Issuu on Google+

Vida e obra de um arquitecto modernista

Ponta do Sol, 29 de Dezembro de 2011


Biografia 

Charles-Edouard Jeanneret-Gris nasceu no dia 6 de outubro de 1887 em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, mas passou a maior parte de sua vida na França. Na sua cidade natal, na Suíça, estudou artes e, alguns meses depois, estagiou no estúdio de Auguste Perret por dois anos, em Paris. Faleceu a 27 de Agosto de 1965 devido a afogamento.


A importância de Le Corbusier advém, em grande parte, do seu enorme poder de síntese. Nas viagens que fez a várias partes do mundo, Le Corbusier contactou com estilos diversos, de

épocas diversas. De todas estas influências, captou considerava

intemporal,

aquilo

essencial

reconhecendo

que e

em

especial os valores da arquitectura clássica grega, como da Acrópole de Atenas.


Le Corbusier projectou a sua primeira casa com dezoito anos, em 1905, na sua cidade natal, La Chaux-deFonds. Este arquitecto também escreveu um livro intitulado: "Estudo sobre o movimento de arte decorativa na Alemanha”. Os seus célebres “Cinco pontos para uma nova arquitectura" estão claramente influenciados pelas referências orientais. Mais tarde, em 1931, ao visitar Espanha e, posteriormente, a Argélia e Marrocos, a sua tendência oriental reafirma-se, tanto nos projectos como nos textos que legou.


A sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no planeamento urbano.


Entre os seus projetos mais famosos encontram-se: Villa Savoye - uma das residências mais famosas do mundo. Le Corbusier aplicou aqui seus 5 pontos para uma nova arquitetura. Unidades de Habitação - a primeira construída em França. Estabeleceu a prática da construção modularizada e possibilitou ao arquiteto estudar as proporções humanas aplicadas ao projeto de edificações, sintetizadas em seu modulador.


•Conjunto de edifícios - Sede da Organização das Nações Unidas - Nova Iorque, EUA, 1953. Embora não tenha chefiado a equipa que projectou o complexo, Corbusier exerceu um papel bastante activo no seu projecto. Este projecto é considerado um dos representantes máximos do International style. •Palácio da Assembleia em Chandigarh, 1953. Assim como os outros edifícios da cidade, representa uma mudança na trajectória do arquitecto. Le Corbusier passa a adoptar um estilo mais brutalista nos seus projectos. Chapelle Notre-Dame-du-Haut - Capela em Ronchamp, França, 1955


Conclusão Este génio faz parte de um conjunto de pessoas que revolucionaram os nossos tempos, mudaram os estilos e as modas. Tornaram os edifícios mais pessoais, reflectindo nos edifícios que projectavam as suas ideias e personalidades. Um dos pontos mais interessantes e que acho relevante foi o facto deste e de outros arquitectos se preocuparem em projectar edifícios de maneira a complementar a paisagem já existente naquele local.


Trabalho elaborado por: ďƒ° Carlos Freitas


Le Coubusier