Page 1


Página 2

www.hoje3.com.br ERECHIM - RS

Prefeitos protestam por mais recursos da União e Estados Mais de três mil pessoas de 412 cidades gaúchas estiveram presentes na mobilização de prefeitos, realizada na manhã desta sexta-feira (11/4), na Praça da Matriz, em Porto Alegre. Os prefeitos querem maior repasse de recursos.

Seu Tempo

2

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

H

FALE COM A GENTE EMAIL: contato@hoje3.com.br

hoje.com.br

Hoje

FONE: (54) 2106-8993

Quem lê os jornais brasileiros acha que o tráfico de pessoas é feito por gente má, que não envolve redes, empresas, Poder Público, é uma coisa quase que pontual. Leonardo Sakamoto ONG Repórter Brasil

RUA Pernambuco, 1155 - Centro | Erechim - RS

Accie promove workshop sobre eSocial nesta segunda A ACCIE – realiza, nesta sgeunda, 14, workshop sobre eSocial e seus impactos nos processos internos de RH. A capacitação será realizada no Polo de Cultura, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Segunda-feira deve ser gelada A semana começa com temperaturas baixas em toda a região Norte do RS. De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia, a temperatura pode chegar a seis graus centígrados nesta segunda. Com o passar dos dias as mínimas vão subindo. Para quem vai viajar, é bom se programar para a chuva, pois há boa possibilidade de precipitações na sexta, sábado e domingo, do Feriado de Páscoa. As chuvas podem vir de formas isoladas por regiões.

Previsão do tempo para

Hoje

Sol com céu claro

6ºC

Previsão do tempo para

Terça

Sol com poucas nuvens

19ºC

UMIDADE DO AR: 75% (Máx) POSSIBILIDADE DE CHUVA: 0 mm

10ºC

26ºC

UMIDADE DO AR: 74% (Máx) POSSIBILIDADE DE CHUVA: 0 mm

Previsão do tempo para

Quarta Sol com céu claro

14ºC

27ºC

UMIDADE DO AR: 80% (Máx) POSSIBILIDADE DE CHUVA: 0 mm

Celebração de especial caráter diocesano

UFFS junto ao Comphac é meta

Na manhã da quinta-feira santa ou na sua proximidade, o bispo diocesano com seus padres celebra a missa do crisma, na qual abençoa os óleos para os sacramentos do batismo e unção dos enfermos e consagra o óleo para a crisma e as ordenações. Na Diocese de Erechim, esta celebração será quarta-feira, às 19h, na Catedral São José. A partir deste ano, não haverá mais confissões durante esta missa, apenas antes e depois da celebração.

O vereador Lucas Roberto Farina (PT), buscará incluir a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Comphac), que é vinculado ao Gabinete do prefeito. O tema foi pauta durante audiência realizada na última semana junto a atual sede da Universidade, no Seminário Nossa Senhora de Fátima. O Comphac é um órgão de cooperação governamental.


3

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Radar

Hoje

VEJA COMO PARTICIPAR 54 2106-8993

Rua Pernambuco, 1155 Centro - Erechim - RS hoje3 CEP: 99700-000

leitor@hoje3.com.br www.hoje3.com.br

@jhoje3

Nossa Opinião

Hoje chega para ser aliado do Alto Uruguai Gaúcho COMEMORANDO RESULTADOS A Associação Aquarela Pró Autista de Erechim/RS comemorou no início do mês os resultados do Projeto Pró Autista / Oficinas Culturais desenvolvido de maio de 2013 a abril de 2014. O projeto é coordenado pela Associaçãoe foi aprovado pelo Ministério da Cultura através do Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac, com financiamento da Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE. O Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim também é parceiro na viabilização do projeto.

O H toma conta do seu dia

Ao encontrar o símbolo “H” o leitor vai se deparar com uma informação de leitura rápida e objetiva. A intenção é provocar um olhar atento a notícias importantes do dia a dia, mas que esta seja lida no menor espaço de tempo possível. O símbolo “H” estará espalhado por todas as editorias do jornal. “As cooperativas merecem destaque no novo pacto federativo” Pesquisa nacional comprovou que nos municípios de vocação e prática cooperativista, o IDH é mais elevado. Para isso, o papel das cooperativas como coadjuvantes das comunidades municipais deve ser um aspecto relevante, para os legisladores, na formulação de um novo pacto federativo. A opinião é do presidente da Ocesc e diretor de agropecuária da Aurora, Marcos Antonio Zordan.

Este espaço será destinado, em todas as edições do Jornal Hoje, para expressar nossa opinião em relação à assuntos diversos que vão surgindo no dia a dia da nossa comunidade. Nesta primeira edição, nada melhor do que destacar um pouco do nosso foco, dos objetivos que temos enquanto veículo de comunicação, das coisas que queremos ver acontecer. O jornalismo, a nosso ver, serve também para isso, querer ajudar a comunidade em que se atua. Um veículo de comunicação possui uma responsabilidade muito grande, seja no âmbito social ou em qualquer outro. Por isso, nesta dia

Fapes aprova alienação de área para Parque Científico A Assembleia Geral Extraordinária da FAPES (Fundação Alto Uruguai para a Pesquisa e o Ensino Superior) aprovou, na quinta-feira, 27 de março, a alienação de 50mil m2 de área para a URI Erechim dar seguimento ao projeto de implantação do Parque Científico e Tecnológico. Conduzida pelo Presidente da Fundação, Julio Cezar Brondani, a assembleia contou com a presença de professores do câmpus, representantes de funcionários e de alunos, assim como o prefeito, Paulo Polis, o Presidente do Legislativo Municipal, Sérgio Alves Bento, representantes da Mitra Diocesana, ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim) e Coordenadoria Regional de Educação, que também têm lugar na Fundação. Concretizada a decisão, o passo seguinte agora é a escrituração da área em regime de comodato, condicionando à implantação do Parque. O documento deverá ser apresentado à Secretaria de Ciência e Inovação Tecnológica do Rio Grande do Sul, para que possa ser concluído o recredenciamento do Parque junto ao Programa RS Tecnópole, deixando o local apto a rece-

14 de abril de 2014, nascemos para dizer que queremos muito lutar por nossa região. O Jornal Hoje chega com o objetivo de ser um parceiro da comunidade. Queremos estar junto com nossa comunidade, ao lado, realizando uma parceria em que ambos conquistem seus objetivos, seus sonhos. Você, leitor, poderá nos ajudar neste sentido, apontando pautas e necessidades que nossa região tenha. Viemos para mostrar todos os lados das notícias. Claro que a meta é sempre levar boas novas, mas quando necessários, também nos faremos entender.

O que você gostaria de ler em um novo jornal?

ber recursos do governo estadual. A área está localizada no câmpus II da Universidade, no Bairro Demoliner. O grande objetivo do parque, denominado Tenouri Norte, é potencializar e ampliar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica oferecida para as empresas da região e, dessa forma, possibilitar a ampliação e a qualificação dos produtos, tornando-os mais atrativos e com maior agregação de valor, imputando maior competitividade às empresas, gerando mais renda e mais empregos.

Gostaria de ler sobre política, governos, estrutura, projetos urbanos, aspectos que para mim são importantes. Manter a população informada sobre crimes não é somente o essencial. Devemos mostrar a realidade em outros aspectos importantes. Espero ver muita informação sobre Educação. Endiana Vieira Como professora gostaria de ler matérias que contenham os novos desafios do ensino perante a tecnologia que temos disponível, o novo ensino digital. Cirlene Martini


Página 4 Rio Grande do Sul atinge meta de vacinação contra o HPV A Campanha de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) foi encerrada oficialmente na última quinta, 10. Com 198 mil meninas vacinadas entre os 11 e 13 anos, o Rio Grande do Sul alcançou 81,3% de cobertura da população-alvo, ultrapassando a meta, que era de 80%.

Tráfico humano A Organização das Nações Unidas (ONU) estima em 2 milhões o número de vítimas de tráfico de pessoas no mundo. No Brasil, entre 2005 e 2011, 475 pessoas foram vítimas de tráfico nas áreas de fronteira. Estudos indicam que esse número pode ser ainda maior, principalmente se levado em conta o número de pessoas traficadas pelas redes interestaduais.

4

Segunda-feira, 14 de abril de 2014 www.hoje3.com.br ERECHIM - RS

ExpoPonte mostra potenciais de Ponte Preta O município de Ponte Preta realiza entre os dias 25 e 27 de abril a ExpoPonte. Vários shows estão programados e muita diversidade na mostras industrial, comercial, artesanado e agropecuária.

Coluna da Quatro

FALE COM A GENTE

H

EMAIL: contato@hoje3.com.br

hoje.com.br

Hoje

FONE: (54) 2106-8993

Vamos lutar para salvar os municípios do Rio Grande do Sul Valdir Andres Presidente da Famurs

Sindolojas vai à Justiça contra a Lei 14.436 Esta legislação extingue a cobrança da diferença de 5% do ICMS, nos produtos provenientes de outros Estados. A Lei também é conhecida como Imposto de Fronteira.

Edson Castro

Conhecer a comunicação para agregar o novo e o velho no mesmo espaço Quando cheguei em Erechim, no início de 19995, a cidade vivia uma época um pouco diferente. Lembro-me, por exemplo, que em 1998, havia um grande número de pessoas desempregadas e hoje vivemos uma época em que há escassez de mão de obra, e não de vagas. Tínhamos talvez 90 mil habitantes, atualmente somos mais de 100 mil. Aos poucos fui construindo um carinho especial pela cidade, e hoje já me sinto “da casa”. Não sei quando encontrei o jornalismo, ou se o jornalismo me encontrou, talvez esta seja a grande pergunta, quem encontrou quem? Minha trajetória nestas terras também se confunde um pouco com a história do jornalismo local. Aos poucos fui criando raízes neste segmento que me permitiram chegar em 2014 e poder gerir um veículo de comunicação, buscando colocar em prática um pouco do que entendo por jornalismo. Atualmente vivemos uma nova era em Erechim. Há espaços para novos investimentos, o empreendedorismo está aflorado. Há sim que se ter “pés no chão”, há que se planejar muito, porque no “boom”

do desenvolvimento pode surgir tam- italiano, de uma família que tem por bém algumas desgraças. lema não fugir “as grandes batalhas”. Consigo hoje vislumbrar um fu- E estas acontecem das maneiras mais turo mais promissor do que outrora diferentes em nossas vidas. Aceitar o conseguira. O Erechim de hoje é mais desafio e também aceitar a responsapujante, mais ousado e mais desen- bilidade, a ética, a moral, o objetivo. volvido. Há aqui mais moradores, mais estudantes, mais professores, há uma propabilidade muito maior de leitura. Um veículo que será capaz A leitura, que gera busca de agregar as duas plataforde informação, conhecimenmas de trabalho. Uma sendo to, que gera novos empreendedores, novos agentes do deo complemento de outra. A senvolvimento. Neste sentido, comunicação se moderniza e surge o jornal Hoje. Um novo veículo de comunicação, que com ela temos que aprender, quer ser presente, estar preinserir novos conceitos e bussente, viver o presente, nunca car novos trejeitos. deixando de avaliar o passado e olhar para o futuro. Minha incumbêmcia a partir de agora, é feita de outra maneira, mas com o mesmo objetivo, com um estar no jornal Hoje não me faz estar novo ideal, mas com a mesma ânsia. em um patamar acima, apenas me faz Levar informação ao leitor é o que querer seguir adiante. O jornalismo é faço há 16 anos em Erechim. Tive o assim mesmo, você experimenta, gosta prazer de ser convidado para um novo um pouco, curte um pouco mais e logo projeto, desafiado a um novo concei- ali adiante se vê enraizado. to, imposto a um novo objetivo. Não Os desafios a mim lançados atraseria de minha natureza fugir à luta. vés do planejamento do jornal Hoje, Tenho orgulho de ser um bom pouco sustentam um pouco daquilo que

procurei me balisar por muitos anos: levar informação com credibilidade, seriedade acima de tudo, e de uma maneira que todos possam entender, compreender e compartilhar. É apenas o começo de um trabalho que quer buscar seu espaço, mostrar o seu valor e acima de tudo expor a sua finalidade. Hoje possuímos vários tipos de leitores, há os saudosistas que preferem o jornal impresso, há os que estão na transição, optam também por buscar informações na internet, há os que procuram apenas o mundo virtual. Para todos estes públicos surge o jornal Hoje. Um veículo que será capaz de agregar as duas plataformas de trabalho. Uma sendo o complemento de outra. A comunicação se moderniza e com ela temos que aprender, inserir novos conceitos e buscar novos trejeitos. Fui desafiado a isso, a me modernizar, a trabalhar num ambiente futurista, posicionar a leitura de uma maneira que possa ser interpretada por todos e que com isso seja um bom investimento a todos. Começamos.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

colunistas@hoje3.com.br

www.hoje3.com.br EXPEDIENTE Gestor de Conteúdo Edson Castro edson@hoje3.com.br Gestor Comercial Vinicius de Azevedo vinicius@hoje3.com.br Telefone (54) 2106-8993 Redação Rua Pernambuco, 1155 Centro - Erechim - RS CEP: 99700-000

FOTO EM DESTAQUE

Contato por email Leitor leitor@hojers.com.br Assinante assinante@hojers.com.br Arte-final artes@hojers.com.br Agências agencias@hojers.com.br

Sua

agenda

Cartas Rua Pernambuco, 1155 Centro Erechim - RS CEP: 99700-000

COM INVESTIMENTOS de R$ 86 mi a Coopercentral Aurora Alimentos inaugura indústria de Joaçaba na terça-feira. O abate atual é de 1.500 suínos/dia e, em setembro, sobe para 3.000 cabeças/dia.

No próximo dia 24 o município de Quatro Irmãos escolhe as soberanas 2014. Neste dia 17 haverá prova de redação para as concorrentes. A escolha será em desfile no Ginásio Municipal, a partir das 20h do dia 24.


5

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Hoje

Reportagem Especial ENVIE SUA SUGESTÃO leitor@hoje3.com.br

Jornal quer aliar as ferramentas on-line e impressa para melhor informar

Hoje chega para ser um jornal atuante na comunidade regional O tempo quem faz somos nós. O hoje, o agora, são momentos que passam a ser eternizados em nossas lembranças, em nossos arquivos pessoas, profissionais. Este dia 14 de abril de 2014, passa a formar um novo capitulo da história de Erechim e da grande região norte do Rio Grande do Sul. Acaba de nascer o Hoje, simples assim, o jornal que veio para ser do seu tempo. Um jornal moderno, com um novo formato de comunicação. “Não queremos reinventar a ‘roda’ da comunicação, mas dar ao leitor uma nova oportunidade, uma nova possibilidade, uma nova visão sobre informação e conhecimento”, destaca o editor e gestor de jornalismo do Hoje, Edson Castro. No slogan, “o jornal do seu

No slogan, “o jornal do seu tempo”, o Hoje quer apresentar o jornal do século 21. o Hoje busca também agregar valores ao grande norte gaúcho. tempo”, o Hoje quer apresentar o jornal do século 21. “É o século em que temos pouco tempo, precisamos estar em vários lugares no mesmo dia. O Hoje chega com uma linguagem diferente, de leitura rápida, de fácil e ágil entendimento. É uma nova proposta, ousada sim, mas que vai provocar

O primeiro jornal da semana O Hoje chega com outro diferencial importante: é o primeiro jornal de Erechim e região a circular às segundas-feiras. “Esta era uma proposta que tínhamos em mente desde que começamos a planejar o jornal. O impresso deveria agregar valor a todos, anunciantes, leitor, colaborador, enfim, e fazer o jornal às segundas foi uma maneira que encontramos de nos diferenciar no mercado”, salienta o gestor de marketing do Hoje, Vinicius de Azevedo. Com isso, o jornal Hoje passa a ter circulação impressa às segundas e quintas-feiras. A distribuição, inicialmente partirá de Erechim para outros municípios. “O Hoje é uma célula e vai crescer de dentro para fora. Nascemos em Erechim

e queremos crescer, claro que aos poucos vamos expandindo nossa área de atuação, mas cada passo ao seu tempo”, acrescenta Azevedo. Isso não significa que o jornal, inicialmente circulará apenas em Erechim. “Nossa intenção editorial é noticiar toda a região. Para tanto, contaremos com editorias especificas para tal. Neste primeiro momento alguns municípios mais próximos à Erechim também irão receber o Hoje, entre eles Severiano de Almeida, Mariano Moro, Itatiba do Sul, Aratiba, São Valentim, Viadutos, Gaurama, Marcelino Ramos, Áurea, Paulo Bento, Campinas do Sul, Jacutinga, Erebango, Estação e Getúlio Vargas”, explica o gestor de jornalismo, Edson Castro.

uma reação interessante em todo tipo de leitor, do que gosta da notícia aprofundada, como do que gosta do sucinto, o óbvio, os mais rápido”, acrescenta Edson Castro. O Hoje também quer se diferen-

Gestor de conteúdo e Jornalismo, Edson Castro

Editorial contemplará jornalismo de qualidade e imparcialidade Proporcionar uma leitura rápida, com conteúdo e de forma imparcial. Este é o objetivo do jornal Hoje ao colocar um novo veículo de comunicação à disposição da comunidade regional. O jornal será composto por editorias fixas e outras que terão espaços em cada edição. Política, Segurança, Rural, Ensino, Esportes, Economia e Variedades estão entre as editorias fixas. “Nossa intenção é segmentar algumas áreas da informação. As notícias de Erechim ganham destaque na editoria Cidade. Já a região vai se ver em Cidades. Outra intenção é ter páginas es-

Informação bairro a bairro e por município Uma das propostas editorias do jornal Hoje é levar informação detalhada sobre os bairros de Erechim. A primeira página já está elencada e será exclusiva a informação do Três Vendas e bairros arredores. A intenção é fazer com que os bairros também ganhem

destaque nas páginas do jornal. As publicações serão realizadas de forma constante tendo o nome do bairro na editoria proposta. O mesmo trabalho será realizado com os municípios da região Alto Uruguai, integrantes das associações Amau e Amunor.

ciar no mercado. “Viemos como uma alternativa interessante de investimento comercial. Nosso foco está nas pessoas, na comunidade em que atuamos, no envolvimento entre esta e o jornal. Chegamos de forma transparente, ética e com muita vontade de valorizar nossa região, valorizar nosso anunciante, nosso colaborador, parceiro. Queremos ser um elo de integração”, explica o gestor de marketing do Hoje, Vinicius de Azevedo. Ao entrar no mercado da comunicação na região, o Hoje busca também agregar valores ao grande norte gaúcho. “Estamos começando um trabalho que abrangerá, a partir de Erechim, vários municípios de nossa região. O envolvimento que o jornal está e vai seguir

pecíficas para municípios e bairros de Erechim, um trabalho diferenciado e que busca valorizar cada região”, destaca o gestor de jornalismo do Hoje, Edson Castro. Suplementos vão surgir com o tempo. “Nosso primeiro foco é garantir informação de qualidade com variedade. Fazer com que todo tipo de leitor, do jovem ao idoso encontre sua necessidade retratada no jornal. Há sim um trabalho para segmentar algumas editorias, mas os suplementos especiais, sejam eles fixos ou sazonais, vão ser incorporados com o tempo”, acrescenta Edson. O jornalista enfatiza ainda a importância que o portal Hoje3. com.br terá para o leitor. “será uma extensão do jornal impresso. O on-line tem conquistado cada vez mais espaço de leitura e será importante este link. Serão dois veículos, um vai completar o outro. Haverá geração de conteúdos exclusivos para cada um deles”, enfatiza Edson.

propondo, é aquele em que se somam os esforços de todos em prol do bem comum. Nós queremos ser parte da região e que a região seja parte da história que vamos escrever”, frisa Edson Castro.

Gestor comercial, Vinicius de Azavedo

Classificados grátis para pessoa física O jornal Hoje chega também com uma nova proposta no segmento de anúncios classificados. Toda inserção feita para pessoa física será gratuita. Há no entanto, um regulamento específico para este segmento e cada inserção terá que estar dentro das normas propostas. O suplemento semanal de Classificados circulará nas quintas-feiras com ofertas dos mais variados segmentos econômicos.

Leitura rápida e objetiva Ao encontrar o símbolo “H” o leitor vai se deparar com uma informação de leitura rápida e objetiva. A intenção é provocar um olhar atento a notícias importantes do dia a dia, mas que esta seja lida no menor espaço de tempo possível. O símbolo “H” estará espalhado por todas as editorias do jornal.


Hoje

6

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Reportagem Especial ENVIE SUA SUGESTÃO leitor@hoje3.com.br

Leitor vai se deparar com muita informação gerada exclusivamente para o portal

hoje3.com.br chega para ampliar a notícia gerada pelo jornal impresso A modernidade da informação também passa pela internet. O jornal Hoje terá duas edições impressas por semana, e um veículo de comunicação também no mundo on-line, o portal de notícias www. hoje3.com.br. Este será dividido em várias editorias, com um layout de fácil compreensão e busca de informações. A meta é ampliar o conteúdo que será gerado pelo jornal impresso. O portal terá atualização diária de informações ligadas as mesmas editorias do jornal impresso. Além disso, o portal contará com conteúdos exclusivos. Outro objetivo é fazer um link entre o impresso e o on-line. Um veículo irá completar o outro, de manei-

Acesse o site Use o leitor de QR Code do seu celular ou acesse o site www.hoje3. com.br, na seção Vídeos.

ra com que o leitor do Hoje, seja contemplado com o máximo de informações e da maneira mais ágil possível. A meta é criar conteúdo em texto, fotografia, áudio e vídeo para o portal. Este também contará com coberturas ao vivo de eventos, nos mais variados segmentos.

O jornal Hoje quer estar mais próximo da comunidade O jornal Hoje chega com uma nova proposta, estar mais próximo da comunidade em que atua. O objetivo é criar um elo de ligação em que a comunidade auxilie o jornal e que o contrário também aconteça. Desta maneira, queremos participar de forma direta e prática nos eventos, realizações, reivindicações

de cada comunidade em que tenhamos jornal circulando. Esta será uma maneira de retribuir a atenção, o envolvimento que a comunidade terá com o jornal. O Hoje quer ser um jornal que leva informação e conhecimento, mas que também possa contribuir para o desenvolvimento de nossa região de atuação.

Provocar a leitura é ampliar o conhecimento humano Jornal é um veículo de comunicação que por consequencia, estimula a leitura. Neste sentido, queremos aproveitar o fato de as pessoas lerem jornal, para buscarem mais conhecimento e informação através desta. Uma das provocações que o Hoje quer fazer é no sentido de

aumentar os índices de leitura em nossa região. No Brasil como um todo, ainda precisamos avançar na leitura. Ler é aprender, é conhecer, é compreender. Situações que o jornal Hoje quer que as pessoas entendam a importância do saber e este também vem através da leitura.

Site agregará várias ferramentas, editorias bem identificadas e chega com vídeos como fonte de informação

A fotografia sob uma nova óptica A imagem revelada pela fotografia é algo que por si só gera interesse, informação e reflexão. O jornal Hoje terá como objetivo, levar ao leitor dos jornais impresso e on-line, um novo olhar sobre a fotografia. Nossa intenção é valorizar esta importante informação em qualquer uma das editorias que sejam publicadas. Imagens de qualidade e que transmitam a informação instantânea, objetiva.


7

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Bairros ENVIE SUA SUGESTÃO PARA NOVAS PAUTAS DA SUA CIDADES cidades@hoje3.com.br

Hoje

Editoria vai tratar dos assuntos dos bairros de Erechim A editoria Bairros vai fazer parte do jornal Hoje a partir desta edição. A intenção é que ao menos uma vez por semana seja publicado um espaço especial aos bairros da cidade de Erechim, abrindo espaços para suas reivindicações e boas práticas.

Semana Santa

Feiras nos bairros também terá venda de peixes nesta semana A opção por peixes vivos tem tido forte apelo em Erechim nos últimos anos. Com isso, as feiras da cidade acabam tendo um movimento diferente na semana que antecede a Sexta-feira Santa. Nesta semana, também haverá horários diferenciados para a compra dos pescados. O maior movimento deve se dar na Feira do Produtor, que fica no centro da cidade. Esta estará com venda de pescados a partir desta terça-feira, dia 15, até a sexta, pela manhã. O consumidor poderá escolher entre algumas espécies de peixes que estarão à venda. Os horários de atendimento vão das 8h às 18h até quinta-feira,

e na sexta, feriado Santo, das 8h ao meio dia. Para quem reside nos bairros, haverá a opção pelas feiras locais. Algumas ainda estão definindo de que forma vão realizar as vendas de pescados. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Erechim, as feiras dos bairros Três Vendas, São Cristóvão, Entre Paióis e a Nossa Terra terão comercialização de peixes entre a quinta e sexta-feira, dias 17 e 18. Os horários serão definidos apenas no início desta semana. No site do jornal Hoje, www.hoje3.com.br, haverá uma relação das feiras e horários de atendimentos durante a Semana Santa.

Onde comprar Na quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 haverá venda nas feiras dos bairros Três Vendas, São Cristóvão, Entre Paióis e Nossa Terra.

De terça à sexta haverá comercialização na Feira do Produtor, centro, das 8h às 18h. Na sexta, somente até às 12h.

Vereador lamenta a não finalização da Estação de Tratamento de Água do bairro Atlântico Usando da palavra na Tribuna da Casa no pequeno e grande expediente na noite da última segunda, 24, o vereador Leandro Basso (PC do B) destacou a importância das comemorações do Dia Mundial da Água, como ponto de partida para análises com relação ao líquido mais precioso da humanidade, como lamentou a não conclusão das obras de finalização de canalização da ETA junto ao bairro Atlântico. Basso ressalta que a água não pode ser moeda nas relações econômicas, pois este é um direito fundamental da humanidade. “Trazendo o tema para nosso Estado, a água que hoje é paga para a Corsan é a mais cara do Brasil, se olharmos logo após a ponte do Rio Uruguai”. Para ele, a esta-

Vereador Leandro Basso tal gaúcha não se apresenta como uma empresa séria, pois há anos se arrasta a conclusão da ETA (Estação de Tratamento de Água) junto ao bairro Atlântico pelas falta de interessados para a conclusão na

colocação de canos numa extensão de 800 metros. “Obra está longe de acabar e hoje convivemos com a falta de água nas extremidades da cidade, mas se o líquido mais vital para a vida virou instrumento de lucro, quem é que vai resolver este problema?”, cobra o parlamentar. “Uma obra que poderia ser feita pelo Exército Brasileiro, já que possuem toda a estrutura para a construção pontes e outras tantas, aproveitando gente nossa que vai até os quartéis para servirem. Uma obra de R$ 2 milhões, portanto, não é pouco recurso. Como que não se consegue, através do Governo do Estado se viabilizar uma obra de 800 metros de canalização, saindo da Alberto Parenti até a ETA”, finalizou.

Asfalto da Espírito Santo é confirmado LINHO - O asfaltamento da rua Espírito Santo no trecho entre a Machado de Assis e a Carlos Demoliner, no bairro Linho, está confirmado pela prefeitura de Erechim para ser executada nos próximos meses. A obra é uma das principais reivindicações dos bairros da região e vai ser atendida como demanda do Orçamento Participativo (OP) de 2013. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (10), pelo secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, durante a assembleia da região 6 do OP, que reuniu os bairros Bela Vista, JK, Sagrado Coração de Jesus e Linho.

Moradores pedem ligação entre bairros A ligação do bairro Novo Atlântico com o Loteamento Anzanello e o bairro Alvorada foi o principal pedido dos moradores na assembleia do Orçamento Participativo da região 4. O encontro, que contou com 260 pessoas, reuniu os bairros Maria Clara, Redenção, Atlântico, Novo Atlântico, Alvorada, Rio Poço e a Escola Professora Helvética Rotta Magnabosco. A reivindicação de ligar os bairros foi incluída como demanda local do Novo Atlântico, o que garante que a obra terá seu encaminhamento em 2015.


Hoje

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

8


9

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Hoje

Aniversário será comemorado com jantar festivo no dia 25, no Pólo de Cultura

Accie comemora 95 anos este mês O Polo de Cultura, também é uma marca na história da Entidade e de Erechim. Uma das suas grandes realizações é a FRINAPE, a Feira Regional, Industrial e Agropecuária de Erechim Uma das suas grandes realizações é a Frinape, a Feira Regional, Industrial e Agropecuária de Erechim, a maior mostra empresarial e cultural do Norte e Nordeste do RS. É um evento multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agronegócio, tecnologia, ciência, gastronomia, diversão, arte e cultura. Desde a sua primeira edição, em 1966, ano em que foi comprado o terreno para o Parque de Exposições, a Feira tem sido realizada com a participação da comunidade regional, que busca, a cada nova edição, maior valorização

e divulgação de seus potenciais, além de alavancar não só negócios, mas, principalmente, motivação para o desenvolvimento regional. O Polo de Cultura, também é uma marca na história da Entidade e de Erechim. O prédio pode ser considerado uma das maiores construções do Estado na área da cultura. Tombado como patrimônio histórico-cultural do Rio Grande do Sul ostenta uma estrutura invejável junto ao Parque da ACCIE. Parque este que vem melhorando sua infraestrutura a cada ano e visa chegar ao projeto idealizado na gestão do atual presidente do Conselho Deliberativo, empresário Jaci De Lazzari, sua diretoria e conselho deliberativo da época. Os 95 anos de história da ACCIE são marcados pela união, integridade, pro-atividade, solidariedade, livre iniciativa, preservação cultural, responsabilidade social, parceria e respeito às instituições públicas e privadas, sem falar no comprometimento com os interesses dos seus associados e da socie-

MARIA LUCIA CARRARO/ACCIE

Com a maturidade de anciã, mas com a força e dinamismo de uma jovem, a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim comemora, neste dia 2 de abril, 95 anos de história. A ACCIE surgiu do fruto de um sonho ambicioso de se ter na sociedade erechinense uma entidade capaz de representar os interesses econômicos, sociais e políticos de comerciantes e industriais do início do Século XX. O surgimento da ACCIE está fortemente identificado como desenvolvimento do município, pois a Entidade nasceu apenas um ano depois da emancipação político administrativa de Erechim. Ao longo destas mais de nove décadas, sempre cumpriu com sua missão de atuar na defesa dos interesses dos associados e da comunidade e de fomentar o desenvolvimento local e regional, além de realizar atividades complementares, relacionadas à promoção de feiras, eventos e prestação de serviços aos associados e comunidade.

Completar 95 anos, com tamanha credibilidade, só faz engrandecer sua história, seus associados, conselheiros, parceiros e diretorias anteriores. Claudionor Mores Presidente da Accie

dade local e regional. Atualmente, está na presidência executiva da Entidade o empresário Claudionor Mores. Em sua opinião, a ACCIE tem cumprido com seus objetivos sociais, construindo uma trajetória alicerçada

no trabalho e na integral dedicação às causas do desenvolvimento, crescimento e defesa de seus associados, promoção das empresas, empreendedores, do emprego e renda e das demais instituições sócio-econômico-culturais de Erechim e região. “Completar 95 anos, com tamanha credibilidade, só faz engrandecersua história, seus associados, conselheiros, parceiros e diretorias anteriores,que conduziram esta Marca ao longo destes anos.” Aos atuais conselheiros e diretoria fica o “compromisso de manter a dignidade desta trajetória de liderança empresarial num desafio permanente da melhoria da Entidade, de seus planos e ações, com inovação e coragem frente à evolução da sociedade que vivemos, sempre comunião e participação”, disse Claudionor. A diretoria atual parabeniza a todos os responsáveis pela condução da entidadee associados que se mantém unidos fortalecendo o associativismo, nestes 95 anos.


Hoje

10

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Política FALE CONOSCO politica@hoje3.com.br

Tortelli pede ao Governo agilidade nas obras das ERS 126 e 420 O Deputado Altermir Tortelli (PT) está determinado a ajudar a “derrubar as barreiras” que estão emperrando o início das obras da ERS 126 e da ERS 420. Antes de seguir para agendas no interior do estado, ele esteve nas sedes da Secretaria de Planejamento e do Daer. Nas duas reuniões, o deputado solicitou ao Governo do Estado mais agilidade no processo burocrático para que as duas obras saiam do papel.

Prefeita em exercício falou ao jornal Hoje

Ana de Oliveira destaca crescimento que Erechim tem conquistado A cidade de Erechim, conhecida como a Capital da Amizade, se transformou numa terra que gera oportunidades para sua população. Esta é a opinião da prefeita em exercício da cidade de Erechim, Ana de Oliveira. Na última semana ela concedeu entrevista exclusiva ao jornal Hoje e falou sobre empreendedorismo, surgimento de novos negócios na cidade os incentivos que a prefeitura vem dando neste sentido a quem deseja empreender. “Para qualquer gestor, o empreendedorismo é fundamental e extremamente positivo para toda a comunidade. Graças ao fortalecimento da parceria público-privada, da abertura da cidade para investimentos federais e estaduais de grande vulto, e do ar-

rojo de nossos empreendedores, a economia local está fortalecida e vive um ótimo momento. Temos registrado, por exemplo, uma taxa média de crescimento de 12% ao ano em Erechim”, destaca Ana de Oliveira. A prefeita ressalta que de 2009 para cá, foram mais de 9,5 mil novos empregos criados na cidade, colocando o município em destaque estadual neste quesito. “Dois novos distritos industriais estão sendo viabilizados para seguirmos neste ritmo, além do processo constante de qualificação profissional – desenvolvida em parceria com o Senai, Senac e Instituto Federal – reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento de Erechim”, frisou. Também elogiou a iniciativa do Jornal Hoje, que passa a circular nes-

FOTO: ASSECOM/PME

9,5 mil novos empregos foram criados em Erechim, desde 2009, aponta Ana de Oliveira

ta segunda-feira. “Temos a certeza de que o Jornal Hoje irá se somar a este momento afirmativo, pelo seu formato e seriedade da equipe diretiva e de profissionais”, afirmou Ana. Para Ana, o empreendedor precisa ter “mente aberta, foco estabelecido e a certeza de que estamos investindo numa cidade que está, como disse, num momento afirmativo - atraindo os olhares, aliás, de todo o Rio Grande do Sul por seu dinamismo e inovação”. “Somos uma cidade que inclui as pessoas no processo de participação e decisão de diversas ações administrativas. Somos também uma cidade reconhecida pelo trabalho, e aberta a novas oportunidades. Caminhando para os 100 anos, Erechim se consolida num cenário maior. É preciso, pois, que os novos empreendedores tenham isso muito presente. A hora de investir é agora, basta saber aonde se quer chegar”, aponta Ana. A prefeita em exercício salienta ainda o envolvimento da prefeitura nos processos de empreendedorismo. “As parcerias são inúmeras, do microcrédito - projeto no qual somos referência estadual na liberação de financiamento a juros baixíssimos aos novos empreendedores - passando por processos tecnológicos que facilitam a vida de quem quer empreender, como o alvará online. A

qualificação constante de nossa força de trabalho, em diversas áreas, também merece destaque. Soma-se a isso a atração de novos investimentos, como a UFFS, as Paralelas da BR-153, o Instituto Federal (que também trabalha com a qualificação do técnico) e, agora, a busca pelo curso de Medicina. Isso tudo faz a cidade crescer. Pulsar. Penso, assim, que o poder público deve estar ao lado do empreendedor, estimulando e facilitando sua vida. Assim fizemos, e continuaremos fazendo”, explica. O jornal Hoje surge com uma nova proposta de veículo de comunicação para a cidade de Erechim e também para a região. Para Ana de Oliveira, a liberdade de imprensa e de expressão é uma conquista da sociedade brasileira, que, por muitos anos, sofreu com a repressão no período da ditadura. “Hoje, felizmente, somos livres para expressarmos nossos pensamentos, ideias e convicções. Neste contexto, os veículos de comunicação são peça chave para que as pessoas se mantenham informadas, e possam analisar com olhar crítico o seu entorno, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igual e justa, dentro do possível. Entendo que à imprensa cabe noticiar os fatos com isenção, clareza e transparência. Se assim agir, prestará um grande serviço a todos”, conclui.

Juiz nega pedido de Delúbio Soares O juiz Mario José de Assis Pegado, da Vara de Execuções Penais (VEP), negou pedido do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares para deixar o Distrito Federal (DF) durante o saidão de Páscoa e viajar durante quatro dias para Buriti Alegre (GO). O magistrado entendeu que Delúbio não tem direito ao benefício de saída temporária para outro estado, mas afirmou que ele pode deixar o presídio para ficar em Brasília.


11

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Jornal do Campo

Hoje

Cotações

ENVIE SUA SUGESTÃO

Soja - R$ 61,00 - 7 dias Milho - R$ 24,00 - 21 dias Trigo - R$ 34,00 - 28 dias Suíno - R$ 3,00/KG - 21 dias Forragem - R$ 17,00 - 28 dias

leitor@hoje3.com.br

FONTE: Cotrel

Em 2013 a cooperativa alavancou o movimento econômico dos municípios em R$ 2,4 bilhões

Aurora Alimentos completa 45 anos com sólida posição nacional Com um mix de 800 produtos, entre carnes de aves e suínos, lácteos e massas, a Cooperativa Central Aurora Alimentos completa, em 15 de abril, 45 anos de crescente participação no mercado nacional. A Coopercentral Aurora Alimentos é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 12 cooperativas agropecuárias, consolidou-se como uma das maiores expressões do cooperativismo brasileiro e ocupa vitoriosa 3a posição entre os maiores grupos agroindustriais do País. As quatro décadas e meia de fundação serão festejadas na terça-feira (15), às 10

horas da manhã, com a inauguração da planta industrial de Joaçaba, que absorveu investimentos da ordem de 86 milhões de reais. No dia 15 de abril de 1969, dezoito homens representando oito cooperativas do oeste catarinense uniam-se em torno de um objetivo comum: constituir e construir uma Cooperativa central para industrializar e comercializar a produção de suínos dos associados. A Cooperativa Central Oeste Catarinense (hoje, Cooperativa Central Aurora Alimentos) foi fundada pelas cooperativas: Cooperativa Mista Agropastoril Chapecó, Cooperativa de Laticínio

A Aurora e suas filiadas têm atuado também como difusora do conhecimento científico, assegurando o acesso do pequeno produtor aos avanços da pesquisa agropecuária. Mario Lanznaster Presidente da Aurora

Chapecó, Cooperativa Mista Xaxiense, Cooperativa Mista Lajeado Grande de Xaxim, Cooperativa Agrícola Regional Xanxerê, Sociedade Cooperativa Mista de Palmitos, Cooperativa Agropecuária de São Carlos e Cooperativa Mista Modelense. As cooperativas de produção agrícola perceberam a importância estratégica da conjugação de esforços, em grau superior, para superar a condição de fornecedor de matéria-prima a que estavam destinados os produtores rurais. Ao organizar a produção em nível regional e obter uma oferta em escala, a Coopercentral Aurora criou as bases para a in-

dustrialização da produção gerada pelos associados das cooperativas singulares filiadas. A determinação e o arrojo dos dirigentes cooperativistas – tendo à frente o pioneiro Aury Luiz Bodanese – permitiram construir uma estrutura agroindustrial capaz de absorver, transformar e conquistar mercado para essa produção. Ao completar 45 anos, a Coopercentral Aurora apresenta resultados em duas dimensões. Na dimensão interna, processa a matéria-prima gerada por mais de 62.800 famílias rurais associadas às 12 cooperativas filiadas à Coopercentral, garantindo renda e mercado.


Hoje

12

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Economia

Camex reduz imposto de importação A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior aprovou a redução do imposto de importação para sete produtos utilizados na indústria para impedir o desabastecimento no mercado brasileiro. As alíquotas, que variavam de 4% a 18%, caíram para 2% e, em um caso, o tributo foi zerado. A medida é temporária.

ENVIE SUA SUGESTÃO PARA NOVAS PAUTAS DE ECONOMIA leitor@hoje3.com.br

Os produtores da região do Alto Uruguai se preparam para a comercialização de peixes no período da Semana Santa. A expectativa é de que mais de 160 toneladas de pescado sejam comercializadas nas 18 feiras na região, sendo oito delas em Erechim. Além das feiras, os pescados serão comercializados diretamente em 179 propriedades rurais. As carpas são a grande maioria do pescado ofertado, chegando a 80%, e estão sendo comercializadas a valores que variam entre R$ 4,00 e R$ 7,00 o quilo, seguida da tilápia. Também serão vendidas outras espécies como jundiás, traíras, pacus, grumatã entre outros.

H

A estimativa de crescimento da indústria caiu 2% de para 1,7% e a projeção dos investimentos foi reduzida de 5%, em dezembro, para 2,5% em março.

Declaração do IR está abaixo do previsto Pouco mais de 7,3 milhões de contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal, um mês após o início do recebimento. O número equivale a 27% dos 27 milhões que devem declarar.

hoje3.com.br

Venda de peixes chegará a 160 toneladas

Apenas disse que não queria fofoca sobre o assunto Marcia Santos Deputada Federal

Estimativa da CNI

Confederação Nacional da Indústria

2014 deve marcar saída da crise, prevê Mantega Este deve ser o ano de saída da crise financeira internacional e o cenário é mais positivo, tanto para os países desenvolvidos quanto para os emergentes. A avaliação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo Mantega, não será uma saída “fulminante, mas gradativa”.

Semana que antecede a Páscoa aquece vendas Estamos na semana que antecede a Páscoa. Além de um feriado, também uma demonstração de fé pelos cristãos e um momento especial, pois é uma das datas anuais em que há troca de presentes. Um pouco diferente, claro, pois agora a maior opção de presentes são os ovos de Páscoa, uma tradição milenar. Mas será que ainda é assim? Ainda, mas de forma moderada. De acordo com o delegado da Regional do Sindigeneros RS, Ademir Fávero, que também é presidente do Comitê do setor Primário da Agas e diretor do Supermercado Querência, em Erechim, a procura por ovos de chocolate ainda é grande. “O que a gente nota é uma mudança de comportamento do consumidor. Muitos preferem algumas alternativas ao caros ovos de chocolate. Ai entram os bombons, e outros formatos de chocolates, como barras. É uma mudança, o consumidor muitas vezes deixa de consumir os ovos e procura alternativas mas baratas”, aponta o dirigente. Segundo ele, os preços dos ovos de chocolate não tiveram reajuste significativo, neste, em relação ao último ano. “Algumas marcas mantiveram valores, outras, há uma variação para cima não passando dos 10%”, diz Ademir. Quanto a perspectiva de vendas, esta se mantém em relação a 2013. “Apesar de haver esta migração do consumidor, optando por chocolates em outros formatos, em relação ao ovos, acreditamos que o montante comercializado em valores se mantenha”, aponta. E consumo mesmo acontece na última semana. “O maior movimento, não há duvidas, é na semana da Páscoa. É a partir desta semana que a gente nota o movimento, a venda, o resultado”, explica. Outra mudança em relação a nos anteriores, se refere às crianças. “Hoje há um amadurecimento mais cedo das crianças. Há pouco tempos, os ovos de chocolates com brinquedos faziam su-

Meta

Gaúcho deve gastar cerca de R$ 180,00 em presentes este ano, algo em torno de R$ 20,00 a mais que em 2013 cesso. Devido a esta mudança, a indústria mesmo diminuiu a oferta destes produtos. Muitas crianças acabam optando em ganhar outro tipo de presentes, como eletrônicos, por exemplo, a ovos que contenham tais brindes”, frisa Ademir Fávero. A ocorrência da Páscoa em um período de clima mais frio, favorável ao consumo de chocolate, será decisiva para os resultados do setor supermercadista gaúcho na Páscoa de 2014. Segundo estudo encomendado pela Associação Gaúcha de Supermercados ao Instituto Segmento Pesquisas para saber as projeções de consumidores e de supermercadistas gaúchos para a festividade, o crescimento real das vendas do setor, nesta Páscoa, será de 2%

O dólar comercial fechou em alta de 0,79% na sexta-feira (11), a R$ 2,221 na venda. No acumulado da semana, baixa de 1%.

Dólar - 11/04 COMERCIAL TURISMO

R$ 2,2053 - compra R$ 2,2059 - venda R$ 2,14 - compra R$ 2,30 - venda

Ouro BM&F 11/04 - R$ 93,510 - grama

Adenir Fávero aponta mudança de consumo, mas vendas devem gerar volume igual a 2013 em relação ao ano passado. Ao todo, os supermercados do RS devem comercializar 9 milhões de ovos de chocolate, que vão alavancar um faturamento de R$ 96 milhões para o setor – 10,9% deles produzidos pela indústria gaúcha.

Venda de peixes aquecida na região A Páscoa traz também um momento especial para o consumo da carne de peixes. A Sexta-Feira Santa, data cristã, que lembra a morte de Jesus Cristo, é o dia em que há a troca de qualquer tipo de carne, pela de peixe nas refeições. Um costume muito antigo que se perpetua através dos séculos e também com a modernidade do mundo atual. Para Ademir Fávero, delegado da Regional do Sindigeneros RS, presidente do Comitê do setor Primário da Agas e diretor do Supermercado Querência, em Erechim, este ano revela um aumento significativo na opção por filés de peixe, por parte do consumidor.

Indicadores

“Conseguimos fazer algumas negociações diretas com fornecedores de fora do Brasil e isso também ajudou a garantir um bom preço. A procura sempre aumenta muito nesta época do ano”, salienta o dirigente. A expectativa da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) é que cerca de 520 toneladas de diversos tipos de pescado serão vendidas pelo setor para as comemorações da Sexta-Feira Santa, volume físico 4% superior ao do ano passado. Há 45 anos, um quilo de filé de peixe tinha valor igual ou maior que um quilo de bife bovino. Hoje, este valor é metade do preço, segundo Ademir Fávero, do Supermercado Querência.

Poupança Remuneração total (BC) 14/04 - 0,5489 15/04 - 0,5833 16/04 - 0,6108 17/04 - 0,6211

Salários MÍNIMO NACIONAL R$ 724,00 - desde janeiro/14 MÍNIMO REGIONAL - RS R$ 868,00 a R$ 1.100,00

Euro - 11/04 R$ 3,0645/compra R$ 3,0658/- venda

Bovespa +1,45% - fechamento da sexta, 11

Inflação Índice Valor (%)

IBGE IPCA Month INPC IBGE (mês) BR IPC-Fipe Infl IPC-DI FGV (mês) IGP-DI FGV (mês) IGP-M FGV (mês) IPA-DI FGV (ano) ICV Dieese (mês)

0,92% 54,00% FIPE 0,24% 1,10% 0,77% -4,08% 0,93%

12/04/2014 | FONTE: Thomson Reuters


13

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Hoje

Produção industrial cresce em sete dos 14 locais pesquisados

Indústria do RS cresce acima da média nacional e empresários comemoram A expansão de 0,4% da produção industrial do país de janeiro para fevereiro deste ano reflete resultados positivos em sete dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal/Produção Física Regional (PIM/PF Regional) que o instituto divulgou na última semana. Os números indicam que o aumento no ritmo da produção industrial nacional na passagem de janeiro para fevereiro, série com ajuste sazonal, teve como destaque a expansão de dois dígitos assinalada pelo Paraná (18,4%) e o crescimento de 4,7% observado no Amazonas. Enquanto no Amazonas o crescimento da indústria registrou pelo segundo mês consecutivo, e passou a acumular em janeiro e fevereiro crescimento de 7,7%; no Paraná o resultado

eliminou perdas de 15,9% registradas entre novembro de 2013 e janeiro de 2014. Ainda na comparação mensal com ajuste sazonal, os dados indicam que no Rio de Janeiro o crescimento da produção industrial de janeiro para fevereiro foi de 1,0%; em Goiás (0,8%); São Paulo (0,7%); no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina (0,5%), todos com resultados superiores à média mensal de 0,4%. O caso do Rio Grande do Sul vem sendo comemorado há algum tempo pelo Governo do Estado. E não apenas por ele, mas também pelos empresários. Evandro Carbonera atua no segmento metal mecânico, em Severiano de Almeida, norte do RS, cidade próxima à Erechim. Para ele, o RS sempre teve um bom desempenho e tradição de pioneirismo em muitas áreas. “É difícil avaliar este crescimento, pois, existem

produções sazonais que influenciam este desempenho. Porém, é um ótimo indicativo de que o RS ainda tem poo estado gaúcho teve tencial para se recuperar crescimento de da atual crise estrutural que se encontra”, aponta o empresário, resultados superiores à diretor da média mensal de 0,4% Carbometal. Evandro salienta que a consolidação deste crescimento só virá com um melhor aprovei- incentivos as pequenas empresas e também buscar corrigir alguns tamento das oportunidade no erros que há muitos anos vem mercado global. E o Governo onerando nosso Estado, não do estado pode ajudar, cita Carbonera. “Acredito que principal- sobrando praticamente nenhum recurso para investimentos. mente o governo deve oferecer

RS em alta

0,5%

Com isso é preciso aumentar impostos e taxas para pagar as contas, e essa conta acaba sendo repassada para as empresas e para o povo indiretamente”, acrescenta Carbonera.


Hoje

14

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ensino ENVIE SUA SUGESTÃO leitor@hoje3.com.br

Ciclo de Palestras de Agronomia da URI integra Universidade e empresas Acadêmicos do Curso de Agronomia da URI Erechim reuniram-se, na quarta, 9, com professores e Engenheiros Agrônomos da Cotrel, Bayer e Monsanto, no Ciclo de Palestras Integração Universidade, Cotrel, Empresas. Todos os temas abordados foram relacionados à cultura da soja, enfatizando o manejo visando altas produtividades.

Mais ensino Use o leitor de QR Code do seu celular ou acesse o site www. hoje3.com. br, na seção Ensino

Disputa vai envolver 22 escolas estaduais e municipais de Erechim

Estudantes vão mostrar conhecimentos sobre países da Copa do Mundo Estudantes de 22 escolas estaduais e municipais de Erechim vão mostrar que conhecem bem os países que vão disputar a Copa do Mundo de Futebol, no Brasil. Os costumes, as vestimentas, a culinária, a religião, a política, as características geográficas são temas que estarão presentes nas apresentações. A avaliação pedagógica marcada para a próxima segunda-feira (14), às 8 horas, no parque da ACCIE, contará pontos para a Copa do Mundo Escolar de Erechim. Durante as últimas duas semanas, a equipe de jurados formada pelas secretarias municipais de

Local

Apresentações acontecem no Parque da Accie, em Erechim Educação, de Cultura, Esporte e Turismo e de Comunicação visitou cada uma das escolas participantes para acompanhar o que estavam preparando para a disputa. Maquetes, livros, cartazes, bandeiras feitas de material reciclável, vestimentas e até mesmo comidas típicas estiveram presentes na preparação. “Pela preparação das escolas

temos muito a esperar. Os materiais produzidos realmente surpreendem. A disputa em campo vai contar pontos, mas certamente o desempenho na avaliação pedagógica vai der diferencial para definir a escola campeã”, declarou Flávia Dalla Costa, que é jurada por parte da Secretaria de Educação. Os jogos vão ter início no dia 15 de abril, com partidas no Parque do Galo. A final e a disputa de terceiro e quarto lugares serão no dia 26 de abril, no Estádio Colosso da Lagoa, coincidindo com a abertura das festividades dos 96 anos de Erechim.

JOÃO STOCK/ SECOM

Bandeira da Espanha feita de materiais recicláveis


15

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Hoje

Segurança ENVIE SUA SUGESTÃO PARA NOVAS PAUTAS DE SEGURANÇA leitor@hoje3.com.br

Prefeitura vai decretar Situação de Emergência

Temporal arrasa Tapejara O município de Tapejara irá decretar situação de emergência devido a um forte temporal que causou grande destruição em vá-

rios bairros e loteamentos da cidade, na manhã do sábado, dia 12. As equipes da prefeitura estão distribuindo lonas e telhas e um ôniFOTO: SUELEN DEFAVERI/ASSECOM

Vento forte causou muitos estragos

bus está passando recolhendo os desabrigados e levando até o CTG Manoel Teixeira, onde receberão abrigo e almoço. A Secretaria de Assistência Social também já está realizando cadastros para disponibilizar roupas e colchões para quem necessitar. O prefeito Seger Luiz Menegaz pede calma à todos, pois o momento é muito difícil,

principalmente para as famílias que perderam parte de suas casas. “Muitas árvores, postes de luz, madeiras e telhas estão caídas, por isso, todos devem redobrar a atenção e cuidar para não deixar principalmente as crianças perto destes locais.” A Secretaria de Obras e Habitação já estão trabalhando na remoção desses destroços.

Caso Ários O caso da morte do jovem Ários Mattos, na última semana, teve desdobramentos neste final de semana. No domingo, 13, mais três menores foram apreendidos pela Brigada Militar, por ordem judicial e devem ser internados em Passo Fundo. Um outro menor, acusado pela morte do erechinense, já havia sido apreendido.


Hoje

16

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Cidades

Temporal causa estragos e mata em Erebango Um temporal deixou quase 200 casas destelhadas em Erebango, no último sábado. De acordo com informações da Defesa Civil, três pessoas ficaram feridas e uma faleceu (Jean Carlos Marinho, 25 anos), em decorrência de tais ferimentos. A prefeitura e a Defesal Civil trabalham para auxiliar as famílias que tiveram problemas em suas casas. Os ventos, no momento do temporal, podem ter passado dos 100 KM/h.

ENVIE SUA SUGESTÃO PARA NOVAS PAUTAS DA SUA CIDADES cidades@hoje3.com.br

Maquete da planta industrial já foi apresentada

Empresa de laticínios vai construir fábrica em Aratiba e beneficiar região As instalações da empresa de Laticínios Deale no município de Aratiba já é uma realidade, apenas aguardando a liberação da Fepan para o começo da construção. Desde 15 de março, a empresa iniciou os serviços na região, com o investimento inicial de R$ 400 mil na aquisição do terreno, 4 tanques para coleta de leite, um veículo para o técnico. No momento são 4 transportadores que já estão recolhendo aproximadamente 800 mil litros de leite por mês nos municípios de Aratiba, Barra do Rio Azul e Três Arroios. Sendo que será aumentando a rota

para outras cidades, Barão de Cotegipe, Mariano Moro e Erechim. Na quarta-feira, 09, foi apresentada a maquete da futura indústria que será instalada na estrada que liga a cidade com o distrito de Dourado. Especialista da produção de queijos na cidade de Almirante Tamandaré do Sul/RS, a Laticínios Deale dá um salto de pouco mais de 180 quilômetros para promover o desenvolvimento na cidade de Aratiba. Acertada com a administração, a empresa segue no projeto de construir uma planta de beneficiamento de leite, com capacidade

de processamento inicial de 70 mil litros por dia, podendo chegar em pleno funcionamento em 200 mil litros/dia. Sendo que poderá chegar até 72 milhões de litros /ano com a implantação total da planta. O município comemora a instalação que promete ser um novo tempo para a comunidade. De acordo com o secretário municipal de Administração, de Aratiba, Vander Luís Morgan, a fábrica da Deale representa um “’marco’ na industrialização de lácteos em Aratiba. “Hoje, todo

o leite produzido na cidade não é processado aqui. Pela primeira vez teremos condições de agregar valor a esse produto (leite), tão importante no setor primário’’, diz Morgan. Com investimento superior a R$ 8

milhões em recursos próprios e parte financiada do BNDES, a prefeitura de Aratiba vai repassar o valor de R$ 800 mil para compra da área de terra e auxiliar na construção das instalações da planta. O município receberá, como garantia, 70% do valor do imóvel a ser adquirido. Essa caução cerrará quando o montante do retorno do ICMS alcançar o valor do incentivo financeiro. A partir da instalação, a Deale prevê a contratação inicial de 20 funcionários.


17

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Hoje

SUPLEMENTO ESPECIAL - CLASSIFICADOS + NEGÓCIOS

Maneiras de decorar

com objetos A Eliane apresentou em março os lançamentos da Coleção Manifesto acompanhados de objetos para inspirar a composição dos produtos e sugerir ideias simples e bacanas para decorar a casa. Na decoração nem todos os objetos precisam vir apoiados em cima de estantes e prateleiras. A tendência pede que o chão seja mais explorado e sugere livros, quadros e objetos espalhados pelos cantos do ambiente. Pendentes e luminárias

são apresentadas em novas versões. Aquele objeto que você adora mas não sabe onde utilizar pode virar parte da decoração ou então você pode customizar o que tem em casa com ideias bacanas como essa lâmpada envolvida com corda. O retrô voltou com tudo e cada vez mais se mistura com o moderno e atual. Se você não tem uma relíquia em casa, saiba que as lojas investem cada vez mais nesta tendência e contam com diversas

opções de objetos com carinha de antigos para você escolher.

Um toque especial Uma viagem, um momento, memórias e objetos que passam de geração em geração podem e devem ser explorados na decoração. O toque pessoal traz charme e personalidade ao seu canto preferido.

FOTOS: ELIANE/DIVULGAÇÃO


Hoje

18

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 22 A campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano será realizada de 22 de abril a 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

AVC pode ser prevenido com hábitos saudáveis De acordo com a Organização Mundial de AVC, a doença é responsável por 6 milhões de mortes a cada ano. Especialistas alertam que a busca por atendimento médico de emergência logo após o aparecimento dos primeiros sintomas é fundamental Apontado como uma das principais causas de internação e morte no país, o acidente vascular cerebral (AVC) pode ser prevenido, em boa parte dos casos, com hábitos saudáveis no decorrer da vida, como a prática moderada de exercícios. Especialistas alertam que a busca por atendimento médico de emergência logo após o aparecimento dos primeiros sintomas é fundamental. O atendimento rápido garante que a aplicação dos medicamentos ocorra antes de quatro horas e meia, período considerado chave para reduzir a mortalidade. De acordo com a Organização Mundial de AVC, a doença é responsável por 6 milhões de mortes a cada ano. Dados do Ministério da Saúde mostram que entre 2000 e 2010, a mortalidade por acidente vascular cerebral no país caiu 32% na faixa etária até 70 anos, que concentra as mortes evitáveis. Apesar disso, só em 2010, mais de 33 mil

pessoas morreram em decorrência de AVC nessa faixa etária. Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro, o médico Eduardo Barreto acredita que o desconhecimento da população sobre os sintomas é uma dos maiores dificuldades no combate ao AVC. “Um dos maiores problemas que percebemos é o desconhecimento dos sintomas, que servem como sinal de alerta e, se fossem identificados adequadamente, poderiam evitar verdadeiras catástrofes provocadas pelo AVC”, disse ele, que citou como principais sintomas a fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo, dificuldade para falar, entender o interlocutor ou enxergar, tontura repentina e dor de cabeça muito forte sem motivo aparente. “Assim que algum dessas situações for percebida, é preciso buscar imediatamente assistência médica de urgência”, acrescentou.

Comida saudável

Benefícios do abacate O abacate é um alimento que muitas pessoas deixaram de consumir por considerá- lo calórico. Porém, há motivos para voc~e querer voltar a consumir esta fruta. Entre as frutas, o abacate é uma das que possuem maior teor de proteínas. Seus compostos antioxidantes (vitamina E e luteína) têm sido relacionados à prevenção de doenças crônico-degenerativas. Além disso, essas mesmas substâncias podem contribuir para a prevenção do envelhecimento precoce. Estudos recentes mostraram que o consumo regular de abacate contribuiu para redução do colesterol “ruim” e dos triglicerídeos sanguíneos. Também foi visto que seu consumo pode diminuir a glicemia em pacientes diabéticos.

O especialista ressaltou que quando o atendimento ocorre em tempo hábil é possível submeter o paciente a exames para determinar o tipo de AVC e a área do cérebro atingida e fazer os procedimentos necessários, como a injeção de medicamentos que dissolvem o coágulo. Ele enfatizou que, com isso, as possibilidades de recuperação são muito maiores. Barreto destacou que, sem o diagnóstico precoce, o AVC pode provocar, com mais frequência, o comprometimento irreversível do cérebro, causando perda da noção das relações - capacidade de o paciente identificar se uma pessoa é sua mãe, esposa ou filha, por exemplo - sequelas motoras, como paralisia de pernas e braços e perdas de linguagem. Ele acrescentou que os fatores que aumentam as chances de ocorrer um AVC são a hipertensão, o diabetes, fumo, álcool, a alta taxa de colesterol e o sedentarismo. A doença atinge principalmente idosos com mais de 60 anos de idade, porém há registros de ocorrências em jo-

O AVC Cerca de 80% dos casos de AVC são isquêmicos, ou seja, a causa está em coágulos que impedem a chegada do sangue às células nervosas. Os demais são classificados como hemorrágicos, quando a origem é o rompimento de paredes das artérias. Superando doenças como infarto do miocárdio e câncer, o acidente vascular cerebral (AVC) mata mais de cinco milhões de pessoas por ano em todo o mundo e é a enfermidade responsável pelo maior número de vítimas fatais no Brasil. vens e recém-nascidos. O AVC é causado pela interrupção brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral provocada por um coágulo, denominado isquêmico, ou o rompimento de um vaso sanguíneo provocando sangramento no cérebro, chamado hemorrágico. O AVC isquêmico é o mais comum, representando mais de 80% dos casos da doença. A Organização Mundial de

AVC recomenda, para saber se uma pessoa está tendo a doença, primeiramente pedir que ela sorria e verificar se o sorriso está torto. Em seguida, observar se ela consegue levantar os dois braços. Outro passo é notar se há alguma diferença na fala, se está arrastada ou enrolada. Caso seja identificado algum desses sinais, deve-se procurar imediatamente um serviço de saúde.


19

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

abcleitura ENVIE SUA SUGESTÃO PARA NOVAS PAUTAS DO ABC LEITURA leitor@hoje3.com.br

Gian e Giovani cantam em Ponte Preta no próximo dia 27

Os fãs da música sertaneja poderão acompanhar a passagem da dupla Gian e Giovani pela região. A dupla se apresenta durante a ExpoPonte, em Ponte Preta, no próximo dia 27. Entre os sucessos dos sertanejos estão “Sai dessa coração” e “Espuma da Cerveja”.

Os amores mútuos são tão forte que deixam a gente molinho de tão bom que é!

Coelhinho chegando Atrações em Erechim se concentram na Praça e na URI A Páscoa está chegando e com ela a hora das crianças “realizarem seus desejos”. Em Erechim, o “coelhinho” anda visitando os pequenos na URI - Erechim e na Praça Jaime Lago. As duas atrações podem ser conferidas de perto, todos os dias até a próxima quinta-feira. Na escola de Educação Básica da URI Erechim, através de dinâmicas, brincadeiras e uma esquete teatral totalmente interativa, alunos de várias escolas

da região já estão se encontrando na Casa do Coelhinho, que está organizada “Espaço Cultura Viva”, em frente à Universidade. Cerca de duas mil crianças deverão passar pelo local. A programação será desenvolvida até a próxima quarta-feira, 16. As atividades na Praça Jayme Lago em comemoração à Páscoa promovidas pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, permanecem até 17 de abril, véspera de Sexta-feira Santa.

HORÓSCOPO ÁRIES - 21/03 a 20/04

LIBRA - 23/09 a 22/10

TOURO - 21/04 a 20/05

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11

Os cuidados devem ser mantidos, especialmente relacionados ao seu autocontrole. O astral continua bastante tenso e envolve diretamente seu signo. Os relacionamentos podem ser os mais prejudicados neste período. Nesta fase sua saúde pode ressentir, especialmente pelo trabalho intenso e as dificuldades que podem surgir dele. Mantenha um bom programa de exercícios e alimentação saudável. Relaxe e medite sempre que for possível.

GÊMEOS - 21/05 a 20/06

Hoje você estará mais voltado para si mesmo e, se puder, mantenha esse estado de espirito. Estar em casa e junto aos seus é o que melhor poderá fazer por si mesmo no dia de hoje. Mantenha a calma através de exercícios de relaxamento.

Seus relacionamentos continuam sendo intensamente mobilizados e você deve continuar evitando brigas e confusões. O momento é de mudanças que continuam até o dia 20. Sucesso e maior visibilidade na carreira.

Seu signo faz um ótimo aspecto com Júpiter e Vênus também em signos de água movimentando positivamente seu coração. As viagens e os contatos com pessoas e empresas estrangeiras estão altamente beneficiadas também.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12

O movimento é grande no amor e seus romances começam a ficar mais quentes. Tome cuidado apenas com o excesso de energia, que pode prejudicar você. Criatividade em alta e muita alegria no relacionamento com os filhos.

CÂNCER - 21/06 a 22/07

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01

Júpiter em seu signo faz um ótimo aspecto com Vênus em Peixes movimentando seus projetos de viagem e contato com pessoas e empresas estrangeiras. O momento é de renovação da fé e do otimismo. Aproveite.

As energias continuam pedindo por mudanças, especialmente em metas de carreira e em sua vida doméstica. O momento envolve uma mudança de casa ou ao menos uma grande reforma. Fique atento às oportunidades.

LEÃO - 23/07 a 22/08

AQUÁRIO - 21/01 a 19/02

As energias continuam exigindo autocontrole e revisão de todos os projetos que envolvem pessoas e empresas estrangeiras. Uma virada de vida pode acontecer a partir desses projetos. Momento de renovação da fé.

As viagens podem acontecer com mais frequência neste período de grande movimento em sua vida. Caso isso aconteça, organize-as detalhada e minuciosamente, pois você pode ter problemas. Comunicação beneficiada.

VIRGEM - 23/08 a 22/09

PEIXES - 20/02 a 20/03

Você anda mais sensível e suas emoções estão à flor da pele nos últimos dias. Mudanças interessantes e decisivas podem acontecer em sua vida neste momento, partindo dos seus sentimentos. Sensualidade e necessidade de intimidade.

O momento ainda é frágil para as finanças e você deve economizar ao máximo. Organize-se e mantenha o equilíbrio no setor. As mudanças continuam e suas emoções podem ser testadas com maior exigência e profundidade.

Hoje

Ivete Sangalo

Cantora - @ivetesangalo

NOVELAS MEU PEDACINHO DE CHÃO

Globo - 18h Segunda, 14/04/2014 Desconfiado da intenção de Epaminondas em atrapalhar a inauguração da escola, o delegado se oferece para acompanhar o coronel até a festa. Juliana vê sinceridade nas intenções de Ferdinando e se oferece para ajudá-lo a conseguir um emprego como engenheiro agrônomo nas terras de Pedro Falcão. Terça, 15/04/2014 Viramundo comenta com Giácomo que viu poucas crianças na escola. Juliana pede a seus alunos que incentivem as outras crianças a frequentar a escola. Renato conta para Ferdinando que pretende ajudar Juliana com os exames laboratoriais das crianças e deixa o amigo enciumado. Quarta, 16/04/2014 Rodapé alerta Ferdinando para tomar cuidado com Gina. Renato ensina para as crianças na escola como fazer os exames laboratoriais. Epaminondas não gosta de saber que Renato resolveu construir seu consultório em Vila Santa Fé. Juliana se surpreende ao ver a carta que Rodapé deixou em sua mesa.

MALHAÇÃO

Globo - 18h25 Segunda, 14/04/2014 Antônio emociona-se com Palhares, que finge estar orgulhoso dele. Martin ajuda um rapaz a pedir sua namorada em casamento e ele se lembra de Micaela. Terça, 15/04/2014 Martin pula na piscina do colégio para resgatar Micaela. Sidney se declara, Sofia hesita, mas acaba cedendo e beija o garoto. Bárbara lê a carta de amor anônima que encontra em sua bolsa. Sofia afirma a Sidney que nunca o perdoará por tê-la humilhado. Quarta, 16/04/2014 Ben cede aos encantos de Sofia. Abelardo desmascara Caetano, que finge ser um primo distante do empresário. Com a intenção de irritar o namorado, Flaviana divulga fotos de Serguei neném em uma rede social.

PECADO MORTAL

RECORD - 22h30 Segunda, 14/04/2014 Carlão e Otávio fingem briga na fazendinha e se esmurram, assustando Danilo, Quina e Tufik. Carlão e Dorotéia conseguem convencê-los de que estão brigados. Terça, 15/04/2014 Monet se irrita com Picasso e diz que ele está fingindo ser outra pessoa. Picasso diz que mudou e que deseja ser perdoado por todo o mal que causou. Quarta, 16/04/2014 Picasso protege Patrícia dos tiros com o próprio corpo. Patrícia atira em capanga e foge com Picasso. Helena pressiona Carlão para que ele conte para Patrícia a verdade sobre ameaça de Tufik. Carlão a convence de que dizer a verdade pode colocar Patrícia em risco. Picasso e Patrícia são perseguidos durante a fuga e se escondem em casa de show.

ALÉM DO HORIZONTE

Globo - 19h Segunda, 14/04/2014 LC agradece Lili, e ela finge emoção. William pensa em Celina. Keila lembra do beijo que deu em Kléber. Marlon e Lili pensam numa fuga para William. Heloísa sofre com a falta da filha. Terça, 15/04/2014 Lili convence Heloísa a desistir de ir até a Comunidade. Inês elogia o presente que recebeu de Jorge, e Álvaro fica furioso. Marcelo e Priscila se desentendem. Rita conta para Selma que Nilson e Cacá farão um vídeo para Pâmela. Quarta, 16/04/2014 Priscila fica tensa com o exercício proposto por Vânia para ela e Marcelo. Kléber manda Edu levar a substância para seu galpão. Marcelo e Priscila discutem. LC se enfurece com a notícia do roubo da carga, e Lili tenta conter a satisfação.

EM FAMÍLIA

Globo - 21h Segunda, 14/04/2014 Luiza pede que Sandra confirme que as duas estavam no cinema, caso alguém pergunte. Laerte chega ao galpão para dar a primeira aula de flauta para Luiza e tudo acontece em um clima de muita sedução. Terça, 15/04/2014 Shirley diz ao segurança da loja que foi ela quem comprou as peças, livrando Selma da acusação. Luiza conta para Alice que beijou Laerte, mas que não quer envolvimento com ele. Quarta, 16/04/2014 Juliana seduz Jairo e o convence a voltar para casa. Cadu reclama que Clara não tem dado atenção a Ivan. Alice sofre ao saber que é filha de um abuso. Selma demonstra para Laerte e Verônica a vontade de morar na casa de repouso onde Neidinha trabalha.

CHIQUITITAS

SBT - 20h30 Segunda, 14/04/2014 Shirley conversa com Oscar (Beto Nasci) sobre sua comunidade. Ela diz que na zona norte possui ótimas festas de samba e que ele está convidado. Terça, 15/04/2014 A mãe de Duda voltou ao Brasil para acompanhar as buscas por Duda. Ela e todos na Mansão dos Almeida Campos ficam aliviados com a volta de Mili e Duda. Cintia diz para todas as crianças que Pata tem razão, que odeia crianças e que só lamenta não ter conseguido se livrar de todos a tempo. Quarta, 16/04/2014 Junior indica Carol para ser diretora do orfanato, mas José Ricardo diz que não acha uma boa ideia. Mili conta para Mosca de um sonho que teve sobre sua infância. Cris descobre que haverá um novo show de Tomás Ferraz, o primeiro na linha sertanejo universitário. OS RESUMOS DAS NOVELAS são fornecidos pelas emissoras de televisão e podem sofrer mudanças.


Hoje

20

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

PáginaMais ENVIE SUA SUGESTÃO PARA NOVAS PAUTAS DO PÁGINA MAIS leitor@hoje3.com.br

RESULTADOS DAS LOTERIAS MEGA SENA Concurso n. 1590 07 20 34 40 44 55 Ganhadores ACERTADORES Sena Quina Quadra

PRÊMIO

0 Acumulado 89 R$ 37.931,98 8.050 R$ 599,10

DUPLA SENA Concurso n. 1271 Primeiro Sorteio

1 3 30 33 39 49 Ganhadores ACERTADORES Sena Quina Quadra

PRÊMIO

0 Acumulado 29 R$ 4.362,12 2.012 R$ 59,87

Segundo Sorteio

8 16 21 26 40 46 Ganhadores ACERTADORES Sena Quina Quadra

LOTOMANIA Concurso n. 1443 22 28 29 36 47 51 57 58 59 60 68 69 71 80 83 86 91 93 94 96 Ganhadores ACERTADORES 20 Acertos 19 Acertos 18 Acertos 17 Acertos 16 Acertos 0 Acertos

PRÊMIO

1 R$ 3.603.549,88 9 R$ 34.890,69 151 R$ 2.079,58 1.453 R$ 135,07 8.598 R$ 22,82 2 R$ 78.504,05

QUINA Concurso n. 3464 12 13 18 59 66 Ganhadores ACERTADORES Quina Quadra Terno

PRÊMIO

0 Acumulado 89 R$4.253,01 6.667 R$ 781,10

PRÊMIO

0 Acumulado 22 R$ 5.750,07 1.680 R$ 71,71

LOTERIA FEDERAL Concurso n. 4857 1 - 91.658 R$ 1.000.000,00 R$ 22.000,00 2º - 24.498 R$ 17.100,00 3º - 49.252 R$ 16.200,00 4º - 8.608 R$ 18.890,00 5º - 62.944

TIMEMANIA Concurso n. 562 7 23 29 31 49 74 76 Ganhadores ACERTADORES

PRÊMIO

7 acertos 0 Acumulado 6 acertos 5 R$19.434,59 5 acertos 242 R$573,63 4 acertos 3.351 R$6,00 3 acertos 29.737 R$2,00 Time do Coração - VILA NOVA 4.042 R$5,00

FONTE: CAIXA

Reciclar é preciso

A reciclagem já faz parte do dia a dia das pessoas em muitas cidades. Mais ainda é preciso maior conscientização da maneira que se devem separar os resíduos. Confira abaixo algumas dicas importantes que devem ser aplicadas no momento da separação.

Atenção para a separação do lixo LIXO SECO

Papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, caixa de leite, caixas de papelão (desmontadas), metais (ferrosos e não ferrosos) latas em geral, alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos de metal e de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos (todos os tipos), garrafas PET, sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados.

LIXO ORGÂNICO

Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Podemos citar como exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), ossos, sementes, etc. Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar consequências indesejadas, como por exemplo mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos.

STF marca julgamento da ação penal contra o ex-presidente Collor O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 24 de abril o julgamento da ação penal que envolve o senador Fernando Collor (PTB-AL), acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) dos crimes de peculato e corrupção passiva. As acusações referem-se ao período em que Collor foi presidente da República, entre 1991 e 1992, ano do impeachment que marcou o final do seu governo.

Opinião

Ariane Leitão Secretária de Políticas para as Mulheres do RS

Estupro. Nossa culpa? “Homem que bate na esposa macula a família, quando 70% das comercial, mas quando tratamos merece ir para a cadeia. Eles não vítimas gaúchas de violência se- de sexualidade, de liberdade sexupodem xingar e gritar com suas xual são meninas, principalmente al a realidade é outra. Às mulheres próprias companheiras. Caso isso aquelas entre 10 e 14 anos, confor- recato, aos homens iniciativa. É o aconteça, o problema deve ser dis- me dados das unidades de saúde. É que a ordem desigual nos impõe. cutido somente entre os membros contraditória a opinião que retrata Àquelas que se opuserem serão da família, afinal, roupa suja se lava a pesquisa, afinal “merecem serem julgadas, penalizadas, violentadas. em casa”. As contradições estão na estupradas as mulheres que mos- Enquanto aos homens o furor sepesquisa em relação à tolerância tram o corpo”. Por que então são xual e os arroubos biológicos são social à violência contra justificativas para atos crias mulheres divulgada reminosos. Inaceitável! centemente pelo IPEA. Os Políticas públicas que Moralismo conservador que insiste números ainda revelam promovam a transformaem subjugar as mulheres, tornanque 65,1% dos que responção social, poder público do-nos culpadas pela violência deram à pesquisa acredie sociedade civil são fora qual somos vítimas. Ninguém tam ser as mulheres que ças motrizes do processo mostram demais o corpo, civilizatório. Não é pospode ser atacada! Repressão com roupas curtas, as ressível reduzir séculos de social que determina o comporponsáveis pelos ataques e subjugação das mulheres tamento feminino de acordo com estupros que sofrem. à instituição de leis mais padrões pré-estabelecidos, que A vida privada, o corpo severas e mais prisões. A compromete nossa liberdade. e a sexualidade das mulhevisibilidade ao tema de res brasileiras ainda são gênero e à luta cultural tabu. Embora a Lei Maria que estamos estabelecenda Penha tenha trazido do será possível com mais avanços inegáveis em relação à as meninas as principais atacadas? recurso para a criação de espaços violência de gênero, tornando o Moralismo conservador que insis- específicos que garantam os direidebate público, as respostas evi- te em subjugar as mulheres, tor- tos humanos femininos. denciam um cenário alarmante, nando-nos culpadas pela violência Com mais mulheres nos espamas não surpreendente. O patriar- a qual somos vítimas. Ninguém ços de poder, com uma educação cado permanece como conceito pode ser atacada! Repressão social não sexista, produziremos conscidominante de organização fami- que determina o comportamento ências individuais e coletivas. Só liar, 64% concordam que o homem feminino de acordo com padrões a mobilização constrói mudanças. deve ser o cabeça do lar, e a partir pré-estabelecidos, que comprome- Toda a violência contra a mulher dele constatamos o porquê de tan- te nossa liberdade, nossa autono- deve ser denunciada, publicizada, tas mulheres sentirem-se ameaça- mia. combatida. Disque 0800-541-08das dentro de sua própria casa. O corpo da mulher é objeto 03 e denuncie. Afinal, uma vida A opressão masculina gera de desejo, mas também de posse. sem violência é direito de todas as uma privacidade criminosa que A sensualidade brasileira é objeto mulheres.

Comemoração dos 96 anos de Erechim está sendo marcada por extensa programação Serão cerca de dois meses com muitas atividades e reconhecimento a todos aqueles que colaboraram na construção da Erechim de hoje, marcada pela participação, inclusão e desenvolvimento. Assim será o aniversário de 96 anos da cidade – celebrado oficialmente no dia 30 de abril. Cultura, arte, esporte, desenvolvimento, saúde, educação e cidadania fazem parte das festividades. As atividades, que se estendem até o início de junho com

o Rally Internacional de Erechim e Cultura de Erechim é 10, já estão em andamento com circuito de pa-

Programação completa Use o leitor de QR Code do seu celular ou acesse a programação pelo site www.hoje3. com.br

lestras “O imaginário religioso da Colônia de Erechim”. As palestras são realizadas no Arquivo Histórico Dr. Juarez Milguel Illa Font em três horários: 8h30, 14h e 15h30. O circuito de palestras começou no último dia 7 e se estende até 28 de abril. De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira, a programação tem muita diversidade fazendo jus a comemoração de 96 anos do município.


21

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Esportes

Inscrições abertas para o Rally de Erechim 2014 Já estão abertas as inscrições para a 17ª edição do Rally Internacional de Erechim. Até este domingo, 13, já eram 28 duplas inscritas. Todas as informações sobre a prova, como a lista de inscritos, podem ser encontradas no site do evento, www.rallyerechim.com.br.

ENVIE SUA SUGESTÃO PARA NOVAS PAUTAS DE ECONOMIA esportes@hoje3.com.br

O Erechim Auto Esporte Clube está organizando a primeira edição do Rally Bike. O evento reunirá ciclistas em um passeio que passar pelas especiais do Rally de Erechim, em trecho de 96 quilômetros. Informações em www.rallyerechim.com.br.

H hoje3.com.br

Rally Bike homenageia 96 anos de Erechim

ACOMPANHE O HOJE NO FACEBOOK hoje3

Esta torcida merece, trabalhamos para eles, este troféu é deles

Aguinaldo Rehfeld Diretor de MKT do Ypiranga

Libertadores só volta em maio A Copa Libertadores abrirá a disputa das oitavas de final apenas em maio. A rodada de ida será no dia 7 e a de volta no dia 14. O Grêmio vai enfrentar o São Lorenzo, com o jogo decisivo sendo realizado na Arena, em Porto Alegre.

Após título do primeiro turno, Ypiranga perde para o Glória O torcedor do Ypiranga comemorou muito no primeiro turno do Gauchão - Divisão de Acesso. O Canarinho foi simplesmente brilhante, tendo campanha invejável, somando 9 vitórias em 12 jogos e apenas uma derrota. Na final, vitória épica sobre o Brasil FA por 2 a 0 e título garantido. Mais que isso, o Ypiranga está de volta à primeira divisão do Gauchão, com um turno inteiro pela frente de antecedência. O time ercehinense conquistou a primeira de três vagas do Gauchão deste ano. Neste domingo, ainda em ritmo de festa, veio o segundo revés do ano. O time estreou no segundo turno, jogando contra o Glória, em Vacaria, e perdeu por 2 a 1. O treinador Leocir Dall’Astra só economizou mesmo que estava se recuperando de lesão, ou por cartão. O restante do time titular foi a campo diante do Glória. O placar foi aberto logo aos dois minutos, com Alê Menezes, que aproveitou o cruzamento na área. O segundo gol foi novamente de Alê Menezes. Aos 22 minutos ele aproveitou a cobrança de escanteio para concluiu

Os números do Ypiranga PRIMEIRO TURNO

12 JOGOS 2 EMPATE 9 VITÓRIAS 1 DERROTA 22 GOLS PRÓ 7 GOLS CONTRA Festa do torcedor com os jogadores, na última semana. Ypiranga voltou à Série A do Gauchão para o fundo da rede de Alisson. Aos 30 minutos situação ficou ainda mais complicada, depois que a arbitragem marcou pênalti em favor dos donos da casa. Guto, velho conhecido da torcida do Ypiranga assumiu a responsabilidade da cobranaça e deixou o placar em 3 a 0. Mas depois do terceiro gol a equipe de Erechim passou a ter outra postura em campo e criou boas chances de gols. Mas o ataque do

Canarinho parava nas boas defesas doe Marcelo Pitol. O Ypiranga descontou com Brandão, aos 41 minutos. O placar do primeiro tempo ficou em 3 a 1. Na segunda etapa a equipe de Erechim seguiu criando boas chances de gols, mas conseguiu marcar o segundo somente aos 39 minutos. Depois da forte pressão do Canarinho, Guto acertou um chute de fora da área e encerrou o placar em 3 a 2.

Ingressos para a Libertadores de Futsal estão à venda Começou a venda dos ingressos para o público que pretende assistir os jogos da Taça Libertadores da América de Futsal – Zonal Sul, que acontecerá entre os dias 21 e 27 de abril, em Erechim, RS. O Atlântico APTI URI Erechim é o clube organizador e sede do torneio deste ano, e também já divulgou os valores dos bilhetes por cada fase. Num primeiro momento o torcedor poderá adquirir pacotes promocionais. Há duas opções. A primeira, com a compra da camisa oficial do clube, mais acesso a todos os jogos, o valor será de R$ 150,00. Já para quem adquirir a camisa standard do Clube erechinense, mais bilhetes para todas as partidas, o valor é de R$ 100,00. Estes pacotes promocionais estão à venda nas secreta-

Hoje

rias Esportiva e Social do Atlântico e também no banco Sicredi. Já para os dias dos jogos, na fase classificatória, cada dia terá a cobrança de R$ 8,00 para sócios do Clube e R$ 10,00 para quem não for sócio. Na fase de semifinal, o valor será de R$ 18,00 para sócios e R$ 20,00 para demais torcedores. A grande final terá a cobrança de R$ 20,00 para sócios e R$ 25,00 para quem não é sócio do Atlântico. A competição será realizada em Erechim pela primeira vez. O Atlântico é um dos times brasileiros na disputa. Outras nove equipes, de cinco países estarão disputando o título do certame continental.

Quarta o Canarinho enfrenta o Cerâmica

20h

Nesta quarta-feira, dia 16, o Ypiranga volta a campo, para seu primeiro jogo No Colosso em casa pelo segundo turno, contra o Cerâmica. O jogo será no Colosso e começa às 20h30.

O Gauchão PRIMEIRA RODADA - Returno Tupi 1 x 0 Canoas Inter SM 3 x 1 U. Frederiquense Santo Ângelo 3 x 0 Riopardense Avenida 1 x 0 Panambi Cerâmica 2 x 3 Nova Prata Marau 5 x 1 Riograndense Glória 3 x 2 Ypiranga QUARTA, DIA 16 Tupi 1 x 0 Canoas Ypiranga x Cerâmica - 20h30 Riopardense x Tupi Canoas x Inter SM Panambi x Santo Ângelo U. Frederiquense x Avenida Riograndense x Brasil FA Santa Cruz x Glória Nova Prata x Marau

Futebol perde Paulo Sérgio Poletto Faleceu na manhã desta sexta-feira o ex-treinador Paulo Sérgio Poletto. Ele estava em sua cidade natal, Arroio do Meio, RS, onde lutava contra uma grave doença. Aos 72 anos, Poletto estava afastado de qualquer atividade. Ele foi treinador do Ypiranga na campanha vitoriosa de 1989 quando o time ascendeu á primeira divisão do futebol gaúcho. Retornou após, nos anos 2000 para ajudar a gerir o projeto entre Instituto Anglicano Barão do Rio Branco e Ypiranga. Em Erechim, se tornou funcionário do Instituto. Chegou a comandar o Ypiranga novamente como treinador. No futebol, atuou como jogador e treinador, em clubes do Brasil e em outros países. Chegou a comandar a seleção do Equador. A carreira como jogador teve passagem importante pelo Inter e Atlético PR, além de outros clubes como o Lajeadense. Já como treinador, comandou tanto Inter quanto Grêmio. Esteve ainda em clubes do Equador e da Arábia Saudita.


Hoje

Figueira é campeão em SC ►

Foi no sufoco, na garra e na força de vontade que o Figueirense venceu o Joinville pelo placar de 2 a 1, na tarde deste domingo (13), e conquistou o Campeonato Catarinense 2014. Esta foi a 16ª vez que o Furacão de Santa Catarina conquista o título estadual e quebra um tabu que vinha desde a temporada 2008 quando havia ganho pela última vez. Os gols da vitória do alvinegro foram marcados pelos atacantes Dudu e Lúcio Maranhão, ambos no primeiro tempo.

Ituano faz história em São Paulo ►

O Ituano é o campeão Paulista de 2013. O time de Itu perdeu no tempo normal por 1 a 0 para o Santos neste domingo. Porém, com o placar a decisão foi para os pênaltis e a equipe interiorana venceu por 7 a 6 conquistando o título do Paulista.

Flamento é 33 vezes campeão Carioca ►

22

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Com gol de Márcio Araújo aos 46 minutos do segundo tempo, o Flamengo aproveitou a vantagem e empatou por 1 a 1 o segundo jogo da decisão do Campeonato Carioca para conquistar seu 33º título da competição na tarde deste domingo, no Maracanã. O 33º título aumenta a hegemonia do Flamengo no Campeonato Carioca. O Rubro-negro agora tem duas conquistas a mais que o Fluminense, segundo maior vencedor da competição com 31 taças. O Vasco segue como terceiro maior ganhador do torneio, com 22 troféus.

Radar Esportivo ALEXANDRE LOPS/INTER

Inter atropela o Grêmio e conquista o tetra Com uma goleada avassaladora de 4 a 1 sobre o Grêmio na tarde deste domingo, no Centenário, o Internacional conquistou o título do Gauchão pela quarta vez consecutiva. Alex (2), D’Alessandro e Alan Patrick, de pênalti, marcaram os gols colorados em Caxias do Sul. No primeiro clássico, o Colorado havia vencido por 2 a 1 na Arena. Como é tradicional na história do Gre-Nal, a forte marcação imperou desde os primeiros movimentos da partida. A tarefa dos atacantes de furar o bloqueio das defesas não estava fácil. Aos 26min, Rafael Moura apertou Werley no interior da área e o zagueiro acabou se atrapalhando com a bola. Foi então que D’Alessandro surgiu para chutar no cantinho esquerdo para abrir o placar no Centenário. O Inter cresceu com o gol. Encaixou a marcação e passou a controlar o jogo. O Grêmio, por sua vez, abusava das faltas na tentativa de conter o ímpeto colorado. O Colorado votou sem alterações para a etapa final. O Grêmio teve Máxi Rodriguez no lugar de Edinho. Aos 4min, Aránguiz fez grande jogada e tocou para Alan Patrick, que chutou cruzado, com força. Alex desviou a bola no interior da pequena área, fazendo com que ela passasse por baixo do goleiro gremista. 2 a 0. O gol incendiou a torcida colorada no Centenário. À medida

que o time trocava passes, os torcedores gritavam “Olé!”. Aos 8min, D’Alessandro bateu falta e Grohe fez grande defesa. No minuto seguinte, D’Alessandro foi derrubado por Dudu na área. Pênalti. Alan Patrick cobrou e colocou o 3 a 0 no placar! O grito de “É campeão!” passou a ser entoado a plenos pulmões nas arquibancadas. Foi quando, aos 12min, Alex recebeu grande passe no interior da área e fez 4 a 0. O Grêmio conseguiu descontar aos 21min, em gol contra de Ernando. Aos 31min, Máxi Rodriguez cobrou falta e Dida defendeu com segurança. Aos 35min, Pará e Willians se desentenderam e foram expulsos. Mas nada mais mudava

o panorama do jogo. O Inter administrou nos últimos minutos e pôde comemorar intensamente ao apito final. INTERNAIONAL (4): Dida; Gilberto, Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz e Alex (Juan, aos 39min do 2º tempo); D’Alessandro (Jorge Henrique, aos 42min do 2º tempo) e Alan Patrick (Ygor, aos 24min do 2º tempo), Rafael Moura. Técnico: Abel Braga. GRÊMIO (1): Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho (Máxi Rodriguez), Ramiro, Riveros e Alán Ruiz (Léo Gago); Dudu e Barcos. Técnico: Enderson Moreira.

Raposa campeã Neste domingo, no Mineirão, O Cruzeiroempatou com o Atlético-MG, por 0 x 0, pela partida de volta da decisão do Campeonato Mineiro, e, como teve melhor campanha na primeira fase do Campeonato Mineiro, conquistou pela 38ª vez na história o título do Estadual.

Show

de resultados ALEMÃO - 30ª rodada Schlake 04 2 x 0 E. Frankfurt, Mainz 3 x 0 Werder Bremen, Wolfsburg 4 x 1 Nuremberg, Hannover 2 x 1 Hamburgo, Borussia M 1 x 1 Stuttgart, Freiburg 2 x 0 Eintracht, Bayern Munique 0 x 3 Borrusia Dortmund, Bayer Leverkusen 2 x 1 Hertha Berlim, Hoffenheim 2 x 0 Augsburg. Classificação: 1) Bayer Munique 78p, 2) Borussia Dortmound 61p, 3) Schlake 04 58p (...). ESPANHOL - 33ª rodada Osasuna 0 x 0 Valladolid, Celta 2 x 0 Real Sociedad, Granada 1 x 0 Barcelona, Villareal 1 x 0 Levante, Real Madrid 4 x 0 Almería, Bétis 0 x 2 Sevilla, Valencia 2 x 1 Elche, Getafe 0 x 2 Atlético de Madri, Espanyol 2 x 2 Rayo Vallecano. Classificação: 1) Atlético de Madri 82p, 2) Real Madrid 79p, 3) Barcelona 78p (...). ITALIANO - 33ª rodada - Sassuolo 1 x 1 Cagliari, Roma 3 x 1 Atalanta, Bologna 1 x 1 Parma, Hellas Verona 3 x 5 Fiorentina, Napoli 4 x 2 Lazio, Torino 2 x 1 Genoa, Livorno 2 x 4 Chievo, Sampdoria 0 x 4 Internazionale, Milan 1 x 0 Catania. Classificação: 1) Juventus 84p, 2) Roma 79p, 3) Napoli 67p (...). BAIANO - O Bahia empatou em 2 a 2 com o Vitória na tarde deste domingo e faturou mais um título do Campeonato Baiano – já que havia vencido o jogo de ida, na Fonte Nova, por 2 a 0. Fahel e Lincoln marcaram para os tricolores, enquanto Juan e Ayrton fizeram os gols rubro-negros. É o 45º título estadual do Bahia.

Em final do interior, Londrina é campeão no PR O Londrina voltou a ser campeão Paranaense neste domingo após 22 anos. Mesmo jogando na casa do adversário, a equipe que eliminou o Atlético-PR na semifinal venceu o Maringá nos pênaltis (4 a 3) e conquistou o seu quarto título paranaense. A conquista veio depois de um empate por 1 a 1 no jogo de ida e outra igualdade, esta sem gols, na tarde deste domingo.


23

Hoje

Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Galo tem apenas mais um jogo antes da estreia na competição continental

Alerta pré-Libertadores. Atlântico sofre primeira derrota no Gauchão Está chegando a hora. Sete anos depois o Atlântico vai voltar a disputar a Taça Libertadores de Futsal. A estreia do time erechinense, um dos brasileiros na competição, acontecerá no próximo dia 21, diante dos argentinos, América del Sud. Antes porém, o time tinha mais dois jogo pelo Gauchão, até este sábado, 12. Um deles já foi, e nada agradável para a equipe erechinense. O Galo acabou sofrendo sua primeira derrota no Estadual, em seis jogos. Perdeu por 4 a 2 para o ADS Sananduva. Por pontos, segue na liderança. Mas o alerto foi aceso. Porém, nada de desespero, segundos os próprios jogadores. O capitão Keké lamentou o revés na noite deste sábado. “A gente segue pecando na finalização. Voltamos a perder muitas chances, sofremos gols em jogadas que não podemos aceitar. Mas agora é erguer a cabeça, não tem nada perdido e vamos recu-

perar estes três pontos no jogo em casa, na próxima terça”, salientou. Ceccatto tratou de remotivar o grupo. “Sofremos os gols em falhas nossas, de forma muito rápida no primeiro tempo e isso nos prejudicou. Mas não podemos baixar a cabeça, terça tem mais um jogo pelo Gauchão e depois uma competição

muito importante pela frente. Foi apenas a primeira derrota e isso não pode nos abalar”, acrescentou o ala. O ADS Sananduva foi aproveitando algumas falhas na marcação do Atlântico para fazer o placar a seu favor. Primeiro, aos 4min20, Fosca marcou para o time da casa. Jones sofreu uma lesão no sábado e aguarda para saber da intensidade

Depois, aos 5min17, a equipe ainda perdeu um pênalti, cobrado por Esquerda e que o goleiro Igor defendeu. Mas menos de um minutos depois, Chupin ampliou o placar para 2 a 0. O terceiro gol veio com Dudu, que chutou, a bola desviou em Silva e enganou Igor. O gol do Galo veio no final da primeira etapa, com Bagatini cobrando tiro livre. Já na etapa final, aos 15min05 esquerda tratou de fazer o quarto

O caminho até a Libertadores O Atlântico faz mais um jogo antes da estreia no Gauchão. Nesta terça-feira, dia 15, enfrenta o América, no Caldeirão do Galo, a partir das 20h. Depois o time trabalha em dois turnos até o domingo, 20

gol do ADS. Cigano imediatamente passou a atuar com goleiro linha, com, Keké fazendo a função. Mas não foi o suficiente para mudar o placar.

7ª rodada> ADS Sananduva 4 x 1 Atlântico Bento 5 x 5 Teutônia América 2 x 1 São Luiz Cachoeira 2 x 2 Assoeva Assaf 2 x 0 Afusca

Gauchão - Ouro> Classificação 1 - Assoeva 2 - Atlântico 3 - Sananduva 4 - Assaf 5 - América 6 - São Luiz 8 - ACBF 9 - Alaf 10 - Teutônia 11 - Bento 12 - Cachoeira 13 - Afusca

P

J V E D GP GC SL

16 15 13 12 9 8 7 7 6 6 4 1

7 6 7 6 7 7 3 6 7 6 7 7

5 5 4 3 2 2 2 2 1 1 1 0

1 0 1 3 3 2 1 1 3 3 1 1

1 1 2 0 2 3 0 3 3 2 5 6

21 16 19 15 14 13 6 11 17 16 13 7

9 12 11 5 12 7 11 4 14 0 16 -3 2 4 13 -2 17 0 19 -3 21 -8 23 -16


Hoje é uma publicação da Castro Com. Ltda ERECHIM - RS

Segunda-feira

ANO 1 - Nº 01 FECHAMENTO DESTA EDIÇÃO Domingo, 13/04 - 20h30

www.hoje3.com.br

PRÓXIMA EDIÇÃO Quinta, 16/04

14 de abril de 2014

VEJA COMO PARTICIPAR e ajudar a fazer o HOJE

Vendas aquecidas

54 2106-8993

Radar

Rua Pernambuco, 1155 Centro - Erechim - RS CEP: 99700-000 hoje3

Páscoa amplia vendas de chocolates, mas preferência nem sempre é pelos tradicionais ovos. Bombons e chocolates mais baratos tem grande procura em Erechim P.12

@jhoje3

PF ameaça parar na Copa

Exatos 60 dias para o início da Copa do Mundo, policiais federais fizeram um protesto na Praia de Copacabana na manhã deste domingo (13) e prometem fazer greve durante o evento esportivo.

Tetra campeão ►

leitor@hoje3.com.br www.hoje3.com.br

ALEXANDRE LOPS/INTER

Inter goleia o Grêmio e conquista o Gauchão P. 22

Ypiranga perde na abertura do returno P. 21 Páscoa para as crianças

Atividades na URI Erechim e na Praça Jaime Lago tem atrações até quinta, para toda a criançada. Na Praça, atividades vão até quinta e na URI, um dia antes, quarta. P.19

Votação do PNE é adiada para 22 de abril A votação do Plano Nacional de Educação (PNE) na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto foi adiada para o dia 22 de abril, a primeira terça-feira após a Semana Santa. A expectativa era que a votação fosse concluída no último dia 9, mas a sessão, que durou pouco mais de uma hora, foi suspensa. O PNE estabelece metas para a educação a serem cumpridas nos próximos dez anos.

Sua casa decorada Confira dicas que podem lhe ajudar a decorar a casa de uma maneira diferente. Objetos antigos podem ser bons aliados nesta hora.

P.17

O TEMPO HOJE CIDADE Erechim Gaurama Marcelino Ramos Getúlio Vargas Jacutinga Severiano de Alm. São Valentim Aratiba Passo Fundo Chapecó Concórdia Joaçaba Porto Alegre Florianópolis Curitiba São Paulo Foz do Iguaçu Rio de Janeiro Belo Horizonte Salvador Recife Vitória Terezina Palmas Cuiabá Campo Grande Bal. Camboriú Joinville Caxias do Sul Pelotas Rio Grande

MIN 8 8 9 7 8 8 8 7 6 9 8 10 13 17 13 10 10 22 19 18 25 24 24 22 10 17 16 15 8 11 12

MAX 17 17 19 19 21 21 22 21 21 22 21 24 23 23 20 21 23 26 28 30 32 32 33 32 25 26 22 23 18 21 21

ESTA SEMANA LUA CHEIA De 15/04 a 22/04 ÉPOCA DE PLANTIO

Alface

Época de plantio: Fevereiro a setembro Ciclo aproximado até a colheita: 60 dias no inverno, 80 dias no verão. Modo de plantio: Direto ou em sementeiras, com 1cm de profundidade. Se direto, desbastar quando estiverem com 10 cm de altura. Se em sementeiras, transplante quando tiver 10cm de altura. Espaçamento recomendado: 30cm entre linhas e 30cm entre plantas.

Edição de 14-04-2014