Issuu on Google+

MANUAL DA MARCA/PRODUÇÃO


MANUAL DA MARCA/PRODUÇÃO

I EAT RIO é um guia turístico que foge dos padrões, pois apresenta os famosos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro através da gastronomia brasileira. A ideia é fazer com que o turista conheça todos os pontos turísticos da cidade e experimente tudo o que faz parte do cardápio carioca, tendo assim, uma experiência que julgamos completa. Enquanto os guias convencionais se importam exclusivamente em mostrar a cidade , I EAT RIO aposta em uma abordagem que faz a união entre o conhecer e o viver. Buscamos a total imersão do visitante e nos preocupamos não no superficial, mas em oferecer uma sensação diferenciada. Para isso, fizemos um levantamento completo das comidas tipicamente brasileiras e dos melhores restaurantes cariocas em que elas se encontram. Nosso guia foi todo planejado para que o turista possa conhecer o que há de mais brasileiro no Rio. Além disso, buscamos dar prioridade não aos mais caros e badalados, mas sim aos mais conceituados por gente que realmente vive a cultura carioca. Em paralelo aos restaurantes e as comidas, selecionamos lugares imperdíveis para o turista visitar. Em nosso guia, além de citar, explicamos do que se trata cada lugar e disponibilizamos endereço e horário de funcionamento em todos eles, bem como fazemos com os pratos típicos e os restaurantes. Como um dos focos principais do nosso projeto é a praticidade, criamos um simples sistema de informações, onde os pratos/restaurantes se encontram em ordem numérica e os pontos turísticos em ordem alfabética, todos respeitando as divisões de bairros que optamos por fazer. Facilitando assim a localização no mapa que desenvolvemos. Para produzir o mapa, procuramos referências de outros sites e de outros guias. Feito isso, definimos a linha que deveriamos seguir e iniciamos as ilustrações. Mais uma vez pensando na praticidade, nosso mapa apresenta somente o necessário e o que contém nas informações do guia. O I EAT RIO está disponivel em duas versões: guia impresso e digital, ambas disponíveis em inglês e português. O guia impresso foi criado para ser distribuído em albergues e hotéis e todos os exemplares são de distribuição gratuita. Para isso, contamos com a parceria e o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A versão digital se sustenta no site www.ieatrio.com, onde além das informações do guia impresso, o turista pode encontrar outras opções de restaurante e comidas que estão disponíveis exclusivamente na versão online. Outro diferencial do site é a opção de “Faça seu mapa”, onde é possivel interagir com o guia e criar seu próprio roteiro a partir das informações dispostas no próprio site.

2


MANUAL DA MARCA/PRODUÇÃO ÍNDICE MANUAL DA MARCA A logomarca

4

Tipografia

4

Aplicação em 1 cor

5

Redução

5

A paleta de cores da marca

5

Área de proteção

6

Exemplos de aplicações erradas da marca

6

MANUAL DE PRODUÇÃO GUIA IMPRESSO Modelo para montagem e ordenação das páginas para impressão

7

Modelo de página

9

Elementos da página: 1 - Faixa superior (indicação de zona)

10

2 - Paleta de cores das zonas

10

3 - Texto dos restaurantes

10

4 - Box colorido

11

Composição da capa

12

Composição da contracapa

13

Mapa

14

Orçamento de impressão

15

Adesivos

16

SITE

17

Wireframe da página principal

18

Especificações box “fale conosco”

19

Especificações box “pontos de distribuição do guia”

20

Wireframe página “faça seu mapa”

21

Especificações box com info dos restaurantes

3

Fluxograma

22

Orçamento de produção do site

23


MANUAL DA MARCA A LOGOMARCA

1,15

A logomarca oficial é composta pela tipografia (“I” e “RIO”) combinada com o símbolo (prato com o garfo e a faca). Ela pode ser utilizada sobre fundo verde (desde que o mesmo verde da paleta de cores oficial da marca), ou então dentro da elipse (que deve respeitar as proporções de 1,00 de diâmetro horizontal e 1,15 de diâmetro vertical), também verde. A tipografia utilizada é a American Typewriter Bold, com um espaço ajustado (menor) entre o R e o I, para manter a unidade da marca.

TIPOGRAFIA PRINCIPAL

TIPOGRAFIA SECUNDÁRIA

American Typewriter Bold

American Typewriter Regular

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

012 3 4 5 6 7 8 9 . , ? ! - @

012 3 4 5 6 7 8 9 . , ? ! - @

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec ante ligula, lacinia sed ornare nec, ullamcorper ut sem.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec ante ligula, lacinia sed ornare nec, ullamcorper ut sem.

4


MANUAL DA MARCA APLICAÇÃO EM 1 COR

* Sempre que possível, utilizar versão com escala de cinza, para não perder a hierarquização marcada pela diferença entre a cor do símbolo (prato) e da tipografia.

A PALETA DE CORES DA MARCA

8mm

REDUÇÃO

10mm Redução máxima permitida.

5


MANUAL DA MARCA ÁREA DE PROTEÇÃO A área mínima de proteção ao redor da logomarca (onde não deve haver nenhuma interferência de nenhum elemento deve corresponder a 2 vezes a largura do “I” (sem considerar a serifa), aplicada a partir de seus limites.

2

1

2

EXEMPLOS DE APLICAÇÕES ERRADAS DA MARCA

6

Não altere as cores da marca.

Não altere as cores da marca, nem mesmo as inverta.

Não aplique contorno (outline) em nenhum elemento da marca.

Não gire a marca (só é permitido a aplicação de rotação na marca, quando na elipse).

Não altere a cor do fundo.

Não aplique contorno (outline) em nenhum elemento da marca (nem mesmo sendo aplicado em 1 cor).

Não distorça a marca. Mantenha sempre as proporções originais.

Não altere a tipografia.

Não altere as proporções entre os elementos da marca.


MANUAL DE PRODUÇÃO

GUIA IMPRESSO

MODELO PARA MONTAGEM E ORDENAÇÃO DAS PÁGINAS PARA IMPRESSÃO

Modelo para montagem e ordenação das páginas para impressão, com as especificações de corte (linha contínua) e vinco (linha pontilhada). Tamanho de cada página dobrada: 140 x 190mm; Tamanho do guia aberto: 560 x 380mm (+5mm em cada margem externa referente à margem de sangramento).

7


MANUAL DE PRODUÇÃO

GUIA IMPRESSO

MODELO PARA MONTAGEM E ORDENAÇÃO DAS PÁGINAS PARA IMPRESSÃO

Demonstração do funcionamento da dobra, a partir de fotografia.

8


MANUAL DE PRODUÇÃO

GUIA IMPRESSO

Pavão azul | pastel

5

É um salgado feito com massa de farinha com recheios variados. Geralmente são fritos ou assados no forno.

É preparada a base de feijão e carne de porco, um prato típico brasileiro. Rua Prudente de Moraes, 10 – Ipanema Telefone: 2247-2776 Horário: 12h-0h

Rua Hilário de Gouveia, 71 - lojas A e B Copacabana Telefone: 2236-2381 Horário: 12:00-00:00 (sexta até 2:00, domingo até 20:00)

6 Academia da Cachaça | caipirinhas

Um tradicional café da manhã, com bela vista de Copacabana. Praça Cel Eugênio Franco nº 1, Copacabana Telefone: 3201-4049 Horário: 12:00h-16:00h

Rua Conde Bernadotte, 26 – Leblon Telefone: 2529-2680 e 2239-1542 Horário: 12h-1h (sex. e sáb. até 2h)

3 Manuel e Joaquim | bolinho de bacalhau

7

Av. Atlântica, 3806 - Posto 6 Copacabana Telefone: 2523-1128 Horário: Diariamente, a partir das 12h.

Rua Rita Ludolf, 90 - loja A – Leblon Telefone: 2274-8295 Horário: 10h-19h30

Toca do Siri | acarajé

É uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite-de-dendê. O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru ou salada.

A

Pedra do Arpoador

B

Forte de Copacabana

Linda vista das praias de Ipanema e Leblon. Vale a pena subir no entardecer e assistir ao pôr do sol em uma das mais belas vistas do Rio.

Rua Raul Pompéia, 6 – Copacabana Telefone: 2267-0894 Horário: 12:00-23:00. (não abre às segundas)

57

Colher de Pau | brigadeiro

É feito com leite condensado, achocolatado em pó, manteiga e chocolate granulado por cima. Seu formato varia de lugar para lugar, pode ser no formato redondo, em copinho, ou em colheres.

Bolinho de peixe frito com farinha de trigo.

10

150

É uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente. É feita com cachaça, limão (ou qualquer outra fruta), açúcar e gelo. É servida na maioria dos bares e restaurantes.

Confeitaria Colombo | café da manhã 2

4

Casa da feijoada | feijoada

Aonde funciona o Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana. Possui ainda uma bela vista de Copacabana e a tradicional Confeitaria Colombo.

6

57

5,3 3,4 1,2

1

6,2

26,1

MODELO DE PÁGINA

10

* Medidas em milímetros.

9


MANUAL DE PRODUÇÃO

GUIA IMPRESSO

ELEMENTOS DA PÁGINA

4,7 3,8

17,8

1 - Faixa superior (indicação de zona):

2,4

137,6

* Medidas em milímetros.

2 - Paleta de cores das zonas:

Aparece em todas as página, na parte superior. É o que identifica a zona tratada na página. A ilustração é sempre a mesma, mudando apenas a cor, correspondente à zona. Em baixo, o texto indicando os bairros que compoem a zona, em American Typewritter Bold, corpo 14.

3 - Texto dos restaurantes: Nome do Lugar (“Pavão azul”): Helvetica Bold 10/10 (com deslocamento de 5 mm para a direita - espaço para o ponto) Ponto: 3,5mm de diâmetro, na cor correspondente à zona (nesse caso, laranja). Número composto em branco, Helvetica Bold, corpo 8, sempre centralizado no ponto.

Nome do prato (“pastel”): Helvetica Bold Oblique 10/10 Explicação (“É um salgado feito com...”): Helvetica Regular 9/10 (com 1 mm de espaço depois do nome do lugar e do prato). Ficha técnica (endereço/telefone/ horário): Helvetica Oblique 8/10 (com 1 mm de espaço depois da explicação). * Todo texto é justificado, com hifenização, exceto o nome do lugar e do prato.

10


MANUAL DE PRODUÇÃO 4 - Box colorido:

GUIA IMPRESSO

Nome do lugar (“Pedra do Arpoador”): Helvetica Bold 10/10 (com recuo de 5mm para a direita - espaço para o ponto)

Ponto: 3,5mm de diâmetro, na cor correspondente à zona (nesse caso, laranja), com um contorno (stroke) branco de 1pt. Letra composta em branco, Helvetica Bold, corpo 8, sempre centralizada no ponto.

Explicação (“Linda vista das praias de Ipanema...”): Helvetica Regular 9/10 com 1mm de espaço entre o nome do lugar e a explicação.

6,5

26,1

O box colorido apresenta os pontos turísticos da zona. Seu tamanho varia de acordo com o conteúdo, mantendo-se sempre na coluna da direita, com o espaço de 3,4mm com a faixa colorida que marca o fim da página. Entretanto, sua altura pode variar, chegando ao tamanho máximo, em que a distância entre a faixa superior (de indicação da zona) e o início do box seja de 6,5mm (como nas páginas rosa, vermelha e azul escura).

O aipim é um tipo de mandioca frita, já o tutu é feito com feijão cozido e refogado, com pedaços de bacon frito, cebola e alho, misturado com farinha de mandioca. Rua Paulo Barreto, 25 - loja A e B - Botafogo Telefone: 2286-2176 Horário: 11h-1h 13

Botequim | picadinho

Tradicionalmente preparado com carne bovina, cortada em pequenos cubos, frita e temperado com alho e pimenta. Rua Visconde de Caravelas, 184 - Humaitá Telefone: 2286-3391 e 2537-7650 Horário: 12h-1h 14

Porcão Rios | churrascaria

No esquema rodízio, é oferecido ao cliente diversos cortes de carne (destaque para picanha e coração de galinha). Av. Infante Dom Henrique, s/nº, Aterro do Flamengo Telefone: 3461 9020 Horários: seg a qui: 12-00h/sex e sáb: 12-0:30h/ dom e feriados: 12-23h 15 Refeitório Orgânico | comida vegetariana

Apesar de o churrasco ser típico, existem boas opções para aqueles que não comem carne.

G

Favela Santa Marta

É uma favela localizada no Morro Dona Marta no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro. É famosa por ter sido palco do clipe de Michael Jackson, They Don’t Care About Us. Possui uma bonita vista e hoje em dia está pacificada e policiada. Existem passeios turísticos guiados que passam pelas favelas, para quem tem curiosidade de conhecer com segurança esses locais. H

Pão de Açúcar

I

MAM

J

Aterro do Flamengo

O teleférico do Pão de Açúcar  foi o primeiro instalado no Brasil e o terceiro no mundo. O passeio tem como cenário 360º de paisagens deslumbrantes como a vista para as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía de Guanabara; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte RioNiteroí.

148,7

12 Adega da Velha | aipim frito e tutu de feijão

O Museu de Arte Moderna fica no Aterro do Flamengo. Além de sua coleção permanente e exposições, a arquitetura e a paisagem são grandes atrativos. Grande área aterrada, que hoje em dia é utilizada para caminhadas e práticas de esporte em geral. Destaca-se pela bela vista da Baia de Guanabara.

5,3 3,4

Rua Dezenove de Fevereiro, 120 - Botafogo Telefone: 2537-0750 Horário: 11-16h (dom. fecha).

11

* Medidas em milímetros.


MANUAL DE PRODUÇÃO

GUIA IMPRESSO

COMPOSIÇÃO DA CAPA

* Medidas em milímetros.

A capa do guia vem nas cores da marca, com o logo como elemento principal. O logo vem em uma variação, o prato é composto por ilustrações que simbolizam lugares e comidas do Rio. Mantem-se a cor amarela nos elementos que compoem o prato. O logo aparece com uma inclinação de 7 graus, assim como o grafismo que representa o desenho do calçadão de Copacabana, composto em branco, com opacidade de 30%.

12


MANUAL DE PRODUÇÃO

GUIA IMPRESSO

COMPOSIÇÃO DA CONTRACAPA

* Medidas em milímetros.

A contracapa do guia vem nas cores da marca, com a “continuação” dos grafismos da capa. O texto explicativo é composto em American Typewriter 12/15, variando em sua versão Regular (todo texto) e Bold (quando escrito o nome da marca, o endereço do site e a última frase) Abaixo, aparece o logo “I EAT RIO”, junto com o logo da Prefeitura (em branco, vazado em verde).

13


MANUAL DE PRODUÇÃO

GUIA IMPRESSO

380

MAPA

560

* Medidas em milímetros. Dimensões: - bolinha coloridas (mesma cor das zonas): 5 x 5 mm - números: Helvetica Bold 10 pt - letras: Helvetica Bold 11 pt (todas em caixa alta e stroke branca de 1 pt) - boxes do lado direito do mapa (informações complementares): 73 x 21 mm - logo I EAT RIO: 156 x 135 mm - nome das ruas: Myriad Pro Bold Condensed 6 pt - pontos turísticos e alguns outros lugares de referência: Myriad Pro Bold Condensed 13 pt

14


MANUAL DE PRODUÇÃO

GUIA IMPRESSO

ORÇAMENTO DE IMPRESSÃO DO GUIA

Data: Nº do Orçamento: Cliente: A/C:

sexta-feira, 17 de junho de 2011 41260 Eduardo Franco Eduardo ESPECIFICAÇÃO DO TRABALHO

Produto:

Lamina

Formato:

56 x 38cm

Papel:

Couchê matte 115g

Cor:

4/4

Acabamento:

Dobra Mapa - Corte Reto

Fotolito:

CTP e Prova Digital inclusos

Quantidade:

100.000

ISS Entrega: Validade: Pagamento:

Incluso no preço A combinar 10 dias 28 dd

Preço:

R$ 30.030,00

Obs.: Material personalizado, sob encomenda, para uso e consumo do encomendante. Nota: O preço acima inclui o transporte, somente para mercadorias a serem entregues na cidade do Rio de Janeiro. A entrega total está sujeita a variação na quantidade encomendada, para mais ou para menos, de 5% do pedido.

Rio BPC Artes Gráficas Ltda.

15

RIO BPC ARTES GRÁFICAS Rua Antunes Maciel, 254 - São Cristovão Rio de Janeiro RJ 20940 010


MANUAL DE PRODUÇÃO

GUIA IMPRESSO

ADESIVOS

Adesivos 0,85 x 0,85 cm Círculo vazado 0,5 x 0,5 cm

Use os adesivos amarelos para marcar os lugares que pretende conhecer, e os verdes e vermelhos para indicar os que visitou (e se atenderam ou não suas expectativas).

Adesivos Logo

6 x 5 cm

3 x 2 cm

16


17

46

13

13

7

7

22

13

134

English / Português

Zona 6

Zona 4

Zona 2

Os elementos estruturais básicos são a

6 6

376

16

25

Mapa

745 x 485

20

59

25 Fale conosco

7

3

ícones

16 x 16

3

Patrocínio

40 x 21

3 3

12

16

560 unidade : pixel

Nas outras páginas estão os botões referentes a cada uma das zonas (incluindo a zona que o usuário está acessando - esta aparece em destaque).

93

25 Pontos de distribuição

American Typewriter Bold BT - 14 pt

18

Os outros botões alteram. Na página principal estão: 1 - Faça seu mapa 2 - Fale Conosco 3 - Pontos de Distribuição 4 - ícones de compartilhar e enviar

554

110

Faça seu mapa

baixo” (que contém o logo da prefeitura, os botões de navegação do mapa e algumas opções na página “Faça seu mapa personalizado”.

1000

Botão para movimentação do mapa

23 x 27

informação”(sempre do lado esquerdo, aonde aparecem os restaurantes); a “área do mapa”, que representa a maior parte do layout da página; e a “barra de

Barra de Zoom

96 x 14

“barra de ferramentas superior”(que sempre contém o logo e as opções de idioma (english/ português) alinhados à esquerda); a “coluna de pesquisa e

6

115 x 48 American Typewriter Bold BT

Zona 5

Zona 3

Zona 1

Introdução / Explicação

223 x 277 Calibri Regular - 11 pt

Busca

American Typewriter Bold BT - 12 pt

248 x 23 Arial Regular - 12 pt

Logo

A configuração e organização básica do espaço nas páginas se mantém sempre igual.

6

38

45

14

46 27

16

MANUAL DE PRODUÇÃO SITE

WIREFRAME DA PÁGINA PRINCIPAL


MANUAL DE PRODUÇÃO

SITE

ESPECIFICAÇÕES BOX “FALE CONOSCO”

O box abre em cima da página inicial, quando o usuário clica no botão “Fale Conosco”. O texto é composto em Calibri 12/14,4. O texto do botão “enviar” é composto em American Typewritter 12pt O box aparece com uma sombra (dropshadow) embaixo. Modo: Multiply Opacidade: 75% X Offset: 0mm / Y Offset: 0mm Blur: 1,76mm Cor: Preto

18


MANUAL DE PRODUÇÃO

SITE

ESPECIFICAÇÕES BOX “PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO DO GUIA IMPRESSO”

O box abre em cima da página inicial, quando o usuário clica no botão “Pontos de Distribuição”. O texto é composto em Calibri 12/14,4, variando em Regular e Italico (nos endereços). O box aparece com uma sombra (dropshadow) embaixo. Modo: Multiply Opacidade: 75% X Offset: 0mm / Y Offset: 0mm Blur: 1,76mm Cor: Preto

19


46

20

5

38

45

13

13

13

Busca

4

3

Calibri Bold - 12 pt/ Calibri Italic - 12 pt

224

13 x 456 Barra de rolagem

Todas opções de restaurante, em todas as zonas, para seleção do “Faça seu mapa”

237 x 451

Restaurantes/comida

Calibri Bold - 12 pt

American Typewriter Bold BT - 13 pt

Pontos Turísticos

Zonas 221 X 26

134

English / Português

American Typewriter Bold BT - 12 pt

248 x 23 Arial Regular - 12 pt

Logo

14

44

5 6

31

96 x 14 Barra de Zoom

Zona 1

92 31

8

16

92 31

92

Zona 3

19 212

23 x 27 Botão para movimentação do mapa

Zona 2

8

1000

31

Mapa

50 x 12 Salvar

745 x 485

Zona 4

92

American Typewriter Bold BT 8

31

8

36

92

Zona 5

76 x 13 Imprimir

31

8 92

28

Zona 6

92

Faça seu mapa

133 x 13 Enviar por email

31

8

17

12

unidade : pixel

40 x 21 Patrocínio

55

46 27

16

MANUAL DE PRODUÇÃO SITE

WIREFRAME PÁGINA “FAÇA SEU MAPA” 560


MANUAL DE PRODUÇÃO

SITE

ESPECIFICAÇÕES BOX COM INFORMAÇÕES DO PRATO/RESTAURANTE:

O box abre em cima do ponto referente ao restaurante, quando o usuário passa o cursor do mouse em cima (do ponto). O box vem na cor referente à zona, com opacidade de 70%. Composição tipográfica: Nome do restaurante (“Manuel e Joaquim”): Helvetica Bold 9pt. Nome do prato (“bolinho de bacalhau”): Helvetica Regular 9pt. Descrição do prato (“Bolinho de peixe frito...”): Helvetica Regular 8pt. Endereço: Helvetica Oblique 8pt. Ficha técnica (telefone e horário): Helvetica Regular 8pt.

21


MANUAL DE PRODUÇÃO FLUXOGRAMA

22

SITE


MANUAL DE PRODUÇÃO

SITE

ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO DO SITE

1. Orçamento de servidor de web – é possível ver através deste site www.jaguarpc.com um orçamento. 2. Orçamento de registro de domínio – através deste site www. aletianic.com é possível montar um site com todos seus domínios, exigências e especificações para visualização online ou móbile, pelo Google ou Yahoo, certifiados de segurança do site, entre outros itens que podem ser adicionados no orçamento do registro do domínio. 3.

Orçamento de design

Varia com a complexidade do site. Calcula-se mais ou menos R$100 por hora de trabalho. 4.

Orçamento programação

Varia com a complexidade do site. Calcula-se mais ou menos R$100 por hora de trabalho. Como a linguagem utilizada para desenvolver o site utiliza-se de Api, que é considerado uma ferramenta nova, exigese um conhecimento maior do programador. Seria necessário fazer um planejamento de quantas horas de trabalho para o design e para programação do site em questão e assim chegar a um custo total. Esse custo varia também para número de pessoas trabalhando no desenvolvimento do site. Linguagem para desenvolvimento do site HTML com JavaScript com uso API do Google maps. Php para montar a estrutura do site e CSS para definir fonte, tamanho, entre linha, etc. HTML – dá a estruturação dos dados de todo conteúdo, texto, etc. JavaScript – cuida de toda interação do site CSS – que é lincado ao HTML, que define o tipo de fonte, tamanho, entre linha, etc. PHP – utilizado para gerar conteúdo dinâmico API – Interface de Programação de Aplicação

23


Manual da marca/produção I EAT RIO