Page 1

NG5- Deontologia e princípios éticos DR 1- Princípios fundamentais da ética A deontologia é uma disciplina que rege um determinado grupo através de valores e princípios éticos determinados pelos órgãos responsáveis pelos mesmos. No meu entender, é um mapa de boas condutas para encaminhar o indivíduo a fazer o seu papel de forma mais correcta no seio da sociedade em que está inserido.

Os códigos deontológicos são, por assim dizer, as leis que devem ser respeitadas por num determinado grupo. Estes propõem sanções, princípios e procedimentos explícitos que garantam uma boa aplicação a nível dos direitos humanos.


Reflexão: Na minha opinião, a deontologia e os códigos deontológicos são uma parte essencial para a regulação e bom funcionamento de vários grupos, principalmente profissionais. Sem estes códigos de conduta seria muito mais tentador um advogado, um juiz, um engenheiro, um jornalista e outros profissionais tomar outro tipo de atitudes que pudessem ser financeiramente benéfico para eles e assim, prejudicar quem tem que recorrer aos serviços dos mesmos. Sendo assim, esta disciplina propõe uma total transparência e segurança para todos nós, servindo-se e apoiando-se sempre em normas que constam nos nossos Direitos Humanos.

Carlos Freitas Ponta do Sol, 3 de Abril de 2012


deontologia_cidadania  

deontologia_cidadania

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you