Issuu on Google+

JORNAL DOS AMIGOS EDIÇÃO NÚMERO 1

MARÇO 2014

OS DIREITOS DAS CRIANÇAS

OS ALUNOS DA ETAPA IIB, DA EMEB PROF. JOÃO EMILIO ANGELIERI, TRABALHARAM DURANTE O MÊS DE MARÇO DENTRO DO EIXO NATUREZA E SOCIEDADE SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS. O TEMA FAZ PARTE DO MATERIAL CIRANDA E FOI APRESENTADO INICIALMENTE COM O ANEXO DIREITO DAS CRIANÇAS.


1

ESTE TRABALHO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE PROBLEMATIZAÇÃO NA RODA DA CONVERSA, MOSTRANDO-LHES A IMPORTÂNCIA DESSES DIREITOS NÃO SÓ EM NOSSO PAÍS, MAS EM TODO O MUNDO. AINDA EM RODA, FOI FEITA A LEITURA DA POESIA DIREITO DE CRIANÇA E UM QUESTIONAMENTO A RESPEITO DO TEMA. LOGO APÓS O REGISTRO DA PARTE DA POESIA QUE MAIS GOSTARAM.

O PRÓXIMO PASSO FOI OUVIR A CANÇÃO “É BOM SER CRIANÇA” DO CD CANÇÃO


DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E EM SEGUIDA UMA PERGUNTA: SERÁ QUE EXISTEM CRIANÇAS EM TODOS OS LUGARES OU PAÍSES DA TERRA? VOCÊ CONHECE ALGUMA? COMO ELAS SÃO? APÓS O QUESTIONAMENTO CONHECERAM ALGUNS PERSONAGENS DE OUTROS LUGARES, PODENDO ASSIM TER UMA IDÉIA DE COMO VIVEM EM OUTRAS PARTES DO MUNDO, OS NOVOS AMIGOS E CONHECERAM TAMBÉM ONDE MORAM ESSES AMIGOS, ATRAVÉS DO ANEXO MAPA-MUNDI.

TRABALHAMOS TAMBÉM O NOME E SOBRENOME , ORIGEM E SIGNIFICADO, DOS PERSONAGENS E DE CADA ALUNO DA CLASSE, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA EM CASA COM OS PAIS , QUE FOI SOCIALIZADA EM UM OUTRO MOMENTO NA RODA , NA SALA DE AULA.

2

FINALIZANDO, VEIO A PARTE DOS CUMPRIMENTOS DO MUNDO TODO, UMA FORMA DE FAZER AMIGOS, SE MOSTRAR DISPOSTO A CONHECER E SER AMIGO DE OUTRA PESSOA. ATRAVÉS DE GESTOS E FALAS, REPRESENTARAM OS CUMPRIMENTOS QUE CONHECEM, CHAMANDO A ATENÇÃO PARA OS NOSSOS COSTUMES: APERTAR AS MÃOS, ACENAR, DAR BEIJOS NA FACE, UM SORRISO AO ENCONTRAR ALGUÉM.


FIQUE POR DENTRO: O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ENTROU EM VIGOR, EM NOSSO PAÍS, EM 1999, E REPRESENTOU UM ENORME AVANÇO NA GARANTIA E DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E JOVENS. SEU PRINCIPAL OBJETIVO É TORNAR PÚBLICO OS DIREITOS DE CRIANÇAS E JOVENS E ESTIMULAR AÇÕES CONJUNTAS, DO GOVERNO E DA SOCIEDADE, PARA GARANTIR UMA INFÂNCIA E JUVENTUDE MELHORES AOS BRASILEIROS.

IMAGENS RETIRADAS DO SITE DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS


3


Jornal dos amigos