Page 1

15 -18 SET

Casa, Decoração & Brinde

2016

CERANOR PORTA DE EMBARQUE

Deixe-se envolver pela nova Ceranor

VISITA MAIS FACILITADA Planta e lista de expositores no interior

ANTECIPANDO O NATAL

Conheça as cores preferidas para a decoração de Natal


CERANOR

Sumário 4

Editorial

5

Boas-vindas

6

Quem é quem

13

Planta e lista de expositores Ceranor 2016

16

Antecipando o Natal

18

Os profissionais sugerem Ficha Técnica EXPONOR CERANOR Diretor Geral: José Trigo Reto Diretor de Feiras e Eventos: Filipe Gomes Diretor da Ceranor: Fernando Diogo www.ceranor.exponor.pt Tel: +351.229 981 429

PRODUÇÃO

3


CERANOR 15 -18

SET

Editorial

Boas Festas e felizes… negócios!

A Ceranor – Casa, Decoração & Brinde atinge a sua 26.ª edição num ambiente festivo, não somente devido à quadra que se aproxima e que marca as tendências e novidades em apresentação no certame, mas também pelos fortes sinais de retoma que o setor está a demonstrar. Com efeito, só o facto de alcançar os 130 expositores já seria motivo de regozijo por evidenciar um novo posicionamento dos agentes económicos. Mas a reformulação da feira, desde logo com um inovador espaço tripartido – o Trendspot – que a arquiteta Ana Lobo criou especificamente para dar as boas-vindas com uma mostra do que espera os visitantes no evento e nos próximos tempos, dá conta do que o momento representa: esta edição manifesta o empenho da Exponor e de toda a equipa Ceranor, na qual se incluem os expositores e demais parceiros, num novo ciclo marcado por uma dinâmica mais forte, com consolidação das empresas e dos negócios. Da mesma forma, há uma assunção plena do papel da própria feira na afirmação e visibilidade de um setor que, não obstante os anos recentes de contenção económica, viu subir as exportações a nível da fileira Casa, as quais ascenderam, de

4

acordo com o último estudo conhecido, aos 250 milhões de euros em 2012, fruto de um aumento da procura internacional. A tendência de crescimento parece ter vindo para ficar como, de resto, atesta já a subida de 33% no primeiro momento profissional do ano, a Interdecoração. E é esse novo período de otimismo realista que, de forma prospetiva, está refletido nesta Ceranor, no modo como os expositores se apresentam, na profusão de novidades, sugestões e tendências, bem como na postura da própria organização, cada vez mais parceira de negócios dos agentes de um setor responsável por injetar na economia portuguesa para cima de 756 milhões de euros de valor acrescentado bruto (VAB) e representa mais de 2,4 mil milhões de euros de volume de negócios (VN). Se a essas realidades somarmos a atração, também crescente, de expositores e potenciais compradores estrangeiros, alguns dos quais vindos de outros continentes, há todos os motivos para acreditar que a 26.ª Ceranor vem mesmo para propiciar Boas Festas e Felizes Negócios! Fernando Diogo Diretor Ceranor


CERANOR

Boas-vindas

PORTA DE EMBARQUE Deixe-se envolver pela nova Ceranor

A constante procura de inovação por parte da equipa Ceranor levou, nesta 26.ª edição, a procurar a criatividade da arquiteta e designer de interiores Ana Lobo, que assina não uma, mas três novidades para constituir o primeiro impacto junto de quem chega à Exponor. São três novos espaços onde, a par de um abraço metafórico aos visitantes, se dá a primeira impressão sobre as tendências de decoração que podem descobrir por toda a feira ao longo dos quatro dias do evento, estimulando a sua própria imaginação e criatividade, como explica a criadora.

Ceranor/ Em que se inspirou para desenvolver o espaço temático e o lounge?

Ana Lobo / A escolha das cores recai sobre os tons Terra, que se enquadram numa atmosfera Natural.

Ana Lobo / A ideia-base foi criar ambientes que despertassem a curiosidade aos visitantes. Através da criação de cortinas em franja de seda e biombos rendilhados, procurámos criar espaços semiabertos, cénicos, que dinamizassem a Feira.

A mistura de materiais naturais e depurados com materiais opostos e sofisticados (como o veludo) idealiza e provoca, desta forma, uma composição “inesperada”, onde o Natural se cruza com o Chic...

Ceranor/ Quais os temas de cada um dos espaços? Ana Lobo / Seguindo o conceito geral do projeto, cada espaço tem o seu ADN:

Quem é Ana Lobo

O Welcome Point recebe os visitantes num cenário confortável e diferenciado, onde uma enorme cortina de franja curva parece quer “abraçar” quem chega.

A paixão de uma arquiteta

O Start Trends Here procura, por sua vez, promover e combinar artigos numa espécie de “Montra de tendências”, que pretendem ser fonte de inspiração para os seguidores do Design e da Decoração.

Lobo a desenvolver uma marca

O Natural & Chic Lounge surge como um espaço de pausa, onde o contraste de materiais, a reinvenção de objetos e as suas combinações improváveis procuram surpreender. Ceranor/Ao conceber os espaços, porque escolheu as cores e materiais que são utilizados?

pelo mundo da Arquitetura e Design de Interiores levou Ana própria, dedicada à criação e comercialização de peças de Design originais para interiores singulares. Com portas abertas no Porto, junto ao Parque da Cidade, a Ana Lobo – Home Design reúne o seu ateliê de Arquitetura e um espaço de exposição, onde acolhe e apresenta as coleções da marca e peças selecionadas de outros artistas.

5


CERANOR 15 -18

Quem é quem

SET

QUEM É QUEM

na CERANOR

1Bigo surpreende com novidades em todas as linhas A 1Bigo Ldª. faz-se representar na Ceranor, que será uma mais-valia para promover o contacto direto com a sua oferta. Neste certame, apresenta as coleções de Inverno, gift, têxtil, calçado e marroquinaria. A empresa procura, assim, responder às necessidades do seu público-alvo: infantil, adolescente e adulto. O destaque do stand incide nas licenças Soy Luna, Trolls, Frozen e Pets, dando também continuidade à aposta nos seus clássicos Mickey, Minnie, Spider entre muitos outros sucessos.

Adriano Bandeira promete vasta gama de produtos Os responsáveis da Adriano Bandeira garantem que, na edição deste ano da Ceranor, os visitantes podem ver uma vasta gama de produtos no stand, desde mobiliário e peças de loiça decorativas

6

até telas, candeeiros e espelhos, do mais simples ao mais sofisticado. Sem esquecer as utilidades para a casa de banho, a empresa apresenta também utensílios para a cozinha e muito mais. A Adriano Bandeira prima pela qualidade, design e funcionalidade dos seus produtos, apresentando todos os anos uma coleção diversificada e atual.

Alflora dá provas de devoção à inovação Com grande devoção pela inovação, a Alflora apresenta nesta Ceranor coleções de vanguarda no horizonte da decoração natalícia 2016. Partilha as tendências futuras e assegura inspiração ao cliente com um portefólio peculiar e com uma variedade temática e cromática, com estilos e designs irrepetidos. É assim a atitude da Alflora. Este evento permite reforçar o ‘branding’ da Alflora, enaltecendo os seus valores empresariais e comerciais, pelo que é

visto como uma ação de comunicação e geração de negócio por um dos protagonistas mais antigos da Ceranor.


CERANOR

Quem é quem

ALORA é uma referência nos artigos de decoração A ALORA é uma empresa fundada em 1989 e especializada na importação de artigos de decoração, artigos para brinde (casamento, batizado e comunhão) e artigos para floristas. A empresa é já uma presença habitual nas feiras que a Exponor dedica à área da decoração, sobretudo na Ceranor e na Interdecoração. E, mais uma vez, está presente para apresentar as suas novidades para esta época.

Produtos de luxo e excelência na oferta da Casa Selvagem Fundada em 2003 pela criadora Irene Nunes, a “Casa Selvagem” é hoje uma marca de excelência em todo o mundo. A empresa cria, produz e comercializa produtos de luxo, que vão desde o têxtil-lar ao estofo, ao móvel, do pequeno pormenor ao ambiente completo. Além disso, a “Casa Selvagem” dá apoio na elaboração dos projetos de decoração, tornando-se cada vez mais num estilo de vida, onde o cristal Swarovski, a qualidade dos materiais e o design são sempre as vedetas principais.

Novidades da Castelbel cheiram a Portugal As fragrâncias da Castelbel têm já um lugar cativo na Ceranor. Sempre com a apresentação de muitas novidades a cada ano que passa, a marca portuguesa de luxo traz várias coleções especiais à Ceranor. Depois do lançamento da coleção especial de sabonetes “Hello Cities”, a Castelbel lança agora a coleção “Olá Portugal”, com ilustrações detalhadas de alguns dos locais mais icónicos do nosso país: Lisboa, Porto, Sintra, Madeira e Algarve. Esta coleção especial apresenta fragrâncias únicas, inspiradas no ambiente característico de cada um destes espaços, o que transforma cada sabonete numa recordação inesquecível e num autêntico objeto de coleção. Além desta coleção, a marca portuguesa de fragrâncias prepara-se também para lançar a “Castelbel Golden Woods”, coleção especial de perfumaria de casa com um perfume verdadeiramente natalício, onde predominam as notas aromáticas de madeiras nobres.

Courtesy Jungle ensina línguas para a necessidade de cada cliente Courtesy Jungle é uma escola de línguas que tem como objetivo ajudar os alunos a melhorar o nível linguístico e atingir os seus planos de uma forma rápida. A par de serviços de tradução, a escola permite

dotar os recursos humanos das empresas com ferramentas que permitam responder aos desafios da internacionalização.

CP lança novo programa Festa das Vindimas A CP marca presença na Ceranor com a apresentação especial de atividades relacionadas com a vindima, este ano e pela primeira vez, na região duriense de Favaios, conhecida pela produção do vinho moscatel. A realizar nos dias 1 e 8 de outubro, podem encontrar mais informação em www.cp.pt .

Cris Galos afirma a excelência da cerâmica O Grupo Cris Galos Portugal atua no ramo da cerâmica e possui vários anos de experiência na área da decoração. Com técnicos e mão-de-obra especializada e comprometida com o serviço, a empresa está preparada para atender clientes de médio e grande porte, oferecendo sempre uma solução inteligente e económica.

7


CERANOR 15 -18

Quem é quem

SET

CRIVART valoriza produtos genuínos portugueses A CRIVART nasceu da vontade de valorizar e promover os produtos genuínos portugueses, tradicionais e contemporâneos, na área da decoração, os quais apresenta repletos de talento dos seus artesãos devidamente certificados e designers. A empresa selecionou criteriosamente cada peça quanto à respetiva alma genuína, talento geracional e autenticidade regional. São produtos únicos e irrepetíveis, resultado de horas de dedicação dos artesãos da CRIVART, representando a expressão de um passado, uma autêntica herança cultural à qual o cliente fica vinculado.

Decorarte, quase duas décadas ao serviço da decoração A Decorarte iniciou a sua actividade em 1997. É uma sólida e conceituada empresa com sede na cidade de Ermesinde, especializada no comércio, para revenda, de produtos para decoração de interiores, mobiliário, catering e eventos. Sempre atenta ao que de mais atual, inovador, criativo e sofisticado acontece neste universo e além-fronteiras, a Decorarte oferece aos profissionais do setor as ideias, propostas e soluções mais… apaixonantes. O objectivo? Transformar ambientes em vivências, experiências, histórias e memórias… únicas!

8

Spring to Life chega pela mão da Gacangift A Gacangift, representante exclusivo da marca PiP Studio em Portugal, apresenta na Ceranor a nova criação Spring to Life, onde a variedade de artigo desenvolvido é a maior de sempre. Esta linha contempla-nos com artigo para mesa, cama, banho e stationery.

Esotérica Arte: decoração que é retemperadora A Esotérica Arte dedica-se à produção e distribuição de produtos aromáticos e artesanais, que decoram o ambiente e propiciam o bem-estar. Para esta Ceranor, está reservada a apresentação de novas linhas de decoração, com novas ideias para proporcionar um ambiente mais aromatizado. As velas, ambientadores e essências são produtos lançados pela empresa que têm recolhido grande aceitação junto deste mercado específico.

A Gacangift apresenta ainda novas marcas que não vão deixar o visitante ficar indiferente. Delicie-se com os aromas da Provence Française da Collines de Provence e conheça a tradição nipónica com a mais nova linha Tokyo Design. Visite o seu stand.


CERANOR

Quem é quem

Inovação da Henriarte em quadros e molduras A Henriarte dedica-se desde 1999 à comercialização de pinturas a óleo e acrílico. A empresa apresenta um produto de qualidade, inovando para corresponder às necessidades decorativas atuais. Muito presente no setor hoteleiro, a marca Henriarte regista grande procura de pintura abstrata e tem conhecido o caminho da internacionalização, com presença em países como a Espanha, Moçambique, Angola ou Dubai.

J. H. Custódio propõe Natal original e ecológico O sucesso da J.H.Custódio deve-se, essencialmente, ao seu Gabinete de Design, que, atento à constante mudança nas tendências da decoração, cria, desenha e desenvolve itens de artigos sazonais e decorativos para a casa que agradem aos profissionais e ao público em geral. Desenvolve vários moldes para traduzir a magia do Natal e dá especial atenção aos presépios, anjos e pais natais. São exemplo os Pinheiros de Natal em artificial que, parecendo o mais naturais possível, contribuem para reduzir o corte de

árvores. Mas também as decorações de centros de mesa com hastes de pinheiro, azevinhos, bagas em artificial, e as luzes de Natal para interior e exterior em LED.

L. Pinto Monteiro Lda. renova coleções de brinquedos e decorações de Natal Na presente edição da Ceranor, a L. Pinto Monteiro, Lda. apresenta as coleções de brinquedos, peluches e decoração de Natal, totalmente renovadas e representativas das tendências dos mercados, através de uma seleção criteriosa de artigos que procuram marcar a diferença pela diversidade, qualidade e prestígio, sendo um dos seus principais objetivos a inovação constante e a procura da satisfação das necessidades dos seus clientes e visitantes.

Lampe Berger ao serviço do ar puro e dos lares perfumados Com mais de 100 anos, a Lampe Berger apresenta delicados aromas e difusores com a capacidade única de eliminar os odores, purificar o ar e perfumar os lares portugueses. Recentemente, brindou o mercado com o lançamento da Parfum Berger. Com a mesma qualidade inigualável da Lampe Berger, apresenta as fragrâncias em suportes originais e decorativos como mikados, sprays e muitos outros. Que perfumam e decoram! Na Ceranor, os visitantes têm oportunidade de descobrir as novidades que a Lampe Berger lhes propõe para a rentrée de Setembro – novas coleções e novos coffrets.

Lobena regressa à Ceranor com novas marcas no portefólio A Lobena regressa à Ceranor para apresentar todas as marcas que a empresa representa em Portugal. Tendo a Lobena feito uma reestruturação do portefólio de marcas nos últimos anos, esta será uma excelente forma dos clientes ficarem a conhecer melhor estas representações mais recentes.

9


CERANOR 15 -18

Quem é quem

SET

Neste sentido, aproveita o evento para apresentar uma nova marca que vai começar a trabalhar: a partir deste ano, a Lobena é o distribuidor da Bamix em Portugal. Trata-se de uma marca suíça que fabrica um robô de cozinha de elevadíssima qualidade. A empresa está a fazer demonstrações da Bamix na Ceranor.

A empresa marca, uma vez mais, presença nesta edição da Ceranor, que considera ser uma montra privilegiada para a divulgação dos seus produtos e para o fortalecimento da relação comercial com os clientes que a visitam.

Manibrinde regressa à Ceranor Com sede na Maia, a Manibrinde regressa à Ceranor para apresentar a preços incríveis as grandes marcas em produtos de higiene pessoal e limpeza.

Mérito apresenta peças com design exclusivo Na Ceranor 2016, a Mérito apresenta uma grande e diversificada quantidade de novos itens, a par das coleções das empresas por si representadas: Brandani, Philippi e Vin Bouquet, às quais foi acrescentada há relativamente pouco tempo a prestigiada marca alemã KELA. São peças de apurado design, na senda de outras suas ‘irmãs’ que têm sido distinguidas com prémios internacionais, tais como: RedDot, Design PLUS, Form# ou iF.

Marinho & Santos, uma referência no universo da decoração A Marinho & Santos é uma empresa que tem o seu nome consolidado no mundo da decoração. Há mais de 25 anos que patenteia uma imagem moderna e de qualidade no setor, apostando continuamente na apresentação de novas e atrativas coleções, de forma a satisfazer as expetativas dos clientes mais exigentes.

10

MGL Iluminação, há 40 anos a iluminar com qualidade A MGL Iluminação existe há cerca de 40 anos, com um crescimento constante e assente no trabalho com qualidade. Os seus produtos são fabricados em inox ou em latão, podendo ter vários acabamentos e alterações ao gosto do cliente. A empresa vende para Portugal e outros países, para lojas de iluminação, de móveis, decoradores e arquitetos. O portefólio da MGL Iluminação inclui candeeiros de pé, teto, mesa e ‘apliques’, inclusive candeeiros com led, tendo no seu stand nesta feira muitas novidades em apresentação.

Moinho apresenta papéis diferenciadores e ecologicamente responsáveis Nos papéis da Moinho, a textura, o grão e a gramagem são atributos naturais que conferem a cada folha de papel a sua identidade própria. A Moinho oferece uma vasta gama de soluções originais para o fabrico de sacos, embalagens e papéis de embrulho que podem ser personalizados, utilizando uma grande variedade de aromas essenciais (canela, morango, limão, etc.). A Moinho edita também um conjunto de livros e álbuns que acompanham os


CERANOR

Quem é quem

momentos mais marcantes da história das famílias, momentos únicos que merecem ser registados de forma especial.

Molduras exclusivas Moldec para trabalhos únicos A MOLDEC - A. Moura e Filhos Ldª. é uma empresa especializada na venda de material de emolduramento e comercialização de molduras prontas (personalizadas ou standard). A aposta num segmento de mercado diferenciado privilegia a idealização e originalidade do cliente, fazendo com que cada trabalho seja único. O fabrico próprio proporciona ao cliente condições para a conceção e desenvolvimento de peças de autor, ao nível da pintura, emolduramento personalizado, adereços de decoração e pequenas peças de mobiliário, com destino às mais diversas áreas (design, arquitetura, exposições, decoração, colecionismo, fotografia, publicidade, eventos, etc.).

Nasoti aposta na inovação do Quadro Há 5 anos a NASOTI abraçou uma nova etapa tendo-se adaptado a um novo produto (quadro com moldura) que se destina a uma classe média alta. Após esta reconversão tem-se afirmado como a principal empresa no mercado português da decoração, fruto da inversão, reconversão e inovação no Quadro. De salientar que todos os produtos são produzidos na Nasoti em território nacional, sendo que o design de todos os quadros com aplicações está registado.

Ourivesaria inspira linha Topázio da PA Decoração A PA Decoração inspirou-se na arte secular da ourivesaria portuguesa para a conceção da linha Topázio, que apresenta na Ceranor. Um traço a ouro, a cor verde e cinza recriam o glamour das joias na arte da decoração. A empresa orgulha-se de dar prioridade ao design nacional, assegurando assim produtos “Made in Portugal” que marcam presença em diversos países.

Portal Decor já está em 7 cidades com Curso Decoração de Interiores O Portal Decor apresenta na Ceranor o curso de decoração de interiores, uma formação com formato único em Portugal. Com uma componente prática, conta com clientes e imóveis reais, visitas a parceiros e projectos em 3D, para apresentação ao cliente no final da formação.

Prohome antecipa Outono/Inverno A Prohome participa em mais uma edição Ceranor, onde apresenta antecipadamente a sua nova coleção Outono-Inverno. Com uma paleta de cores inovadora, estampados surpreendentes e bordados sofisticados, a roupa de cama Prohome consolida-se no segmento de gama média e alta. A empresa convida a conhecer as novidades e a tornar-se representante da marca na sua área geográfica, oferecendo aos seus clientes um produto fabricado em Portugal e com design único.

11


PAVILHÃO 4

E11 Prohome – Produtos Têxteis, Lda.

A10 Awnhill

E22 Algodão Branco, Lda.

C40 Prospecta – Prospecção e Estudo Mercados

E32 Big Port

F14 Algodão Doce, Lda. A50 Alora – Augusto Lopes Ramos – Com. Importação

Exportação e Importação, Lda.

C20 Brindflor – Comércio de Brinquedos, Lda.

E20 Regina Nunes Torres Texteis Lar, Lda.

F24 Courtesy Jungle, Unipessoal, Lda.

B20 Rio Sul – Comércio e Indústria de Confecções, Lda.

F26 CP – Comboios de Portugal

F22 Bimarc – Fernando José Ferreira, Lda.

F50 Rita Macedo – Cerâmicas

B20 Dulfil – Importação e Exportação, Lda.

E16 Carlos Américo – Têxteis Lar, Unipessoal Lda

B50 Signes Monfort, S.A.

A22 Dupla – Têxteis, Importação e Exportação, Lda.

D30 Castelbel – Artigos de Beleza, S.A.

C50 Signes Monfort, S.A.

F12 Ecoemotion

A32 Crivart – Genuine Soul, Lda.

D26 Tacorsil Candeeiros

C44 Esotérica Arte

E50 Cultagri – Sociedade Agrofloricola, Lda.

A60 Tentação – Comércio de Brindes, S.A.

D44 Euro Confiança – Comércio Internacional

A34 Cunha, Barros & Santos, Lda.

B40 Tescoma Portugal, Lda.

E14 Danstock – Comércio de Artigos para o Lar, Lda.

F10 Texteis Evaristo Sampaio

D12 Ibergift

B10 Decorarte

D10 Têxteis Iris

F10 Inédito

E32 Depósito da Marinha Grande

D20 Têxteis S. José

E50 J. L. Fontes, Lda.

F12 Desart – José Maria Brito Meleiro

D40 Waxdecor – Artigos Decorativos, Lda.

C40 J.H. Custódio – Comércio e Decoração, Lda.

A10 Dic – Distribuição Artigos Decorativos, Lda.

D50 Waxdecor – Artigos Decorativos, Lda.

C12 J.M. Inácio

Brinquedos, Lda.

Import Export, Lda.

B10 Jetanal – Comércio, Importação e Exportação

E12 Dilina Têxteis, Lda.

Unipessoal, Lda.

C32 Dirasil – Sociedade de Comércio de Louças, Lda.

Gal211 — OFR, Unipessoal, Lda.

C12 Dossaquadros

Gal208 — Suspiro d’Algodão

D50 Jobitex

A12 Entrescolha – Decoração, Lda.

Gal209 — Uniksense – Semeissencia, Lda.

A20 Jolumo – Embalagens do Centro, Lda. C50 L. Pinto Monteiro, Lda.

B22 Freitas & Dores, Unipessoal, Lda. E40 Gacangift, Lda.

PAVILHÃO 3

F23 Liktuga – Bordados com aplicação cortiça

C20 Gohome II – Distributions, Lda.

B12 A.J. Aguiar, Lda.

E20 Luís Paulo Representações

C60 Imporcelos – Importação de Louças

B40 Alifood

A30 Manibrinde – Comércio Internacional, Lda.

B20 Fadecol – Faianças Decorativas, Lda.

C10 Mecanodex

B30 Henriarte – Comércio de Quadros

D42 Melissa & Doug

e Brinquedos, Lda. F60 Imporcelos – Importação de Louças e Brinquedos, Lda.

e Molduras, Lda.

E10 Moinho

A40 In & Out Cooking

B52 Magnistatus

A12 Mundial

C30 Jaco – Artigos Decoração

B40 Maison Gateaux

E30 Mundo das Caixas de Música – MMM GmbH

A30 João Vieira de Campos

B60 MASF – Decoração e Fotografia, Sociedade

B50 Navimpor – Importação e Exportação de Navega,

C10 Jorge Moura & Carlos Costa, Lda.

Unipessoal, Lda.

Filhos & Cia., Lda.

E30 L3C

B32 Motivo Único

F22 Nortada

F30 Lampe Berger / MF Alves Ambientes Exclusivos

B10 Tristão Móveis, Lda.

E40 Paulibel – Comércio de Flores e Plantas

E42 Lobena – Sociedade de Exportação

B50 Wonderlight, Unipessoal, Lda.

F32 Manuel Gonçalves Lopes C31 Maria Julieta Ribeiro de Sousa B30 Marinho & Santos – Comércio de Importação e Exportação, Lda.

Artificiais, Lda. F40 Paulibel – Comércio de Flores e Plantas

e Importação, Lda. Gal212 — Grupo Cris Galos Portugal by Tiago Manuel Gonçalves Cardoso Gal306 — Moldec – Molduras e Decorações Gal311 — So Pra Velas

Artificiais, Lda. A31 Portal Decor – GBNW – Global Business Network, Lda. B11 Poster Digital A40 Povembala – Embalagens da Póvoa, Lda.

D12 Marofe – Manuel Rodrigues Ferreira PAVILHÃO 2

B12 Puckator, S.L.

D32 Merito – Novidades e Artigos Decorativos, Lda.

C30 A Pétala

C14 Tecmacal – Equipamentos Industriais, S.A.

E10 MR Decor – Importação e Exportação

D40 A. Alves & Ca., Lda.

F14 Triplo-S (Gift4box)

Unipessoal, Lda.

de Artigos para o Lar, Lda.

E34 A. Couto & Moreira, Lda.

F52 Nasoti – Acabamentos de Livros, Lda.

B40 Adriano Bandeira, Lda.

Gal316 — A.A. Campos & Santos

F20 NS Texteis

B30 Alflora – Comércio de Flores, Lda.

Gal310 — E.A. Só Quadros

A20 PA – Decoração, Lda.

B14 António Borges – Representações, Lda.

Gal314 — Paulisani

C42 Procook

E12 Atosa Portugal, Unipessoal, Lda.

Gal312 — Têxteis-lar Prado


CERANOR 15 -18

Quem é quem

SET

Prospecta passa a distribuir ainda mais marcas de renome Celebrando a sua 26ª presença na Ceranor, a Prospecta exibe as novidades de várias marcas que distribui oficialmente em Portugal. Esta edição é marcada pela nova gama de marcas que a empresa passará a distribuir, nomeadamente do Rayware Group, e conta com marcas como a Kilner, Mason Cash, Typhoon, Price & Kensignton, entre outras. Como é habitual, a Creative Tops apresenta as suas novidades nas linhas Katie Alice, Mikasa, Built e National Trust. Adicionalmente, o stand está completo com as restantes marcas da qual a Prospecta se orgulha de trabalhar: Bredejmeier, Vacu Vin, Salt & Pepper, Leopold Vienna e Birkmann.

naperões, toalhas, imagens religiosas, estatuetas, colares, pulseiras e brincos, pedras semipreciosas e outros. Com vista a uma remodelação total de stock, apresenta nesta feira preços com altos descontos aos seus clientes.

Qualidade e singularidade nos bordados Suspiro d’Algodão A Suspiro d’Algodão é uma marca de produtos têxteis com bordados de fabrico nacional vocacionados para o turismo e a decoração. Os produtos Suspiro d’Algodão regem-se pela qualidade das matérias-primas e pela supremacia das fibras naturais, como o algodão e o linho. Ao escolher Suspiro d’Algodão, está a optar por um produto singular com bordados diferenciadores desenvolvidos por uma equipa jovem e criativa.

Só Pra Velas traz descontos para renovar existências Só Pra Velas Decorações, Ldª., no mercado há 30 anos, comercializa uma vasta variedade de velas decorativas da mais alta qualidade, além de castiçais, anjos,

14

Qualidade, design e funcionalidade distinguem utensílios TESCOMA Os produtos Tescoma constituem uma vasta gama de utensílios e acessórios para cozinha, pastelaria e mesa. São reconhecidos pela sua qualidade e design em toda a Europa e utilizados por particulares e profissionais em todo o mundo. O conceito da Tescoma consiste em fornecer utensílios de cozinha de alta qualidade, funcionamento perfeito e design atraente. Como marca moderna e atual, a Tescoma apresenta na Ceranor 2016 muitas novidades, nomeadamente as novas linhas Della Casa, Mydrink e Precioso. Continua a expandir a linha de pastelaria Delícia e a linha de utensílios Handy, entre outras.

Design e inovação marcam abajures e candeeiros da Tacorsil Com 25 anos de atividade no ramo da iluminação, a Tacorsil tem uma posição forte e diferenciadora no mercado. Dedica-se à conceção e produção de abajures e à comercialização de candeeiros, apostando na constante inovação e no design de produtos para se demarcar dos seus pares e deixar a sua marca no mercado. A Tacorsil pratica, igualmente, uma procura constante de matérias-primas, de modo acompanhar as tendências da decoração. A empresa tem como core bu-


CERANOR

Quem é quem

siness a conceção e fabrico de abajures para candeeiros e tem como principal mercado-alvo os fabricantes de candeeiros, o setor da hotelaria, os decoradores e os arquitetos.

Triplo S: a marca das sardinhas tem outras novidades A par das sardinhas decorativas em cortiça e dos candeeiros 100% em madeira, que o público continua a preferir, a Triplo S apresenta-se na Ceranor com novidades no setor da decoração e gifts para turismo, nomeadamente a coleção de 2017, que inclui muitos gifts personalizados e direcionados para vários setores. A Triplo S está a desenvolver uma nova coleção que seguirá muito a linha de produtos sustentáveis e úteis dentro dos setores que vem trabalhando.

Tristão Móveis faz mobiliário para todos os gostos e estilos A Tristão Móveis é uma fábrica especializada em mobiliário dos mais diversos estilos.

Tem vindo a diversificar a oferta, mantendo-se em constante atualização, para que possa produzir material dentro de todos os estilos. Atualmente, a Tristão Móveis fabrica dentro do estilo clássico, contemporâneo ou juvenil, de forma a poder responder prontamente a qualquer solicitação dos clientes, garantindo a sua total satisfação durante a venda e pós-venda. São estes projetos de decoração que pode ver no stand da empresa durante esta Ceranor.

Têxteis-lar Prado aposta em coleções intemporais de colchas e jogos de banho Após vários anos a laborar na área do comércio, mais especificamente na venda de colchas e jogos de banho, a empresa de caráter familiar aposta agora num projeto mais ambicioso, abrangendo a expansão no mercado e a produção criativa. Encontra-se em contínua solidificação, o que lhe vai permitindo ter uma oferta ampla e complementar do que são produtos têxteis para a casa, designadamente para quarto e banho. O know-how adquirido ao longo dos anos é um dos fatores de sucesso dos negócios da empresa, apostando em coleções intemporais, peças aparentemente simples, jogando com detalhes que se cruzam entre o clássico e o moderno, o que lhes confere um toque sofisticado e elegante, de forma a serem facilmente enquadráveis em todos os tipos de decoração.

Wonderlight, um novo conceito em iluminação artesanal A Wonderlight é uma nova marca, um novo conceito em artigos de iluminação artesanal, que se enquadram pelo seu design original na arte decorativa. Resultante da experiência e do conhecimento adquiridos pelo trabalho de 25 anos no setor, a empresa consegue manter o estilo clássico conjugado com arrojadas combinações contemporâneas. A Wonderlight apresenta como importante mais-valia a possibilidade de concretizar todo o projeto do cliente de forma personalizada, à medida das suas necessidades. A marca existe para iluminar de forma ousada e criativa o seu ambiente!

15


CERANOR 15 -18

Antecipando o Natal

SET

Ouro, prata e vermelho entre as cores preferidas para a decoração de Natal Alguns agentes do setor antecipam as tendências que vão marcar a quadra festiva e que constituem o principal tema de novas coleções e apresentações a fazer durante esta renovada Ceranor. Ainda que não sendo exaustiva, esta recolha permite obter uma imagem do que já está a fazer as preferências em termos de compras e uma antevisão do que vamos poder admirar quando o Advento anunciar que o Natal está à porta.

16

Tendências e preferências

para colorir as Festas A decoração natalícia de casa, empresa, estabelecimento ou qualquer outro espaço “exige” imaginação que permita distinguir, seja da concorrência ou seja do que se fez no ano anterior. É, também por isso, um pequeno-grande detalhe de comunicação, já que pode transmitir o grau de criatividade de um negócio, tanto a nível de produtos ou serviços como da sua própria organização e forma de relacionamento com clientes. Estando os expositores e visitantes da Ceranor particularmente focados no negócio suscitado pela quadra festiva, justifica-se a recolha de contributos de alguns agentes com propostas, ideias e sugestões que possam

orientar e deixar pistas sobre cores, padrões e outras tendências de decoração nesta quadra. As cores da tradição e o artificial realista A J. H. Custódio - Importação e Exportação, com mais de três décadas de experiência no mercado dedicadas aos artigos sazonais e decorativos para a Casa, foi um dos agentes que aceitou colaborar e partilhar o seu know-how. Com base na atenção que o seu Gabinete de Design dá à constante mudança nas tendências de decoração, destaca a importância da originalidade em cada composição ou artigo e, embora admitindo que “todos os anos existem novas tendências de

cores”, destaca que “continuamos a ser um país muito tradicional, pelo que as cores Ouro, Prata e vermelha continuam a ser as preferidas, em geral”. No caso específico das coleções da J. H. Custódio, as propostas de decoração natalícia conjugam a simplicidade com o requinte, tanto para interior como para exterior. A prioridade é dada ao artificial, mas com aspeto o mais natural possível, dando assim uma importante ajuda ambiental ao evitar o corte de pinheiros ou azevinhos, por exemplo. Curiosamente, a Alflora – outro dos agentes que colabora nesta breve panorâmica - recorda que as cores


CERANOR

dos artigos de decoração mais vendidos no Natal do ano passado foram dourada, prateada, verde, vermelha e branca. De entre essas, os tons mais procurados foram branco, dourado pálido e Prata, tendo reemergido o vermelho clássico. Por outro lado, questionada sobre o produto que tem mais recetividade, a empresa considera que “a grande vantagem da Decoração é que, todos os anos, existem vários produtos de peculiar interesse pela sua inovação, sendo por isso difícil eleger um”. Já na época corrente, a Alflora revela que, de entre os produtos que mais tem estado a vender para os clientes que organizam eventos, sobressaem as floreiras de grande porte, a flor artificial natalícia, árvores de Natal de qualidade realista e, ainda, velas temáticas. A procura e escolha de produtos para dar mais cor e criatividade ao Natal vão, porém, mais longe, como fica patente na profusão de espaços e propostas que compõem esta Ceranor, onde somente a visita detalhada permite obter uma perspetiva mais aprofundada sobre as tendências decorativas que vão marcar a última grande oportunidade de negócios do ano.

17


CERANOR 15 -18

Os profissionais sugerem

SET

Respeitar as tradições do Natal e dar-lhes uma assinatura personalizada A quadra festiva assenta nas tradições, mas a decoração pode ganhar com um toque personalizado a partir de conselhos profissionais que incluem sugestões criativas e erros clássicos a evitar. As dicas têm a assinatura de Sandra Costa, licenciada em Design Industrial, especializada em Moda e Merchandising Visual, cofundadora da LOGOEXISTO® e responsável pela coordenação de projetos do departamento de Design da empresa. A sua vasta experiência assenta na conceção de objetos e na criação de ambientes, essencialmente para programas habitacionais, empresariais, espaços comerciais e turísticos, construindo uma simbiose na imagem personalizada e elegante das obras executadas.

18

Ceranor/ Na sua opinião, quais as grandes tendências de decoração para este Natal? Sandra Costa/ No Natal, reunimos os mais próximos e queremos que estejam todos confortáveis com o espaço. Ser prático, confortável e sempre elegante é a tendência deste e de todos os Natais. Não pode faltar uma mesa de jantar formal para a família, vestuário a rigor (deixe o avental na cozinha), uma

lareira acesa ou velas, azevinho e boa disposição. C/ As cores douradas e prateadas, tradicionalmente associadas à época, vão continuar a ser predominantes? S C/ O dourado e prateado são sempre cores que associamos ao Natal, a requinte e sofisticação. Contudo, para este Natal, desafio o uso de outras cores/acabamentos. Aprecie as cores de Cobre as-

sociadas a cores suaves como as ‘candy colors’. Use apenas duas cores dominantes a combinar com o Cobre, verde água e branco por exemplo. O acabamento de cobre pode ser usado no centro de mesa, nas argolas de guardanapos, em cerâmicas e pequenos apontamentos. Use e abuse sempre do branco. C/ Quais os materiais em que mais aposta para esta época e porquê?


CERANOR

Os profissionais sugerem

S C/Cobre, Mármore, Madeira e têxteis tradicionais de material natural. Esta combinação de materiais naturais resulta num ambiente sofisticado e intemporal. C/ As preocupações ecológicas estão presentes? De que forma? S C// Sim. Todos os anos, são adquiridas peças novas para a decoração de Natal. No entanto, podemos e devemos usar e reciclar os materiais dos anos anteriores. Pode pintar, forrar ou apenas e muito simplesmente mudar de sítio. De certeza que apenas irá precisar de adquirir um pequeno detalhe. C/ Quais as suas sugestões para quem gosta de decorações simples? E decorações mais elaboradas/arrojadas? Sandra Costa/ Para os amantes da simplicidade, recomendo poucos acessórios e de tamanho grande, selecionados com muito critério. Para os amantes de decorações arrojadas, recomendo que sejam cautelosos na quantidade de produtos usados, procurando um coordenado de materiais e acabamentos limitado. C/ Quais os ‘erros’ que devemos evitar neste quadro das decorações natalícias? S C/ Evite repetir a decoração de Natal do ano ante-

rior. Seja criativo, recicle, planeie com antecedência e, caso necessário, simule para perceber melhor o que mais lhe agrada. C/ Na sua opinião qual a importância que a Ceranor tem ao nível da antecipação de tendências decorativas? S C/ Os profissionais da decoração têm como referência a Ceranor como o primeiro grande passo para as suas compras de Natal e, por isso, aguardam pela data. No certame, confrontamos tendências, planeamos a montra de Natal, antecipamos os desejos dos nossos clientes e renovamos a estratégia comercial da nossa empresa. É absolutamente imprescindível a visita ao certame para os profissionais de interiores e decoração que querem estar atualizados neste inverno. C/ A propósito, e para terminar, o que não pode faltar na decoração de inverno? S C/ No inverno, preparamos os ambientes para se tornarem irresistíveis, acolhedores e, acima de tudo, confortáveis. Não podem faltar as mantas, as almofadas em veludo, as flores da época, as velas acesas, o tabuleiro de chá, a lareira acesa e a iluminação suave e quente.

19


CERANOR 15 -18

Os profissionais sugerem

SET

Ideias com histórias do reino da Dinamarca pais ruas de comércio são decoradas por grinaldas e luzes.

Inspiração é um “bem” com enorme procura quando se trata de celebrar o Natal mas, ao mesmo tempo, introduzir alguma novidade que o torne diferente. E onde melhor procurar ideias do que nas origens nórdicas da celebração? Neste caso, vêm da Dinamarca pela mão de Cristina Abreu que, além da ascendência dinamarquesa, ganhou experiência na empresa Danstock que importa daquele país e distribui em Portugal artigos de decoração de diversas marcas.

Na Dinamarca, dá-se muita atenção às tradições e festas. Muitas tradições dinamarquesas são baseadas no calendário cristão, sendo o Natal, Páscoa e Noite de São João as mais importantes e tipicamente passadas com a família. Todo o mês de dezembro é dominado pelo Natal. Na maioria das cidades, as princi-

20

Advento Quase todos os lares dinamarqueses participam na contagem decrescente para a Noite de Natal. Preparam a sua coroa de advento com quatro velas, que são acesas, progressivamente, aos domingos. Quando faltam quatro domingos para o natal acendem a primeira, quando faltam três acendem duas, quando faltam dois acendem três e, finalmente, no domingo antes do natal, a coroa está toda iluminada. Durante o mês de dezembro, podem ter uma única vela-calendário, que arde um pouco todos os dias. Por fim, existem os calendários do advento, com lugar a um presentinho para as crianças. Tal como as velas, poderá ser de quatro presentes ou diário, de 1 a 24 de dezembro. Selo de Natal Todos os anos, os correios dinamarqueses emitem um selo de Natal, sem valor de frete, cuja receita reverte para solidariedade social. Os dinamarqueses ainda enviam muitos postais, sobretudo no Natal, juntando o selo solidário ao seu envelope.

Dia de Santa Lúcia O dia 13 de dezembro celebra-se com uma procissão. São meninas vestidas de branco que entoam canções tradicionais enquanto percorrem um trajeto, seguindo a Noiva de Santa Lúcia, que encabeça a procissão, e transporta uma coroa com velas na cabeça. Almoços de Natal e outras festas Durante o mês de dezembro, além da festa em família, decorrem almoços anuais das empresas ou simples encontros entre amigos, para beber vinho quente e bolinhos de maçã. Decorações de Natal A maioria dos lares privados são decorados com vários tipos de decorações natalícias. Se houver crianças, tipicamente haverá muitos duendes (Nisser) recortados pelas próprias crianças. A árvore de Natal, um dos mais importantes símbolos do Natal secular, é decorada no dia antes da Noite de Natal ou na própria Noite de Natal. Não podem faltar velas, de cera ou elétricas, que são acesas para que toda a família faça uma roda e cante os hinos e canções de Natal em torno da árvore, iluminada na noite de Natal. Os preparativos de Natal também incluem a con-

feção de biscoitos tradicionais associados à quadra e diferentes tipos de guloseimas. As mais ancestrais são as chamadas nozes de pimenta. A ceia de Natal A Noite de Natal começa com a ceia, na qual o prato principal é ganso, pato ou porco assado acompanhado de repolho roxo agridoce e batatas caramelizadas. O típico arroz doce natalino pode ser servido quente, como uma entrada, ou frio, com molho de cerejas, como sobremesa. A pessoa que encontrar a amêndoa inteira escondida ganha o presente da amêndoa! Os Duendes / Nisser Os indispensáveis duendes (Nisser), que decoram toda a casa no Natal, têm a sua origem no folclore escandinavo. São os espíritos das casas, responsáveis pela prosperidade das quintas, sendo descritos como pequenos homens (1,2m) que usam um gorro vermelho e muito temperamentais. Por essa razão, os agricultores tinham de manter os duendes (Nisser) satisfeitos, fazendo-lhes ofertas e vontades. Quer conhecer um Nisser? Visite o stand 4 E 14 da Ceranor – os Nisser da Maileg estão à sua espera!


Ceranor Porto 2016  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you