{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

Viajar é Preciso:

Você conhece o Maine?

Especial Cursos: Comece o ano

investindo em você!

Cuide-se:

Jejum Intermitente como estilo de vida

TUdo 9 anos:

Pioneirismo editorial e muitas conexões duradouras em tempos de rede social

Baixe agora o AppTudo com Cupons de Descontos, Guia Comercial e Conteúdo Exclusivo.

Saiba tudo o que acontece na região e no mundo.

Ano 9| Edição 109 • FEVEREIRO/20 - Distribuição: Granja Viana •Alphaville • Cotia • Carapicuíba • Caucaia • Vargem Grande • Raposo Tavares • São Roque • Embu das Artes | Distribuição gratuita

9

109


taBLEt

CoMpUtador CELULar

Nove anos atrás, eu começava a realizar um sonho: a criação da revista TUdo. Não imaginava quantos desafios teria pela frente, não mesmo... E assim, com erros e acertos, e com algumas noites mal dormidas, fui construindo essa história tão positiva e significativa.

Espaço do

Leitor

Este espaço é seu, escreva! Fale com a gente por email, Facebook ou Instagram. Se Harry e Meghan lessem a revista TUdo, eles ficariam super felizes com os comentários dos nossos leitores, que apoiaram a sua decisão de abandonar as obrigações da família real.

E claro que chegar até aqui merece uma comemoração! Por isso, elaboramos uma edição mais que especial, afinal vocês leitores queridos, merecem muuuuito!!!! Em tempos de rede social, mostramos aqui quem são os principais influenciadoras digitais da nossa região, e como a revista TUdo se reinventou para se conectar ao público online. Veja também entrevista exclusiva de Regina Casé, esta mulher nada convencional que depois de 20 anos, volta a atuar como protagonista na nova novela da Globo: “Amor de mãe”. Que tal começar o ano com novos projetos? Inspire-se e encontre o que precisa, em nosso Guia de Cursos e Atividades.

Momento TUDO: Fica aqui nossa homenagem ao astro do basquete Kobe Bryant, que morreu em um acidente de helicóptero na Califórnia, aos 41 anos, no final de janeiro. Sua filha, de 13 anos, assim como outras 7 pessoas, estavam à bordo e também não sobreviveram.

Jejum intermitente, saladas saborosas e as paisagens de Maine, isso e muito mais, aqui pra você! Um ótimo mês e que 2020 nos surpreenda!

Escreva neste espaço, mande sua foto, texto sobre o que é TUDO pra você!

6

fevereiro 2020

apptudo.com.br contato@revistatudo.com facebook.com/revistatudo2012 @tudoemrevista


Gastronomia Saladas diferentes, saborosas e que valem sim por uma refeição!

Expediente

08

Publisher e Diretora Executiva Roberta Smilari roberta@revistatudo.com

Viajar e Preciso

Edição e Conteúdo Daniella Fernandes e Mariana Marçal conteudo@revistatudo.com

16

Encante-se com as paisagens do Maine

Jornalista Responsável - Daniella Fernandes MTB: 81841/SP Direção de Arte Lílian Andrade lilian@revistatudo.com

Especial TUdo 9 anos Inovadora e pioneira, a TUdo escreve uma história de sucesso a cada edição

28

Designer Publicitário HGC Publicidade contato@hgcpublicidade.com.br Fotografia Flavia Selman Tel: 99486-8025 Foto de Capa - Globo -João Cotta Fotos complementares - Depositphotos

Entrevista Regina Casé, inteira, intensa, protagonista na TV e na vida!

Guia de Cursos Ser Feliz: o adversário é você! + Escolha um dos cursos da nossa seleção exclusiva e aposte em conhecimento

apptudo.com.br revistatudo.com.br /revistatudo2012 @revistatudo @tudoemrevista

34

Comercial Daniela Morrone Seidel e Gianna Alonso contato@revistatudo.com Atendimento/Produção - Patrick de Paula patrick@revistatudo.com Webmaster - Estevan Matheus web@revistatudo.com

A Revista TUdo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana • Cotia Tels: 4617-4873 | 4612-8376 | 99972-9795.

44

As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião da revista. A inclusão do nome de colaboradores neste expediente não implica em vínculo empregatício. Distribuição gratuita: condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, ao longo da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra.

Baixe agora o novo app Tudo com

mais conteúdo, guia comercial e vantagens exclusivas!


gastronomia

Incremente sua salada e aprecie

sem moderação!

C

hega o verão e parece que o nosso paladar muda. Queremos mais frutas, sucos, coisas geladinhas e refrescantes e, claro, saladas. E cada vez mais as saladas estão elaboradas e cheias de novidades. Foi-se o tempo em que alface e tomate apenas eram considerados salada. Hoje em dia, os ingredientes são muito diversificados e a criatividade dos chefs 8

fevereiro 2020

vai longe para criar sabores inusitados que fazem com que a salada não seja uma entrada ou acompanhamento, mas sim o prato principal.

Você sabia? Os primeiros indícios de consumo de salada datam do ano de 600 a.C. com os persas. Este prato esteve também presente na gastronomia do período tardio do

Antigo Egito, onde a cultura de frutas e hortaliças, como a alface, era comum entre os agricultores. A etimologia da palavra vem do italiano insalata (literalmente “salgada”), termo que designava um prato de legumes salgados e condimentados que surgiu durante o Renascimento. Inicialmente, os legumes eram cozidos e curtidos no vinagre e na


salmoura, como uma espécie de picles; no entanto, o prato logo passou a ser feito com legumes crus, dentro da antiga tradição romana, temperados com sal, azeite e vinagre. Mas mesmo com tanta variedade e possibilidades para a salada, ainda há quem ache o prato sem graça e “coisa de gente que faz dieta”. Não mesmo!!! Confira algumas dicas para sair do óbvio, variar texturas e sabores e ter uma salada apetitosa e saudável.

Carboidratos do Bem Inclua legumes cozidos como cenoura, beterraba, tomate, milho e ervilha – fontes de vitaminas e ajudam na saciedade.

Frutas para dar cor e sabor Quanto mais colorido for o seu prato, mais nutritivo ele será. Você já ouviu essa má-

Variedade de folhas Capriche na quantidade de folhas, pois elas são ricas em fibras e dão saciedade. Algumas opções são alface lisa, frisé, rúcula, agrião, escarola e espinafre.

fevereiro 2020

9


xima, né? Por isso, uma boa opção é incluir as frutas no cardápio. Cítricas, tropicais ou doces? Você escolhe. Vale kiwi, manga, abacaxi, cereja e até as secas, como uva passa ou damasco.

Foto: Mario Rodrigues

gastronomia

Crocância! Experimente acrescentar sementes, frutas oleaginosas e delícias que estalam, como lascas de amêndoas, pedaços de castanhas e nozes. Elas fornecem carboidratos, gorduras saudáveis, fibras e minerais, além de dar crocância e potencializar os sabores!

Sustância! O nosso organismo tem uma dificuldade 30% maior de digerir as proteínas do que processar as gorduras e os carboidratos, o que acelera a queima das gordurinhas estocadas. O nutriente aliado dos músculos ainda prolonga a sensação de saciedade e dá firmeza à pele. Frango, ovo, ricota e kani kama são boas fontes de proteína e combinam bem na salada. Mas você pode ousar com cogumelos, grão de bico, atum e queijos variados.

Sabor! Comida sem tempero é como namoro sem beijo – não tem graça! Por isso, o molho da salada é que fará ela ser um sucesso ou um fracasso. Abuse dos temperos secos e frescos e aposte em ingredientes diferentes como mostarda, mel ou iogurte. Sair do óbvio é o que dará o toque especial ao seu prato. Papel e Caneta na mão para conferir esta receita super inspiradora.

Salada Tropical com Geleia de Banana * pela chef Madu Melo, do Mandioca Cozinha

Ingredientes • 2 maços de alface higienizados • 1 cenoura higienizada em rodelas bem finas • 1 beterraba pequena higienizada em rodelas bem finas • 2 tomates assados • 2 alhos assados cortados ao meio • Lascas de queijo tipo parmesão, a gosto • 8 fatias de pão de mandioca ou outro de preferência • 4 colheres de sopa de geleia de banana • Azeite do cozimento do tomate e alho • Flor de sal a gosto Geleia de banana • 3 bananas bem maduras, quase podres • 200 ml de suco de laranja • ½ xícara (chá) de açúcar • 1 canela em pau • Uma pitada de sal

Modo de preparo Geleia de Banana: Em uma panela, adicione todos os ingredientes e leve ao fogo médio. Ao levantar fervura, baixe o fogo e mexa sempre para a banana não grudar no fundo da panela. Quando as bananas estiverem totalmente desmanchadas e em ponto de geleia, desligue o fogo, transfira para um recipiente de vidro e armazene em geladeira por até sete dias. Salada: Com as mãos, corte as folhas de alface de forma grosseira. Caso queira montar cada salada em um prato, considere 1/2 maço para cada pessoa. Em cima das folhas, disponha as fatias de cenoura e de beterraba, o alho e os tomates assados e as lascas de queijo. Ao lado, disponha as fatias do pão de mandioca, sendo 2 por pessoas, com a geleia de banana em um potinho ou em cima dos pães. Para temperar a salada, use o azeite que sobrou do cozimento do tomate e alho, ou o azeite de sua preferência, e flor de sal a gosto. Conheça: www.mandiocacozinha.com.br

10

fevereiro 2020


cuide-se

Jejum Intermitente: Mais do que uma dieta, um estilo de vida! 12

fevereiro 2020


V

ocê já deve ter ouvido falar sobre jejum intermitente, né? Aquele protocolo em que as pessoas ficam muitas horas sem comer e comem em uma janela de tempo programada com o objetivo de perder peso. Quem faz ama e não troca por nada. Quem nunca fez desconfia e acha que vai desmaiar na primeira esquina por ficar tanto tempo sem comer nadinha. Nossa equipe pesquisou, conversou e testou o jejum e você confere o resultado agora! Jejum não é novidade. Em algumas práticas religiosas ele é super presente. Ou mesmo quando precisamos fazer um exame de sangue, é obrigatório fazer o jejum. Além disso, nossos ancestrais, que não praticavam a agricultura, só comiam caso conseguissem caçar alguma coisa ou coletar no ambiente. Portanto, jejuar era parte de sua vida cotidiana. Mas nesse protocolo, estamos falando de muito mais do que apenas ficar horas sem comer. Existe todo um embasamento teórico e científico que sustenta o conceito da dieta que, de acordo com um levantamento da fundação Conselho Internacional para Infor-

mação sobre Alimentação, foi a dieta mais popular do ano passado. O jejum intermitente pode ser feito de várias formas diferentes, mas sempre envolve um período de tempo no qual o praticante come muito pouco ou nada, em intervalos regulares. Como funcionam os padrões de jejum: O padrão 16:8 consiste em jejuar durante 16 horas seguidas no dia, e concentrar as refeições em uma janela de oito horas. Geralmente, é feito com refeições permitidas somente das 12h às 20h. O padrão 5:2 consiste em comer apenas 25% das calorias normais durante dois dias não consecutivos (terça e quinta, por exemplo) ao longo de uma semana. Há também o jejum completo de 24h, praticado uma vez por semana ou por mês. Ao contrário da maioria das dietas, o jejum intermitente não exclui nenhum tipo de comida, como gorduras, açúcares ou carboidratos. Tudo que você precisa é de um relógio. No entanto, comer de forma moderada e saudável faz toda a diferença no resultado. O mais recomendado é restringir carboidratos e açúcares e apostar em legumes, verduras, gorduras e proteínas, o

fevereiro 2020

13


cuide-se que também fará com que você não sinta tanta fome no período em que estiver em jejum. Cientistas enfatizam que a dieta das pessoas que adotam o jejum intermitente precisa incluir gorduras essenciais presentes em alguns tipos de peixes, amêndoas, castanhas e grãos; também deve incluir fontes de proteína magra, cereais integrais, carboidratos provenientes de alimentos ricos em amido e muitas frutas e vegetais, de forma a fornecer quantidades suficientes de fibras vitaminas e minerais. O fato de não ter alimentos proibidos foi o que fez Andréa Bianco, de 34 anos, a começar, manter e perder 12 quilos com o jejum intermitente. “Eu sempre fiz dietas super restritas e acabava furando justamente por conta de um doce ou carboidrato. O bom do jejum é que eu até posso comer arroz ou pão, mas dentro da minha janela de tempo”, conta. Andréa faz o protocolo 16:8 há três meses e comenta que a maior dificuldade é não tomar café da manhã. “Hoje eu percebo que não acordava com fome, mas comia por hábito. Agora já estou tão acostumada que mesmo quando chega a hora de comer, ainda estou sem fome”. Além do emagrecimento, o médico Dr. Victor Sorrentino, especialista em longevidade e ciência dos alimentos, destaca os benefícios do jejum intermitente em artigo publicado em seu site: • Renovação celular: causa a chamada autofagia, que é um mecanismo de auto limpeza e renovação das células do corpo;

14

fevereiro 2020

• Produção de HGH: o aumento do hormônio do crescimento no corpo ajuda na queima de gordura; • Diminuição da Insulina: durante o jejum caem drasticamente os níveis de insulina no sangue; • Saúde Mental: aumento da proteína BDNF no cérebro e melhora a saúde cerebral; • Longevidade: aumento da expectativa de vida das células; • Emagrecimento (como já falamos aqui): é uma ótima opção para perder peso e diminuir gordura visceral. Ou seja, mais do que uma dieta, o jejum intermitente, cada vez mais, é um estilo de vida adotado por milhares de pessoas do mundo todo. Mas fique atento! Assim como qualquer dieta ou protocolo de emagrecimento, é importante procurar um profissional da área, fazer os exames necessários e ser considerado apto para adotar o jejum. Afinal, segundo especialistas, ele não é adequado para pessoas com casos severos de diabetes, histórico de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia; pessoas com doenças crônicas; e mulheres grávidas ou que estão amamentando também não deveriam tentar o jejum intermitente. Como tudo o que falamos por aqui, é sempre bom ouvir o nosso corpo e manter o equilíbrio, sem radicalismo, pressa ou irresponsabilidade. Cuide-se!


viajar ĂŠ preciso

A vista do Farol Fort Williams Park vale a viagem e serĂĄ um dos grandes destaques da sua estadia no Maine

Bem-vindo ao Maine

A maneira como a vida deve ser

16

fevereiro 2020


O Farol Fort Williams Park, por exemplo, teve um papel super importante durante a primeira e segunda guerras mundiais, em defesa da costa dos EUA. Ele funcionou de 1873 até 1964. Fica localizado em um Parque com área para piquenique, quadra de esporte para basquete e tênis e os moradores do entorno utilizam bastante para caminhadas. A vista é lindíssima. Sem dúvida, será um dos grandes destaques da sua estadia em Portland.

Dica para o viajante: Quer viajar de carro pela costa de Maine? Boston, Massachusetts, é um excelente ponto de partida. Se descer no Aeroporto Internacional de Logan, em Boston, você terá fácil acesso a inúmeras locadoras de automóveis e a tudo o que a cidade pode proporcionar.

F

ilme americano adora o Maine. Um bom exemplo é o farol de Port Clyde Marshall Point Lighthouse - que serviu de cenário para o filme Forrest Gump. Quem lembra? Outros filmes e séries famosas completam o leque de obras que aproveitaram a paisagem nordestina norte-americana. Em qualquer estação do ano, a costa rochosa de Maine é linda, seja recoberta de flores silvestres da primavera ou de folhas secas do outono. A gente também adora o Maine. Primeiro porque 90% do estado é floresta (e nós amamos um verde), segundo porque possui mais de cinco mil quilômetros de rios (somos fanáticos por água). Verões quentes e invernos rigorosamente frios compõem o clima temperado do local. Conta com três regiões metropolitanas: Portland, Lewiston-Auburn e Bangor, famosa, entre outras coisas, por ser o lar do escritor Stephen King. O interior também é de muita beleza, com montanhas e florestas, ideal para a prática de atividades ao ar livre, inclusive esqui no inverno. No entanto, a cultura do Maine está muito relacionada ao mar, o que fica evidente com os pescadores espalhados pela costa e com veleiros que passam pelo litoral todos os dias. Para mergulhar mais nessa história, visite o Museu Marítimo de Maine, que é fantástico.

Os Farois Os farois são as grandes estrelas. Apesar de mais da metade deles terem sido desativados ou até mesmo destruídos ao longo do tempo, hoje o estado de Maine abriga uma formidável seleção de cerca de 70 faróis de navegação marítima espalhados por sua belíssima costa. Os que ainda permanecem em operação, foram totalmente automatizados nos últimos 30 anos. Os que ainda permaneciam de pé estão desativados, foram reformados e transferidos para fundações e organizações privadas que cuidam desse verdadeiro patrimônio marítimo da Nova Inglaterra. E quando o turista cruza a fronteira do estado é recebido pela frase: “Welcome to Maine. The way life should be” ou “Bem-vindo ao Maine. A maneira como a vida deveria ser”.

Bug Light Park - Porto com vista ampla da cidade; embora muito menos movimentado hoje em dia, está localizado em um parque que é destino popular para piqueniques, passeios de barco, brincadeiras com pipas e pesca aquática

fevereiro 2020

17


viajar é preciso O que significa a Nova Inglaterra? O nordeste dos Estados Unidos é considerado o berço do país. A região, chamada popularmente de Nova Inglaterra, engloba seis estados: Maine, Vermont, New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut. Quem viaja por esses destinos vai se deparar com uma história rica, cultura, tradições, pequenas cidades pitorescas, grandes universidades e natureza. O clima consiste em quatro estações bem definidas, com neve no inverno, árvores com folhas vermelhas e alaranjadas no outono, dias quentes no verão e temperaturas amenas na primavera. Já a culinária é baseada em frutos do mar muito frescos e de alta qualidade.

O Museu de Arte de Portland é um dos mais antigos e respeitados dos Estados Unidos, com reconhecimento internacional. Possui mais de 42 mil objetos históricos

O bairro Old Port é charmoso e acolhedor, com ruas de paralelepípedo e com várias opções de hospedagem. Dali também é possível ver um pôr do sol lindo e os moradores costumam se reunir para assistir ao espetáculo no céu.

Gastronomia A pacata cidade costeira de Portland Escolhemos Portland porque é a maior cidade do estado, com cerca de 70 mil habitantes, embora não seja a capital. Está localizada a 170 km de Boston. A passagem ida e volta saindo de São Paulo custa uns R$7 mil. A área portuária é a principal atração e é super gostosa para se passear; conta com arte de rua, barcos ancorados e materiais de pesca. Em cada um dos piers é possível encontrar lojas, restaurantes e pequenos mercados de peixe, com produto fresco e de qualidade. Uma boa dica de passeio, segundo o site “Na Dúvida, Embarque”, é a loja Sea Bag que comercializa bolsas feitas com material de velas de barco. É uma mais linda que a outra e ideal para usar na praia. Dá para fazer passeios de barco - que é beeeem agradável - e conferir de perto ilhas particulares, mansões à beira-mar e os faróis espalhados pelo local. Mesmo se estiver calor, leve um casaco por causa da ventania em alto mar. Os passeios costumam ser de maio a outubro, quando a brisa do mar não congela. A Casco Bay Lines é uma empresa convencional de ferries que ligam as ilhas da região. 18

fevereiro 2020

O Maine é famoso pela culinária com frutos do mar. Destaca-se por suas lagostas, as grandes estrelas tanto em restaurantes premiados quanto em food trucks. Aliás, alguns restaurante pescam, pesam e já preparam ali na hora. O estado também foi pioneiro no país na fabricação de cervejas artesanais. São mais de 300 microcervejarias num dos menores estados americanos. Portland se orgulha da sua produção local e artesanal de comida. Os turistas enlouquecem no Portland Food CoOp, um supermercado administrado em forma de cooperativa que só vende orgânicos. Tem sorvetes e queijos, uns mais gostosos que os outros.

Lagostas do Maine: o estado produz sozinho cerca de 4/5 de todas as lagostas consumidas nos EUA


Lojas e restaurantes no histรณrico bairro de Old Port

fevereiro 2020

19


viajar é preciso

No Restaurante PortHole você come lagostas enormes a um preço acessível

O Novare Res Bier Café tem 300 opções de rótulos de cerveja

Onde comer? PortHole Restaurante simples e debruçado sobre a baía. Uma dica: Sente do lado de fora, peça um chopp artesanal, ganhe um babador e por US$25 coma com as mãos duas lagostas do tamanho de polvos.

Hospedagem Holiday Inn Portland By The Bay R$400 a diária para duas pessoas Incluso traslado do aeroporto

Lewiston e Bangor Lewiston é uma cidade do estado americano do Maine, no Condado de Androscoggin. Foi fundada em 1795 como vila e em 1863 como cidade. São cerca de cinco horas de viagem direta de Boston até Bangor, mas fazer o trajeto com paradas estratégicas torna a aventura ainda mais especial.

Mas, diz aí… Que tal um bar com 300 opções de rótulos de cerveja? O Novare Res Bier Café fica num galpão e tem um pátio super gostoso para os dias quentes. Prefere chopp? O The Great Lost Bear, do ladinho do Old Port, tem 69 torneiras. Tour para as cervejarias e vinícolas artesanais? O ônibus escolar amarelinho do Maine Beer Tours te leva em várias (o ingresso custa a partir de 75 dólares). E se você é um dos nossos, encontre o grupo de corrida do Liquid Riot às 18h15, às quintas feiras. Eles correm diversas distâncias pelas ruas de Portland e depois se reúnem no bar para beber uma gelada.

Allagash: A maior cervejaria da região ainda assim é pequena, produzindo 70 mil barris por ano. E como se não bastasse a cerveja ser boa, o tour e todas as degustações são gratuitas.

20

fevereiro 2020

A principal atração de Bangor, no Estado do Maine, é a casa de Stephen King. O escritor e sua esposa a compraram nos anos 80 e desde então passam muito tempo no local. Por fora, a casa de King parece uma mansão amaldiçoada de um clássico filme de terror. A velha e sombria casa, construída em 1870, fica atrás de um portão preto com dragões e morcegos forjados em ferro. Os fãs do autor simplesmente não conseguem passar por lá sem tirar pelo menos uma foto.


casa e jardins

O Coração da Casa!

Muito mais do que um local pra cozinhar e comer, a cozinha é o centro do lar!

Foto: Kadu Lopes

Nessa cozinha, diferentemente das outras, a cor é a principal protagonista. Ela faz a vez de decoração, já que chama bastante atenção e ocupa uma superfície grande da marcenaria da cozinha desse projeto. Para ficarem mais discretos, os eletros e metais escolhidos foram pretos, camuflando-se com o fundo da área da pia.

Projeto: Triart

22 fevereiro 2020

C

oração do lar, a cozinha é o centro familiar da casa, onde todos se encontram e se alimentam não só de comida, mas também de histórias e amor. Por isso mesmo, ao longo dos anos, esse ambiente deixou de ficar escondido atrás das paredes para estar integrado às áreas sociais. Mais do que bonita, a cozinha deve ser funcional, segura e higiênica! Ao projetá-la, a primeira preocupação deve ser com o trabalho: onde serão realizadas as atividades principais de preparar, cozinhar e armazenar? Após muitos estudos, concluiu-se que a maneira mais eficiente de posicionar geladeira, pia e fogão é de modo a formarem um triângulo! Essa disposição facilita o dia a dia, encurtando as distâncias percorridas durante as movimentações mais repetidamente feitas: 1) retirar o alimento da geladeira; 2) Colocá-lo sob a pia e 3) Levá-lo ao fogão. Nesse layout, é preferível que o fogão seja posicionado ao lado da pia e a geladeira na parte de trás (deixando o frio mais longe do quente). Caso a triangulação não seja possível, o ideal é


Projeto: Beatriz Dutra

Bom exemplo do uso de cores: base neutra e sóbria, com madeira e tons de cinza e alguns nichos de destaque em laranja vibrante! A marcenaria também serviu de moldura para a linda natureza vista pela janela e contribuiu para a iluminação natural!

fevereiro 2020

23

Foto: Renato Navarro

que a pia fique entre o fogão e a geladeira permitindo, assim, que a geladeira possa ser acessada sem ter que passar pelo fogão. Uma boa iluminação é vital em qualquer cozinha, principalmente na área de preparo dos alimentos, para que se evite acidentes! Sempre que possível, opte pela iluminação natural, pois além de ser mais agradável, o sol é uma espécie de higienizador natural (fora a economia na sua conta de luz!). A iluminação artificial deve ser bem pensada para que o preparo de alimentos seja eficiente inclusive à noite, com fontes luminosas posicionadas de tal maneira que bancada, fogão e pia fiquem bem claros, sem projeção da sombra daquele que estiver cozinhando. Tão importante quanto um bom projeto é a organização da sua cozinha. Ela é fundamental não só na estética do ambiente, mas também na garantia do bom funcionamento diário. Não negligencie armários e prateleiras, procure por modelos espaçosos, que permitam armazenar o maior número de itens. A opção por fazê-los sem porta ou deixar os utensílios 100% a mostra, apesar de linda (se você for extremamente organizado), pode não ser a ideal para quem cozinha to-


casa e jardins

Foto: Fran Parente

Para os adeptos ao estilo mais indústria e arrojado, um belo exemplo de cozinha funcional, onde a marcenaria tem seu acabamento todo na cor preta. Em compensação, a área de trabalho pesado é clara, com granilite branco, possibilitando equilíbrio e auxiliando no preparo dos alimentos. Pia e fogão dispostos lado a lado.

Foto: Renato Navarro

Um exemplo de cozinha super bem iluminada, com revestimentos claros. A bancada em pedra preta é uma boa pedida para área de alimentos, pois é difícil de manchar. A torre quente foi posicionada ao lado da geladeira, na parte de trás do fogão, concentrando serviços.

dos os dias no ambiente, pois as peças engorduram muito rápido. Caso sua cozinha seja compacta, opte por cores claras, tanto nas paredes quanto na marcenaria, pois isso dará a impressão de que o espaço é maior. Invista em armários planejados que permitam aproveitar todo o espaço, além de modelos de eletrodomésticos embutidos, pois liberam a bancada. Evite colocar muitas banquetas ou uma mesa muito grande, por exemplo. Uma boa coifa pode ajudar bastante na higienização, já que o ambiente não é tão grande para dispersar o vapor e cheiros de comida. Na busca por equilíbrio entre beleza e utilidade, não tenha preguiça ao escolher os acabamentos e revestimentos desse ambiente. O piso de uma cozinha deve ser fácil de lavar e não acumular sujeira. Hoje existem muitas opções bonitas no mercado, feitas em material que exige pouca manutenção. Os mais usados continuam sendo a cerâmica, o granito e porcelanato. Os tampos das bancadas podem ser de granito, aço inox ou pedras sintéticas, como QuartzoStone, que resiste ao calor e não mancha, esses últimos, porém, com custo um pouco mais elevado. Nas paredes, aquela ideia de que era necessário aplicar revestimento cerâmico em tudo ficou para trás. Graças à potência das coifas, hoje é possível aplicar apenas massa corrida e tinta lavável, deixando só na bancada da pia e do fogão, um frontão de aproximadamente 25cm de altura, feito no mesmo material da bancada, para que a gordura e a água não estraguem a parede. A cozinha é um ambiente potencialmente perigoso, onde facas e fogo se encontram. Sendo assim, procure posicionar gavetas com utensílios cortantes e raladores, fora do alcance de crianças. Evite tapetes: uma pessoa carregando uma panela com óleo quente ou água fervente pode escorregar e causar um acidente gravíssimo. Na hora de projetar sua cozinha, você deve se perguntar qual é o seu estilo de vida e o que você deseja. O projeto de um ambiente para quem adora cozinhar e faz isso diariamente é muito diferente do feito para alguém que mal para em casa para comer. Conheça seus hábitos e seu estilo.

DICAS:

1 24 fevereiro 2020

Projeto: Beatriz Dutra

Ponto hidráulico: Mexer na parte hidráulica aumenta significativamente o valor da obra. Junto com ela, vem a reposição dos azulejos ou a troca de todos. Se tiver que al-


Nesse projeto, podemos ver um exemplo de triangulação. Nesse caso, porém, a geladeira e a pia formam a base do triângulo e o fogão sua ponta. Iluminação natural novamente fazendo um papel importante, permitindo que a cozinha seja usada durante o dia sem a necessidade de auxilio de luzes artificiais.

2

Projeto: Beatriz Dutra

Obs: Comparando as duas fotos (1 e 2, do mesmo projeto), podemos ver que, apesar de integradas, cozinha e sala contam com pisos distintos. Na parte da sala, o piso é de madeira, enquanto que, na cozinha, optou-se pelo piso frio, mais fácil de limpar e mais seguro (além de mais claro, permitindo enxergar melhor possíveis sujeiras).

Beatriz Dutra • beatrizdutra.com.br • Tels.: 4612-4457/3061-2826 Av. José Giorgi, 1181 , lj108, Granja Viana Cel. Alfredo Cabra, 99, Jd. Paulistano

fevereiro 2020

25

Foto: Renato Navarro

terar somente um pouco as posições da cuba e torneiras de bancada, use os sifões e pontos de entrada de água flexíveis. Gás: Para não mexer no gás, atente-se ao fogão. Ao comprar um novo, veja as normas de segurança. O ponto de gás nunca pode ficar atrás do fogão e o registro tem que ter fácil acesso. Elétrica: Verifique a segurança da fiação. Caso não queira mexer na elétrica, terá que adequar o mobiliário novo aos pontos existentes. Normalmente cozinhas planejadas pedem para que os pontos sejam modificados, fique atento. No caso de fogões e fornos, veja normas de segurança, assim como as do gás.


moda

Tanto riso, oh quanta alegria! P

ode ir de palhaço? Pode. Pode ir de índio? Não pode. Pode ir de rebordosa? Pode. E de nega maluca, pode? Não, só de afrodescendente com problemas mentais, daí pode! Sim, chegamos em 2020 repletos de pode-não-podes. Ok, sabemos que não existe risco algum em ir para o xilindró por preconceito racial só porque você decidiu curtir a alegria dos dias de folia usando uma peruca afro. Mas será que pega bem? Isso só você poderá dizer, concorda? Só não deixe que a chatice do politicamente correto impeça você de arrasar nas passarelas do samba. Carnaval é época de extravasar, vibrar e se divertir sem limites para o que os outros poderão ou não pensar de você. Mas cá pra nós, já pensou em como irá aguentar esta maratona de bailes, fantasias, blocos, abadás e trios elétricos? Se ainda não

26

fevereiro 2020

pensou nisso, veja então estas dicas preciosas para cair na folia e aproveitar ao máximo todos os dias com muita alegria. Esqueça o salto alto em casa. Os seus pezinhos serão os responsáveis por aguentar o tranco seja no salão, nas ruas ou nos sambódromos por onde passar. Portanto, trate-os bem usando calçados confortáveis de saltos baixos e, de preferência, que não sejam novos e já estejam adaptados aos seus pés. Não caia na tentação de usar sandálias abertas ou chinelos. Nos primeiros 5 minutos você correrá o risco de ficar descalça, já estou lhe avisando! Use calçados que não saem dos pés facilmente. Dependendo da festa prefira calçar sapatos fechados, pois eles poderão protegê-la contra os pisões que inevitavelmente você irá levar. Nada melhor que um bom tênis se for curtir as marchinhas nos blocos de rua.


E o celular, o que fazer com ele? Chegou a hora de testar os seus limites e aderir ao uso da pochete. Se ainda não teve coragem de experimentar, aproveite o Carnaval, pois outra oportunidade como esta você não terá tão cedo. Use-a na transversal virada para a frente ou então na lateral. Prática e segura, você não corre o risco de perder os seus pertences pois nela cabe tudo o que precisa levar além do celular: dinheiro, cartões, documentos, chaves e preservativos para aquela sua amiga que sempre anda desprevenida, é claro. Agora, se você ainda não está preparada para sair desfilando sua beleza e alegria usando uma pochete, que tal optar por uma doleira? Versão mais fina da pochete, ela fica escondidinha por dentro da roupa. Na hora de escolher sua roupas ou fantasias para os dias de festa, prefira as confeccionadas com tecidos leves. Algodão, viscose, linho, seda e visco lycra são os mais indicados para o Carnaval. Fuja dos tecidos pesados, plastificados e das fantasias muito

coladas ao corpo. Opte por cores alegres e pelo mix de estampas para entrar no clima. Mas muito cuidado com os acessórios, ok? Asas de anjo ou borboleta muito grandes, tridentes de netuno pontudos demais e cestas de chapeuzinho vermelho só servem para tirar a sua paciência e impedir que curta a agitação com liberdade. Se preferir usar uma máscara, disfarce! Temáticas, as máscaras são cada vez são mais procuradas para quem curte passar incólume no meio da multidão. As de Dalí, do seriado La Casa de Papel, permanecem sendo as mais requisitadas. As do Queiroz também prometem infestar as avenidas do país, afinal, todos estão querendo saber onde está Queiroz e nada melhor que o Carnaval para ele dar o ar da graça, não é mesmo? Divirta-se. Se cuide. Aproveite todos os momentos de alegria desta época esfuziante e repleta de brilho e alegria. E não esqueça: vou beijar-te agora, não me leve a mal, hoje é Carnaval!

Celso Finkler é publicitário e pós graduado em psicobiofísica. • celsoflinker@hotmail.com

fevereiro 2020

27


aniversário

Nove anos de conexões

N

ove anos atrás nascia a Revista TUdo. Um sonho da Publisher Roberta Smilari, de fazer conteúdo de forma diferente, inovadora e ao mesmo tempo acolhedora, algo que criasse vínculo e relacionamento. Hoje, 109 edições depois, a Revista TUdo tem sua comunidade, seus leitores assíduos, gente que contribui, colabora, opina, faz parte. E quanta coisa mudou ao longo desses nove anos. Foram mais de 6500 páginas de revista, 109 personalidades de capa, entrevistas e reportagens exclusivas, emocionantes e cheias de informação. Se pensarmos na evolução da tecnologia ao longo desse tempo, quanta coisa mudou! O 28

fevereiro 2020

Whatsapp, que transformou o jeito que a gente se comunica chegou ao Brasil em 2009, mas estourou mesmo lá por 2011. Em seguida, em 2012, o Facebook atingiu a marca de UM BILHÃO de usuários no mundo. E foi neste mesmo ano que a TUdo entrou no Facebook, em dezembro de 2012. Quantos posts, quantas fotos, vídeos, curtidas, comentários. Quantos compartilhamentos! Somente em 2019, por meio das nossas redes sociais, conversamos, diariamente, com cerca de 1200 pessoas. No Instagram, hoje a rede queridinha no Brasil e no mundo, também chegamos em 2012. E fomos entendendo como todo esse universo fun-


www.revistatudo.com.br @tudoemrevista @revistatudo2012

APPTUDO: baixe agora, gratuitamente, disponível para Android e IOS

cionava. Nesta rede, aliás, chegamos a ter mais de 8 mil pessoas visualizando um mesmo post. Não é demais? Isso sem contar com nosso APP, o único aplicativo da região, com notícias fresquinhas de tudo o que acontece por aqui , todo conteúdo da Revista TUdo, além de um guia comercial completo com mais de 20 categorias e cupons de descontos. Nesse meio tempo, aprendemos a fazer Story e nos familiarizamos com as novas ferramentas que iam surgindo. Caminhamos, junto com a evolução tecnológica, entendendo como tudo isso funcionava e nos preocupando em entregar, diariamente, o melhor conteúdo e o melhor atendimento aos nossos leitores e clientes.

Recentemente, uma nova profissão, aliada das redes sociais, alavancou ainda mais as nossas conexões – marketing de influência. Ou seja, os influenciadores digitais, os famosos “blogueiros”, que constroem suas comunidades e as conexões diariamente. A gente, por outro lado, se identifica e estabelece parcerias com esses profissionais, a fim de conversar também com as suas comunidades. E engana-se quem acha que é só uma tendência. O marketing de influência é um fato mais que constatado. 76% dos usuários de redes sociais compram por influência de alguém.

Blogueiros do nosso quintal Pensando nisso, selecionamos alguns influenciadores digitais da nossa região, com perfis bem diferentes, mas que já conquistaram seu público e influenciam a internet com maquiagem, moda, viagens, saúde, esportes e um estilo de vida super inspirador. fevereiro 2020

29


aniversário

@garimpando.life

r

rado

abo

Col

ime

do t

o

TUd

M

arcelo Sampaio é colunista da Revista TUdo, onde conta, mensalmente, suas descobertas em destinos mundo afora. Formador de opinião, Marcelo também é advogado por formação e chef formado pela conceituada Le Cordon Bleu, na França. Teve uma empresa de Catering por mais de 25 anos, sempre muito focado no mercado de luxo, além de consultorias pelo País e pelo mundo, em espaços de eventos, hotelaria, espaços culturais, de beleza, enologia e gastronomia. Casou-se com o Cirurgião dentista Eduardo Indig Sampaio, e juntos montaram o projeto Garimpando, com experiências de viagem e gastronomia. Adotaram um filho e além de luxo, as experiências passaram a ter um quê de família, com indicações de alta qualidade. Há cerca de 8 anos, o Garimpando.life compartilha com o público experiências de viagens, arte, decoração, moda e tudo o que tem a ver com alta qualidade, aproveitando intensamente os momentos. Escreve para revistas e apresenta um programa de TV. Com um currículo desse, certamente o Instagram do Marcelo, assim como qualquer coisa que ele faz, seria um sucesso. Seu perfil influencia as pessoas de muitas formas, seja um hotel, um restaurante, ou uma praia deserta. “Acredito que a influência é fruto da verdade, de vivenciar de fato e ter sinergia com o que se faz e o estilo de vida que se leva. Nunca tive a pretensão de ser influenciador, mas fico feliz em contribuir nas decisões de compras das pessoas a partir da minha rotina e dos meus garimpos mundo afora. Poder agregar um pouquinho na vida de cada um que me segue, vivendo e aprendendo. Sempre com a consciência de que uma vida é muito pouco pra viver tudo o que o mundo tem a nos oferecer.”

@diihleite

I

ngreed Leite é uma das pioneiras como influenciadoras na região. Formada em Comércio Exterior, abandonou a rotina e a estabilidade de uma carreira em multinacional para se dedicar a fazer aquilo que acreditava. Sua influência começou há quatro anos, quando abriu uma loja de roupas femininas na Granja e as pessoas começaram a curtir os looks e o jeito que ela se comunicava. Por fim, ela fechou a loja e acabou ficando só com o Instagram. Na época, produzia conteúdos relacionados a moda e beleza. A partir daí tudo mudou, desde a vida dela até o conteúdo do Instagram. Há cerca de dois anos Diih mudou seu estilo de vida, se tornou vegana e passou a trabalhar com marcas que também têm esse propósito. E sobre isso ela comenta: “ Nada compra a minha verdade. Se não gosto ou não me identifico, não aceito o trabalho, não divulgo. Eu sempre busco informações relevantes e com fundamentos para que eu possa impactar positivamente a vida de cada um que segue as minhas dicas. Eu não quero carregar o peso, jamais, de uma pessoa que prega algo mas não faz”. 30

fevereiro 2020

ora orad b a l e Co tim

do

o

TUd


@paulinhadonati

A

bailarina e patinadora artística Paula Donati já conhecia o mundo da TV e dos famosos quando começou a usar a internet pra compartilhar sua rotina. Ela trabalhava no programa do Gugu, na Record, e começou a postar os bastidores, ensaios e gravações, o que despertava a curiosidade das pessoas e assim acabou ficando conhecida. Como estava na TV, artistas famosos que já a conheciam começaram a segui-la e compartilhar suas fotos, assim sua visibilidade aumentou ainda mais. Isso era março de 2012. E estar na TV aumentou rapidamente seu alcance e visibilidade. Hoje, Paulinha recebe diariamente muitos produtos para testar. O quadro “recebidos”, onde ela mostra o que recebe e o que vai testar, faz o maior sucesso em suas redes. Ela conta: “Recebo muitos convites , tenho a oportunidade de ir em festas e estar nos melhores lugares - restaurantes, clínicas de estética, dentista, ganho roupas, joias, cabeleireiro.... Praticamente não gasto com nada!” Mas engana-se quem acha que o Instagram é a principal atividade dela. Paulinha dá aulas de patinação artística em três escolas da região e é bailarina do Programa do Ratinho, no SBT. E justamente por ter outras atividades, ela se preocupa muito com o conteúdo que vai postar. “Eu tomo muito cuidado, e estar há muito tempo no Instagram me dá maior conhecimento do meu público, eu sei do que eles gostam. Além disso, eu procuro ser real. Essa coisa de vida perfeita não existe. Se estou triste falo que estou triste e pronto. Afinal, todo mundo tem dias ruins às vezes”.

@eumariapaulaferreira

M

aria Paula Ferreira é a caçula das influenciadoras. Mas engana-se quem pensa que a jovem de 23 anos é inexperiente e aventureira na internet. Estudante de Marketing, Maria desde cedo entendeu as responsabilidades e perrengues da vida. Sempre repete o bordão “quem vê close não vê corre”, e fala sobre maternidade ( é mãe do pequeno Gael de um ano), empoderamento feminino, aceitação e o universo plus size. Carismática, Maria decidiu há um ano e meio produzir conteúdo na internet, porque queria conversar e compartilhar o dia a dia de mulheres como ela, reais! Apresenta o programa Feminina, na Max FM Cotia, tem os clientes que o Instagram trouxe, estuda e ainda cuida da casa, do filho e do marido. Para dar conta, ela se organiza: “Toda semana eu faço um cronograma semanal, monto as minhas pautas, tanto para o Instagram quanto para o meu programa de rádio, e organizo a agenda”. Embaixadora de uma marca de roupas plus size, Maria conta que o que mais gosta neste papel de influenciadora é a troca. “Além de ser real e contar sobre minha acne ou a dificuldade em, às vezes, achar uma calça jeans que fique boa no meu corpo, eu ouço as mulheres. Compartilhamos conquistas e dores e é isso que me faz realizada e, cada vez mais, ter certeza de que estou no caminho certo”. fevereiro 2020

31


aniversário

@euvanessaalvez

A

jornalista Vanessa Alvez atuou por mais de dez anos na área de marketing político até se aventurar na internet. Começou despretensiosamente, produzindo conteúdo e compartilhando sua vida e as dicas do que usava. Como ela mesmo diz, “existe uma diferença muito grande entre ‘querer ser’ influenciadora e ‘ser’, de fato, influenciadora. Eu não escolhi ser influenciadora. As pessoas me escolheram. Sem elas, não existiria @euvanessaalvez com tanta relevância e força como existe.” Hoje, ela é consultora de moda e estilo, além de influenciadora, e produz conteúdo nas áreas de moda e beleza. Sobre a responsabilidade que tem com suas “maravilindas”, como chama seus seguidores, em sua maioria mulheres, ela diz: “Influencio vidas, inspiro pessoas, transformo realidades. Recebo centenas de mensagens pedindo conselhos, dizendo que passou a ir à academia por minha causa ou que usou um batom pela primeira vez na vida porque eu falei sobre a importância em se cuidar.”. A fama, mesmo que ainda tímida, já acontece. Alguém reconhece numa festa, no supermercado, na fila da farmácia. Mas ela não se deslumbra! “Este reconhecimento é consequência de um trabalho feito com muito amor”, diz.

@pablotitto1

P

ablo Titto é ator, modelo, empresário, coach de programação neurolinguística e coach motivacional esportivo. Ao longo da carreira, muito por conta do esporte, e por fazer ações sociais, foi ganhando espaço e se tornando referência quando o assunto é motivação e superação. Daí pra ganhar o Instagram foi um pulo. Embaixador e atleta da New Balance, há cerca de dois ano fez um grande evento da Colgate, marca da qual hoje também é embaixador, e aí seu nome ganhou ainda mais força. “Hoje, mais da metade do meu tempo é dedicado ao Instagram. Tenho cerca de 12 contratos ativos, remunerados, e me dedico com muito carinho e disciplina a eles”. Além disso, ele continua com a carreira de ator e modelo e faz muitos testes para peças e comerciais de TV. Sobre influenciar e este trabalho profissional com as marcas, ele é categórico: “Não dá pra fazer um trabalho de credibilidade em um mês. Meus contratos sempre são de 3 a 6 meses, que é o tempo de construção, de aliar a minha imagem àquela marca, de testar realmente e levar ao meu público a minha experiência com o produto ou serviço”. Pablo, assim como seu irmão Felipe, são crias da Granja. Conhecem todo mundo por aqui, o que facilita o diálogo com a região e a verdade daquilo que posta. “Eu moro aqui há 40 anos, se falo de algum estabelecimento ou marca da Granja, é porque fui, testei, experimentei e estou ali, dando minha opinião real”. 32

fevereiro 2020


entrevista

Vida Real

Regina Foto: Paulo Belote

O amor de mĂŁe de

CasĂŠ

Por Michele Marreira e Mariana Marçal 34

fevereiro 2020


R

egina Casé é um ser nada convencional, longe de se enquadrar à imposição dos padrões sociais. Aos 65 anos, no quarto casamento e com dois filhos, Benedita, 30, e Roque, 6, ela aceitou de alma e coração - e depois de quase 20 anos sem atuar em novela - o desafio de interpretar, em horário nobre, a nordestina Lurdes, uma mulher pobre, trabalhadora, sem vaidades, que ama os quatro filhos mais que a própria vida e voltou ao Rio em busca do quinto filho que foi vendido pelo marido. Na vida real não é diferente. Regina é maluca pelos seus e pelo neto Brás, de apenas dois anos. Se há 24 anos ela era uma mãe super protetora e apavorada - Benedita veio ao mundo em um parto complicado, onde mãe e filha quase morreram e isso criou um vínculo absurdo entre elas - hoje, mãe do pequeno Roque, Regina lida com a maternidade de forma mais segura. “Sou uma mãe muito melhor para ele”, conta. Roque foi adotado e Regina teve uma “gestação” de 96 meses, já que oito anos se passaram após ter dado início aos procedimentos de adoção, até o meninão de cinco meses chegar ao braços dela e do marido, Estevão Ciavatta. Aliás, falando em maternidade, vale relembrar aqui que foi só no ano passado que ela

e a filha desabafaram pelas redes sociais sobre a surdez severa de Benedita, que nasceu ouvinte, mas perdeu a audição ainda nos primeiros anos de vida quando teve que tomar remédios ototóxicos. Ano passado, no Programa do Bial, a filha de Regina Casé falou sobre o tema e revelou os medos que a acompanharam por toda a vida. Sim, ela falou. Apesar do problema, Benedita se comunica muito bem, trabalha com audiovisual e busca, dia após dia, sua reabilitação auditiva. Regina é mãe, mas também é filha. Nascida e criada em Botafogo, é a mais velha de três filhas de Heleida Barreto e do escritor Geraldo Casé, que foi diretor do Sítio do Pica Pau Amarelo. Os pais se separaram cedo e Regina ficou com a mãe e as irmãs no Rio, mas, por pouco tempo. Heleida se casou de novo e foi embora para Portugal com as filhas mais novas. Ainda menina, ficou morando com as tias-avós Maria Amélia e Julinha, que incentivaram sua carreira no teatro. Nascia, então, a atriz e apresentadora Regina Casé, que revolucionou a forma da televisão brasileira se comunicar. Uma mulher na terceira idade ser protagonista em horário nobre é uma quebra de padrão estético e de idade. Regina Casé é isso. Quebra tudo!

Foto: Rede Globo - João Januário

Regina Casé batizou o filho Roque em diferentes religiões. Ele foi batizado por um rabino, uma pastora, uma monja budista, um babalorixá e um padre, amigo da família.

fevereiro 2020

35


entrevista Revista TUdo: Após uma pausa enorme, qual a sensação do retorno às novelas? Regina Casé: Está sendo tão bom. Quando eu gravo novela nunca assisto no monitor, senão começo a achar vários defeitos. Me jogo. É lindo ver pessoas que eu vinha acompanhando de outros trabalhos, se jogando, querendo a mesma coisa. Penso que a ficção, na atualidade, é uma maneira suave de chegar e conversar com as pessoas, que estão muito arredias. Elas não conseguem se ouvir e, por meio da emoção, contando com minha atuação, acho que é mais fácil ser uma ponte entre diferenças, algo que sempre fiz.

Foto: Rede Globo - João Cotta

Fale um pouco do processo de construção de sua personagem, Lurdes. É uma personagem que não pode ter nenhum momento racional. Ela é pura emoção e coração. Uma mulher como a maioria das brasileiras e nordestinas, que trabalha e defende seus filhos. Ela tenta dar a eles dignidade, princípios, exemplos de honestidade. Fiquei muito feliz com o resultado, não só do meu trabalho, mas também dos meus colegas.

36

fevereiro 2020

Quais foram suas referências e inspirações durante esse processo? Seria injusto me inspirar especialmente em alguém, eu pensaria em umas cem (risos). A personagem é tão rica, complexa e bonita. A qualidade do texto é maravilhosa, assim como a fotografia do Walter Carvalho e a direção artística do José Luiz Villamarim. É uma surra de emoção. Eu leio uma cena e fico ansiosa para gravar logo porque quero ver aquilo acontecer. Estava morrendo de saudades de voltar a atuar, mas deixar meu antigo trabalho, deixar de viajar o país como apresentadora... precisaria ser uma personagem como esta para eu ter coragem de largar tudo e me jogar de novo como atriz. Deu um friozinho na barriga quando topou o convite? Eu confesso que estava morrendo de medo sim, não convivia com isso há anos. Quando eu tinha meu programa, era a atração da Regina, com o maquiador da Regina; aqui é outro jeito de trabalho em equipe, com muitos profissionais em volta; eu estava com medo da readaptação. Está sendo um sonho; fui recebida da maneira mais carinhosa possível.


“Ser mãe mais velha é bem mais legal”

Que horas ela volta?

Foto: Rede Globo - João Cotta

Regina Casé interpreta Val, uma empregada doméstica de Recife que mora há mais de uma década em São Paulo, na casa dos patrões. Dentro deste amplo lar de classe média-alta, Val é considerada “quase da família”, tendo criado os filhos dos patrões como se fossem os próprios, mas ela ainda faz as suas refeições em uma mesa separada, dorme no quartinho dos fundos e jamais colocou os pés na grande piscina onde os outros se divertem. A empregada doméstica foi o símbolo escolhido para ilustrar a condescendência de certa elite que “acredita sinceramente ter sido feita para ocupar tal posição”, como diriam os sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot. fevereiro 2020

37


Foto: Rede Globo - João Januário

entrevista

Regina é conhecida como a apresentadora do povo, que levou a cultura das periferias para a televisão. Palco de artistas populares, o Esquenta foi a primeira atração de estúdio liderada por ela. Programa Legal, Brasil Legal, Muvuca e Central da Periferia eram gravados nas ruas e nas casas das pessoas pelo Brasil afora.

Além de exímia atriz, você também é uma excelente apresentadora. O público te cobra para retornar com seu programa de TV? Me cobra bastante! Em alguns lugares, como na Bahia, eu quase apanho (risos). Sempre pedem para voltar com o Esquenta. Você foi premiada no cinema pelo filme Três Verões. O que achou deste trabalho? O filme Três Verões vai ser lançado muito próximo à novela e nele eu faço uma mulher do povo; me orgulho muito disso. Não é à toa que me escolhem para este tipo de papel. Esse filme ganhou um prêmio no primeiro festival que participou e isso me deixou feliz. Qual o balanço você faz de sua trajetória artística? Eu sempre trabalhei com profissionais maravilhosos. Para se jogar em cena sem maquiagem, sem pentear o cabelo, você tem de ter confiança em quem te cerca. Você precisa pegar todas as suas emoções que estão guardadas e colocar para fora. Minha carreira sempre foi assim, seja no teatro, no cinema e na televisão. Como tem feito para conciliar as gravações com os cuidados com seu filho pequeno? Tem sido brabo, mas, me programei muito. Foi tudo pensado. Eu estava com um novo programa engatilhado, quase pronto para entrar no ar em outubro do ano passado, quando fui convidada. Eu fiz esta escolha, quis me dedicar a isso e conversei em casa que iria sumir (rs). Como é criar um filho pequeno no mundo de hoje? 38

fevereiro 2020

O mundo me deixa mais apavorada. Como será o mundo do Roque, que tem apenas seis anos? Isso se tivermos um mundo ainda para ele viver. Hoje sou uma mãe muito melhor para ele ficando mais velha - do que fui para a Benedita, quando eu tinha muitos medos e inseguranças. Ser mãe mais velha é bem mais legal. Sua personagem tem um ponto em comum com você que é a adoção… Sim, sempre digo que amor de mãe é uma droga poderosíssima que você pode ver e sentir coisas que você não sentia antes. Ser uma mãe por adoção é o contato direto com o mistério. É como colocar um plug no sagrado. Eu não conhecia aquela pessoa em um dia e, no outro, eu o amava tanto quanto amo a Benedita. Era igual. Eu achava que seria uma construção, mas não foi. É um troço estranho que vem de um lugar maluco. E como é a Regina avó? Nem queira saber! Fico apaixonada pelo neto e pela filha. Vê-la virar mãe é uma maravilha. Não sou do tipo de avó que deseduca, que dá doces escondidos; sou firme e brinco muito com ele. A gente tem uma relação de brincadeira e proximidade muito grande. Eu já tinha experimentado o amor de mãe, mas descobri que o amor de avó é muito mais barra. Já meu filho está numa fase difícil, acha que tem 16 anos. Dias desses, ele sumiu no churrasco da Mangueira, disse que tinha ido ao banheiro. Perguntei por que ele não me chamou e ele respondeu: ‘senão eu teria que ir ao de mulher e eu queria ir ao de homem, então, fui sozinho lá longe’.


educação Imagem: reprodução

Publi Editorial

Faculdades Rio Branco e Curso de RI entre os

melhores do Brasil

A

s Faculdades Integradas Rio Branco obtiveram excelentes notas pelo MEC! A Unidade Granja Vianna conquistou a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), ficando entre os 12% de escolas que têm essa nota no Brasil. O curso de Relações Internacionais (RI) da Unidade Granja Vianna é uma referência nacional e foi eleito como o melhor curso entre as instituições particulares, com classificação 5 pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Ministério da Educação (MEC). "A prática de boas relações diplomáticas e comerciais entre países, sociedades, diferentes culturas e empresas é imprescindível para o desenvolvimento, geração de novos negócios e oportunidades", destaca o professor doutor em Ciência Política e coordenador do curso de Relações Internacionais da Rio Branco, José Maria de Souza Jr.

Professor Antonio Roberto: destaque na revista internacional, Branders Magazine

Imagem: reprodução

Professores referência na imprensa e palestras com personalidades da área

Coordenador de RI, José Maria de Souza Jr.

Entre as vantagens de cursar RI nas Faculdades Integradas Rio Branco estão: • Aulas com professores que são destaque no mercado de trabalho e acadêmico, além de fontes de entrevistas para a imprensa nacional e internacional; • Internacionalização: parcerias com universidades internacionais e oportunidades de intercâmbios; • Parceria com instituições para o estudo de línguas estrangeiras; • Participação em eventos nacionais e internacionais, palestras e workshops com personalidades referências na área; • Instalações e estrutura de última geração; • Transporte; • Estacionamento gratuito. Faculdades Integradas Rio Branco Rod. Raposo Tavares, 7.200 km 24 – Granja Viana, Cotia. Informações: (11) 4613-2457 das 14h às 22h. Acesse: www.riobrancofac.edu.br

fevereiro 2020

39


garimpando

C

hegamos a Moscou! Mesmo no frio e na neve, nos deparamos com as ruas lotadas de pessoas caminhando com fisionomias felizes e para cima. Música, cores, risadas e agito por onde passávamos. Ficamos hospedados em frente ao Teatro do Ballet Bolshoi, no inesquecível Ararat Park Hyatt. Contemporâneo e high tech, o hotel tem uma arquitetura de tirar o fôlego, além de uma exemplar localização a poucos metros da Praça Vermelha e ao lado das ruas mais sofisticadas da cidade. A cidade de Moscou é a capital da Rússia e o coração político e econômico do país. Habitada por mais de 12 milhões de pessoas, a 42 fevereiro 2020

capital russa tem como data de fundação o ano de 1147, segundo os historiadores. Uma parte importante da história e da vida cultural de Moscou concentra-se no complexo de prédios do Kremlin, dentre eles museus, igrejas e prédios governamentais que foram sendo construídos dentro da fortaleza moscovita. Queríamos ir até esse pedaço da cidade todos os dias. Lojas de grifes internacionais, restaurantes premiados e alta sofisticação estão por todos os lados da capital russa. Visitamos também o maior Bunker da Guerra fria e confesso que ali fiquei bastante apreensivo, apesar de ter adorado esse olhar vintage com algo que vemos apenas nos filmes de espiões.


O Mosteiro da Trindade-São Sérgio, um centro espiritual da Igreja Ortodoxa russa em Zagorsk, nos impressionou e emocionou. Que espetáculo, que energia e que paz. Nossa Senhora apareceu ali há séculos e, até hoje, cultua-se essa benção. Comer em Moscou foi algo impressionante, pois os restaurantes são ultra modernos e possuem uma gastronomia premiada internacionalmente com sabores antenados com o mundo. Piramos nos lindíssimos Ruski, Bochka e Chips. Muitos brindes e muitas Vodkas excelentes foram degustadas nesses locais, todos imperdíveis. Quero voltar e viver mais dessa experiência engrandecedora. Me aguarde Rússia, me aguarde Moscou!

Indicações: • Agência Mister Travel www.mistertravel.com.br • Rusmice Receptivo na Rússia www.rusmice.com

• Ararat Park Hyatt Moscou www.hyatt.com • Restaurante Ruski Moscou www.354group.com • Restaurante Bochka Moscou www.vbochke.ru • Restaurante Chips Moscou www.novikovgroup.ru GARIMPANDO.LIFE®__________________________ MARCELO SAMPAIO +55 11 4617.3434 | 99979.1784 Apresentador / Influenciador Mercado Premium / Produtor de Eventos Television Host / High Quality Consultant Market / Events Producer www.garimpandolife.com.br | Instagram @garimpando.life Programa Garimpando com Marcelo Sampaio Todas as 4ªs, às 20h, as 6ªs, às 22h, e Domingos, às 18h, na Cabo Travel Box Brazil “2019/2020 - Em busca de Experiências Hypes pelo Brasil e Mundo Afora!”

fevereiro 2020

43


guia de cursos

O adversário

é você L

ogo nos primeiros dias do ano, fomos brindados com uma escalada de tensão considerável entre Estados Unidos e Irã. A morte, em um ataque cirúrgico americano, do general iraniano Soleimani, deflagrou o temor de uma nova guerra e a possibilidade de uma onda de terror perpetrada por grupos islâmicos extremistas. Houve até quem falasse – de forma precipitada e histérica – na terceira guerra mundial. O termo árabe jihad significa guerra santa. Traduzida literalmente, a palavra corresponde a esforço. Para os terroristas islâmicos fundamentalistas, varrer do mapa o mundo ocidental judaico-cristão, encabeçado por Estados Unidos e Israel, é o que legitima sua guerra santa. Mas há um outro significado. E é esse que me interessa. Aqui, o esforço tem um sentido de vencer a si próprio. Um dito sagrado do profeta Maomé revela essa perspectiva. Maomé voltava vitorioso de uma batalha e foi aclamado pelo povo: “Você voltou vencedor da jihad, da guerra”. O profeta respondeu: “Eu voltei da pequena guerra santa, a guerra físi-

44

fevereiro 2020


ca, material. Mas o essencial é jihad al-akbar, a grande guerra santa, aquela que todo homem deve travar dentro da sua própria alma, a batalha monumental contra a vaidade, o egoísmo, o orgulho, as paixões”. A verdadeira guerra santa é a interior. Muitas vezes olhamos para a vida e temos a sensação de sermos guerreiros solitários sem comando num imenso e hostil campo de combate. A cada respiração, o inimigo parece se multiplicar e o medo do confronto é o fiel companheiro que nos resta nas noites de insônia. O outro, não importa quem seja, sempre pode se transformar num amargo oponente. Quem nunca desejou que tal ou qual pessoa evaporasse sem deixar rastros? Que atire a primeira pedra. O que raramente nos damos conta é de que devemos combater não a pessoa em si, mas o que ela causa internamente em nós. O sofrimento, de fato, está aí.

Pessoas e situações vêm e vão, nossas fraquezas, carências e paixões permanecem. Encare supostos inimigos como espelhos que refletem emoções, pensamentos e atitudes que podem e devem ser trabalhados. Muitas vezes, aquilo que reprovamos e repudiamos no outro é exatamente o que carregamos em nossos corações e mentes. Compreender isso é gerar uma consciência e uma força interior que nos permitem lidar com isenção e dignidade com qualquer tipo humano. A peleja está vencida. A recompensa é a compaixão. Um grande mestre sufi, incomparável na arte do encantamento e hipnose de serpentes ouviu do seu próprio mestre: “Você seria capaz de dominar uma serpente enorme e extremamente forte”. “Sim”. “É só me mostrar onde ela está, que eu a domino”. O seu mestre então falou: “É muito simples. Ela está dentro de você mesmo. São as paixões, vícios e limitações do ego humano. Tem certeza que consegue dominá-la”?

Fernando Vianna é instrutor de Meditação e Revitalização Integral. É consultor de I Ching, palestrante e realiza consultoria e treinamento em aperfeiçoamento pessoal. ferseth@gmail.com

fevereiro 2020

45


guia de cursos

Investir em você, aumentar seu repertório de conhecimento, ser uma melhor versão de si mesmo, intelectual, emocional ou fisicamente.

A técnica da Meditação Transcendental (MT)®, ao contrário do que o nome possa sugerir, é uma forma muito simples, natural e sem esforço de deixar sua mente se assentar em um estado extremamente agradável, calmo e descansado. Os melhores efeitos vêm da prática regular de 20 minutos, 2 vezes ao dia. À medida que você começa a se sentir mais e mais relaxado e pára de se preocupar com os inúmeros projetos e pequenos problemas da vida, todo o resto tende a se organizar. Esse é o motivo pelo qual foi provado que a MT tem um impacto positivo sobre a pressão arterial, o sistema imunológico, hábitos alimentares, noite de sono, ansiedade, estresse e relacionamentos, entre outros. A prática da MT fará você notar uma melhora imediata em todas as áreas da sua vida.

Janine e Richard Robertson

Meditação Transcendental

Palestras introdutórias abertas ao público na Granja Viana - inscrições em: https://meditacaotranscendental.com.br/unidades/sp/cotia/granja-viana Contato: (11) 97112-5867 ou robertson@meditacaotranscendental.org

Fernando Vianna

Revitalização Integral • Meditação • Consultoria e Atendimento de I Ching • Meditação em ação • Aperfeiçoamento e consciência de si • Vitalidade O Ser pleno e consciente é a conquista natural do aperfeiçoamento de nossos potenciais físicos, mentais e espirituais. Com o I Ching, encontre inspiração, sabedoria e um caminho de reflexão diante das mais desafiadoras, diversas e extraordinárias questões da vida. (11) 99914-5558 (11) 4169-1532 • ferseth@gmail.com

Aulas de Música: Guitarra e Violão com

Felipe Avila 46

fevereiro 2020

Mais de 40 anos de experiência profissional e há 38 anos morador da Granja Viana. Equipamentos sofisticados para facilitar o aprendizado. Iniciantes, avançados e profissionais. Visite o site: www.felipeavila.com Tel.: (11) 4612-07-23

Música

Tel.:

Meditação / Aperfeiçoamento Pessoal

Confira esta seleção de cursos super especiais pra começar o ano se desenvolvendo.


Joalheria

Escola de Joalheria Venha aprender a arte da joalheria autoral e confeccionar suas próprias peças. Aulas semanais de 4 h com até 05 alunos. Não há necessidade de experiência. Atelier completo com seminários avulsos e aulas regulares. Cursos: Joalheria básica, avançada, Design de jóias, modelagem em cera, esmaltação a fogo, Keum Boo e cravação básica. Estamos próximos ao ASSAI – Km 26 da Rod. Raposo Tavares Tel: (11) 981229032 @cerasommadiez

Extracurriculares

Colégio Via Sapiens: O Maior Portifólio de Cursos Extracurriculares da Região

Conheça todos os cursos extracurriculares do Via:

Estimular a diversidade de atividades e desenvolver habilidades para a arte, línguas e para o esporte são os objetivos dos cursos ministrados em horário suplementar. Tais cursos extracurriculares proporcionam experiências que oportunizam a vivência coletiva, o respeito às regras e, ainda, têm como foco fortalecer os talentos revelados pelas competências observadas. As inscrições estão abertas durante o ano inteiro aos ALUNOS E NÃO-ALUNOS DO COLÉGIO VIA SAPIENS. As aulas acontecem no período da tarde, e as turmas são divididas por faixa etária. Os alunos participam de festivais, campeonatos e apresentações.

Confira as modalidades disponíveis:

Mundo Maker, Cultura Inglesa, Hockey in Line, Patinação Artística, Judô, Tennis Play and Stay, Ginástica Artística, Ballet, Jazz, Natação, Violão, Piano, Futsal e Teatro. www.viasapiens.com.br • /viasapienscolegio/ R. Beco do Vintém, 24. Granja Viana II - Cotia SP - Próximo ao São Paulo II Tel.: (11) 4612-0266 (11) 95770-7848

fevereiro 2020

47


Venha desenvolver ainda mais a saúde do seu cérebro através da Ginástica Cerebral com o Método Supera, já são mais de 130 mil vidas transformadas! Aulas divertidas, onde desenvolvemos saúde emocional e cognitiva através de jogos, dinâmicas de grupos e exercícios de raciocínio lógico, embasado na neurociência e neuro educação.

E o melhor, de 6 a 100 anos!

** Novos alunos 50% de desconto na matrícula. R. dos Manacás, 202 - Jardim da Gloria, Cotia Tel.: (11) 4551-7572 (11) 98668-0499

Ginástica Cerebral

guia de cursos

Arte ninja – SHIZEN DOJO Pratique Bujinkan, arte marcial japonesa tradicional, composta por escolas Ninja e Samurai. Aprenda a arte de combate dos antigos guerreiros utilizada ainda hoje em forças armadas ao redor do mundo. Indicado para homens, mulheres e crianças a partir dos 8 anos. Saúde, disciplina, autocontrole.

Pensado especialmente para os amantes de tênis, a Tennis Ranch está há 17 anos na região. Tem um time com muita experiência em preparar jovens para bolsas de estudo em Universidades no exterior, além de treinamento individuais para atletas, amadores e praticantes em geral. Elabora rankings, torneios e eventos, além de prestar serviços em escolas e condomínios. Lá também é possível alugar quadras.

Agende sua aula teste gratuitamente! /tennisranking/ Estr. do Capuava, 4215 – Granja Viana - Cotia Tels.: (11) 3406-5786 (11) 99209-9456

48

fevereiro 2020

Esportes

/ShizenDojoCotia/ Rua Duarte da Costa, Clube do SPII – Cotia - SP Tel.: (11) 99916-6870


fevereiro 2020

49


finanças

Qual o melhor investimento para quem tem R$30 mil?

M

uitos são os questionamentos para quem tem em torno de R$30 mil e quer aplicar o dinheiro. Existem decisões básicas iniciais que vão te indicar qual a melhor oportunidade. Quando falamos em oportunidade, devemos levar em conta quesitos básicos iniciais que podem mudar muito a rentabilidade da sua aplicação e ajudarão a definir seu perfil de investidor. 50

fevereiro 2020

1º. Por quanto tempo você pode ficar com esse dinheiro aplicado? Curto ou longo prazo. Vamos imaginar que curto prazo seja algo em torno de 90 dias (3 meses) e, longo prazo, algo a partir de dois anos. 2º. Qual é seu perfil de investidor? Agressivo ou Conservador. Agressivo significa aceitar correr riscos, tanto de ganhos maiores quanto de perdas,


por exemplo: algumas ações em bolsa de valores, mercado futuro de commodities, e outros. Só nesses detalhes temos diversos tipos de investimentos, com rentabilidades bem diferentes. Uma recomendação é trabalhar com o longo prazo, se possível, e ficar com um misto de investimentos entre conservadores e agressivos, assim um pode equilibrar o outro em casos de oscilações na economia. Algumas coisas são importantes saber. Procure aconselhamento com especialistas, mas, fuja do seu Gerente de Banco. Ele nunca te ofertará a melhor opção por um motivo básico. Hoje, os Gerentes têm como base de seu salário, comissões e cotas a cumprir. Isso os leva a “forçarem” seus clientes a fazerem aplicações que nunca são as melhores. Procure, primeiro, uma corretora de valores independente. Existem várias. Veja na internet. Na maioria dos casos, você faz tudo eletronicamente, sem precisar sair de casa; mas, atenção: verifique em órgãos oficiais se as corretoras estão autorizadas pelo Banco Central a operarem.

fevereiro 2020

51


finanças Você pode checar isso no site: http://www.cvm.gov.br/menu/ regulados/corretoras/corretoras_dist.html Também fuja das ofertas “mirabolantes” Não existe mágica no mercado financeiro. É importante mencionar que aplicações até o valor de R$250 mil por CPF e por instituição financeira, considerando sempre o montante principal e os juros, com um teto limite de R$1 milhão em 4 anos, conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC); é como se você contasse com um “seguro” contra perdas. Para quem quer investir mais do que R$250 mil, a dica é optar por vários títulos de instituições diferentes. Assim, poderá garantir um retorno mais elevado em um investimento cujo risco continuará baixo. A conhecida Caderneta de Poupança deixou se ser uma boa aplicação faz tempo pois, atualmente, o rendimento da poupança é calculado tendo como base 70% da Taxa Selic + TR (A TR é a Taxa Referencial, atualmente é 0%). Hoje, caso você invista R$30 mil na poupança, terá em um ano o valor de R$30.179,94. Caso invista em dois anos, terá: R$30.360,96. Existem aplicações para diversos tipos de perfis, vejamos: • CDB – Certificado de Depósito Bancário • Tesouro Direto • LCI e LCA – Letra de Crédito Imobiliário ou Letra de Crédito do Agronegócio • Letra de Câmbio • Fundo de Renda Fixa • Fundo Multimercado • Debêntures • COE - Certificado de operações estruturadas • Mercados de Comodities e de opções: veja: www.b3.com.br/pt_br/

Custos:

Pode ou não haver cobrança de taxa de custódia. Geralmente, a corretora não cobrará essa taxa se o cliente já investir em ações ou em outros produtos financeiros. Assim como a caderneta de poupança, a LCI é isenta de Imposto de Renda para pessoas físicas. Tenha para você que é fundamental avaliar as alternativas com o auxílio de um especialista, para manter-se adequado ao seu perfil de risco e avaliando possíveis restrições, sempre ajustando a carteira de investimentos em linha com as mudanças de cenário. Fique atento com algumas lendas: Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e ganhar muito dinheiro fácil com investimentos. Boa sorte! Prof. Dr. Giancarlo Pereira profgian@hotmail.com Facebook: www.facebook.com/giancarlo.pereira1 Linkedin: www.linkedin.com/in/giancarlo-pereira

52

fevereiro 2020


cultura & lazer

Em fevereiro tem carnaval! Tem carnaval! Você piscou e a maior festa de rua do nosso país já bate à porta. Aqui em São Paulo os desfiles das escolas de samba acontecem a partir de 21 de fevereiro. Confira a ordem dos desfiles: Sexta-feira 21/02

Sábado 22/02

Domingo 23/02

23h15 – BARROCA ZONA SUL

22h30 – PÉROLA NEGRA

21h – INDEPENDENTE TRICOLOR

00h25 – TOM MAIOR

23h20 – COLORADO DO BRÁS

22h – ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO

01h35 – DRAGÕES DA REAL

0h30 – GAVIÕES DA FIEL

23h – NENÊ DE VILA MATILDE

02h45 – MANCHA VERDE

1h40 – MOCIDADE ALEGRE

00h – LEANDRO DE ITAQUERA

2h50 – ÁGUIA DE OURO

1h – MOCIDADE UNIDA DA MOOCA

4h00 – VILA MARIA

2h – ACADÊMICOS DO TUCURUVI

5h10 – ROSAS DE OURO

3h – CAMISA VERDE E BRANCO

03h55 – TATUAPÉ

ACADÊMICOS

DO

05h05 – IMPÉRIO DE CASA VERDE 06h15 – X-9 PAULISTANA

4h – VAI-VAI

Além das escolas, os blocos de rua ganham força. Só este ano mais de 800 blocos desfilam alegria pelas ruas da cidade no pré, durante e no pós carnaval. Abuse da água e do protetor solar e se jogue!

Veja alguns blocos da programação e onde eles se concentram: 15/02 - Bicho Maluco Beleza, com Alceu Valença. Concentração: Av. Pedro Álvares Cabral 15/02 - Bloco Frevo Mulher, com Elba Ramalho. Concentração: Av. Pedro Álvares Cabral 15/02 - Casa Comigo. Concentração: Ipiranga X São João 15/02 - Bangalafumenga. Concentração: Av. Brigadeiro Faria Lima 16/02 - Monobloco. Concentração: Av. Pedro Álvares Cabral 16/02 - Acadêmicos do Baixo Augusta. Concentração: R. da Consolação 16/02- Gambiarra. Concentração: Rua Henrique Schaumann 16/02 - Confraria do Pasmado. Concentração às 10h na Rua dos Pinheiros x Antonio Bicudo 21/02 - Bloco Afro Ilú Obá De Min. Concentração: Praça da República

54

fevereiro 2020

24/02 – Bloco Me Lembra Que Eu Vou. Concentração na Av. Henrique Schaumann

29/02 - Navio Pirata com BaianaSystem. Concentração: Av. Tiradentes

25/02 - Bloco da Pabllo. Concentração: Av. Tiradentes

29/02 - Bloco Bell Marques na Rua. Concentração: Avenida Pedro Álvares Cabral, 220

25/02 - Galo da Madrugada. Concentração: Avenida Pedro Álvares Cabral, 220 29/02 - Ritaleena. Concentração: Dumond Vilares

1/03 - Pipoca da Rainha, com Daniela Mercury. Concentração: Rua da Consolação, 2195


Aventura solo nos Caminhos do Mar

A tradicional trilha Caminhos do Mar, localizada no Parque Estadual da Serra do Mar agora oferece aventuras autoguiadas, ou seja, você pode fazer a trilha sozinho, com o apoio dos monitores ambientais. Ali, o turista poderá fazer o caminho dos Monumentos Históricos, que tem cerca de 9Km (só ida) e passa pela Estrada Velha de Santos, contemplando importantes monumentos que contribuíram com o desenvolvimento do Estado de São Paulo. Um dos atrativos mais procurados deste trecho do Parque Estadual é a Calçada do Lorena, de 1792, primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral. A trilha é indicada para todos os públicos a partir de 10 anos e tem duração média de 4 a 5 horas de caminhada, incluindo a contemplação e visitação dos monumentos. Endereço: Rodovia Caminho do Mar, 42 - Rio Grande, São Bernardo do Campo - SP Tel: (11) 2997-5000 - Ramal 356 ou 364 De terça a domingo, das 9h às 16h

Templo Zu Lai, em Cotia, celebra o ano do Rato de Metal

Ano Novo Chinês 2020

Sob a regência do Rato de Matal, o Ano Novo Chinês teve início em 25 de janeiro. A comemoração no Templo Zu Lai, em Cotia, aconteceu dia 02/02 e, como sempre, reuniu milhares de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo. As danças do Leão e do Dragão foram as grandes estrelas da festa, mas não mais especiais do que as demais apresentações; o público interagiu e recebeu os bons presságios para este novo ciclo que se iniciou.

fevereiro 2020

55


cultura & lazer

Chaves – O Musical

Quem é fã do Chavito e sua turma agora tem mais uma oportunidade de se divertir com eles! Está em cartaz no Teatro Opus “Chaves - Um Tributo Musical”, uma homenagem ao gênio da comédia Roberto Gómez Bolaños e todo o seu legado. Mesmo não sendo um episódio adaptado para os palcos, e sim um roteiro inédito, o musical reproduz fielmente a Vila do Chaves -, com curadoria do Grupo Chespirito e SBT, para envolver o público ainda mais na memória afetiva do mundo do seriado. Chaves – Um Tributo Musical De R$37,50 a R$140,00 Até 16 de fevereiro Sexta e sábado, às 16h e 20h | domingo, 16h Teatro Opus - Shopping Villa Lobos - Terraço Avenida das Nações Unidas, 4777.

Tarsila para Crianças

Tarsila do Amaral é um arraso, né? Imagina uma versão para crianças! A exposição inédita “Tarsila para Crianças”, com a curadoria de Tarsila do Amaral (sobrinha neta da artista), Karina Israel e Patricia Engel Secco e produção da YDreams Global, está no Farol Santander até o final deste mês. Utiliza tecnologia sensorial, cenários imersivos e narrativas integradas para retratar o imaginário de seres, cores e formas da pintora modernista. Possibilita ao participante passear por cenários oníricos de grande beleza e até mesmo interagir com criações da artista, que apresentam e transmitem o significado de suas obras sob a ótica do universo infantil, a partir de sentidos e sensações. FAROL SANTANDER Rua João Brícola, 24 Centro, São Paulo - SP De terça a Domingo, das 9h às 20h

56

fevereiro 2020


A Gangue dos Sonhos Uma mãe desesperada para proteger sua filha atravessa a linha tênue entre o bem e o mal, escolhe entre causar-lhe um mal menor para protegê-la de mãos abusivas e desrespeitosas, eis a primeira página impactante do livro. As agressões contra as mulheres estão sempre presentes em sua narrativa, junto com a brutalidade masculina que reina na maioria das vezes sem julgamento, com permissão não falada e aceita. Um livro que retrata muito bem o sofrimento das minorias, onde a violência contra as mulheres, o racismo e a pobreza tendem a se unirem para determinar o destino de muitas crianças e jovens que as experimentam como armadilhas roubando-lhes possibilidades. Diante de tanta crueldade onde tudo falta, a raiva impera e os sonhos evaporam, mas há aqueles que não aceitam calados o destino e não desistem de seus sonhos, e quem os salvam é aquele sentimento universal chamado amor, mas não o amor romântico, que ilude mas sim o amor que se importa, que designa um lugar no mundo para aqueles que se fazem importantes e se amam. Amor, eis a palavra de ordem.

Autor: Luca DI Fulvio Editora Vestígio Publicação: 2019 Comentário de Nanci Lourenço Nosso endereço eletrônico é: temperandoaspalavras.com

fevereiro 2020

57


acontece

na

Região Fotos: Vagner Santos

O juiz do Fórum de Cotia, Diógenes Luiz de Almeida Fontoura Rodrigues, o deputado federal Herculano Passos e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab prestigiaram o evento

Prefeitura de Cotia de prédio de novo Prédio datado de 1971 apresentava diversos problemas estruturais

O

prefeito de Cotia, Rogério Franco, reabriu o Paço Municipal depois de o local passar por uma reforma completa, necessária para resolver diversos problemas estruturais na parte elétrica, hidráulica, no telhado, infiltrações, entre outros. Os trabalhos de reforma e adequação da Prefeitura também contemplaram a instalação de um auditório com acessibilidade para mais de 80 pessoas e que poderá ser utilizado para pequenos eventos e reuniões com mais de 21 pessoas. Além disso, foi construída uma ampla e moderna sala de reuniões que acomoda confortavelmente 21 pessoas. Com a entrega da reforma e adequação do Paço Municipal, passam a funcionar no local o gabinete do prefeito, do vice-prefeito, do Secretário de Governo, do Secretário da Fazenda, do Secretário de Assuntos Jurídicos, do Secretário de Gestão Estratégica e Inovação, além do Departamento de Atos Oficiais. Os ambientes ganharam decoração sóbria, moderna e os espaços estão dispostos de forma funcional para agilizar os serviços e garantir mais conforto ao munícipe e aos empresários que buscarem atendimento. A Prefeitura de Cotia fica na avenida Professor Manoel José Pedroso,1347, Jardim Nomura.

Dia D contra o

Sarampo C

om o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo na região, a Prefeitura de Cotia, com apoio da Secretária da Mulher e da Secretária de Saúde, realizará um Dia D de vacinação. O evento será no dia 15 de fevereiro, sábado, as 9h às 17h, no Centro Comercial Vianna Village, O objetivo é imunizar crianças e jovens de 5 a 19 anos.

58

fevereiro 2020


Nossos jovens têm voz, sim! Em Cotia, Secretaria Municipal da Juventude mostra que é possível resgatar e transformar vidas

O

Foto: Café / Sec. Juventude

prefeito Rogério Franco não mediu esforços para dar voz e vez aos jovens da cidade.

Fernando Jão, Secretário da Juventude

Criou a Secretaria Municipal da Juventude e colocou o vereador Fernando Jão para “tocar” o projeto. Um não, vários. Em sete meses de Secretaria, milhares de jovens, e seus familiares, foram impactados pelas ações. Batemos um papo com Fernando Jão e ele nos contou um pouco do trabalho. Confira.

Revista TUdo: Fernando, gostaríamos que você falasse dos desafios de estar à frente da Secretaria da Juventude. Como tem sido a conversa entre a Secretaria e os jovens da cidade? Fernando Jão: Primeiramente, eu gostaria de agradecer ao prefeito Rogério Franco pela criação da 1ª Secretaria da Juventude de Cotia. Não podemos utilizar da mesma abordagem para um senhor de 80 anos e para um jovem de 16; hoje, realmente, estamos diante de jovens informados que anseiam um atendimento para suas necessidades, eles buscam ser ouvidos; nós temos que ser bons ouvintes e esse, confesso que é o caminho a ser seguido; a maioria das nossas ações saiu de reuniões com vários segmentos de nossa juventude. Você tem realizado um resgate excepcional na nossa cidade. O evento dos Carrinhos de Rolimã foi um exemplo disso.

Da mesma forma, buscamos trazer o cursinho pré-vestibular, que possui em sua essência a igualdade de oportunidades para que nossos jovens venham concorrer a uma vaga Ladeira Abaixo: em uma universidade; e implantamos evento que movimentou a os cursos profissionalizantes e workshops cidade, levando por onde 1.327 jovens passaram para se famílias inteiras qualificar rumo ao mercado de trabalho. para a diversão Nossa visão é através de ações. Secretaria Municipal da Juventude Reuniões de equipe semanais, todas as segundas, às 08h00, abertas para a população Tel.: (11) 4243-2207 Rua José Augusto Pedroso, 333, Vila São Francisco, Cotia/SP juventude@cotia.sp.gov.br

fevereiro 2020

Foto: Café / Sec. Juventude

Hoje possuímos o maior índice de suicídio dentro da juventude; é só relembrar que, em menos de dois meses, três jovens pararam a rodovia em um ato de desespero. O evento do carrinho de rolimã vem chamar a atenção para isso e demonstrar que a tecnologia deve ser dosada no nosso convívio social, de forma que os pais convivam mais com seus filhos.

59


acontece De Embu das Artes para o Brasil

O

s artistas Silvia Maia, Helaine Malca, Adolphe e Raquel Gallena representarão Embu das Artes na 15ª Bienal Naifs do Brasil, que é a maior exposição deste gênero no País e acontecerá em agosto no Sesc de Piracicaba. Ao todo, 980 obras de 530 artistas foram inscritas na mostra. Entre elas, a organização selecionou 212 obras de 125 artistas, originários de 21 estados e do Distrito Federal, que se manifestam em diversas técnicas como pintura, colagem, desenho, aquarela, gravura, escultura, entalhe, bordado, costura, crochê, marchetaria e modelagem. A curadoria da mostra é de Ana Avelar e Renata Felinto.

Embu das Artes terá quatro artistas na 15ª Bienal Naifs do Brasil

Regina Duarte à frente da Educação nO

brasil

O

presidente Jair Bolsonaro exonerou no dia 17/01 o secretário nacional da Cultura, Roberto Rego Pinheiro, conhecido como Roberto Alvim, que fez um discurso no qual usou frases semelhantes às usadas por Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler durante o governo nazista. Goebbels era antissemita radical e foi um dos idealizadores do nazismo. Assim como Goebbels havia afirmado em meados do século XX que a “arte alemã da próxima década será heroica” e “imperativa”, Alvim afirmou que a “arte brasileira da próxima década será heroica” e “imperativa”. A exoneração foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União, e o secretário-adjunto do órgão, José Paulo Soares Martins, deve assumir o comando interino até a escolha de um substituto. Em nota, Bolsonaro afirmou que a permanência de Alvim no governo ficou “insustentável”.

“Comunico o desligamento de Roberto Alvim da Secretaria de Cultura do Governo. Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência”, afirmou Bolsonaro. O presidente convidou a atriz Regina Duarte - que o apoiou publicamente durante as eleições e defende veemente o seu governo. Ao aceitar o convite, Regina Duarte anula o seu contrato de trabalho com a Rede Globo.

Coronavírus é preocupante

O

nO

mundo

coronavírus, que tem assustado o mundo todos desde dezembro, recebeu a classificação “elevada” da Organização Mundial da Saúde (OMS) no que diz respeito ao risco internacional de contaminação. Até o dia 27 de janeiro, haviam sido registradas 81 mortes e mais de 2,7 mil pacientes infectados. Da família dos coronavírus, como o SARS, o vírus 2019-nCoV causa sintomas gripais em pessoas que o contraíram e pode levar à síndrome respiratória grave. Desde os primeiros relatos em dezembro, casos de pessoas infectadas foram registradas na Ásia, na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália. Há registro de uma família brasileira em quarentena na Filipinas. 60

fevereiro 2020


Meghan Markle e Príncipe Harry anunciam mudança em papel na família real

O

Palácio de Buckingham anunciou que o príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle — duque e duquesa de Sussex — não vão mais utilizar o título de “alteza real”. Além disso, deixarão de receber dinheiro público para os chamados “deveres reais”. No último dia 8 de janeiro, o duque e a duquesa de Sussex anunciaram que iriam deixar a função de ‘membros seniores’ da família real para buscar a independência financeira. Príncipe Charles vai dar mesada a Harry e Meghan por um ano.

Grammy celebra a música!

D

emi Lovato retornou aos palcos na cerimônia do Grammy, no dia 26 de janeiro, após mais de um ano afastada, quando deu um tempo na carreira ao se internar em uma clínica de reabilitação. Visivelmente emocionada, ela cantou uma versão ao piano de “Anyone”, single lançado na premiação. O Grammy ainda rendeu mais emoção. Billie Eilish, de apenas 18 anos, levou as quatro categorias principais – revelação, melhor álbum (“When We all Fall Asleep, Where Do We Go”), melhor música e melhor gravação (“Bad guy”) – e também melhor álbum de pop vocal. E para comemorar uma noite memorável, a mestre de cerimônias Alicia Keys fez um discurso emocionado em homenagem ao Kobe Bryant, herói do basquete, vítima de um acidente de helicóptero. O Staples Center, palco da premiação, é a casa do Los Angeles Lakers, a única franquia que Kobe Bryant defendeu ao longo dos 20 anos de carreira, uma das trajetórias mais vitoriosas da história do basquete. fevereiro 2020

61


fatos e fotos

Barba, cabelo, bigode e muito mais! Foi-se o tempo que salão de beleza era uma exclusividade das mulheres. Cada vez mais as barbearias ganham espaço e se tornam ambientes descontraídos e acolhedores, para homens que querem cuidar do visual. A Barboos Barbearia e Tattoo é um espaço assim, atendimento diferenciado, cerveja gelada para os clientes, música (da boa) para animar o ambiente e o melhor custo-benefício da região. Além dos serviços de barba e cabelo, barbaterapia, os clientes têm à disposição pacotes mensais de serviços e a Barboos também faz o “Dia do Noivo”, para caprichar naquele dia especial. Vale a pena conhecer! Rua José Felix de Oliveira 991, loja 1 (11) 97576-8449 Funcionamento: De seg. a sex. das 9h às 20h30 e aos sábados das 9h às 18h Agenda: www.trinks.com/barboos-barbearia-e-tattoo e : @barboosbarbearia

Conforto e beleza juntos, sim! Um sapato bonito faz toda a diferença no look. Mas quando ele é confortável, aí sim a gente vê vantagem. E é isso que a Flex Shoes oferece, beleza, qualidade e conforto! A loja, que já está há dez anos na região, está de casa nova. Isso mesmo! As melhores opções de calçados de conforto, incluindo Usaflex, continua na José Felix, agora ali em cima, ao lado da Escola da Granja, com amplo estacionamento. E além dos calçados, lá você encontra bolsas, malas, cintos e acessórios. E para comemorar a mudança, a Flex Shoes está com uma super liquidação, com descontos de até 70% nos calçados e bolsas. Vale a pena conferir! Rua José Felix de Oliveira, 1401, loja 12. De Segunda a sábado, das 9h às 18h (11) 4612-2739 62

fevereiro 2020


Clínicas Endocrinologia|Implantodontia Odontologia / Ortodontia

Dermatologia

Oftalmologia Conheça nossas especialidades Neurocirurgia de coluna Neurocirurgia de crânio Neurocirurgia de escoliose Fisioterapia

CRO 12181

Luiz Claudio Andrade

Eletrocardiograma

CRO nº 23420

Marcela Granja

Exame de bioimpedância

CRO nº 67441

Ortopedia Dermatologia clínica e estética

tel.: 4612-1538

˜Clínica geral ˜ Ortodontia ˜ Implantes ˜Pediatria

Clínica Geral Geriatria

Aceitamos Aceitamos convênios convênios

www.odontologiamlc.com.br R. José Felix de Oliveira, 1189 sala 4 Térreo Galeria Bali - Granja Viana - Cotia -SP

Vacinas

Psicologia Ginecologia

Farmácias Medicina Oriental e Quiropraxia

Drenagem linfática estética e pré/pós cirurgias Metabologia: Hipertrofia e Emagrecimento Exames laboratoriais com coleta domiciliar gratuita

• Transporte gratuito de pacientes *

Aparelhos * Consulte áreaAuditivos de abrangência e condições. Rua Adib Auada, 35 • Bloco A• Cj 103 • Granja Vianna • Cotia - SP Estacionamento gratuito com Manobrista

Cirurgia Plástica

11 4621 8032

Podologia Reflexologia

Anuncie aqui:

4617-4873

Fonoaudiologia

11 94780 3558


Aparelhos Auditivos

Classificados

Farmรกcias


Advogados

• Cível • Empresarial • Tributário • Trabalhista • Previdenciário • Imobiliário • Contratos • Consumidor • Família e Sucessões

Há mais de 15 anos na granja Viana R. José Félix de Oliveira, 834, sala 2

(11) 4702-3024

advocaciaag.com.br

Marcas • Patentes • Software Nome de Domínio Direito Autoral • Franquia Nome Empresarial • Contencioso • Contratos entre outras proteções no Brasil e exterior. Av. das Acácias, 335 – Jd. da Gloria, Cotia-SP

(11) 4617-9810 / (11) 97539-6527

pamarcas@pamarcas.com.br • www.pamarcas.com.br Representantes em Sorocaba-SP e Ribeirão Preto-SP Face, Instagram e Linkedin.

20 anos de experiência na área jurídica Advocacia empresarial preventiva – contratual e consultiva • Assessoria jurídica para e-commerce • Direito Sanitário e Regulatório • Legal Advice for foreign companies in Brazil

Av. Doutor Yojiro Takaoka, n. 4.384, Sala 701, Cj. 5714 Alphaville, Santana de Parnaíba – SP

(11) 4551-3714 / (11) 99916-6870

carla@romaniniadvogados.adv.br www.romaniniadvogados.adv.br

Anuncie aqui:

Cível • Empresarial • Tributário Consumidor • Responsabilidade Civil Contratos • Família • Sucessões

PSGa

aDVOCACIA

(11) 4551-6710

paulo.alonso@psga.adv.br www.psga.adv.br

4617-4873


Profile for REVISTATUDO

Regina Casé  

Regina Casé, turismo, culinária, notícias, cursos,Granja Viana, Cotia,moda, luxo,viajar,apptudo, Maine

Regina Casé  

Regina Casé, turismo, culinária, notícias, cursos,Granja Viana, Cotia,moda, luxo,viajar,apptudo, Maine

Advertisement