Page 1

Informativo da Secretaria de Estado da Educação / Ano 03 - Edição N° 20 - Maio - 2013

900 escolas com grêmios estudantis

Eleição de Grêmio em colégio estadual

Os estudantes paranaenses estão se mobilizando. Cerca de 900 escolas estaduais estão com grêmios estudantis em atividade. Em abril, 93 grêmios estudantis das escolas do Núcleo de Educação de Francisco Beltrão foram diplomados. A Secretaria incentiva a criação ou o resgate dos grêmios estudantis. Cada Núcleo tem um funcionário responsável para orientar as escolas sobre como criar grêmios e a importância da sua participação no dia a dia dos alunos.

SEM CONFLITOS Grêmio Estudantil

Representantes de Classe

Representa os estudantes e luta para que suas necessidades sejam atendidas. Tem vaga nos Conselhos Escolar e de Classe. Cabe aos grêmios também desenvolver atividades na escola e na comunidade voltadas para a prática da cidadania. Instância colegiada de apoio à gestão escolar.

Os representantes de turma, outra categoria de mobilização escolar, têm suas atividades voltadas às necessidades da própria turma, auxiliando os grêmios para que, através da troca de ideias, possam contribuir para a melhoria da escola.

X

Secretaria abre remoção para QFEBs Em maio e junho a Secretaria faz o primeiro concurso de remoção para técnicos administrativos e auxiliares de serviços gerais que trabalham nas escolas da rede. A remoção atenderá aos servidores do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB) que queiram mudar de escola ou de cidade. A medida é uma antiga reivindicação dos funcionários efetivos, que, pela primeira vez, será atendida. Os interessados devem fazer a inscrição pela internet, no site www.educacao.pr.gov.br. O servidor usará a mesma senha do Portal Dia a Dia Educação. Acompanhe as notícias do portal para mais informações.

Fique de olho:

www.educacao.pr.gov.br Exaustor eólico e um aparelho usado para circular o ar em fábricas e empresas

O Canal é seu! Espaço para alunos mostrarem seus vídeos A TV Paulo Freire abriu espaço para exibir vídeos produzidos por estudantes das escolas estaduais. Eles devem ter duração de 1 a 3 minutos, podem ser feitos individualmente ou em grupo, e o tema é livre.

O gerador aproveita o vento dos exaustadores para conseguir energia.

ESTUDANTES representam Brasil em

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail (ocanaleseu@gmail.com). Junto com o arquivo em vídeo devem estar as fichas de autorização de exibição, de uso de imagem dos participantes e a ficha técnica. Para mais informações sobre o regulamento, acesse o link: www.alunos.diaadia.pr.gov.br

feira internacional Os alunos Rogério Vidolin e Eduardo Verlesi da Silva, do 4° ano do curso técnico em Energias Alternativas do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, participaran da 2° Feira de Exposição Latino-americana de Experimentos Produtivos, Ciências e Tecnologia, no Equador. O experimento Gerador de Energia a partir de exaustores eólicos, criado pelos alunos, foi selecionado pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC) entre os melhores trabalhos desenvolvidos por alunos da rede pública do ensino médio e técnico para representar o país na mostra. O “Nossa Escola Mural” é uma publicação mensal da Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná. Produzido pela Assessoria de Comunicação Social da SEED. Tiragem: 12 mil exemplares.

Governador do Estado do Paraná Beto Richa

Vice-governador e Secretário de Estado da Educação do Paraná Flávio Arns

Diretor Geral Jorge Eduardo Wekerlin

Superintendente da Educação Eliane Terezinha Vieira Rocha

Superintendente de Desenvolvimento Educacional Jaime Sunye Neto

Jornalista Responsável Eliana Fachim (MTB-PR 5822/05/05)

Contato 41 3340 . 1529 nossaescola@seed.pr.gov.br

Nossa Escola Mural 20  

O jornal Nossa Escola Mural é uma publicação da Secretaria da Educação do Paraná.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you