Page 197

Na metodologia IBSE, como afirma Galvão (2001, p. 08), deve-se “reduzir a ênfase tradicional da avaliação de componentes específicos e compartimentados do conhecimento dos alunos e aumentar a ênfase na avaliação das competências desenvolvidas em experiências educativas diferenciadas”. As competências a serem avaliadas são as de conhecimentos substantivos, de raciocínio, de comunicação, atitudinais e de ativismo e para cada uma deverão ser elaboradas grades de avaliação ou questionários específicos. Para finalizar o projeto, deverá ocorrer uma sessão final de balanço deste, considerando o desempenho dos alunos e as competências desenvolvidas. No quadro a seguir, encontram-se uma síntese das etapas da metodologia IBSE e as aplicações da web 2.0 sugeridas para cada uma.

Engage/Envolvimento

Explore/Exploração

Aplicações da Web 2.0 Introdução do tema. A qual pode ser através de uma visita a um museu, zoológico, etc. Pode-se também utilizar o Skype (entrevista; videoconferência). Em uma segunda fase pode-se solicitar que sejam feitos mapas de conceitos (Popplet) ou nuvens de palavras (Tagxedo, Wordle) sobre os tópicos que julgarem importantes. Todo o material produzido poderá ser disponibilizado e ser foco de discussões. O recolhimento dos dados poderá ser feito através de uma atividade de pesquisa. Os dados encontrados poderão ser colocados em um mural digital (Padlet), num blog (Wordpress), num website (Wix) em forma de texto ou de clipes áudio (Audacity), ou na forma de vídeos (Windows Movie Maker), entre outras ferramentas. A recolha dos dados, para este momento, também pode ser realizada por meio de entrevistas a especialista, por exemplo, desde que em tempo real – Skype. Este é o momento de formular as hipóteses sobre o tema pesquisado.

Momento de discussões referente a todas as informações coletadas anteriormente. Porém é necessário que a etapa anterior esteja disponível ao Explain/Explicação acesso de todos os integrantes. Ao final, os alunos poderão refazer os materiais disponibilizados (na fase anterior) corrigindo possíveis erros e acrescentando novos conhecimentos. Momento em que os conhecimentos obtidos até agora devem ser ampliados seguindo a luz da investigação. É pertinente que os alunos Elaborate/Ampliação tenham contato com especialistas, e que seja possível o esclarecimento de dúvidas frente a pesquisa. Os períodos em que ocorram discussões poderão ser gravados para posterior publicação nas ferramentas da web. Compreende a comunicação/divulgação dos conhecimentos obtidos para a comunidade. E para o material a ser divulgado, é interessante, que seja Exchange/Partilha publicado em diversos formatos (Windows Movie Maker; Animoto; Audacity; Glogster Hotpotatoes; Pixton; entre outros). Sugere-se que sejam feitos questionários (Google Docs), a fim de verificar Empowerment/Ativismo; o impacto da mesma sobre a sociedade, obter-se uma avaliação, e também Evaluate/Avaliação obter um feedback. Adaptado de: Aplicações da Web 2.0 e o Modelo dos 7E, 2014.

Ensino e Profissão Docente

Modelo dos 7E's

197

Ensino e profissão docente - Edição Comemorativa aos 25 anos da Jornada Nacional de Educação  

Organizadores: Noemi Boer, Diego Carlos Zanella, Sandra Cadore Peixoto Centro Universitário Franciscano © Editora UNIFRA 2016

Advertisement