Issuu on Google+

R E V I S TA

impacto Campo Grande - MS

R$ 10,00 • Ano III • Nº 47 • Abril 2013

Integrando Mato Grosso do Sul

TROCA DE PAPA

Destruição do Vaticano

ou fim do mundo?


IMPACTO ENTREVISTA

Arrojo e determinação: marcas de um jovem parlamentar!

Com 33 anos, Márcio Fernandes é o mais novo deputado estadual de MS por dois mandatos seguidos. Márcio gosta da política, por achar fundamental para ocupar um cargo público. Para ele, “acima de tudo precisa gostar ter paciência e atender à população como esta merece ser atendida”. Márcio Fernandes, deputado estadual do PTdoB, Vice-Líder do Governo na Assembleia Legislativa é o entrevistado deste mês da Revista Impacto. IMPACTO – Quem e como é Márcio Fernandes? MF – Gosto da política, acreditando ser isto fundamental para que ocupe cargo público. Acima de tudo precisa gostar ter paciência e atenção com as pessoas, porque o povo quer isto do político. Comecei muito novo, com 26 anos e me elegi com 27 sendo o mais jovem deputado de MS, assim como na minha reeleição e sempre trilhei neste caminho; gostar do faço e ter atenção especial com as pessoas, ouvir, entender e atender nas reivindicações da população. Sou uma pessoa simples, gosto de conviver com as pessoas, relacionar-me com todas as classes sociais, algo que julgo fundamental, uma vez que, devemos atender a todos. IMPACTO – Quais as razões e incentivos para ingressar

na vida pública? MF – Sempre gostei de política. Participei de diretórios acadêmicos, TCE de universidades, política universitária e recebi o convite para ingresso na vida pública, do meu padrinho político que é o Governador André Puccinelli. Foi ele quem me convidou para filiar a um partido político, me despertando a atenção para a política partidária, eleitoral incentivando minha primeira vitória como deputado estadual. IMPACTO – Quais as ações direcionadas aos jovens? MF – Criamos a Lei do Primeiro Emprego, que obriga as empresas com incentivos fiscais a destinar 10% para o primeiro emprego, Lei 4094/ 11 – Lei da Restituição da Matrícula. IMPACTO – Nestes 6 anos de mandato foram várias proposituras apresentadas. Quais as que o senhor destacaria? MF – São mais de 50 leis. Contudo, destaco a que institui incentivos a contratação de jovens no primeiro emprego, entre 16 e 24 anos e de pessoas com mais de 45 anos; a que estabelece aos produtos considerados como protetor solar a condição de medicamento e não mais de cosméticos; Lei que proíbe os profissionais da área da saúde, a utilizar os jalecos e aventais com os quais trabalham, fora do ambiente de trabalho; a que estabelece medidas a ser tomadas pelos hospitais, da iniciativa privada, para evitar a contaminação e proliferação do mosquito transmissora da Dengue; Lei que obriga aos shopping centers (praças de alimentação), galerias, restaurantes, bares, lanchonetes e afins, sejam públicos ou privados, a destinar o mínimo de 5% dos lugares para uso exclusivo de gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais; a que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas, com fins lucrativos, beneficiadas com incentivos fiscais de MS, a destinar no mínimo, 10% das vagas de trabalho ao primeiro emprego; Lei que torna obrigatório o exame de oximetria de pulso (teste do coraçãozinho) em recém nascidos no Estado; outra a que dispõe sobre a obrigação dos diretores das escolas da

8

ABRIL 2013

Rede Estadual de Ensino, a informar a relação de alunos com alto índice de faltas e a que versa sobre a restituição, por parte das instituições que oferecem ensino superior, dos valores pagos a título de matrícula para o ano letivo. IMPACTO – Deputado, sabemos de outras proposições de grande relevância. MF – Sim. Temos o Projeto de Lei que está tramitando, o qual proíbe a frisagem de pneus, prática que oferece risco aos motoristas. Em 2009, entrou em vigo o Decreto do Executivo que reduz em 50% o IPVA para motos novas até 150cc, em atendimento a uma reivindicação nossa. Desenvolvemos desde 2007 o Projeto + 1 Esperança Olímpica, que leva aulas de judô a crianças e adolescentes em diversos Municípios do Estado. São beneficiadas pessoas de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Este ano atenderemos 22 Municípios. IMPACTO – Quais as propostas futuras? MF – Preendo disputar a reeleição e futuramente quem sabe, num projeto maior, mas lógico que passando por 2014, pois o foco está no ano que vem, a fim de ampliar a votação como consegui fazer da primeira para a segunda, quando fui o deputado que mais aumentou percentualmente o número de votos, 138% de aumento. Assim, temos e queremos um objetivo, dentro de um projeto, aumentar muito mais os 23.138 votos que tive na eleição passada. Depois, uma projeção maior, no futuro. IMPACTO – Mensagem de Márcio Fernandes MF – Digo aos sul-mato-grossenses que nós, o Deputado Márcio Fernandes está à inteira disposição de toda a população de MS, que nos confiou estes quase 30 mil votos e assim, estarmos aqui exercendo nosso segundo mandato parlamentar. Acredito que estejamos desempenhando um papel correto, até porque, caso contrário não teria esta votação quase que triplicada, de uma legislatura para outra. Isto demonstra que o trabalho está sendo feito e a população reconhecendo nossos esforços.


IMPACTO ATUALIDADE

Padre faz sexo com jovens na casa paroquial

N

ão é só no Vaticano que a Igreja Católica vive às voltas com denúncias de escândalos sexuais. Em Niterói, a Polícia Civil vai indiciar um padre por estupro de vulnerável. Ele teria abusado de uma menina, hoje com 10 anos, quando ela ainda tinha 7 anos. Mas não foi só: de acordo com depoimentos prestados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói, Emilson Soares Corrêa tam-

bém manteve relações sexuais com outra menor, sua afilhada e irmã da outra vítima, desde quando ela tinha 13 anos. Emilson, de 56 anos, era o responsável pela paróquia da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no bairro do Cubango. Uma das vítimas era coroinha da igreja e foi batizada, aos 13 anos, pelo padre, que também foi o padrinho de batismo. A partir do batizado, “O padre passou a aliciá-la e tocá-la em suas partes íntimas em troca de presentes

Asteróide do tamanho de um quarteirão passou perto da Terra

U

m asteroide tão grande quanto um quarteirão passou relativamente perto da Terra no sábado, dia 09/ Março, no mais recente episódio de uma série de visitas de objetos celestes que incluíram uma pedra do tamanho de um ônibus que explodiu sobre a Rússia no mês passado, ferindo 1.500 pessoas. O asteroide de 140 metros de compri-

mento Asteroid 2013 ET passou a 950 mil quilômetros da Terra às 17h30 do sábado. A distância é cerca de duas vezes e meia a que separa o planeta da Lua, muito próxima em termos cósmicos. Asteroide é quase oito vezes maior que o da Rússia - O Asteroid 2013 ET é quase oito vezes maior que o que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, em 15 de Fevereiro. A força a explosão, equivalente a 440 quilotons de dinamite, criou uma onda de choque quebrou janelas e danificou prédios, ferindo 1.500 pessoas. Cerca de 100 toneladas de material do espaço chegam à Terra todos os dias. Astrônomos atualmente esperam que um objeto do tamanho da pedra que explodiu sobre a Rússia atinja o planeta, a cada 100 anos.

9

ABRIL 2013

como sorvetes, chocolates e passeios”, conforme relatou a vítima, hoje com 19 anos, à polícia. Um vídeo, feito pela vítima, mostra Emilson fazendo sexo com uma adolescente em plena casa paroquial. Segundo a vítima, que armou a situação para denunciar o padre, a garota teria 15 anos. ‘A carne é fraca’, diz advogado de padre acusado de estuprar menina de 7 anos O advogado do padre acusado de estupro em Niterói, no Rio, contra uma menina de 7 anos comparou o religioso ao Rei Davi durante uma entrevista a jornalistas. “A carne é fraca. O padre também é um ser humano. Ele manteve relações desde o ano passado”, disse. “Assim como o personagem bíblico Rei Davi, o padre é um ser humano passível de cometer atos reprováveis”, completou.

Morte de Chávez encerra longo período de desinformação para os venezuelanos sobre sua saúde e coloca o chavismo em xeque

C

o m o ocorre nas tiranias, o povo venezuelano passou meses a fio sem ter uma única informação minimamente confiável e verossímil sobre a saúde do Coronel Hugo Chávez, sendo desrespeitado no direito fundamental de inteirar-se do que se passa com quem o governa. O chavismo há 14 longos anos no poder, alterou a seu bel-prazer todas as instituições da Venezuela e transformou o grande País latino-americano, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, num feudo para experiências exóticas e autoritárias, enfeixadas num delírio a que se denominou “bolivarianismo” e que influenciou — inclusive com dinheiro — o surgimento de alter-egos do coronel em Países como o Equador e a Bolívia.


índice

09 35 Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de MS acaba com ajuda de custo conhecida popularmente como 14º e 15º salários, dos deputados.

Padre teria abusado de uma menina, hoje com 10 anos, quando ela ainda tinha 7 anos, mas não foi só. Segundo depoimentos, também manteve relações sexuais com outra menor, sua afilhada e irmã da outra vítima, desde quando ela tinha 13 anos.

Com 33 anos, Márcio Fernandes é o mais novo Deputado Estadual de MS, por dois mandatos seguidos. Gosta da política, por achar fundamental para ocupar um cargo público. Vice-Líder do Governo na Assembleia Legislativa é o entrevistado deste mês da Revista Impacto.

Com 362 votos contra 198, à chapa “A força que vem da União” venceu a eleição da UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul). O novo presidente da entidade é o Vereador Jeovani Vieira dos Santos (PSD), de Jateí.

08

Ela despertou para o mundo artístico aos sete e aos 20 anos, toca violão e guitarra. Apontada como aposta certa, dentre os artistas a despontar para o estrelato. Ludmila Yamashita Silva, ou simplesmente Ludmila.

37

43

Vaticano - A instituição religiosa teria gasto € 23 milhões (mais de R$ 58 milhões) em apartamentos de um prédio em Roma que abriga nada menos que a maior sauna gay da Europa.

Seções

08.......................................................... Impacto Entrevista 09........................................................ Impacto Atualidade 11.............................................................. Impacto Cultura 14.......................................................... Impacto Dia-a-Dia 15................................................................. Impacto Saúde 16............................................................. Fernando Soares 18............................................................. Impacto Eventos 19.............................................................. Impacto Estado 20............................................................... Impacto Notícias 21............................................................. Impacto Especial 25..............................................................Impacto Pesquisa

21

Multidão participa da festa dos 49 anos de Antônio João e doa alimentos. Com entrada solidária, um quilo de alimento não perecível, aconteceu a festa para celebrar os 49 anos de Antônio João, na fronteira do Estado com o Paraguai. 26........................................................... Impacto Legislativo 31............................................................ Impacto Indústria 32........................................................ Impacto Municípios 35....................................................... Impacto Assembleia 36............................................................. Impacto Destaque 39........................................................... Impacto Assomasul 40............................................................... Rosildo Barcelos 41............................................................. Impacto Culinária 42............................................................... Roberto Costa 43..................................................................... Impacto Capa 44................................................................... Manoel Afonso 45................................................................ Impacto Em Foco 46......................................................... Creginaldo Câmara 47................................................................. Campo Grande

10

ABRIL 2013

Errata

11

Na edição 46 – Março/ 13, na página 26 – Impacto Legislativo: * Matéria - Vereador Alfredo solicita ao prefeito, bolsa de estudo integral para acadêmicos, leia-se: Presidente da Câmara Municipal de Água Clara/ MS. * Matéria – Rosinha solicita transporte coletivo dos núcleos industriais até o centro da cidade, leia-se: Rosinha é vereadora em Água Clara/ MS. Na mesma edição, página 31 – Impacto Municípios. * Matéria Dalton participa de palestra com Ministra do Planejamento, leia-se: Dalton de Souza Lima é Prefeito de Corguinho/ MS. Editor Chefe

espaço do leitor

Queremos saber sua opinião! Mande-nos sugestões, críticas, elogios e dicas de matérias. Anote o e-mail redacaorevistaimpacto@gmail. com. Assim você pode nos ajudar a fazer a Revista Impacto.


IMPACTO CULTURA

Música: Ludmila, a jovem promessa da música sertaneja do Mato Grosso do Sul

E

la despertou para o mundo artístico aos sete anos de idade. Aos 20 anos, toca violão e guitarra e é apontada como aposta certa dentre os artistas que devem despontar para o estrelato no mercado musical brasileiro. Estamos falando de Ludmila Yamashita Silva, ou simplesmente Ludmila, a cantora que mescla rock com o sertanejo moderno e que muito breve deve estourar nas paradas das emissoras de rádio e televisão. Preparando-se para gravar o primeiro CD, Ludmila já participou de alguns shows com nomes consagrados da música sertaneja regional e nacional, como Munhoz e Mariano e Alex e Yvan. Em visita à Redação da Impacto, ela falou um pouco de sua carreira, lembrando que, inicialmente, tentou a formação de um duo (soma de voz masculina e voz feminina), mas, mesmo com o apoio do pai, Almir, ideia não foi pra frente. “Ensaiamos tudo direitinho e no dia de se apresentar o parceiro foi para a fazenda” conta para

enfatizar que partir daí ela e o pai decidiram pela carreira solo. Estudando o terceiro ano de Engenharia Ambiental, Ludmila mescla estudo, ensaios e algumas apresentações em que apresenta principalmente música sertaneja, mas está sempre disposta a tocar outros tipos de canções. “Se o público pedir, toco outros ritmos musicais, se bem que, no momento, o forte, mesmo, é o sertanejo universitário”. Fã incondicional da dupla Jorge e Matheus e do cantor solo Daniel, a jovem promessa da música sertaneja de Mato Grosso do Sul conta que quando anima eventos, como festa de aniversário, sempre aparece quem peça para tocar o conhecido “modão de viola”, ou seja, o sertanejo mais tradicional. “Por isto, entendo que o artista atual tem que ser eclético, tem de ter seu próprio estilo, mas ter re-pertório para agradar a todos os gostos”. Enquanto se prepara para a realização do sonho do primeiro trabalho profissional, Ludmila se diz disponível para animar festas familiares, de entidades associativas,

eventos socioculturais entre outros. Ela relata que os contratos de trabalho que firma se refere exclusivamente a ela como artista, sendo que palco, equipamentos de som e acompanhamentos são de responsabilidade dos contratantes. Contatos e informações sobre dias disponíveis para shows, já que ela pretende concluir seu curso superior, antes de se dedicar com mais intensidade à música, por ser feitos pelo telefone (67) 9913-5349 diretamente com Ludmila.

ARTE NO CANTEIRO - MAIS DE 15 MIL PESSOAS BENEFICIADAS

Projeto leva informações sobre prevenção aos acidentes de trabalho para os trabalhadores da indústria da construção

O

Projeto Arte no Canteiro, que busca sensibilizar os trabalhadores da indústria da constru��ão civil sobre a prevenção aos acidentes de trabalho, o combate ao alcoolismo, o uso racional

da água e da energia elétrica e a limpeza dos canteiros de obras, já beneficiou 15.987 pessoas nos Municípios de Campo Grande, Três Lagoas, Água Clara, Terenos, Ivinhema, Naviraí, Dourados, Rio Verde, Ponta Porã e Sonora. Segundo o Superintendente do SESI, Michael Gorski, a meta inicial era de atender mais de 8 mil trabalhadores, mas, com o sucesso do Projeto, essa estimativa foi revista para mais, com previsão de alcançar mais de 16 mil pessoas.

11

ABRIL 2013


Expediente

Revista impacto www.impactonewsms.com.br

Publicação de I3 Editora e Comunicação LTDA ME CNPJ 13.822.654/0001-42 Rua Jamil Félix Nagles, 589 - Parque dos Poderes Campo Grande/MS CEP 79036-110 - Fone: (67) 3026-6162 revistaimpactoms@hotmail.com redacaorevistaimpacto@gmail.com

Diretor Eli Sousa Editor Chefe Comunicólogo Carlos Domingues (John Lennon) - MTB 2305-J Gerente Administrativa Luzia Helena Fonseca Coutinho Assessoria Jurídica Wellington Coelho Souza Júnior Editor Jornalista Jota Menon - DRT 180/MS Colunistas Fernando Soares, Valdemir Delmones, Roberto Costa, Wellington Coelho Júnior, Rosildo Barcelos e Creginaldo Câmara Fotógrafo Junior Acosta - DRT/MS 901 Diagramação e Arte Final Clayton Marcondes - 9299-8302 Capa: Rafael Souza Supervisão Geral Eli Sousa Circulação Hotéis, agências de viagens, aeroportos de Mato Grosso do Sul, órgãos públicos da Capital, prefeituras, Câmaras do Estado e Brasília Assinatura: (67) 3043-0044 -3043-0055 Tiragem: 10.000 exemplares Impressão Gráfica e Editora Rossi Rua José Lacava, 411 - Jacy Guanandy Campo Grande/MS CEP 79086-050 Fone/Fax: (67) 3386-7910 A Revista Impacto não interfere nas avaliações publicadas por colaboradores. Opiniões emitidas em artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, que pode ser contrária.

Editorial

SANTA SÉ ESTÁ ABALADA!

Recentemente relatos de casos de pedofilia veem afligindo a Igreja Católica e fazendo dessa uma instituição cada vez menos respeitada. E consequentemente, o então Papa Bento XVl, que em meio aos caos vivido pela congregação se viu também, mais envolvido do que nunca, com o escândalo a ponto de segundo, comentários, ter renunciado. Os relatos de casos de pedofilia praticados por membros da Igreja Católica veem sendo noticiados diariamente e quase que com exaustão pela mídia, não só nacional quanto internacional. A divulgação do caso do padre Lawrence Murphy, que segundo acusação teria abusado sexualmente de cerca 200 crianças do instituto para deficientes auditivos nos Estados Unidos, provocou duras criticas e questionamentos sobre a conduta da Igreja Católica. E se como não bastasse só os casos de pedofilia envolvendo a Igreja, se adiciona a lista a recente e muito polêmica declaração do cardeal Tarcisio Bertone, que a poucos dias disse que a causa por trás dos casos de pedofilia na Igreja seria o homossexualismo. Os escândalos sucessivos levaram, em Março de 2010, o próprio Papa Bento XVI a proferir respostas como a de que Deus guiará “no caminho da coragem que precisamos para não nos deixarmos intimidar pelas

12

ABRIL 2013

fofoquinhas da opinião dominante e nos dar coragem e paciência para apoiar os outros”. Verdadeiramente estamos vivendo nos últimos dias dessa civilização decadente e repulsiva. A Bíblia está corretíssima ao afirmar que: “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses” (II Timóteo 2:1-5). Infelizmente, esses inimigos do bem estão dentro da própria igreja, não somente da Católica, mas de toda a cristandade.


13

ABRIL 2013


IMPACTO DIA-A-DIA

Aprovado projeto de Carlão que garante a volta dos shows da Expogrande

F

oi aprovado por unanimidade (22 votos) o Projeto de Lei Complementar 342/2013 de autoria do Vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), em regime de urgência, alterando a Lei do Silêncio e incluindo mais quatro eventos no calendário cultural do Município. A Expogrande, Festa de Santo Antonio, ExpoMS Rural (em Setembro) e o Show da virada, além do Carnaval, Aniversário da cidade, Natal e Ano Novo que já constavam na lei do silêncio. Conforme explicou o parlamentar a lei aprovada garante a realização dos shows da Expogrande que em 2012 não puderam acontecer. “A Expogrande, assim como os demais eventos, faz parte da história de Campo Grande. É uma festa cultural com preços populares e é conhecida internacionalmente, gera emprego e renda para nossa gente e fomenta o desenvolvimento da cidade. Essa lei atende o clamor popular no tocante a fomentar a cultura e o lazer da nossa gente. Agora, nós como vereadores legislamos, cabe agora ao Executivo sancioná-la. Eu acredito que isso irá acontecer já que o Prefeito Alcide Bernal sinalizou favorável a Expogrande. As exigências ambientais e adequações de segurança são questões pertinentes ao Poder Executivo através da Semadur e do Ministério Público”, destacou. Carlão também salientou que a lei permite uma “tolerância maior aos eventos incluídos no calendário cultural”, mas que isso não representa o retorno dos shows semanais na Acrissul. “Estamos legislando sobre a questão da Lei do Silêncio, permitindo uma tolerância maior quanto aos decibéis, repeitando o horário das 12 horas. Ou seja, os shows terão que terminar até a meia noite e poderão acontecer nos eventos mencionados na lei. Até porque percebemos que a área do Papa e outras regiões onde acontecem grandes eventos em Campo Grande também não estão de acordo com todas as exigências ambientais, embora o Chico Maia, meu amigo, tenha nos mostrado muitas melhorias e adequações no Parque de Exposições, visando estar dentro das exigências legais”, ponderou.

14

ABRIL 2013

“A Expogrande, assim como os demais eventos, faz parte da história de Campo Grande. É uma festa cultural com preços populares e é conhecida internacionalmente, gera emprego e renda para nossa gente e fomenta o desenvolvimento da cidade’’, disse o Vereador Carlão


IMPACTO SAÚDE

Anvisa suspende fabricação, distribuição, venda e consumo do suco Ades

A

ANVISA suspendeu a fabricação, distribuição, venda e consumo de todos os lotes dos produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores, versões e tamanhos. Segundo o órgão, a medida foi tomada ‘por suspeita de [os produtos] não atenderem às exigências legais e regulamentares da agência’. A ANVISA afirmou que a medida é temporária e que foi adotada como precaução. Nesta segunda, a vigilância sanitária do estado de Minas e da cidade de Pouso Alegre fará inspeção na fábrica. A empresa ainda não se pronunciou sobre o caso. Na última semana, a Unilever anunciou recall em um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco de queimadura. O produto estava contaminado com solução de limpeza. Jovem queimou a boca com suco Ades - Um adolescente de 17 anos de Ribeirão Preto (SP) queimou a boca ao consumir um suco de maçã da Ades, segundo uma das Advogadas de sua família, Renata Moreira da Costa. Ela alega que o jovem chegou a colocar a bebida na boca e a cuspiu antes de engolir, logo que sentiu ardência na mucosa na noite de 7/ Março, uma semana antes de a Unilever Brasil -- fabricante responsável -- anunciar o recall de um lote de embalagens de 1,5 litro que teria suco misturado com produto de limpeza. A Unilever informou que não comenta casos específicos, mas

informou que o problema só existe em 96 unidades produzidas em Pouso Alegre (MG). “Em segundos, ele sentiu uma queimação muito forte e já cuspiu. Logo em seguida ele gritou ao perceber que a boca estava sangrando. Começaram a formar fissuras e sangramentos em todo o interior dela”, disse. O líquido chegou a corroer o fundo de uma panela de alumínio durante um teste preliminar, alegou a advogada. “O ácido corroeu o fundo da panela, na hora borbulhou. Acreditamos que seja soda cáustica.”

ENCHENTES E ALAGAMENTOS AUMENTAM TRANSMISSÃO DE DOENÇAS

A

s enchentes e os alagamentos, comuns no verão, são responsáveis por facilitar a transmissão de graves doenças, que podem até mesmo levar à morte. Entre elas, está a Leptospirose, que pode ocorrer após o contato com urina de ratos. “Ao entrar em contato com a pele durante as inundações por meio da água, a bactéria penetra no organismo, causando febre, náuseas, dores de cabeça e nos músculos, principalmente na panturrilha. Quando não diagnosticada com antecedência, a Leptospirose pode ser fatal”. De acordo com os especialistas, isto ocorre por causa do transbordamento de esgotos e do lixo que se espalha junto com a água, ambientes onde os ratos costumam se proliferar. “Os sinais da doença podem aparecer no dia seguinte, após o contato com a água da chuva, ou até depois de um mês”. Na ausência de tratamento de urgência, há riscos de insuficiência renal, com sangramento nos pulmões. “Por isso, a doença pode matar”. Assim como a Leptospirose, outras doenças podem se manifestar após o contato com água contaminada durante as enchentes.

15

ABRIL 2013 2013 ABRIL


Perigo em casa

Não muda a tendência de aumento no consumo do gás para uso doméstico, mas os técnicos pedem precauções essenciais. Uma delas é evitar o uso de aquecedores no banheiro. Foi um vazamento de gás que fez Maria Cândida Portinari, 16, neta do pintor Cândido Portinari, desmaiar e morrer afogada na banheira de sua casa, domingo passado.

Se acha

Figurinha do colunismo local estava dia desses correndo pelos corredores dos Poderes tentando fazer a linha “celebridade do mal”. Continua atacando as pessoas de bem e, o mais engraçado, é que enquanto corria em busca de dinheiro, um agiota andava lado a lado na esperança de reaver a grana emprestada.

Crime

Esta vai dar samba do crioulo doido: foi descoberto que uma empresa da área de mineração, em Corumbá, teve que demitir funcionários ao descobrir que incluíram em seus currículos e documentos contratuais diplomas frios de segundo grau. E já corre a informação de que esse tipo de falsidade ideológica pode fazer parte de um “efeito cascata” iniciado em concurso público.

Relíquia

O anel de noivado que Napoleão Bonaparte ofereceu para Josefina , no ano de 1876, foi vendido no domingo por 896.400 euros, quase R$ 2,4 milhões de reais, durante um badalado leilão organizado pela casa Osenat, em Paris. Ele tem 18 milímetros de diâmetro em ouro com um diamante e uma safira esculpida em forma de pera, com a inscrição “você e eu” e havia sido avaliado entre 8 mil e 12 mil euros. A joia fazia parte da coleção do príncipe Victor Napoleão, já falecido, neto de um irmão de Napoleão.

Alerta

Está para ser deflagrada uma operação em Campo Grande que promete render e já está deixando um grupo com os cabelos em pé. E vai começar pela Costa e Silva. O delegado que cuida do caso está atrás de estelionatários travestidos de empresários campo-grandenses, que atuam especialmente no mercado de luxo e que há alguns anos vêm dando golpes na cidade, nos tributos. Ele diz que não restará pedra sobre pedra.

É de arrepiar!

A cada hora que a chefe da Controladoria Geral da União analisa a documentação apreendida do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, leva um susto. Em quatro anos, dos R$ 24 milhões repassados pelo SUS, só as empresas ligadas à diretoria do hospital receberam cerca de R$ 15,8 milhões, ou seja, 66% do total dos pagamentos feitos para a unidade.

Fugindo

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Cícero de Souza, vem evitando falar sobre a sua possível candidatura a vice ao governo de Mato Grosso do Sul, em 2014. Ele disse que pretende ficar no Tribunal até o final do governo de André Puccinelli.

Rachel

Ela não é apenas das mais belas mulheres de sua geração, mas uma amiga querida, uma personagem de destaque na crônica social da cidade e a companheira perfeita que todo homem queria ter por perto. Assim é Rachel Giroto, esposa do deputado federal Edson Giroto, uma carioca que se considera sul-mato-grossense de coração. Advogada, não quis mais exercer a profissão para implantar uma nova fase na sua vida. O de empresária da beleza. È capa desse mês da Revista Impar, revelando seu antigo sonho.

Elas

A presença feminina chega com força no judiciário. Um dos exemplos é o da juíza de Direito, Vânia Arantes. Quando esteve à frente da Vara de Violência Doméstica, em 2009/2010, realizava mais de 60 audiências por dia. No ano passado ela respondeu pelas 19ª e 20ª Varas Cíveis virtuais, e chegou a receber do CNJ o certificado de cumprimento de metas, vez que julgou mais processos do que foram distribuídos. Quando esteve em Miranda, ela presidiu o processo do caso Camila, que resultou na condenação dos réus que queimaram viva uma criança de seis anos, após violentá-la por três dias. Tem mais, a ex-prefeita de Miranda, Elizabete Almeida, está inelegível e considerada ficha suja e não pôde concorrer nas últimas eleições, por conta de sentença da Vânia Arantes. Eis algumas mulheres que a coluna vem destacando, que fazem a diferença!

16

ABRIL 2013

Roubo de jóias

Quando menos se espera, vem a notícia, geralmente velada, para que não ganhe pinceladas de escândalo, de que mulheres importantes da cidade foram enganadas comprando joias roubadas. Uma delas, inclusive, enfrentou a maior saia justa quando, ao usar um bracelete de diamantes, em jantar oferecido para uma amiga, ficou sabendo que a peça que usava fora roubada da homenageada. Fazer o quê? Nada. Ela comprou, pagou e o assunto teve que morrer por aí mesmo. Provas? Que provas? A joia era de família e muito antiga.

Cuidado

A vendedora, nesta caso, é uma mulher que dizem ser mineira e que, vez ou outra, traz joias milionárias para serem vendidas em domicílio, com preços bem baixos para clientes, na maioria dos casos, poderosas residentes no Cachoeirinha e Jardim dos Estados. A polícia já começou a investigação e a história promete render.

Conexão

Agora, um alerta máximo vem do Rio de Janeiro, onde a competentíssima chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, que tem o mesmo nome da mais famosa Miss Brasil, está a frente da investigação do roubo das joias do colecionador Paulo Roberto Barragat. E estas joias podem estar desembarcando por aqui, cidade onde as mulheres não escondem sua paixão pelo ouro e pelas pedras preciosas. A grande importância que está sendo dada a este roubo, é porque ele envolve peças históricas do período do Império, período representativo da História brasileira.

ICMS

O governador André Puccinelli é contra a unificação do ICMS porque, segundo ele, a lei prejudicaria Mato Grosso do Sul demais. Dos R$ 5,4 bilhões arrecadados por ano, o Estado perderá R$ 1,7 bilhão.


Gabriel Santos

Momento Best-Seller

Os escritores, André Puccinelli Jr e Allan Thiago Barbosa Arakaki

O

advogado, professor da UFMS, Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP, André Puccineli Júnior, tem feito a diferença do pai, o governador André Puccinelli. Não optou pela política, mas ganha o topo na carreira jurídica como um dos mais respeitados advogados de Mato Grosso do Sul. No dia 22 de março, emplacou mais um livro de sua autoria. Trata-se da obra “O Federalismo Cooperativo e a Reserva do Possível”, que escreveu com seu colega, Allan Thiago Barbosa Arakaki, em sete capítulos, discorrendo sobre a formação do Estado, o Federalismo, o Federalismo Cooperativo e seus instrumentos de materialização e,

ainda, o Federalismo Cooperativo nos campos da saúde pública, educação, cultura, ciências e segurança, nas suas 291 páginas. E olha que estudou a fundo a Constituição de 1891, e já lá se vão mais de 120 anos, para mostrar nesse livro que mesmo havendo inúmeras alterações e novas promulgações, a Constituição de hoje não cumpre a contento os propósitos a que veio. Hoje, a União fica com as maiores arrecadações, enquanto Estados e Municípios foram agraciados apenas com competências e obrigações, como saúde, segurança e educação, recebendo poucos recursos pela missão atribuída, pois na primeira Constituição Republicana, de 1891, essas atribuições pertenciam à União, que repassou estes encargos para os municípios, esquecendo de dividir o dinheiro que arrecada. Uma discussão que começa a ser debatida entre os gestores públicos para pressionar até mesmo o Congresso Nacional, na possibilidade de rever a Constituição de 1988, que traz direitos e deveres dos Estados e Municípios, mas sem falar como dividir melhor os recursos arrecadados pela União aos Estados e Municípios. Confira alguns flashes...

Os desembargadores do TJ-MS, Carlos Eduardo Contar e Sérgio Martins

Desembargadores, Romero Osme Dias Lopes, de MS, e Hamilton Carvalho, do RS

Ana Cristina e o marido, advogado em Três Lagoas, Gustavo Gottardi

Universitárias, Helena Bueno Sezerino, Maitê Guzzela e Bruna Menegatti

O advogado Eloy Gottardi e a esposa, Maria Helena

As universitárias, Isadora Duailibe Cabal e Juliana Fontana

Os universitários e amigos, Franchesco Moreto e Júlia Rocha

Os advogados, Ben Hur Ferreira e Fábio Monteiro

O advogado Wlademir Rossi e o delegado de Polícia Civil, André Matsushita

O desembargador Sérgio Martins, André Matsushita, André Puccienlli Jr e Allan Thiago Arakaki

A advogada Cristiane Briltes e o marido, professor universitário da UFMS, em Direito, Aurélio Tomaz Briltes

Os professores universitários da UCDB, Ricardo Pereira e Carla Queiroz

17

ABRIL 2013


IMPACTO EVENTOS

Missa e procissão marcam comemoração de São Patrício em Bela Vista

M

issa, procissão e cavalgada fizeram parte da comemoração de São Patrício em Bela Vista dia (17) de março. O evento contou com a presença do prefeito Abraão Zacarias, Secretaria de Assistência Social Olga Zacarias, vice-prefeito Luis Alexandre Loureiro Palmieri e o Secretario de Turismo Djalma Loubet. A procissão teve início no Parque de Exposição Rio Apa,

até a Igreja São Patricio, onde aconteceu missa de ação de graça e distribuição de cachorro quente. A festa de São Patrício já se tornou tradição no município e agora estará no calendário cultural do estado. A Capela São Patrício foi edificada em Bela Vista entre 1935 e 1940, sob as ordens dos padres redentoristas, atualmente pertence à paróquia Santo Afonso, o estado de conservação e boa. Arquitetura embasada em soco com escadaria de acesso. Aberturas de portal retangular ladeado por janelas em arco, emolduradas. Pequena cobertura sustentada por mão-frencesa, encimada por nicho com imagem de São Patrício. Coroamento com frontão triangular. Cruz latina como arremate. Importantes figuras históricas são frequentemente escondidas pelos mitos e lendas atribuídos a eles durante os séculos, e São Patrício não é exceção. Lendário santo britânico, nascido aparentemente em Banwen, um pequeno povoado na costa oeste inglesa, foi um dedicado missionário cristão tornando-se o santo padroeiro da Irlanda. Há diversas comemorações, onde também é muito reverenciado devido ao grande número de fieis, ocorrem festejos e desfiles em memória do santo.

Santa Rita do Pardo promove 1º Torneio de Truco do ano

O

evento no ultimo dia 10/ Março iniciando às 9 horas e encerrando às 20h30, teve a participação de 36 duplas e foi realizado no Bar do Helio, localizado na Av. Julião de Lima Maia, premiando o 1º ao 4º lugar, com troféus e dinheiro. Segundo o Coordenador do Departamento de Esportes, Jorge Bento, o torneio foi uma atividade desenvolvida a pedido de muitos cidadãos. “Nós apoiamos a fim de oferecer mais um atrativo, assim fizemos o torneio atendendo ao pedido de muitas pessoas, que gostam de jogo de baralho. O resultado foi positivo”, disse. A classificação ficou assim: 1º lugar - Lecir e Jorge Faustino premiação R$ 600,00; 2º lugar - Jhonatan e Carlinhos – Premiação: 2 carneiros e troféu; 3º lugar - Helio e José Pedro. Premiação: 1 carneiro mais medalhas e em 4º Lugar - Chiquinho e Joaquim – premiação: R$ 50,00 mais uma caixa de cerveja/ lata. A organização foi da equipe de esportes, cultura e lazer, composta por Jorge Bento, Bruno e Kalu e contou com o apoio total da prefeitura e a colaboração do Prefeito, Cacildo Dagno e do Vice, Miltinho. Prestigiaram o evento, o Vereador José Messias, Vereadora Tereza de Jesus da Silva Souza e o Vice – Prefeito, José Milton de Souza.

18

ABRIL 2013


IMPACTO ESTADO

Secretário recebe solicitações de prefeitos do interior do Estado

O

Prefeito de Itaporã, Wallas Milfont visitou a Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades (Sehac) para conversar com o titular da pasta, Carlos Marun, sobre a parceria do Governo do Estado na construção de mais moradias para o Município. “Estou viabilizando a parceria do Governo do Estado para a construção de 215 moradias. Queremos pleitear junto ao governo Federal os programas Minha Casa, Minha Vida Sub 50 e Entidades”, explicou o Prefeito. Marun recebe visita do prefeito Darci de Douradina - O Prefeito de Douradina, Darci Freire visitou a Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades (Sehac) para conversar com o titular da pasta, Carlos Marun. Em reunião, viabilizou a parceria do Governo do Estado para pleitear junta a União à construção de moradias para o Município. “Serão construídos no momento 30 moradias e é de suma importância à parceria do Governo do Estado”, informou Darci. Segundo informações de Marun, em Douradina a parceria entre os entes Federativos (União, Estado, Prefeitura) garantiu a construção de 94 moradias, um investimento que supera o valor de R$ 2 milhões. Casé visita Secretário para pleitear mais moradias - O Secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, recebeu o Prefeito de Sete Quedas, José Goulart “Casé”, para conversar sobre os projetos habitacionais a serem implantados no Município. “Estamos pleiteando a parceria do governo do Estado para construção de casas pul-

verizadas na cidade e casas no campo”, informou Casé. Essa parceria entre os entes federativos garantirá a equalizar do déficit habitacional no município, que gera em torno de 1500 pessoas. De acordo com o Secretário Marun, para o Município foi garantida a construção de 289 moradias, sendo que 204 unidades habitacionais serão implantadas através do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC2), projeto pertencente a União que conta com contrapartida financeira do Governo Estadual.

19

ABRIL 2013


IMPACTO NOTÍCIAS

Noite de terror - veículos são incendiados em Campo Grande

N

a noite do dia 13 de Março, em Campo Grande seis veículos foram incendiados. Conforme a Polícia Militar, dois criminoso em uma moto foram os responsáveis pelos atentados. Eles cortaram a mangueira do tanque de combustíveis dos veículos para dar inicio aos incêndios. O Secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, determinou o fechamento de todas as saídas da cidade, de sobreaviso nas características dos envolvidos nestes atentados. “Todos os postos da PRF e estradas estaduais estão em alerta. Fechamos a cidade e vamos dar uma resposta rápida à população, assim como no caso do policial militar morto em Três Lagoas”, disse. “Não é um atentado às forças policiais, mas sim à população e crimes contra a sociedade cabem à segurança pública”. Dois veículos, um Eco Sport e uma Blazer foram incendiados na Rua Pedro Celestino, quase esquina com a Avenida Afonso Pena. Um Fiat Uno, que estava perto do obelisco e um Pálio, na Pedro Celestino, foram atingidos apenas com um princípio de incêndio, rapidamente debelado pelos Bombeiros. Outro veículo teria sido incendiado após um acidente na Rua 14 de Julho. No fim da noite um automóvel na Rua Sete de Setembro, nas proximidades do Shopping 26 de Agosto, teve um dos vidros quebrados e após os bandidos lançaram no interior do veiculo um objeto em chamas. Polícia já identificou moto usada nos atentados - A polícia de Campo Grande identificou a moto usada por dois homens que atearam fogo nos carros, na região central da Capital. Uma moto Hornet 600 cc. A polícia reagiu de imediato, diligências e investigações foram feitas. Jacini afirmou que não sabe se há ou não relação com facções criminosas, e diz que não descarta nenhuma hipótese quanto aos atentados. “É um crime contra a sociedade. A comunidade tem que ajudar a polícia e passar as informações que sabe. É obrigação de todos ajudar, porque esse crime foi contra os cidadãos e amanhã pode acontecer de novo”, comentou o secretário, acrescentando que o caso será solucionado, assim como foi o de Três Lagoas. Um dos proprietários de veículos que foram alvos dos atentados é o Advogado João Nilton de Oliveira, de 71 anos. Por sorte, o atentado contra o veículo dele, um EcoSport, falhou. Ele estava entrando normalmente no veículo, quando alguns policiais apareceram no momento e pediram para ele não entrar no carro. Ele não entendeu e estanhou a situação, até que a polícia esclareceu que vários veículos foram alvos de atentados no centro.

20

ABRIL ABRIL 2013 2013

PF PRENDE 12 ENVOLVIDOS EM FRAUDES

U

ma operação da Polícia Federal com o objetivo de combater crimes previdenciários foi iniciada na manhã do dia 14/ Março, em Campo Grande, Naviraí, Jutí, Itaquiraí e Umuarama no Paraná. Ao todo, cerca de 140 policiais cumpriram 12 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão. Em meio dia, a polícia apreendeu 15 veículos, quatro motos, uma espingarda calibre 36, dois barcos e R$ 17 mil. Todos os mandados foram cumpridos. De acordo com a Polícia Federal, a ação consistia em obter aposentadorias rurais para pessoas que nunca trabalharam no campo ou não possuíam o tempo necessário para obter o benefício. Com a aposentadoria, os integrantes do esquema faziam empréstimos consignados em uma financeira. Os investigados cobravam em média R$ 5 mil pela concessão de cada benefício. Segundo a polícia, os envolvidos foram proibidos pela Justiça de patrocinar casos perante o INSS e tiveram todos os bens bloqueados. Dois funcionários do INSS foram afastados de suas funções.


21

ABRIL 2013


IMPACTO ESPECIAL

Dez mil pessoas prestigiaram a festa de anivesário de Antônio João

C

Multidão participou da festa dos 49 anos de Antônio João e doa alimentos

om entrada solidária, um quilo de alimento não perecível, aconteceu Domingo, 17/ Março, o aniversário de terceiro ano do site de Baixar Sertanejo em parceria com a Zona Dez levou cerca de 10 mil pessoas ao Sindicato Rural para celebrar os 49 anos de emancipação político administrativo do Município de Antônio João, na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. O Prefeito Selso Lozano em entrevista a Rádio Fronteira FM destacou “a festa entra para o calendário da cidade, oportunizando lazer e cultura para todos, estamos felizes por mais um aniversário de Antônio João, agradeço a presença de todos”. No palco do show, a Primeira Dama, Rosa Aparecida Lozano afirmou “estamos felizes com a presença de vocês que vieram engrandecer o aniversário da cidade, sejam bem vindos”. Pelo telefone de Campo Grande, o prefeito de Jardim Marcelo Mello parabenizou Selso Lozano e o Município pela celebração de mais um aniversário. Uma mega estrutura de som, palco, iluminação, camarotes, banheiros químicos, praça de alimentação, gerador de energia, segurança particular e ambulância foi instalado no Sindicato Rural de Antônio João, Km 01 da Rodovia MS 384, para receber a multidão de brasileiros e paraguaios vindos das cidades de Bela Vista, Jardim, Ponta Porã, Dourados, Rio Brilhante, Maracaju, Amambai, Porto Murtinho, Caracol, Aquidauana, Três Lagoas e do Paraná vieram visitantes de Londrina, Umuarama, Cascavel. No palco um desfile de talento e animação com os artistas: Alan e Deneis,Vanessa Ayala, Henrique Gon-

Fotos Lile Correa e Hemerson Buiu

çalves, Léo Rodrigues, João Marcio e Fabiano, Ana Karla, Thiago e Donizete, Tato e Nando, Luis Guilherme e Nadielly, Leo Andrade e Radafel, TDB, Filipe Mota e Brasão, Rodrigo e Thayanne, Paulo e Jean, Luana e Andrea, Lucas e Rodrigo, Andre e Kadu, Davi e Fernando, Loubet, Guilherme Valim, Pedro

Paulo e Alex, Rico Montana, Liliane Paes, encerrando com um show completo de Rominho e Banda. Na apresentação estiveram Marco Brasil Filho, Fagner Rangel, Luis Henrique Corrêa, Edinho Corrêa, Márcio Dias, Hildebrando Procópio e Jonathan Torres. Lile Correa

Prefeito Selso e autoridades visitam Museu

22

ABRIL 2013 2013 ABRIL


IMPACTO ESPECIAL

Selso Luiz Louzano Rodrigues (PT), prefeito de Antônio João “Entrei na política em 1988, sendo vereador entre 1989 e 1992 e retornei à Câmara em 1997, de onde saí em 2004 para ser candidato a prefeito. Fui candidato a prefeito por três eleições consecutivas e nesta terceira tentativa obtive o aval da população e me tornei Prefeito de Aral Moreira. Entrei na política, porque víamos uma necessidade de mudança. Hoje vemos que as dificuldades são grandes principalmente porque a cada dia que passa o Governo Federal vai delegando mais atribuições aos Municípios. Hoje os prefeitos trabalham numa saia justa danada e é necessário que o prefeito seja um bom gestor para fazer algo a mais pela comunidade. Minha expectativa é muito grande, assim como é grande a expectativa do povo. Assim, temos de correr atrás de recursos, de projetos, de parcerias para não decepcionar a população que confiou em nosso nome”. REVISTA IMPACTO – Qual a plataforma do seu governo neste seu primeiro mandato? SELSO LOUZANO – Estou focando mais na questão da habitação buscando construir mais casas populares. Tratase de uma preocupação muito grande, porque os últimos gestores não se preocuparam muito com o setor. A dignidade da família começa com a moradia e há uma grande defasagem de casas populares em Antônio João. Temos olhado, também, com muita atenção e carinho a questão da saúde, um problema que detectamos durante a campanha eleitoral. Atuar para melhorar os serviços de saúde pública oferecidos à população é uma meta, assim como queremos atuar na limpeza da cidade e atenção especial aos produtores rurais, através da manutenção de estradas para escoamento da produção. A educação não pode ser esquecida e vamos atuar para melhorar o transporte escolar. Enfim, temos algumas prioridades básicas que, atendidas, fortalecerão econômica e socialmente o Município. REVISTA IMPACTO – Nestes seus primeiros 100 dias de mandato, o que já foi conquistado efetivamente para a população de Antônio João? SELSO LOUZANO – Hoje (no dia em que concedeu a entrevista) estive em audiência com o secretário Marun (Deputado Estadual licenciado Carlos

Marun, secretário de Estado de Habitação) ficou definida a construção de 150 casas populares - via Estado e 30 casas - via programa Sub50, num total de 180 unidades habitacionais. Temos também a retroescavadeira, que conseguimos através da Delegacia do MDA, comandada pelo João Grande contando com apoio do Senador Delcídio do Amaral e dos Deputados Federais, Vander Loubet e Antônio Biiffi (todos do PT). Temos sinalizado a entrega de uma motoniveladora, em Abril, pelo MDA. No evento do Ministério da Pesca e da Aquicultura, temos sinalizado a doação de uma retroescavadeira. Já estamos articulando a execução de um trabalho em parceria com o SEBRAE/ MS e o Sistema S no sentido de levar a Lei Geral ao Município, o Pró-Casa, para que possamos dar suporte aos pequenos e médios empresários locais. Entendemos que a única forma de gerarmos emprego e renda é fortalecendo o segmento produtivo municipal. REVISTA IMPACTO – O senhor já conseguiu recuperar parte do perímetro urbano nestes primeiros meses de mandato? SELSO LOUZANO – Limpeza pública, recuperação de maquinário, recuperação dos ônibus, esse foi o trabalho inicial que fizemos para poder iniciar o processo de execução de obras e serviços que deem mais qualidade de vida à nossa comunidade. Com esses

23

ABRIL ABRIL2013 2013

serviços, quem conheceu Antônio João no passado e visita a cidade, hoje, já percebe que mudou muito: Antônio João é uma cidade limpa, organizada. Aliás, queremos organizar ainda mais, tanto que estamos elaborando o Plano Diretor do Município e com isto vamos dar uma visibilidade cada vez maior a nossa cidade. REVISTA IMPACTO – Qual O transporte escolar já está funcionando normalmente? SELSO LOUZANO – Hoje o sistema atende a todos os alunos que dependem do transporte escolar. Não fica ninguém fora das salas de aula por falta de transporte escolar. REVISTA IMPACTO – Quais as novidades que a prefeitura apresentou à população e visitantes durante as comemorações dos 49 anos de emancipação de Antônio João? SELSO LOUZANO – No dia 16/ Março realizamos uma série de eventos soci-

‘‘

Temos algumas prioridades básicas que, atendidas, fortalecerão econômica e socialmente o nosso Município

‘‘


IMPACTO ESPECIAL

Rosa Aparecida Lozano e o prefeito Selso Lozano agradeceram a presenca do público na Festa em Antonio Joâo oesportivos envolvendo a sociedade como um todo. No dia seguinte, presenteamos a nossa comunidade com uma corrida de velocross, no período da manhã e no período entre 15 horas e meia noite, a participação de um grande número de duplas sertanejas num evento realizado em parceria com o site Baixar Sertanejo e a Zona 10. São duplas que se apresentaram gratuitamente para um grande número de pessoas em praça pública, neste evento de parceria, que contou com a presença de ilustres visitantes, nossos representantes políticos em Campo Grande e Brasília. REVISTA IMPACTO – Na área da industrialização e do desenvolvimento sustentável, o senhor tem algum projeto para o seu município? SELSO LOUZANO – Hoje temos a Coamo que elabora projeto para insta-

‘‘

Segundo o prefeito Selso, Antônio João vai receber em torno de R$ 3 milhões que tem previsão de serem liberados ainda este ano

‘‘

lar uma unidade de classificação de sementes no Município; temos, também, o Orlando Moreira Jaques, da Fazenda Estrela, que pretende montar uma unidade similar. Temos a Ceres já se instalando no Município. Uma cerâmica que está por vir a se instalar em Antônio João. Uma tornearia deve vir para a cidade. No setor hoteleiro, setor que temos defasagem no atendimento ao público, contamos com uma pessoa, pronta a instalar um hotel em Antônio João. Enfim, temos boas perspectivas de desenvolvimento, geração de emprego e giro de recursos no Município. O que depender o Poder Público será feito para incentivar a instalação dessas empresas em Antônio João. REVISTA IMPACTO – Então Antônio João já possui um Programa de Desenvolvimento Sustentável? SELSO LOUZANO – Esse programa nós estamos desenvolvendo em parceria com o SEBRAE/MS, através do PróCasa, que é um programa da Lei Geral. REVISTA IMPACTO – Falando de política, como estão as relações entre os Poderes Executivo e Legislativo? SELSO LOUZANO – Hoje trabalhamos em harmonia. Não fizemos a maioria, apenas três dos nove vereadores, mas temos um bom diálogo com os outros parlamentares. Cremos que não teremos dificuldades com a Câmara. O

24

ABRIL 2013

Camil, Presidente da Câmara é uma pessoa de fácil diálogo e isto nos dá a certeza de que poderemos continuar nesse clima de harmonia entre os poderes constituídos do Município. REVISTA IMPACTO – Na âmbito dos Legislativos Estadual e Federal, quais os parlamentares que apoiam a sua administração? SELSO LOUZANO – Na Assembleia temos o Paulo Corrêa (PR); Cabo Almi (PT); Laerte Tetila (PT); Londres Machado (PR) e Amarildo Cruz (PT), enfim, não temos dificuldades para conversar com nossos deputados. Na Câmara Federal temos recebido apoio dos Deputados Vander e Biffi, do PT e Geraldo Resende (PMDB); no Senado Federal, o Delcídio do Amaral (PT), são as pessoas que mais tem nos ajudado. REVISTA IMPACTO – Que avaliação o senhor faria da administração André Puccinelli? Ele tem ajudado o Município? SELSO LOUZANO – Particularmente, sempre mantive uma relação muito boa com o André Puccinelli. Antes e assumir já mantivera contato com ele e estou mantendo estes contatos agora que exerço o mandato. Inclusive, o programa de construção de moradias está sendo executado através do Secretário Marun. Temos dialogado com a Tereza Cristina, da Seprotur, enfim, com todos os demais secretários. REVISTA IMPACTO – O senhor tem em mente, mais ou menos, uma projeção de quantos vai receber em obras e investimentos, este ano, do Governo Federal? SELSO LOUZANO – A previsão nossa é de receber em torno de R$ 3 milhões. É difícil fazer uma projeção exata, porque acabamos de assumir e estamos fazendo os contatos para assegurar a liberação desses recursos. REVISTA IMPACTO – Qual a mensagem o senhor deixa à população de Antônio João no seu 49º aniversário? SELSO LOUZANO – Fé. Que acreditem na administração, porque vamos buscar sempre o melhor para a nossa comunidade.


IMPACTO PESQUISA

Delcídio lidera pesquisa para governador em Campo Grande

P

esquisa realizada pelo Instituto Ícone com 800 eleitores de Campo Grande aponta que, se as eleições para governador de Mato Grosso do Sul fossem realizadas hoje, o senador Delcídio do Amaral( PT/MS) teria a preferência da maioria dos eleitores da capital. O levantamento foi feito entre os dias 22 e 26 de março, a pedido da Rede MS Record e está publicada no Diário Digital ( www.diariodigital.com.br), além de ser veiculada também nos telejornais e programas de rádio da rede. A margem de erro é de 3,5 %. Na resposta estimulada, aquela em que o pesquisador apresenta ao eleitor nomes que possivelmente estarão na disputa, o Instituto Ícone elaborou quatro cenários. No Cenário 1 os resultados são : Delcídio : 37,8 % das intenções de voto Nelson Trad Filho : 30.1 % Reinaldo Azambuja : 17,6 % Brancos e Nulos : 5,9% Não sabem em quem votar : 8,6 % Cenário 2 ( Simone Tebet no lugar de Nelson Trad Filho) Delcídio : 44,8 % Reinaldo Azambuja : 24,1 % Simone Tebet : 14,6% Brancos e Nulos : 6,9% Não sabem em quem votar : 9,6 % Cenário 3 (Apenas Delcídio e o ex-prefeito Nelson Trad Filho) Delcídio : 48,9 % Nelson Trad Filho : 34.9 % Brancos e Nulos : 7,8% Não sabem em quem votar : 8,5% Cenário 4 ( apenas Delcídio e a vice governadora Simone Tebet) Delcídio : 59,4 %

Simone Tebet : 21,8 % Brancos e Nulos : 8,8% Não sabem em quem votar : 10,1 % Espontânea - Na resposta espontânea, quando não é apresentado ao entrevistado nenhum nome, os números também são favoráveis ao senador : Delcídio : 16,1 % Nelson Trad Filho : 10 % Reinaldo Azambuja : 5,4 % Simone Tebet : 2,4 % Outros nomes : 3,6 % Não sabem em quem votar : 62,5 % Delcídio ficou satisfeito com os resultados da pesquisa, mas lembra que ainda falta muito tempo para a eleição de 2014. “É claro que estes resultados me deixam muito feliz. Afinal de contas os números traduzem a intenção so-

25

ABRIL ABRIL 2013 2013

mente dos eleitores da capital, já que a pesquisa não se estendeu ao interior do estado, onde também tenho uma atuação forte. Acho que tudo isso é fruto do trabalho que desenvolvo desde que tomei posse no Senado, em 2003, pelo desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida em Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram R$ 1 bilhão e 724 milhões que viabilizei junto ao governo federal para os nossos 79 municípios, R$ 131,5 milhões só para Campo Grande. Mas eu tenho os pés no chão. Sei que a eleição acontecerá daqui a 1 ano e meio e até lá muita água vai rolar debaixo da ponte. Vou continuar trabalhando com muito afinco , humildade e dedicação aqui em Brasília e onde for preciso para construir um Mato Grosso do Sul mais humano, fraterno e com oportunidade para todos”, comentou.


IMPACTO LEGISLATIVO

VEREADORES DE CAMPO GRANDE PEDEM DESAPROPRIAÇÃO DA CÂMARA

O

fício foi encaminhado ao prefeito Alcides Bernal nesta terça-feira (2). Vereadores foram despejados do prédio por atraso nos aluguéis. A Câmara de Vereadores em Campo Grande protocolou ofício na prefeitura pedindo a desapropriação do prédio usado pelos parlamentares desde 1999. O Presidente da Câmara, Mário César (PMDB), disse que a proposta é que orçamento do Legislativo seja usado para arcar com o valor venal do imóvel, estimado em R$ R$ 6.798.068,50, conforme avaliação deste ano. No dia 20/ Fevereiro passado, uma decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) determinou que o prédio seja desocupado em um prazo de seis meses e que a prefeitura pague R$ 11 milhões em aluguéis atrasados. Os Desembargadores deferiram pedido feito pela empresa Haddad Engenheiros Associados Ltda, proprietária do imóvel.

Repórteres de Nova Andradina são homenageados pela Câmara

N

a sessão do último dia 4, a Câmara Municipal de Nova Andradina, através dos Vereadores Aparecido Soares de Oliveira-PHS (Cido Pantanal) e Newton Luiz de Oliveira-PMDB (Nenão) homenagearam os repórteres de Nova Andradina com uma Moção de Parabenização pelo dia do repórter ocorrido no dia 16 de Fevereiro. A Moção é o reconhecimento aos repórteres que se dedicam em reportar noticias de nosso cotidiano, testemunhas oculares da historia, sendo também defensores intransigentes de liberdade de expressão da sociedade e democracia. A Moção teve o aval de todos os vereadores de Nova Andradina.

Após quatro anos de “farra” , vereador abre mão das diárias

O

ex-presidente da Câmara de Nova Andradina e Vereador reeleito, Adriano Palopoli, após quatro anos liberando diárias exorbitantes que só chegaram ao conhecimento da população e do Ministério publico através de uma ação na época movida pelo atual Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Newton Luiz de Oliveira (Nenão), tenta limpar sua imagem política já deteriorada por fatos que mancharam sua imagem como vereador e expresidente da Casa de Leis, como por exemplo as câmeras escondidas em vários pontos que foram recentemente descobertas onde eram gravadas imagens e áudio, da população

26

ABRIL 2013 2013 ABRIL

e funcionários, dizendo que em seu mandato ira abrir mão de suas diárias em viagens oficiais. Lembrando que na época de Adriano Palopoli como Presidente da Casa de Leis do Município, o colega Diretor do JS Noticias foi tocado da entrada do gabinete por um de seus assessores e Adriano, não tomou nem uma providencia quanto ao ocorrido.


IMPACTO LEGISLATIVO

Fotos Júnior Acosta

AMAMBAI - início da legislatura enfrentando “adversidades”

C

arlos Roberto Batista do Nascimento, o Carlinhos, preside a Câmara Municipal de Amambai, um dos principais Municípios da Região Sul - Fronteira de Mato Grosso do Sul. Ele, acompanhado de colegas de Poder, participou ativamente do IX Seminário Estadual de Vereadores realizado em Campo Grande. Segundo ele, a Câmara de Amambai iniciou as atividades legislativas em condições adversas, porque aumentaram quatro cadeiras na última eleição, passando de 09 para 13 vereadores. “Tivemos de fazer adequações para receber esses novos legisladores, o que resultou despesas, sem que, contudo, o duodécimo fosse aumentado. O valor do duodécimo, para 13 vereadores é o mesmo que tínhamos quando a Casa era composta de nove”, explicou. Apesar das dificuldades, o Vereador Carlinhos diz que conta com o apoio e a compreensão de todos os integrantes da Casa. “Todos têm colaborado para que possamos desenvolver um trabalho à altura do povo de Amambai”.

CORGUINHO - Canal de conversação com a população

P

ermanente diálogo com as mais diferentes camadas sociais de Corguinho. Assim tem sido o relacionamento dos vereadores de Corguinho com a população do Município, informa o Presidente da Casa de Leis, Vereador Barrinha, que esteve em Campo Grande participando do IX Seminário Estadual de Vereadores, no qual elegeu a nova Diretoria da União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul – UCVMS. Barrinha explicou que desde o início da Legislatura, os vereadores têm procurado ouvir a sociedade organizada de forma que possam defender, na Tribuna da Casa, os anseios da coletividade. Questionado sobre as relações entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, Barrinha disse que são boas, mesmo porque os interesses da população devem estar em primeiro lugar. “Temos que todos os projetos que sejam de interesse coletivo devem ser aprovados e é isto que temos feito, votando e aprovando os projetos do Executivo, dando condições de o prefeito bem administrar Corguinho” afirmou.

ANAURILÂNDIA - Parceria com Executivo para vencer dificuldades

L

iderando a caravana de vereadores que se deslocou de Anaurilândia para participar do IX Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul, o Vereador Celso, Presidente da Câmara Municipal destacou a parceria dele e seus colegas com o Poder Executivo. “O grande destaque da atual composição da Câmara é a preocupação em apoiar o prefeito que vem enfrentando algumas dificuldades nesse início de administração” confirmou. Integrante de um grupo de quatro vereadores que se elegeu na chapa do prefeito eleito em outubro passado, Celso dá ênfase ao fato de a quase unanimidade dos integrantes do Legislativo apoiar o chefe do Executivo. “Esse é o grande diferencial: passou a eleição e o grupo mostra maturidade apoiando todas as ações do Executivo que representem

as aspirações populares” disse.

DOIS IRMÃOS - “Câmara tem cumprido com seu papel”

C

ada Poder executando o seu papel e respeitando-se mutuamente são fatores importantes para que quem saia ganhando seja a população de Dois Irmãos do Buriti”. A afirmação é do Vereador Branco, Presidente da Câmara Municipal Buritiense, que destacou, durante o encontro estadual de vereadores, em Campo Grande, o bom relacionamento existente entre vereadores e o Prefeito Japão. Vereador pela quinta legislatura, Branco cumpre o quarto mandato de Presidente da Câmara Municipal de Dois Irmãos, motivo pelo que é muito respeitado pela classe política estadual. “Graças a Deus, nas quatro vezes que apresentei meu nome para presidir a Câmara Municipal fui eleito por unanimidade. Tenho o apoio de todos os meus colegas vereadores, porque os compromissos que firmamos com eles, nós honramos” disse.

27

ABRIL ABRIL 2013 2013


IMPACTO LEGISLATIVO

Fotos Júnior Acosta

GUIA LOPES DA LAGUNA - Povo participando dia-a-dia do Legislativo

C

omandada pelo Vereador Ademir, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Guia Lopes da Laguna tem atuado no sentido de modernizar o Poder Legislativo. Ao participar do IX Seminário de Vereadores, em Campo Grande, o Presidente Ademir destacou que ele e seus colegas de Poder têm atuado no sentido de trazer o povo para mais perto da Edilidade. “Trabalhamos para modernizar a nossa Câmara Municipal e temos procurado conscientizar a população para a importância de estar presente nas sessões, acompanhando o trabalho do vereador que ela ajudou a colocar na Casa” disse o presidente. Com o objetivo de tornar essa presença popular na Câmara mais constante, a primeira medida que atual mesa Diretora tomou foi à mudança de horário das sessões. “Antigamente as sessões aconteciam no período diurno, o que gerava muitas reclamações. A primeira medida que tomamos foi mudar as sessões para as quintas-feiras a partir das 19 horas, facilitando a participação popular nas reuniões”.

JARAGUARI - Prefeito interfere e ganha oposição de presente

E

dvaldo Gerônimo Santos da Silva - popular “Nego”, preside a Câmara Municipal de Jaraguari, onde a população teria difícil acesso com o Prefeito Municipal. Daí, segundo o Presidente da Mesa Diretora, o compromisso dos vereadores de fazer essa intermediação entre povo e Poder Executivo. “Nossa prioridade é atender a população e isto não vem sendo feito pelo prefeito municipal” disse Nego. O Vereador Edvaldo destacou o empenho de todos os integrantes do Legislativo em apoiar e votar os projetos que interessem ao povo do Município, mas não descarta a condição de oposição ao prefeito pela forma egocêntrica com que deseja administrar Jaraguari. “O prefeito tem que entender que ele atua no Executivo e que os vereadores são integrantes de outro Poder, totalmente independente” afirmou para explicar o porquê da indignação dos Edis em relação às atitudes do Executivo.

DOURADOS - Credibilidade de classe política foi resgatada

‘‘E

stamos fazendo um trabalho de reestruturação da Câmara Municipal, pois houve um aumento de sete vereadores. Tivemos de refazer o Regimento Interno, as adequações nas leis que regem a Câmara, para dar mais flexibilidade ao trabalho do vereador de atender a população de Dourados”. A afirmativa é do Presidente da Câmara de Dourados, Idenor Machado, que esteve em Campo Grande acompanhando o IX Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul. Com todos os 19 vereadores acomodados em seus gabinetes, Idenor enfatiza que a edilidade douradense já atua firme no atendimento aos interesses da comunidade. “Os poderes são independentes entre si, mas interdependentes quando se trata de defender os interesses coletivos e é nesse sentido que atuamos hoje na nossa querida Dourados”, finalizou.

RIBAS - Câmara saiu das trevas e tem administração transparente

A

dalberto Alexandre Domingues - Betinho, Presidente da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo liderou a caravana do Município que esteve em Campo Grande participando do IX Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul. Betinho disse que a Câmara Municipal mudou totalmente do ano passado para cá. “A Câmara, que vivia às trevas, hoje tem transparência e acima de tudo está conseguindo trazer um grande número de moradores de Ribas para dentro do Legislativo”. O presidente acredita que a atual Mesa Diretora vem realizando um mandato de boa qualidade, daí o amplo respaldo popular às ações emanadas do Legislativo.

Sobre as relações institucionais entre Poder Executivo e Poder Legislativo, Betinho afirma ser o melhor possível. “Nós vereadores temos procurado entender as dificuldades enfrentadas pelo prefeito, devido à situação em que a cidade foi deixada e como ele pegou o Executivo: com dificuldades, com duas folhas de pagamento em atraso, fornecedores atrasados, situação que está se normalizando”.

28

ABRIL ABRIL 2013 2013


IMPACTO LEGISLATIVO

Fotos Júnior Acosta

RIO NEGRO - Gestão busca eficácia na aplicação do dinheiro público

‘‘N

ós assumimos o comando da Câmara Municipal há menos de 90 dias. A questão administrativa está a contento, Estamos trabalhando para melhorar. Assumimos uma estrutura que se iniciou há 48 anos e, portanto, são necessárias medidas de controle eficaz no sentido financeiro para podermos bem gerenciar os recursos públicos”. Presente com seus colegas no IX Seminário Estadual de Vereadores, em Campo Grande, ele anunciou que no dia 10 de abril fará uma reunião para avaliar os 100 primeiros dias de gestão e a partir daí projetar o futuro. “Não temos nenhuma dúvida de que conseguiremos fazer com que o Poder Legislativo de Rio Negro caminhe dentro da legalidade, principalmente no contexto financeiro”.

PEDRO GOMES - Apoio produtores que mudam da pecuária para agricultura

V

ereador cumprindo o segundo mandato, Itenir Nonato preside a Câmara Municipal de Pedro Gomes, no extremo norte de MS e que tem como principal característica econômica a pecuária. Porém, nos últimos anos a matriz econômica vem mudando para a agricultura e, segundo ele, os vereadores pedro-gomenses têm dado todo apoio aos produtores rurais que migram da pecuária pra a agricultura. Eleito num grupo de cinco vereadores que apoia a administração do Prefeito Vanderley (PT), o Presidente da Câmara, que é do PDT, enfatiza que o relacionamento Executivo e Legislativo é o melhor possível. Em relação ao seminário realizado em Campo Grande, ele elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa afirmando que a participação no evento traz muitos benefícios para os legisladores municipais.

SANTA RITA - Rui Castelo costurou união entre vereadores

E

leito em uma coligação que elegeu três vereadores, o Vereador Rui Castelo Fernandes Branco trabalhou no sentido de unir os vereadores de Santa Rita do pardo. Na ocasião da eleição da Mesa, ele obteve seis votos, porém, dado o grau de união que conseguiu atingir, hoje, se fosse realizada nova eleição teria unanimidade. A mesma união existe também no que concerne ao relacionamento entre os poderes. “Em Santa Rita do Pardo não existe oposição apenas por ser oposição. Tudo que é bom para o município os nove vereadores aprovam sem maiores demandas” afirmou o presidente que também elogiou a realização do seminário de vereadores que veio para dar mais suporte aos Edis santa-ritenses-do-pardo.

NIOAQUE - Vereadores unidos apóiam ações do prefeito

U

m dos mentores da candidatura do Prefeito de Nioaque, Gerson Garcia, Valdeci Ferreira dos Reis é Presidente de um Poder Legislativo Municipal que atua com o objetivo de dar viabilidade administrativa ao Prefeito Municipal. “A Mesa Diretora tem o apoio da maioria dos integrantes da Casa e assim, estamos trabalhando para chegar a união dos grupos políticos que se defrontaram na eleição passada”, disse. Destacou que as principais ações do Legislativo visam atender ao homem do campo, porque Nioaque é um Município com a economia calcada na agropecuária. “Trabalhamos para melhorar as condições de vida das famílias que atuam na agricultura familiar’, relata lembrando que nesse contexto apoiam ações que melhorem as condições das estradas rurais nos muitos assentamentos que existem no Município.

SIDROLÂNDIA - Ilson volta ao comando do Legislativo

E

leito Presidente da Câmara Municipal, Ilson Peres foi galgado ao posto de Prefeito interino de Sidrolândia, cumprindo mandato de quase três meses, devido a eleição extemporânea pela qual passou o Município. De volta à Presidência do Legislativo Municipal, Ilson Peres liderou caravana de vereadores sidrolandenses que participou ativamente do IX Seminário de Vereadores em Campo Grande. O presidente destacou o bom entendimento entre Legislativo e Executivo, mas foi enfático em dizer que há harmonia, mas muita independência entre os poderes. “Estaremos sempre prontos a apoiar o Executivo em seus projetos que visem o benefício da comunidade” avaliou.

29

ABRIL 2013


Fotos Júnior Acosta

TRÊS LAGOAS - Câmara se adequa a nova realidade

O

Presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, Vereador Jorge Aparecido Queiroz, assumiu o comando do Legislativo com um desafio em dose dupla: adequar-se à nova realidade representada pelo aumento do número de 10 para 17 vereadores e a queda de um ponto percentual no repasse do duodécimo. “Atuamos a fim de nos adequar a essa realidade, para que os vereadores possam fazer um bom mandato e atendam a sociedade”. Mesmo com ampla maioria apoiando a Prefeita Márcia Moura, o Presidente da Câmara diz que os projetos mais polêmicas, que geram dúvidas, são retirados de pauta e só vão a votação depois dos vereadores se reunirem com a prefeita e sanarem as dúvidas. “Os menos polêmicos têm sido aprovados sem maiores dilemas” diz o presidente que também aplaudiu a maciça participação dos vereadores três-lagoenses.

PONTA PORÃ - Câmara está mais perto do povo

A

o assumir o comando da Câmara Municipal de Ponta Porã uma das primeiras preocupações do Vereador Caio Augusto e demais integrantes da Casa foi oportunizar uma maior aproximação do Legislativo com a comunidade. “Informatizamos a Casa e firmamos uma parceria com uma empresa de comunicação para a transmissão, via Internet, das sessões ordinárias. As sessões também são transmitidas pela rádio comunitária FM, fazendo com a Câmara fique mais perto do povo” explicou. Atualmente com 15 vereadores, a mobilização de todos eles fez com que a taxa de lixo fosse derrubada na cidade, beneficiando toda a população. “Houve muitos avanços na atual legislatura e temos uma excelente relação com o Prefeito Ludemar (PPS) que fez parceria para a reforma da Casa visando atender o aumento de 10 para 15 vereadores”.

PARAÍSO DAS ÁGUAS - Atua “com os pés no chão”

P

residente da mais nova Câmara de Vereadores do Estado, Anísio Andrade diz que os nove Edis eleitos para estatuírem as normas que regerão a vida independente do Município de Paraíso das Águas, atuam “com os pés no chão”. Eles formam uma espécie de Câmara Municipal Constituinte, responsável pela elaboração da Lei Orgânica, a Constituição Municipal. Na Câmara de Paraíso das Águas, apenas o Presidente Anísio e o Vereador Cláudio têm experiência legislativa. O presidente, que exerceu um mandato por Costa Rica e Cláudio, por Água Clara. Os sete demais são estreantes, daí ter considerado importante IX Seminário de Vereadores, realizado em Campo Grande. “É muito importante esse seminário, porque vai nos trazer a todos muitos ensinamentos”.

CAMAPUÃ - Servidores recebem antes do repasse do duodécimo

O

dinheiro do duodécimo do mês de Março não havia sido depositado na conta da Câmara Municipal, mas os salários dos funcionários e vereadores já estavam depositado na conta. Isto só foi possível graças às medidas de contenção de despesas tomadas pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Camapuã, sob o comando do Presidente Humberto Bogarim. Presente em Campo Grande no IX Encontro de Vereadores, Humberto Bogarim disse que as medidas de economia propiciarão conquistas importantes para o Poder Legislativo. “Como já afirmamos, com a economia mensal, em pouco tempo, iremos adquirir um veículo para atender a comunidade” afirmou. Quanto ao seminário, ele disse que é muito importante principalmente para os vereadores estreantes que adquirem informações relevantes para o exercício do mandato.

MARACAJU - De secretário a vereador, Sebastião se destaca

S

ecretário Municipal de Finanças durante um período da administração do ex-prefeito Celso Vargas, o servidor público municipal concursado Sebastião Soares Arguelho se elegeu vereador com 732 votos e já tem atuação destacada na Câmara Municipal de Maracaju, Município considerado a quinta economia do Estado. Ele participou do Seminário de Vereadores em Campo Grande e admitiu que, mesmo com mais de 30 anos de experiência como servidor público, ser vereador representa uma experiência nova. “Temos trabalhado no sentido de buscar nossos espaços e principalmente, atender às expectativas dos nossos munícipes” enfatizou.

30

ABRIL 2013


IMPACTO INDÚSTRIA

Presidente da Eldorado anuncia mais de 2,5 mil vagas e conta com Senai na qualificação José Carlos Grubisich concedeu entrevista coletiva durante workshop realizado no Edifício Casa da Indústria, na Capital

D

urante entrevista coletiva o Presidente da Eldorado Brasil Celulose, José Carlos Grubisich, anunciou a duplicação da capacidade produtiva da fábrica instalada em Três Lagoas, até 2017 e a abertura de mais 2,5 mil postos de trabalho, dos quais 2 mil vagas para a área de plantio de eucalipto e mais 500 vagas na indústria. Ele também informou que a indústria vai procurar o SENAI para qualificar essa mão de obra, reativando a parceria de sucesso iniciada na primeira fase de implantação da fábrica em Três Lagoas. “O Sistema FIEMS é nosso parceira de primeira hora e apreciamos muito o trabalho realizado durante a implantação da nossa fábrica no Município de Três Lagoas. No entanto, independentemente do nosso processo de expansão no Estado, sempre teremos uma relação muito próxima da FIEMS no que se refere à formação e qualificação de mão de obra para atender a demanda da Eldorado como também as necessidades dos nossos parceiros que vão se instalar na região”, declarou José Grubisich. Ele acrescenta que várias empresas nas áreas de transporte, manutenção e operação florestal estão viabilizando a implantação de unidades em Três Lagoas e cidades próximas para atender as demandas da Eldorado, necessitando da parceria com a Fiems para suprir o déficit por mão de obra capacitada. “A relação com a Fiems foi muito importante para a viabili-

zação do nosso projeto em Mato Grosso do Sul, primeiro na relação institucional com o Governo do Estado e segundo por meio do SENAI, que nos permitiu treinar e qualificar mão de obra para a nossa fábrica”, reforçou. José Grubisich informou que, desde o início das atividades da fábrica em Novembro de 2012, a Eldorado Brasil Celulose está superando suas previsões de desempenho. No primeiro trimestre deste ano, a empresa distribuiu celulose branqueada de fibra curta para todo o País e começou a abastecer os centros de armazenagem na Europa, Ásia e Estados Unidos para atender os clientes internacionais. “Estamos evoluindo rápido com relação à performance da fábrica e já atingimos 70% da nossa capacidade nominal. Neste mês devemos chegar a taxas de 80% a 90% e em abril estaremos plenos, alcançando 100% de nossa capacidade produtiva de celulose branqueada de eucalipto”, afirmou.

31

ABRIL 2013


IMPACTO MUNICÍPIOS

Vereadores buscam recursos junto a deputados

O

grupo de 5 vereadores de Rochedo estiveram no dia 12 de Março, na Assembleia Legislativa mantendo contato com os Deputados Estaduais, Lídio Lopes (PP); Lauro Davi (PSB); Felipe Orro (PDT) e Jerson Domingos (PMDB), Presidente da Casa de Leis. Os Vereadores, Valdecir Nogueira (PR); Juninho (PT); Fábio (PSB); Fabíola (PSD) e Douglas (PDT) foram recebidos pelos Parlamentares e reivindicaram emendas para o Município de Rochedo.

Os Deputados, Lídio Lopes e Lauro Davi, também falaram com o Jornalista, Eli Sousa, ao vivo pela Diamante FM 98,7. Lauro Davi, disse da emenda que já foi liberada de R$ 20 mil, beneficiando ao Clube da Melhor Idade. Por sua vez, Lídio Lopes se comprometeu em contemplar o clube, com outra emenda e disse que estará em Rochedo num grande evento - Mutirão da Cidadania, que acontece no próximo dia 13 de Abril. O Grupo Impacto de Comunicação, dirigido pelo empresário e Jornalista, Eli Sousa tem acompanhado o grupo de vereadores rochedenses propiciando a divulgação de suas ações mostrando os trabalhos desenvolvidos e as conquistas alcançadas. Durante a permanência no Parlamento Estadual, os vereadores falaram ao vivo na Diamante FM 98,7 com o Jornalista Eli Sousa, sobre suas reivindicações e O que pretendem eles, que formam um novo grupo político em Rochedo. Acompanharam os vereadores, a Professora Margarete, Presidente Municipal do PSB de Rochedo; o Radialista, Fábio Franco e o empresário e Jornalista, Eli Sousa.

Prefeitura e Polícias implantam programas em Pedro Gomes Prefeito Francisco Vanderley Mota e a Primeira Dama, Maura Mota, de Pedro Gomes reuniram-se com as chefias das Polícias Civis e Militar para detalhar os programas.

N

a ocasião, firmaram compromisso em implantar, no segundo semestre o programa “Bom de Bola, Bom na Escola” que incentiva crianças e adolescentes a trocarem a ociosidade das ruas pela prática do esporte, encontrando no futebol momentos de lazer, associados à prática de atividades que despertem as potencialidades existentes em cada aluno com saúde e disciplina. Outro programa que entrará em ação é o PROERD. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manterse longe das drogas e da violência. Mychela Lemos

32

ABRIL 2013


IMPACTO MUNICÍPIOS

Felipe Orro e Zé Trindade entregam ambulância a população de Cipolândia

O

Deputado Estadual, Felipe Orro e o Prefeito de Aquidauana, Zé Henrique Trindade (ambos do PDT), entregaram uma ambulância zero quilômetro para servir à população do distrito de Cipolândia. O veículo, modelo Fiat/Fiorino completo, equipado para as funções, foi adquirido com recursos de R$ 41 mil de Emenda Parlamentar do Deputado Felipe Orro mais contrapartida de R$ 20 mil da Prefeitura. A solenidade de entrega foi na manhã do sábado (9), na Associação de Moradores de Cipolândia, com as presenças dos vereadores Thales Leite (PSDB), Antonio Nilson Pontim (PSDC), Montana (DEM) e Moacir Pereira (PDT), que mora e é liderança nata da localidade. Cerca de 400 pessoas – entre estudantes e moradores da região – participaram do ato; além da entrega da ambulância, a Secretaria de Ação Social do Município fez também o recadastramento para o programa Bolsa Família. Moacir Pereira falou em nome dos moradores de Cipolândia, relatou o sofrimento que os pacientes enfrentavam quando precisavam de transporte até Aquidauana, distante 70 quilômetros do distrito por estrada de chão. “A ambulância que tinha aqui não dava pra usar de tão velha, passava mais tempo no conserto. E quando estava rodando era uma calamidade, sem ar-condicionado, as pessoas chegavam na cidade irreconhecíveis pela poeira. Quem socorria a gente era a Polícia Militar”, contou. A emenda de Felipe Orro estava praticamente perdida – completa Moacir Pereira. “Foi uma emenda do ano passado, desde Junho o dinheiro estava à disposição da Prefeitura para comprar a ambulância, mas o ex-prefeito não deu importância. O Zé Henrique correu atrás, recuperou o dinheiro, entrou com a

contrapartida e comprou a ambulância.” Felipe Orro falou da satisfação em ajudar a população da sua cidade; lembrou que desde o primeiro ano de seu mandato como deputado estadual tem priorizado Aquidauana nas emendas parlamentares, porém nem todas se reverteram em benefício da população; muitas daquelas destinadas à Prefeitura não saíram do papel. Para Aquidauana, em 2011 Felipe Orro destinou seis emendas no total de R$ 160 mil e em 2012 mais quatro emendas de R$ 231 mil. A soma das 10 emendas nestes dois anos chega a R$ 391 mil. A Prefeitura foi beneficiada com quatro delas: R$ 30 mil para compra de um veículo à Secretaria de Saúde, R$ 20 mil para equipar a lavanderia industrial do asilo (não concretizada por falta de iniciativa da Prefeitura), R$ 81 mil para adquirir duas ambulâncias (uma em 2011 para atender o distrito de Camisão, que também não foi adquirida, e outra em 2012 para Cipolândia).

SECRETÁRIO RECEBE VISITA DE VEREADOR DE LADÁRIO

O

Vereador Lício Marques de Ladário visitou a Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades (Sehac) para conversar com o titular da pasta, Carlos Marun. Em pauta, solicitou a participação do Governo do Estado para a construção de casas rurais a serem destinadas as famílias de pescadores. “Em Ladário vivem na colônia dos pescadores cerca de 40 famílias. A prefeitura em parceria com os governos Estadual e Federal poderá proporcionar aos pescadores moradia digna e uma qualidade de vida”, explicou Lício. Também na oportunidade, verificou o procedimento licitatório para a construção do centro comunitário no Residencial Guató, em Corumbá.

33

ABRIL 2013


IMPACTO MUNICÍPIOS

Secretário recebe visita da Prefeita de Novo Horizonte do Sul

A

Prefeita de Novo Horizonte do Sul, Nilza Marques, visitou no dia 14 de Março, a Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades (Sehac), para conversar com o titular da pasta, Carlos Marun. Em reunião viabilizou a parceria do Governo do Estado na construção de mais 130 moradias. “É de suma importância esta parceria para a prefeitura. Vamos pleitear recursos federais para a construção de 30 moradias através do programa Minha Casa, Minha Vida – Sub 50 e mais 100 unidades habitacionais por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades”, informou a Prefeita. Segundo Marun, em Novo Horizonte do Sul o Governo Estadual em parceria com os Governos Federais e Municipais garantiu a construção de 169 casas populares, beneficiando famílias que moram no campo e na cidade.

Prefeito de Santa Rita reinvindica pavimentação da MS-040

O

Governador, André Puccinelli e a Vice-Go-vernadora, Simone Tebet recebeu o Prefeito Cacildo Dagno Pereira, de Santa Rita do Pardo. Durante a reunião foram tratados assuntos relativos a obras e infraestrutura para melhoria dos Municípios. Uma das obras de grande impacto para o desenvolvimento do Estado na região da costa leste, a pavimentação da MS-040, que liga Campo Grande a Santa Rita do Pardo, de acordo com o cronograma de obras do Estado está prevista para ser lançada no primeiro semestre deste ano, até o final de Junho. Para o Prefeito, Cacildo Dagno, o apoio do Governo do Estado é fundamental para o desenvolvimento do Município. “O governador é parceiro de Santa Rita do Pardo”. “Essa obra e um sonho de todos os santa-ritenses, pois trata se de uma obra é vital para nossa economia.”

Prefeito de Bataguassu se reúne com superintendente do Incra Caravina pediu incentivo e articulou liberação de recursos bloqueados

E

m reunião no gabinete da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)

em Campo Grande, o Prefeito Caravina, de Bataguassu, foi recebido pelo superintendente do órgão no Estado Celso Cestari e cobrou agilidade na entrega das declarações dos produtores dos Assentamentos Aldeia I, II e Santa Clara. Celso Cestari informou ao prefeito que a entrega dos documentos, tão importante para os pequenos agricultores, já que a falta da declaração impede os produtos de receber financiamentos, deve acontecer ainda no primeiro semestre desse ano, se comprometendo a informar a prefeitura municipal a data que irá ocorrer às entregas. Caravina solicitou ainda uma solução

34

ABRIL 2013

quanto aos recursos do BIRD que estão bloqueados em razão da falta de pagamento de contra partida por parte dos assentados, ficando a superintendência de analisar a situação e verificar como pode ser resolvida, para que o assentamento aldeia não venha a perder esses recursos. Finalizando, o prefeito atendendo pedido da Presidente da Cooperativa do Santa Clara, solicitou ao INCRA a doação de 1 hectare do órgão localizado defronte ao trevo de acesso ao Santa Clara (BR 267) para construção de um entreposto de venda de produtos produzidos pelos assentados.


IMPACTO ASSEMBLEIA

Assembleia Legislativa homenageia mulheres em Sessão Solene

A

Assembleia Legislativa comemorou no dia 07/ Março, o Dia Internacional da Mulher, com música e homenagens. O evento foi proposto pelas deputadas Dione Hashioka, 2ª Vice-Presidente, e Mara Caseiro, 3ª Vice-Presidente da Casa de Leis. Entre as homenageadas com o Troféu Celina Jallad, Marisa Serrano, Conselheira do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul; Carla Stephanini, Vereadora de Campo Grande; Maria Cecília Amêndola da Motta; Lúcia Ferreira Falcão, Coordenadora de Assuntos Educacionais da Academia de Polícia Civil e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, Corregedora Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; Adair de Holanda Mendonça, pioneira entre os militantes

da imprensa do Vale do Ivinhema e assessora de marketing político e empresarial além de advogada e professora foi uma das homenageadas pela deputada Dione Hashioka. “Dona Ada, como é conhecida, literalmente faz uso da escrita, dando forma a seus textos. Eu tenho o privilégio de acompanhar e contar com os seus conhecimentos e amizade”, disse Dione Hashioka que laureou também a Juíza da 3ª Vara Cível da Comarca de Nova Andradina, Jaqueline Machado. “O brilhante trabalho jurídico que desenvolve já merece nosso reconhecimento, mas, ela entregou-se à muitas outras ações que deixam sobressair sua garra e audácia. Falando pelas homenageadas, a Juíza Jaqueline Machado, destacou a violência doméstica como o maior desafio a ser enfrentado pelas mulheres, principalmente no que diz respeito ao encorajamento das vítimas em denunciar. “Houve uma progressão da mulher em relação as medidas protetivas, porém ela precisa de atitude e saber que ela tem seus direitos e exigir isso”, afirmou. A cerimônia ganhou o brilho da cantora Michele Dutra e do Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Fabiana Jallad, filha de Celina Jallad, participou também da solenidade e da entrega dos troféus.

Legislativo de MS acaba com 14º e 15º salários dos deputados

P

or delegação da Mesa Diretora, a ajuda de custo conhecida popularmente como 14º e 15º salários, foi extinta na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O Vice-Presidente da Casa, Deputado Maurício Picarelli (PMDB), fez o anúncio na Sessão do dia 5/3, determinando que a Diretoria de Finanças proceda da mesma maneira que o Senado e a Câmara dos Deputados. De acordo com o 2º secretário, Pedro Kemp (PT), o fim do benefício foi estabelecido por meio de um decreto. A Câmara dos Deputados aprovou o fim dos 14º e 15º salários aos Congressistas, em votação simbólica. A proposta, de autoria da Senadora licenciada, Gleisi Hoffman (PT-PR), atual Ministra-Chefe da Casa Civil, já havia sido aprovada pelo Senado. Os benefícios eram pagos todos os anos a senadores e deputados federais.

35

ABRIL 2013


IMPACTO DESTAQUE

Encontro no TCE orienta Prefeitos de MS sobre a Lei Geral

O

encontro dos Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local foi realizado no Pleno do TCEMS. O evento visou orientar líderes estaduais e municipais (prefeitos, secretários, senadores e deputados) sobre os mecanismos legais para a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, através da implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, instituída no Brasil em 2006. Desde então, Estados e Municípios são estimulados a regulamentá-la. Na ocasião, foi assinado um “Termo de Compromisso” entre os realizadores do evento no Estado (TCE/MS, SEBRAE/ MS e Assomasul); o Governo do Estado e prefeituras. Também em destaque, por meio de palestras e filmes, as compras governamentais, o papel dos Agentes de Desenvolvimento, os Microempreendedores Individuais e a desburocratização nos procedimentos para abertura de empresas. A iniciativa aconteceu no mesmo dia em outros Estados, promovida nacionalmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Instituto Rui Bar-

bosa (IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).

Ministro da Pesca em Campo Grande

A

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu no dia 14/3, a visita do Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, para o lançamento do Plano Safra 2013/2014 e assinatura de ações de desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Estado. Também foi entregue a licença de instalação e operação do Parque Aquífero de Ilha Solteira. Pescadores, líderes de colônias, prefeitos, autoridades do Governo Estadual e Parlamentares participaram da solenidade. O Plano Safra é um programa do Governo Federal para desenvolver a pesca e aquicultura por meio de linhas de crédito para o aumento da produção do pescado e a geração de emprego e renda. Na ocasião, por proposição do Presidente da Casa de Leis, Deputado Jerson Domingos (PMDB), foi entregue o título de

Cidadão Sul-mato-grossense ao Ministro. De acordo com Jerson, a honraria justifica-se pela atuação de Crivella no Congresso Nacional, onde se destacou como um dos senadores mais atuantes e por seu trabalho à frente do Ministério, desenvolvendo projetos de grande importância para Mato Grosso do Sul e para todo o País. Crivella recebeu também, o diploma de Ilustre Visitante, proposto pelo Deputado Marcio Fernandes (PTdoB), registrando a presença do ministro no Parlamento. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu no dia 14/3, a visita do Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, para o lançamento do Plano Safra 2013/2014 e assinatura de ações de desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Estado. Também foi entregue a licença de instalação e operação do Parque Aquífero de Ilha Solteira. Pescadores, líderes de colônias, prefeitos, autoridades do Governo Estadual e Parlamentares participaram da solenidade. O Plano Safra é um programa do Governo Federal para desenvolver a pesca e aquicultura por meio de linhas de crédito para o aumento da produção do pescado e a geração de emprego e renda. Na ocasião, por proposição do Presidente da Casa de Leis, Deputado Jerson Domingos (PMDB), foi entregue o título de Cidadão Sul-mato-grossense ao Ministro. De acordo com Jerson, a honraria justifica-se pela atuação de Crivella no Congresso Nacional, onde se destacou como um dos senadores mais atuantes e por seu trabalho à frente do Ministério, desenvolvendo projetos de grande importância para Mato Grosso do Sul e para todo o País. Crivella recebeu também, o diploma de Ilustre Visitante, proposto pelo Deputado Marcio Fernandes (PTdoB), registrando a presença do ministro no Parlamento.

36

ABRIL ABRIL 2013 2013


IMPACTO DESTAQUE

Jeovani quer reestruturar e reerguer UCVMS Fotos Júnior Acosta

Lemos (PSB), de Dourados. Ele reconhece que a UCVMS anda meio apagada e que diante desta realidade contará com o apoio da grande maioria dos filiados, para esse trabalho de reestruturação. “Agora é que vai começar o trabalho e temos convicção de que teremos muito trabalho pela frente” disse. Jeovani, contou que na campanha percorreu praticamente todos os Municípios de MS, deixando de visitar apenas as cidades em que havia vereadores postulando o mesmo cargo.

‘‘N

osso primeiro trabalho será no sentido de reestrutura a União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul; vamos reunir todos os presidentes, convocar os vereadores, vamos mudar o estatuto tentar fazer com que a União caminhe, cumpra o papel para o qual foi criada”. A afirmação é do Vereador Jeovani dos Santos, de Jateí, eleito, no dia 22/ Março passado, pra presidir a UCVM S pelos próximos dois anos. Ele obteve 361 votos contra 198 dados ao seu concorrente, Maurício

“Com este trabalho de visitar todo o Estado pudemos tomar conhecimento dos problemas de cada uma das Câmaras filiadas, das mais próximas às mais longínquas do nosso Estado. Procuramos unir o PT, o PMDB, o PDT, o PSDB, o PSD, enfim, todas as correntes partidárias contempladas em nossa chapa. Com essa união, acreditamos que possamos fazer um bom trabalho e resgatar a importância e a credibilidade da UCVMS”.

37

ABRIL 2013


IMPACTO DESTAQUE

Empossados Prefeito e Vice de Bonito

Fotos Dorival Conde

Leleco e Josmail tomam posse como prefeito e vice em Bonito. “Temos fé em Deus, sou o prefeito de todos, e a todos dedico meu trabalho”, afirmou Leleco

C

om o salão de festas Acácia Branca lotada com cerca de mil pessoas aconteceu à sessão extraordinária especial de posse do Prefeito Leleco e do Vice-Prefeito Josmail, no último dia 17/03, em Bonito. No Tribunal do Júri de Bonito, à Juíza Adriana Lampert diplomou Leonel Lemos de Souza Brito e Josmail Rodrigues, ambos do PT do B, eles venceram as eleições extemporâneas no dia 03/ Março, com 6.229 votos. A diplomação provocou uma chuva de fogos de artifício e carreata, que percorreu as ruas da Capital Internacional do Ecoturismo. A Sessão Solene de Posse foi presidida pelo Vereador, Edvaldo Rebeque Pereira, na qual, após a entrega da documentação legal, prefeito e vice prestaram juramento. A abertura da mesma teve a benção do Pastor Tomas Terena da 1ª Igreja Batista de Bonito que presenteou os eleitos com uma Bíblia “o homem não faz nada sem Deus, por isso peço a benção do Senhor Jesus sobre todos vocês”. No encerramento, o Padre, Paulo Nunes afirmou que “cabe aos cristãos o exercício legitimo da política para trabalhar pelo bem comum”. Pronunciamento - Em seu discurso o prefeito de Bonito, Leleco agradeceu “a Deus, que sempre foi meu conforto e orientação, luz de nossa caminhada”. Ele também agradeceu sua família e aos companheiros da família “70”. Leleco ponderou “agora a política acabou, sou o prefeito de todos”.

38

ABRIL 2013


ASSOMASUL

Fotos Júnior Acosta

Falência: Municípios precisam de apoio para escapar da falência

O

apelo foi feito pelo Presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (PSDB), durante o Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas de Mato Grosso do Sul com Órgãos Federais na presença da Ministra Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, do Governador André Puccinelli (PMDB) e Parlamentares. A principal cobrança do dirigente foi com relação à exclusão de 70 Municípios de Mato do Grosso do Sul do Programa de Aceleração do Crescimento, o chamado “PAC Vias Urbanas”, do qual apenas 9 no Estado foram contemplados. Segundo Douglas, não se podem negar as boas ações do governo federal, mas há um forte sentimento de exclusão por parte dos prefeitos do “PAC Vias Urbanas”, anunciado para contemplar cidades com até 25 mil habitantes. De acordo com o presidente, “são Municípios cuja maioria depende exclusivamente dos repasses de recursos federais - como o FPM”, acrescentou. Douglas abriu um parêntese para elogiar a parceria com o governo estadual, aproveitando a presença do governador André Puccinelli para pedir apoio logístico, por meio de convênio com os municípios, para equipar com técnicos o setor de projetos que a Assomasul está na iminência de inaugurar visando auxiliar aos prefeitos. O Presidente da Assomasul afirmou que essa aproximação com o Governo Federal demonstra o interesse nas parcerias públicas, “consciente de que nenhuma obra é fruto do esforço ou trabalho de um só homem e sim de grupos comprometidos com o bem-estar de nossa gente”. Ele garantiu que os prefeitos têm suas convicções e sabem que é imprescindível reduzir as despesas com a máquina pública e dar prioridade à recuperação da capacidade de investimento.

39

ABRIL 2013


RosildoBARCELLOS *Articulista e Autor do livro Histórias e Estórias que a vida nos faz contar

DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA

(…) Mantendo a fé em Deus O seu dia mais feliz vai ser o mesmo que o meu A vida me ensinou a nunca desistir Nem ganhar,nem perder mas procurar evoluir Podem me tirar tudo que tenho Só não podem me tirar as coisas boas que eu fiz!”

C

om este fragmento de Dias de Luta, Dias de Glória, da banda Charlie Brow Jr, relembro o término da história do músico Alexandre Magno Abrão,o chorão, apelido dado ainda na adolescência, época em que não sabia,mas queria; andar de skate, e que foi encontrado desfalecido na madrugada de quarta feira, 06 de março, pelo seu motorista,Kleber Atalla, que chamou socorro mas já era demasiado tarde. Aprendeu a andar de skate, participando de competições e chegando a ser vice em campeonato paulista, ocasião que assumiu de vez o apelido.Entretanto, o que mais me chamou a atenção é que num país aonde o pagode e o sertanejo são reverenciados,existiam 2000 pessoas no Arena Santos esperando para dar o último adeus, Rememorei então o show realizado na Grande Arena do Parque das Nações indígenas, que tem no Projeto MS Canta Brasil,o objetivo mor de homenagear os estados brasileiros através da música promovendo a integração de artistas regionais com nomes consagrados da música nacional.Sendo noticiado aqui nas páginas do “Jornal Impacto” que a apresentação recordista foi a do do prata da casa Vinil Moraes,seguindo-se a banda paulista Charlie Brown Jr. Levando mais de 100 mil pessoas em 03 de junho de 2012 ao delírio.Com quase duas horas de show, Campo Grande tremeu quando a voz de Chorão entoava a frase “Este foi, se não o maior,um dos maiores shows da nossa história. Naquela data a formação da banda acompanhava o guitarrista Marcão e o baixista Champignon. Os shows recordistas anteriores foram Guga Borba e Jota Quest em 2011 com 90 mil pessoas e Seu Jorge e o grupo Balaio Jazz com 85 mil pessoas em 2009.Se não acontecesse o fatídico fato; o próximo show da banda seria em Campo Grande, mas

no Rio de Janeiro no próximo 22 de março. A banda foi agraciada por duas vezes com o Grammy Latino. Em 2005 com “Tamo ai na atividade” e em 2010 com “Camisa 10 joga bola até na chuva”A infância de Chorão foi tempestuosa em função da separação dos pais quando ele tinha 11 anos largando a escola na sétima série. Faria 43 anos em 09 de abril. Para alegria dos admiradores deverão ser relançados em breve os dois primeiros discos.”Transpiração contínua prolongada” de 1977 que vendeu 500 mil cópias e era puxada pela música “ proibida para mim”e já “preço curto... prazo longo” de 1999, vendeu 460 mil cópias com a conhecida “Te levar”.Também serão lançadas músicas inéditas que já tinham sido gravadas.Ou seja, os fãs não ficarão órfãos. Mas fiquei interessado nesta comoção que o país teve com essa perda. Fui pesquisar as letras das músicas e percebi a reflexão que ela nos traz, tanto que coloquei um fragmento no início deste artigo, além de constatar que há letras interessantes e que podem servir de inspiraçao a pessoas que desejam relacionar, de alguma forma assuntos como a perda, história de vida e a indubitável busca pela felicidade. Finalizo com algumas palavras de Chorão:”Quero que as pessoas me vejam como a prova de que um sonho pode se tornar realidade, como a continuidade do sonho delas.Que digam ‘Se o cara conseguiu sem estudo,sem muitas condições,eu posso conseguir também’.Sua vida, sua trajetória, seu apogeu é um bom viés para reflexão.

40

ABRIL 2013


IMPACTO culinária

ARROZ CARRETEIRO com Guariroba Ingredientes:

Modo de preparo:

1/2 kg de carne-de-sol 4 colheres (sopa) de banha de porco 2 dentes de alho amassados 1 cebola picada 3 xícaras (chá) de arroz sal a gosto 1/2 litro de água 250 g de guariroba (palmito de coqueiro amargoso) 1 xícara de chá de cheiro-verde picado

Pique a carne de sol em pedacinhos compridos e de véspera, deixe de molho em água fria. No dia seguinte, escorra bem. Derreta a banha de porco numa panela grande, junte o alho e a cebola e deixe-os dourar. Adicione a carne e frite, dourando por igual. Coloque o arroz, bem lavado e verifique o sal. Frite um pouco mais e cubra com a água. Deixe ferver por 10 minutos e coloque a guariroba e o cheiro verde. Tampe e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Se for necessário, acrescente mais água.

Tempo de preparo: 40 min Rendimento: 8 porções Dificuldade: moderada

41

ABRIL 2013


RobertoCOSTA Jornalista Sem prestígio I – Os vereadores Cazuza e Jarbas, representantes do Partido Progressista na Câmara Municipal de Campo Grande, ainda não conseguiram emplacar um aliado sequer na administração do prefeito Alcides Bernal (PP). ** Sem prestígio II – A situação do vereador Jarbas é ainda pior. Ele não conseguiu as benções do administrador campo-grandense para montar sua equipe de trabalho no legislativo. ** Sem prestígio III – O parlamentar em questão precisa colocar na cabeça que “ele foi eleito pelo povo para trabalhar em benefício da comunidade campo-grandense e não para ser serviçal de um único senhor”. ** Soberba – O prefeito Alcides Bernal anda dizendo por aí que “a bancada pepista na Câmara foi eleita graças a ele”. É como se os votos que Cazuza e Jarbas conquistaram fossem de “cabresto”. ** Fogo cerrado I – O presidente do

diretório regional do PSD, jornalista e ex-senador Antônio João Hugo Rodrigues, quer saber a origem do dinheiro (R$ 1.700.000,00) usado por Alcides Bernal para comprar um apartamento de alto luxo atrás do Shopping Campo Grande. ** Fogo cerrado II – AJ não abre mão do direito de saber de onde saiu o dinheiro para a compra do imóvel padrão classe A, uma vez que na declaração do imposto de renda Bernal não aponta rendimento compatível para dispor de R$ 1,7 mi. ** Contra-ataque I – Já o ex-presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Paulo Siufi, do PMDB, aponta “a incompetência do prefeito” pelos problemas que estão acometendo a administração municipal que não consegue dar um passo sem tropeçar. ** Contra-ataque II – Siufi, que é médico com especialização em pediatria, por conta da mania de perseguição do prefeito campo-grandense, aconselha Bernal a fazer

urgentemente tratamento psicológico. ** Deu a largada – O PMDB já começou a reunir lideranças partidárias regionais e presidentes municipais para consolidar o nome do ex-prefeito Nelsinho Trad para a disputa do governo em 2014. ** Não basta conversar – Ao proclamar para os quatro cantos de Mato Grosso do Sul que “o PSDB é a noiva mais cobiçada”, o principal líder tucano, deputado federal Reinaldo Azambuja, deixou transparecer que tudo “é uma questão de dote”. ** Nem por telefone – O presidente do diretório municipal do PSDB, Carlos Alberto de Assis, esclareceu que os tucanos até o presente não foram convidados sobre a participação da sigla na administração de Bernal. ** Para refletir – “Se ladrão gostasse de dificuldade optaria por trabalhar para sobreviver com um salário mínimo”.

NOSSA MISSÃO

Prestar serviços garantindo agilidade, por meio de um atendimento familiar que supere expectativas

O Respeito pela Vida O respeito pela dor A valorização do ser humano

• Plantão 24 horas • Capela climatizada • Traslado • Serviços particulares • Convênios

Av. Bandeirantes, 226 - Campo Grande - MS - Fone (67) 3325 4849 / 9102 5081

42

ABRIL 2013


IMPACTO CAPA

Vaticano acaba ou é o fim do mundo?

Novo escândalo: Vaticano é acusado de gastar R$ 58 milhões em complexo que abriga sauna gay. Pelo menos 18 dos cardeais responsáveis pela escolha do Pontífice moram no local, em Roma.

U

m dia antes do início do conclave que elegeu o Papa que substitui Bento XVI, um novo escândalo sobre o Vaticano tomou conta da imprensa internacional. A instituição religiosa teria gasto € 23 milhões (mais de R$ 58 milhões) em apartamentos de um prédio em Roma que abriga nada menos que a maior sauna gay da Europa. Pelo menos 18 dos cardeais responsáveis pela escolha do Pontífice moram no local. Um deles é Ivan Dias, chefe da Congregação para Evangelização dos Povos, de 76 anos, que vive no mesmo andar onde funciona a sauna. Visto como um conservador, mesmo para os padrões atuais da Igreja, o ex-arcebispo de Bombaim teria ficado “horrorizado” com a descoberta. Segundo a imprensa, o investimento no imóvel, realizado em 2008 pelo Cardeal Tarcisio Bertone, foi realizado graças a generosos benefícios fiscais recebidos pela Igreja Católica durante o Governo de Silvio Berlusconi. A propriedade é reconhecida como parte da Cidade Santa. Leitores de sites gays italianos foram rápidos em fazer piadas sobre o tema. “Se você não pode ir a uma sauna gay por medo de ser visto, o que você faz com milhões de euros roubados de

italianos? Compra um bloco de apartamentos com a sauna dentro”, dizia um dos comentários do “Gay.it”. Pedofilia na Igreja Católica - As denúncias mais graves de pedofilia na igreja atingiram seu auge em 2009 e 2010. Segundo elas, dioceses locais e o próprio Vaticano foram cúmplices no acobertamento de inúmeros casos de pedofilia, hesitando em punir padres pedófilos e às vezes mudando-os para postos nos quais continuaram a praticar abusos. Enquanto algumas autoridades católicas inicialmente qualificaram as acusações de ser parte de uma campanha contra a Igreja, o Papa aceitou a responsabilidade pelos episódios, falando em “pecados dentro da Igreja”. Bento 16 encontrou vítimas e emitiu pedidos de desculpas inéditos. Enfatizou que os bispos notifiquem os casos de abusos e introduziu novas regras para apressar a apuração de denúncias de pedofilia. Para os simpatizantes de Bento 16, ele foi o papa que mais agiu contra os abusos. Críticos, porém, dizem que foi necessário um bom tempo para que o alemão compreendesse a seriedade dos crimes que lhe eram notificados e ele permitiu que os abusos ficassem sem resposta por anos para evitar arranhar a imagem da Igreja.

43

ABRIL 2013

Bento 16 não fez mais para combater a pedofilia porque não quis, dizem entidades.


ManoelAFONSO

AMPLA VISÃO VEREADORES Mais de 57 mil espalhados pelo país, dos quais 12,7% são funcionários públicos e 10.483 (18,2%) declaram textualmente ser a vereança a sua profissão,( a atividade principal). A média da idade deles é 41 anos. OS NÚMEROS objetivam dar uma visão deste segmento político, hoje devidamente remunerado. Aliás essa questão tem sido objeto de críticas – exageradas até – sob a alegação de excesso de ‘benesses’. Mas a nossa análise aqui foge desta ótica. COVERSEI com vereadores no congresso da Al e extrai deles opiniões sem grandes variantes, independentemente do porte da cidade. Impressiona o resultado da pesquisa informal que realizei: todos os consultados almejam o cargo de prefeito. LEGÍTIMA a pretensão, pois o desejo de poder é inerente ao homem. Outro dado curioso: os vereadores tem plena consciência do desgaste do cargo por conta dos exemplos vivos de pessoas que passaram pelo Legislativo Municipal. LUCRO Unanimidade: todos os vereadores reconhecem que a política assistencialista acaba consumindo todo o ganho que o cargo proporciona. Moral da historia: o cidadão se dedica, deixa os afazeres particulares e termina o mandato mais pobre. OPORTUNO discorrer aqui sobre a confusão que se estabelece entre boa parte dos vereadores novatos por conta da inviolabilidade e a imunidade. Dois institutos distintos que beneficiam parlamentares (agentes políticos) de níveis diferentes. A DISTINÇÃO: A inviolabilidade é a exclusão da punibilidade de certos atos no exercício das funções ou em razão delas, excluindo o crime. Já a imunidade impede o próprio processo sem autorização daquela própria casa parlamentar. O VEREADOR goza das prerrogativas da inviolabilidade nos seus pareceres, votos e palavras. Esse último item é delicado, é restrito à tribuna para ele ter tranquilidade de opinar sobre determinados assuntos/projetos de interesse da comunidade. ELEITO para as funções previstas na Lei Orgânica dos Municípios, o vereador não pode desvirtuar funções e pronunciamentos. Não pode usar a tribuna para lançar insultos/calunias, devendo-se ater apenas a matéria de interesse público. DETALHE Ofensa verbal à terceiros não é crime; é apenas falta de verniz social do ofensor. Mas ele não poderá ser processado devido a inexistência de crime a ser punido pelo Estado. É muito comum nas câmaras interioranas e das capitais. REGALIA Aos vereadores, além das prerrogativas regimentais das Câmaras, resta o direito a prisão especial (durante o processo), como tem os integrantes do Tribunal do Júri, portado-

Jornalista www.manoelafonso.com.br

res de diploma de nível superior e alguns cargos e funções. E AGORA? Bernal criticava a operação ‘tapa buraco” mas a adotou. Agora vem o aumento da tarifa de ônibus. Criticava, mas deve ceder. Ele é ‘da cozinha da Assetur’, antiga patrocinadora de seu programa de rádio. Certo Bernal? ‘MENOS...MENOS’ Bernal precisa reavaliar a visão que a opinião pública tem da relação (imutável) de empresas com governantes. Não há inocentes neste universo. Taí a denúncia do patrocínio das empreiteiras nas viagens de Lula ao exterior. EFERVESCENTE A cada semana novas hipóteses no jogo dos bastidores. Novos nomes são citados, outros descartados e assim por diante. Se a política começa com as conversas, a sucessão estadual está a todo vapor. Todos conversam entre si. CANDIDATURAS Embora seja antiga, a primeira análise que se faz, é se o nome em questão cisca para dentro ou para fora. Quem tem potencial para atrair e aumentar o bloco de apoiadores que tenham densidade eleitoral leva a melhor e vence. SEM ILUSÕES Os partidos mais desfigurados do que nunca. Imaginar por exemplo a UDN nestes tempos atuais é querer muito. O Juarez Távora, que saiu de trem com seu lencinho branco nas suas pregações, não sairia nem no portão da casa. ‘BOM EXEMPLO’ é o PSB do Eduardo Campos, visto como nova opção de oposição ao Planalto. Esse pelo menos tem os olhos bonitos. Ele filiou o Junior, ‘cap’ do frigorífico JBS para tentar o Governo de Goiás. Muda o que mesmo? PERA-LÁ... Com tanta denúncia de corrupção e gente se dando bem no Governo do PT, cresce a tese de que o Maluf não seria tão maligno assim. Ele pelo menos é honesto quando diz que nasceu rico, não trocou de mulher e nem de partido. LANÇA & TACAPE Para onde vai mesmo o Guerreiro? Se continuar ingênuo assim acabará num mosteiro e candidato a beatificação. O primeiro santo político de Três Lagoas? Precisa tirar o chapéu para oxigenar o cérebro. Se não, sei não... MOKA Escreveram muita bobagem sobre o sua postura com vistas a sucessão estadual. Esse pessoal de fora não conhece o DNA do senador, cuja trajetória política tem a marca da fidelidade ao PMDB. Portanto ele continua o mesmo. COMPLICADO As sessões da Câmara da capital tumultuadas demais por conta do número de vereadores. É preciso dar maior agilidade aos trabalhos. Não é culpa da mesa diretora, mas das próprias circunstâncias e limitações do plenário. A ARGENTINA PERDEU AS MALVINAS MAS GANHOU O VATICANO.

44

ABRIL 2013


IMPACTO EM FOCO

PTB inicia grande campanha de filiação

P

or iniciativa do Deputado Campos Machado, Secretário-Geral da Executiva Nacional do PTB e concordância de Roberto Jefferson, presidente da agremiação, os petebistas vão iniciaram no dia 14 de Março, em todo o País, uma grande campanha de filiação. Pela primeira vez no Brasil um partido propõe uma mobilização deste tipo, que vai contar com atos políticos simultâneos em todas as cidades onde houver diretórios trabalhistas. A campanha de filiação vai durar 180 dias. A estratégia e detalhes da ação de mobilização petebista foram discutidos durante reunião do Deputado Campos Machado com a coordenação política do PTB e a assessoria de comunicação. “Durante os próximos seis meses cada cidade vai fazer, pelo menos, um grande ato de filiação coletiva. Nas cidades maiores, onde o partido está mais estruturado, acreditamos que será possível fazer quatro grandes eventos”, afirmou Campos Machado. “O PTB sempre foi respeitado, até por seus adversários, por ser um partido leal, ousado, organizado, com militantes que acatam e implantam as decisões partidárias. Seremos agora respeitados também pelo nosso tamanho e capacidade de mobilização. Nesta fase preparatória de candidatos para 2014, com apoio dos meios de comunicação, vamos mostrar, até aos indecisos, a força do partido”, afirmou Campos Machado. Jornalista se filia ao PTB já pensando nas próximas eleições - Dando inicio a campanha de filiação, o Presidente Estadual do PTB, Ivan Louzada recebeu o Jornalista, Valdovir José Menon, mais conhecido como Jota Menon. “Sempre admirei seu trabalho, um jornalista que tem uma história nesta área em que atua, pra mim é um prazer recebê-lo no PTB e se for da vontade dele, já está mais que confirmado sua presença nas próximas eleições para concorrer ao cargo de Deputado Estadual”, afirma Louzada. Segundo Menon o interesse ao se filiar ao PTB surgiu devido às eleições de 2012, onde o partido lançou a chapa pura, dando mais possibilidades aos candidatos. “Na eleição passada, vários dirigentes partidários se propuseram a lançar chapa pura para concorrer às vagas da Câmara Municipal. O Ivan Louzada,

meu amigo, de Paranaíba, desde 1983, foi um dos poucos que ousou e fez o certo. Lançou chapa pura, com candidatos em igualdade de condições e só não fez dois vereadores porque, mais uma vez, o Robson Martins, um grade líder político perseguido neste Estado, teve seus votos invalidados”, diz Menon. Para o jornalista os partidos crescem disputando eleições. “É disputando eleições que um partido cresce. E chapa pura oxigena o partido. O Ivan Louzada vai ousar novamente em 2014 lançando chapa pura para a Assembleia Legislativa e tenho plena convicção de que o PTB vai eleger dois deputados estaduais e se dormirem de botina faz o terceiro na sobra de legenda. Em Mato Grosso do Sul, O PTB é dirigido por alguém que tem prestígio junto ao Diretório Nacional. O Ivan é Presidente da Fundação Instituto Getúlio Vargas, tem visão política e vai fazer o partido crescer muito em nosso Estado”, completa o comunicador. Em Campo Grande/MS - Diretório Estadual do PTB de Campo Grande realiza a filiação de eleitores que desejam ingressar no partido em sua sede, Rua Zezé Flores, 1006 - Bairro Santa Fé.

45

ABRIL 2013


câmara de corguinho

Creginaldo CÂMARA Advogado e Jornalista “A espera nos prontos-socorros refletem a falência do Estado como gestor de políticas de saúde”. – Sir HOB um inglês, preocupado com o descaso da Saúde Comunitária, na sua época. Boa parte dos petistas brasileiros desistiu de assediar a Presidente DILMA (PT), porque a mesma é intelectualizada, no tocante ao tema Regulagem da Mídia, teria em sua cabeceira o tratado ON LIBERTY, de JOHN STUART MILL que é considerada a maior obra do liberalismo nos últimos 200 anos, onde o autor explica o que significa dar ao outro o direito de regular uma opinião. Ela até agora tem demonstrado ser defensora da imprensa livre. PSDB de MATO GROSSO DO SUL, tem por estes dias dado a tratativa de candidato a governador ao Deputado Federal REINALDO AZAMBUJA, os mesmos estão num processo de sedimentação do partido na cidade de CAMPO GRANDE/MS, indo novamente aos bairros, os diversos segmentos, e ainda com o tal de “Pensando Mato Grosso do sul”, buscar informações pelo estado para serem usadas pelo mesmo em 2014. Um partido que pode vir com uma nova roupagem é o PDT, tendo como grande arquiteto político, o Dr. JOÃO LEITE SCHIMIDT, vindo com um nome, como candidato a governador, o do Juiz Federal ODILON DE OLIVEIRA, já que em pesquisas passadas, seu nome mandou bem. A Dra. TATIANA UJACOW, da Comissão Nacional Provisória da REDE SUSTENTABILIDADE, que busca assinaturas para criar o novo partido da ex-senadora MARINA SILVA, aqui no estado, sendo que MARINA já desponta em segundo lugar em toda e qualquer pesquisa extemporânea para Presidência da República. Esse contacto deixou as marcas de uma boa receptividade,

pelo menos foi o que ficou demonstrado no dia 23 de março de 2014, no Calçadão da Rua Barão do Rio Branco em CAMPO GRANDE. Entendimento pacificam no PSDB, por desistência literal de conversas com o Prefeito Municipal, ALCIDES BERNAL (PP), pois o Deputado Federal REINALDO AZAMBUJA (PSDB/MS), se posicionou com todo o tipo de ajuda técnica-política, não obteve nem mesmo resposta negativa, mas políticos próximos a BERNAL, nominam agora AZAMBUJA, de passageiro de última hora. Nos melhores lugares, estariam figuras do PT. Pois estes sim, segundo eles seriam passageiros de primeira hora. Uma coisa o Deputado Federal EDSON GIROTO (PMDB/MS) não esquece, anda pelas bases comunitárias da Capital, e trabalha em muitas comissões de relevâncias em BRASÍLIA/DF, porque o pleito em 2014, para vaga Federal, deverá ser briga de foice no escuro, muitos fortes pretendentes. Quem vem numa excelente imagem política, o atual Vereador ZECA do PT, dizem que rumo a deputado federal, está zen, num verdadeiro equilíbrio político, podendo tirar do páreo, o seu sobrinho e Deputado Federal VANDER LOUBET (PT/MS) a quem afirme que já não sejam melhores amigos. Coisas da política. O Prefeito ALCIDES BERNAL (PP) tem ocupado bem a Mídia, só que tem afiançado no FACEBOOK, que quiser saber notícias sobre a sua administração de verdade, deixe de lado os demais jornais. Navegue no FACE com o mesmo.

da Semana

Cardápio

Restaurante e Churrascaria do

Borges

Segunda – Lasanha Terça – Rabanada e Dobradinha Quarta – Frango Caipira Quinta – Peixe Sexta – Feijoada Sábado e Domingo – Churrasco Todos os dias – Saladas, arroz, feijão e bife

Fone: (67) 3286-2676 / 9962-5054 / 9642-5902

46 a AABB - Camapuã-MS Rua Pedro Celestino, 2940 - Próximo ABRIL 2013


CAMPO GRANDE

Prefeito Alcides Bernal defende amplo acesso aos programas federais

C

om o desafio de acabar de vez com a pobreza no país, por meio de ações a partir das parcerias sólidas entre União, governos estaduais e prefeituras, o governo federal passou a buscar maior aproximação juntos aos Municípios a fim de deixar mais transparente os programas por meio dos quais é possível a obtenção de recursos para obras que garantem a qualidade de vida da população em cada região. Neste sentido, a Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) organizou na segunda-feira (1º) o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas de Mato Grosso do Sul. O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) participou da abertura do evento, ao lado de autoridades, entre elas a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti e do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP). Dos 79 municípios do Estado, prefeitos de 73 cidades compareceram ao encontro, que segue durante todo o dia na sede da Assomasul. No espaço foram criados estandes para que os novos gestores públicos possam receber atendimento sobre os programas existentes e disponíveis pelo governo federal. Com a participação, a partir desta tarde, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, o grupo da presidenta Dilma pretende instruir os prefeitos e prefeitas sobre a elaboração dos projetos para conquista de R$ 34 bilhões disponíveis em Brasília, para serem distribuídos para todos os municípios do País. Em seu discurso, o prefeito Alcides Bernal (PP) falou da satisfação da Capital em receber evento desta magnitude e aproveitou para sair em defesa dos pequenos municípios do Estado. O chefe do executivo Municipal de Campo Grande pediu aos ministros o esforço concentrado para inserir todos os Municípios do Estado no PAC II. “Como prefeito da Capital, que é a anfitriã desse encontro, temos o interesse em fazer com que daqui os prefeitos possam sair otimistas quanto à possibilidade real da obtenção de recursos para o desenvolvimento de suas respectivas cidades. Muitas vezes, as prefeituras, principalmente, nas cidades com número reduzido de habitantes, não dispõem de pessoal técnico ou recursos financeiros para contratação de consultorias para a elaboração dos projetos que são indispensáveis para que possa haver o repasse de recursos. Sendo assim, desde já, a prefeitura vai disponibilizar sua estrutura física em Campo Grande e também colocar à disposição seu pessoal, com conhecimento e qualificação para auxiliar os demais municípios quanto à elaboração dos projetos, além de fazer o acompanhamento neste sentido. É assim que se desenvolve um país. Um Município não pode pensar apenas em si, mas no coletivo. Quando uma cidade progride, todo o Estado avança junto”, justifica. Antes de finalizar sua fala, o prefeito da Capital fez questão de registrar que o apoio do governo federal é um dos maiores responsáveis pelo progresso de Campo Grande. “Se hoje atingimos o nível que está a Capital foi graças ao apoio e ao empenho do

Foto:César Krügel

governo federal. Desde a gestão do presidente Lula e agora com a presidente Dilma, o governo federal permitiu, por meio dos recursos provenientes dos programas federais, a mudança da nossa realidade. Esse perfil de fazer política em parceria com os municípios fez com que isso se tornasse possível e nos dá essa confiança, de que é possível ir cada vez mais longe. Em menos de três meses à frente da prefeitura, fomos recebidos inúmeras vezes pela presidente e ministros, que deixam as portas abertas para que possamos buscar esse apoio”, disse Alcides Bernal. A ministra Ideli Salvatti ressaltou que o encontro de hoje atende uma determinação da presidente Dilma Rousseff (PT) que assumiu o compromisso de buscar todos os prefeitos, oferecendo a cada um, independente de partido político, orientações que garantam recursos. “Outra orientação da presidente é de que a sua equipe atenda a todos, respeitando o povo, que os elegeu, independentemente da sigla”, salientou a ministra. Ela fez questão de ressaltar a iniciativa do prefeito Alcides Bernal (PP) em contribuir para que, assim como a Capital, os prefeitos das demais cidades possam ter acesso aos programas do governo federal. “É neste sentido que trabalhamos. É essa parceria e apoio de todos que permite fazer com que os programas atinjam cada vez um número maior de brasileiros com as obras de infraestrutura, saneamento, educação, saúde, habitação e muitas outras. O ministro das Cidades expressou o seu contentamento em cumprir a agenda nos Estados e Municípios, já que terá a oportunidade de conhecer de perto problemas pontuais de cada local e, com isso, permitir a agilidade na solução de algumas questões. “O governo federal preza pela participação dos municípios nas políticas públicas. Independente da sigla partidária, o governo da presidente Dilma funciona para todas. Ninguém faz nada sozinho. As ações são possíveis através de parcerias como a que está se concretizando hoje em Campo Grande, que reuniu quase todos os prefeitos. Somos nós quem transferimos os recursos, mas sem o fortalecimento de parcerias dos entes políticos é o país quem perde”, disse

47

ABRIL 2013


IMPACTO BRASÍLIA

Porque a Petrobras demora a implantar usina separadora de gás?

O Senador Ruben Figueiró (PSDB/MS) anunciou da Tribuna do Senado, que vai apresentar um Requerimento de Informações à Petrobrás sobre a demora em deliberar acerca da viabilidade técnica e econômica para a instalação de uma usina separadora de gás no Estado de Mato Grosso do Sul. O parlamentar solicita dados sobre os investimentos da estatal no estado nos últimos anos, com destaque para os destinados à produção e transporte de gás natural. Também quer saber quais foram os motivos que inviabilizaram a implantação de unidades separadoras de gás do gasoduto Bolívia-Brasil em território sul-mato-grossense.

Delcídio recupera emendas de Dagoberto e viabiliza R$ 7,3 mi

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) conseguiu recuperar oito emendas de autoria do ex-deputado Dagoberto Nogueira Filho ao Orçamento Geral da União de 2010, que preveem recursos no valor total de R$ 7,3 milhões para investimentos na infraestrutura de sete municípios sul-mato-grossenses comandadas por prefeitos filiados ao PDT. São R$ 2,2 milhões para Paranaíba, R$ 1,6 milhão para Aquidauana, R$ 1,5 milhão para Jardim, e R$ 500 mil para as prefeituras de Itaporã, Paranhos, Jaraguari e Douradina.

Moka sugere subcomissão para debater fontes de recursos para saúde

O Presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Senador Waldemir Moka (PMDB-MS), propôs amplo debate sobre o financiamento do sistema público de saúde. Moka sugeriu que seja criada subcomissão para discutir o tema e recebeu o apoio dos demais senadores. Na avaliação do senador, o processo de financiamento está entre os principais problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde a sua criação pela Constituição Federal de 1988. Ele lembrou que, tomando por base o gasto médio mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o emprego de pelo menos 5, 5% Produto Interno Bruto (PIB) de cada País com saúde publica. Porém, o Brasil gasta apenas 3,7%.

Marçal Filho defende pessoas que tenham doença rara

Durante seminário realizado na Câmara Federal, deputado cobrou melhor atenção do Governo Federal e apresentou Projeto de Lei. O Deputado Federal, Marçal Filho (PMDB) foi um dos convidados para participar do seminário que a Câmara dos Deputados realizou no Dia Internacional das Doenças Raras e cobrou do Ministério da Saúde mudanças na política voltada para as pessoas que sofrem com qualquer doença que ainda não faça parte da lista de procedimentos do Sistema Único da Saúde (SUS). Durante o seminário, o deputado também anunciou que havia protocolado naquele dia o Projeto de Lei (PL) número 5027/2013 que define regras para a atenção integral às pessoas com esclerose múltipla e sobre a garantia de tratamento adequado pelo SUS.

Municípios vão respirar com queda do veto à lei dos royalties do petróleo

O Deputado Federal, Fabio Trad (PMDB-MS) destacou a importância da derrubada do veto à lei dos royalties do petróleo. O deputado frisou os ganhos dos Municípios sul-mato-grossenses diante da nova redistribuição das riquezas do petróleo brasileiro. Os cinco maiores Municípios do Estado terão aumento significativo nos repasses. Campo Grande, por exemplo, receberia em 2013, pela regra atual, R$ 1.730.866,00, passará a receber, com a derrubada do veto, R$ 10.660.107,00. Um aumento de R$ 8.929.241,00. Ponta Porã receberia R$ 337.236,00 e passará a receber R$ 2.076.976,00 (aumento de R$ 1.739.740,00).

Akira assume em Brasília

Com o anúncio de licenciamento do deputado federal Edson Giroto (PMDB) para assumir a Secretaria de Estado de Obras Públicas e de Transportes, o ex-deputado estadual Akira Otsubo (PMDB) aporta em Brasília, assumindo a cadeira de deputado federal. Ele é o primeiro suplente da coligação liderada pelo PMDB. Na eleição de 2010, obteve 49.944. Com a ascensão de Akira, o município de Três Lagoas, depois de quase 30 anos, volta a ter um representante na Câmara Federal. O último três-lagoense a exercer a função na Câmara foi Rosário Congro Neto. No Congresso Nacional, contudo, a última grande figura de Três Lagoas foi o saudoso Ramez Tebet (PMDB) que exerceu a presidência do Senado Federal antes de falecer.

48

ABRIL 2013


IMPACTO BRASÍLIA

Biffi comemorou R$ 118,8 milhões para melhoria em 9 municípios

O Deputado Federal, Antônio Carlos Biffi (PT/MS) comemorou, a publicação feita pelo Governo Federal, no Diário Oficial da União, do dia 6/ Março passado, que assegurou R$ 118,8 milhões, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para ações de pavimentação asfáltica, sinalização, corredores de transporte coletivo e implantação de travessias, o que visa mais segurança ao tráfego de pedestres e veículos em nove Municípios de Mato Grosso do Sul. Biffi explicou que a ação reflete um produtivo trabalho em parceria com o Senador Delcídio do Amaral e o Deputado Federal Vander Loubet junto ao Governo Federal.

Vander anuncia emenda de R$ 700 mil para Nova Casa Verde

O Deputado Federal, Vander Loubet (PT-MS) participou da segunda audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Nova Andradina, por iniciativa do Vereador Edson Tolotti (PT), para discutir a regularização do núcleo urbano de Nova Casa Verde, na área do assentamento Casa Verde, como distrito. Segundo Vander Loubet, com a regularização do núcleo urbano como distrito será possível viabilizar recurso junto à União para investimentos na melhoria da qualidade de vida da comunidade. O deputado aproveitou para anunciar que vai viabilizar uma emenda de R$ 700 mil para pavimentação asfáltica no local.

Geraldo presentecia mulheres com 52 obras

Trabalho do Deputado Federal Geraldo Resende (PMDB) garante 52 obras destinadas as mulheres de Dourados. A maioria na área da saúde e conquistadas desde 2003. O parlamentar homenageia as mulheres através ações que garantem mais qualidade de vida. O pacote inclui obras já entregues, em construção ou que deverão ser iniciadas ainda este ano. São 37.6 milhões em recursos destinados para o custeio de obras importantes que estão espalhadas por bairros de Dourados. Dentre as mais aguardadas estão o Instituto da Mulher e da Criança (IMC). Trata-se de um novo hospital de cinco andares que será construído em anexo ao Hospital Universitário.

Azambuja destina emenda para o município de Bodoquena

O Deputado Federal, Reinaldo Azambuja (PSDB) se reuniu com o Presidente da Câmara Municipal de Bodoquena, Nelson de Paula (PSDB), para discutir a destinação de emendas parlamentares para o Município. No encontro, o deputado lembrou que destinou emenda no valor de R$ 150 mil para a compra de um caminhão basculante, para a Secretaria de Obras do Município. Na reunião com o presidente da Câmara, o deputado se comprometeu a propor emendas para destinar verbas às áreas de saúde e da educação de Bodoquena.

Mandetta propõe comissão para fiscalizar saúde das cidades-sede da Copa

O Deputado, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) protocolou na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados requerimento solicitando a formação de uma Comissão Externa com a finalidade de analisar as condições do sistema de saúde nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. “É preciso verificar se as doze capitais brasileiras encontram-se preparadas para o atendimento do volumoso aporte de turistas aguardados para o evento” justificou o parlamentar. Para ele, a preocupação das autoridades organizadoras tem se restringido à infraestrutura física dos jogos, sem que se tenha realizado, até agora, qualquer providência com relação ao sistema de saúde nas cidades-sede.

49

ABRIL 2013


IMPACTO GIRO

Nanda Costa recusa R$ 2 mi por nu, mas já fez ensaio sensual

N

anda Costa, intérprete de Morena em “Salve Jorge”, recusou a fortuna de R$ 2 milhões em uma proposta para posar nua na “Playboy”. A atriz justificou que seria irresponsabilidade de sua parte fazer isso agora, uma vez que o tema da novela é o tráfico de pessoas e exploração sexual. A gata negou a oferta de posar sem roupa mas já participou de um ensaio cheio de sensualidade para as lentes de J.R. Duran na “Trip” em Abril de 2010.

Leão mata mulher que fazia sexo ao ar livre com o namorado

U

ma mulher foi morta por um leão na cidade de Kariba, no Zimbábue, enquanto fazia sexo ao ar livre com o namorado. O casal estava em um local isolado do centro urbano do município. O homem conseguiu escapar e ativou um alarme em uma reserva florestal próxima, mas, quando os guardas chegaram ao local, a namorada já estava morta. Segundo autoridades locais, o leão é provavelmente o mesmo que matou um homem que voltava de uma casa noturna na região dias antes.

Sem querer, FOTÓGRAFO REGISTRA CASAL COMETENDO SUICÍDIO NA CHINA

E

nquanto o homem fotografava um intenso nevoeiro na ponte do rio Yangtze, duas pessoas pularam de uma altura de quase 40 metros. De pé em uma plataforma para registrar a densa névoa, o fotógrafo, cujo nome não foi divulgado, disse que aquela era uma imagem única. “A neblina era tão espessa na ponte que parecia que a ponte estava desaparecendo no ar. Como uma ponte para o nada”. O homem afirmou ainda que não percebeu quando a primeira pessoa decidiu pular. “Eu estava tão concentrado nas configurações da

câmera que não percebi que tinha flagrado o homem que saltou para a morte. Foi só depois de tirar a fotografia que eu ouvi gritarem que alguém havia pulado. Eu ouvi seu corpo bater na água e, segundos depois, uma mulher subiu na ponte e pulou também”, relatou. As autoridades locais identificaram o homem através dos bens deixados por ele na ponte. Liu Han tinha apenas 20 anos. Especula-se que a mulher, cujo corpo ainda não foi encontrado, seja sua namorada. Ainda segundo a polícia, a chance de a jovem estar viva é praticamente nula. Não se sabe o que motivou o suicídio.

50

ABRIL 2013

Jovem de 12 anos gasta 3700€ com prostitutas

U

m jovem russo de 12 anos fugiu de casa para passar o fim de semana com os seus amigos e umas quantas prostitutas oportunistas. Este jovem, atualmente de nome desconhecido, tinha ganho o dinheiro para pagar às prostitutas, roubando mercados e as pessoas que passavam na sua rua. Ele mesmo contou que “Só queria passar um bom bocado com as meninas. Para isso necessitava de dinheiro. Por isso fui a um mercado próximo de minha casa, peguei num maço de notas da caixa e sai correndo”. Passou o fim de semana num hotel com os seus amigos e as meninas, enquanto o seu

irmão o procurava e denunciava o seu desaparecimento à polícia. Quando os empregados do hotel viram as notícias na TV sobre um jovem que estava desaparecido, foi buscá-lo ao quarto e levaram-no à polícia.


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Equipe técnica cumpre primeira etapa do Pides, em Rio Negro

A

equipe técnica do Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável – PIDES – realizou, no último dia 28, uma audiência pública no município de Rio Negro para a consolidação da Lei 688/2013 que visa a concessão de incentivos fiscais para a concretização do processo de industrialização e o fortalecimento dos setores de prestação de serviço e de comércio naquele município. O PIDES foi idealizado pelo Grupo Impacto de Comunicação, sendo desenvolvido em municípios sulmatgrossenses sob supervisão do consultor Heller Nogueira. A audiência pública foi aberta pelo prefeito Gilson Antônio Romano (PMDB) que abordou a criação da lei 688/2013 instituindo o PRODERNE. Ele explicou que o programa tem o objetivo de atrair indústrias para se instalar no município, favorecendo também as áreas de comércio e serviço de médio e grande porte, que conseqüentemente darão sustentação para a instalação de indústrias. “Sempre tivemos o sonho de fazer de Rio Negro uma cidade desenvolvida e acredito que agora, com uma logística favorecida podemos transformar este sonho em realidade. Temos argila de excelente qualidade, pecuária forte e potencial turístico muito bom e é por aí que queremos iniciar”, salientou. O prefeito acredita ainda que com os avanços na administração do governador André Puccinelli, o município tem a chance de gerar emprego e renda, fortalecendo a estrutura dos serviços que atualmente são oferecidos em Rio Negro. “Hoje nós estamos interligados por via pavimentada até a capital, que são 156 km, o governador está asfaltando mais 12 km no entroncamento da BR 419 e está trazendo a pavimentação asfáltica de São Gabriel a Rio Negro. Com tudo isso, nós podemos nos tornar um centro de região com um pólo desenvolvimentista. Precisamos gerar emprego para a nossa população, pois atualmente só temos um laticínio e marcenaria. Sabemos das dificuldades, mas estamos dando o pontapé inicial”, completou. O presidente da Câmara Municipal, vereador João Batista (PMDB), também falou aos presentes e fez questão de frisar que o Poder Legislativo abraçou a causa do desenvolvimento sustentável, aprovando o projeto de lei elaborado pelo Poder Executivo. “Nós vereadores somos todos parceiros deste arrojado projeto que visa trazer desenvolvimento com sustentabilidade em nosso município” enfatizou Fazendo sua explanação aos presentes na audiência pública, o consultor Heller Nogueira explicou que a participação da equipe técnica do PIDES no trabalho de concretização do PRODERNE – Programa de Desenvolvimento de Rio Negro – atendia a um pedido da população rio-negrense que mostrou o desejo de compartilhar com o governo do município as ações do referido programa. Ele procurou mostrar à comunidade que o projeto é de execução no médio a longo prazo e que os gargalos logísticos elencados por alguns segmentos serão superados através de dos trabalhos das equipes técnicas do PIDES junto ao governo municipal local e utilizando o que foi prometido pelo governador André Puccinelli que é o in-

centivo fiscal representado pela redução em 90% do ICMS, pelo fato de o PIDES atuar no sentido de interiorizar a industrialização em Mato Grosso do Sul. Heller citou também que é preciso verticalizar as empresas existentes em Rio Negro, utilizando as potencialidades já existentes no município para, com isto, concretizar o sonho de cada família rio-negrense que é o oferecimento de novas oportunidades de trabalho e o conseqüente fomento econômico tão importante para se chegar ao almejado bem-estar social. Representando o Governo do Estado, a secretária de Estado de Produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, aplaudiu a iniciativa do Grupo Impacto de Comunicação, saudou o prefeito e demais lideranças políticas rio-negrenses envolvidas no desenvolvimento do programa e garantiu que, por meio da SEPROTUR, o município de Rio Negro e os demais municípios que criarem seus programas de industrialização com sustentabilidade terão todo o apoio que se fizer necessário. Presente à audiência pública, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Júnior Mochi (PMDB) parabenizou o Grupo Impacto de Comunicação, representado pelo jornalista e radialista Eli Sousa, e o Gestor Ambiental, Heller Nogueira, pela implantação do PIDES - Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável nos municípios de Rochedo, Corguinho e Rio Negro e colocou seu gabinete à disposição das equipes técnicas que atuam nos municípios. Outra personalidade presente no evento foi o superintendente de Indústria e Comércio da SEPROTUR, Ademar Silva Júnior. Durante o encontro, ele interagiu com empresários, políticos e com a imprensa regional, deixando patente o apoio à iniciativa dos prefeitos envolvidos nos programas integrados de desenvolvimento sustentável. A próxima etapa do PIDES em Rio Negro será a de definir ações e metas conforme planejamento já elaborado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, que tem à frente o secretário Antônio Holsbach, o Toninho. Nesta segunda fase, buscar-se-á o envolvimento e o comprometimento de funcionários junto aos membros das equipes técnicas do PIDES.

51

ABRIL 2013


IMPACTO LAZER

Cachoeira da água branca Opção de turismo radical e ecológico Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Pedro Gomes organizou uma pequena expedição de reconhecimento à Cachoeira da Água Branca, uma das belezas locais

N

a ocasião o Secretário, Fábio Alves e equipe, tiveram a presença do biólogo, Profº Luiz Alberto que explicou sobre as possibilidades de exploração responsável do turismo. “Nossa cidade oferece o turismo de aventura, rural e ecológico. Além disso, é possível atrair pescadores ou pessoas que busquem paz e sossego. Sem falar de nossa rica fauna e flora que oferece um verdadeiro safári fotográfico”, explica o professor. A cachoeira da Água Branca é de singular beleza e oferece uma queda de 86 metros de altura. Equipes especializadas já realizaram o rapel no local e aprovaram a aventura. As trilhas que levam até o topo proporcionam uma visão exuberante da mata, além da visão de sonho que pode ser apreciada na base da cachoeira. O objetivo da expedição foi estudar o local, o que será igualmente feito em outros locais, para posterior estudo de uma política onde natureza e turismo convivam em harmonia. Na ocasião o grupo encontrou oficiais da Marinha que estavam conhecendo o local.

52

ABRIL 2013 MARÇO 2013


53

ABRIL 2013


IMPACTO rural

Batayporã: Projeto de Produção Agroecológica começa ser implantado O Projeto firmado em 2012 visa difundir a tecnologia social PAIS como instrumento de geração de trabalho

Res

Cor

O

Projeto que visa à construção de quinze hortas, com um sistema de Produção Agro ecológica Integrada e Sustentável, PAIS, começa a ser implantado as primeiras unidades em Batayporã, através de uma parceria entre a ADEPORÃ – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Batayporã e a Fundação Interamericana (IAF), órgão independente do Governo dos Estados Unidos, criada pelo Congresso dos EUA. O Projeto firmado em 2012 visa difundir a tecnologia social PAIS como instrumento de geração de trabalho e renda na agricultura familiar, inclusão social e acesso aos direitos da cidadania por meio da racionalização e do aproveitamento das oportunidades produtivas existentes nos assentamentos e nas propriedades tradicionais, potencializando as vocações locais e contribuindo com o processo de instalação, desenvolvimento e sustentabilidade de unidades produtivas. Segundo o Presidente da ADEPORÃ Sidney Olegário, para a difusão de Tecnologia no Município, se fez necessário possuir o apoio do Poder Executivo Municipal, através da Secretária Municipal de Agricultura, dos Pequenos Produtores Rurais, COPAER e do SEBRAE/MS, “Esse projeto chegou em um bom momento, o apoio financeiro que a IAF esta proporcionando a essas famílias, é um presente de Deus, pois os mesmos sozinhos não tinham condições de fazer essas hortas, e agora isso esta sendo possível graças ao convenio firmado entre a ADEPORÃ e a Fundação Interamericana” Discorreu Olegário . Inicialmente serão implantadas sete unidades, dividas entre assentadas e agricultores tradicionais do município, e em seguida outras oito unidades serão implantada.

54

ABRIL 2013

Faç

Dis


IMPACTANTES FATOS & FOTOS

Horário mais correto do Brasil

Respeite a marmita alheia!

Corre, senão o bicho te pega! Veja o charme e

Não esqueça: estará fechado, razão porque não estará aberto!

atrativo do bumbum

Curso ou compre uma canoa? Faça sua escolha de viagem Para um sorriso brilhante, nada melhor!

Dispensa comentários

Ladrão em55 apuros! ABRIL 2013

Dizer mais o que???


GAROTA IMPACTO

Nome: Natani Lara. Idade: 22 anos. Peso: 62k. Altura: 1,65. Busto: 91. Quadril: 92. Cintura: 74. Contato para Trabalhos: Estúdio Fotográfico Dallaphoto. 67 3029-90559 / 9676 6623 / 9254 4714. Fotógrafos: Junior Acosta / Juliana Dalla Pria. Promoter: Heller Nogueira (67- 8126 - 1990). Diagramação e Photoshop: Clayton Marcondes / Junior Acosta. Produção: Juliana / Junior. Maquiagem: Eliane (67-9288-7986) / Morgana (67-8158-7709). Cabelo / Penteado: Elvis Hair (67-3025-7013). Jóias e Semi Jóias Maria Biju (67- 8139 - 8118 / 9139 – 6126).

56

ABRIL 2013

Parceiros

Natani Lara


Parceiros

Sua empresa pode fazer parte dessa equipe e juntos mostrarmos para todo o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Brasília e as principais agencias de publicidade e propaganda do estado, a beleza feminina do nosso MS! Entre em contato com a gente e saiba como! Estúdio Fotográfico Dallaphoto / FocoMS: 67 3029 9059 / 9676 6623 / 9254 4714

57

ABRIL ABRIL 2013 2013


Por Junior Acosta (Fotógrafo)

IMPACTO SOCIAL

01

02

03

04

05

06

01. Elaine Misleyne de Sousa, aniversariou no último dia 15 de março. 02. Jackeline Andrade e Grasielle Campos, colaboradoras do Grupo Impacto, entre o senhor Noésio Moura Machado segurança da Assembleia Legislativa do MS. 03. Empresário, radialista e jornalista Eli Sousa recebe cumprimentos de sua esposa Karina Alves de Almeida, familiares e amigos pela passagem dos seus 50 anos comemorados em grande estilo na Estância Diamante, às margens do Rio Aquidauana, em Rochedo! 04. Vereadores Alex do PT e Zeca do PT no foco da IMPACTO! 05. Diagramador da Revista Impacto Clayton Marcondes, aniversariante do dia 21 de março. Na foto, com seu filho Arthur, curtindo férias em Santa Catarina. 06. Deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) clicado ao lado do seu colega de Assembleia Legislativa, deputado estadual Amarildo Cruz (PT) .

Cobertura do 3º Arabian Show no mês de março em Campo Grande

Parceiros

Com os bailarinos: Meri Najla, Rafael de Cristo, Samya Ibrahim, Claudia Moura, Thayna Moura. Contatos para show Meri Najla - 67 -8125-6605. Cobertura ficou por conta do Estúdio Fotográfico Dallaphoto 67-30299059/9676-6623/9254-4714.

Venha conosco fazer parte desta coluna, estamos sempre nos principais eventos do Estado! Entre em contato com a gente e saiba como! Estúdio Fotográfico Dallaphoto / FocoMS: 67 3029 9059 / 9676 6623 / 9254 4714

58

ABRIL 2013



Revista Impacto - Abril 2013