Issuu on Google+


História da minha vida, nesta foto eu tinha 2 (dois) anos de idade foi em 1974. Minha família em uma festa de casamento, era minha irmã Josefa que estava casando, meu irmão José já estava casado e tinha um filho. Meu pai João e minha mãe Sebastiana, minha mãe estava com minha irmã Mariano colo, meu irmão Alfredo estava com minha irmã Joana, eu estou no colo de meu irmão Jurandir. Depois e ainda tem Francisco, Antonio Severino, Espedito e Vanilda, o noivo Amadeu e do lado dele minha cunhada Tereza com meu sobrinho Josinei.

Nesta foto eu tinha doze anos, foi em 1984, estudava a 3ª série do Ensino Fundamental na Escola 13 de Maio em Eldorado. Eu gostava muito de estudar, mas existia muita dificuldade porque tinha que andar 3 KM todos os dias, para ir a escola. Minha família era muito pobre, minha mãe já estava viúva e tinha oito filhos para sustentar, assim foi necessário que eu trabalhasse, como eu trabalhava o dia todo não tinha ânimo para estudar. Mais tarde recomecei a estudar, mas me envolvi com um rapaz que se terminaria meu marido e logo desanimei novamente de estudar.


Aqui eu, meu namorado Wilson e minha cunhada Sirlei, eu tinha dezessete anos, nesta idade me divertia muito com minha mãe e minhas irmãs, mas quando comecei a namorar foi melhor, o Wilson era um namorado muito presente, ia me buscar no trabalho sempre que dava. Era muita felicidade para ser verdade, neste ano de 1989 meu irmão foi morto, com várias facadas, minha família ficou muito triste, minha mãe acabou, nunca mais eu vi ela dar um sorriso. Na noite do velório, Wilson ficou a noite toda na minha casa, isto me confortou, era este tipo de companheiro que eu estava precisando para me casar.

Aqui em 1990 o dia do meu casamento, não foi como eu queria, mas com a morte do meu irmão, à apenas três meses, não dava para fazer uma festa. Eu me lembro da tristeza de minha mãe que falou estas palavras: meu Deus toda vez sai dois. Ela falou estas palavras porque quando uma de minhas irmãs casou meu pai estava muito doente. Ela adiou o casamento três vezes, quando chegava na semana do casamento ele ficava doente, até que ela resolveu se casar com meu pai no Hospital em Umuarama,minha irmã casou muito triste, mas ela não quis esperar, ela casou no sábado, mais tarde meu pai morreu.


Esta foto é de 1995, eu, meu marido, minha filha Thais e meu filho Wilker, na fazenda Floresta, em um jogo de futebol. Era um domingo especial para mim, visto que meu marido não ficava em casa aos domingos, ele nem comia direito, só jogando bola, era doente. Não comia na hora certa, olha como era magro, mas trabalhava muito na semana, andava muito de bicicleta todos os dias.

Esta foto é do ano 1995, eu, minha mãe e minha seis irmãs em um almoço na casa de uma delas em Eldorado. Eu vou colocar o nome delas porque não, Josefa, Vanilda, Joana, Maria, Luzia, Angelita e eu Aparecida e minha mãe Sebastiana, era uma domingo eu passei um dia muito feliz, meus dois filhos também estavam juntos, mas meu marido jogando bola como sempre.


Agora juntos eu, minha filha Thais e meu marido Wilson em um encontro que falava da Bíblia o dia inteiro. Este era um dia especial para todos os irmãos, porque nós sentimos muito em paz, aqui foi falado sobre como ter uma família feliz, como cuidar dos filhos, como o marido deve tratar a esposa e como a esposa deve respeitar o marido, como os filhos devem ser obedientes aos pais, todos o temas são analisados tendo a Bíblia como base.

Esta foto é do aniversario de dezesseis anos de casamento, eu fiquei muito feliz com minha festa surpresa, finalmente parece que meu marido deixou a bola de lado e me enxergou, nós dois estávamos muito felizes, estávamos estudando a Bíblia. Mas aconteceu uma coisa ruim na minha vida, minha mãe ficou muito doente e logo depois ela faleceu, eu sofri muito, sinto muita falta dela, não me esqueço de minha mãe falando para mim e meus irmãos não se afastarem, porque ela queria a família sempre unida.


Esta foto foi em 2007, eu estava grávida do Kayke, meu terceiro filho, eu tive uma gravidez muito feliz, mas com muita dificuldade, porque tivemos que mudar para Eldorado para trabalhar, contudo não deu certo, pagávamos dois aluguéis e minha casa fechada em Iguatemi. Eu e meus dois filhos voltamos para Iguatemi, meu marido ficou em Eldorado por dois meses, foi muito ruim ficar sozinha quando eu mais precisava, mas com os conselhos do irmão da Congregação e com as bênçãos de Jeová o nosso Deus, nós ficamos bem.

Este é meu terceiro filho, o Kayke, nesta foto ele tinha seis meses, ele estava bem gordinho e saudável, pois mamava muito no peito, o que é muito importante pra mãe e para o filho, já que amamentar é a melhor forma de demonstrar amor e carinho que a mãe tem por seu filho.


Está é minha filha Thaís e o esposo Thiago. Nessa foto eles estão em um parque em Santo Antônio do Sudoeste no Paraná, no dia 15 de Junho de 2011, neste dia eles foram a passeio visitar os parentes do meu genro. Minha filha tinha nessa foto 19 anos e meu genro 20 anos. Eles estão casados há um ano e cinco meses.

Nesta foto estamos eu, meu esposo Wilson, minha filha Thaís e o esposo dela Thiago, meus filhos Wilker e Kayke. Está foto foi dia 17 de setembro de 2012, um dia antes de minha filha e meu genro se mudarem para Sorriso no Mato Grosso, parece que eu estou feliz, mas por dentro estou triste, pior fiquei quando meu outro filho Wilker resolveu ir também, aí a tristeza bateu meus dois filhos foram para bem longe. Termino este livro muito triste e ao mesmo tempo realizada por ter escrito a história da minha vida.

Aparecida Juvenal Pereira


Professora Orientadora: Rosangela Aparecida Teixeira

Aluna: Aparecida Juvenal Pereira

3ยบ Fase da EJA

Escola Estadual 8 de Maio

Iguatemi Ms

2012


Historia 3