campos e Região, seu Turismo, Cultura e Lazer.

basta acessar: www.jornaldecampos.com.br


página 2

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

Vem aí uma grande temporada! Os indícios são claros e antecipam que uma grande temporada de inverno está se iniciando. A começar pelo frio, uma das principais atrações, se não a maior, já se estabeleceu na região serrana desde maio com ocorrência de temperaturas negativas e de fortes geadas. O shopping sazonal Market Plaza, do jornalista e empresário João Dória, abre suas portas esta semana com muitas atrações, esbanjando charme e beleza. Grandes expositores e parceiros, como Bradesco, Nestlé, Abril, grifes famosas, montadoras de veículos, entre outros, apresentarão seus produtos ao grande público que deverá visitar Campos do Jordão até o final de junho e que está estimado em 1,3 milhões de turistas. Prestadoras de serviços de turismo e esportes de aventura disponibilizam uma série de roteiros para quem curte muita adrenalina, percorrendo as centenas de trilhas, picos, lagos e florestas existentes por toda região, incluindo o Sul de Minas Gerais. A hotelaria vive, sem dúvida, um de seus melhores momentos. As reservas na maioria dos hotéis e pousadas mais conhecidos estão quase esgotadas. No comércio e no roteiro enogastronômico o movimento também é crescente e com ótimas perspectivas para todo período. Por fim, o 42º Festival Internacional de Inverno, que este ano terá 45 concertos e traz como tema “Contrastes”. Nele o espectador terá a oportunidade de conhecer algumas das contraposições existentes entre diferentes estilos musicais de uma mesma época ou diferentes fases musicais de um mesmo compositor. “O público poderá ouvir obras que marcam a transição de períodos estilísticos dentro da história da música ocidental” revela Paulo Zuben, Diretor Artístico-pedagógico do Festival. No concerto oficial de abertura (dia 2 de julho) no Auditório Cláudio Santoro, a Sinfônica do Estado de São Paulo apresentará três obras de Beethoven. Enfim, mesmo para os mais pessimistas e até para alguns que torcem contra (por incrível que pareça eles existem), Campos do Jordão deverá desenvolver até o fim de julho sua melhor temporada. Espera-se que as forças de segurança façam, como sempre, sua parte, garantindo paz e tranquilidade para todos. Antonio Luiz Schiavo Júnior - schiavojr@uol.com.br

Sobe

DESCENDO

Campos recebe reforço policial para a temporada. A Secretaria de Segurança Pública do Estado, a exemplo dos anos anteriores, está enviando para Campos do Jordão reforço para o policiamento Civil e Militar. Com apoio de viaturas, motos, bikes, cavalos, helicópteros e delegacias móveis, cerca de 500 policiais comporão a Operação Inverno, procurando garantir toda segurança para os cerca de 1,3 milhões de turistas esperados até o final de julho.

Polícia Federal prendeu nesta terça o prefeito de Taubaté, a 1ª Dama e um ex- secretário. Sob investigação desde 2009, o prefeito Roberto Peixoto (PMDB), sua esposa e um secretário, que cuidava de licitações, foram presos na manhã desta terça feira (21) pela PF na Operação "Urupês". Eles são suspeitos de envolvimento em fraudes em licitações, gerenciamento e distribuição de medicamentos e merenda escolar por meio de empresa registrada em nome de laranjas, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Fonte: Folha/UOL. Segundo a Polícia Federal, a operação visa desarticular uma organização criminosa que seria formada por empresários, políticos e funcionários públicos. Segundo a assessoria de Roberto Peixoto, o prefeito nega todas as acusações e que breve irá provar sua inocência.

Prefeita e o Secretário de Turismo estão muito otimistas. A prefeita Ana Cristina e o secretário Tércio Laurelli, do Turismo se manifestam bastantes otimistas com as perspectivas que se apresentam. "Conseguimos uma grande exposição de nossa cidade na mídia nacional. Hoje Campos já é assunto diário nos principais meios de comunicação. Aliado a isso temos que destacar os ótimos eventos que irão se desenvolver durante toda a temporada", destaca o secretário Laurelli. Para a Prefeita, "Campos do Jordão vive um de seus melhores momentos. Os governos do Estado Federal estão nos apoiando muito e graças a essa confiança estamos desenvolvendo obras importantes de infra-estrutura em toda cidade", diz. O clima entre o empresariado também é muito bom. A temporada de 2011 poderá ter recorde de público e de faturamento.

Nutricionista, Psicologia, Oftalmologia, Vascular, Clínica Médica, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Penumologia, Imunologia e mais os Exames de: ECG, Espirometria, Radiologia, Laboratorias e Pequenas Cirurgias. Telefone: (12) 3668-8300

Registro nº 12 do Livro B-nº1, de Matrícula de Jornal, do Cartório do Oficial de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Campos do Jordão. Impressão: JAC Gráfica e Editora Ltda - R. São Paulo, 207 - S.José dos Campos-SP Endereço: Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - loja 4 - Shopping Abernéssia Campos do Jordão - CEP 12460-000 - fones: (12) 3664-4368 // 3662-3090 Jornal associado às entidades: ADJORI-SP e ABRARJ. Editor Responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - MTB 44.237-SP Diretor Administrativo: Hosana Camargo Schiavo. Diretor Executivo: Luiz Augusto Camargo Aranha Schiavo

Agenda Cultural

Desce

SUBINDO

EXPEDIENTE: Editora Jornalística Verdes Vales Ltda Jornal Campos do Jordão & Cia (online no UOL) Consultas e exames particulares nas seguintes especialidades:

&

24 de Junho de 2011

Palácio Alto da Boa Vista. A sede de Inverno do Governo paulista em Campos, está aberta ao público para visitação. Lá podem ser vistos: obras de arte, porcelanas, peças de decoração e mobiliário antigo. Museu Felícia Leirner. O museu está montado ao ar livre junto aos jardins que contornam o Auditório Cláudio Santoro. Lá podem ser vistas diversas esculturas com formações zoomórficas da renomada artista. Museu Casa da Xilogravura. Atelier e mostra permanente com cerca de 2 mil peças (rotativas) de artistas e gravadores de todo mundo. A Casa da Xilo fica defronte a Igreja N. Senhora da Saúde. Não abre às 3ªs e 4ªs. Casa do Artesão. Na avenida de ligação entre as Vilas Capivari e Jaguaribe, defronte aos Bombeiros. Mostra permanente de trabalhos em madeira, como esculturas de placas, couro, metal e grande variedade de objetos de decoração. Parque do Estado/ Horto Florestal: Ocupando 1/3 da área da cidade, é um passeio imperdível para quem curte natureza bem preservada. Rica em fauna e flora é o lugar ideal para se passar horas curtindo o visual das matas, corredeiras e cachoeiras.

Clima seco, cresce o risco de incêndios em mato! Balões é a maior preocupação das autoridades. Apesar de soltar, portar ou transportar balões se constitui crime, com pena prevista de até quatro anos de prisão, ainda pode-se verificar nos céus que muita gente irresponsável continua produzindo e soltando balões. Outra preocupação é com a venda de fogos em ambientes não licenciados e que colocam em risco toda população.

Canto Gregoriano. No Mosteiro São João (Av. Adhemar de Barros), com as Monjas Beneditinas. Diariamente às 18 horas. No local venda de artesanato, com ótimas sugestões de presentes e lembranças da cidade.

M.C. Contabilidade

Manoel Carlos Monoo Pereira Tec. Contabil CRC 1-SP164201/O-5

- Assessoria Contábil

- Imposto de Renda Física e Jurídica

- Assessoria Fiscal

- Abertura/Encerramento de Empresas

- Assessoria Trabalhista

- Obtenção de "Habite-se"

- Assessoria Previdenciária

- Certidões de INSS, Cartórios etc.

R. Profª. Dora Lygia Richieri, 30 - Loja 03 - Vila Paulista - Campos do Jordão - SP Fones: (12) 3662.2774 - 3662.5686 - 3662.5994 - E-Mail: mc-contabil@uol.com.br

E-mail: jornaldecampos@uol.com.br - Tiragem semanal: 7 mil exemplares

ESTANTES DE AÇO Para residência, comércio, indústria e instituições.

SECURITY MASTER Venda - Instalação - Monitoramento de Alarmes

DROGARIA CENTRAL Medicamentos e Perfumaria - Produtos de Qualidade e as grandes vantagens do Cartão Preferencial:

Fanal - Estantes de Aço

- Equipamentos de última geração: alarmes, câmeras, sensores etc. - Segurança Patrimonial residêncial, comércio, indústria, eventos e Vip. Prestação de Serviços em Hotelaria e Condomínios: Zeladoria, Eventos, Portaria - Recepção etc.

Adquira logo seu Cartão e pague em até 3 x Sem Juros!

(12) 3664-1675 www.fanalestantes.com.br

Rua Inácio Caetano, nº 941 - Vila Abernéssia - Campos do Jordão Fones: 3668-9898 // 3664-1750 - Site: www.securitymaster.com.br

Ligue: 0800.102093 - 3662-5307 ou venha nos visitar Av. Dr. Januário Miráglia, 910 - Vila Abernéssia

casado 919.pmd

2

Entrega Sem Taxa, a partir de R$10,00 Produtos com até 50% de desconto!

24 de Junho de 2011

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

página 7

Desoneração da folha como prioridade Inaugurado Shopping Nestlé Market Plaza por Marcos Cintra* A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) sugeriu ao secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Freitas Barreto, a desoneração da folha de pagamentos como prioridade na reforma tributária. A entidade propõe reduzir em 10% o ônus sobre a folha da indústria em 2011 e mais 10% em 2012 como forma de compensar as perdas do setor com a valorização do real. A indústria é o setor que mais sente a valorização do real e a redução do custo trabalhista é uma saída para minimizar o problema, mas é preciso pensar na desoneração da folha de pagamentos para todos os segmentos, uma vez que o pesado ônus também castiga fortemente os setores primário e o de serviços. O alto peso dos tributos sobre os salários é um fator preponderante para o comprometimento da competitividade da economia brasileira. Para manter um funcionário com registro em carteira uma empresa paga sobre seu salário 20% de INSS, 8% de FGTS, 2,5% de SalárioEducação e contribuições para o Senai, Senac, Sesi, Sesc e outras entidades. No total, eles representam aproximadamente 36% dos rendimentos nominais do empregado. Quando se leva em conta gastos como o 13º salário, aviso-prévio e outros direitos trabalhistas o custo do trabalhador para o empregador ultrapassa 100% da remuneração bruta.

"Quando se leva em conta gastos como o 13º salário, aviso-prévio e outros direitos trabalhistas o custo do trabalhador para o empregador ultrapassa 100% da remuneração bruta." O problema dos impostos sobre a folha de pagamentos para a competitividade brasileira é dramático em função do grande diferencial entre o custo com mão de obra na economia nacional em relação a outros países emergentes, sobretudo quando o referencial é a China, economia onde, segundo a Confederação Nacional da Indústria, um funcionário custa para a empresa quase a metade do observado no Brasil. Um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), produzido no início deste ano para a Confederação Nacional de Serviços (CNS), revela que a substituição do INSS patronal por um tributo de 0,57% sobre as movimentações financeiras reduziria o custo de produção das empresas. O PIB e o nível de emprego teriam um crescimento adicional de 0,84% e a demanda total teria expansão de 0,95%. A inflação, medida pelo IGP, poderia retroceder em 0,62%. Ou seja, essa mudança de base de incidência para a previdência teria impacto positivo sobre o mercado de trabalho, o consumo, a atividade empresarial e o nível de preços. Com base no estudo da FGV, comparei o impacto sobre 110 produtos da atual alíquota de 20% cobrados sobre a fol-

ha de pagamentos das empresas com a alternativa de sua substituição por uma contribuição de 0,57% aplicado nas movimentações financeiras. No primeiro caso a carga tributária oscilaria entre 8,93% e 15,37% e no segundo modelo ela teria variação entre 1,02% e 2,23%. A movimentação financeira como base de incidência tributária revelou qualidades com a experiência da extinta CPMF. Quando se compara essa contribuição com os outros impostos incidentes sobre faturamento, lucro ou folha de pagamentos ela se revela vantajosa em termos de custo e simplicidade. A redução do custo trabalhista no Brasil deve ter como principal objetivo tornar a economia mais competitiva. Para isso, o ponto de partida é a substituição dos encargos sobre a folha de pagamentos das empresas por uma base comprovadamente eficiente, ou seja, é preciso utilizar a movimentação financeira como fato gerador. NOTA: Marcos Cintra é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas. É autor da proposta de Imposto Único. Endereços eletrônicos: www.marcoscintra.org mcintra@marcoscintra.org

O coquetel de inauguração deu-se nesta quarta-feira com a presença de centenas expositores, autoridades e de convidados de João Doria Júnior, presidente do Grupo Doria.

Em sua 16ª edição, o projeto que se consolidou como a atração mais visitada da temporada de inverno da cidade, permanecerá aberto até o dia 31 de julho. Com a presença de renomadas marcas e o oferecimento de ótimas opções em compras, o empreendimento este ano traz diversas novidades,entre elas, em fun-

ção do patrocínio máster da Nestlé, o shopping passa a se chamar Nestlé Market Plaza. A multinacional promoverá uma série de ações para comemorar os seus 90 anos de Brasil. Horários de funcionamento: sextas e sábados das 11 às 24 horas e as quintas e domingos, das 11 às 23 horas.

Palavras Cruzadas DIRETAS Autor: Roberto Conte

Prestação de serviço é isso! A Editora Jornalística Verdes Vales, através do Jornal Campos do Jordão & Cia e da Revista Guia Encantos e Sabores, privilegia e apoia a Educação, a Cultura, o Turismo e o Lazer com a melhor informação e qualidade editorial. Em vinte e um anos de atividades e sempre pensando no futuro, a Editora Jornalística Verdes Vales prima pela defesa dos direitos dos cidadãos e por um país soberano, justo, igualitário e fraterno.

19/7/2011, 03:46

Confira o resultado


página 8

Jornal Campos do Jordão & Cia - www.camposdojordaoecia.com.br

24 de Junho de 2011

ANO XXI - Nº 919 24 de Junho de 2011

Distribuição Gratuita

12 anos no www.camposdojordaoecia.com.br

Editora Jornalística Verdes Vales Ltda - Av. Dr. Januário Miráglia, 1750 - Conjunto 4 - Campos do Jordão-SP - Editor responsável: Antonio Luiz Schiavo Júnior - Impressão: JAC Gráfica e Editora - Tiragem: 7.000 exemplares

Começa o Inverno

FOTO: KADU SCHIAVO

e Campos lota no feriadão!

Leia informações sobre as estradas e de como evitar congestionamentos na página 3 Confira roteiros e dicas de passeios para você curtir melhor o feriadão na página 5 A meteorologia prevê tempo bom, mas o frio irá se mantém intenso e até pode gear.

casado 919.pmd

1

19/7/2011, 03:46


919