Issuu on Google+

1 1. CONHEÇA A ESTRUTURA DO SITE DE SUA UNIDADE A página principal (home) do site de sua unidade é composta pelas seguintes partes: Canais, Topo, Conteúdos da Unidade, Conteúdos do Portal, Módulos e Rodapé. A visualização completa da página principal é a seguinte:

A estrutura do site será gerenciada por sua unidade e pela equipe do Portal; por isso, é muito importante conhecer os componentes do site. Logo abaixo está uma descrição de cada componente do site, e também informações sobre como realizar o respectivo gerenciamento. 1.1 CANAIS

Os canais estão localizados na parte superior do site de sua escola, e armazenam informações diferenciadas, como: Home: refere-se à página inicial do site; Portal da Educação: esse canal direciona para o site www.educacaoadventista.org.br; Sobre a Escola: apresentará informações sobre sua unidade. Para inserir ou editar as informações desse canal, utilize o conteúdo Sobre a Escola, que encontra-se na lista de conteúdos;


2 Equipe: esse canal para apresentará os membros que compõe o corpo de funcionários de sua unidade. As informações poderão ser inseridas ou editas na opção Equipe; Fotos: esse canal armazenará as coleções e álbuns de fotos inseridos na opção Fotos; Downloads: nesse canal serão disponibilizados os arquivos para download, inseridos por meio da opção Arquivos; Contato: os dados de contato com sua unidade estarão disponíveis nesse canal. Para editá-los, é necessário entrar em contato com a Central de Relacionamento do Portal. Há também um formulário de contato que pode ser direcionado para um setor específico de sua unidade. Para inserir esses setores, utilize a opção Equipe, e clique na caixa de seleção Contato?; Mais: apresenta menus relacionados ao dia a dia da escola. Para inserir ou editar as informações dos menus já existentes, utilize os conteúdos relacionados na lista de conteúdos do gerenciador de sites. Você também pode criar novos menus por meio da opção Menus. No site de sua unidade, os Canais estão identificados da seguinte forma:

1.2 TOPO

As fotos que aparecem no início do site de sua unidade chamam-se Topo. Para inserir imagens no topo, utilize a opção Banner. Veja abaixo como o Topo será visualizado no site:

1.3 CONTEÚDOS DA UNIDADE

A parte central do site de sua unidade traz as cinco últimas publicações do tipo conteúdo e/ ou notícia. As duas mais recentes na parte de cima, acompanhadas das três subseqüentes. Veja um exemplo:

1.4

CONTEÚDOS DO PORTAL

Logo abaixo dos unidade estão conteúdos do atualização desta

conteúdos da listados os Portal. A área é automática,


3 e apresentará os cincos conteúdos mais recentes publicados no Portal, como na imagem abaixo:

1.5 MÓDULOS

Os módulos do site de sua unidade encontram-se nas laterais. A posição dos módulos é editável. Para isso, utilize a opção Módulos, na Home do gerenciador. Cada módulo contempla um tipo de informação diferente: Banner: utilize o módulo Banner para divulgação geral. Os banners inseridos são apresentados de forma randômica, ou seja, a cada acesso, é mostrado um banner diferente (desde que haja mais de um banner pubicado). Para inserir Banners, utilize a opção Banner, do gerenciador. Veja um exemplo de Banner:

Serviços: nesse módulo estão à disposição os links que direcionam para os serviços oferecidos pelo Portal. Este módulo não tem necessidade de atualização. Os Serviços serão visualizados da seguinte forma:

Aniversariantes: o módulo Aniversariantes traz os alunos e funcionários de sua unidade (cadastrados no Portal) que farão aniversário no período de três dias (data atual


4 mais dois dias). Para a visualização desse módulo é necessário que haja ao menos um aniversariante no período, como no exemplo a seguir:

Calendário: mostra o calendário do mês vigente e permite que o usuário consulte calendários anteriores ou posteriores. Os conteúdos publicados com o tipo calendário estarão acessíveis nesse módulo, e as datas que tiverem conteúdos vinculados estarão em negrito. Para visualizá-los, basta posicionar o cursor do mouse sobre a data em negrito, e clicar no link do conteúdo. Para inserir conteúdos do tipo Calendário, utilize a opção Conteúdo, do gerenciador. O Calendário é mostrado no site da seguinte forma:

Álbuns: esse módulo apresenta os álbuns de fotos mais recentes de sua unidade. Para criar álbuns de fotos, utilize a opção Fotos, do gerenciador. Observe a seguir como é a visualização deste módulo:

Localização: esse módulo apresenta a localização da unidade. Para manter os dados atualizados é preciso enviar um e-mail para a Central de Relacionamento do Portal informando o endereço completo da unidade (com cep), se possível, com a latitude, a longitude e o telefone. Os dados de localização são mostrados da seguinte forma:


5

Blog dos professores: apresenta a lista dos blogs dos professores da unidade. Essa lista é randômica, ou seja, a cada acesso, os blogs são listados de forma diferenciada.

Twitter: esse módulo é ativado para as unidades que desejarem incluir o Twitter em seu site. Para isso, é preciso enviar sua solicitação por e-mail para a Central de Relacionamento do Portal, informando o nome completo da unidade e o endereço do Twitter. A visualização desse módulo será possível apenas se houver endereço de twitter incluído. Veja o exemplo da visualização:

1.6 RODAPÉ

Composto por informações diversas, faz parte da estrutura do site de sua unidade. As informações do rodapé são gerenciadas pela equipe do Portal. A visualização do Rodapé é a seguinte:


6 2. ACESSANDO O GERENCIADOR Acesse o link: sub-domínio-da-escola.educacaoadventista.org.br/admin. Faça o login utilizando os mesmos dados de acesso ao portal.

2.1 Estrutura do gerenciador Conheça a página do gerenciador, e também a funcionalidade de cada recurso:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Nome da unidade escolar; Página inicial (home); Conteúdo: utilize para inserir e editar conteúdos; Fotos: permite a criação e edição de álbuns de fotos; Banner: publique e edite banners e topos; Arquivos: disponibilize e edite arquivos para download; Categoria: crie e edite categorias; Equipe: insira e edite informações sobre a equipe de sua unidade como administração, corpo docente, etc. 9. Comentários: gerencie os comentários recebidos nos conteúdos do site da unidade; 10. Configurações: essa opção está disponível apenas para o(a) diretor(a) da unidade escolar. Nela, é possível habilitar os usuários que utilizarão o gerenciador de sites. 11. Nome do usuário; 12. Código da página: ao clicar neste código são apresentadas informações detalhadas da página do gerenciador. 13. Atalhos de acesso às funcionalidades do gerenciador. Para obter informações adicionais, acesse o Suporte On-line (www.educacaoadventista.org.br/suporte-online). 3. PÁGINA INICIAL (HOME) A página inicial (home) do gerenciador de sites permite que a apresentação do site de sua unidade seja definida livremente, permitindo que a posição dos menus e módulos sejam alteradas sempre que necessário. Os menus são compostos, basicamente, por um título (menu) seguido por uma relação de subtítulos (submenus).


7 Os módulos representam a estrutura que o site de sua unidade terá. Os módulos centrais são fixos e os módulos laterais são editáveis, permitindo ordená-los conforme sua preferência.

3.1 Como editar o menu do site

Para editar a posição do menu do site de sua unidade, clique sobre o título do menu, arrastando-o até a posição desejada, como mostra a imagem abaixo: Salve a alteração no botão “Salvar menu”. Você também pode editar a posição dos submenus. Para isso, clique sobre o submenu e arraste-o até a posição desejada. Veja o exemplo abaixo:

Importante: os submenus podem ser movidos somente dentro do menu do qual fazem parte. Salve a alteração no botão “Salvar menu”. 3.1.1

Como criar um menu

Clique no botão Criar Menu.


8

Preencha o nome do novo menu, finalizando no bot達o Salvar, conforme indicado abaixo:

3.1.1.1 Como criar um submenu Selecione em qual menu deseja incluir um submenu:


9 Preencha o nome do submenu, e informe o link do conteúdo que deseja vincular ao submenu. Em seguida, confirme no botão Salvar, como ilustrado abaixo:

Importante: os submenus devem ser vinculados a links que pertençam ao domínio educacaoadventista.org.br. 3.2 Como editar os módulos do site Para editar a posição dos módulos, clique sobre o módulo, arrastando-o até a posição desejada como no exemplo abaixo:

Salve a alteração no botão “Salvar módulos”. Importante: para que a posição dos módulos seja editada com sucesso, é necessário que cada lateral tenha no mínimo dois módulos e no máximo cinco. 4. CONTEÚDOS Utilize a função conteúdos para publicar textos no site de sua unidade. Essa opção também permite que os conteúdos sejam gerenciados sempre que houver necessidade.


10 Importante: sugerimos a inserção de ao menos uma imagem para que o conteúdo, notícia ou calendário, ao ser publicado, tenha um layout padronizado com a Rede.

4.1 Para publicar um conteúdo: Clique no atalho Inserir conteúdo (1), ou no menu suspenso Conteúdo (2) e em seguida, na opção criar, como mostra a figura:

Preencha o título (1) e a chamada (texto de introdução) (2). Selecione uma categoria (3), ou crie uma nova categoria no botão indicado (4). Utilize o campo Descrição para inserir o texto do conteúdo (5). Para editar o texto, utilize as ferramentas localizadas acima do editor de textos (6). Selecione as opções de publicação: Tipo (7): o tipo da informação diferencia o local onde ela será publicada: Conteúdo: após a publicação, a informação será disponibilizada na página inicial do site de sua unidade e na página de Publicações da Rede. Esta página listará as notícias de todas as escolas e colégios da Rede. Os conteúdos do tipo Conteúdo também poderão ser consultados na categoria em que foram publicados. Notícia: após a publicação, a informação será disponibilizada na página inicial do site de sua unidade e na página de Publicações da Rede. Esta página listará as notícias de todas as escolas e colégios da Rede. Os conteúdos do tipo Notícia também poderão ser consultados na categoria em que foram publicados. Calendário: a publicação é realizada no módulo “Datas Especiais”, localizado na página principal do site de sua unidade. A visualização das informações publicadas com o tipo Calendário terá o mesmo padrão dos tipos Conteúdo e Notícia. Visibilidade (8): selecione a opção Público para que o conteúdo tenha livre visualização. Para restringir o acesso ao conteúdo mediante autenticação (login), selecione a opção Privado. Publicar (9): selecione a data/ período que deseja iniciar e/ou manter a publicação do conteúdo. Caso deseje apenas armazenar o conteúdo para definir a data de publicação posteriormente, utilize a opção salvar como rascunho. Comentários (10): se o conteúdo poderá, ou não, ser comentado pelos leitores.


11 Autor (11): seu nome vai aparecer como autor do conteúdo. Caso o autor seja diferente, utilize a opção Outro e preencha o nome do autor. Confirme no botão Salvar (12).

4.1.1 Como inserir um link no conteúdo Você pode inserir um link no texto do conteúdo. Para isso, selecione a porção do texto em que deseja inserir um link. Em seguida, clique no botão indicado (1), como no exemplo:

Preencha o título do link (1), a URL (2) e o alvo (3). Conclua no botão Inserir (4).

Importante: para inserir um link, sugerimos que copie o link e cole no campo URL; caso optar por digitar o endereço, é imprescindível inserir as iniciais http:// antes do link. 4.1.1.1 Como remover um link do conteúdo


12 Selecione a porção do texto que possui o link. Em seguida, clique no botão “Remover hiperlink” e o link será removido. Veja a imagem abaixo:

4.1.2 Como inserir uma imagem no conteúdo Posicione o cursor do mouse na parte do texto onde deseja que a imagem seja inserida. Em seguida clique no botão indicado (1), como mostrado a seguir:

Na aba Geral (1), selecione a imagem no botão Escolher Arquivo (2). A imagem deve ter as seguintes dimensões: 283x213 pixels. Em seguida, clique em Carregar (3). Aguarde o completo carregamento da imagem antes de prosseguir. Preencha a URL da imagem (4), créditos (5) e título (6).

Na aba Aparência (1), selecione o alinhamento da imagem (2). Confirme no botão Inserir (2).

Importante: sugerimos a inserção de ao menos uma imagem para que o conteúdo, notícia ou calendário, ao ser publicado, tenha um layout padronizado com a Rede. 4.1.3 Como inserir um vídeo no conteúdo Posicione o cursor do mouse na área do texto que deseja incluir o vídeo. Em seguida, clique no botão indicado (1).

O vídeo deve estar previamente hospedado num site especializado em vídeos. Utilize a aba Geral (1), caso o vídeo disponibilize apenas a URL. Copie a URL do vídeo e cole no campo correspondente (2).


13 Preencha as dimensões em que o vídeo deve ser visualizado no conteúdo (3). Sugerimos as seguintes dimensões: 320x240 pixels. Confirme no botão Inserir (4).

Caso o vídeo disponibilize o código embed, ou código de incorporação, utilize a aba Embed (1). Copie o código embed, ou código de incorporação do vídeo e cole no campo correspondente (2). Confirme no campo Inserir (3).

4.1.4

Cuidados especiais

Para que a publicação de conteúdos seja realizada de forma satisfatória, atente-se aos seguintes detalhes: • Para formatar o texto, utilize somente as ferramentas de formatação disponibilizadas no editor de conteúdos. As ferramentas são as ilustradas abaixo:

• •

Para inserir um conteúdo com sucesso, é necessário que ele contenha no mínimo uma imagem inserida. Antes de inserir textos copiados da internet, Word, Excel, etc, copie o texto e clique no botão indicado (1).

Cole o texto (1) e confirme no botão Inserir (2).


14

4.2 Como consultar os conteúdos já publicados Para visualizar os conteúdos já publicados: Clique no menu suspenso Conteúdo (1). Os dez conteúdos mais recentes estarão listados (2). Para ver os demais conteúdos, clique na opção Veja mais (3), no fim da página. Para realizar a busca de um conteúdo específico, preencha no campo Buscar (4) o nome do conteúdo; caso preferir selecionar os conteúdos de uma categoria específica, selecione a categoria (5).

4.2.1 Como editar um conteúdo existente Clique no menu suspenso Conteúdo (1). Após localizar o conteúdo desejado, clique duas vezes sobre ele (2).

Edite as informações necessárias, confirmando, em seguida, no botão Salvar.


15 4.2.2 Como despublicar e excluir um conteúdo Clique no menu suspenso Conteúdo (1). Localize o conteúdo desejado. Para despublicar o conteúdo, remova a seleção da opção Publicado (2). Para excluir, selecione o conteúdo desejado na caixa de seleção à esquerda do título e clique no botão Excluir (3).

5. FOTOS Ao utilizar a opção Fotos, é possível criar e gerenciar os álbuns de fotos do site. Os álbuns são criados para armazenar as imagens; as coleções são criadas para que os álbuns sejam organizados por um tema ou assunto em comum, conforme seu critério. Sugerimos que sejam inseridas até 70 imagens por álbum, garantindo, desta forma, a melhor funcionalidade do serviço.

5.1 Criando uma coleção Clique no menu suspenso Fotos (1) e, em seguida, na opção Criar (2). Para criar uma coleção, preencha o nome da coleção (3) e confirme no botão Salvar (4).

5.2 Criando um álbum Clique no menu suspenso Fotos (1) e, em seguida, na opção Criar (2). Para criar um álbum, selecione a coleção (3) em que deseja armazenar o álbum e, em seguida, preencha o nome do álbum (4). Confirme no botão salvar (5).


16

5.3 Como inserir imagens no álbum de fotos Clique no atalho Inserir fotos (imagem 1), ou no menu suspenso Fotos(1), e em seguida na opção Adicionar fotos (2) (imagem 2), como mostram as figuras abaixo: Imagem 1

Imagem 2

Primeiramente, selecione uma coleção (1) e, em seguida, um álbum (2). Se precisar, nesta etapa você poderá criar um álbum dentro da coleção selecionada. Para isso, utilize o botão + (3), preencha o nome do álbum e confirme no botão salvar. Em seguida, clique no botão Escolher fotos. A imagem deve ter as dimensões mínimas de 735x549 pixels, e o limite máximo de 2Mb. Selecione todas as imagens que deseja inserir no álbum, respeitando o limite estabelecido. Importante: Sugerimos que sejam inseridas até 70 imagens por álbum, garantindo, desta forma, a melhor funcionalidade do serviço.


17 Se for necessário excluir alguma imagem antes de iniciar o upload, utilize o ícone Lixeira (1) Verifique o tamanho total do arquivo (2) antes de iniciar o upload: o limite máximo por upload é de 2Mb. O tempo de carregamento das imagens varia conforme o tamanho de cada imagem, bem como a velocidade da internet. Dessa forma, sugerimos que utilize imagens leves, para que sejam carregadas mais rapidamente. Clique no botão Iniciar upload (3) e aguarde até que todas as imagens sejam carregadas.

Após o carregamento das imagens, renomeie as imagens e confirme no botão Salvar como ilustrado abaixo:

Você será direcionado para a página das fotos existentes no álbum. 5.4 Como editar e excluir uma coleção existente Clique no menu suspenso Fotos (1). A página mostra todas as coleções criadas. Para editar o nome da coleção, clique sobre seu nome, preencha e confirme no botão Salvar (2). Se desejar excluir uma coleção, utilize a opção Excluir (3), que aparece em cada coleção.

Importante: As coleções podem ser excluídas, desde que não haja nenhum álbum armazenado nelas. Caso a coleção contenha algum álbum, remova-o e então exclua a coleção desejada. 5.4.1 Como editar e excluir um álbum existente


18 Clique no menu suspenso Fotos (1): A página mostra todas as coleções criadas. Clique duas vezes sobre a coleção que armazena o álbum que deseja editar. Você será direcionado para a página de álbuns contidos na coleção. Para editar o nome do álbum, clique sobre seu nome, preencha e confirme no botão Salvar (2):

Se desejar excluir um álbum, utilize a opção Excluir (3) que aparece em cada álbum. Importante: Os álbuns podem ser excluídos, desde que não haja nenhuma imagem armazenada neles. Caso o álbum contenha alguma imagem, remova-a e então exclua o álbum desejado. 5.4.1.1 Como editar e excluir uma imagem Clique no menu suspenso Fotos (1). A página mostra todas as coleções criadas. Clique duas vezes sobre a coleção que armazena o álbum que deseja editar. Você será direcionado para a página de álbuns contidos na coleção. Clique duas vezes sobre o nome do álbum desejado. A página seguinte mostrará as imagens armazenadas no álbum. Para editar o nome da imagem, clique sobre o nome, preencha e confirme no botão salvar (2). Se desejar excluir uma imagem, utilize a opção Excluir (3) que aparece em cada imagem. Para excluir todas as imagens do álbum, selecione a opção Selecionar Todas (4) e em seguida clique no botão Excluir (5)

6. Banner Na aba Banner, você tem a oportunidade de gerenciar as seguintes áreas do site: banners, windowless e topos. Utilize o recurso Banner para divulgar eventos, comunicados, entre outros. É possível manter publicados até 4 banners, que serão visualizados de forma randômica durante o acesso. O recurso Windowless também pode ser utilizado pela unidade para divulgações. Ao utilizar este recurso, uma pequena janela é visualizada na Home do site da unidade, com a informação ali inserida. É possível manter publicada uma windowless por vez.


19

O recurso Topos corresponde à área superior do site. Sugerimos que no topo sejam inseridas imagens que caracterizem e divulguem sua unidade. É possível manter publicados até 4 topos que serão randomizados simultaneamente.

6.1 Como criar banner e windowless Clique no atalho Inserir banner (imagem 1), ou no menu suspenso Banner e, em seguida, na opção Criar banner (imagem 2), como mostram as figuras abaixo: Imagem 1

Imagem 2


20 Preencha o Título (1). Se desejar que o banner ou windowless direcione para algum link específico, preencha também o campo Link (2). Marque o campo Windowless (3) apenas se você desejar inserir uma windowless; caso opte por inserir um banner, mantenha esse campo sem seleção; Selecione o arquivo do banner ou windowless no botão Carregar imagem (4). Se desejar remover o arquivo selecionado, utilize o ícone Lixeira (5). As dimensões permitidas para o banner são de 250x153 pixels, e para windowless de 283x188 pixels. O tamanho permitido por arquivo é de até 100 Kb. Clique no botão Iniciar upload (6) e aguarde o completo carregamento da imagem. Preencha as opções de publicação: Fixo (7): o banner é publicado imediatamente. Nesse caso, o banner pode ser despublicado quando necessário. À partir de (8): é possível pré-definir um período para o banner manter-se publicado. Confirme no botão Salvar (9).

6.1.1 Como editar e excluir banner e windowless Clique no menu suspenso Banner (1). A tela apresentará todos os banners e windowless inseridos: clique sobre aquele que deseja editar. Preencha / edite o nome (2) e insira o link (3) (se desejar que o banner/windowless direcione para algum link específico). Mantenha selecionada a opção Deseja publicar? (4) para que o banner/windowless seja publicado; configure qual o período de publicação (5) e finalize no botão Salvar (6).


21 Se desejar apenas despublicar um banner ou windowless, desmarque a opção Publicado (1). Para excluir um banner ou windowless, selecione-o na caixa de seleção à esquerda do título e clique no botão Excluir (2).

6.2 Como criar um topo Clique no menu suspenso Banner (1) e, em seguida, na opção Criar topo (2). Clique no botão Escolher topo (3) e selecione a imagem. As dimensões permitidas para o topo são 960x200 pixels e o tamanho permitido é de até 100 Kb. Se desejar remover a imagem selecionada, utilize o ícone Lixeira (4). Clique no botão Salvar (5) e aguarde o completo carregamento da imagem.

A tela seguinte o direciona para a lista de topos inseridos. Você pode manter no mínimo três e no máximo quatro topos publicados.

6.2.1

Como despublicar e excluir um topo

Clique no menu suspenso Banner (1) e, em seguida, na opção Topos (2).


22 Para publicar um topo, mantenha selecionada a opção Publicado (3) do topo desejado. Para despublicar o topo, basta desmarcar esta opção.

Para excluir um topo, selecione o topo desejado na caixa de seleção à esquerda do nome do topo e clique no botão Excluir (4) 7. Arquivos A opção arquivos permite que sejam inseridos arquivos para download no site. Cada arquivo pode ter até 2 Mb e as extensões permitidas são: .doc; .docx; .xls; .xlsx; .ppt; .pps; .pptx; .rar; .zip e .pdf.

7.1 Como inserir um arquivo Clique no atalho Inserir arquivo (imagem 1), ou no menu suspenso Arquivo e, em seguida, na opção Criar (imagem 2) como mostram as figuras abaixo: Imagem 1


23 Imagem 2

Clique no botão Escolher arquivos (1) e selecione os arquivos desejados. O limite máximo por arquivo é de 2 Mb. Se desejar remover algum arquivo selecionado, utilize o ícone Lixeira (2). Clique no botão Iniciar upload (3) e aguarde o completo carregamento dos arquivos.

Em seguida, preencha as opções de publicação: (1) Selecione a opção Publicado, para que o arquivo seja publicado imediatamente; (2) Selecione a opção Restrito, se desejar que o acesso ao conteúdo esteja disponível mediante autenticação (login); (3) Edite o nome do arquivo, se desejar; (4) Selecione a categoria onde deseja que o arquivo seja publicado. (5) Confirme no botão Salvar, como no exemplo:

7.1.1 Como editar e excluir um arquivo Clique no suspenso Arquivo (1) e, em seguida, na opção Arquivos (2). (3) Clique sobre o nome do arquivo para editá-lo e confirme no botão Salvar; (4) Para alterar a categoria em que o arquivo está armazenado, basta selecionar uma nova categoria; (5) Para publicar, mantenha selecionada a opção Publicado do arquivo desejado Para despublicar, basta desmarcar esta opção;


24 (6) Selecione a opção Restrito, se desejar que o acesso ao conteúdo esteja disponível mediante autenticação (login). (7) Para excluir um arquivo, selecione o arquivo desejado na caixa de seleção à esquerda do nome do arquivo e, em seguida, clique no botão Excluir.

8. Categorias As categorias são necessárias para relacionar os arquivos e conteúdos de seu site. Automaticamente já está criada uma categoria de exemplo, chamada “Geral”. As demais categorias serão criadas de acordo com os critérios e necessidades de sua unidade. As categorias possuem hierarquia, desta forma, você pode criar categorias únicas, ou grupos de categorias. Cada grupo é formado por uma categoria principal (categoria pai), acompanhada de subcategorias.

8.1 Como criar uma categoria pai Clique no atalho Nova categoria (imagem 1), ou no menu suspenso Categorias e, em seguida, na opção Criar (imagem 2), como mostram as figuras abaixo: Imagem1


25 Imagem 2

Preencha o nome da categoria (1) e selecione como categoria pai a opção Nenhuma (2). Selecione o tipo de informação que a categoria irá armazenar: conteúdo e/ou arquivo (3). Sugerimos que selecione as duas opções. Confirme no botão salvar (4).

8.1.1 Como criar uma subcategoria Clique no atalho Nova categoria, ou no menu suspenso Categorias e, em seguida, na opção Criar, como na figura abaixo:

Preencha o nome da categoria (1) e selecione a qual categoria pai a categoria criada será vinculada (2). Selecione o tipo de informação que a categoria irá armazenar: conteúdo e/ou arquivo (3). Sugerimos que selecione as duas opções. Confirme no botão salvar (4).


26 8.2 Como editar e excluir uma categoria Clique no menu suspenso Categorias (1). Clique sobre o nome da categoria para editá-la (2) e confirme no botão Salvar (3); Para selecionar o tipo de informação que a categoria irá armazenar, basta selecionar as opções Conteúdo (4) e/ou Arquivo (5); Para excluir, selecione a categoria desejada na caixa de seleção à esquerda do nome da categoria e clique no botão Excluir (6). Importante: para excluir uma categoria pai, primeiramente devem ser excluídas todas suas subcategorias.

9. Equipe Na área Equipe, é possível inserir informações da equipe de sua unidade: administração, corpo docente, etc.

9.1 Como inserir membros na equipe Clique no atalho Equipe (imagem 1), ou no menu suspenso Equipe (imagem 2), em seguida, clique na opção Adicionar Membros, como mostram as figuras abaixo: Imagem 1


27

Imagem 2

Preencha o Nome (1) e escolha a Função (2); Insira o E-mail do membro (3) e selecione as opções (4) Contato, se desejar que a função do membro apareça no formulário de contato com a unidade, e Exibe email, se desejar que o e-mail seja visualizado no site de sua unidade; No campo Blog (5), informe o nome da conta de blog do funcionário. Ao preencher esse dado, o link do blog será exibido junto aos demais dados do funcionário; Utilize o campo Descrição (6) para informações adicionais que julgar necessárias; Clique em Editar (7) para inserir a foto do membro. A dimensão permitida para a imagem é de 100x132 pixels, e os formatos aceitos são: JPG, GIF e PNG ; Confirme no botão Salvar (8). 9.2 Como editar e excluir um membro da equipe Clique no menu suspenso Equipe (1). A lista dos membros será visualizada. Para excluir, selecione o membro desejado na caixa de seleção à esquerda do nome do membro, em seguida, clique no botão Excluir (2):

Para editar, clique sobre o nome do membro desejado e edite as informações necessárias. Confirme as alterações no botão Salvar (1).


28

10. Comentários

É permitido aos visitantes do site de sua unidade postarem comentários em conteúdos e fotos do site. Para que um comentário postado seja publicado é preciso aprovar sua publicação. 10.1 Como aprovar a publicação de um comentário Clique no atalho Comentários (1), ou no menu suspenso Comentários (2), como no exemplo abaixo:

Perceba que o menu suspenso Comentários está numerado. Essa numeração indica a quantidade existente de comentários a aprovar. Clique sobre o comentário desejado. (1) É possível ler o comentário na íntegra e editar alguma informação que julgar necessária. (2) Confira o nome e e-mail (3) do autor do comentário e também a data em que o comentário foi realizado. (4) Selecione a opção Deseja publicar? para que o comentário seja publicado imediatamente. Logo abaixo consta o link do conteúdo que recebeu o comentário. (5) Salve a alteração realizada no botão Salvar.


29

10.2 Como despublicar ou excluir um comentário Para despublicar, basta remover a seleção da opção Publicado (1) no conteúdo desejado. Para excluir, selecione o conteúdo na caixa de seleção à esquerda do comentário desejado e confirme no botão Excluir (2).

11. Configurações Atenção: o acesso ao menu suspenso Configurações estará disponível apenas para a direção da unidade. Em Configurações é possível habilitar o acesso dos funcionários autorizados para gerenciar o site de sua unidade. Só é possível habilitar o acesso no gerenciador de sites para os funcionários que já possuem cadastro no Portal. 11.1 Como habilitar um usuário no gerenciador de sites Clique no menu suspenso Configurações (1). A tela apresentará os funcionários de sua unidade que já possuem cadastro no Portal. Selecione o tipo de permissão (2) do funcionário selecionado: Administrador: terá acesso livre a todos os módulos do gerenciador, permitindo criar e gerenciar menus, módulos, conteúdos, álbuns, arquivos, banners, topos, categorias, membros da equipe e comentários. Diagramador: só é permitido criar e editar conteúdos. Selecione a opção Ativado (3) para habilitar o acesso do funcionário ao gerenciador de sites. Para acessar o gerenciador de sites, o funcionário habilitado deve utilizar os mesmos dados de login do Portal.


30

12. Código da página Na página do gerenciador, logo abaixo de cada título, há um código, ao clicar neste código, você será direcionado para o Suporte Online. Nele serão apresentadas informações detalhadas de cada página, servindo como um índice.

Importante: Ao solicitar o suporte técnico, tenha em mãos o código da página, para personalizar e agilizar seu atendimento.

Para informações on-line sobre a utilização do Gerenciador de Sites, acesse http://www.educacaoadventista.org.br/suporte-online


Manual Gerenciador de Sites