Conexão 2.0 - DIGITAL DO CRIADOR

Page 2

Da redação

MENU

Editor Wendel Lima

FÉ NA JUVENTUDE

4 CONECTADO

A OPINIÃO DE QUEM SEGUE E CURTE A REVISTA

6

GLOBOSFERA

DOCUMENTÁRIOS, SÉRIES, PROGRAMAS DE TV, CURSOS ON-LINE E LIVROS SOBRE CIÊNCIA E RELIGIÃO

8 ENTENDA 24 PERGUNTAS

A CALÇADA DA FÉ

Daniel Oliveira

HÁ MAIS DE 80 anos a Igreja Adventista tem produzido uma revista para jovens no Brasil. É verdade que essa história foi marcada por descontinuidades, mas o esforço da denominação para se comunicar com as novas gerações sempre ocorreu. A revista que você tem em mãos é a quinta fase dessa trajetória: Juventude (1936-1940); Mocidade (1958-1994); Superamigo (1994-1998); Conexão JA (2007-jun. 2012) e Conexão 2.0 (jul. 2012-presente). Se, no início, a igreja tinha a preocupação exclusiva de falar com seus jovens, ela percebeu ao longo do tempo que poderia dialogar com um público mais amplo. Isso evidentemente exigiu e tem exigido adequações de temáticas e abordagens. Para 2019, por exemplo, percebemos a necessidade de ter uma revista mais alinhada com os valores bíblicos que são enfatizados a cada bimestre nos colégios adventistas (PMDE). Por isso, agora os números da Conexão 2.0 serão temáticos, seguindo a prática do mercado editorial de lançar edições especiais. Outras duas mudanças são o acréscimo de quatro páginas com a seção “Texto e contexto”, espaço que vai nos ajudar a perceber a beleza da relação entre forma e conteúdo na Bíblia; e a nova capa da revista com uma gramatura maior. A ideia é agregar profundidade e perenidade às nossas edições, incentivando você a guardar e ter sua coleção particular da Conexão 2.0. Dois riscos que se corre ao produzir uma revista para jovens é divinizar e demonizar a juventude. E nós aqui na Conexão 2.0 não estamos livres disso. Divinizar significa supervalorizar a inovação, o presente, a beleza e a vitalidade, em detrimento da tradição, do passado e da experiência e sabedoria acumuladas. Por outro lado, demonizar é uma tentação fácil, principalmente para as gerações mais velhas que lideram instituições sociais como a igreja, a escola e o Estado. Os mais experientes costumam ter um discurso pronto para os jovens, mostrando o que a juventude precisa fazer e evitar para se adequar a um sistema de códigos construído e legitimado pelos mais velhos. Essa tensão intergeracional não é de hoje, mas tem sido intensificada pelas rápidas e profundas mudanças do nosso tempo. O ponto é que os mais experientes têm muito a contribuir com a formação dos jovens, pois possuem uma visão mais ampla e equilibrada da vida; porém, a juventude também tem muito a dizer sobre os “pontos cegos” das gerações anteriores e a respeito do que sonham para o próprio futuro. Equilibrar de modo criativo e produtivo as tensões entre as expectativas de uma instituição de educação confessional e a de milhares de estudantes é um dos desafios da nossa revista. Ao começar este ano com uma edição temática sobre fé no Criador, renovamos nossa fé na juventude: de que os jovens são protagonistas do processo de continuidade e ressignificação da mensagem e esperança que compartilhamos. E assim será até que Cristo volte. Boa leitura!

LUZ SOLAR, FÉ E EVOLUCIONISMO TEÍSTA

32 APRENDA 33 NA CABECEIRA

A VENCER O SEDENTARISMO

JAN-MAR

1

34 GUIA DE PROFISSÕES CONHEÇA A CARREIRA QUE ESTÁ EM ALTA POR CAUSA DA CRISE AMBIENTAL

16 ARTIGO

A FÉ EM DEUS NÃO É IRRACIONAL, MAS VAI ALÉM DA LÓGICA HUMANA

2019

38769_RevistaConexao_1Trim_2019.indd 2

O RE REC INTE

LIVRO DISCUTE A RELAÇÃO DA TEORIA CRIACIONISTA COM ÁREAS POUCO EXPLORADAS

Nota: Mudanças na equipe. Sai o pastor Fernando Dias, que por quase três anos nos ajudou com as seções Entenda e Perguntas. Entra o jornalista Márcio Tonetti, que vai colaborar com seu talento para apurar e contar boas histórias. Gratidão ao Fernando e boas-vindas ao Tonetti! 2 |

5 AO

21/12/18 09:22

20


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.