Issuu on Google+

Camisetas 100% PET Produtos confeccionados em tecidos cujos fios são extraídos 100% da garrafa de PET

uma empresa responsável por natureza A 1ª confecção no Brasil que cuida da Mata Atlântica usando o próprio lixo têxtil


MISSÃO

Disseminar a preservação do meio ambiente pelo mundo tornando a ELAS ECOMODAS CONFECÇÕES um referencial.


O PET é produzido industrialmente por esterificação direta do ácido tereftálico purificado (PTA) com monoetileno glicol (MEG). Ou seja, esses dois elementos (PTA e MEG) são misturados, formando uma pasta que, durante o processo de fabricação, reagirão entre si, passando por cristalização e formando o PET como conhecemos.

Fonte: Abipet

Entendendo a cadeia de transformação da garrafa PET em tecido. 1

2

As garrafas de PET recolhidas pelos agentes de limpeza urbana (catadores) são levadas às cooperativas e posteriormente vendidas para indústrias que fazem a limpeza e trituração (flakes) das embalagens.

Os flakes de PET são levados a fusão (derretimento) pela indústria. Seguidamente, é feito a retirada das impurezas para então a garrafa PET ser transformada em fibra. Vai para uma outra indústria.

3

4

A indústria recebe as fibras de PET e as transforma em fios e linhas.

Após a transformação das fibras em fios e linhas, é feito a tecelagem para se produzir o tecido que é leve, macio e muito semelhante a malha de algodão. A cor natural da malha ecológica é uma mistura entre as garrafas de PET transparente, verde e azul claro de água mineral.

O PET - Poli (Tereftalato de Etileno) - é um poliéster, polímero termoplástico. Vale frisar que o tecido 100% poliéster já existe no mercado desde 1941(após a 2ª Grande Guerra) e a única diferença entre o nosso tecido poliéster para o tecido comum é que o ecológico tem por função retirar do meio ambiente as embalgens que levariam muitos séculos pra se decompor no meio ambiente, ao contrário do tecido comum que fabrica o poliéster.


Y

Y

X

X


ELAS ECOMODAS CONFECÇÕES: uma empresa responsável por natureza ELAS ECOMODAS CONFECÇÕES é uma microempresa de confecção situada na cidade de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. A Elas Confecções iniciou suas competências de forma legalizada desde 2010, no entanto o casal de proprietários, Alex e Adriana Santos, já possuem experiência no ramo desde 2005. A mesma produz diversos itens com apelo ecológico, assim como camisetas, bags, estojos, e outros, utilizando tecidos e malhas cujos fios são extraídos 100% da garrafa de PET. Um material de alta inovação tecnológica, atóxico, resistente, durável e de fácil limpeza. ELAS ECOMODAS CONFECÇÕES é primeira confecção no Brasil a reaproveitar os carreteis de linha de costura industrial vazios para cultivar mudas de árvores da Mata Atlântica. Cria-

do em 2009, o Projeto Ambiental Elas Preservando tem por função, ainda, promover a conscientização ambiental entre estudantes, já tendo cerca de 08 escolas parceiras no programa respectivo e com quase 05 mil estudantes atendidos diretamente pelo mesmo. As mudas cultivadas no projeto são destinadas para áreas atingidas pelo desastre climático ocorrido em Nova Friburgo em janeiro de 2011. ELAS ECOMODAS CONFECÇÕES é também a primeira empresa de confecção no Brasil a receber o Certificado Ambiental Selo Verde da ONG Ecolmeia. Este Selo Verde tem por função apresentar publicamente que a Elas é uma empresa que respeita as leis ambientais e é amiga da natureza. A Meta da empresa, que ainda é pequena em tamanho, é crescer e tornarse um referencial no Brasil como confecção sustentável e por conta disto a mesma se esforça para cumprir em suas atividades o aspecto de inovação aliando moda, avanço econômico e preservação ambiental.

www.elasecomodas.com.br / 55 22 2526 5572

/

contato@elasecomodas.com.br

/

Prêmios, Selos e Certificados 2014

Prêmio sustentabilidade Associação Comercial do Rio de Janeiro Menção Honrosa “Prêmio Firjan Sustentabilidade” Menção Honrosa “Empresa Amiga do Parque Ecológico Cão Sentado” Licenciamento ambiental

2013

Prêmio Revista Visão Socioambiental Moção de Louvor da Câmara Municipal de N. Friburgo

2012

Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho - 1º Lugar Regional Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho - 2º Lugar Estadual Prêmio David Miller / Conselho de Meio Ambiente de N. Friburgo Prêmio Destaque da Moda / Menção Honrosa

2011

Selo “Saco é um saco” concedido pelo Ministério do Meio Ambiente Selo “Feito na Serra Carioca” concedido pelo Sebrae

2010

Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho - 1º Lugar Regional Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho - 2º Lugar Estadual Certificado Selo Verde por mérito / Categoria OURO / ONG Ecolmeia Deus é fiel!

Nova Friburgo / Rio de Janeiro / Brasil


Curiosidades do PET. Você precisa saber.

Anualmente, são produzidas mais de 9.000.000.000 de garrafas PET no Brasil. Entre 1995 e 2009, a produção de PET para a fabricação de garrafas passou de 120 mil toneladas para 522 mil toneladas.

Para se produzir um quilo de tecido feito de garrafa PET são utilizados

03 litros de água.

Para se produzir um quilo de papel são gastos 20 litros de água.

Observa-se uma economia superior a 70% de energia elétrica e uma redução de até 72% na emissão de CO² para produção de tecido 100% PET reciclado, quando comparado à produção da matéria-prima nova.

Para a produção de um quilo de tecido de algodão são gastos 11.000 litros de água. 300.000 famílias no Brasil têm como a principal fonte de renda os recursos obtidos com a venda de recicláveis.


Catálogo Elas Ecomodas Confecções