Issuu on Google+

A L I T

S O

P A

2 S P

PrĂŠ-Vestibular www.einsteen10.com.br

1


ÍNDICE


CAPÍTULO 01 HIDROSTÁTICA (UFSM-2012)

A

Questão 13 Pode-se medir a pressão atmosférica através de um experimento conhecido como “Experiência de Torricelli”, em que um tubo de vidro com 1 m de comprimento, fechado em uma extremidade, é preenchido totalmente com mercúrio e emborcado em um recipiente que também contém mercúrio, conforme é mostrado na figura. Ao nível do mar, o mercúrio, no tubo de vidro, _______ até uma altura de 760 mm, sendo sustentado pela ___________ da atmosfera na superfície livre do mercúrio no ______________, independentemente da profundidade do tubo. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. a) b) c) d) e)

sobe - força - tubo desce - força - tubo sobe - pressão - recipiente desce - pressão - recipiente sobe - reação - tubo

13.

D

Física

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

3


----------------------------------------------------------------------------------------------(UFSM-2012)

E

28

(2011- PS2) Movida pela energia solar, a água do nosso planeta é levada dos oceanos para a atmosfera e, então, para a terra, formando rios que a conduzem de volta ao mar. Em um rio ou tubulação, a taxa correspondente ao volume de água que flui por unidade de tempo é denominada vazão. Se a água que flui por uma mangueira enche um recipiente de 1L em 20s, a vazão 3 nessa mangueira, em m /s, é -2 A 5 x 10 . Física 28 C -3 B 2 x 10 . -5 C 5 x 10 . D 20. E 50.

Questão - 06

(UFSM-2006)

A posição dos peixes ósseos e seu equilíbrio na água são mantidos, fundamentalmente, pela bexiga natatória que eles possuem. Regulando a quantidade de gás nesse órgão, o peixe se situa mais ou menos elevado no meio aquático. “Para _____________ a profundidade, os peixes ___________ a bexiga natatória e, com isso, ____________ a sua densidade.” Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) b) c) d) e)

aumentar - desinflam - aumentam aumentar - inflam - diminuem diminuir - inflam - aumentam diminuir - desinflam - diminuem aumentar - desinflam - diminuem

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

4

06.

A


-----------------------------------------------------------------------------------------------

O povo indígena cultuava a natureza como ninguém, navegava, divinizava os fenômenos naturais, como raios, trovões, tempestades.

Questão - 13 (UFSM-2006) Enquanto um índio navega ao sabor da correnteza em um rio de largura uniforme, observa que sua canoa dobra a velocidade ao passar por um trecho com profundidade de 0,5m. A profundidade do rio, na parte mais profunda, é, em metros, 0,25. a) 0,75. b) 1,00. c) 1,25. d) 2,00. e)

Questão 08 (UFSM-2007) Vaporizadores semelhantes ao da figura são usados em nebulização. Ao pressionar a bexiga do vaporizador, o ar no seu interior é projetado com velocidade de módulo VB > 0, enquanto o líquido permanece em repouso em A. A relação entre as pressões em A e B é

bexiga B

VB

ar

ar a)

P A = PB

b)

P A + PB = 0

c)

P A > PB

d)

P A < PB

e)

PA = PB + 1 atmosfera

A líquido

08

C

Questão 08 (UFSM-2008) Ao ser medicado, o jogador recebeu uma injeção com uma seringa cujo êmbolo tem secção reta de 1,2 cm2. O médico, ao aplicar o medicamento, exerceu, sobre o êmbolo, uma força com módulo de 6 N. A elevação, em N/m2, da pressão produzida na ponta da agulha, cuja secção reta tem uma área de 0,01 cm2, é a) b) c) d) e)

6x106 5x104 720 6 5x10-2

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

5


Questão 43 Q

(2009- Peies II)

Um cubo de ferro está mergulhado na água, suspenso por um fio, conforme a figura. No referencial fixo no recipiente, a água e o bloco estão em repouso.

h1 h2 ÁGUA

Sobre essa situação, é possível afirmar: -

A força de empuxo sobre o cubo de ferro é igual, em módulo, direção e sentido, à força peso da quantidade de água deslocada.

II -

A força de empuxo sobre o cubo tem direção vertical, sentido de baixo para cima e módulo dado por A(P2 - P1), em que P1 e P2 são as pressões nas profundidades h1 e h2, respectivamente, e A é a área de qualquer face do cubo.

III -

Se o cubo de ferro fosse substituído por um cubo de alumínio com as mesmas dimensões, o módulo do empuxo ficaria menor.

I

 #

Está(ão) correta(s) apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. I, II e III.

A B C D E

Questão - 43





(2008- Peies II)

Relacione a propriedade física da primeira coluna com o fenômeno descrito na segunda coluna. I. II. III.

Tensão Superficial Capilaridade Viscosidade

( ) Um mosquito pousa sobre a superfície de um lago de águas calmas. ( ) Num tubo em U, um dos ramos tem diâmetro interno menor do que 1 mm, e a água não alcança o mesmo nível nos dois ramos. ( ) Nas mesmas condições, o escoamento de uma porção de água se dá mais rapidamente que o escoamento de igual porção de mel.

A seqüência correta é a) b) c) d) e)

III - I - II. I - II - III. III - II - I. II - III - I. I - III - II.

Física 43

B


(2007- Peies II)

Questão - 64 O empuxo surge como a) b) c) d) e)

uma força de reação do fluido ao peso do corpo. 64 C resultado da variação da densidade do fluido com a profundidade. resultado da diferença entre as pressões exercidas nas bases inferior e superior do corpo. resultado da diferença entre o peso do fluido acima do corpo e o peso do fluido abaixo do corpo. resultado da diferença entre o peso do corpo e o peso do fluido deslocado por esse corpo.

Questão - 64

(2006- Peies II)

Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1. 2. 3. 4.

Pressão hidrostática Teorema de Pascal Densidade Teorema de Arquimedes

( ) é a razão entre a massa de um corpo e seu volume. ( ) o acréscimo de pressão em um fluido transmite-se a todos os pontos do fluido e às paredes do recipiente que o contém. ( ) aumenta linearmente com a profundidade do líquido. ( ) um corpo imerso em um fluido recebe deste um empuxo, em módulo, igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.

A seqüência correta é a) b) c) d) e)

3 - 4 - 1 - 2. 3 - 2 - 1 - 4. 1 - 2 - 4 - 3. 2 - 4 - 1 - 3. 1 - 2 - 3 - 4.

64

B


CAPÍTULO 02 TERMOMETRIA Questão - 65

(2006- Peies II)

Uma escala termométrica X relaciona-se com a escala Celsius, conforme o gráfico da figura. Quando o termômetro graduado na escala Celsius marcar 50oC, a temperatura correspondente na escala X será a) b) c) d) e)

30 40 4,5 50 55

65

o

X ( X) 80

D 20 0

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

6

100

o

C ( C)


-----------------------------------------------------------------------------------------------

PrĂŠ-Vestibular www.einsteen10.com.br

7


-----------------------------------------------------------------------------------------------

PrĂŠ-Vestibular www.einsteen10.com.br

8


CAPÍTULO 03 DILATAÇÃO TÉRMICA (UFSM-2012)

C

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

9


-----------------------------------------------------------------------------------------------

PrĂŠ-Vestibular www.einsteen10.com.br

10


-----------------------------------------------------------------------------------------------

PrĂŠ-Vestibular www.einsteen10.com.br

11


CAPÍTULO 04 CALORIMETRIA (I) (UFSM- 2010) Diz a lenda que o imperador Shen Nang descansava sob uma árvore, quando algumas folhas caíram no recipiente em que seus servos ferviam água para beber. Atraído pelo aroma, o imperador provou o líquido e gostou. Nascia, assim, a tecnologia do preparo do chá. Num dia de inverno, a temperatura ambiente está em 9°C. Faz-se, então, um chá, colocando-se 150 g de água a 100°C numa xícara de porcelana, à temperatura ambiente. Sabe-se que a porcelana tem calor específico cinco vezes menor do que o da água. Se não houver perdas de energia para a vizinhança e a xícara tiver massa de 125 g, a temperatura da água, quando o equilíbrio térmico com a xícara se estabelece, é de, em °C, 54,5. 72. C 87. D 89,4. E 118,2. Questão 18 A

B

C

11

Física

Para que um corpo de massa MA, a uma temperatura TA, e um corpo de massa MB, a uma temperatura TB, possam trocar energia em forma de calor, é necessário que I. II. III. IV.

TA ≠ TB. TA = TB.

18.

A

Física

MA = MB.

MA ≠ MB.

Qual(is) alternativa(s) está(ão) correta(s)? a) b) c) d) e)

Apenas I. Apenas I e III. Apenas I e IV. Apenas II e IV. Apenas IV.

Questão 24 Em um recipiente adiabático que contém 200 g de água à temperatura de 20oC, são adicionados 300 g de água à temperatura de 40oC. A temperatura de equilíbrio da água, em oC, será de a) b) c) d) e)

22. 28. 30. 32. 36.

24.

D

Física

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

12


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Questão - 10

(UFSM-2006)

Os índios missioneiros utilizaram tecnologias trazidas pelos jesuítas, entre elas, a fundição de metais para construção de ferramentas agrícolas, armas e utensílios em geral. Para construir um sino de ferro, foram fundidos 10kg do metal que se encontrava inicialmente na temperatura ambiente de 16oC. Se a temperatura de fusão do ferro é 1536oC, o calor específico é igual a 0,11x103cal/kgoC, e o calor latente de fusão do ferro é igual a 65x103cal/kg, a quantidade de energia na forma de calor utilizada, em quilocalorias (kcal), é de 650. 1672. 2322. 4000. 6500.

a) b) c) d) e)

Questão 45 Q

10.

C

(2009- Peies II) o

o

Uma chaleira, contendo um litro de água a 20 C, é colocada sobre uma chama. Quando a água atinge 80 C, a chaleira é retirada da chama. Desconsiderando as perdas de energia para o ambiente, é possível afirmar: I

-

A chama cede energia para a chaleira que, por sua vez, cede energia para a água. Por isso, a temperatura da água aumenta.

II -

A quantidade de energia recebida pela água é de 60.000 cal.

III -

A energia se espalha na chaleira por condução e na água, principalmente, por convecção.

Está(ão) correta(s) A B C D E

apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. I, II e III.

Questão 46

 # 

(2009- Peies II) t (°C)

A figura representa o gráfico da temperatura de uma amostra de 10 g de certa substância que, inicialmente, encontra-se na fase sólida, em função da quantidade de energia absorvida. O calor latente de fusão dessa substância, em cal/g, é A B C D E

1. 2. 10. 20. 80.

90 60 30

 # 

0



Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

13

Q (cal) 20

40

60

80

100


----------------------------------------------------------------------------------------------(2008- Peies II) Questão - 44 O calor específico da água é o dobro do calor específico do álcool etílico. Se não há perda de energia, a mistura de 100 g de álcool etílico a 80 oC com 200 g de água a 30 oC tem, no equilíbrio, uma temperatura Celsius de a) b) c) d) e)

Física

13,3. 25. 40. 46,7. 70.

44

C

(2007- Peies II)

Questão - 65 Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1. 2. 3. 4.

caloria temperatura calor energia interna

( ( ( (

) ) ) )

soma das energias das partículas constituintes do corpo unidade de energia grandeza indicativa de equilíbrio térmico entre dois corpos quantidade de energia transferida entre os corpos como conseqüência da diferença de temperatura entre eles

A seqüência correta é a) b) c) d) e)

4 - 1 - 2 - 3. 4 - 3 - 1 - 2. 3 - 1 - 4 - 2. 3 - 1 - 2 - 4. 3 - 2 - 1 - 4.

65

A

(2007- Peies II)

Questão - 66

Uma garrafa térmica real contém 1 L de água (1 kg) a 80oC. Após 6 horas, observa-se que a temperatura da água diminui para 60oC. Conhecendo o calor específico da água ( 1 cal/goC), a quantidade de energia transferida da água para o ambiente é, na unidade de tempo, aproximadamente, a) b) c) d) e)

20.000 cal/s 55 cal/s 5,5 cal/s 0,9 cal/s 0,55 cal/s

Questão - 67

66

D

(2006- Peies II)

Os fabricantes recomendam cozinhar cada 100 g de macarrão usando 1 litro de água fervendo. Verifica-se que, no cozimento de um pacote com 500 g de macarrão, 50 g de água são transformados em vapor. Se o calor de vaporização da água é de 540 cal/g, a quantidade de energia na forma de calor, em calorias, para cozinhar o pacote de macarrão, sem considerar o calor necessário para aquecer a água até o ponto de fervura, é de a) b) c) d) e)

5,4 x 106 2,7 x 106 5,4 x 105 2,7 x 105 2,7 x 104

67

E

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

14


-----------------------------------------------------------------------------------------------

PrĂŠ-Vestibular www.einsteen10.com.br

15


CAPÍTULO 05 Propagação de Calor 09

(2011- PS2)

As plantas e os animais que vivem num ecossistema dependem uns dos outros, do solo, da água e das trocas de energia para sobreviverem. Um processo importante de troca de energia é chamado de calor. Analise, então, as afirmativas: - Ondas eletromagnéticas na região do infravermelho são chamadas de calor por radiação.

I

II - Ocorre calor por convecção, quando se estabelecem, num fluido, correntes causadas por diferenças de temperatura. III - Calor por condução pode ocorrer em sólidos, líquidos, gases e, também, no vácuo. Está(ão) correta(s) A B C D E

apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas II e III.

09

Física

B

Questão - 08 (UFSM-2006) Os índios usavam panelas de barro. Modernamente usamos panelas de metais, como alumínio e aço inoxidável, com cabos de madeira ou baquelite. Os metais são _______________ de energia na forma de calor, pois possuem ________ condutividade térmica. O material do cabo possui _______ condutividade térmica. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) b) c) d) e)

08.

bons condutores - baixa - baixa maus condutores - baixa - alta bons condutores - alta - alta maus condutores - baixa - baixa bons condutores - alta - baixa

Questão 07

(UFSM-2008)

No atendimento médico de um jogador, é colocado éter no local machucado, para provocar uma redução da temperatura. Considerando esse fato, analise as afirmações: I. II. III.

Parte da energia usada na evaporação do éter vem do lugar machucado. De um modo geral, a evaporação ocorre a qualquer temperatura. A redução da temperatura no local machucado independe da quantidade de éter colocado.

Está(ão) correta(s) a) b) c) d) e)

apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas II e III.

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

16

E


----------------------------------------------------------------------------------------------(2006- Peies II) Questão - 66 Analise as afirmativas: Se um termômetro for envolvido com lã, observa-se a elevação da temperatura medida pelo mesmo. I. Convecção é o processo de transferência de energia na forma de calor, por meio do movimento de massa dos II. fluidos de um lugar para outro. III. A irradiação é o processo de transferência de energia na forma de calor, através de ondas mecânicas. Está(ão) correta(s) a) b) c) d) e)

somente I. somente II. somente III. somente I e II. somente II e III.

66

B

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

17


-----------------------------------------------------------------------------------------------

PrĂŠ-Vestibular www.einsteen10.com.br

18


CAPÍTULO 06 GASES Questão 04 (UFSM-2008) Considere que a bola tenha um volume de 4x10-3 m3 e que a pressão do ar, no seu interior, seja de 5x105 N/m2, quando a temperatura for de 27oC. Sabendo que o valor da constante universal dos gases é R = 8,31 J/mol K e que o ar, nessas condições, comporta-se, aproximadamente, como gás ideal, a quantidade de ar dentro da bola, em mol, é de, aproximadamente, a) b) c) d) e)

04.

0,8 1,25 8,8 80 160

Questão 44

A

(2009- Peies II)

No início de uma viagem, o pneu dianteiro de uma moto é calibrado com uma pressão de 32 libras por polegada ao quadrado, o o à temperatura ambiente de 20 C. No final da viagem, a temperatura do pneu passa a ser de 30 C. Sendo constante o volume do pneu e considerando o ar no seu interior como um gás ideal, a nova pressão, em libras por polegada ao quadrado, é de, aproximadamente,

 A B C D E

"

21. 31. 32. 33. 48.

Questão - 45

(2008- Peies II)

Duas amostras, uma de hidrogênio e outra de oxigênio, ocupam volumes idênticos, estão à mesma temperatura e têm o mesmo número de moléculas. As duas amostras têm comportamento de gás ideal. Considerando as informações, analise as afirmativas: I. II. III.

O módulo da velocidade média das moléculas de hidrogênio é maior do que o módulo da velocidade média das moléculas de oxigênio. A energia interna da amostra de oxigênio é maior do que a energia interna da amostra de hidrogênio. As pressões dos dois gases são iguais.

Está(ão) correta(s) a) b) c) d) e)

apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I e III. I, II e III.

Física 45

D

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

19


-----------------------------------------------------------------------------------------------

PrĂŠ-Vestibular www.einsteen10.com.br

20


-----------------------------------------------------------------------------------------------

PrĂŠ-Vestibular www.einsteen10.com.br

21


PrĂŠ-Vestibular www.einsteen10.com.br

22


CAPÍTULO 07 PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA (UFSM-2012)

D

Questão - 46

(2008- Peies II)

A figura representa um processo cíclico de um gás ideal no diagrama Pressão x Volume. Sobre esse processo, são feitas as afirmativas: I. II. III.

O ciclo corresponde a um refrigerador se for percorrido de A à B à C à A. A variação na energia interna do gás, quando ele passa do estado A para o estado C, é maior no processo direto 1 do que no processo indireto 2. O trabalho realizado pelo gás no processo direto A à B é de 2 x 105 J.

5

2

P (10 N/m )

C

2 1 1

0 Está(ão) correta(s) a) b) c) d) e)

apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas I e III.

Física 46

E

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

23

2

A

2

B

4

3

V (m )


-----------------------------------------------------------------------------------------------

34

(2011- PS2)

A invenção e a crescente utilização de máquinas térmicas, a partir da revolução industrial, produziram, ao longo de dois séculos, impactos ecológicos de proporções globais. Para compreender o funcionamento das máquinas térmicas, é necessário estudar os processos de expansão e compressão dos gases no seu interior. Em certas condições, todos os gases apresentam, aproximadamente, o mesmo comportamento. Nesse caso, são denominados gases ideais. Considere o diagrama pressão (P) x volume (V) para um gás ideal, sendo as curvas isotermas.

P 3

2

1

V Analise, então, as afirmativas: I

- A energia interna do estado 1 é maior do que a energia interna do estado 2.

II - No processo 1

3, o gás não realiza trabalho contra a vizinhança.

III - No processo 1

2, o gás recebe energia e também fornece energia para a vizinhança.

Está(ão) correta(s) A apenas I. B apenas II. C apenas III. D apenas II e III. E I, II e III.

35

D

34

Física

(2011- PS2)

A respeito dos gases que se encontram em condições nas quais seu comportamento pode ser considerado ideal, afirma-se que I

- a grandeza que é chamada de temperatura é proporcional à energia cinética média das moléculas.

II - a grandeza que é chamada de pressão é a energia que as moléculas do gás transferem às paredes do recipiente que contém esse gás. III - a energia interna do gás é igual à soma das energias cinéticas das moléculas desse gás. Está(ão) correta(s) A apenas I. B apenas II. C apenas III. D apenas I e III. E I, II e III.

35

D

Física

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

24


----------------------------------------------------------------------------------------------Questão 27 (UFSM- 2010) Heron de Alexandria, em seu livro Pneumática, do século I a.C., descreve máquinas que utilizavam a expansão térmica do ar para movimentar brinquedos, abrir portas ou sugar água. Somente no século XIX, surge o conceito de gás ideal e de temperatura absoluta. Numa máquina térmica, uma amostra de gás ideal realiza, em um ciclo, as transformações indicadas no diagrama PV. P (atm)

É possível, então, afirmar: I

-

Na transformação de A para B, existe passagem de energia da vizinhança para a amostra de gás por trabalho.

II -

Na transformação de B para C, não existe troca de energia entre a vizinhança e a amostra de gás por calor.

III -

Na transformação de C para A, existe passagem de energia da vizinhança para a amostra de gás por trabalho.

B

5 4

ISOTERMA

3 2

apenas I. 27 apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas II e III.

A B C D E

Questão 06

C

A

Está(ão) correta(s) 1

C

Física

V (l) 1

2

3

5

4

(UFSM-2007)

Além de contribuir para a análise das condições de saúde, a tecnologia é um meio para promover bem-estar. O condicionador de ar é uma máquina térmica e funciona com um ciclo termodinâmico que possui quatro processos, sendo dois adiabáticos. Numa ___________ adiabática de um gás ideal, o trabalho realizado contra a vizinhança faz __________ a energia interna do gás, provocando um __________ na sua temperatura. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. a) b) c) d) e)

06

E

expansão - diminuir - aumento compressão - aumentar - abaixamento expansão - aumentar - abaixamento compressão - diminuir - aumento expansão - diminuir - abaixamento

Questão 07 (UFSM-2007)

Um condicionador de ar, funcionando no verão, durante certo intervalo de tempo, consome 1.600 cal de energia elétrica, retira certa quantidade de energia do ambiente que está sendo climatizado e rejeita 2.400 cal para o exterior. A eficiência desse condicionador de ar é

a) b) c) d) e)

07

0,33 0,50 0,63 1,50 2,00

B

(2007- Peies II)

Questão - 67 Sob trocas controladas de energia na forma de calor e de trabalho, um gás passa de um estado de equilíbrio inicial ( i ), caracterizado pelo volume Vi e pela pressão Pi, para um estado de equilíbrio final ( f ) , caracterizado pelo volume Vf e pressão Pf. Comparando as quatro maneiras de realizar essa transformação termodinâmica, que são apresentadas no diagrama P - V da figura, pode-se afirmar que a variação de energia interna do gás a) b) c) d) e)

é maior no caminho I. é maior no caminho II. é maior no caminho III. é maior no caminho IV. independe do caminho.

67

E

P Pi

25

IV

Pf

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

I

(i)

Vi

III

II (f) Vf

V


Questão 05

(UFSM-2008) P I II III IV

V

V

Quando um jogador “dá de bico” na bola, ela fica deformada, enquanto está em contato com a chuteira. O ar dentro da bola tem uma variação de volume num intervalo de tempo muito curto, podendo-se considerar essa variação como adiabática. Na figura, as curvas que melhor representam um processo adiabático e um isotérmico de um gás ideal são, respectivamente, a) b) c) d) e)

V e IV. IV e III. III e II. II e III. II e I. (2007- Peies II)

Questão - 67 Sob trocas controladas de energia na forma de calor e de trabalho, um gás passa de um estado de equilíbrio inicial ( i ), caracterizado pelo volume Vi e pela pressão Pi, para um estado de equilíbrio final ( f ) , caracterizado pelo volume Vf e pressão Pf. Comparando as quatro maneiras de realizar essa transformação termodinâmica, que são apresentadas no diagrama P - V da figura, pode-se afirmar que a variação de energia interna do gás a) b) c) d) e)

é maior no caminho I. é maior no caminho II. é maior no caminho III. é maior no caminho IV. independe do caminho.

67

E

P Pi

I

(i)

IV

Pf Vi

III

II (f) Vf

V

Questão - 68 Uma máquina térmica retira 4x106J de energia da fonte quente dos quais 3x106J são transferidos para a fonte fria. O rendimento dessa máquina é de a) b) c) d) e)

100% 75% 50% 25% 0%

68

D


Questão - 68

(2006- Peies II)

Um gás ideal submetido a uma transformação termodinâmica _____________ não muda a sua energia interna. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. a) b) c) d) e)

isotérmica adiabática isométrica isobárica isovolumétrica

Questão - 69

68

A

(2006- Peies II)

Uma máquina térmica, operando em ciclos, retira energia na forma de _____________ de um reservatório térmico à ______________ temperatura. Uma parcela dessa energia é transferida para um reservatório térmico de temperatura ________, e a diferença entre essas quantidades é transformada em __________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) b) c) d) e)

trabalho - alta - menor - calor trabalho - baixa - maior - calor calor - baixa - maior - trabalho calor - alta - menor - trabalho calor - alta - maior - trabalho

69

D


CAPÍTULO 08 ONDAS

D PS2-8

ONDAS

39

(2011- PS2) O som é uma onda mecânica longitudinal percebida por muitos seres vivos e produzida por vibrações mecânicas, as quais podem ser induzidas por causas naturais, como o vento. O objeto que, ao vibrar, produz um som, é chamado de fonte sonora. Uma certa fonte sonora, vibrando com frequência de 480 Hz, produz uma onda sonora que se desloca no ar, com velocidade de módulo 340 m/s, num referencial em que o ar está parado. Se a mesma fonte vibrar com frequência de 320 Hz, o módulo da velocidade de propagação da onda sonora correspondente, no ar, em m/s, é . A B C D E

113,3. 226,7. 340,0. 510,0. 1020,0.

39

C

Física

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

26


----------------------------------------------------------------------------------------------Questão 41 (UFSM- 2010) Instrumentos musicais pré-históricos indicam que, desde tempos remotos, alguma escala musical deveria ser conhecida. Com a evolução tecnológica, tanto os instrumentos quanto as escalas se multiplicaram e evoluíram. Uma possível escala musical é representada simplificadamente na tabela a seguir. Nota

mi

sol

si

Frequência (Hz)

262

294

330

349

392

440

494

Considerando um violão com cordas de 1 m de comprimento, o ponto em que se deve pressionar a corda "dó", para que ela soe como um "mi" é, em m,

B C D E

D

41

0,5. 0,6. 0,7. 0,8. 0,9.

A

0

0,2

0,4

0,6

Física

0,8

1,0

l

m /2

x (m)

Questão 19 São construídos 4 pêndulos simples com as características mostradas na figura, onde l e m são, respectivamente, o comprimento e a massa do pêndulo I.

l /2 II

m I

l 2l

2m

III 4m

IV

Assim, os pêndulos que têm a mesma freqüência são: a) b) c) d) e)

I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

19.

B

Física

Questão 20 Relacione a primeira com a segunda coluna. I. II. III. IV.

Refração Difração Interferência Polarização

A seqüência correta é a) b) c) d) e)

( ) fenômeno responsável pela formação de manchas coloridas em camadas finais de óleo sobre a água ( ) fenômeno que ocorre somente com ondas transversais ( ) fenômeno que explica como uma onda “contorna” um obstáculo ( ) fenômeno em que as ondas mudam de velocidade, ao passar de um meio para outro

20.

E

Física

I - II - III - IV. II - III - I - IV. III - IV - I - II. II - III - IV - I. III - IV - II - I.

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

27


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Questão - 11 (UFSM-2006) Quando o badalo bate num sino e o faz vibrar comprimindo e rarefazendo o ar nas suas proximidades, produz-se uma onda sonora. As ondas sonoras no ar são ____________ e _____________. A velocidade das ondas sonoras em outro meio é ______________. Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas. eletromagnéticas - transversais - igual mecânicas - longitudinais - igual mecânicas - transversais - diferente eletromagnéticas - longitudinais - igual mecânicas - longitudinais - diferente

a) b) c) d) e)

Questão 04

(UFSM-2007)

Ondas ultra-sônicas são emitidas por uma fonte em repouso em relação ao paciente, com uma freqüência determinada. Essas ondas são refletidas por células do sangue que se ___________ de um detector de freqüências em repouso, em relação ao mesmo paciente. Ao analisar essas ondas refletidas, o detector medirá freqüências ______ que as emitidas pela fonte. Esse fenômeno é conhecido como _____________ . Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) b) c) d) e)

D

04

afastam - menores - efeito Joule afastam - maiores - efeito Doppler aproximam - maiores - efeito Joule afastam - menores - efeito Doppler aproximam - menores - efeito Tyndal

Questão 14

(UFSM-2008)

A figura representa a componente elétrica de uma onda eletromagnética. Sabendo que o módulo da velocidade da luz é aproximadamente 3x108 m/s, o comprimento de onda, em m, e a freqüência, em Hz, dessa onda são, respectivamente, a) b) c) d) e)

2 2 4 4 6

e e e e e

1,2x106 7,5x107 7,5x107 1,33x108 1,2x109

Questão 47 Q

1m 14.

C

(2009- Peies II)

Uma onda harmônica se propaga numa corda esticada. A figura representa parte dessa onda. O ponto A descreve um MHS com período de meio segundo. O módulo da velocidade de propagação da onda, em m/s, é A B C D E

y (m)

0,5. 0,8. 1,0. 2,0. 4,0.

0,4

 # 

0,2

A 1

0 - 0,2 - 0,4

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

28

2

3

4

x (m)


----------------------------------------------------------------------------------------------(2008- Peies II) Questão - 47

P

20 cm

20 cm

A figura representa uma onda se propagando para a direita ao longo de uma corda com velocidade de módulo 1 m/s num dado referencial. Nesse mesmo referencial, o módulo da velocidade instantânea do ponto P da corda, em m/s, é a) b) c) d) e)

zero. 0,2. 0,5. 1,0. 2,0.

Física 47

A

(2007- Peies II)

Questão - 69 Uma partícula descreve uma trajetória circular com velocidade angular constante. A projeção ortogonal desse movimento sobre um diâmetro da circunferência descrita é um movimento a) b) c) d) e)

retilíneo uniforme. harmônico simples. retilíneo uniformemente acelerado. retilíneo uniformemente retardado. harmônico acelerado.

69

B

(2007- Peies II)

Questão - 70 Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1. 2. 3. 4.

reflexão refração difração interferência

( ) mudança na direção de propagação de uma onda ao passar de um meio para outro ( ) fenômeno resultante da superposição de duas ou mais ondas propagando-se no mesmo meio ( ) possibilidade de uma onda propagar-se para além de um objeto ou fenda interpostos em seu caminho, em uma direção diferente da direção de incidência da onda ( ) mudança no sentido de propagação de uma onda ao incidir sobre uma interface que separa dois meios diferentes

A seqüência correta é a) b) c) d) e)

1 - 2 - 3 - 4. 1 - 2 - 4 - 3. 2 - 4 - 3 - 1. 2 - 4 - 1 - 3. 3 - 1 - 2 - 4.

70

C

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

29


(2006- Peies II)

Questão - 70 Y (cm) 0,10

0

X (cm) 100

200

300

400

- 0,10

A figura representa uma onda propagando-se sem perda de energia numa corda muito longa, com período de 10s. A velocidade de propagação dessa onda na corda, em m/s, é de a) b) c) d) e)

0,002 0,02 0,2 2 20

70

C


CAPÍTULO 09 <=>?@ABCBDE<F?G=HDIJ?@ Questão 13

(UFSM-2007)

São feitas as seguintes afirmações sobre os raios X: I. II. III.

Os raios X são ondas mecânicas. Em módulo, a velocidade de propagação dos raios X é igual à velocidade de propagação da luz. Os raios X têm freqüências menores do que a da luz.

13

Está(ão) correta(s) a) b) c) d) e)

apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. apenas II e III.

Pré-Vestibular www.einsteen10.com.br

30

B


Fisica ps2