Issuu on Google+

APOSTILHA DE TREINAMENTO DE OBREIROS APROVADOS

E S T U D O S:


INTRODUÇÃO: Iremos através deste estudo, fazer uma avaliação mais profunda na palavra de Deus,sobre alguns temas que seram O conteúdo deste estudo, com o objetivo único de crescermos na graça e no conhecimento de CRISTO. TEXTO BIBLICO: 1ª CORINTIOS 12 :1 Á 11 “ Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes “. Ver os demais versículos na bíblia. TEMAS A SEREM ESTUDADOS : 1 - OS DONS ESPIRITUAIS ( CAPACITAÇÃO,SERVIÇO ) 2 - OS FRUTOS ESPIRITUAIS ( CARATER PESSOAL ) 3 – A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO 4 - OS DONS MINISTERIAIS ( governo,liderança,responsabilidade na ajuda do crescimento do corpo). Antes precisamos entender o significado da palavra “ dom “. Definindo a palavra dom : donativo, dádiva, dote , poder. Capacidade ou talento que o Espírito Santo concede aos servos de Deus para uso em favor dos outros. Com estes dons espirituais , a igreja é capacitada a conhecer de forma sobrenatural as coisas que se encontram oculta a nós . Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; ( 1ª CORINTIOS 2 : 9 E 10 ). Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. ( CORINTIOS 2 : 12 ) Observação : Não podemos confundir os dons espirituais Em 1ª coríntios capitulo 12, com os dons ministeriais em efésios 4:11. Lembrando que os dons são recebidos após crer-mos em Jesus,e dados pelo Espiríto Santo para o inicio do nosso trabalho no corpo,ou serviço. Os dons ministeriais em efésios, são resultados das realizações de Deus através dos dons espirituais,ou seja,Ele nos chama para um compromisso maior,que é, ajudar o corpo de Cristo á crescer até que todos cheguemos á unidade da fé e ao conhecimento do filho de Deus, a varão perfeito, á medida da estatura completa de “ CRISTO “. Acerca do dons ministeriais estudaremos mais adiante. Então ao começar o capitulo 12 de 1ª coríntios,no 1º versículo 1º ele diz : “ NÃO QUERO, IRMAOS, QUE SEJAIS IGNORANTES “

Quais as razões que levaram o apostolo Paulo a manifestar indignação com palavras tão fortes! AS RAZÕES SÃO ELAS !!!


ACERCA DOS DONS ESPIRITUAIS “

Os irmãos haviam perdido o verdadeiro sentido do recebimento dos dons epirituais,assim como haviam perdido o verdadeiro sentido da ceia do Senhor Jesus como vemos no capitulo de 1ª corintios 11: 17 á 34.

CONHECENDO AS FINALIDADES DOS DONS: Paulo então diz no versículo 3: Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. Então, nos vem a compreensão em primeiro lugar no ensinamento do apostolo Paulo, que os dons, são dados pelo Espírito Santo para reconhecermos Jesus como o Cristo,e Senhor de todas as coisas. ( versículo 3 ) Para reconhecer Jesus como o cabeça do Corpo ( a igreja). Que os dons são frutos do trabalho do Pai,do Filho,e do Espírito Santo com um propósito bem definido. ( versículos 4,5,6,7 ). Que os dons são recebidos para obra de edificação do corpo de Cristo. Os dons espirituais são doados pelo Espírito Santo, os dons ministeriais são doados por Cristo,e as realizações dos mesmos,através do Pai. Em resumo entendemos,que, tanto os dons, como os ministérios,e os frutos do Espírito santo,são: PARA MANIFESTAÇÃO DA GLORIA DE DEUS,ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO,E POR MEIO DO CORPO DE CRISTO, ALELUIA !!! Então, o apóstolo Paulo começa relacionar alguns dons nos versículos de 8 á 11. Que são eles: Esses Dons se dividem e três grupos que são: Dons de Revelação Proporcionando um saber sobrenatural. Palavra de Sabedoria. Palavra do Conhecimento. Discernimento de Espíritos. Palavra de Sabedoria – Esse Dom proporciona uma visão, uma compreensão da Sabedoria de Deus ensinando a aplicá-la em diversas áreas. Efésios 3. 4-5. Palavra do Conhecimento – consiste na penetração da Ciência de Deus. Ef. 3.3 1.17-19. Enquanto o Dom da Ciência penetra na profundezas da Ciência de Deus, o Dom da Sabedoria nos faz aptos para expor. Este conhecimento. Dons de Poder. Manifestam o poder de Deus por ações sobrenaturais. Fé. Curar . Operação de Milagres.


Variedade de Línguas. Interpretação de Línguas. Dons de Elocução. Transmitem a mensagem de Deus concedendo poder para um falar sobrenatural. Profecia. ( sonho, revelação, visão.) Variedade de Línguas. Interpretação de Línguas. Não podemos esquecer que “ os dons espirituais são para a manifestação da glória de Deus para o descrente“,e também Para a ajuda do corpo de cristo ( os crentes ). Então após a revelação espiritual acerca dos dons na epistola 1ª coríntios 12:1 á 11, o apóstolo Paulo pela direção do Espírito Santo, do versículo 12 ao 31, traz mais revelação acerca dos Dons espirituais,pois a igreja estava confusa não entendendo O que verdadeiramente era dons espirituais, era chamada de Igreja carnal conforme diz o próprio apostolo Paulo: 1E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. 2 Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; 3 porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens? ( 1ª corintios 3: 1 á 3 ). 12Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 13As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 14Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. ( 1ª corintios 2:12 á 14 ). Então após fazer compreender a revelação sobre os dons Espirituais, o apostolo começa a falar de maneira figurada para uma melhor compreensão,e ele diz: 12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. ( 1ª Co 12:12 ). Provavelmente tenha passado na mente de Paulo: será que eles entenderam a mensagem espiritual acerca dos Dons,ou chegou aos seus ouvidos como parábolas. Então Paulo começa explicando a Parábola em figuras relaciona das ao corpo humano para um melhor entendimento. Ele diz: 14Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. ( 1ª Co 12:14 ) ou seja, a igreja de cristo não é Formada ou constituida por um dom,mas muitos dons. Um corpo não pode ser visto como corpo se tiver apenas Um membro,mas o corpo e formado,ou visualizado quando há todos os membros.

E ele prossegue relacionando uma lista neste corpo de Membros :15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? Então Paulo mostra que, apesar do pé não ter a mesma função da mão, ele é importante pois está no corpo. O pé que representa um dom,está admirado pela habilidade da mão que também é um dom. E o pé diz consigo mesmo; “ olha como a mão tem habilidade de segurar firme e trazer para junto do corpo,e também força para proteger o corpo”. Esquecendo-se que ele como pé tem a força de carregar O corpo,mover o corpo,enquilibrar o corpo.E quando o pé por descuido leva um escorregão,a mão o auxilia da queda ajudando o corpo.

O Apóstolo Paulo estava preocupado com a igreja na cidade de Coríntios,pois os Irmãos que era a igreja( o


corpo ) do Senhor naquela cidade, tinham muitas deficiências em relação as coisas espirituais,e uma delas seria conforme ele diz: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”. ( 1ª coríntios 12:1 ) Então por ser uma igreja nova,e recém nascida,conforme Ele fala:E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. ( 1ª coríntios 3:1) Eles não compreendia o verdadeiro significado espiritual dos dons dados pelo Espírito Santo ( 1ª coríntios 12:4),e por isso havia desordem na casa de Deus( igreja ) e Paulo descreve isto dizendo: 10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer. 11 Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloe que há contendas entre vós.( 1ª co 1:10 á 11 ) Então mediante as necessidades que tinham para prosseguirem na sua caminhada , Deus usa o Apóstolo Paulo,pois ele além de ser um apóstolo, ele era também um mestre,e pregador. ( 1ª Timoteo 2:7 ) Então o Apóstolo de uma maneira prática começa ensinar Em 1ª coríntios 12:12 á 27, o que são dons ,e para que servem, usando a figura de um corpo humano,e como é constituído este corpo com membros: Aqui fica claro para nós que somos um corpo,e que neste Corpo fomos colocados como membros bem definidos Ou seja temos um dom especifico,e quem foi colocado como pé, não pode ser mão,e vice-versa. O olho não pode ser mão,e vice-versa, o ouvido não pode Ser olfato,e vice-versa. Precisamos aprender um principio estabelecido por Deus: 1º - Foi Deus que quis assim: Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. ( 1ª coríntios 12:18 ) 2º - Que os membros ( dons )que parecem mais fracos no corpo são necessários. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários.( 1ª coríntios 12:22) 3º - Que, o que aparenta ser fraco,merece honra, pois para Deus ele tem o mesmo valor em função que os outros. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.( 1ª coríntios 12:23 ) 4º - Precisamos entender quem somos. Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular. ( 1ª coríntios 12:27 )

5º - Não podemos cobiçar o dom de outrem,pois isto Ofende,e contrária os princípios estabelecidos por Deus. para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. ( 1ª co 12:25 ) 6º - Que os dons não são títulos ( profissão secular ),mas realizações sobrenaturais do poder de Deus para manter O corpo unido,e funcionando em harmonia. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. ( 1ª coríntios 12:6 )


Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.( 1ª coríntios 12: 11 ) Devemos entender que os dons espirituais como um desejo deve arder em nós com uma finalidade. COMO DIZ O APOSTOLO PAULO: Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja.( 1ª coríntios 14:12 ) DISTINÇÃO ENTRE DONS E FRUTO DO ESPIRITO Passaremos a analisar as diferenças entre um e outro para compreendermos a necessidade não só os dons espirituais mas também os fruto do Espirito . • Os dons são dados e recebidos , o fruto é gerado em nós • Os dons vem após o batismo no Espirito Santo , o fruto começa com a regeneração pelo o Espirito Santo . • Os dons vem do alto , o fruto do interior . • Os dons vem completo e perfeitos , o fruto requer tempo para crescer e se desenvolver . • Os dons é dotação de poder , o fruto é o caráter de Cristo no crente . • O s dons são dotação de poder e graça especial , o fruto revela nossa natureza cristã . • Os dons são operações soberana d Espirito Santo , enquanto que o fruto nos vem mediante Jesus Cristo , pôr meio da operação do fruto do Espirito . • Os dons são distintos , o fruto é indivisível . • Os dons confere poder , o fruto autoridade . • Os dons comunica espiritualidade , o fruto irrepreensão . • Os dons nos identifica com o que fazemos , o fruto com que nós somos . • Os dons podem ser imitados , o fruto jamais será imitado .

RELAÇÃO DE DONS ESPIRITUAIS Administração ou Governo; Apostolado; Artesanato ou Habilidades Manuais; Auxílio ou Serviço ou Ministério; Conhecimento; Comunicação Criativa ou Louvor; Contribuição ou Liberalidade; Cura; Discernimento; Encorajamento ou Consolo; Mestre ou Ensino; Evangelismo; Fé; Hospitalidade; Intercessão; Interpretação; Liderança; Línguas; Misericórdia ou Compaixão; Milagres;


-

Profecia; Pastorado; Sabedoria.

Textos de Referência: 1 Co. 12.8-10,28; Rm. 12.6-8; Ef. 4.11; 1 Pe. 4.9-10; Ex. 31.3; 1 Tm. 2.1-2; Salmo 150.3-5.

Vimos a distinção entre Os dons espirituais ( capacitação para servir ),e frutos do Espírito Santo( caráter do cristão ). Vimos uma relação de dons espirituais,que são capacitação dada pelo Espírito Santo para o serviço de edificação do corpo de Cristo.

Vamos agora a um breve questionário: 1 ) Leia 1ª coríntios 12:1,e responda em que aspecto era aquela igreja ignorante ? R: 2 ) Leia 1ª coríntios 3:1, e responda qual a situação,ou como Paulo via aquela igreja ? R: 3 ) Leia 1ª coríntios 1: 10 e 11, e responda quais aspectos negativos havia entre os irmãos,e através de quem foi notificado ao Apostolo Paulo acerca destes problemas ? R: 4 ) Leia 1ª coríntios 14:12,e responda devemos desejar os Dons espirituais,mas com que objetivo ? R: 5) Leia 1ª co 12:25,e responda porque devemos valorizar cada membro do corpo e Cristo? R: 6 ) Leia 1ª coríntios 12:3 ,e responda através de quem nós dizemos que Jesus é o Senhor ? R: 7 ) Leia 1ª coríntios 12:7, e responda no seu entendimento qual a utilidade da manifestação dos dons concedido pelo Espírito Santo ? R:

8 ) Leia 1ª coríntios 12:8,9,10 , e relacione os dons espirituais. R:.

Paulo usa a figura de um corpo para descrever os dons,ou membros. ( 1ª co 12: 12 ao 31 ) 9 ) Responda o que significa no seu entendimento a palavra “ corpo” ? R: 10 ) Leia 1ª coríntios 12:12,e responda do que é formado este corpo ? R:.

11) Leia 1ª coríntios 12:14, e responda porque um só membro não pode se auto-declarar corpo ?


R: 12 ) Leia 1ª coríntios 12:27, e responda a totalidade de todos os membros formam o que? R:

2 - OS FRUTOS DO ESPIRITO SANTO NO CRENTE Texto Bíblico: - Gálatas: 5:22-23 - Muitas vezes nós nos preocupamos muito com os dons espirituais, negligenciando a outra face da mesma moeda que é o fruto do Espírito. Ambos devem andar juntos, seguindo lado a lado, na mesma direção, simultaneamente. Caso não ocorra, algo está errado. Muitos valorizam apenas os frutos esquecendo-se dos dons. Outros dão ênfase somente aos dons, não se preocupando com o fruto. O discípulo de Jesus deve seguir os passos do Mestre, deixando-O guiar em todas as situações, sem nunca envergonháLO. 13 ) Leia Gálatas 5:22,e responda qual é o fruto do Espírito Santo ? R:

Observamos que, Paulo fala de “ fruto “ no singular,e não “frutos” porque ? Porque é um atributo próprio de Deus. Como ser pessoal,tanto o Pai,com o Filho,e o Espírito Santo são o “ FRUTO “.

Assim como Paulo usa o corpo humano como linguagem figurada, para mostrar que há um só corpo,porém formado de vários membros, da mesma forma um fruto é formados de mais partes :

O FRUTO É CONSTITUIDO DE PARTES


Vamos compreender o significado destas partes : • ANALIZANDO O FRUTO DO ESPIRITO SANTO Após essa análise nós compreenderemos que o fruto atua n caráter do cristão nos modelando a semelhança de Cristo . Quando passamos a analisar o fruto do Espirito nós começamos com o amor , pois os outras aspectos do fruto nada mais é do que o amor em ação , agindo segundo a circunstância em que vivemos . Vamos analisar um a um e ficará mais fácil para nossa compreensão : • AMOR (AGAPE) , significa a pré-disposição de buscar o bem-estar de outras pessoas , ainda que isso envolva o auto-sacríficio pessoal (Jo. 3:16;Rm.5:8) ou seja o amor ele é obediente (Fp.2:5-8) 14 ) Leia João 3:16 , e responda de que maneira Deus manifestou este amor ? E com qual propósito ? R: • GOZO (CHARA) , é o estado de esperança e confiança e otimismo que o cristão sente mesmo em meio a tantas situações , de tristeza , angustias e depressões , onde o gozo do Espirito opera a alegria e paz no coração do cristão . (At.13:52;15:3;Rm.15:13;1ºJo.1:41) 15 ) Leia atos 13: 52 e atos 15:3 , e responda qual é o fruto que está em ação nestes versículos? R: Vemos que quando permitimos a ação do Espírito Santo, os frutos se manifestam em nós. • Paz(EIRENE) , Significa ausência de guerra e conflitos que sofremos na alma , é o estado de serenidade que o Espirito Santo introduz em nossa alma , nos levando a depositar nossa fé na providência de Deus , ou seja é o amor repousando nos braços de Deus ,(Fp.4:7;Rm.5:1,15;Is.26:3;) 16 ) Leia Filipenses 4:7 , e responda qual o objetivo do fruto da Paz ? R:

• LONGANIMIDADE(MAKROTHUMIA) , ou paciente , é pôr meio desta operação do Espirito que nós conseguimos controlar nosso temperamento explosivo , que em muitas situações e circunstâncias em que nós nos encontramos aflora em nós , ou seja , ser longanimo é o amor sofrendo (Ef.4:2;1ºTs.5:15;2ºTm.4:2) . 17 ) Leia 2ª timóteo 4:2,e responda quando pregamos a palavra Ou exortamos,ou repreendemos, como deve ser feito ? R: • BENEGNIDADE(CRESTOTES) , Significa ser amável , generoso e honesto , ou seja , é a pré-disposição que nasce em nós de servirmos o próximo e ajuda-los , é o amor mostrando compaixão (1ºPe.2:3 Cl.3:12; ) . • BONDADE (AGATOSUNE) , podemos dizer que a bondade é o amor agindo em prol do, próximo , para proporcionar ao próximo alegria e paz (Cl.1:10) .

• FÉ (PISTIS) , é confiança que depositamos em Deus para solução dos nossos problemas e conflitos que passamos , ou seja , fé é o amor confiando . • MANSIDÃO (PRAUTES) , nada mais do que suportar todo e qualquer tipo de afronta que possamos sofrer , sempre dando respostas sabias e com tranqüilidade , para aqueles que nos afrontam ,ou seja , ser


manso é amar suportando . Veremos a seguir exemplos de mansidão: 18 ) Leia números 12:3, responda qual é o fruto que está em ação neste versículo? R: Um exemplo da mansidão de Moisés encontra-se no relato de Números 12:1-8, quando seus irmãos Arão e o Miriã o criticara. Como servo escolhido de Deus ele poderia repreendê-los, mas com humildade preferiu guardar silêncio. Tal silêncio não foi uma manifestação de fraqueza, mas de força de caráter. Certamente, Moisés não era covarde. Simplesmente deixa prevalecer a sua mansidão como resultado de uma opinião humilde de si mesmo!

O exemplo de Jesus : É dos próprios lábios de Jesus que temos uma viva descrição da marca da mansidão que orna o caráter do Mestre: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve” (Mt 11:28-30). Isaías já antevira essa marca no Messias, ao escrever: “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca” (Is 53:7).

E quando chegou o momento dessa profecia de Isaías se cumprir, vemos sua mansidão em meio à Sua maior prova: “Mas ao ser acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Perguntou-lhe então Pilatos: Não ouves quantas coisas testificam contra ti? E Jesus não lhe respondeu a uma pergunta sequer; de modo que o governador muito se admirava” (Mt 27:12-14).

• TEMPERANÇA (EGKRATEIA) , é o auto controle que nós temos que ter em nossa vida , autocontrole para dominar nossos sentimentos , emoções e vontades , que as vezes perdemos o controle , ou seja é o amor controlando . Após essa análise percebemos que Deus quer mudar nosso caráter pôr meio da atuação do fruto do Espirito , para que alcancemos a estatura de um varão perfeito alcançando a maturidade cristã em nossa vida , para que deixemos de ser meninos na fé , para que possamos contemplar a grandeza de Deus e possamos compreendelos pôr meio da sua palavra .(1ºCo.13:11;Ef.4:13-15;Hb.5:2-14) . 19 ) Leia Tiago 1:21 , e responda por qual fruto devemos receber a palavra em nós? R: 20 ) Vemos que a palavra tem um objetivo especifico neste versículo,diga qual é o objetivo? R: Vemos que o fruto do Espírito é gerado em nós pela palavra enxertada,mas para isso precisamos cooperar com o Espírito. 21 ) Responda no versículo 21, o que devemos receber,e o que devemos rejeitar para salvação da nossa alma? R: 22 ) Leia 1ª coríntios 12:8,9,10 ,e responda quais são os dons espirituais relacionados em 1ª coríntios 13:1,2 ? R:Dom de línguas, profecia,conhecimento,ciência,e fé.

Então o Apóstolo Paulo pela direção do Espírito, no capitulo 13 de 1ª coríntios começa a relacionar “ DONS “ junto com o “ FRUTO “, nos dando a entender pelo próprio texto que, ele está convidando os irmãos da igreja


em coríntios a prosseguirem por um “ EXCELENTE CAMINHO “. Que caminho é esse ? È a conquista do Fruto do Espírito Santo que é o “ AMOR “, é por isso que Paulo chama de “ EXCELENTE CAMINHO “. Paulo diz em 1ª coríntios 12:31 : Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente. Uma pequena reflexão : A igreja tinha os dons espirituais. 23 ) Agora responda, no seu entendimento o que estava faltando na igreja em coríntios ? R : O fruto do amor

A ausência do fruto do Espírito e suas conseqüências : Existem ministérios que se preocupam demasiadamente com os os dons, são tão zelosos nestas questões que, promovem retiradas, seminários para treinamentos no dom de falar em línguas,e quando isto não acontece na vida do Irmão e irmã dizem que eles não têm o Espírito Santo.

Vemos a condição da igreja em coríntios que por buscar demasiadamente os dons,inclusive o de línguas estranhas viviam em confusão, pois o próprio Paulo os chama de carnais e meninos em Cristo: 1E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. 2Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; 3porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens? ( 1ª Co 3:1 ao 3 ). Todo e qualquer ministério que não se preocupa em ensinar os irmãos a andar e viver no fruto do Espírito, na visão de Deus,é uma igreja menina,e carnal. Não adianta nada um ministério ter muitas coisas exteriores para agradar a visão dos homens, como por exemplo: Um local de reuniões bonito,um belo coral de louvores,vestimentas ornamentadas,carros importados,uma estrutura financeira ministerial balanceada. Pois se não tiver o fruto do Espírito, ainda assim é carnal menina em Cristo. Paulo então descreve entre linhas: Com “leite” vos criei e não com “manjar”, porque ainda não podíeis. È interessante notar que ele fala de “ leite e manjar”. Ambos são alimentos espirituais, porém com uma diferênça : 1ª – Leite : é o alimento principal para sobrevivência de uma criança recém nascida. 2ª - Manjar :por ser um alimento mais sólido e consistente é para o adulto.

O SIGNIFICADO TIPOLÓGICO : O leite: É representado pela classe de cristãos que receberam pela fé a salvação pela graça de Deus,e vivem o


estágio de imaturidade,e ingenuidade ,e são facilmente enganados por falsos ventos de doutrinas. Por se conformarem apenas com o estágio da salvação,vivem anos após anos como meninos por não desejarem um compromisso com ás escrituras para amadurecerem. E com isso não entendem a vontade de Deus. No livro de Hebreus 5:11 ao 13 nos diz: 11Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação, porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. 12Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. 13Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino Manjar : É representado pela classe de cristãos que receberam pela fé a salvação pela graça de Deus,mas querem O compromisso com o reino de Cristo, tais crentes tem uma visão de reino,são perseverantes no conhecimento Das verdades ,e doutrinas que é segundo Cristo. Em Levitico 2:1 diz: 1E, quando alguma pessoa oferecer oferta de manjares ao Senhor, a sua oferta será de flor de farinha; nela, deitará azeite e porá o incenso sobre ela. O que isso representa ? O manjar era ofertado, mas para ser aceito pelo o Senhor tinha que ser constituído de “ flor de farinha,azeite, e incenso. Todo cristão que vive do manjar, ele tem prazer na flor de farinha que é a palavra da verdade, ele é guiado pelo Espírito Santo,que é o azeite, e finalmente ele não vive sem oração, que é o incenso !!!!!!!!!!!!!! ISTO É TER O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO NA SUA VIDA! Então Paulo em 1ª coríntios 13: 11 diz : 11Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. De maneira sábia,e guiado pelo Espírito Santo, Paulo encoraja os Irmãos a não se conformarem mais com o leite que é para meninos,e sim com o manjar que representa de certa forma o fruto do Espírito, e é para os adultos. Devemos largar as coisas de meninos,e assumirmos a nossa condição como adultos.( amadurecidos pelo fruto espiritual ). O crente que que vive sem o manjar,apesar de ter os dons ele pode manifestar as obras da carne. 24 ) Leia gálatas 5:19,20,21, e responda quais são as obras da Carne ? R: são: prostituição, impureza, lascívia( ações indecentes ), idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias ( disputas ), emulações ( ser mais que o outro ), iras, pelejas ( guerra ), dissensões ( divergência na opinião ), heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias

25 ) Ainda no versículo 21responda quais as consequência de quem vive nas obras da carne ? R: Não herdarão o reino 26 ) Leia gálatas 6:2,e responda qual a evidência de uma pessoa que tem o fruto do Espírito, e que cumpre a Lei de Cristo ? R:Carrega as cargas uns dos outros 27 ) Leia gálatas 6:8,á dois tipos de semeaduras, responda quais são,e o que ambas ceifarão


( colherão) para si ? Resposta 1ª : A semeadura da carne , ceifará corrupção. Resposta 2ª : A semeadura do Espírito, ceifará eternidade.

Versículos para meditação : Gálatas 6: 14 ao 16 14Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo. 15Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. 16E, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.

A OPERAÇÃO DO ESPIRITO SANTO NO CRENTE INTRODUÇÃO: Vamos falar neste estudo sobre a operação do Espírito Santo na vida do crente. Vamos ver através da Palavra de Deus como é a operação do Espírito Santo,quais a suas responsabilidades como ser pessoal, como ele se manifesta,e qual o objetivo de cada manifestação. Antes de tudo vamos fazer uma leitura no evangelho de João 16 : 1 ao 14 28 ) Leia o versículo 5 e 6, e responda por qual motivo enchera o coração dos discípulos de tristeza ? R: 29 )Leia o versículo 7, e responda porque Jesus teria que ir para junto do Pai? R: 30 ) Leia o versículo 8, e responda quais as responsabilidades do Consolador enviado a terra por Jesus ? R: Então vemos nos versículos 9,10,e 11 que o Espírito Santo tem a responsabilidade de conscientizar o homem da sua condição de pecador,e que o homem precisa dá crédito a obra de Cristo. O Espírito Santo fala acerca do sacrifício no calvário como aceitável,e justo aos olhos de Deus. O Espírito Santo revela que o diabo foi derrotado por Cristo na cruz ( Colossenses 2: 13 a 15 ) O Espírito Santo tem a finalidade de guiar o crente: 31 ) Leia o versículo 13, e responda em que direção ele nos guia ? R: 32 )Leia o versículo 14, e responda o que ele deve continuar fazendo ? R: 33 )Leia o versículo 15, e responda o que Jesus deu ao Espírito Santo ? R:

Leia João 17: 1 á 4 para meditação Então vemos a luz das escrituras que: A MANIFESTAÇÃO DO ESPIRITO SANTO VISA : 1º = O CRESCIMENTO DO CORPO DE CRISTO ( 1ª Coríntios 12:7 ) 2º = APONTA PARA A OBRA DE CRISTO NO CALVÁRIO ( 1ª Coríntios 1:21 á 27 )


3º = CONDUZIR O POVO DE DEUS A TODA VERDADE ( João 16:13 ) 4º = A REGENERAÇÃO DO HOMEM ( João 3: 1 á 6 ) 5º = CONVENCER O MUNDO DO PECADO, JUSTIÇA, E JUIZO ( João 16:8) 6º = PURIFICA A NOSSA MENTE NA OBEDIÊNCIA DA VERDADE ( 1ª PE 1:22 ) 7º = O ESPÍRITO SANTO GLORIFICA A JESUS ( João 16:14 ) 8º = O ESPÍRITO SANTO TESTIFICA QUE SOMOS FILHOS DE DEUS ( Romanos :16 ) 9º = O ESPÍRITO SANTO NOS ENSINA A ORAR ( Romanos 8:26 ) 10º = O ESPÍRITO SANTO NOS LEVA A JEJUAR E LER AS ESCRITURAS( Lucas 4:1 ) 11º = O ESPÍRITO SANTO NOS SELA COMO A HERANÇA DE DEUS ( Efésios 1:13 e 14 ) 12º = O ESPÍRITO SANTO FAZ DE NÓS UMA MORADA PARA DEUS ( Efésios 2:22 ) 13º = O ESPÍRITO SANTO NOS ALERTA DOS espíritos enganadores ( 1ª Timóteo 4:1 )

Porque é necessário conhecer a Doutrina do Espírito Santo Vivemos dias em que muito se fala sobre avivamento, renovação, e até mesmo sobre o Espírito Santo, mas por outro lado nunca se viu tanta “indigência espiritual”, manifestações fraudulentas, marketing religioso e tanta propaganda enganosa. É tempo mais que nunca de seguirmos o exemplo do profeta Habacuque registrado em seu livro 3:2 “Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia” . Desde os tempos mais antigos o Diabo tem tido um desejo árduo dentro de si de ser igual a Deus,e com isso, tem enganado, confundido as nações,e principalmente no campo espiritual. A primeira manifestação de satanás diante do homem,foi no Éden. ( Gênesis 3:1) Qual foi a sua primeira manifestação diante do homem ? “ CERTAMENTE NÃO MORREREIS E “ COMO DEUS SEREIS “ ( Gênesis 3:4 E 5 )

Vemos aqui que, a manifestação de satanás sempre visa, distorcer as verdades Da palavra de Deus,gerando assim, duvidas no coração humano. Vejamos a ordenança de Deus,que diz: E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.( Gênesis 2:16 e 17 ) Então o Senhor Deus havia confirmado : certamente morrerás Então satanás havia confirmado astuciosamente : certamente não morrereis O QUE NA VERDADE SATANÁS ESTAVA SUGERINDO AO HOMEM ? QUE O HOMEM NÃO DESSE CREDIBILIDADE A PALAVRA DE DEUS,E SIM A PALAVRA DELE, ENTÃO SATANÁS LEVOU O HOMEM A CRÊR QUE DEUS ERA MENTIROSO, ELE CONSEGUIU ATRIBUIR Á DEUS O PAPEL QUE SEMPRE FOI DELE( SATANÁS ), POIS SATANÁS É O PAI DA MENTIRA. ( João 8:44 ) Sabemos que toda ordenança dada por Deus, tem por finalidade abençoar o homem,quando este obedece a ordenança vinda da palavra de Deus. Quando não se obedece a Deus, o diabo lança um laço,e juntamente a maldição.


( Deuteronômio 28:15 ) E de geração em geração o Senhor tem falado: Escuta e ouve, ó Israel! Neste dia,vieste a ser por povo ao Senhor, teu Deus. ( Deuteronômio 27: 9 )

Então precisamos conhecer mais o Espírito Santo para não cairmos nos laços do diabo. O crente não pode conhecer o Espírito Santo pelo achismo,movimentos humanos,tombos ( cair no espírito ),imitando e urrando como animais,risadas santas,rodopios,desmaios,dentes de ouro,unção extrabiblica,subidas ao monte,ou coisa parecida. Mas, o que se diz as escrituras: ( João 14:16 e 17 ) E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, 17o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. Então vemos que, é através da palavra que conhecemos o Espírito Santo. Nunca saberíamos que o Espírito Santo está em nós, sem as escrituras. Nunca saberíamos que o Espírito Santo veio da parte de Cristo,sem as escrituras. E a mesma regra serve para conhecermos as manifestações do Espírito Santo. Entendemos que a única regra que conduz o cristão a toda verdade,é a palavra de Deus ( escrituras ). 34 ) Leia João 5:39, e responda o que Jesus pede para fazermos? R: 35 ) Ainda no mesmo versículo39 responda,quem é que dá testemunho de Jesus? R: 36 ) Leia o versículo 37,e responda quem é que dá testemunho de Jesus? R: 37 ) Leia João 15:26, e responda quem é que dá testemunho de Jesus? R:

O Espírito Santo de Forma Pessoal 1 O Espírito Santo exerce atributos de uma pessoa


Intelecto, Rm 8.27. 38 ) Responda neste versículo, qual é a intenção do Espírito? R: Vontade, I Co 12.11. 39 ) Responda neste versículo,o que Ele reparte,ou dá aos cristãos? R: Sentimento, Ef 4.30, Tg 4.5. 40 ) Responda nestes versículos,quais os tipos de sentimentos que Ele tem? R: 2 O Espírito Santo exerce atividades pessoais Revela, II Pd 1.21. 41 ) Leia 2ª Pedro 1: 20, e responda o que o Espírito Santo nos ajuda a interpretar? R: Ensina, Jo 14.26; ! Co 2.13. Vemos aqui que Ele continua fazendo as mesmas coisas que Jesus no seu ministério terreno fazia, “ ensinando”. Clama, Gl 4.6. 42 ) Responda neste versículo, o que o Espírito clama de dentro de Nós? R: Intercede, Rm 8.27. Fala, Ap 2.7; At 13.2. Ordena, At 16.6-7. Testifica, Jo 15.26. 3 O Espírito Santo é susceptível ao trato pessoal · Sofre oposição, At 7.51; I Ts 5.19. · Ele não deve ser entristecido, Ef 4.30. · Contra Ele não se deve proferir mentira, At 5.3. · Contra Ele não devemos blasfemar, Mt 12.32.

Não vemos em nenhum lugar nas escrituras, manifestações do Espírito Santo que tragam duvidas ao povo de Deus pelo contrário ele nos conduz a toda verdade. ( João 16:13 ) COMO RECONHECER O TRABALHO DO ESPÍRITO SANTO?


O trabalho do Espírito Santo segue diretrizes bíblicas claras e coerentes com as tarefas da Trindade e isso nos dá uma maneira de reconhecer o Espírito de Deus. O ponto chave, que encontramos na Palavra de Deus é que o trabalho do Espírito Santo é revelar o Filho. Nesse sentido, temos várias declarações explícitas de Jesus Cristo. Em Jo 14.26 Jesus diz: “o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito”. A atividade aqui descrita do Espírito Santo é, portanto, ensinar e fazer lembrar as coisas que Jesus Cristo disse, isto é: testemunhar da pessoa e obra de Cristo. Em Jo 16.14 lemos: “Ele me glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”. A glorificação é à pessoa de Cristo. A anunciação que o Espírito Santo faz é da obra e da mensagem de Cristo. Disso faz parte, também, o trabalho regenerador do Espírito Santo na conversão dos descrentes. O Espírito Santo não trabalha, portanto, independentemente da obra de Cristo, como pregam todos aqueles que enfatizam o culto ao Espírito Santo e acabam por desviar os olhos dos fiéis da pessoa de Cristo. O Espírito Santo não vem como “uma segunda bênção”, nem vem realizar fenômenos sem sentido ou fora do contexto revelador de Cristo, tais como curas espetaculares, risos santos, quedas, urros, dentes de ouro ou quaisquer outras maravilhas glorificadoras dos homens que as realizam. Ele vem selar o trabalho de Cristo na vida do crente, abrindo-lhe o coração à conversão, batizando-o com a abençoada regeneração, fazendo morada no coração de todos os salvos, promovendo a comunhão cristã, edificando o Corpo de Cristo, iluminando o entendimento e operando o crescimento em santificação.

Como reconhecer o trabalho do Espírito Santo de Deus? Três critérios nos auxiliarão: 1 - O fim principal do trabalho do Espírito é a glória de Deus. Cristo, cheio e liderado pelo próprio Espírito, assim especificou – Jo 4.34; 5.19; 5.30; 5.43; 6.38; 17.4. No que diz respeito aos demônios, estes procuram a auto-adoração e própria glorificação (Jo 4.24). 2 - A suprema autoridade do Espírito é a Palavra de Deus: Dt 29.29. Demonstrar mais estima e procura por “revelações ocultas” do que pela revelação bíblica, é um insulto ao Deus todopoderoso, que nos criou em amor para que o adorássemos e o servíssemos. 3 - A mensagem principal do Espírito é o Evangelho de Deus (At 1.2 e 8).

PRÓXIMO MODULO : OS DONS MINISTERIAIS Apostilha obreiros aprovados ( 1ª Timóteo 2:15 ) Arte,texto,questionários,elaboração. Pr. Eleilson Ferreira ( ensino doutrinário Apostólico ) E-mail: eleilson.ferreira@hotmail.com


Os dons,e a manifestação do Espírito Santo na vida do cristão