Page 1

Matosinhos Em Festa 2018

11 MAIO 03 JUNHO


Festas do Senhor

de Mato

A

maior Romaria do Norte de Portugal, e uma das mais emblemáticas do País, está de volta para trazer milhares de visitantes a Matosinhos.

De 11 de Maio a 3 de Junho, as ruas da cidade acolhem as mais diversas iniciativas, mantendo as tradições mas sem nunca deixar de surpreender. Alguns dos maiores atrativos são as tradicionais Feiras do Artesanato, da Louça e do Livro, assim como as inúmeras “barraquinhas” com as populares iguarias que a todos deliciam. Os eventos culturais também se multiplicam durante estas 3 semanas, com concertos, peças de teatro, exposições, noites de fado, festivais de folclore e de tunas académicas, desfile de fanfarras... Este ano a principal melhoria será a criação de um novo percurso que melhorará a circulação dos visitantes, mas um dos pontos altos da Festa tem também novidades.

sinhos 2018 O espetáculo de Fogo-de-artifício contará este ano com uma torre de 80 metros de altura, de onde serão lançados alguns dos mais de 500.000 disparos, e que trarão mais cor e emoção àquela que é sempre uma das grandes atrações da romaria. As explosões no céu de Matosinhos vão ser acompanhadas por uma banda-sonora que incluirá temas dos Expensive Soul e dos GNR, duas bandas com conhecidas ligações a Matosinhos, assim como de Richie Campbell e Aurea, que atuarão este ano nos jardins da Biblioteca Municipal Florbela Espanca. Após o último rebentamento, escutar-se-á, pela primeira vez, a tradicional marcha do Senhor de Matosinhos. Para além dos cabeças-de-cartaz, o programa deste ano será assegurado maioritariamente por artistas locais, como por exemplo os grupos de bombos e zés pereiras, ranchos folclóricos, grupos de cavaquinhos e fadistas.

Senhor de Matosinhos I 3


Programa das festividades MAIO

Sexta, 11

10H30 lnauguração da Feira da Louça. (Praça Guilhermina Suggia) 

Exposição “lmprimere - Arte e Processo nos 250 Anos da lmprensa Nacional”. (Casa do Design Matosinhos) 

15H00 Abertura da XV Edição da Feira Artesanato de Matosinhos - FAMA. Exposição “PORTUGAL IMAGINÁRIO -Turismo,  Seg. a sex. das 16h às 24h  Sáb., dom. e feriados- 14h às 24h. Propaganda e Poder (1910 - 1970)”.  Até 11 de Junho. (Casa do Design Matosinhos)  Exposição “Raízes”, de Maria Beatitude.  Até 13 de Maio.  (Galería da Biblioteca Florbela Espanca)  11H00 e 15H00  “Como um Carrossel”.  (Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery)  21H00 lnauguração das iluminações decorativas.  21H30 Animação Musical com Duo Rogério & Márcio e Ricardo Jorge e sua Banda.  (Palco das Festas)  21H30 LeV - Literatura em Viagem, conferencia inaugural.  (Salão Nobre dos Paços do Concelho) 

Sábado,12 l0H00 XII Concurso de Flauta de Bisel de Matosinhos.  (Salao Nobre dos Paços do Concelho) 

4 I Senhor de Matosinhos

15H00 “Como um Carrossel”. (Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery)  15H00 às 19H00 LeV-Literatura em Viagem.  (Galería Municipal/Biblioteca Municipal Florbela Espanca)  15H30 Grupo de Cavaquinhos do NAPESMAT e Associação Amigos dos Cavaquinhos de Guifões. (Palco das Festas)  21H30 Animação Musical com Diogo Tigre e Projeto 65.  (Palco das Festas) 

Domingo, 13 11H00 “Como um Carrossel”.  (Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery) 


Senhor de Matosinhos I 5


Programa das festividades 11H30 e 14H30 Festival DDD - Dias da Dança:  “Ouro Boris”.  (Real Vinícola)  15H00 às 18H00  LeV-Literatura em Viagem.  (Galería Municipal/Biblioteca Municipal Florbela Espanca)  16H00 Tarde dançante com Banda Horyza e Zé Barbosa.  (Palco das Festas)

Quarta, 16 21H00 “Gala Cinescolas”, apresentação de curtas metragens desenvolvidas por alunos das escolas do ensino básico.  (Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery)   21H30 Noite de Hip Hop com Mecal Tuga.  (Palco das Festas) 

Quinta, 17 Rally de Portugal.  Até 20 de Maio. (Exponor)  21H00 II Concurso de Fotografía. lnauguração da exposição  “Arquitetura & Urbanismo”, Associação Passado Futuro.  (Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery) 

6 I Senhor de Matosinhos

22H00 Concerto com Richie Campbell. (Jardim da Biblioteca Florbela Espanca) 

Sexta, 18 09H00 ás 18H00  Escavações Arqueológicas no Castro de Guifões.  Dia aberto. 18H30 Dia Internacional dos Museus - lnauguração da Exposição  “Brinquedos para Ícaro - Leques da coleção Boti Llanes”.  Até 09 de Setembro.  (Museu da Quinta de Santiago)  21H00 “Gala 7/1”, exibição de curtas metragens produzidas pelos alunos das escolas secundárias.  (Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery)  22H00 Concerto com Aurea.  (Jardim da Biblioteca Florbela Espanca) 

Sábado, 19 09H00 Zés Pereiras - Grupo de Bombos da Associação Desportiva e Recreativa Águias de S. Mamede de Infesta e Grupo de Bombos da Cruz de Pau de Matosinhos, que percorrerão as ruas da Cidade.  14H00 Comemoracão do Dia Municipal do Bombeiro.  (Jardim Basilio Teles) 


Senhor de Matosinhos I 7


Programa das festividades 16H00 Concurso Vestido de Chita, organização do Orfeão de Matosinhos. (Rua Brito Capelo)

Domingo, 20 09H00 Zés Pereiras - Grupo de Bombos da Associação Desportiva e Recreativa Águias de S. Mamede de Infesta e Grupo de Bombos da Cruz de Pau de Matosinhos, que percorrerão as ruas da Cidade.

17H00 lnauguração da Exposição “Estórias Recontadas” - de António Cunha e Silva e Oleiro João Ferreira. Até 14 de Julho.  10H00 (Galeria da Biblioteca Florbela Espanca)  Entrada no arraial. Saudação às autoridades pela Fanfarra dos Bombeiros de Matosinhos-Leça, 22H00 Banda de Matosinhos-Leça, Associação Cultural Salvé a Língua de Camões  Banda Filarmónica de Santo António de Piães, “Quarto77 - Leonardo Alkmim”  Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Leixões (Museu da Quinta de Santiago)  e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de S. Mamede de Infesta. 22H00 Noite Revivalista com Banda Country Joe.  15H30 (Palco das Festas)  Festival de Folclore Luso-Espanhol com: Rancho Típico da Amorosa, Rancho Folclórico 24H00 Sampaense  (Coimbra), Grupo Folclórico D. Fogo de artificio.  Nuno Álvares Pereira (Leça do Balio), Grupo Etnográfico Las Mariñas de Ferrol (Espanha), Rancho Folclórico Passo de Silgueiros (Viseu), Grupo Folclórico de S. Torcato (Guimaraes).  (Palco das Festas) 

8 I Senhor de Matosinhos


Senhor de Matosinhos I 9


Programa das festividades 16H00 Solene Procissão do Bom Jesus de Matosinhos com «statío» no Monumento do Padrão. (Percurso: Av. D. Afonso Henriques, Rua Ló Ferreira, Rua Tomás Ribeiro, Monumento ao Senhor do Padrão com «statio». Regresso-Rua do Godinho, Av. D. Afonso Henriques e lgreja Paroquial) 

17H00 Lançamento do livro das Festas “Avenida Saudade”, de Joaquim Queirós.  (Salão Nobre dos Paços do Concelho) 

Segunda,21

Quinta, 24

21H30 Noite de fados com Helena Matos, Eduardo Oliveira, Maria da Graça, José Moreira, Rute Rita e Paulo Cangalhas. Guitarra Nelito Marques, viola Manuel Batista. Apresentação: Associação Amigos do Fado de Matosinhos. (Palco das Festas)

21H30 Animação Musical com Carla Maria e Banda Osiv. (Palco das Festas)

Terça-feira, 22

21H30 IX ETAM - Encontro de Tunas e Associações de Matosinhos. (Palco das Festas)

Feriado Municipal 11H00 Eucaristia Solene da Festa do Bom Jesus de Matosinhos, presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Pio Alves, Bispo Auxiliar do Porto. (lgreja Paroquial)  15H30 Tarde Infanto-juvenil com danças dos alunos da Academia de Dança do Norte.  (Palco das Festas)  Esculturas em balões e pinturas faciais com o balonista Nuno Cadilhe. 

10 I Senhor de Matosinhos

19H00 Fogo de bonecos. (Jardim do Parque 25 de Abril) 

Sexta, 25

Sábado, 26 16H30 Passa Calles: desfile das tunas pelas Festas.  17H00 lnauguração da Exposição de Fotografía “Real Vinícola - uma Reconversão”, de Luís Ferreira Alves. Até 22 de Setembro.  (Galería Municipal) 


Senhor de Matosinhos I 11


Programa das festividades 17H30 “Encontro de Coros” com a participação do Polifónico Agarimo - Vigo - Espanha; Vozes de Mar - Coro Infantil de Matosinhos; Orfeão de Matosinhos. Organização do Orfeão de Matosinhos.  (Salão Nobre dos Paços do Concelho) 

Guifões, Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras e Rancho Folclórico dos Pescadores de Matosinhos. (Palco das Festas) 

18H00 e 21H30 Grande Pesca Sonora - apresentação do trabalho realizado pela Orquestra Jazz de Matosinhos e alunos das escolas/instituições do Concelho.  (Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery)

21H30 Associação Recreativa Cultural Toca a Dançar. (Palco das Festas)

18H00 Concurso de Serenatas. (Jardim da Casa da Juventude de Matosinhos) 

21H30 Noite de Fado e Poesía com Elisabete Pinto, Paulo Cangalhas, Marisa Pinto, Rogério Lourenço, Lúcia Ferreira e Edgar Lima. Mário Henrique na guitarra portuguesa, e Bruno Brás na viola de fado. Apresentação: Associção Cultural Fado e Poesía. (Palco das Festas)

21H00 XV FITAM - Festival de Tunas da TAIPAM Cidade de Matosinhos. (Palco das Festas)  21H30 Concerto com Orquestra e Coro da lgreja da Lapa.  (lgreja do Bom Jesus de Matosinhos) 

Domingo, 27 10H00 às 17H00 Feira dos Golfinhos.  (Parque Basílio Teles)  15H30 Festival de Folclore com Rancho Folclórico “Os Vareirinhos de Matosinhos”, Rancho Típico Flores de Perafita, Rancho Regional de

12 I Senhor de Matosinhos

Terça, 29

Quarta, 30

Quinta, 31 21H30 Animação Musical com Trio Projecto e Rui Tato. (Palco das Festas) 

JUNHO

Sexta, 01 10H30 e 15H00 Pequeno David e os Sem Soninho.  (Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery) 


Senhor de Matosinhos I 13


Programa das festividades 21H30 Animação Musical com Nelo Silva e Cristiana. (Palco das Festas) 

Sábado,02 22H00 Animação Musical com Marcus e bailarinas.  (Palco das Festas)

Domingo, 03 11H00 Pequeno David e os Sem Soninho.  (Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery)  15H30 Festival de Folclore com Rancho Folclórico Os Padeirinhos de Freixieiro, Rancho Paroquial de Guifões, Rancho Típico de Esposade - Custóias, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, Rancho Folclórico do Padrão da Légua, Rancho Folclórico de Aldeia Nova - Perafita, Rancho Grupo Folclórico de S. Tiago de Custoías e Rancho Típico de S. Mamede de Infesta.  (Palco das Festas) 

Atividades Santa Casa da Misericórdia MAIO

Sexta, 11 09H00 Abertura do Museu da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos e da Casa dos Milagres.  09H00 as 18H00  Visitas guiadas: 11, 13, 19, 20, de Maio das 14h00 as 18h00; 21, 22 de Maio, o dia todo; 27 de Maio e 03 de Junho, tarde com marcação prévia. Até 03 de Junho. 14H00 Abertura do “Pátio - Espaço de Animação”, do lnternato Nossa Senhora da Conceição, “Tômbola e Lojinha Pé de Meia”. Até 03 de Junho.  15H00 “21ª Exposição-venda de Rendas,  Bordados e Tapeçarias”.  Das 15H00 às 18H00, e de 18 a 21 Maio abre ainda das 20H00 às 23H00.  (Na Misericórdia, junto ao coreto)  “Vestir” as Árvores (Antigas alunas do lnternato de Nossa Senhora da Conceição).  Até 03 de Junho.  (Jardim da Misericórdia)  Barraquinha para angariação de fundos para o Lar de 3ª ldade.  Até 27 de Maio.  (Junto ao Adro da lgreja) 

14 I Senhor de Matosinhos


Senhor de Matosinhos I 15


Programa das festividades Segunda,14 10H00 às 17H00  “Barraquinha” de angariação de fundos para finalistas dos estabelecimentos socioeducativos: Jardim de Infância, Creche “O Paraíso”; Centro Infantil de Matosinhos; Jardim de Infância, Creche “Biquinha”; Centro de Dia.  (Adro da lgreja)

Terça, 15 10H00 Danças Tradicionais.  (Centro Infantil de Matosinhos) 

“ATTITUDE”. (Escola e jardim de infancia/creche/ATL “O Paraíso”)  16H00 Danças variadas.  (Centro Infantil de Matosinhos) 

Sábado,19 15H00 Grupo de Dança “As Martonetes”. (Junto ao coreto no Adro da lgreja)

11H00 Danças Urbanas com Escola “ATTITUDE”.  (Escola e jardim de infancia/creche/ATL “O Paraíso”) 

15H30 às 18H00 Cavaquinhos no coreto da Misericórdia, com Grupo de Cavaquinhos do Porto, Trevo Verde e Os Cavardinhos da Misericórdia de Matosinhos.  (Adro da lgreja) 

Quinta, 17

Sexta, 25

14H30 Dança Moderna. (Centro de Dia)  15H30 Danças Urbanas com Escola  “ATTITUDE”.  (Escola e jardim de  infancia/creche/ATL “O Paraíso”) 

Sexta, 18 11H00 Danças Urbanas com Escola 

16 I Senhor de Matosinhos

11h00 e 15H30 Danças Urbanas com Escola  “ATTITUDE”.  (Escola e jardim de infancia/creche/ATL “O Paraíso”)  14H30 Dança Moderna.  (Centro de Día)  16H00 Danças do mundo (chinesa com dragão).  (Jardim de Infância, creche “Biquinha”) 


Senhor de Matosinhos I 17


Programa das festividades Atividades Paróquia de Matosinhos MAIO

12 a 20 08H30 Novena do Bom Jesus de Matosinhos.  (lgreja Paroquial)

Domingo, 20 08H30, 11H30 e 18H30  Celebração da Eucaristía da  “Solenidade de Pentecostes”.  (lgreja Paroquial) 

Horário de visita a lgreja:  · Sábado 19/05- 15H00 às 24H00  · Domingo 20/05- 12H30 às 24H00  · Segunda-feira 21/05- 09H30 às 12H00 / 14H30 às 24H00  · Terça-feira 22/05- 13H00 às 24H00  · Quarta-feira 23/05- 09H30 às 12H00 / 14H30 às 18H15 / 21H00 às 23H00  · Quinta-feira 24/05- 09H30 às 12H00 / 14H30 às 18H15 / 21H00 às 23H00  · Sexta-feira 25/05- 09H30 às 12H00 / 14H30 às 18H15 / 21H00 às 23H00 

Segunda, 21

· Sábado 26/05- 09H30 às 12H00 / 14H30 às 24H00

18H30 Celebração da Eucaristía com Vésperas Solenes do Bom Jesus de Matosinhos. (lgreja Paroquial) 

· Domingo 27/05- 14H30 às 20H00

18 I Senhor de Matosinhos


Senhor de Matosinhos I 19


Concertos AUREA

Concerto 18 de Maio, 22h00 Jardim da Biblioteca Florbela Espanca Atualmente uma das artistas mais reconhecidas do panorama musical nacional, Aurea vem a Matosinhos apresentar “Confessions”, o seu quarto álbum de originais, acabado de lançar. “Done with you”, de autoria de Carolina Deslandes, é o tema de lançamento deste disco que se afasta das influências “soul” a que Aurea habituou o seu público, e que é já um sucesso. Aurea estreou-se em 2010 com o seu álbum homónimo, que atingiu a dupla plantina, e dois anos depois lançou “Soul Notes”, com o single “Scratch My Back”. Desde 2015 que podemos vê-la como jurí no programa The Voice Portugal e em 2016 entrou diretamente para o primeiro lugar do top de vendas em Portugal com “Restart”.

Premiada já com o Globo de Ouro de “Melhor Intérprete Individual” e o “Best Portuguese Act” nos MTV Europe Music Awards, a cantora de 30 anos assume que neste novo projeto quis sair da sua zona de conforto e experimentar sonoridades diferentes, sem romper completamente com o seu trabalho anterior.

RICHIE CAMPBELL

Concerto 17 de Maio, 22h00 Jardim da Biblioteca Florbela Espanca Depois do sucesso do seu disco “In the 876”, lançado em 2015 sem pré-aviso, e que chegou ao 1º lugar do top digital em 2 horas, o músico português faz uma pausa no estilo Reggae. No seu mais recente trabalho “Lisboa”, Richie Campbell apresenta uma mistura de R&B e Dancehall, influenciado pelas suas vivências na cidade que o viu crescer, e que dá o nome a este disco. Richie Campell foi um dos primeiros músicos que se deram a conhecer na internet em Portugal e ficou para história quando, em 2011, se tornou o primeiro artista nacional a esgotar uma sala de grande dimensão, o Campo Pequeno, sem estar associado a qualquer editora. Dengaz, Nelson Freitas ou Slow J são alguns dos artistas com quem já colaborou.

20 I Senhor de Matosinhos


Fogo de Bonecos Recriações Históricas Terra de lendas e tradições, Matosinhos mantém viva a sua identidade através das recriações de momentos históricos, que são já pontos de visita obrigatória para milhares de visitantes todos os anos.  Lenda de Cayo Carpo - A Praia do Titã é o local escolhido para recriar o dia do casamento do grande senhor romano, e pagão, Cayo Carpo. Reza que entrou com o seu cavalo mar adentro, e que no fundo do mar encontrou a Nau onde seguia o corpo do Apóstolo Santiago para Compostela. Ao sair da água, Cayo Carpo traria o corpo “matizadinho” (coberto) de vieiras, passando a praia a chamar-se Praia do Matizadinho e, com o passar dos anos, surgiu a designação de Matosinhos. Esta lenda deu ainda origem à associação do símbolo da Vieira à devoção e aos Caminhos de Santiago e Compostela.  Os Piratas - Na época dos Descobrimentos, a coroa portuguesa foi forçada a contratar Piratas para pilhar as embarcações inimigas, e o Forte de Nossa Senhora das Neves, em Leça da Palmeira, é o local perfeito para recriar todo o universo das animadas personagens. A música, a dança, as lutas, a caça ao tesouro, e todo o ambiente recriado de um porto de mar, fazem as delícias de miúdos e graúdos.  Os Hospitalários no Caminho de Santiago - Voltamos à Época Medieval e são recriados os costumes, hábitos e tradições desta época, com foco nas peregrinações a Santiago de Compostela. O Mosteiro de Leça do Balio serve de cenário, pois foi durante muito tempo local de abrigo para os peregrinos. O Mosteiro foi também o palco para o casamento de D. Fernando e D. Leonor Teles - o primeiro casamento por amor de um Rei Português, contra a vontade de todos, e que originou grandes protestos.

Tradição Única no País Feriado Municipal, Jardim Parque 25 de Abril, fim da tarde. Todos os anos, o Fogo de Bonecos é um dos pontos altos da Romaria do Senhor de Matosinhos. Embora antigamente se realizasse em vários locais principalmente no Norte do país, hoje em dia o Fogo de Bonecos do Senhor de Matosinhos é já único no País, sendo assim uma tradição muito acarinhada. A empresa familiar que dá vida aos bonecos também já faz parte da tradição, não fosse já na terceira geração. Os bonecos representam figuras típicas das artes e ofícios locais, dando assim um caráter muito singular a este imperdível espetáculo.

Senhor de Matosinhos I 21


Rally de Portugal O Vodafone Rally de Portugal volta a Matosinhos na sua 52ª Edição. A prova, que se realiza de 17 a 20 de Maio, tem mais uma vez o seu Centro de Operações na EXPONOR. A entrada é gratuita para o público de 16 a 20 de Maio, que poderá ver as viaturas e contactar com os pilotos. Para quem quiser vê-los em ação, o itinerário passa por vários distritos do Norte de Portugal, com destaque para o regresso ao centro da cidade do Porto para a reedição do Porto Street Stage.

22 I Senhor de Matosinhos


Senhor de Matosinhos I 23


A maior Beach Party da Europa volta a Matosinhos! Numa super produção da NOVA ERA com o apoio da C. M. de MATOSINHOS, nos dias 29 e 30 de Junho, a Praia do Aterro Norte vai transformar-se mais uma vez na maior pista de dança portuguesa, com o melhor cenário e os melhores DJs do mundo. Este ano com destaque para DIMITRI VEGAS & LIKE MIKE, CARNAGE, STEVE AOKI e MATTN.

24 I Senhor de Matosinhos


Senhor de Matosinhos I 25


Inovação e conetividade no maior parque expositivo português

A

EXPONOR é a entidade responsável pela gestão do maior parque de exposição do país e pela gestão e organização de feiras internacionais de prestígio. Abordando setores estratégicos da economia nacional, afirma-se como uma marca com sólida reputação a nível nacional e internacional, potenciando negócios e tornando um motor do desenvolvimento económico, bem como polo de divulgação de conhecimento e inovação. São 162 anos que separam a realização da primeira Feira e a atualidade. É este longo percurso e tradição que marca a atuação da Exponor, tornando-a numa plataforma de ligação entre as empresas e o consumidor final. Aliada das empresas na abertura de canais de comercialização, a Exponor detém a gestão exclusiva do parque expositivo, captando e atraindo cada vez mais a associação de marcas. A atuação da marca é caraterizada pela difusão de conhecimento e inovação. Sinónimo de partilha e multiculturalidade, a Exponor promove uma vasta gama de eventos que se tornam

28 I Senhor de Matosinhos

referências nos setores de atuação e atraem as empresas representativas da economia portuguesa e além-fronteiras. É nesse sentido que se insere a ‘So Food So Good’, a decorrer entre 27 e 30 de Outubro. O certame é já uma referência para os setores agroalimentar, restauração e hotelaria. Para além de propor a exposição de produtos, o evento promove uma dinâmica de eventos, tais como: showcookings, degustações e palestras com a presença dos mais prestigiados chefs a nível mundial – Vasco Coelhos Santos e Hélio são alguns dos nomes que estarão presentes. Criando uma rede de partilha de experiências e acreditando que é através do paladar que se conquistam as pessoas, esta edição da ‘So Food So Good’ acompanha as tendências alimentares da sociedade. O desenvolvimento do espaço ‘So Veggie So Good’ direciona-se para a adoção de uma alimentação vegetariana e vegan, apresentando soluções para uma minoria que, durante muitos anos, teve as opções de escolha restringidas.


Matosinhos Festa 2018  
Matosinhos Festa 2018  
Advertisement