Issuu on Google+

Navegue com Segurança

Dicas de utilização da internet: prevenção e educação Curso : Pedagogia Acadêmicos: Gilson Backes Cristine Ohlweiler


A internet é uma rede mundial de dispositivos como computadores, celulares, tablets, dentre outros, interligados por meio de conexões. A internet pode ser utilizada como uma importante ferramenta tecnológica na educação, auxiliando professores e alunos em pesquisas, trocas de informações e compartilhamento de textos, resultados de pesquisas acadêmicas e atividades pedagógicas. Como as informações são trocadas de forma muito rápida e para você fazer um bom uso da internet, acessando com inteligência tudo o que ela nos oferece, algumas dicas são muito importantes.


A internet auxilia a todos nos estudos, por isso o acompanhamento dos pais é muito importante quando você acessar a internet. São os pais e os professores os responsáveis pelas primeiras informações que você criança ou aluno estará obtendo com o acesso a internet.


Na internet encontramos muitas pรกginas criadas para nos prejudicar, por isso procure sempre acessar sites de confianรงa, indicados pelos pais ou pelos professores.


Nem tudo o que encontramos na internet é verdade.

Muitas imagens são criadas para impressionar o internauta. Procure sempre saber da procedência da publicação (site de confiança). Sempre que a dúvida surgir pergunte ao seu professor.


Nunca instale em seu computador programas desconhecidos. Procure um técnico em informática para realizar a manutenção necessária em seu computador, ele irá instalar os programas que você necessitar.


Na pesquisa escolar faça uso dos sites indicados pelo seu professor, certamente será neles que você encontrará os melhores resultados.


A rede social é um espaço de interação, onde você poderá conversar com pessoas que estão em qualquer lugar do planeta. É muito importante você saber que na internet é preciso proteger a sua conta, para isso precisará ter uma senha segura. Ao criar uma página nas redes sociais sempre elabore uma senha forte, que utilize de letras e números. A senha é somente sua. Nunca repasse a outras pessoas a sua senha, pois se alguém tiver de posse da sua senha poderá utilizar a sua rede pessoal.


Nunca converse com pessoas estranhas, que você não conhece e que queira saber muito sobre a sua vida. Lembre-se, na internet você nunca poderá ter certeza com quem realmente está conversando. As pessoas mentem, não falam quem realmente são e você poderá correr risco por falar com alguém perigoso.


Se você receber emails suspeitos, de pessoas estranhas, contatos de pessoas desconhecidas, arquivos ou fotos, remova o arquivo para a lata de lixo. Também nunca acesse sites que lhe pareçam suspeitos, pois muitos destes espalham vírus que poderá prejudicar o seu computador, colocando todos os arquivos em risco.


Nunca faça compras pela internet sem que seus pais tenham conhecimento. Há muitos sites de vendas não confiáveis. Se você fizer a compra poderá não receber o seu produto.

Lembre-se, uma compra online mal planejada e em sites de propaganda enganosa poderá lhe custar muito dinheiro.


Em uma conversa online mantenha sempre o respeito com quem você está conversando. Não importa o local em que você esteja, seja em casa, na escola ou em outro ambiente. Tudo o que você faz na internet, usando a sua rede social é de sua responsabilidade. A educação é a melhor maneira de se alcançar a cidadania plena.


Lembre-se sempre: todas as suas ações resultam em consequências, boas ou ruins. Portanto, utilize a internet para a produção de conhecimentos. Pesquise, explore conscientemente, assim você se tornará grande, mesmo de pequena estatura. Pois como já dizia Paulo Freira:


Cartilha dos acadêmicos gilson backes e cristine ohlweiler ( ped ead)