Page 1

1


2


ÍNDICE ÍNDICE

Mensagem da Runporto.............................................................................................................................................. pág. 7

Mensagem do IPO-Porto............................................................................................................................................. pág. 11

Mensagem da Câmara Municipal do Porto.................................................................................................................. pág. 15

Mensagem da EDP...................................................................................................................................................... pág. 19 Informações................................................................................................................................................................ pág. 22 À conversa com a Dr.ª Sónia Costa............................................................................................................................... pág. 26 Se a tua paixão não é correr, FOTOGRAFA!.................................................................................................................. pág. 30 Mickael Carreira vai estar à vossa espera nos Aliados................................................................................................. pág. 31 Previna-se. O diagnóstico precoce pode salvar vidas!.................................................................................................. pág. 32 10 Perguntas frequentes............................................................................................................................................. pág. 34

7 22

11 26

15 31

19 32

34

3


4


5


6


MENSAGEM DA RUNPORTO.COM EDP Corrida da Mulher, a corrida mais bonita do ano! A cumplicidade entre as mulheres, as suas famílias e amigas deixa-me muito feliz. Esta é a maior reunião feminina, onde no ano passado conseguimos juntar 22.000 mulheres numa manhã com uma vertente solidária muito presente em todas as participantes. A reflexão e sensibilização para a detecção precoce do cancro da mama é um dos principais objetivos da EDP Corrida da Mulher e através do exercício físico, na corrida ou na caminhada, esperamos divulgar práticas saudáveis e contribuir para o bem-estar físico e mental das nossas guerreiras. Ao longo dos anos, com a enorme vontade de contribuir para esta causa, as mulheres já conseguiram angariar mais de 240.000€! Queremos as ruas da cidade do Porto preenchidas de rosa. No final da prova, a Avenida dos Aliados fica um verdadeiro espanto, são milhares de mulheres juntas por uma causa, felizes e sorridentes, com uma força inabalável. Esperamos conseguir proporcionar-vos uma EDP Corrida da Mulher maravilhosa, uma experiência que seja para repetir todos os anos. Obrigado por fazerem parte desta festa! A EDP Corrida da Mulher é vossa!

7 Jorge Teixeira Diretor da Runporto.com


8


MENSAGEM do IPO-PORTO Uma das grandes missões do IPO-Porto para além de tratar da doença é ajudar na consciencialização para a prevenção da saúde. Incentivar doentes, familiares e cuidadores no processo de capacitação em saúde, na importância da prevenção e vigilância, quer seja antes ou depois de terem sido atingidos por um diagnóstico de doença oncológica, é essencial. A Corrida da Mulher, que ao longo dos anos, em parceria com o Instituto, têm mobilizado uma importante mancha na sociedade assinalando, todos os anos, a temática do cancro da mama, assim como, os seus factores de risco e a necessidade de adoção de hábitos de vida saudáveis é uma das iniciativas que mais nos apraz. São mais de 20.000 mulheres a participar e a incentivar a sociedade nomeadamente na área do diagnóstico precoce, pois sabemos que estes comportamentos resultam num diagnóstico inicial com bom prognóstico final. Esperamos continuar a contar com a Corrida da Mulher e todas as suas participantes para aumentar a consciencialização da sociedade para a temática da prevenção do cancro da mama. O IPO-Porto compromete-se com a sua missão de prestação de cuidados de saúde personalizados, não descurando a prevenção, a investigação, a formação e o ensino no domínio da oncologia com o objetivo de garantir elevados níveis de qualidade, humanismo e eficiência. Dr. Laranja Pontes Presidente do Conselho de Administração do IPO-Porto

9


10


11


12


MENSAGEM DA

CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO A Câmara do Porto orgulha-se de voltar a apoiar a EDP Corrida da Mulher, um fantástico evento desportivo que tem juntado milhares de participantes nas últimas edições e que, já no próximo dia 19 de maio, promete voltar a fazer história, superando a marca das 22 mil mulheres que se apresentaram à partida em 2018.

Quem já teve oportunidade de participar nesta prova sabe que esta é uma corrida diferente, não tanto por ser exclusiva para mulheres ou por proporcionar um colorido diferente às ruas por onde passa, mas antes por manter intacta a sua vertente solidária, contribuindo, ano após ano, para uma causa tão importante como a prevenção do cancro da mama. No ano passado, foram angariados mais 22 mil euros para o IPO do Porto. Os 5 km da EDP Corrida da Mulher são, por isso, 5 km de solidariedade, 5 km de festa e boa energia, mas também 5 km para a passagem de uma mensagem tão fundamental e que nunca é demais reforçar: a da importância do rastreio do cancro da mama. É que uma prevenção precoce permite o tratamento total de 90 por cento dos casos diagnosticados. E mesmo que não queira ou possa fazer o percurso a correr, aproveite para caminhar e conviver com familiares ou amigas, sabendo que juntas estão a ajudar o IPO do Porto. No dia 19 de maio, junte-se a esta causa e participe. A 14.ª edição da EDP Corrida da Mulher começará pelas 10 horas na Alameda das Antas e terminará com uma grande festa na Avenida dos Aliados. Contem comigo. Eu conto com todas.

Catarina Araújo Vereadora do Pelouro da Juventude e Desporto

13


14


15


16


MENSAGEM DA EDP Todos os anos a cidade do Porto tem o privilégio de receber uma das maiores provas nacionais que é a EDP Corrida da Mulher. Uma prova que, de ano para ano, tem conquistado a adesão   de mais mulheres. No dia 19 de maio vão ser mais de 20 mil mulheres que se unem por uma grande causa – a luta e prevenção do cancro da mama.

Uma doença que, infelizmente, afeta cada vez mais pessoas e para a qual é crucial a união de toda a sociedade, incluindo as empresas. Com uma forte estratégia na área da responsabilidade social, a EDP não poderia deixar de apoiar esta prova com esta grande causa associada. Pioneira no apoio às maratonas, a EDP continua a incentivar todos os participantes a espalhar a sua boa energia num percurso que é sempre colorido pela força estrondosa de milhares e milhares de mulheres. Uma prova que vai certamente marcar uma vez mais a cidade do Porto no dia 19 de maio.

17


COMO DEVE COLOCAR

O SEU DORSAL Para que todas as participantes estejam identificadas, é muito importante que não se esqueça de levar o dorsal bem colocado na t-shirt. Mostramos-lhe como:

Por favor, dia 19 de maio não se esqueça do dorsal em casa 

18


19


20


21


22


23


24


25


À conversa com a Dr.ª Sónia Costa

26


Fundada em 1999, a Clínica Sónia Costa nasce com o objetivo cimeiro de democratizar o acesso a tratamentos de medicina dentária de qualidade superior e tecnologias inovadoras, a pacientes geograficamente situados fora das grandes cidades. Este ano, pela primeira vez, a Clínica Sónia Costa associa-se à EDP Corrida da Mulher e quer dar-se a conhecer às participantes e envolver-se no evento com os sorrisos mais bonitos e felizes do ano! Estivemos à conversa com a Dr.ª Sónia Costa que está muito entusiasmada com esta parceria. Sendo esta a primeira vez que a Clínica Sónia Costa está associada à EDP Corrida da Mulher, que expectativas tem sobre o evento? As maiores e melhores. Participei na edição do ano passado, e a energia e o espírito de companheirismo é enorme. Somos mulheres, somos fortes, somos determinadas, divertidas, sentimos isso tudo e muito mais ao longo de cada metro que percorremos. Então, depois de sentir isto tudo, ter a possibilidade para que o evento continue a proporcionar essas sensações a outras mulheres, é uma honra e uma oportunidade única.

A EDP Corrida da Mulher tem também como objetivo estimular a prática de exercício físico entre a população feminina, numa manhã dedicada ao desporto e ao convívio. A Clínica Sónia Costa revê-se neste propósito? Claramente. Sobretudo numa sociedade que cada vez mais informação tem relativamente a hábitos de saúde saudável, por vezes reparamos que apesar dessa informação, as pessoas continuam a mexer-se menos do que deviam. Na clínica incentivamos as nossas meninas, meninos também, à prática de exercício físico, mas não só, a adotar igualmente hábitos de alimentação saudáveis. Mente sã em corpo são, e é mesmo verdade, depois de uma sessão de exercício físico, sentimo-nos com mais vontade, mais força, mais foco para executar qualquer tarefa. O contacto com o público feminino é importante para a Clínica Sónia Costa? Sem dúvida. Ou não fosse eu uma mulher! (risos) É óbvio que é muito bom podermos contactar com mulheres, sejam elas mães, mulheres, filhas, profissionais e, ao mesmo tempo, contribuir para a sua redescoberta enquanto seres humanos bonitos, capazes, inteligentes que são. Recebê-las na clínica é ter a oportunidade de contribuir para a melhoria das suas vidas e, ao mesmo tempo, beber das suas experiências de vida, o que também a nós nos acrescenta valor na medida em que nos orienta na forma e postura que temos no mercado. Esta corrida e tudo o que simboliza para as mulheres, casa perfeitamente com o perfil da nossa clínica.

27


28


29


1º Ana Azevedo

SE A TUA PAIXÃO NÃO É CORRER,

FOTOGRAFA! Enquanto uns correm, outros fotografam. Se a tua paixão não é a corrida, podes sempre participar na EDP Corrida da Mulher do outro lado da lente. A Runporto lança pelo segundo ano um desafio de fotografia na EDP Corrida da Mulher! Serão premiados as 3 melhores fotografias. Os vencedores serão anunciados dia 1 de julho. Aceitas o desafio? Mais informações em: www.runporto.com

3º Catarina Moreira

30

2º Georgina Granja


vai estar à vossa espera nos Aliados! Porque aceitou este convite da organização? Aceitei este convite pela causa, pela organização e acima de tudo por aquelas mulheres que lutam diariamente por vencer esta doença. As mulheres são um público muito especial do Mickael. Quais foram as situações mais especiais que as suas fãs lhe proporcionaram? A grande maioria do meu público são Mulheres. São elas que me fazem ser mais e melhor e continuar ao longo destes anos a cantar e compor canções. Têm sido várias as demonstrações de carinho que tenho recebido por parte das fãs entre as quais destaco: tirarem férias a pensar na nossa Tour, fazerem-me surpresas no dias mais especiais, até estarem comigo nos concertos mais marcantes da minha vida. Como é evidente tenho, também, um público masculino que assiste aos meus espectáculos mas são maioritariamente as mulheres que me acompanham. As mulheres estão bastante presentes nas suas músicas. Temos o exemplo de “Porque Ainda Te Amo”, “Fácil”, “Deixa que eu vou” e, mais recentemente “O Teu Lugar”. Como é que elas servem de inspiração para a sua música? A minha maior fonte de inspiração é o amor e ninguém melhor que as mulheres para demonstrarem esse carinho. Quando componho estas músicas e as apresento acaba por ser também uma demonstração de carinho por todas as mulheres também. Para tornar a manhã da EDP Corrida da Mulher ainda mais animada, no final vai haver mais um momento especial, a atuação do Mickael Carreira. O cantor aceitou o desafio da organização de participar neste evento solidário e vai cantar e encantar as 22.000 mulheres que são esperadas na Avenida dos Aliados no dia 19 de maio!

Qual é a sua expectativa para a EDP Corrida da Mulher? Cantar para mais de 22.000 mulheres? No fim de contas todos nós músicos cantamos para o público e acho que esta vai ser uma excelente oportunidade para estar, uma vez mais, com aquelas pessoas que gostam do meu trabalho. Acima de tudo vou poder dar um pouco de mim e receber um pouco delas.

31


PREVINA-SE O DIAGNÓSTICO PRECOCE PODE SALVAR VIDAS!

Fatores de risco cancro da mama

Fatores de risco que não se podem mudar Estes factores estão associados a um risco aumentado, mas ter um ou mais factores de risco não significa que venha a sofrer a doença: • Ser mulher • Envelhecer • Algumas mutações genéticas hereditárias (5-10% dos cancros da mama) • História familiar de Cancro da Mama • História pessoal de Cancro da Mama • Densidade mamária elevada • Algumas doenças benignas • Menarca antes dos 12 anos • Menopausa depois dos 55 anos • Fatores de risco do estilo de vida Fatores de risco do estilo de vida Fatores de risco que podem ser reduzidos porque estão associados ao estilo de vida, a comportamentos como a dieta e a prática de exercício físico, ou incluem decisões como ter filhos ou uso de anticoncepcionais: • Consumo de bebidas alcoólicas • Excesso de peso • Atividade física reduzida • Primeira gestação depois dos 30 anos • Anticoncepcionais orais • Não amamentar* • Terapêutica hormonal depois da menopausa* * O risco e benefício do seu uso deve ser discutido com o seu médico.

Prioridades da Prevenção

Promover uma atividade física regular A atividade física regular reduz o risco de Cancro da Mama, tanto na pré-menopausa como na pós-menopausa. As mulheres fisicamente ativas têm um risco 25% inferior às inactivas ou pouco ativas. Evitar o excesso de peso O aumento de peso depois da menopausa está associado a um risco aumentado de Cancro da Mama. Consumir bebidas alcoólicas com moderação O consumo de bebidas alcoólicas está associado a uma maior incidência de Cancro da Mama, cavidade oral, faringe, esófago, fígado, cólon e reto. No caso do Cancro da Mama, o consumo de 10 gr/dia aumenta o risco cerca de 10%. O consumo de álcool na adolescência está associado a um risco aumentado de Cancro da Mama. Amamentação A amamentação reduz o risco de Cancro da Mama, tanto na pré-menopausa como na pós-menopausa. Anticoncepcionais orais As mulheres que usam anticoncepcionais orais têm um ligeiro aumento do risco quando comparadas com mulher que nunca o fizeram. Quando suspenso o seu uso, esse risco parece voltar ao normal ao longo do tempo. O risco e benefício do uso de anticoncepcionais orais deve ser discutido com o seu médico. Terapêutica hormonal depois da menopausa O uso da terapêutica hormonal combinada (estrogénios e progesterona) depois da menopausa aumenta o risco de Cancro da Mama. Esse aumento de risco parece ocorrer apenas durante o tratamento e tende a voltar ao nível de risco da população em geral depois de 5 anos. O uso de estrogénios apenas depois da menopausa não parece aumentar muito o risco de Cancro da Mama, exceto quando é usado mais de 10 anos. A decisão de efetuar terapêutica hormonal depois da menopausa deve ser discutida com o médico, com a ponderação do risco e do benefício, incluindo a severidade dos sintomas pós-menopáusicos, factores de risco cardiovasculares, osteoporose e Cancro da Mama. Fonte: Clínica de Mama IPO-Porto

32


33


01 02

1. Quando se realiza a EDP Corrida da Mulher? A EDP Corrida da Mulher realiza-se no dia 19 de maio.

2. A que horas e onde é a partida? A partida está marcada para as 10h na Alameda das Antas, mas deves chegar com 1 hora de antecedência para evitar atrasos e aproveitar a animação antes do tiro de partida.

03

3. Onde é a chegada? A chegada vai ser na Avenida dos Aliados, onde se situa o palco que vai receber o Mickael Carreira 

34

FREQUENTES

04

4. Tenho que correr ou caminhar os 5 km? Cada participante decide se quer participar a correr ou caminhar! No momento do levantamento do dorsal, podes escolher se queres um dorsal de corrida ou caminhada. A diferença é apenas no local de partida, as participantes que vão correr partem no grupo da corrida, mais à frente, as da caminhada partem no grupo de trás.  Mas podes sempre correr, caminhar ou ambos  Aproveita todas as animações que a organização vai colocar ao longo de todo o percurso! Canta, dança e, principalmente, diverte-te na EDP Corrida da Mulher!

05

?

?

10

PERGUNTAS

5. Há parque de estacionamento? A organização não tem um parque de estacionamento reservado para as participantes. Aconselhamos o uso de transportes públicos. A estação de metro mais próxima da partida é Estádio do Dragão (Linhas A, B, E e F) e da chegada são Trindade (Linhas A, B, C, D, E e F), Aliados Bento (Linha D) ou São Bento (Linha D). Podes também aproveitar os preços especiais da parceria com a CP e ir de comboio até ao local de partida (estação mais próxima – Contumil, a 1.300m). A estação mais próxima do local de chegada é a de São Bento. Mais info em www.cp.pt

06

6. Como me devo preparar no dia da EDP Corrida da Mulher? No dia da corrida deves tomar um bom pequeno-almoço para teres energia para esta manhã de festa! Ainda antes de saíres de casa, deves colocar protector solar, principalmente no rosto, e não esquecer o boné oferecido no kit de participante! Aconselhamos que uses roupa confortável e transpirável, umas sapatilhas, o dorsal e, claro, a magnífica t-shirt rosa!


?

07

7. Os homens podem participar? A EDP Corrida da Mulher é exclusivamente feminina, por isso não é permitida a inscrição de homens. No entanto, não precisam de ficar em casa, podem vir para as ruas apoiar e celebrar as mulheres. São o melhor público!

08

8. Podemos levar carrinhos de bebé ou crianças a acompanhar? A organização permite a participação de crianças e carrinhos de bebé, mas pede às participantes para, por uma questão de segurança de todas, no momento da partida na Alameda das Antas, se colocarem no final do grupo da caminhada.

09 10

9. Há tempo limite para concluir o percurso? A prova tem uma duração máxima de 2 horas, por isso tens tempo para caminhar e usufruir calmamente de todo o percurso. Mas não te demores, o Mickael Carreira está nos Aliados à tua espera! 10. Preciso de levar água? A prova tem um ponto de abastecimento com água Vitalis a meio do percurso e no final. Se achas que vais precisar de água antes do primeiro abastecimento, podes sempre levar a tua garrafa.

35


36


37


39


40

Profile for Editorial MIC

Porto EDP Corrida da Mulher 2019  

Porto EDP Corrida da Mulher 2019  

Advertisement