Karl Korsch: crítico marxista do marxismo

Page 46

Karl Korsch: Crítico Marxista do Marxismo︱José Carlos Mendonça

Como, tanto as sociedades capitalistas tradicionais quanto as sociedades capitalistas de Estado, se baseiam na acumulação de trabalho não pago, na reprodução e generalização da condição assalariada e na expropriação da riqueza social produzida pelos proletários – seja pelos capitalistas privados ou pelo Estado – Reeve aponta o fundo da concepção conselhista: [...] os comunistas de esquerda e, mais tarde, os comunistas de conselhos, realçam, por contraste, o conteúdo radicalmente diferente da sociedade não-capitalista porque lutavam. Eles sublinham que ela dependerá fundamentalmente das formas de organização de que os produtores se dotarem a fim de controlarem e transformarem a produção social. A instauração de uma sociedade e economia de tipo nãocapitalista, a socialização (e não estatização) das forças produtivas está, para eles, directamente dependente da organização política dos produtores, da sua capacidade de dominar a sua força de classe e esmagar a da classe burguesa. Nesta perspectiva, a possibilidade de instaurar novos princípios na produção e distribuição social está estreitamente dependente da capacidade, ou não, dos produtores em se organizarem enquanto classe independente. Somente o controle dos produtores organizados sobre a produção e sobre a sociedade pode permitir o seu domínio sobre os mecanismos da produção social. O princípio da produção comunista reduz-se pois, ao princípio da organização comunista da classe (Reeve, 1975, p. 16).

Temos aqui a política recolocada no centro da formulação revolucionária mais de meio século depois de Marx tê-la assentado enquanto organização dos produtores livremente associados. Evidentemente que o exercício do poder proletário requer instituições que sejam compatíveis com o pleno assenhoramento do processo produtivo. Tarefa antagônica com qualquer “fetichização” das formas institucionais, pois o próprio exemplo da social-democracia da II Internacional comprovou que o capitalismo assegura sua existência não somente

46


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.