Page 187

a disposição dos estudantes na turma chamou atenção. Na escola do filme, os afrodescendentes ficavam nas classes mais ao fundo, sempre excluídos dos alunos brancos. O participante da oficina atentou para o momento histórico em que foram construídas as escolas semelhantes a retratada no filme, chamadas de brisoletas por terem sido idealizadas no período em que Leonel Brizola foi governador do estado do Rio Grande do Sul. Na área das Ciências da Natureza, destacaram-se os temas referentes ao estudo do ambiente, ser humano e saúde e fenômenos físicos como a ação da força da gravidade sobre os corpos. Para a área da Matemática, chamou-lhes atenção os brinquedos apresentados nas cenas do filme, como, por exemplo, amarelinha, o estilingue a perna de pau, junto da possibilidade de ser trabalhado com os alunos o resgate e confecção desses brinquedos, utilizando-se dos recursos advindos dessa área. Na área das linguagens, destacou-se a possibilidade de levantar os personagens e resumos do filme, desenho das cenas, bem como análise desta obra cinematográfica como arte.

Neste trabalho, objetivou-se ressaltar a importância da alfabetização científica com maior qualidade, perpassando a formação de professores por meio de uma oficina pedagógica. Faz-se necessário criar condições para o ensino e aprendizagem para estabelecer o contato com o conhecimento e desencadear a busca de novos conhecimentos. Para acolher os estudantes e seus saberes, precisa-se fortalecer o diálogo tanto com eles quanto com seus contextos, procurando a construção coletiva do conhecimento. Para ensinar e aprender, faz-se necessário, além do domínio de conhecimentos da área específica de formação inicial, um olhar interdisciplinar em constante reflexão com o contexto dos envolvidos. Também, necessita-se buscar constantemente um corpo teórico atualizado, como novos recursos de ensino e aprendizagem, para sensibilizar os estudantes possibilitando-os a maior veiculação e valorização para com o conhecimento científico. Portanto, compete aos professores planejar tanto a sua carreira, que precisa estar em constante formação, quanto a gestão de suas aulas, por meio do estudo e atualização constante. Acredita-se que, por meio das estratégias escolhidas para ministrar essa oficina pedagógica, foi possível apresentar e discutir a viabilidade da temática alfabetização científica em sala de aula.

Ensino e Profissão Docente

Considerações finais

187

Ensino e profissão docente - Edição Comemorativa aos 25 anos da Jornada Nacional de Educação  

Coleção Ensino e Educação - Volume 1 Organizadores: Noemi Boer, Diego Carlos Zanella, Sandra Cadore Peixoto Centro Universitário Franciscan...

Advertisement