Page 12

Justi cativa da marca Arquitetura de marca

“Ao longo de sua história, a Companhia de Jesus viveu experiências extraordinárias de anúncio e de encontro entre o Evangelho e as culturas do mundo, caminhando sempre em direção às fronteiras sociais, geográficas, culturais, intelectuais e religiosas sendo sempre fiel à Igreja de Cristo”.

Em uma época de complexos desa os impostos pela contemporaneidade, em que os meios de comunicação dão forçosa visibilidade à nossa missão, a Companhia é percebida como invisível em meio ao turbilhão da imagem, do marketing e da publicidade voraz. Nesse sentido, como expressar, hoje, a nossa identidade e a nossa missão, num mundo de rupturas e diversidades? Atravessamos uma situação de mudanças aceleradas muito profundas. Muitas certezas de toda vida quebraram-se em pedaços e cada um desses pedaços compreende, por sua conta, um caminho inexplorado, de tal modo que tudo se liquefaz e o chão move-se debaixo de nossos pés. Nesse contexto de incerteza, só descobrindo o futuro que Deus nos oferece hoje e só caminhando para ele poderemos ser o que propriamente somos, jesuítas e colaboradores, eis à nossa missão no mundo.

Estamos perante uma maneira nova de compreender, sentir e saborear a realidade. É por essa razão que a Companhia de Jesus opta por estar presente na diversidade imagética desse tempo. Posicionando diante da sociedade sua cultura, identidade, missão, por meio de uma marca, símbolo uni cado no Brasil, que revela toda tradição, riqueza e comprometimento com a fé e a justiça dos povos. Não para seduzir nas armadilhas do consumismo como fazem os mecanismos de publicidade e marketing, mas para encantar na beleza de sua atuação no mundo, “contemplando Deus no âmago da realidade e unindo-se a Ele ativamente em sua ação criadora e na sua paixão pelo nosso mundo, fazendo-nos arder como fogo que ascende outros fogos”. (Texto inspirado na 35a Congregação Geral)

Vivemos na “cultura da imagem”, como modo de comunicação. As telas dos televisores e dos computadores estão instaladas nos nossos locais de trabalho e na privacidade de nossos lares, nas salas de espera e nos meios de transporte. Os grandes painéis de publicidade urbana assaltam-nos nas ruas e praças. Somos pessoas eminentemente audiovisuais. A arte e a publicidade tratam de entrar dentro de nós, através da porta de nossos sentidos. Manual de Marca - Companhia de Jesus

Manual de Marca - Companhia de Jesus

Manual ihs  

Manual ihs final

Manual ihs  

Manual ihs final

Advertisement