Page 1

1


2


ÍNDICE Mensagem da Runporto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 7 Mensagem do IPO-Porto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 11 Mensagem da Câmara Municipal do Porto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 15 Mensagem da EDP. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 19 Informações. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 22 Prepare-se para a EDP Corrida da Mulher! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 26 Virgul. Vocês vão ser muito mais do que ele sonhou! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 27 Da prevenção à melhoria da qualidade de vida: O PAPEL DO EXERCÍCIO FÍSICO . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 28 Previna-se. O diagnóstico precoce pode salvar vidas!. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 32

7 22

11 26

15 27

19 28

32

3


4


5


6


MENSAGEM DA RUNPORTO.COM EDP Corrida da Mulher, o hino à mulher! Como organizador, a EDP Corrida da Mulher é o evento que me surpreendeu desde a sua primeira edição, com 10.000 participantes. Foi uma adesão em massa e um sucesso entre o público feminino! As mulheres reúnem-se em grupos enormes e juntas vêm ao Porto participar e apoiar esta nobre causa, a luta contra o cancro da mama. É espetacular ver a mancha cor-de-rosa a expandir-se pela cidade à medida que estas fantásticas mulheres vão dominando o percurso. Com uma enorme vontade de darem o seu contributo, sempre animadas, a correr, caminhar, cantar, rir e dançar, as mulheres conquistam a cidade Invicta e nunca faltam inúmeras homenagens a amigas ou familiares que estão a passar ou já passaram pela doença. Elas participam pela causa e trazem toda a família para as aplaudir e celebrar! A vertente solidária deste evento é, sem dúvida, um epicentro que move milhares de mulheres, ano após ano, tendo o recorde de 20.000 participantes tido sido atingido pela segunda vez o ano passado. Mais de 180.000 mulheres já participaram nesta festa desde 2006! Muito mais que uma corrida, a EDP Corrida da Mulher é um momento de reflexão e sensibilização para a detecção precoce do cancro da mama e uma homenagem a todas as mulheres. Obrigada a todas! As nossas mulheres deixam-me orgulhoso!

Jorge Teixeira Diretor da Runporto.com

7


8


9


10


MENSAGEM do IPO-PORTO Aumentar a literacia e a participação dos doentes, familiares e cuidadores no processo de tratamento é um dos objetivos da estratégia do IPO-Porto para a melhoria contínua da qualidade e segurança dos cuidados de saúde. Acreditamos que a literacia e a capacitação em saúde são tão mais importantes no cidadão, e na sua capacidade de prevenção e de vigilância da saúde, como no doente e no processo de tratamento. São iniciativas como a Corrida da Mulher que ao longo dos anos, em parceria com o Instituto, têm mobilizado uma importante mancha na sociedade. São mais de 20 mil mulheres a refletir sobre a temática do cancro da mama, fatores de risco e a necessidade de adoção de hábitos de vida saudáveis. Uma estratégia sólida que se tem revelado um sucesso e que permite que cada uma dessas mulheres possa fazer as suas opções de forma responsável, livre e esclarecida. Esperamos continuar a contar com a Corrida da Mulher e todas as suas participantes para aumentar a consciencialização da sociedade para a temática da prevenção do cancro da mama. O IPO-Porto compromete-se com a sua missão de prestação de cuidados de saúde personalizados, não descurando a prevenção, a investigação, a formação e o ensino no domínio da oncologia com o objetivo de garantir elevados níveis de qualidade, humanismo e eficiência.

Dr. Laranja Pontes Presidente do Conselho de Administração do IPO-Porto

11


12


13


14


MENSAGEM DA

CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO Como habitualmente acontece no mês de maio, a cidade do Porto prepara-se para acolher aquela que é uma das mais divertidas e festivas corridas de todo o nosso calendário desportivo: a Corrida da Mulher. A cumprir este ano a sua 13.ª edição, este evento que tanto nos orgulha vai realizar-se no próximo dia 20 de maio, pelas 10 horas, tendo partida e chegada na Alameda do Dragão. Perspetiva-se, como habitualmente, uma manhã cheia de energia e boa disposição, com exercício físico, convívio, solidariedade e muita diversão, ou não fosse esta uma corrida exclusivamente no feminino e, também por isso, evocativa do papel da mulher no desporto e na sociedade. Mas não só. Por ser aberta a concorrentes de todas as idades, esta é também uma excelente oportunidade para conviver com familiares ou amigas, sabendo que juntas estão a contribuir para a luta contra o cancro da mama, angariando fundos para o IPO do Porto. No total, serão apenas cinco quilómetros de percurso, que podem ser feitos em passo de corrida ou simplesmente a caminhar. Portanto, não há mesmo desculpas. Juntem-se a esta causa e participem, porque esta será, de longe, a melhor de todas as recompensas no final. Votos de uma excelente corrida a todas as participantes. E, acima de tudo, divirtam-se.

Catarina Araújo Pelouro da Juventude e Desporto

15


16


17


18


MENSAGEM DA EDP Todos os anos a cidade do Porto tem o privilégio de receber uma das maiores provas nacionais que é a EDP Corrida da Mulher. Uma prova que, de ano para ano, tem conquistado a adesão de mais mulheres, que se unem por uma grande causa – a luta contra o cancro da mama. Uma doença que, infelizmente, afeta cada vez mais pessoas e para a qual é crucial a união de toda a sociedade, incluindo as empresas. Com uma forte estratégia na área da responsabilidade social, a EDP não poderia deixar de apoiar esta prova com esta grande causa associada. Pioneira no apoio às maratonas, a EDP continua a incentivar todos os participantes a espalhar a sua boa energia num percurso que é sempre colorido pela força estrondosa de milhares e milhares de mulheres. Uma prova que vai certamente marcar uma vez mais a cidade do Porto no dia 20 de maio…

Ana Sofia Vinhas Diretora de Marca - EDP

19


20


21


COMO DEVE COLOCAR O SEU DORSAL esqueça de levar o dorsal bem colocado na t-shirt. Mostramos-lhe como

Por favor, dia 20 de maio não se esqueça do dorsal em casa 

22

Para que todas as participantes estejam identificadas, é muito importante que não se


23


24


25


Prepare-se para a EDP Corrida da Mulher!

Já levantou os dorsais, escolheu as t-shirts e reuniu as amigas? Agora deixamos 15 dicas para que a sua EDP Corrida da Mulher seja um sucesso! 1. Prepare o equipamento na noite anterior (a t-shirt rosa é essencial) 2. Use umas sapatilhas confortáveis 3. Verifique se tem o dorsal corretamente colocado (as instruções na pág. 22) 4. Saia de casa com tempo! Não queremos que chegue atrasada … 5. Evite levar o carro, opte pelos transportes públicos 6. Traga toda a família para apoiar, quantos mais melhor! 7. Participe no aquecimento, é importante ativar os músculos antes da partida 8. Vá com calma, nada de atropelamentos!

9. Disfrute do percurso, a correr ou a caminhar. Há várias surpresas pelo caminho! 10. Beba água durante o percurso. Temos um abastecimento ao km 2,5. 11. Tire muitas fotos e partilhe-as na nossa página do Facebook. 12. Entregue connosco o cheque ao IPO do Porto. A contribuição é de todas! 13. Aproveite todas as atividades especialmente preparadas para vocês 14. Guarde energia para o final, vai precisar dela para dançar, cantar e aplaudir! 15. Sorria, Cante, Dance e principalmente DIVIRTA-SE! A EDP Corrida da Mulher é vossa!

Todas juntas vamos preencher o Porto de rosa!

26


O Rei que nunca sabe para onde vai, finalmente encontrou na cidade Invicta as 20.000 mulheres que querem ser a sua Rainha! Virgul, um dos artistas do momento em Portugal, aceitou o convite da organização e vai deixar ao rubro a Alameda das Antas dia 20 de maio. Antes, deixa-nos algumas palavras relacionadas com a sua participação na EDP Corrida da Mulher. A voz que entoa temas como I need this girl, Rainha e Só eu sei garante que “a mulher em si, para mim, é o ser mais especial e mais completo. Eu sempre achei isso, acho a beleza da mulher por si só incrível. Toda a capacidade que a mulher tem de ser especial, não só enquanto mãe como enquanto filha”.

VIRGUL Vocês vão ser muito mais do que ele sonhou!

“A mulher tem uma forma de ver o mundo mais coerente, mais verdadeira”. Quando foi questionado sobre a sua expectativa para a EDP Corrida da Mulher, Virgul afirmou que “é com bons olhos que vejo estas iniciativas. As mulheres vão estar sempre presentes na minha vida, pela bela mãe que tenho e agora, já há 8 anos, a minha filha. A expectativa é super alta. O feedback das mulheres tem sido ótimo. Eu recebo muitas mensagens de mulheres, com palavras verdadeiras e isso é bom quando acontece. Não são só piropos, mas, de facto, identificam-se com o que eu transmito e isso para mim é muito importante. Cada vez mais, desde que fui pai, penso e tento transmitir mais uma mensagem positiva e estou sempre a pensar na próxima geração, e isso passa também pelas mulheres, porque também devemos ter essa preocupação. Acho que faz parte do nosso papel enquanto artistas, com a visibilidade que temos, passar essa mensagem. Eu tenho tido sempre esse cuidado”. As mulheres são uma das suas inspirações e este tema está bastante presente na sua vida como artista. “Eu costumo dizer, o mundo governado por mulheres estaria muito melhor”. A EDP Corrida da Mulher é para Virgul um evento fundamental. A causa que está intrínseca é muito importante, “esta corrida lembra precisamente que a prevenção é o mais importante. Neste caso o cancro da mama, mas o cancro é um grande mal para todas as pessoas e a prevenção é mesmo a única forma de tentarmos minimizar o mal maior”.

27


DA PREVENÇÃO À MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA:

O PAPEL DO EXERCÍCIO FÍSICO

A prática regular de exercício físico reduz o risco de desenvolver cancro da mama. Deve realizar exercício, pelo menos, 150 minutos de intensidade moderada ou 75 minutos a uma intensidade vigorosa. Exercitar-se, além desta recomendação, pode diminuir a probabilidade de desenvolver cancro da mama.

O Mama Help é uma associação sem fins lucrativos criada em 2011.

Durante os tratamentos, um programa de exercícios (exercícios aeróbios e de resistência muscular) de intensidade baixa-moderada é o recomendado para contrariar alguns efeitos secundários associados aos tratamentos.

A missão primeira do Mama Help é a melhoria da qualidade de vida de doentes com cancro da mama, seus familiares e amigos. Com esse objectivo em mente, o Mama Help facilita o esclarecimento e acompanhamento qualificado de doentes com cancro da mama e seus familiares e amigos, através de um centro de referência na orientação e realização de aconselhamento não médico, baseado nos fundamentos da terapia convencional e de terapias complementares, aplicando o conceito actualmente denominado de medicina integrativa.

A prática regular de exercício físico durante os tratamentos permite, também, obter melhorias na capacidade cardiorrespiratória, força muscular e reduzir os níveis de fadiga e de ansiedade. Após os tratamentos, o programa de exercícios deve ser mantido para continuar a obter os benefícios. Embora o exercício físico seja seguro durante e após os tratamentos deve ser prescrito e orientado por um professor qualificado e com experiência neste tipo de patologia.

Mama Help: a inovação no apoio à mulher com cancro da mama

28

O Mama Help dispõe de aulas de exercício físico e de pilates, consultas em nutrição, imagem, psicologia, fisioterapia, osteopatia, ioga, acupunctura, naturopatia, reiki e aconselhamento jurídico. Contactos: Mama Help PORTO Rua da Constituição, 2096/2106, 4250-163 Porto +351 222 060 100 / +351 967 097 391 info@mamahelp.pt http://www.mamahelp.pt


SE A TUA PAIXÃO NÃO É CORRER,

FOTOGRAFA!

Enquanto uns correm, outros fotografam. Se a tua paixão não é a corrida, podes sempre participar na EDP Corrida da Mulher do outro lado da lente. A Runporto lança um desafio de fotografia na 13ª EDP Corrida da Mulher!

As melhores fotografias do evento serão expostas na Expo Maratona do Porto, dias 3 e 4 de novembro, e serão premiados as 3 melhores fotografias. Os vencedores serão anunciados dia 30 de junho. Aceitas o desafio?

Mais informações em: www.runporto.com

29


30


31


PREVINA-SE

O diagnóstico precoce pode salvar vidas!

FATORES DE RISCO CANCRO DA MAMA 1. Fatores de risco que não se podem mudar Estes factores estão associados a um risco aumentado, mas ter um ou mais factores de risco não significa que venha a sofrer a doença: • Ser mulher • Envelhecer • Algumas mutações genéticas hereditárias (5-10% dos cancros da mama) • História familiar de Cancro da Mama • História pessoal de Cancro da Mama • Densidade mamária elevada • Algumas doenças benignas • Menarca antes dos 12 anos • Menopausa depois dos 55 anos

32

2. Fatores de risco do estilo de vida Fatores de risco que podem ser reduzidos porque estão associados ao estilo de vida, a comportamentos como a dieta e a prática de exercício físico, ou incluem decisões como ter filhos ou uso de anticoncepcionais: • Consumo de bebidas alcoólicas • Excesso de peso • Atividade física reduzida • Primeira gestação depois dos 30 anos • Anticoncepcionais orais • Não amamentar* • Terapêutica hormonal depois da menopausa* * O risco e benefício do seu uso deve ser discutido com o seu médico.


PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA A incidência do Cancro da Mama está a aumentar a nível mundial. Em 2012, foram diagnosticados cerca de 1,7 milhões de novos casos em todo o mundo, representando 25% de todos os novos casos de cancro na mulher. É esperado que esta tendência se mantenha nos próximos anos, com mudanças de estilo de vida associadas ao desenvolvimento económico, que aumentam o risco de Cancro da Mama. O QUE ESTÁ A AUMENTAR O RISCO DE CANCRO DA MAMA? Apesar de décadas de investigação sobre o Cancro da Mama, o número de mulheres diagnosticadas com a doença continua a aumentar. Esse aumento de incidência é devido à interacção entre factores genéticos a ambientais, tais como, alterações da exposição hormonal, as mudanças do estilo de vida e os padrões reprodutivos.

PRIORIDADES DA PREVENÇÃO Promover uma atividade física regular A atividade física regular reduz o risco de Cancro da Mama, tanto na pré-menopausa como na pós-menopausa. As mulheres fisicamente ativas têm um risco 25% inferior às inactivas ou pouco ativas. Evitar o excesso de peso O aumento de peso depois da menopausa está associado a um risco aumentado de Cancro da Mama. Consumir bebidas alcoólicas com moderação O consumo de bebidas alcoólicas está associado a uma maior incidência de Cancro da Mama, cavidade oral, faringe, esófago, fígado, cólon e reto. No caso do Cancro da Mama, o consumo de 10 gr/dia aumenta o risco cerca de 10%. O consumo de álcool na adolescência está associado a um risco aumentado de Cancro da Mama. Amamentação A amamentação reduz o risco de Cancro da Mama, tanto na pré-menopausa como na pós-menopausa. Anticoncepcionais orais As mulheres que usam anticoncepcionais orais têm um ligeiro aumento do risco quando comparadas com mulher que nunca o fizeram. Quando suspenso o seu uso, esse risco parece voltar ao normal ao longo do tempo. O risco e benefício do uso de anticoncepcionais orais deve ser discutido com o seu médico. Terapêutica hormonal depois da menopausa O uso da terapêutica hormonal combinada (estrogénios e progesterona) depois da menopausa aumenta o risco de Cancro da Mama. Esse aumento de risco parece ocorrer apenas durante o tratamento e tende a voltar ao nível de risco da população em geral depois de 5 anos. O uso de estrogénios apenas depois da menopausa não parece aumentar muito o risco de Cancro da Mama, exceto quando é usado mais de 10 anos. A decisão de efetuar terapêutica hormonal depois da menopausa deve ser discutida com o médico, com a ponderação do risco e do benefício, incluindo a severidade dos sintomas pós-menopáusicos, factores de risco cardiovasculares, osteoporose e Cancro da Mama.

Fonte: Clínica de Mama IPO – Porto

33


MAIN SPONSOR

PATROCINADORES

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

34

SEGURADORA OFICIAL

MEDIA PARTNERS

BANCO OFICIAL

ORGANIZAÇÃO

ÁGUA OFICIAL


35


36

Porto Carrera Mulher 2018  
Porto Carrera Mulher 2018  
Advertisement