Ethos & Episteme Vol.9

Page 87

díveis aos diferentes movimentos da escrita, devendo dar inicio mesmo antes do início da escrita propriamente dita”. Essas limitações foram visíveis no momento dos jogos e das brincadeiras por serem atividades desenvolvidas em grupo com interação, vinculo e afetividade. O brincar na escola não é exatamente igual a brincar em outras ocasiões, uma vez que a vida escolar é regida por algumas normas que regulam as ações das pessoas e as interações entre elas e, naturalmente, essas normas estão presentes, também, na atividade da criança. No caso específico de jogos e brincadeiras quando direcionados para a alfabetização, leitura e letramento podem integrar o prazer e o saber promovendo a apropriação do sistema da escrita alfabética como também a prática da leitura, escrita e oralidade. No gráfico 03 observa-se o perfil de desenvolvimento dos alunos.

Visando entender a importância da evolução psicomotora no estágio sensóriomotor que vai do nascimento até 2 anos de idade, procuramos respaldo em Jean Piaget que estruturou os estágios em seis sub-estágios. Optamos pelo terceiro, que é o de “Reações circulares secundárias” em virtude de corresponder ao período de 4 a 8 anos, início do interesse pelos objetos externos; esboça-se o surgimento da intencionalidade. Por isso, decidimos desenvolver algumas atividades direcionadas a coordenação motora grossa, fina e grafismo para alunos da referida faixa etária. Assim, podemos colocar em prática teorias aprendidas em sala de aula do curso de Pós-Graduação. A coordenação Global ou Motricidade Ampla possibilita conhecermos a criança através de gestos, atitudes, deslocamento e seu próprio ritmo, assim, através das brincadeiras ela pode expressar com maior naturalidade cenas de seu cotidiano. A coordenação motora fina é assim denominada para movimentos coordenados que trabalham os pequenos músculos de forma mais eficaz, tornando o ambiente controlável pelo corpo para o manuseio de objetos. E o grafismo é muito útil para exercitar a composição e o enquadramento, usa-se para exercitar e educar o olhar, para ver as formas geométricas em variadas situações. Alguns pesquisadores na área da educação têm abordado o dilema do fracasso escolar, procuram desenvolver programas que motivem, atraiam, reforcem, treinem e gravem melhor o aprendizado. Entretanto, por que algumas crianças não conseguem? Piaget, estudando as estruturas cognitivas, descreve a importância do período sensório motor e da motricidade, principalmente antes da aquisição da linguagem. Wallon, 87


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.