__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Gastronomia: Berinjela e suas muitas facetas

Especial Cultura e Turismo:

Bleisure e a junção ideal de negócios e lazer +

Feiras livres, feirinhas e muitas dicas para garimpar Baixe agora o AppTudo com Cupons de Descontos, Guia Comercial e Conteúdo Exclusivo.

Cuide-se:

Você já ouviu falar em mesa quântica? Conheça esta ferramenta de cura e autoconhecimento

Morar na

Granja Viana

Saiba tudo o que acontece na região e no mundo.

Ano 8| Edição 105 • OUTUBRO/19 - Distribuição: Granja Viana •Alphaville • Cotia • Carapicuíba • Caucaia • Vargem Grande • Raposo Tavares • São Roque • Embu das Artes | Distribuição gratuita

105

e as delícias do nosso bairro

Monja

Coen Roshi equilíbrio e sanidade mental nos dias de hoje


taBLEt

CoMpUtador CELULar

Espaço do

Leitor

Este espaço é seu, escreva! Fale com a gente por email, Facebook ou Instagram.

Todos nós buscamos equilíbrio e autoconhecimento mesmo que involuntariamente. Em tempos como o nosso, em que as redes sociais exigem cada dia mais agilidade e disponibilidade em tempo integral, encontrar um espaço mínimo na agenda do dia a dia para refletirmos, meditarmos ou mesmo nos olharmos, parece impossível. Mas saibam que tudo isso é possível sim!

Este ano o atentado aos Estados Unidos completou 18 anos. E a tragédia foi tão impactante que perguntamos aos nossos leitores se eles lembravam o que faziam naquele momento. Confira as respostas.

Nossa entrevistada de capa, a Monja Coen Roshi, nos conta, em entrevista exclusiva, qual o caminho para encontrarmos esse tão sonhado equilíbrio, absolutamente necessário para enfrentarmos os desafios da vida cotidiana. Ainda nesta edição, um Especial Cultura e Turismo com dicas de viagens coorporativas - mas que possibilitam levar a família e aproveitar um pouco mais depois do trabalho - e um roteiro para quem adora feirinhas descoladas em todos os cantos do Brasil. Se tem algo que me deixa feliz é ser moradora da Granja Viana. Claro que nosso bairro tem características únicas e um perfil de público muito peculiar, no qual me sinto completamente inserida. Preparamos uma matéria muito bacana, que fala desse nosso lugar e de seus diferenciais e que, cada vez mais, vem atraindo novos moradores e comerciantes.

Momentos TUDO: A clássica banda britânica de heavy metal, Iron Maden, subiu ao palco do Rock in Rio no dia 4 de outubro, com a turnê Legacy of the Beast. Os fãs foram à loucura? Com toda certeza!

Um outubro feliz a todos!

Escreva neste espaço, mande sua foto, texto sobre o que é TUDO pra você!

4

outubro 2019

apptudo.com.br contato@revistatudo.com facebook.com/revistatudo2012 @tudoemrevista


Gastronomia

Expediente

08

Berinjela: versátil e deliciosa

Publisher e Diretora Executiva Roberta Smilari roberta@revistatudo.com

Cuide-se

12

Mesa quântica e o equilíbrio de todas as áreas da sua vida

Viagens de Negócio que incluem lazer + Feirinhas de todos os tipos em todos os cantos

Monja Coen Roshi conta sobre equilíbrio, meditação, fama e saúde mental

Jornalista Responsável - Daniella Fernandes MTB: 81841/SP Direção de Arte Lílian Andrade lilian@revistatudo.com

Especial Cultura e Turismo

Entrevista

Edição e Conteúdo Daniella Fernandes e Mariana Marçal conteudo@revistatudo.com

18

Designer Publicitário Christian Pinkovai i37@i37.com.br Foto de Capa - Divulgação Fotos complementares - Depositphotos Comercial Daniela Morrone Seidel e Gianna Alonso contato@revistatudo.com Atendimento/Produção - Patrick de Paula patrick@revistatudo.com Webmaster - Estevan Matheus web@revistatudo.com

32

A Revista TUdo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana • Cotia Tels: 4617-4873 | 4612-8376 | 99972-9795.

Nosso Bairro Morar na Granja Viana e tudo o que tem por aqui!

apptudo.com.br revistatudo.com.br /revistatudo2012 @revistatudo @tudoemrevista

6

outubro 2019

38

Baixe agora o novo app Tudo com

mais conteúdo, guia comercial e vantagens exclusivas!

As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião da revista. A inclusão do nome de colaboradores neste expediente não implica em vínculo empregatício. Distribuição gratuita: condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, ao longo da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra.


gastronomia

Berinjela:

de temida à protagonista Conheça mais sobre o legume que ganhou o prato e os corações do mundo todo!

A

estrela da nossa seção de Gastronomia deste mês é um tanto controversa. Há quem ama e há aqueles que nem chegam perto. E a estranheza começa já na grafia do nome. Berinjela é com G ou com J? Garantimos que é com J e mais do que isso, garantimos que é deliciosa e muito versátil! Fruto da Solanum Melongena, originária da Índia é de fácil cultivo nos trópicos e perten8

outubro 2019

ce à família Solanaceae, assim como o tomate, pimenta, pimentão, batata e jiló. Foi introduzida à dieta brasileira por imigrantes árabes, sendo consumida principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. É composta por 96% de água, rica em fibras, antioxidantes, vitaminas (A, C e as do complexo B) e sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, potássio e ferro e baixíssimo


valor calórico (aproximadamente 25 calorias a cada 100 gramas). Embora tenhamos mais familiaridade com a alongada e de cor roxa bem escura, existem outras variações, menores, mais claras, que podem ser usadas para conservas e até um tipo branco, mais comum na China, de gosto adocicado. Suas possibilidades são inúmeras, basta pensarmos que ela é o ingrediente principal de pratos de diferentes partes do mundo, como o árabe babaganoush (receita ao final da matéria), o francês ratatouille (um ragu de legumes) ou o grego moussaka (que conhecemos como a lasanha de berinjela, mas que na receita original leva carne de cordeiro). Na França e Itália também serve para fazer conserva e uma sobremesa que ainda leva pistache e suco de laranja - a “marmelada” de berinjela dos italianos. A berinjela deve ser consumida sempre cozida e as possibilidades são infinitas. Na panela, na frigideira, assada, sozinha, com outros legumes, cortada em dados, em fatias, em rodelas, cozidas ou ainda a vapor. Quente ou fria, com ou sem pele.

Curiosidade Como outros produtos forasteiros, a berinjela não foi acolhida entusiasticamente na Europa. Durante muito tempo, a população se recusou a comê-la, por suspeita de causar demência e epilepsia. Na verdade, confundia o risco de uma banal dor de barriga com doenças graves. Isso porque a berinjela crua oculta certa porcentagem de solanina, substância que provoca distúrbios intestinais. Mas o perigo desaparece com o cozimento.

Como escolher? Verifique se a casca esta lisa, sua cor contínua e bem brilhante. O cabo da extremidade deve estar verde e com pontas coladas na casca, isso vai assegurar o frescor. Se a casca estiver enrugada ou com furinhos, não compre, pois estará mais amarga, farinhosa e com muitas sementes.

Como conservar? Sempre na geladeira. As berinjelas não duram muito e não gostam de temperatura ambiente, onde elas desidratam e secam. O consumo recomendado é dentro de uma semana, no máximo!

outubro 2019

9


gastronomia E emagrece mesmo? Houve um tempo que em que nas rodas de conversa sempre se ouvia falar de alguém que havia emagrecido tomando água de berinjela, ou suco de laranja com berinjela, ou até que os níveis de colesterol diminuíram após o consumo diário do legume. Mas será mesmo? A resposta é sim! Mas muita calma, ela pode ajudar, não é um milagre! Devido à grande quantidade de fibras e por ser um alimento com poucas calorias e muita água em sua composição, as berinjelas podem ajudar na perda de peso. As fibras se movem lentamente pelo trato digestivo, aumentam o tempo de esvaziamento gástrico, melhoram a digestão e promovem a saciedade, reduzindo a ingestão de calorias. Uma destas fibras solúveis é a pectina, que realmente ajuda a manter as funções do intestino e diminui a velocidade de “entrada” de gorduras e glicose (açúcar) no sangue. O alimento ainda contém saponina, que se liga à gordura e evita que ela seja absorvida. No entanto, a quantidade de saponina e também de fibras solúveis transferidas para o suco de berinjela --principalmente se você coar a bebida -- é muito pequena para garantir, sozinho, esses benefícios todos que vemos em dietas malucas por aí. Por isso, se quer ajuda para emagrecer, procure um nutricionista!

Sua versatilidade desperta a criatividade de chefs, que utilizam o ingrediente como parte das receitas e muitas vezes como protagonista! Então que tal não torcer o nariz e ousar? Papel e caneta na mão e anote a receita!

Bababaganoush Tradicional Receita do Restaurante Repita • Tahine (pasta de gergelim) - 140 g • Limão - 50 g • Alho - 9 g • Azeite - 20 g • Berinjela - 10 unidades • Sal a gosto Coloque as berinjelas com casca sobre a chama, em fogo médio. Grelhe as berinjelas, virando de vez em quando, até que fiquem bem macias e soltem a casca com facilidade (a casca fica bem queimada), esse é o processo de defumação. Deixe esfriar. Corte ao meio e com uma colher retire a polpa da berinjela e mexa até soltar seu líquido. Acrescente o azeite, tahine, o limão, o sal e o alho (amassado) e misture bem. Pode ser servido com pão sírio, salada, legumes, carnes ou como você quiser! Dica: O Tahine pode ser encontrado em supermercados com maior variedade de itens importados. Mas se quiser viver uma experiência, vá até o bairro do Brás, aproveite o passeio e compre o seu tahine em uma típica loja libanesa. Restaurante Repita - Rua Jose Felix de Oliveira, 884 (Estação do Sino) Granja Viana • 11 45515755 / 11 45515745 segunda a sábado das 12h às 00h domingo das 12h às 17h

Repita Espresso - Granjardim Centro Comercial - Av. São Camilo, 980 - Granja Viana • 11 2690-2363

10

Aberto de segunda a sábado, das 9h às 19h. Aos sábados, das 9h às 17h.

outubro 2019


cuide-se

Mesa Quântica, energias e

autoconhecimento N

ós sempre falamos por aqui sobre energia e como ela influencia em nosso ambiente, nosso humor, nossa vida! E se você pudesse mudar essa energia em você, nos ambientes ou até no seu carro? Esta é a proposta da mesa quântica, que pode receber outros nomes, como mesa radiônica ou mesa quântica estelar. No fundo, todas têm a mesma função – utilizar técnicas radiestésicas (detecção da energia), radiônicas (transmutação da energia através de símbolos) e a psiônica (a força do pensamento e a intenção positiva para essa modificação de energia). “A mesa é uma ferramenta de autoconhecimento e cura, que mostra diversas áreas da sua vida que precisam ser equilibradas”, explica Maria Meneses, terapeuta que faz a técnica. 12

outubro 2019

Como funciona na prática?

A mesa, na verdade, é uma espécie de tabuleiro, com uma série de símbolos desenhados, e cuidadosamente pensados e medidos, que representam muitas áreas da nossa vida – afetiva, familiar, carreira, relacionamentos, financeira, entre outras. A pessoa pode chegar lá com uma queixa específica ou apenas porque quer se conhecer melhor e equilibrar as energias. A terapeuta então se conecta com a energia da mesa e com a energia do “paciente” e começa a leitura. Um pêndulo é a ferramenta que conduz a terapeuta pela mesa. Ele vai citando, uma a uma, quais as áreas que precisam ser equilibradas e quais energias reprogramadas. Não estamos falando de previsão do futuro ou adivinhação.

O conceito da mesa parte do princípio que tudo que existe está gravado no inconsciente da Humanidade, a ferramenta propõe ao usuário conhecimentos que o permitem conectar-se, manipular e usar essas informações, direcionando-as. Tudo isso baseado em ondas, partículas, realidades paralelas e outros fenômenos explicados pela Física Quântica. No caso da mesa que a Maria trabalha, chama-se Mesa Quântica Estelar, e tem toda uma questão espiritual envolvida. Isso porque ela também trabalha vidas passadas e questões espirituais, além das emocionais. “Tudo o que trabalhamos aqui fica numa egrégora – um campo de energias extrafísicas – por três meses. Ou seja, ao longo deste período as energias serão trabalhadas e equilibradas”.


Física Quântica e Autoconhecimento A física quântica, também conhecida como mecânica quântica ou teoria quântica,é uma teoria fundamental da física que descreve a natureza nas menores escalas de níveis de energia de átomos e partículas subatômicas. Assim, os cientistas da nova geração que estudam esta vertente têm como objetivo mostrar que a espiritualidade vai além de crenças e dogmas. Tanto a fé quanto a materialidade do conhecimento habitam espaços do nosso subconsciente que, se bem acionados, são capazes de mover montanhas e céus. O próprio Albert Einstein, afirmou, sobre este tema: “A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais nobre fonte de pesquisa científica. Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos. Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a ideia que faço de Deus”.

Os resultados da mesa são sentidos imediatamente, traduzidos em uma intensa sensação de bem- estar. Porém Maria explica que os resultados, de fato, serão vistos com a mudança de comportamento, energia, pensamentos e atitudes da pessoa. “Nós equilibramos e ajustamos a energia, porém depende de cada um manter-se naquele caminho”. Um dos maiores questionamento da raça humana – quem somos e para onde vamos – transita, certamente, pela nossa essência e passa, obrigatoriamente, pelo autoconhecimento. Assim, quem sabe conhecer-se com base na ciência e espiritualidade, não é um dos caminhos a ser seguido?

Maria Meneses Terapias - Barras de Access, Reiki, Mesa Quântica, Life Coach, Terapia Multidimensional

(11) 99923-4050 •

@maria_meneses_terapias •

@mariaterapiasholisticas

outubro 2019

13


Fotos: Divulgação

moda

É primavera, amor!

V

ocê pediu e a primavera chegou. Você insistiu e o verão está a caminho. A época mais quente do ano está despontando e muitas das tendências que prometem fazer sucesso nesta e na próxima estação já surgem nos looks de nossas vitrines, prontas para serem os hits nos dias de beleza e calor. Cores vibrantes, acessórios dourados, bolsas de palha e sandálias de tira são alguns dos itens que deixarão você apaixonada e querendo mais! Algumas tendências permanecem triunfantes na primavera, como as composições e sobreposições com jeans, enquanto outras retornam feito um revival de décadas passadas, como as calças corsário. Do total white às franjas disco, trends como looks ultracoloridos, metalizados, makes com brilho e tons de neon, além das românticas e clássicas mangas bufantes, já são apostas certas. Entre os highlights estão o color blocking formando looks contrastantes e a estampa de zebra, entrando com tudo através da transparência. É a leveza de estilos, nuances, diversidades e combinações, que faz da primavera uma das estações preferidas para quem gosta de se vestir bem e esbanjar no charme. Abaixo, listei alguns dos itens que farão a diferença nos seus próximos looks. Se você tiver pelo menos 14

outubro 2019

alguns deles, estará pronta para marcar presença onde quer que esteja.

Laranja e verde - Juntas ou separadas, as cores laranja e verde já são hits no street style das semanas de moda internacionais. Estas cores podem até parecer difíceis de combinar, mas não se preocupe. Comece por peças mais básicas até se sentir segura na composição de um look mais ousado. Ou inicie adicionando acessórios nestas cores como maxi colares ou bolsas de mão aos looks do dia a dia. Para quem curte lacrar, os conjuntinhos estão em alta nesta temporada e prontos para disputar a liderança entre as peças mais elegantes da estação. Genderless - Vestir as roupas do seu namorado, do seu irmão mais velho e até mesmo do seu pai está permitido! O guarda-roupas masculino está repleto de tendências super adaptáveis, que transformam o universo da moda em um mundo de possibilidades incríveis! Look neon - Sim, os tons fluor podem ser usados em looks mais elegantes, também. Blusas de mangas longas com estampa florida, cores como amarelo fluorescente e azul neon ficam lindas em um tecido de luxo. Tie dye - Outra estampa que veio diretamente do inverno e reinará nas próximas estações é o tie


dye. A padronagem com a técnica de tingimento artesanal virou febre e não pretende ir embora tão cedo. O mais legal desta tendência é que você mesma pode fazê-la reutilizando uma peça que já não usava mais, deixando-a na moda!

Você viu o volume? Mangas bufantes pra lá de chamativas e com bastante volume reaparecem e se tornam o principal detalhe para os vestidos de festa. Babados e plissados para alongar a silhueta dão o charme que a tendência merece. Lingerie à mostra - Foi-se o tempo em que as lingeries eram feitas para ficarem escondidas embaixo das roupas. Atualmente, o sutiã, por exemplo, pode ser uma peça-chave, misturando sensualidade, delicadeza e um toque despojado ao seu look. Mas as lingeries podem aparecer também em diferentes composições. Com a sobreposição de um blazer ou uma jaqueta passa um ar elegante. Outra opção é usar um item transparente por cima e deixar a peça íntima à mostra. Essa opção mais sexy

funciona bem até com peças clássicas de alfaiataria. A ideia é usar a criatividade, sem receio de arriscar.

Cor e glitter no make up - Cores fortes, pedrinhas de strass e pontos de glitter no canto interno dos olhos tornam a sua make mais divertida e perfeita para as estações mais quentes. Se você prefere uma produção mais discreta, deixe os olhos serem os protagonistas apostando em tons nude para os lábios e em produtos de cobertura leve para a pele. Acessórios dourados - Se jogue sem medo nos maxi brincos e colares. O dourado é a cor que tem a cara dos dias mais quentes e dá um toque de brilho à produção sem fazer muito esforço.

Celso Finkler é publicitário e pós graduado em psicobiofísica. • celsoflinker@hotmail.com

outubro 2019

15


educação

Q

O Show de Truman

uem já viu este filme? Lançado no finalzinho da década de 90 e protagonizado pelo hilariante Jim Carrey, o longa conta a história de Truman Burbank, que tem sua vida filmada 24 horas e transmitida ao vivo pela televisão, em um reality show de muito sucesso. Sem querer dar spoiller da trama, um detalhe fundamental, é que Truman é o único que não sabe que está sendo filmado. Existe toda uma estrutura de pessoas, cenários e situações que permite essa alienação... Pois bem, pouco mais de vinte anos adiante, nos deparamos com um verdadeiro universo de vidas aqui e em todo o mundo, sendo transmitidas nos infinitos canais do poderoso Youtube, em que encontramos conteúdos diversos “estrelados” por uma carta imensa de pessoas de várias idades, uma verdadeira loucura, revolução... Entretanto, quero falar aqui sobre uma boa fatia de todo esse gigantesco bolo: A infância sendo filmada. Não estou aqui para fazer o papel de “hater”, sou mãe, vivo essa fase com uma nascida digital e estou absolutamente consciente de que em toda evolução há transformação de comportamento, de ponto de vista, de significado. Tudo bem, a televisão chegou, o telefone, o fax, os videogames... cada “coisa”, ao seu tempo, revolucionou, transmutou. Mas vendo aqui e ali, inúmeros vídeos de youtubers mirins com idades entre 6 e 12 anos, tenho pensado muito sobre essa infância diferente que está surgindo: a infância transmitida em sua particularidade! No seio das famílias, dentro dos lares, na intimidade, no quarto, tudo e mais um pouco... Filma-se o acordar, o almoçar, crianças comendo com a câmera nas mãos, mostrando suas particularidades, abrindo presentes que ganharam, as viagens que fizeram, enfim...e tudo isso ciceroneado pelos pais... Me corrijam se eu estiver errada, sou da década de 70, tive uma infância bem normal e já tive vontade de mostrar a minha boneca nova para a melhor amiga, mas fico me perguntando sobre os rumos disso tudo. A gente guardava na gaveta uma foto daquele dia na praia ou no parque e tudo era tão intenso e real. A memória era viva, verdadeira. Como será agora? O que é real? O que vai ficar? Existem estrelas mirins com uma rotina dura de filmagens quase que diárias, com ideias que vão pipocando de um canal a outro em que se forma um cerco de um mesmo conteúdo, 16

outubro 2019

um mesmo jeito de falar, de agir, de começar e encerrar um vídeo e outro. Na minha concepção de educadora há mais de 25 anos, temos urgentemente que falar sobre isso, pensar nisso, cuidar, refletir... Já disse, não sou dona da verdade, mas há que se buscar em nossos filhos, netos, sobrinhos, alunos, que guardem quem são, seus valores, sua identidade, sua face genuína, sem estereótipos, caricaturas de uma vida com o botão “rec” apertado. Vamos pensar nisso, nessa circunstância creio eu, efêmera, mas que pode impactar toda uma geração de crianças que está vivendo sob essa obrigação de sempre apresentar suas vidas em seus canais. Me lembrei de outro filme, o Conte Comigo, que tem a emblemática canção de John Lennon. Nele, há um momento tão genuíno, em que um dos meninos vê um cervo na mata e pensa: “Esse presente vou guardar pra mim.” Guardem seus tesouros, sua intimidade, seus momentos... Estou tentando encorajar a reflexão de, pelo menos, dosar tudo isso, cuidar... Ainda não conseguimos saber no que tudo isso vai dar. Eu mesma nunca li nenhum material sobre o assunto, mas certamente haverá de ter uma regulação, um código de ética. O que será da infância filmada? O que você pensa sobre isso? Deixo então essas duas dicas de filmes que citei! Mas, lembrem-se que no caso do Truman, ele não sabia o que estava acontecendo. Qualquer semelhança é mera coincidência. Boa reflexão!

Adriana Xavier – pedagoga e psicopedagoga adrianadz73@hotmail.com


Especial Cultura e Turismo

Feiras e Feirinhas

Feiras livres são paradas obrigatórias seja qual for o seu destino de viagem. Nelas, você pechincha, experimenta a gastronomia da região e se aproxima da cultura do local. Por que Beco do Batman? Diz a lenda que, em meados de 1980, em uma manhã comum, um desenho do personagem apareceu pintado em uma das paredes, assim, os moradores das redondezas passaram a usar este nome para se referir ao local.

18

outubro 2019


Superbacana Fest, no Beco do Batman, retrata a cultura urbana tão presente em Sampa

São Paulo e Grande SP Beco do Batman: Feira descolada

Escondidinho entre as ruelas do boêmio bairro da Vila Madalena, o Beco do Batman se tornou uma referência em arte urbana e entretenimento em Sampa. Apesar de existir há mais de 30 anos, foi nos últimos tempos que o beco fechou a passagem para carros e passou a oferecer mais segurança para a circulação de pedestres, fazendo com que o público ficasse mais à vontade para passear, curtir e fotografar as paredes grafitadas do Beco. A Super Bacana Fest é uma feira que já faz parte da vida dos frequentadores assíduos do espaço; ela oferece entretenimento, arte, moda e cultura em um ambiente familiar. O legal é que os organizadores estão sempre se unindo a novos parceiros e proporcionando novidades.

Onde fica: Rua Gonçalo Afonso, Vila Madalena. Em uma ruazinha próxima do cruzamento da Rua Aspicuelta com a Harmonia.

Feira do Bixiga

Todos os domingos, das 9h às 17h, a tradicional Feira do Bixiga, ativa desde 1984, movimenta o bairro mais italiano da metrópole. São 300 barracas que oferecem tudo o que você imagina: relógios, móveis, roupas, LP’s, revistas e livros. Tem uma área apaixonante só de brechós.

Onde fica: Praça Dom Orione, Bela Vista, na esquina das ruas 13 de maio e Rui Barbosa

A Feira da Benedito Calixto é uma mistura de brechó e antiquário. De brinquedos antigos a discos raros, todo mundo encontra de tudo. Aproveite para beber uma cervejinha gelada e escutar um chorinho que de vez em quando rola, a partir das 14h30. A Feira da Praça, que existe desde 1987, é hoje um ponto de referência intelectual, cultural e já faz parte da calendário turístico e de lazer de São Paulo. São 320 expositores.

Onde fica: Praça Benedito Calixto, 240, Jardim Paulista Todo sábado, das 9h às 19h.

O ‘Pelé Beijoqueiro’ é uma obra do artista Luis Bueno e foi baseada em fotografia do Rei do Futebol abraçando e beijando o boxeador Muhammad Ali

Feira na Praça Benedito Calixto (Foto: Projeto São Paulo City)

outubro 2019

19


Especial Cultura e Turismo Em plena Av. Paulista…

Feira no vão livre do Masp

Mais paulistana que isso, só isso. A Feira do Masp acontece aos domingos, das 8 às 17 horas, no vão livre do prédio, onde se encontra instalado o Museu de Arte de São Paulo “Assis Chateaubriand. Conhecida como o principal local de venda de antiguidades, existe há mais de 20 anos e chega a receber 5 mil pessoas em um único dia. Conta com mais de 100 expositores. Do outro lado da avenida, em frente ao Trianon, tem uma feirinha de artesanato bem legal que também acontece aos domingos.

Onde fica: Av. Paulista, s/n - vão livre do Masp

Feirinha do Embu

A tradicional Feira de Embu das Artes é uma das principais atrações turísticas da cidade. Desde 1969, as ruas do Centro Histórico são ocupadas por artistas e artesãos, que expõem e vendem seus produtos. A variedade é grande: pinturas, esculturas, porcelanas, bijuterias, instrumentos musicais, estofados, cestarias, vestuários, rendados e uma série de objetos utilitários ou decorativos.

Onde fica: Centro Histórico de Embu das Artes Acontece aos finais de semana, mas é no domingo que todos os expositores, de fato, estão presentes. Feira do Embu das Artes

20

outubro 2019

Mick Jagger visitando Embu das Artes

Curiosidade É impressionante, mas um dos maiores rockstars do mundo já passou pela Viela das Lavadeiras, uma viela que fica no meio da Feira de Embu das Artes! Na primeira turnê dos Rolling Stones no Brasil, em janeiro de 1995, Mick Jagger tirou uma folguinha para visitar Embu das Artes.


Feira na Praça

A região da Granja Viana recebe a Feira da Praça - um evento que acontece todos os finais de semana e conta com expositores de moda, gastronomia, design, decoração e cultura urbana. O evento acontece em meio a shows gratuitos de rock, jazz e blues. A Feira, que é recente, acontece no The Square Open Mall e já é um sucesso entre os moradores do bairro. Além de vender comidinhas deliciosas, é respaldada por restaurantes badalados, quiosque de cervejas especiais e um parquinho bem legal, com arvorismo (atividade paga à parte) para a criançada.

Rio de Janeiro Feira de São Cristóvão

Se tem um lugar que retrata a pluralidade do Rio de Janeiro é o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, também conhecido como Feira de São Cristóvão, um pavilhão que promove a cultura e o comércio de produtos nordestinos. Foi criado em homenagem

Feira da Praça, na Granja Viana

Onde fica: The Square Open Mall O Shopping funciona das 10h às 23h.

a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. A Feira dos Paraíbas, como é carinhosamente conhecida, é um pavilhão todinho com lojas e barracas de artesanato e gastronomia. Artistas e repentistas da terra sempre agitam a animam a feira. O mais legal? Funciona de terça a domingo. Vá turistar por lá. Onde fica: Campo de São Cristóvão, s/n, São Cristóvão. À partir das 10h.

outubro 2019

21


Especial Cultura e Turismo A maior do mundo A Feira Hippie de Ipanema é a maior galeria de artes e artesanato ao ar livre do mundo. Acontece desde 1968 e foi tombada como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Rio de Janeiro. Lugar incrivelmente projetado para garantir um souvenir super criativo ou um presente especial. Funciona, desde a sua abertura, todos os domingo, das 07h às 19h. Atravessa já quatro décadas ininterruptamente, sendo mundialmente conhecida e apreciada, tanto por seus trabalhos sempre criativos e inovadores como também por seus clássicos.

Todo 1º sábado do mês a Feira do Rio Antigo recebe turistas e frequentadores no clima descontraído da Lapa, bairro carioca que todo mundo ama

DF Em Brasília, a Feira de Antiguidades acontece no último final de semana do mês, das 10 às 19h, e conta com expositores de diversas partes do país que apresentam artesanato, joias, móveis e tapeçarias. Boa para quem curte uma raridade.

Onde fica: Centro Comercial Gilberto Salomão Ql5 - Lago Sul

Belo Horizonte Em BH, Feira Tom Jobim, ou Feirinha do Colégio Arnaldo, como é conhecida, recebe quatro mil pessoas por sábado. Tem antiguidades, comidas típicas e música animada.

Onde fica: Av. Carandaí, entre Rua Ceará e Av. Brasil - Santa Efigênia Todos os sábados, das 10h às 18h

Goiânia Em Goiânia, a Feira do Cerrado é super tradicional e considerada a maior feira de artesanato do Centro-Oeste. São 142 expositores da região e cerca de 20 barracas de comidinhas. Apresentações musicais agitam as tardes de domingo.

Onde fica: Parque da Criança (atrás do Estádio Serra Dourada). Todos os domingos, das 9h às 13h.

Ainda em Goiânia, as Feiras “da Lua” e “do Sol” acontecem no mesmo local - só muda o horário - e oferece roupas boas e baratas, além de artigos decorativos.

22

outubro 2019

Feira Tom Jobim e suas antiguidades

No Belém do Pará, a Feira de Artesanato da Praça da República acontece todos os domingos, das 7h às 15h. Se for para aquelas bandas, é lá mesmo que você vai se deleitar nas lembrancinhas para a família e os amigos. Tem artesanato, roupa e gastronomia. A badalada Feira de Belém do Pará e seu artesanato típico


Especial Cultura e Turismo De acordo com a empresa de pesquisa especializada, Phocuswright, pelo menos 64% dos viajantes corporativos já incluem momentos livres em suas viagens. Hotel Villa Rossa

Bleisure: tendência une viagem de negócios e lazer com a família

Uma pesquisa realizada para a Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) mostra que viagens de negócios representam 50% das receitas de fornecedores como hotéis e agências de viagens.

T

endência fortíssima e que vem se tornando muito comum no mundo dos negócios, o bleisure (business + leisure= negócios + lazer) é justamente esta combinação de trabalho e diversão, permitindo que se aproveite ao máximo a oportunidade de viajar, cumprir os compromissos profissionais e, ainda, aproveitar com a família momentos leves e de muita descontração. O executivo que opta por isso, deve ter a viagem muito bem planejada, para que o lazer não interfira no trabalho e vice-versa. O legal dessa tendência é que dá para otimizar os gastos, principalmente de passagens e estadia. 24

outubro 2019

Aqui pertinho Hotel Villa Rossa, em São Roque

A apenas 40 minutos de São Paulo, o Villa Rossa, situado em São Roque, é uma referência em hospedagem corporativa e social. Oferece serviços como Treinamento Outdoor ou Day Use Corporativo (que custa R$378,00 por pessoa, para o mínimo de 25 participantes) com welcome coffee, almoço e café de saída inclusos. Esse almoço pode ser um belo churrasco, com bebidas em lata inclusas. O valor contempla também todas as atividades disponíveis e o circuito de aventura que conta com atividades como caminhada, com trilha e tiro-


Hotel Villa Rossa corporativo

lesa (esses são só alguns dos atrativos). No entanto, a hospedagem não faz parte deste pacote. Caso queira estender e aproveitar para conhecer as delícias que São Roque oferece, opte por uma acomodação luxo pelo valor de R$694 a diária com pensão completa: café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. O quar-

to luxo tem decoração diferenciada com painel de pedras, ar condicionado, SmarTV 43”, frigobar, telefone, secador de cabelo, acesso à internet e varanda com vista para o bosque. Rodovia Raposo Tavares, km 55 Rua Cora Coralina, 350 – Vila Darcy Penteado Tel.: (11) 4713-5560

Spaventura, em Ibiúna Sala Spa Ventura

Possui auditório e três tipos de sala para receber equipes de trabalho em reuniões, treinamentos, convenções. O espaço para eventos corporativos também é especial. Localizado a 75 quilômetros de São Paulo, o Spaventura é perfeito para levar a família e curtir ainda mais depois dos compromissos de trabalho. É que o lugar é completo e abrange: 35 quilômetros de trilha, kaiak rígido, stand up paddle, squash, vôlei de areia e muito mais. Para hospedagem, dispõe de dois tipos de chalés: o Premium (que você gasta em média R$1.360 com a diária) e o Master (que você gasta em média R$1.560). Uma criança até 12 anos acompanhada de dois adultos pagantes entra como cortesia. O mais legal? Que a maioria das atividades está inclusa no valor.

Lazer Spa Ventura

Fazenda Morros Verdes, Estrada de Terra, Ibiúna/SP Tel.: (11) 3132-6780

outubro 2019

25


Especial Cultura e Turismo Sofitel Guarujá Jequitimar

Integrante da Rede Accor, o Sofitel Guarujá Jequitimar possui um apelo especial para quem quer curtir com a família depois dos compromissos de trabalho. Conta com estrutura completa para atender à demanda de turismo de negócios na região do litoral paulista. Um dos diferenciais é, sem dúvida, a Inspired Meetings, que disponibiliza uma equipe treinada para pensar sua reunião/evento nos mínimos detalhes. São 16 salas equipadas e com capacidade para até 1.100 pessoas que podem ser adaptadas de acordo com as suas necessidades. O hotel ainda disponibiliza arena ao ar livre, com mais de 6.000m². Depois de cumprir a agenda, aproveite o spa, a piscina com pool bar e

Sofitel Guarujá Jequitimar

espaço para crianças e mais de 15 modalidades esportivas. O Quarto Superior com cama King Size, varanda, vista para o mar e Wi Fi cortesia sai em torno de R$1.450 a diária.

Av. Marjori da Silva Prado, 1100, Praia de Pernambuco, Guarujá ∙ Tel.: (13) 2104-2000

Hotel Real Executive

Hotel Real Executive

Em Goiânia, o Hotel Real Executive já é especialista em atender esta demanda. Isso porque ele conta com infraestrutura completa para as empresas - como escritórios, salas de reunião e conferência, mini-auditório e restaurante - e está localizado próximos aos cartões postais de Goiânia, permitindo que o profissional passeie pela capital goianiense, aproveitando o tempo livre. Para quem vai acompanhado, o quarto duplo custa de R$195 a R$245 (diária)

Av. Dona Maria Cardoso - Vila Sao Tomaz, Aparecida de Goiânia/GO Tel.: (62) 3983-1010

Hotel Serra Jundiaí

Ótimo para eventos corporativos - seja para pequenos grupos ou grupos maiores e curtir um merecido momento de descanso; o hotel oferece 3.400m² de área com 85 apartamentos, 8 salas de eventos (com a maior sala de eventos em hotéis da região), restaurantes, piscina e academia.

As salas de reuniões disponíveis são para até 10 pessoas ou para grupos até 35 pessoas. O casal custa a partir de R$198 a diária, no quarto standard, com uma cama de casal ou duas de solteiro.

Av. Comendador Gumercindo Barranqueiros, 80, Moisés, Jundiaí/SP Tel.: (11) 4582-4113

Como um hotel pode aderir ao bleisure? Ofereça às empresas e aos executivos pacotes pensados exclusivamente para eles, com benefícios atrativos para quem deseja prolongar a estadia como condições especiais de pagamento, descontos, serviços adicionais, entre outras diversas possibilidades.

26

outubro 2019


Hotel Serra Jundiai

outubro 2019

27


Especial Cultura e Turismo

Alter do ChĂŁo e o Rio da Vida

28

outubro 2019


M

ergulhar no Rio Tapajós é mudar o rumo da vida, ou melhor, através do rumo das águas, conduzir a vida de forma mais plena, tranquila e transparente. Retornar a Alter do Chão depois de mais de 20 anos foi transformador. Há anos atrás não tive a maturidade e o olhar apaixonante que tive dessa vez sobre o Povo Borari. Único! A cidade respira o rio e o rio alimenta e embeleza a todos. Alimenta a poesia, a música, a dança, os sabores, alimenta a vida de uma forma intensa. Tudo gira em torno do grandioso Tapajós. Estive em Alter num dos momentos mais emblemáticos dessa terra, estive na Festa do Çairé, uma celebração que há 400 anos inspira e conduz esse povo indígena, branco, caboclo, negro e mulato. Raças que misturam-se com a mais pura beleza, entregando-nos através de rituais, cores e cantorias o mais puro DNA local. Arrepiante. Fui um dos 3 jurados do Deslumbrante Festival dos Botos onde Boto Rosa e Boto Tucuxi apresentam suas raízes através de histórias encenadas, cantadas e bailadas lindamente. Um pre-

outubro 2019

29


Especial Cultura e Turismo

sente aos olhos de quem vê. Um presente para mim ter sido escolhido como jurado. Quem sou eu para julgar tamanha beleza? Mais recebi do que entreguei, como sempre, em todos os garimpos que realizo Brasil e Mundo afora. Mergulhar no Rio Tapajós e seus Igarapés é de uma benção infinita e a gratidão torna-se a única e possível expressão que podemos apresentar. Lago Verde de onde tiras tamanha força e energia? Tu és a vida! Mulheres, homens e crianças recebem-nos de braços e coração abertos contando-nos suas histórias e lendas mágicas da floresta, das tribos e da lua. Encantador em todos os sentidos! A Gastronomia explode em texturas e paladares inacreditáveis, simples e sofisticados ao mesmo tempo, proporcionando-nos experiências estarrecedoras, de delícias sem

fim, desde o simples biscoito Dedo de Moça vendido nas barraquinhas na Praça Matriz, às Balas de Chocolate com Cupuaçu, os Peixes Assados com frutos da Terra, o Pato no Tucupi, até as misturas mais contemporâneas apresentadas por chefs conceituados nacionalmente. Um encontro especial em cada canto, em cada olhar, em cada sorriso. O Tapajós entrega Luz e de forma inexplicável saímos chorosos de saudades e certos de que o retorno será inevitável. Boto que encanta a Cabocla e seduz. Sedução estrelada e ensolarada. Lindo, inesquecível. Momentos de Deus na pequena cidade encantada!

Dicas locais:

• Pousada Alter • Restaurante Farol da Ilha • Restaurante Tapiri do Saulo • Restaurante Do Italiano

GARIMPANDO.LIFE®_______________________________________________________________________________ Marcelo Sampaio +55 11 4617.3434 | 99979.1784 Apresentador / Influenciador Mercado Premium / Produtor de Eventos Television Host / High Quality Consultant Market / Events Producer <http://www.garimpando.life/> www.garimpando.life ∙ Instagram: @garimpando.life Programa Garimpando com Marcelo Sampaio- Todas as 4as as 20h e 6as as 22h na Tv a Cabo Travel Box Brazil “2019 - Em busca de Experiências Hypes pelo Brasil e Mundo Afora!”

30

outubro 2019


outubro 2019

31


Fotos: Divulgação

entrevista

Monja

Coen Roshi

Espiritualidade e autoconhecimento em tempos de redes sociais Por Daniella Fernandes 32

outubro 2019


T

oda vestida de branco, chinelo de dedos e celular nas mãos. Foi assim que a Monja Coen Roshi chegou ao evento Youpix Summit, realizado em setembro em São Paulo. O encontro reuniu profissionais de marketing, influenciadores digitais, pesquisadores e celebridades para tratar temas pertinentes à essa indústria da influência digital sob a ótica da saúde mental. A grande pergunta era: como manter e preservar a saúde mental em tempos de rede social? Ao subir ao palco para sua fala, a Monja sorri e espera a plateia se acalmar. Quando o silêncio se instala no salão, com mais de 300 pessoas, sua voz doce e firme começa a falar sobre a inquietude da nossa mente e todas as oscilações que temos. “Nós somos a oscilação, o tempo todo. Vemos nos filmes que as máquinas que medem nosso coração só param de oscilar quando morremos, aí então a linha fica reta”. E propõe uma prática de meditação, cinco minutos, para se conectar. Reforça a importância da meditação, de permitir-se este momento a sós, de respirar conscientemente e estar presente, você, com você mesmo. Aos poucos os participantes foram fechando os olhos e se deixaram levar por aquela voz que os guiava pra dentro deles mesmos. Após a prática, já em outra sala, a Monja conversou com exclusividade com a equipe da Revista TUdo, e nos contou qual o caminho para nos mantermos equilibrados nos dias de hoje. Caso você ainda não saiba, a Monja Coen é, de batismo, Cláudia Dias Baptista de Souza, nascida no bairro de Campos Elíseos, em São Paulo, no ano de 1947. Foi jornalista e trabalhou no Jornal da Tarde. Na década de 1970 foi morar em Los Angeles, na Califórnia, e trabalhou como funcionária do Banco do Brasil naquela cidade. Nessa época iniciou práticas regulares de zazen no Zen Center of Los Angeles, a mesma prática meditativa do Beatle George Harrisson, de quem era fã. Tornou-se residente da comunidade de Los Angeles e fez os votos monásticos em 14 de janeiro de 1983. Adotou o nome Coen (que significa “um só círculo”) e viajou para o Japão para se aprimorar na filosofia. Voltou para o Brasil em 1995, casada com o monge japonês Shozan Murayama. Foi eleita presidenta da Federação das Seitas Budistas do Brasil — pela primeira vez uma monja de origem não japonesa ocupou tal posição. Divorciou-se em 2001 e neste mesmo ano fundou a comunidade Zendo Brasil, que hoje tem sua sede próxima ao estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Monja Coen no evento Youpix Summit

Neste mês de outubro a Monja lança um podcast, pela plataforma Storytel, recém chegada ao Brasil. Uma nova ferramenta, um novo desafio para cumprir o seu propósito. Ela conta que é uma conversa, um bate papo e uma instrução para a meditação. E mesmo que as pessoas ouçam no carro ou fazendo atividade física, a proposta é instigá-las ao silêncio, que elas queiram aquele momento com elas mesmas, ainda que seja apenas por 5 minutos. Para baixar o Storytel e ouvir os podcasts da Monja Coen, além dos muitos conteúdos lá disponíveis, acesse nosso APPTUDO e adquira seu cupom de desconto. Monja Coen Storytel - Podcast Meditação Zen

outubro 2019

33


entrevista “A dor existe, o sofrimento é extra. Basta ouvir, ler e colocar em prática. Você conhece você mesmo, sua própria mente, e assim a utiliza da melhor maneira.”

Fundação Casa

Nessa época também foram iniciadas caminhadas meditativas em parques públicos, com o intuito de levar o Zazen e o Kinhin (meditação caminhando) à população paulistana. Aos poucos foram surgindo convites para palestras em empresas, meditações em grupo, até que surgiu o convite de gravar uma palestra e colocar no Youtube, pela Mova. Daí, o salto para a “fama” na internet foi imediato. O vídeo “Ponto de Virada”, que aborda como lidar com as perdas da vida, assim que foi lan34

outubro 2019

çado viralizou e em pouquíssimo tempo somava milhares de acessos. Hoje, já ultrapassa os 3 milhões de visualizações. E a partir daí, a história e o propósito da Monja só se fortaleceram! Revista TUdo: Em que momento você se deu conta de que estava famosa? Monja Coen: Desde que eu voltei do Japão para o Brasil já havia um certo estranhamento quando eu andava na rua, por ser careca e andar com roupas que não são as usuais de todas as pessoas. Ou seja, minha aparência


monástica já chamava a atenção. Agora quando o canal Mova resolveu me colocar no Youtube e começou a gravar minhas palestras, foi que realmente bombou. Em pouquíssimo tempo já haviam inúmeros seguidores e inúmeros compartilhamentos. Foi aí que a gente percebeu que as pessoas estão atrás de saúde mental. E que essa é a principal busca no Youtube e no Google. A questão do autoconhecimento, da depressão, da ansiedade, de como viver melhor e com mais qualidade tem sido uma das maiores procuras de nós humanos. E o que eu tenho a oferecer, que é a prática da meditação e o autoconhecimento, vai ao encontro dessa procura. Ou seja, acabei ficando conhecida por isso. RT: E como é essa relação com as pessoas que te reconhecem? MC: Normalmente em forma de gratidão. As pessoas vêm me agradecer e dizer que a meditação mudou suas vidas. Que iam se matar e desistiram. Teve até um senhor que me procurou pra agradecer e disse que mataria uma pessoa e não matou.

Para mim isso é muito reconfortante. Saber que algo que eu venho ensinando há mais de 20 anos ganhou maior visibilidade. Ou seja, acho que é muito importante que os meios de comunicação e a inteligência artificial tornem visível algo que já estava acontecendo, mas que era limitado a um grupo menor de pessoas. RT: E essa visibilidade é justamente por conta da procura das pessoas. MC: Exatamente. Hoje em dia não consigo fazer palestras em lugares menores. Não atendo mais. Os livros que escrevi estão vendendo muito bem. E essa procura também me rendeu parcerias com grandes professores, como Leandro Karnal, Mario Sergio Cortella, Clóves de Barro Filho. E tem uma outra questão. Eu fui jornalista. Acredito muito na imprensa, na mídia em geral. Acho importante divulgar o que estamos fazendo. E assim, eu tenho sido muito chamada. Fui na Ana Maria Braga, no Danilo Gentilli, no Jô Soares, na Fátima Bernardes. Então eu percebo que existe uma necessidade humana por esse autoconhecimento e eu consigo oferecer isso através da prática do Zen.

Mário Sergio Cortella, com quem escreveu o livro Nem Anjos Nem Demônios

Monja Coen em cerimônia

outubro 2019

35


entrevista RT: E você acredita que por conta dessa urgência, as pessoas têm, cada vez mais, buscado gurus? MC: Olha, uma coisa que eu tenho feito desde que voltei para o Brasil é dizer: não existe guru aqui, eu não sou a mestra das mestras. Eu sou um ser humano que pertenço a uma tradição espiritual e o que eu tenho a transmitir é esta tradição. Não sou eu o personagem principal. Minha prática é sempre dizer às pessoas: procure em você, você é o seu mestre. Que é a palavra de Buda. Buda, antes de morrer disse aos seus discípulos: “Façam do Dharma, dos ensinamentos, o seu mestre. E eu vivo pra sempre”. Ou seja, o ensinamento está vivo e está aí. Basta ouvir, ler e colocar em prática. Você conhece você mesmo, sua própria mente, e assim a utiliza da melhor maneira. RT: E como isso funciona na prática? MC: É sempre perguntar: como eu uso a minha mente a meu favor? Uma pessoa que se reconhece ansiosa, por exemplo, deve sempre se perguntar como usar aquela ansiedade. Então o autoconhecimento é essencial. Não somos iguais. Cada um de nós é único. Então é sempre se perguntar: como eu faço o melhor desta situação? Então eu não posso depender do outro para estar bem. É como o amor. Eu não dependo de uma pessoa para amar. Amar é uma capacidade de cada ser humano, que agora é direcionada a uma pessoa e depois pode ser direcionada a outra. Ou seja, a chave está em cada um. Eu procuro transmitir essa leveza para as pessoas. A dor existe, o sofrimento é extra. RT: Hoje aqui no evento está se falando muito sobre saúde mental e como manter esse equilíbrio entre o real e o virtual, entre o que se é e o que se parece. Como fazer isso? MC: Eu acho muito interessante tudo isso. Nós temos em nós esses personagens múltiplos e como é que eu os revelo? Eu acho que a rede social, nesse aspecto, tem sido muito criticada, mas a meu ver tem um aspecto muito positivo. Nós podemos libertar os muitos personagens em nós, o que é bonito e feito. A caixa de Pandora se abriu e eu tô libertando tudo. Este é o primeiro momento. O segundo momento é um de reflexão mais profunda, que é o que estamos entrando agora, e ele diz: qual o sentido disso? Nós vemos Youtubers riquíssimos, que têm milhões de seguidores e pessoas querendo ser como eles. Porém com um vazio imenso. Ou seja, é o 36

outubro 2019

caminho inverso. Trata-se de contentar-se com a própria existência, de ter prazer na vida. Cada um sendo quem é, se desenvolvendo na sua própria área, pode encontrar um grande grau de felicidade e contentamento. E como tudo na vida, tem começo, meio e fim. Chega uma hora que cansamos e aí é preciso ressignificar as nossas vidas. E a nossa vida é um ressignificar constante. Não somos os mesmos, mudamos. É neste momento que você deve perguntar-se: qual o meu próximo objetivo? O que vai dar sentido à minha vida daqui pra frente? RT: Você é muito conectada, né? O que consome na internet? O que te faz parar para assistir? MC: Eu tenho uma curiosidade múltipla, ela não fica em um só aspecto. Mas as pessoas me mandam muitas coisas de autoajuda e autoconhecimento. Na verdade, eu gosto de alguns personagens – Leandro Carnal, Mário Sergio Cortella, Clóves de Barros Filho, Luiz Felipe Pondé – pessoas que eu gosto de ouvir, que me ensinam. Eu nunca tive conhecimento da filosofia ocidental. Eu conheço a filosofia oriental, gosto de tudo isso que instiga a mente. Eu acho que a nossa mente precisa ser alimentada e nós temos que escolher os alimentos, assim como escolhemos os alimentos para o corpo físico.

Monja Coen com nossa editora Daniella Fernandez


ser feliz

Publi Editorial

Mente Criadora

V

ou lançar-lhe um desafio: procure manter-se o mais concentrado possível até o final da leitura. Talvez perceba o quanto nossa mente é fugidia, inquieta e facilmente atraída por tudo e por todos. Além de desviar a atenção a todo instante, uma baixa qualidade de concentração dilapida a energia necessária para a realização de uma dada tarefa. A definição da palavra concentrar é fazer convergir para um centro, ou para um mesmo ponto. Em geral, nossa mente está sempre se movendo, incapaz de fixar-se num mesmo assunto. É

só quando ela sossega que efetivamente geramos poder de realização. É como concentrar raios solares usando uma lente. Ao atravessá-la, os raios, antes dispersos, convergem para um único ponto criando energia suficiente para produzir fogo. A atenção tem essa mesma característica. Focada, concentrada, ela nos torna muito mais produtivos. Sua capacidade de concentração nasce da renúncia deliberada ao que a atrai e dispersa. É fruto de um treino de vontade e decisão. Quando estamos de fato concentrados, aplicamos, ao mesmo tempo, a totalidade

de nossas forças – atenção, sentimento, ação – na conquista da meta almejada. É preciso educar a mente. E uma excelente maneira de fazê-lo é dedicar alguns minutos de seu dia, todos os dias, à tentativa de unir-se com o silêncio que existe por trás do mecanismo dedutivo intelectual. O raciocínio nos é indispensável, mas muitas vezes, ironicamente, é ele que impede o acesso ao conhecimento intuitivo, à inspiração, ao impulso criador. A criatividade, antes de mais nada, é uma fagulha, uma explosão, e não um processo como o mecanismo raciocinante. Este dará suporte posterior, organizando e estruturando boas ideias. Com seu poder de análise e dedução, a mente enxerga tanto o positivo quanto o negativo e depois julga. Curiosamente temos uma tendência perversa de focalizar o negativo ao invés de aprendermos com o positivo. É quando privilegiamos os aspectos positivos de uma pessoa ou situação que podemos conduzir nossa mente a uma nova percepção. Ainda estamos longe de transformar nossas mentes num campo de potencial puro. Hoje, ela é muito mais terreno fértil para conflitos e sofrimento. Mas o pressentimento está aí, rondando muitos daqueles que de alguma forma já experimentaram a delícia de captar um pouco da verdade. Quando tocamos o silêncio, somos autênticos criadores.

Fernando Vianna é instrutor de Meditação e Revitalização Integral. É consultor de I Ching, palestrante e realiza consultoria e treinamento em aperfeiçoamento pessoal. ferseth@gmail.com

outubro 2019

37


nosso bairro

Como é lindo morar pela

Granja Viana

M

orar na Granja Viana é um privilégio. Apesar de muita gente achar que o bairro se resume à região do centrinho - ou miolo da Granja como todos gostam de chamar - geograficamente ela vai do quilômetro 21 ao 30. Sendo assim, lucidamente é necessário tirar um pouco do glamour de se morar no bairro e, colocar em pauta toda a facilidade de viver nele. 38

outubro 2019

Hoje, o morador granjeiro não precisa sair de seu reduto para nada. Empreendimentos comerciais viabilizaram a vinda de quem tinha consultório e escritório em São Paulo, o que proporcionou uma gama de ofertas de produtos e serviços da melhor qualidade, de diversos preços, para todos os gostos. Assim como toda a cidade de Cotia, a Granja é dividida pela Raposo Tavares, rota para quem vai acessar o Rodoanel

Cíntia Baraúna


Templo Zu Lai

Pra quem tem fé A Granja tem templos religiosos para diferentes crenças Paróquia Santo Antônio: Rua Santo Antônio, 486, Templo Zu Lai: Estrada Fernando Nobre, 1461 Igreja Batista: Av. José Giorgi, 830 Xamanismo, com Felicity McDonald: 4186-3015 Templo Guaracy do Brasil (Umbanda): Estrada do Caputera, 895

ou seguirá para São Paulo. Apesar do trânsito em alguns horários, pessoas mais experientes já conseguem usar a Rodovia em horários alternativos e fogem dos horários de pico. No mais, quem fica pelo bairro, consegue usar estradas vicinais e caminhos alternativos. Para a psicóloga Cíntia Baraúna, moradora há 20 anos do bairro e proprietária do Atelier da Granja há 17, viver na Granja Viana é escolher a opção de estar em comunidade o tempo todo. “Todos se conhecem. E se o morador é novo, fica conhecido logo, logo. Nos encontramos na padaria, no shopping, no restaurante. Estamos sempre conectados, compartilhando o tempo todo”, conta ela. Já o investidor e morador da Granja, Confúcio Cavalcante,

que mora há quase 50 anos no bairro, acredita que o crescimento da Granja Viana deve acontecer, mas com preservação. “O futuro do planeta, da cidade e do nosso bairro depende da consciência e das ações de preservação dos moradores; cuidar do lixo, da calçada, da vizinhança, é um dever de todos”, explica. E, quer saber mais? Nada melhor do que a nossa equipe para garimpar tudo o que o bairro tem de bom. Confira!

Tem sua área dividida entre os municípios de Cotia, Carapicuíba, Embu das Artes, Osasco e Jandira


nosso bairro Colégios e escolas

Mobilidade Urbana

São inúmeras as possibilidades, em nosso Guia de Educação no APPTudo e em nosso site revistatudo. com.br você encontra a relação de escolas situadas em nossa região.

Na última edição da Revista TUdo, divulgamos passo a passo do Plano de Mobilidade Urbana apresentado para a Raposo Tavares e para o centrinho da Granja Viana, lembrando que parte do projeto já está sendo colocado em prática. O quê? Você não viu? Baixe o APPTUDO e veja o Plano completo.

Celebridades

Feiras

Além da linda família do saudoso Jair Rodrigues (Jair Oliveira e a esposa Tania Kallil, Luciana Mello e o esposo Ike Levy), a esposa Clô e os netos, tem muita celebridade que mora pelas bandas granjeiras. O cantor Pedro Mariano, filho de Elis Regina, e o muso, apresentador, ator e empresário Felipe Tito também fazem parte da lista. Suzana Alves, Zeider Pires (vocalista do Planta e Raiz), a cantora Negra Lee, a cantora e musicista Patrícia Marx e a cantora e atriz Larissa Manoela não só moram como frequentam o comércio e os restaurantes granjeiros. Vira e mexe você encontra essa turma por aí.

A Granja sedia a Ecofeira, que tem verduras, frutas, legumes - orgânicos e locais - artesanato e comidinhas. Acontece todo domingo no Parque Teresa Maia e às quartas –feiras no Shopping Granja Vianna.

A lenda Rita Lee (que, inclusive, foi capa da nossa primeira edição) e o escritor Walcir Carrasco glamourizam a região e encabeçam o estrelato. Família Rodrigues

Grandes redes de padarias A Dona Deôla funciona 24 horas por dia. - Rodovia Raposo Tavares, 186 A Rede de Padaria Michelli está nos principais bairros da cidade de Cotia. No Parque São George, bairro que faz parte da Granja, ela fica na Rua Eid Mansur, 835. A Gran Viana fica no miolo da Granja, na Av. São Camilo, 1.181. Todas possuem estacionamento gratuito e buffet de almoço.

40

outubro 2019

A Feira do Parque São George é antiga e os feirantes já são conhecidos por todos. Acontece toda quarta-feira no “Meião”, nome dado ao espaço de eventos do bairro.

Para malhar Academias para todos os gostos (e bolsos) A Granja Viana conta com Bodytech, Cia Atlhetica, Smart Fit e Team Nogueira (dos irmãos Minotouro e Minotauro). Além destas, possui as academias locais e não de menos qualidade, que são super prestigiadas pelos moradores mais antigos e por quem acabou de chegar: Bulldog, Acqualife, Raquel Natação, Winner Fit, Energy, La Forma entre outras.


Hospital São Camilo

nosso bairro Saúde e cuidados A nossa região conta com renomadas clínicas médicas, com especialistas altamente qualificados, além dos mais relevantes laboratórios médicos. Cuidar da saúde não é mais um problema para o morador da Granja Viana, que antigamente tinha que se deslocar para outras cidades. A Rede de Hospitais São Camilo inaugurou uma nova unidade na Granja Viana, que será instalada no local em que se situava o Recanto São Camilo. Até o final de 2019, o local receberá as atividades de centro médico com consultas e medicina diagnóstica para todas as idades.

Curiosidade

Foto: Neto Paes

Onde está a unidade da Rede São Camilo foi o Seminário São Camilo, instituição para padres; o terreno foi doado pela família Vianna. O seminário funcionou até 1969 e abrigou a Casa de Repouso São Camilo. Anexo ao seminário operou até 1977 o Instituto Vianna, organização de ensino que pode ser considerado o embrião da atual Escola da Granja.

Parque Cemucam

Dois Parques O Parque Cemucam e o Parque Teresa Maia são endereços acessíveis e que reúnem famílias inteiras, principalmente aos finais de semana. Parque Cemucam: possui circuito de Mountain Bike, churrasqueiras, trilhas de caminhada e dois parquinhos para a criançada. Aluga-se bike na entrada do Parque. Rua Mesopotâmia, s/n, Jardim Passargada, Cotia/SP. Abre todos os dias até às 18 horas. Parque Teresa Maia: parque intimista, limpo, ideal para ir com crianças. Tem lago com patos e um parquinho. Rua Santarém, 13, Vila Santo Antônio. Abre todos os dias até às 18 horas.

42

outubro 2019


Para passear e comprar Shopping e Open Mall A Granja Viana conta com o Shopping Granja Vianna, à beira da Raposo, com grandes lojas e marcas, restaurantes deliciosos, Cinemark, espaço kids e muito mais. O The Square Open Mall - também com acesso pela Rodovia - é um shopping a céu aberto com eventos culturais, cinema, lojas, restaurantes e reduto de muitos serviços e profissionais liberais. Suas torres contam com salas ocupadas por dentistas, advogados, terapeutas, médicos, agências de câmbio, de viagem e muito mais. Para quem gosta de espaços mais intimistas, mas não menos atrativos, pode chegar no Granjardim. O espaço oferece lojas com grandes marcas, academia, clínicas, além de restaurantes incríveis, charmosos e frequentado por um público seleto e com a cara da Granja Viana. Shopping Granja Vianna: Raposo Tavares, km 23,5, sentido SP. The Square Open Mall: Raposo Tavares, km 22, sentido Cotia. Granjardim: Av. São Camilo, 980, sentido Carapicuíba.

O Centrinho da Granja é um ponto de encontro e de referência para quem chega na região. Concentra restaurantes, lojas e charmosas galerias que oferecem serviços de beleza, veterinária, assistência técnica e o serviço de profissionais liberais. Os centros comerciais Patio Viana I e II existem há anos e batendo perna por eles é possível encontrar lojas graciosas e sabores marcantes. Estão lá: Massas Ricci (Rotisseria), Tea House (Chateria), BO Café e Empanadas. Delícias para qualquer hora do dia. A Granja Viana possui vários centros comercias em pontos estratégicos da Raposo Tavares, onde reúnem lojas, restaurantes, conveniências e serviços que facilitam a vida dos moradores: Centro Comercial Vianna Village, no Km 25 da Raposo Tavares, perto do Posto Bem Te Vi. Conta com lojas, quiosques, salas comerciais, mercado, academia e escola. O RT 23 fica no Km 23 da Raposo Tavares. Possui posto, agência bancária, supermercado, farmácia, lojas, agência de viagens e conveniência. O Espaço Granja Vianna, no km 24 da Raposo Tavares dispõe de restaurantes, doceria, agência bancária, farmácia, pub e diversos serviços.

Condomínios importantes Alguns residenciais foram fundamentais para o desenvolvimento da Granja Viana: São Fernando Golf Club: A história do São Fernando Golf Club retrata a fé e a perseverança de um grupo de amigos, congregados em torno de seu amor pelo golfe. Em 21 de abril de 1954 foi descerrada a placa inaugural, em homenagem aos doadores de 22 alqueires do Sítio do Caiapiá, a Fernando de Almeida Nobre (avô do ex-presidente do Palmeiras, Paulo Nobre) e sua família. Projeto do arquiteto argentino Luther Koonz. Nos anos 1960 surgem as Chácaras do Lago, Refúgio, São Fernando e São João (terras próximas ao atual condomínio Palos Verdes). Foi com o “boom” imobiliário da década de 1970, que se iniciaram os primeiros loteamentos “fechados”, com os residenciais Granja Velha 2, Jardim Colonial, Parque Silvino Pereira, Parque Primavera e outros loteamentos da família Junqueira ao longo da avenida São Camilo, como Granja Velha, Chácaras da Fazendinha, Impla, Chácaras dos Paineiras etc.

As terras de Niso Vianna começaram a ser loteadas na década de 50, mas as ações da família aconteceriam até os anos 70. Nessa época nasceu o primeiro loteamento, Vila Santo Antonio de Carapicuíba (miolo da Granja), com lotes vendidos na sua maior parte para Rotarianos que, atraídos pela vida bucólica, construíram casas de campo. Pensando nas pessoas mais humildes, ele loteou uma área vizinha ao Parque São George e vendeu aos seus funcionários por um valor mais baixo e a longo prazo.

Restaurantes deliciosos Diversidade gastronômica Que a Granja Viana é considerada um polo gastronômico todo mundo já sabe. Todo mundo mesmo. Aos finais de semana, os restaurantes estão sempre lotados, inclusive de turistas. Tem gastronomia francesa, italiana, contemporânea, vegana, e por aí vai. Merecidamente, a citação especial da Revista Tudo vai para o Félix Bistrot que está há 20 anos pelo bairro, estabelecido em uma antiga e clássica residência típica da Granja Viana, com uma área externa repleta de árvores e um belo jardim. Alta gastronomia contemporânea. Rua José Félix de Oliveira, 555 - Granja Viana. Veja lista completa de restaurantes no Guia de Gastronomia no nosso site www.revistatudo.com.br e no www.apptudo.com.br

Félix Bistrot


casa e jardins

46

outubro 2019 Iporanga-Breda


Iporanga-Breda

Iporanga-Breda

Iporanga-Breda

Decor na primavera E

após um inverno mais frio do que o comum, ela chegou! A primavera, que começou no dia 23 de setembro, vem para trazer de volta aquele calorzinho típico, que só tende a aumentar à medida que o verão se aproxima. Por que não aproveitar a estação mais linda do ano para deixar sua casa cheia de vida? Como não podia deixar de ser, primavera é sinônimo de flor! Pode parecer clichê, mas elementos florais são a cara da estação! Sejam eles empregados em estampas de tecidos, quadros na parede ou arranjos de flores naturais deixando seu lar cheiroso: flores trazem cor e alegria! Se você está disposto a mergulhar de cabeça na estação, papéis de parede com diversas opções de estilos podem ser aliados práticos para florir ambientes como lavabo, por exemplo! Agora, se quer algo mais fácil de mudar confor-

me o tempo passa, opte por salpicar o sofá e poltronas com almofadas de temática natureza! Estampas coloridas, florais ou não, são ótimas para trazer ao ambiente alegria. Porém, um pouco diferente do verão, que clama por cores mais fortes, na primavera, tons pastéis costumam ser a escolha favorita, pois são como uma transição entre o inverno frio e a estação mais quente. Aliar tons mais sóbrios com pontos de destaque funciona super bem nessa época! Outro ponto que a ousadia da primavera permite é a mistura de diferentes padronagens! Mixar bolinhas com listras mais largas ou xadrez com flores, por exemplo, pode gerar um resultado bastante delicado e jovial! Contudo, fique atento: é preciso bom senso para não exagerar. Afinal, a mescla de muitas estampas diferentes pode deixar o ambiente visualmen-

te carregado, o que não é desejado! Perceba o estilo de decoração do seu lar e sempre componha estampas com cores complementares para não pesar a mão! Caso você não seja um entusiasta do floral, não se preocupe: nem só de clichês a decoração de primavera é feita! É possível presentear seu lar com o espírito primaveril sem apelar às flores e estampas mais femininas! Materiais que tragam a natureza para dentro da sua casa já carregam a cara da estação sem pesar na decoração! Cestos feitos de corda, pesos de porta em pedra natural, cadeiras com encosto de vime, mesas com madeira rústica... E até aquele regador de alumínio que estava guardado pode servir como vaso! Itens de jardinagem remetem ao ato de cultivar as plantas, e a vida em si! Agora que o frio rigoroso já passou e o clima está ameno, tecidos mais leves como outubro 2019

47


Foto: Ricardo Breda

casa e jardins

Iporanga-Breda

48

outubro 2019


linho e algodão são ideais para aquecer sem exagero! E não se preocupe com o fato de amassarem com maior facilidade! Abrace o imperfeito, o desgastado, o usado! A primavera é a estação do “natural”, e o natural não é perfeito! Seguindo essa onda, móveis de madeira no estilo “demolição” são um hit à parte, bem como antigas gaiolas de ferro, e bancos comprados em antiquários! Nos transportam à história de cada um e, por serem mais “brutos” e crus, ficam super estilosos quando em contato com as estampas florais e delicadas. A primavera traz consigo aquele afago na alma, nos convida a abrir as janelas de casa e da vida para os novos ares, nos pede para que tenhamos vida dentro dos

nossos lares, que voltemos a colorir nossos dias com os presentes da natureza. Escolha materiais que enfatizem essas sensações dentro do seu lar e que deixem esse início de final de ano mais gostoso.

Beatriz Dutra beatrizdutra.com.br Av. José Giorgi, 1181 , lj108, Granja Viana Cel. Alfredo Cabra, 99, Jd. Paulistano Tels.: 4612-4457/3061-2826

outubro 2019

49


cultura & lazer

Expo São Roque: evento para toda a família Até o dia 10 de novembro vai rolar a Expo São Roque, um evento repleto de atrativos regados a muito vinho, com comidas típicas, artesanatos e apresentações artísticas. A exposição acontece no Recanto da Cascata, um lugar especialmente charmoso que conta com uma queda d’água que refresca toda a festa. Visitando o evento, que está na 27ª edição, você terá a oportunidade de participar da Pisa da Uva, assistir apresentações de introdução à enologia e conhecer e degustar vinhos únicos nos stands das vinícolas que, de geração em geração, fazem São Roque ser nacionalmente conhecida como a Terra do Vinho. Além disso, é possível experimentar os pratos à base de alcachofra e aprender a prepará-los. Recanto da Cascata: Rua Antônio Maria Picena, 34, Bairro Junqueira De sexta a domingo, das 09h às 19h Sexta: R$15 a entrada / Sábado e Domingo: R$35 Informações : 4712-3231

Turu turu

Sinônimo de resistência cultural, o Nômade Festival está de volta ao Memorial da América Latina, e desta vez recebe um time de peso para compor a programação: desde o pop rural do duo Anavitória até o pop experimental de Arnaldo Antunes, passando pela mescla black music e soul da Liniker, e ousando com a africanidade pop de Luedji Luna. Dia 12/10, a partir das 12h Avenida Auro Soares de Moura Andrade Barra Funda, SP 50

outubro 2019

Foto: Cesar Fonseca

10 horas de muita música boa!

A dupla Sandy&Junior volta aos palcos num show imperdível em São Paulo, cantando os clássicos das décadas de 1990 e 2000. Os irmãos se apresentam no Allianz Parque nos dias 12 e 13 de outubro, atendendo a pedidos de fãs que ficaram sem ingressos para as primeiras apresentações. “A gente não imaginava a repercussão, a procura por ingressos, não imaginava essa coisa toda”, explicou Sandy nos Stories do Instagram, antes de anunciar os dois shows extras. Allianz Park: Av. Francisco Matarazzo, 1705, Parque da Água Branca 12 e 13 de outubro, às 20:00 Ingressos à partir de R$250 Informações : 4800-6680


1, 2, 3, Run!

A 1ª Corrida e Caminhada da Equipe Papa Léguas em Embu das Artes tem como objetivo a promoção de atividade esportiva que leve a interação, a socialização dos atletas e participantes do evento. Terão o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Embu das Artes. Distâncias: Caminhada 4km, Corrida 9km, Corrida 15km Retirada dos kits: dia 26/10/19 Horário de retirada: das 14 às 18 horas Local: Parque Francisco Rizzo ( Rua Alberto Giosa, 390 - Embu das Artes ) Terceiros podem retirar com autorização e ou fotos de documento de identificação Parque Francisco Rizzo: Rua Alberto Giosa, 390, Embu das Artes/SP www.corridapapaleguas.com.br Informações e Contato: evandro@satfitness.com.br / Tel.: 95824-9250

A Sombra do Vento Passear pelo livro “A sombra e o vento” é muito agradável; se familiarizar com seus personagens também o é. Caminhar com eles em busca da resolução de um mistério nos prende a leitura e leva nossa imaginação a flutuar pelas ruas de Barcelona. É uma trama investigativa na qual viramos também os detetives, torcemos por nossos parceiros e buscamos com afinco a verdade que se faz tão perdida. No decorrer do percurso, passamos a entender a solidariedade e os afetos que realmente importam na relação entre Daniel e aqueles que tem por perto. A biblioteca escondida nos leva a um prazer místico: quem não gostaria de passear por seus corredores cheios de surpresas? Ficamos fascinados pelos livros já esquecidos com o desejo de achar uma transformação, principalmente as internas. Boa leitura!

Autor: Carlos Ruiz Zafón Editora: Ponto de Leitura Comentário de Nan Lourenço Nosso endereço eletrônico é: temperandoaspalavras.com

outubro 2019

51


cultura & lazer

Mundo kids

O que fazer com os pequenos e com os pequenos que não são mais tão pequenos assim Sandra Peres e Paulo Tatit chegam ao Tom Brasil para celebrar o Dia das Crianças ao som de “Bafafá”, trabalho que apresenta duas faces dos 25 anos de Palavra Cantada: tanto as novas canções, quanto as antigas. Dá um quentinho no coração, né? Rua Bragança Paulista, 1281 - Santo Amaro, SP Dia 12/10, às 15h Ingressos a partir de R$69

Hora da Criança

Todos os sábados, às 16h, a Saraiva do Shopping Eldorado promove a atividade “Hora da Criança”, que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura nos pequenos através de atividades lúdicas, oficinas e contações de história. Leve a criançada para participar! Av. Rebouças, 3970, Pinheiros, SP/SP

52

outubro 2019

Neste Dia das Crianças, 12/10, o Centro Comercial Alphaville vai promover o Mundo Kids, um evento superdivertido ao ar livre para toda a família curtir junta. As crianças vão se divertir nas oficinas de slime, onde aprenderão a produzir o próprio slime, e a soltar a imaginação usando diferentes texturas e cores. Elas também vão poder participar das Oficinas Bolinha Pula-Pula e Ciência em Show, que terão diversos experimentos. O evento contará com monitores nos brinquedos infláveis como a ponte do rio que cai, pula-pula com escorregador, pista de skate “mini ramp” (levem o seu skate), além da distribuição gratuita de bexigas coloridas, premiações e brindes. Barracas com muita variedade de comidas e sabores vão repor a energia da galerinha. Aproveite o espaço reservado para descansar e se alimentar. No dia, o Centro Comercial Alphaville convida a todos para abraçar o Projeto “Kids Alegria”. Durante todo o evento, estará disponível uma tenda para arrecadação de alimentos não perecíveis e brinquedos usados para doações. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Crianças menores de 12 anos deverão estar acompanhadas dos responsáveis. Dia 12/10, das 11h às 17h Centro Comercial Alphaville – Estacionamento interno, ao lado da Al. Madeira Informações: (11) 4196-6555


Papito pela Granja

A partir do dia 16/10 a Granja não será mais a mesma! O Pub 23 recebe o roqueiro Supla, para um show imperdível no palco da Casa. Aos 53 anos, o cantor e compositor, irmão de João Suplicy, vai fazer o chão tremer com clássicos da sua carreira e músicas do seu novo álbum: Illegal. Supla está com a agenda de shows lotada até dezembro. Ainda bem que sobrou um tempinho pra gente! Nós dizemos: bora! O Pub 23 fica no Espaço Granja Viana, no km 23 da Raposo Tavares. Mais informações: 97158-3951

Em outubro, ainda em clima dos grandes artistas que tocam no Rock’n Rio, tem shows do Iron Maiden, Muse, Bad Religion e The Offspring.

Anota na agenda: 6/10 - Iron Maiden no estádio do Morumbi

9/10 - Muse no Ginásio do Ibiraquera 29/10 - Rock Station com The Offspring e Bad Religion no Espaço das Américas

outubro 2019

53


acontece

na

Região Em Carapicuíba, tolerância zero com os pancadões

D

Em Itapevi, uma única empresa abre mais de 1000 vagas de emprego

A

empresa B2W Digital é uma fusão entre Submarino, Shoptime e Americanas.com. e está, desde setembro, realizando processo seletivo para a contratação de 1011 novos funcionários. As chances oferecidas são as seguintes: 22 para operador de empilhadeira (masculino com experiência), 320 vagas para operador logístico (feminino e masculino sem experiência), 500 vagas para auxiliar operacional (masculino com ou sem experiência), 119 vagas para conferente (masculino e feminino com experiência) e 50 vagas para o cargo de fiscal de prevenção de perdas (masculino e feminino com experiência). Os pré-requisitos são os seguintes: ser morador de Itapevi, possuir ensino médio completo e ter 18 anos, no mínimo. Os interessados não podem ser ex-funcionários das seguintes empresas: B2W, Americanas e Direct, com exceção dos que atuaram apenas como temporários. Vale ressaltar que as Lojas Americanas possuem o controle acionário do grupo, detendo mais de 60% do capital social; as demais ações restantes são parte integrante do free float. Quer saber se sobrou uma vaguinha para você? Ligue (11) 4143-8888. 54

outubro 2019

esde o começo do ano, em todos os meses, houve ao menos uma operação de combate aos pancadões no Município. Veículos foram apreendidos, bares e outros comércios com documentação irregular foram fechados, centenas de pessoas foram abordadas. O auxílio da população é muito importante com denúncias de informações antecipadas sobre os pancadões através do telefone da GCM 4183-5229. Aliás, a Prefeitura está contando com isso. Festa com volume alto de som está no alvo. Denuncie para a Guarda Civil Municipal ou para a Polícia Militar (190), que estão fazendo ação conjunta.

Em Sampa, buzão com débito e crédito

U

m projeto-piloto da Prefeitura de São Paulo tem permitido que tarifas de ônibus sejam pagas com cartões de crédito e débito. Para utilizar o novo sistema é necessário ter um cartão de crédito ou débito ou qualquer equipamento eletrônico que tenha tecnologia de pagamento por aproximação, como smartwatches e celulares. A cobrança é feita assim que o passageiro encosta o equipamento ou o cartão no validador do ônibus, da mesma forma que é feita com o Bilhete Único. Por enquanto, as bandeiras de cartão aceitas são Mastercard e Visa. O projeto-piloto terá duração de 90 dias ou até que atinja 500 mil transações. Ele será testado em 12 linhas de ônibus, o que corresponde a cerca de 200 veículos, que atendem aproximadamente 2,9 milhões de passageiros por mês, segundo a Prefeitura.


Estrada do Capuava será revitalizada e Já recebeu nova iluminação

C

erca de quinze pessoas, representantes de condomínios situados ao longo da Estrada do Capuava, participaram da reunião encabeçada pelo Secretário da Habitação, Sérgio Folha, cujo motivo foi para dar boas notícias aos moradores e usuários da Estrada: que em breve ela receberia iluminação de led em grande parte da sua extensão, garantindo mais segurança aos motoristas e pedestres. Missão dada, missão cumprida. A via já recebeu a iluminação nova no trecho que vai da Raposo até a divisa com Embu das Artes. Outro projeto amplamente discutido foi a possibilidade de serem colocadas câmeras na extensão da Capuava. A equipe da Revista TUdo acompanhará de perto esse trabalho.

Sérgio Folha fez um agradecimento especial ao prefeito Rogério Franco nas mídias sociais, pela atenção com a iluminação da Estrada do Capuava


acontece Embu das Artes e os problemas com a coleta de lixo

A

De janeiro a setembro, Granja Viana teve sete denúncias de agressão contra a mulher

O

programa Guardiã Maria da Penha, lançado em abril de 2018 pela Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Segurança, está acompanhando mais de 50 vítimas de violência doméstica. Essas mulheres já possuem a medida protetiva, expedida pelo juiz, e por livre e espontânea vontade participam do Programa, que acompanha e acolhe a vítima e seus filhos. Caucaia do Alto lidera o ranking com 34 denúncias e Cotia teve 30 casos atendidos pela Guarda Civil Municipal. A Granja Viana registrou seis casos no ano passado e sete em 2019, de janeiro a setembro. Lembrando que a Guardiã Maria da Penha atende e acompanha as mulheres que já possuem a medida protetiva. No caso de denúncia, qualquer força policial pode prestar atendimento à vítima e encaminhar o caso para a Delegacia mais próxima. Mulheres que sofrerem qualquer tipo de violência (verbal, física ou psicológica) podem ir até a Delegacia da Mulher. As denúncias podem ser realizadas anonimamente pelo 180 (Central de Atendimento à Mulher), 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil Municipal). Delegacia da Mulher de Cotia: Rua Turmalina, 99 56

outubro 2019

feirinha do Embu é um capítulo à parte para quem vai bater perna na cidade, como mostramos na matéria na seção Viajar é Preciso. Mas, no dia a dia, os moradores de Embu das Artes têm sofrido com a falta de coleta de lixo. Esta foto foi feita por Edmundo Lopes, que trabalha na cidade e está indignado. “Esta é a vista da minha janela. Em pleno centro de Embu das Artes, o que vemos todos os dias é um ‘montueiro’ de lixo e mosquitos. Indignação e revolta pelo descaso da nossa prefeitura”, desabafou. É certo que a cena se repete. Em setembro de 2018 aconteceu a mesma situação: falta de coleta. O acúmulo de lixo já é grande e a população teme o risco de doenças por conta das substâncias tóxicas de alguns materiais. A revista TUdo tentou contato com a Prefeitura de Embu das Artes, porém não obteve resposta sobre a falta de recolhimento nos bairros da cidade.

nO

brasil O mundo se despediu do cantor Roberto Leal. O artista tinha 45 anos de carreira, mais de 17 milhões de discos vendidos e mais de 400 músicas gravadas.


Incêndio no Hospital Badin, na Tijuca, no Rio de Janeiro, deixa 14 mortos

Até o fechamento desta edição, quinze pacientes receberam alta

O

incêndio aconteceu no início da noite do dia 12 de setembro. Os peritos da Polícia Civil continuam na apuração do caso.

Brasil teve pelo menos 14 mortes por dia nas rodovias federais

S

egundo levantamento divulgado no mês de setembro, pelo menos 14 pessoas morreram por dia nas rodovias federais em 2018. Desde que a pesquisa começou a ser feita, foram registradas 88.749 mortes. Incluindo feridos, em média, ocorreram 82 acidentes com vítimas a cada 100 quilômetros de rodovia em 2018. Do total de vítimas, houve 5.269 mortes.

nO

Pedido de Impeachment de Trump

mundo

F

oi aberto um inquérito formal de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela presidente da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados), alegando que Trump teria tentado pressionar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a investigar o filho do ex-vice-presidente Joe Biden. Segundo a denúncia, o presidente americano, teria usado o poder de seu cargo para tentar fazer a Ucrânia interferir na eleição americana de 202,0 ao pedir que Kiev investigasse um rival político para “ganho pessoal”, segundo a denúncia anônima de um funcionário da inteligência dos EUA. Somente três presidentes foram submetidos a impeachment nos Estados Unidos até hoje. Os democratas Andrew Johnson, em 1868, e Bill Clinton, em 1998, sofreram impeachment em votação da Câmara, mas foram absolvidos pelo Senado. O republicano Richard Nixon renunciou em meio ao processo, antes da votação da Câmara, em 1974. Até o fechamento desta edição, ainda não haviam desdobramentos do caso. outubro 2019

57


fatos e fotos

Dê o seu melhor sorriso! Nosso sorriso é nosso cartão de visitas, né? E estar com a saúde bucal em dia faz toda a diferença na autoestima. Pensando nisso, a Pugliese Odontologia Digital oferece uma gama extensa de serviços em um mesmo local. Ou seja, você passa por consulta, faz exames e os procedimentos necessários todos lá na clínica, sem precisar ficar indo e vindo. Além disso, é utilizada a técnica DSD – Digital Smile Design, onde todos os tratamentos estéticos são feitos de forma computadorizada, diminuindo o tempo das consultas e o desconforto dos pacientes. Outra tecnologia utilizada no consultório é a CEREC, que atua na substituição da moldagem odontológica tradicional por moldagens digitais ou dando aos pacientes a oportunidade de terem seu tratamento de restauração concluído em uma única visita. Dr. Daniel Pugliese, dentista há 18 anos, explica que a tecnologia é um diferencial e uma grande aliada nos tratamentos. Com pai e avô também dentistas, Dr. Daniel busca sempre o que há de mais inovador e pioneiro para oferecer aos pacientes, que podem ser atendidos em suas duas clínicas, uma no km 19 e outra no km 31 da Raposo Tavares. Agende uma avaliação e invista no seu melhor sorriso! Dr. Daniel Pugliese – Pugliese Odontologia Digital Rua Ivan Popov, 51, São Paulo, Km19 Rod. Raposo Tavares ∙ Tel: 3781- 8797 e 97395-5255 Rua Xavantes n 93,Cotia, Km 31,5 Rod. Raposo Tavares ∙ Tel: 4148-6731 e 94484-7292 www.pugli.net

Manifestações contra mudanças climáticas Milhares de pessoas se reuniram no final do mês passado, em mais de 150 países, incluindo o Brasil, em mais de 5 mil protestos contra as mudanças climáticas. Os manifestantes exigiram medidas concretas para frear as emissões de gases causadores do efeito estufa e combater o aquecimento global, informa a organização dos atos. Personalidades como a modelo Gisele Bündchen, o ator Leonardo DiCaprio e Dalai-Lama convocaram manifestantes pelas redes sociais. As manifestações aconteceram dias antes da Conferência do Clima da ONU, que aconteceu em Nova York. A greve pelo clima tem origem no “Fridays For Future” (Sextas-feiras Pelo Futuro, em inglês), ganhando grande repercussão com a adolescente sueca de 16 anos Greta Thunberg, que inclusive fez um discurso polêmico e contundente na Conferência. Aqui no Brasil, mais de 20 estados participaram das manifestações. Em nossa região, alunos do Colégio Sidarta fizeram a sua parte e se manifestaram na Av. Fernando Nobre.

58

outubro 2019


Treino pra cachorro! Quando pensamos em adestramento, nos vem à mente dois pensamentos: ensinar truques ao cachorro ou corrigir algum problema de comportamento. Para qual das situações é mais adequado? Para as duas! O adestrador Jefferson de Moraes trabalha com psicologia canina de alta performance, seja para cães novinhos ou para aqueles que aprontam. Isso porque adestramento é a técnica utilizada para ensinar os pets por meio de treinos, rotina e reforços. Sendo assim, não importa se você está ensinando seu cachorro a ficar em pé ou a parar de pular nas pessoas quando elas chegam em casa. Tudo isso faz parte de como adestrar um cachorro. O legal é que o Jefferson também atua em treinamentos de segurança, uma preocupação constante de toda a sociedade, ou seja, treino para cães de guarda mesmo. Vale lembrar que a participação dos donos no treinamento ajuda, e muito, no processo, com resultados mais rápidos e satisfatórios! Além disso, Jefferson conta com parceiros que facilitam e dão credibilidade ao trabalho: Country Shop, Dog Hills, Ecopet, Pet Spa, Per Uni e Rumo Certo Pet Shop. Que tal contratar um profissional para treinar seu doguinho? Jefferson de Moraes (11) 94726-2934 • @jeffersonde_m


rede social Festa da Amizade do Cotolengo comemora mais um ano Padre Claudinei (de boné amarelo) liderou a festa por mais um ano

Novo cardápio de almoço da 39 Trilha do Pão A 39 Trilha do Pão apresentou seu novo cardápio de almoço, revitalizado pela E6 Gastronomia em evento exclusivo para a imprensa. Tudo delicioso! Vale a pena conferir! Na foto, Rodrigo e Beltrão Holanda com a equipe da E6 Gastronomia.

Beauty Day na TVZ Granja A 41ª edição da Festa da Amizade do Cotolengo aconteceu em setembro e se consagra, por mais um ano, como um dos grandes eventos na Granja Viana. Tem como objetivo tornar o trabalho do Pequeno Cotolengo junto às pessoas com deficiência ainda mais conhecido e valorizado. Este ano a festa contou com várias atrações artísticas como Junior e Matheus, Banda Dona Neves, Banda Monte Castelo, Banda Djavú e Juninho Portugal, Luca e Vini, Piroboys, Pizza Rock, Rodrigo Fittipaldi, Angelo Máximo, Claudio Fontana, Dudu França, Tatty Fittipaldi, Pe.Cido E Grupo Musical Orione Show, Negritude Junior e Ovelha. Mais de seis mil pessoas participaram dos dois dias de festa. Para Sérgio Folha, Secretário da Habitação e frequentador assíduo da comunidade Dom Orione, a festa cresce a cada ano. “O trabalho do Padre Claudinei faz do Cotolengo uma entidade querida e respeitada em toda a cidade”, conclui.

Sergio Folha, Secretário da Habitação de Cotia (no centro) participou do evento ao lado dos amigos e da família

60

outubro 2019

A TVZ Granja Viana realizou o Beauty Day, com um delicioso coquetel, além de maquiagem, nutricionista, dicas de dermatologia e spa facial, tudo isso com o cuidado e carinho da anfitriã Regiane Cataldi. O evento foi um sucesso!

1- A equipe sempre prestativa da TVZ Granja Viana 2- A nutricionista Vivian Mansur e Regiane Cataldi, da TVZ


Os lojistas associados do Polo de Arquitetura e Decoração da Granja Viana

DECOR CHEF - Polo Granja Viana Mulheres Empreendedoras do Rotary Club de Cotia no Ristorante Dom Camillo Aconteceu no Ristorante Dom Camillo, a visita oficial da Governadora do Distrito 4563 do Rotary Internacional, Sra. Maria Lúcia Giancoli Strazzeri ao Rotary Club de Cotia - Mulheres Empreendedoras. O evento contou com a participação de autoridades do Distrito 4563 do Rotary, todos os associados do clube, seus familiares e convidados. Tomaram posse dois novos associados: José Camilo Soares dos Santos e Lidiane Machado da Silva. A associada Celia Pawel, que doou ao clube um inflável do Zé Gotinha na ocasião, informou que a luta contra a poliomielite no Rotary continua.

Os profissionais associados ao Polo de Arquitetura e Decoração da Granja Viana

Os vencedores Mara Nogueira e Ronaldo Vannilda Olpe

Alexandre Pasquotto, Fabio Izar e Mariana Meneghisso

Roberta Smilari e Marcelo Eduardo Vernilho e Elaine Sampaio Catozi da Per Tutti

Marcela Oliveira e Confuncio Cavalcante

Daniel Szego e Alexandre Pasquotto

Os jurados: Luiz Felipe Fidelis, Roberta Smilari, Marcelo Sampaio e Andrea Wellausen

Fabio Izar e Atílio Fernando Silva da Portobello, a mais recente loja a se associar ao Polo

Tea House

A Granja Viana agora tem uma verdadeira Tea House chateria para chamar de sua! Recém inaugurado, este lugar super aconchegante oferece chás diferentes, café e drinques com Gin e não alcóolicos, além de guloseimas de dar água na boca. Vale a pena conhecer! 1- Bruna Freneda com sua mãe Ana Rosa Freneda (segunda da esq. para a direita) e suas clientes e amigas 2- Amanda Lizeo e Bruna Freneda 3- Amanda Lizeo, Bruna Freneda e equipe

Promovido pelo Polo Granja Viana, no dia 12 de setembro aconteceu a primeira edição do DECOR CHEF, no salão da Cia Paulista de Pizzas. Neste embate culinário, participaram dois importantes escritórios de arquitetura da região: Mariana Meneghisso Pasquotto e Alexandre Pasquotto (Meneghisso & Pasquotto Arquitetura) e o Arquiteto Ronaldo Baena & Mara Nogueira (Alvo Arquietura) os quais foram os grandes vencedores da noite. O júri foi composto por Marcelo Sampaio (consultor especialista no mercado de alto luxo e colunista da revista TUdo), Roberta Smilari (publisher da Revista TUdo), além de dois convidados sorteados. O projeto foi idealizado pelo Arquiteto Daniel Szego e teve como parceiros a Cia Paulista de Pizzas, o Empório Per Tutti, a Nobel Livraria, Open Mall The Square e a Revista TUdo (media partner).

outubro 2019

61


Odontologia / Ortodontia

Vacinas Endocrinologia|Implantodontia

Psicologia Dermatologia

Aparelhos Auditivos

Luiz Claudio Andrade CRO nº 23420

Marcela Granja CRO nº 67441 CRO 12181

tel.: 4612-1538

˜Clínica geral ˜ Ortodontia ˜ Implantes ˜Pediatria

Aceitamos Aceitamos convênios convênios

www.odontologiamlc.com.br R. José Felix de Oliveira, 1189 sala 4 Térreo Galeria Bali - Granja Viana - Cotia -SP

Farmácias

Farmácia

Geriatria

Aparelhos Auditivos Cirurgia Plástica

Oftalmologia

Podologia Reflexologia

Fonoaudiologia


Clínicas

Anuncie aqui:

4617-4873 Entre em contato e reserve seu espaço no

Parte integrante da Revista TUDO ed. 91. Distribuição gratuita

guia de saúde 2018

Guia de Saúde TUdo 2020

4617.4873

Clínicas Hospitais Farmácias terapias Laboratórios

Especialidades Médicas

Vila Vida Um novo conceito de cuidado com idos os na Granja Viana


Anuncie aqui:

4617-4873


TUdo conectado Você já percebeu a nossa movimentação nos stories no Instagram? Todo dia tem notícia, novidades e dicas da nossa região, do Brasil e do mundo! Todos os dias, conversamos com cerca de 500 pessoas, que veem, interagem e repostam o nosso conteúdo! Além disso, as notícias que postamos em nossas redes e no APPTudo têm um super engajamento dos nossos leitores, que utilizam este espaço como lugar de trocas de ideias, conversas, compartilhamentos e solidariedade. Muita gratidão a cada um de vocês que nos mostra que o caminho é este mesmo: conexão!

Já baixou seu APPTUDO? É Grátis! /revistatudo2012 No dia 20 de setembro houve uma manifestação de motoqueiros na Raposo Tavares, que reivindicavam o direito de trafegar pelos corredores, hoje proibido por lei. Nossos leitores se manifestaram a respeito.

@tudoemrevista Uma notícia da região também foi destaque em nosso Instagram, com mais de 800 pessoas alcançadas pela publicação que relatava uma obra da Comgás na Avenida São Camilo.

APPTUdo disponível gratuitamente pela Appstore e Googleplay ou através do site www.apptudo.

com.br

Além das notícias fresquinhas e de um visual super clean e fácil de navegar, veja os números do caçula da família TUdo: • 10 mil visualizações das páginas por mês! • Em média 1 mil novos usuários todo mês • Em média 2 cupons utilizados por dia

• Em média 4 matérias fresquinhas por dia

• Pelo menos 2 pushs por dia atualizando os usuários sobre os últimos acontecimentos

Você sabia? 56% dos nossos usuários utilizam o sistema Android e 44% IOS.

66

outubro 2019

Baixe agora, é grátis!!!!


Profile for Estevan Matheus

Tudo 105  

Monja Coen Roshi, Granja Viana, Cotia, Classificados, culinária, moda,entrevistas

Tudo 105  

Monja Coen Roshi, Granja Viana, Cotia, Classificados, culinária, moda,entrevistas

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded