Page 1

vida leve MAIO 2014 - EDIÇÃO N° 1

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - transgênicos - feiras orgânicas - comer fora de casa - benefícios

PILATES

atividade física e reabilitação de pacientes

MEDITAÇÃO

como forma de equilíbrio

OBESIDADE INFANTIL como forma de equilíbrio

Maio 2014

1


Aos leitores Leveza, é o que esperamos transmitir com essa edição. No que comemos, com a nossa espiritualidade e na precisão e força dos movimentos, mas como fluidez. A partir de minha experiência pessoal com a prática do Pilates, resolvi mostrar aos nossos leitores as vantagens dessa atividade que posso comprovadamente dizer: mudou minha vida. Por questões de saúde, tenho um problema sério de coluna, não posso ficar sem fortalecer a musculatura do tronco, por isso procurei o Pilates. A melhora da postura corporal, respiração, flexibilidade, entre outros benefícios se refletem diretamente na minha autoestima. Além de ir atrás de novas tendências, como o NeoPilates. Ainda nesta edição a repórter Isolda Souto Maior vai abordar em sua matéria principal sobre o tema meditação, sua filosofia e a busca do equilíbrio interior através da sabedoria milenar dos Budistas. Em vídeo, o professor de Meditação do Templo Budista de Olinda vai falar sobre a relação entre Meditação e Budismo e apresentar alguns tipos de budas e suas respectivas simbologias. Baseado ainda na filosofia oriental, a matéria vinculada terá como tema Shiatsu, serão abordados aspectos positivos desta massagem que é considerada terapia alternativa proporcionando excelentes resultados se realizado sistematicamente como forma de prevenção de doenças. Já a repórter Flávia Oliveira, mostrará a importância dos cuidados com a alimentação na infância. E nessa fase que os pequenos desenvolvem o paladar e hábitos errados podem levar a obesidade infantil e uma série de complicações. Tratamento e prevenção essas são as palavras chave. O cuidados que os pais e responsáveis devem ter com a alimentação das crianças. Dependendo do tipo de alimentação, pode trazer consequências positivas ou negativas à saúde da criança. Doenças como hipertensão, diabetes e obesidade estão diretamente ligadas à má alimentação. Boa leitura! Pietra Valadares Editora

2

vida leve


Equipe Daniela Venâncio Nascida em São Vicente, litoral paulista, Daniela tem 27 anos. Estudante do curso de jornalismo da UNICAP. Apaixonada pela profissão, é curiosa por natureza. Adora conhecer pessoas e histórias. Leitora ávida, fã de jazz e fotografia. Nessa edição assina os textos sobre As consequências de um cotidiano estressante e Como se manter equilibrado. Além de um vídeo com o psicólogo Antônio Guinho, falando sobre suas pesquisas científicas com estudantes estressados, os resultados foram impressionantes. E você também pode ouvir o que os recifenses fazem para relaxar.

Flávia Oliveira Quebrando um paradigma familiar, onde sua mãe e irmã são docentes, Flávia resolveu deixar a sala de aula como professora de educação infantil, para iniciar uma história com o jornalismo. Isso aconteceu em 2012, quando ingressou na Universidade Católica de Pernambuco com o incentivo do esposo, Vando Augusto, com quem é casada há oito anos. Gosta de se relacionar com as pessoas, viajar, cinema e teatro. Além disso, gosta de aproveitar as horas vagas para curtir a família e amigos. Acredita que será uma profissional renomada no cenário jornalístico brasileiro, por meio da sua fé em Deus.

Isolda Souto Maior Estudante de Jornalismo com formação em Relações Públicas, sempre se encantou com as descobertas realizadas através da leitura, gosta de ler sobre Cultura, Sociologia e Entretenimento. Curte realizar tours por restaurantes que tenham como proposta uma ótima gastronomia. Nessa edição da revista assina os textos sobre Meditação e Shiatsu, além de um vídeo sobre os Budas e suas simbologias e um áudio sobre um especialista de Shiatsu falando das áreas da saúde em que a massagem japonesa pode atuar.

Pietra Valadares Insatisfeita com a profissional recém-adquirida, por indecisão da adolescência na hora do vestibular (Ciências Biológicas), resolveu mudar o rumo de sua vida. Agora estudante de Jornalismo, com especialização em História, trabalha para o Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais) e faz freelances. Gosta de gastronomia, cinema e viajar. Nas horas vagas prepara sobremesas e fotografa suas criações. Espera um dia dar a volta ao mundo e provar as comidas mais interessantes e saborosas existentes, principalmente as sobremesas. Além disso, pratica Pilates e passa seus fins de semana pertinho da natureza.

Maio 2014

3


Redes Sociais fb.com/vidaleverevista @revistavidaleve @revistavidaleve 4

vida leve


Sumรกrio

Maio 2014

5


A meditação

utilizada como forma de equilíbrio por Isolda Souto Maior No contexto Budista, originário da Índia, há séculos a meditação é a ferramenta imprescindível para a geração das grandes transformações: mentais e emocionais. A filosofia do Budismo consiste em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimento inclusive dos desejos materiais, para que esses males sejam superados é necessário que o ser humano livre-se da dor e da ignorância. De acordo com a filosofia do budismo, o homem precisa percorrer oito caminhos para atingir a libertação: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. A meditação é considerada o caminho mais importante para atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) que só é possível ser alcançado enfrentando os sofrimentos da vida. No ocidente tem sido estudados amplamente os efeitos benéficos da meditação na área de saúde, processo de recuperação e até superação de

doenças. Com o modo de vida caótico que se tornaram os centros urbanos, a procura pelo equilíbrio do corpo e da alma aumentaram de forma significativa. No Brasil, dentre os famosos adeptos podemos destacar Caio Blat que fez recentemente o papel de monge budista na novela da Globo “Joia Rara”. O ator que sempre foi Espírita, adotou o Budismo como sua crença após o início de seu trabalho. “É muito bom entoar mantras e meditar, me sinto mais sereno e concentrado”, já incorporou a filosofia em sua rotina diária. Internacionalmente, Richard Gere, ator americano e seguidor do budismo, é amigo pessoal do Dalai Lama, visita o líder frequentemente. A Fundação Gere patrocinou a publicação de “O Sentido da Vida”, de Sua Santidade, Dalai Lama. Este livro é uma maravilhosa oportunidade para todos realizarem contato com a sabedoria desta grande personalidade. Os leitores obterão muitos benefícios ao contemplar e meditar sobre estes ensinamentos, sente orgulho de ter a Fundação Gere associada ao Dalai Lama e à sua mensagem de responsabilidade e paz universais, encerra.

Clique aqui e assista agora ao vídeo do professor de meditação Antônio Figueiredo falando um pouco sobre budismo, meditação e apresentando entidades búdicas.

6

4 4 vida leve


coluna

da Isolda Ponderações sobre uma Alimentação Saudável e a importância de consumir o limão pelas suas propriedades terapêuticas Se algo pode afetar a condição de nosso organismo mais que qualquer outra coisa é o que ingerimos. Como dizia Hipócrates: “Seja o teu alimento o seu remédio e o teu remédio seja o seu alimento”. Uma alimentação saudável não é necessariamente cara e sim de boa qualidade, deve proporcionar saúde e vigor. O cardápio ideal é constituído da ingestão de frutas frescas, cereais integrais, hortaliças, verduras, legumes, nozes, castanhas e outras sementes. Os laticínios em geral devem ser consumidos com moderação, bem como as carnes vermelhas. Simultaneamente devem ser evitados os produtos refinados e industrializados que passam por processos que os destituem de seus valores alimentícios, causando na maioria das vezes, distúrbios ao organismo, diminuindo a resistência do ser humano à infecções e causando frequentemente fermentação nociva. O consumo desenfreado de alimentos “desnaturados”, cheios de aditivos químicos como doces, balas, Maio 2014

frituras e refrigerantes têm provocado males como a obesidade, hipertensão e diabetes. O Comércio e a indústria são os únicos “beneficiados” com a produção desses alimentos em detrimento de uma população que consome cada vez mais fast food. O limão é conhecido cientificamente como citrus limonus, originário da India é consumido mundialmente. O campo de ação curativa desta fruta é amplo, é conhecido seu efeito no que se refere a desacidificação do sangue e particularmente dos órgãos excretores que são os rins, o intestino e a pele. É fundamental o consumo diário do limão para se prevenir de várias doenças, inclusive manter o equilíbrio do corpo. Existem tratamentos fitoterápicos que prescrevem o uso exclusivo do limão como finalidade curativa e regenadora. Para quem mora num país tropical nada melhor do que um suco refrescante nos dias de verão! É ainda tem as vitaminas A, C, P , B1 E B2! Saúde!

7


Pilates

se firma como atividad

por Pietra Valadares Precisamos nos movimentar, estar em movimento, para nos manter saudáveis: corpo e mente. Entre as várias atividades físicas existentes, o Pilates vem se estabelecendo, como uma ótima opção. A técnica criada por Josef Pilates têm como princípios: equilíbrio, força, flexibilidade, força, agilidade e concentração. Aluno famosos, como Madonna, ajudaram na popularização do método ao redor do mundo e no Brasil. Antes chamado de contrologia, o Pilates tem como base a força abdominal. Segundo Josef, o centro de força do corpo está nos músculos abdominais e por isso a importância de fortalecer essa área. Gabrielle Rios, 23 anos, começou a se ter interesse por Pilates ainda na época da faculdade de fisioterapia. Entre as várias técnicas estudadas para reabilitação de pacientes, o Pilates chamou sua atenção. O fascínio pelos movimentos, estruturas musculares e as várias possibilidades de movimento, foram o primeiro passo. Para o curso profissional (dura três meses) e adquirir seu próprio estúdio (A Cia Corpo Leve), foi um pulo. Segundo a fisioterapeuta os benefícios do método são enormes: ajuda no alinhamento postural, aumenta a concentração, disposição física, controle da respiração e maior consciência corporal. “Como não promove tanto impacto nas articulações é um exercício com menores riscos de lesões comparado a outros”, explica. Também é por esse motivo que tantas pessoas procuram o Pilates por indicação médica. “Pode ser utilizado no tratamento de pacientes com hérnia de disco, problemas reumatológicos, dores e lesões, por exemplo, mas é uma ótima opção de atividade física”, esclarece.

NeoPilates

hibridização à

As ramificações do Pilates só aumentam e surgem novidades com inspiração em movimentos de diversas atividades. O NeoPilates é uma dessas releituras do Pilates original, sem perder os princípios da contrologia, claro. Com influência de exercícios circenses e de treinamento funcional (usa o peso do corpo), a catarinense Amanda Braz criou o método há três anos: acrescentou novos conceitos e criou os necessários a prática. A fisioterapeuta Daniela Lins, 23 anos, é uma das entusiastas da nova modalidade. Era professora do Pilates original e descobriu o NeoPilates através da internet. Viajou para Salvador e fez o curso com a criadora, Amanda Braz, que estava ensinando o método na cidade. Para Daniela, a identificação foi imediata. 8

vida leve


de física e reabilitação de pacientes Por ser um exercício de baixo impacto é indicado também para as gestantes. “Ajudar a preparar o corpo da mãe para o peso do bebê que irá carregar. Além de ajudar no parto normal, é recomendado no pós-parto”, afirma a fisioterapeuta. O Pilates serve para todas as faixas etárias: de criança a idosos, não tem uma limite de idade. “Um idoso de 75 anos pode ser mais alongado do que um jovem de 18 anos. Vai muito da constituição física de cada um”, diz. Segundo Gabrielle, através dos aparelhos ou no solo, todos os exercícios exigem precisão nos movimentos, controle da respiração e a centralização de força nos músculos do abdômen. “A respiração precisa estar em sinergia com o movimento e também precisa ter fluidez, ou seja, sem começo, meio e fim”, explica. A psicóloga Mariza Moura procurou o Pilates por ter neuropatia radial, problema que adquiriu pela má postura ao digitar no computador. Como consequência, muitas dores nas costas. Após o Pilates, além de sentir menos dores, passou a ter mais qualidade de vida e mais disposição para sua rotina diária. “Voltei a caminhar na Jaqueira, hábito que tanto gosto, mas parei porque ficava com muita dor. Hoje eu consigo fazer três voltas no parque. Isso aumentou minha resistência e autoestima”, diz a paciente. O seu momento favorito da aula é o relaxamento. Durante toda a atividade, a respiração diafragmática contribui para o alívio de tensões, mas é no final da aula o momento mais aguardado por Mariza: a massagem. Com as mãos ou acessórios, como a bola, os pacientes recebem uma leve massagem nas costas, ao som de música calma e suave. “Não tenho vontade de levantar mais”, brinca Mariza.

à brasileira “Muita atividade lúdica e brincadeiras sobre bases instáveis. O Pilates tradicional é uma coisa mais devagar, parada”, explica. Segundo Daniela, é preciso um parecer cardiológico antes de iniciar as aulas e nem todo mundo pode fazer. Pessoas com algum problema de saúde precisam consultar um especialista antes. Ao contrário do método original, que as pessoas vão por indicação médica. “As pessoas que procuram o NeoPilates geralmente não gostam de academia e nem tempo muito tempo para se exercitar, por isso gostam da aula porque é bastante intensa e o gosto calórico alto”, afirma. Buscam condicionamento, superação física e ficar literalmente de pernas no ar. Serviço: Cia Corpo Leve Pilates (3241-5676) e Casa Mecane (3038-0543). Maio 2014

9

Teste5  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you