Teste Wireless

Page 104

suficientemente confortável para o suporte a muitos usuários simultâneos da Internet. Mas se a sua conexão primária com a Internet for através de um link VSAT, você enfrentará alguns problemas de desempenho caso utilize apenas os parâmetros padrão do TCP/IP. Com a otimização do link VSAT você poderá melhorar significativamente os tempos de resposta no acesso a servidores na Internet.

Fatores TCP/IP em uma conexão via satélite Freqüentemente, referimo-nos a um VSAT como uma rede de cano longo e grosso (long fat pipe network). Este termo tem a ver com os fatores que afetam o desempenho do TCP/IP em qualquer rede que tenha uma largura de banda relativamente grande, mas alta latência. A maioria das conexões à Internet na África e em outras partes do mundo em desenvolvimento são feitas com VSAT. Desta forma, mesmo que uma universidade tenha sua conexão à Internet fornecida por um provedor de acesso, a instruções fornecidas aqui também se aplicam, caso a conexão deste provedor à Internet for através de VSAT. A alta latência de redes via satélite é devida à longa distância até o satélite e à velocidade constante da luz. A distância adiciona cerca de 520 ms para o tempo de viagem de um pacote (RTT – round-trip time), comparado com um RTT típico entre a Europa e os Estados Unidos, de cerca de 140 ms. Os fatores que mais significativamente impactam o desempenho do TCP/IP são RTT longo, atrasos de entrega em largura de banda alta e erros de transmissão.

Figura 3.28: Devido à velocidade da luz e das longas distâncias envolvidas, um simples pacote de ping pode demorar mais de 520 ms para ser recebido em um link VSAT.

De maneira geral, sistemas operacionais que suportam implementações modernas de TCP/IP devem ser usados em redes via satélite. Estas implementações fornecem o suporte às extensões RFC 1323:

90  Capítulo 3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.