Page 1

Especial Pais A paternidade

pop de Marcos Piangers e um guia de presentes para todos os gostos

Viajar é Preciso

Adrenalina? Temos!

Conheça as melhores estações de esqui do mundo!

Gastronomia

Os segredos e a versatilidade

dos cogumelos

Copa do Mundo

Não ganhamos, mas temos

muitas histórias para contar

Baixe agora o AppTudo com Cupons de Descontos, Guia Comercial e Conteúdo Exclusivo.

CasaCor 2018

As tendências para deixar sua casa ainda mais charmosa

Márcio

Garcia

Mais do que pai, família!

+ Guia Especial Saúde: Cuide do seu bem mais precioso com os melhores serviços e profissionais da região.

Saiba tudo o que acontece na região e no mundo.

Ano 7| Edição 91 • AGOSTO/18 - Distribuição: Granja Viana •Alphaville • Cotia • Carapicuíba • Caucaia • Vargem Grande • Raposo Tavares • São Roque • Embu das Artes | Distribuição gratuita

91


taBLEt

CoMpUtador CELULar

Espaço do

Leitor

Este espaço é seu, escreva! Fale com a gente por email, Facebook ou Instagram.

Ter um pai é ter um porto seguro, um ombro amigo, alguém que podemos contar nos momentos bons e ruins. E já que este mês é deles, nada melhor que homenageálos com uma entrevista incrível com o paizão e galã Márcio Garcia, que além de ator, produtor, escritor, diretor de cinema, é apresentador do “Tamanho Família” na Globo. Preparamos um Caderno Especial para o Dia dos Pais, com uma conversa com Marcos Piangers , que fala sobre pais afetuosos e “O poder do Eu te Amo!”, além de moda e dicas de presentes para todos os gostos . A Copa do Mundo acabou e infelizmente, o Brasil não conseguiu levar a tão desejada taça do mundo. Mas nós reunimos algumas histórias e casos curiosos que marcaram essa competição! Saúde é Tudo!!!! Neste mês, junto com a revista Tudo, nosso Guia Anual de Saúde com uma relação completa de profissionais, além de clínicas, farmácias, hospitais, tudo para facilitar sua vida!

Corrente do Bem Uma mensagem no inbox do Facebook. Uma idosa havia sido encontrada por uma leitora. Aparentemente confusa, a senhora não sabia explicar onde morava, não se lembrava do seu nome e nem podia dar mais detalhes. Publicamos um post com foto pedindo ajuda para compartilhar e localizar a família. Resultado: 27.084 pessoas alcançadas 611 compartilhamentos 249 comentários 530 reações Senhora identificada, família encontrada, final feliz! A Revista TUdo agradece e se enche de orgulho ao dizer que tem os melhores leitores da região!

Momento TUDO: Milagre. É assim que o resgate dos 12 meninos mais o técnico de futebol que ficaram 18 dias presos na caverna da Tailândia pode ser chamado. O mundo se mobilizou, torceu e respirou aliviado com a saída de cada um deles. É milagre sim, mas com boas doses de persistência, profissionalismo, organização, planejamento e um excepcional trabalho em equipe.

E se você gosta de estar informado e ter vantagens exclusivas, baixe agora o AppTudo gratuitamente pela Appstore ou GooglePlay ou se preferir, acesse www.apptudo.com.br Um ótimo mês a todos e um beijo especial para meu querido pai que sempre me incentivou e apoiou os meus projetos. Escreva neste espaço, mande sua foto, texto sobre o que é TUDO pra você!

4

agosto 2018

apptudo.com.br contato@revistatudo.com facebook.com/revistatudo2012 @tudoemrevista


Gastronomia

08

O mundo mágico dos cogumelos

Cuide-se Esporte no inverno para corpo e mente sãos

Expediente Publisher e Diretora Executiva Roberta Smilari roberta@revistatudo.com

12

Edição e Conteúdo Comunicália Conteúdo Coletivo conteudo@revistatudo.com Jornalista Responsável - Daniella Fernandes MTB: 81841/SP Direção de Arte Lílian Andrade lilian@revistatudo.com

Viajar e Preciso

16

Aventure-se nas melhores estações de esqui do mundo!

Especial Dia dos Pais Moda para eles + Marcos Piangers fala sobre pais afetuosos e O Poder do Eu te Amo + Guia de presentes para todos os gostos e bolsos

Entrevista Márcio Garcia em sua melhor versão

Casa e Jardins CasaCor 2018: Referências, tendências e bom gosto

apptudo.com.br revistatudo.com.br /revistatudo2012 @revistatudo @tudoemrevista

Foto capa - Rede Globo - Raquel Cunha Fotos complementares - Depositphotos Financeiro - Luiz Roberto O. Souza financeiro@revistatudo.com Comercial Antonio Martins, Daniela Morrone Seidel e Gianna Alonso contato@revistatudo.com

22

32

38 Baixe agora o novo app Tudo com

mais conteúdo, guia comercial e vantagens exclusivas!

Atendimento/Produção - Patrick de Paula patrick@revistatudo.com Webmaster - Estevan Matheus web@revistatudo.com

A Revista TUdo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana • Cotia Tel: 4617-4873. As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião da revista. A inclusão do nome de colaboradores neste expediente não implica em vínculo empregatício. Distribuição gratuita: condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, ao longo da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra.


gastronomia

Os reis do pedaço Deliciosos e versáteis, os cogumelos estão livres do preconceito e se tornam cada vez mais populares entre os brasileiros Cogumelos possuem cerca de 35% de proteína em 100 gramas

E

les já foram considerados sagrados por povos antigos. Em representações eternizadas em templos e sarcófagos do Antigo Egito, datadas de 4.600 a.C, eram consumidos apenas pelos faraós. Para os chineses, até hoje, possuem teor de medicamento, devido às suas inúmeras propriedades. Do que estamos falando? Dos cogumelos. Conhecidos como “fungos do bem”, os cogumelos fazem parte do Reino Fungi e variam entre comestíveis, alucinógenos e venenosos. Por este motivo, é muito importante que sejam adquiridos apenas em estabelecimentos como hortifrutis, mercados ou feiras, e não colhidos por conta própria. 8

agosto 2018


Atualmente, existem quase dois mil tipos de cogumelos, sendo uma boa parte deles, utilizada na Gastronomia. Entre os mais conhecidos estão o champignon em conserva (ou cogumelo Paris, recebendo esse nome por causa de sua origem francesa) usado, principalmente, no preparo de pratos como strogonoff –, o Funghi e o Shitake, o segundo cogumelo mais vendido do mundo. No Brasil, o alimento é comercializado nas versões: fresca, seca (que chamamos de funghi secchi) ou em conserva. O tipo em pó também é bastante utilizado como aromatizante em sopas, ensopados ou molhos.

Go, vegan!

O crescimento do vegetarianismo e do veganismo é outra tendência que vem alavancando a venda de cogumelos. Eles são frequentemente indicados como substitutos da carne, por reunirem grandes quantidades de proteína (cerca de 35% em 100 gramas), as quais o organismo não consegue produzir, além de “ostentarem” um teor baixíssimo de gordura. No entanto, é importante ressaltar que eles não suprem tudo que é fornecido pelos alimentos de origem animal. Por exemplo, deixam a desejar no fornecimento de vitamina B12 e zinco. Sendo assim, se a troca for feita sem orientação médica e nutricional, pode comprometer a saúde e as funções cognitivas.

agosto 2018

9


gastronomia

RAPIDINHAS

RECEITA NA ÁREA

COMO ESCOLHER

Para escolher o cogumelo ideal, a textura deve estar firme. Evite-o se estiver soltando líquido ou com cheiro de fermentado – sinal de que passou do ponto ou foi mal armazenado. Outro ponto a ser levado em consideração é em relação aos pacotes que contenham serragem na base, pois a serragem pode estragar o ingrediente. Caso você opte por comprar cogumelos secos, nossa dica é comprá-los inteiros e em embalagens lacradas. Na hora da compra, verifique se soltam pó ou esfarelam, o que, nesse caso, significa que estão velhos.

COMO CONSERVAR

Os cogumelos frescos devem ficar em recipientes fechados, na geladeira, por até 10 dias. Já os secos devem ser guardados em recipiente limpo, arejado e fora da geladeira. Quando for reidratá-los, prefira água fria e deixe na geladeira por seis horas. Uma ótima dica é utilizar essa mesma água no preparo de pratos, pois concentra o sabor do cogumelo.

Tartufo ou Trufa: o mais nobre de todos os cogumelos. Possui duas colorações: a branca, mais cara e rara, e a negra, menos intensa de aroma, mas igualmente rara.

Os cogumelos têm capacidade de produzir vitamina D e, assim como a pele humana, conseguem transformar a luz ultravioleta do sol na vitamina. Por isso que, algumas marcas aconselham que os fungos recebam uma hora de banho de sol para aumentar a quantidade do composto. Porcino: um dos mais nobres. Pode atingir um quilo e medir mais de 20 cm de chapéu

10

agosto 2018

Cogumelos recheados com Queijo Gouda e Salame Por Gislaine Rabelo em www.vix.com • 2 colheres de sopa de azeite, e uma quantidade extra para o final • 2 cebolas roxas, médias, cortadas em fatias finas • 6 cogumelos grandes, com os talos cortados e o interior retirado • 1/3 de xícara de tomate picado, sem sementes e seco • 250 g de queijo Gouda holandês, em fatias • 1 talinho de salsa picada • 6 fatias de salame Modo de preparo Em fogo médio, coloque o azeite para aquecer. Depois que estiver bem quente, acrescente as fatias de cebola. Sempre mexendo, deixe refogando por cerca de dez minutos, ou até que estejam macias e caramelizadas, já começando a ficar com coloração dourada. Neste meio tempo, ligue também o forno. Coloque na temperatura de 180 graus, e deixe pré-aquecendo. Organize os cogumelos numa assadeira levemente untada. Corte as fatias de salame em pequenas tiras e reserve. Em camadas, divida a cebola, os cubos de tomate e as tiras de salame dentro dos cogumelos, nesta ordem. Cubra todos com o queijo Gouda. Regue com azeite e leve ao forno por 20 minutos. Quando os cogumelos estiverem macios e o queijo derretido, estará pronto. Decore com a salsinha picada, e sirva.


Colégio

anglo Leonardo da Vinci Vivência Escolar ENSINO FUNDAMENTAL 1

Na Vivência os alunos participam de atividades lúdicas enquanto os pais têm a oportunidade de conhecer a escola e seu

0 1 9 2 S A RÍCUL

MAT

25 sábado de AGOSTO

INSCRIÇÕES:

estudenoanglo.com.br estudenoanglo

modelo pedagógico.

O SAS C O

Inteligente

Forte

Responsável

Criativo

MATRÍCULAS

2 0 1 9

FUNDAMENTAL 2 E ENSINO MÉDIO

É a oportunidade de garantir descontos de acordo com o desempenho. Enquanto os alunos participam, os pais conhecem a escola.

25 sábado de AGOSTO

INSCRIÇÕES:

estudenoanglo.com.br R. Euclides da Cunha, 377

Av. São Camilo, 2500

3133-5400

2823-6300

/anglogranjaviana

O SAS C O

/anglosasco


Inverno Radical

cuide-se

Baixas temperaturas e adrenalina são a combinação perfeita

N

em só de malhas e chocolate quente se faz o inverno. Durante a estação mais fria do ano, atividades que praticamos no decorrer das outras três estações ganham uma nova roupagem para se adaptar às baixas temperaturas. É o caso dos esportes – radicais ou não – praticados na neve. O fenômeno desperta encantamento e curiosidade na maioria das pessoas. Principalmente naquelas que residem em países tropicais, como é o nosso caso, onde é incomum cruzar com os famosos floquinhos brancos.

Confira a matéria de Viajar é Preciso, na página 16, sobre as melhores estações do mundo para esquiar! 12

agosto 2018

Confesse: você já sonhou em “conhecer a neve”, né? Se sua natureza for aventureira – independentemente do nível – as possibilidades de se divertir na imensidão gelada e branca são inúmeras e abrangem atividades para todos os tipos de perfil. Entre os destinos mais procurados na América do Sul para este tipo de atividade estão Bariloche, Vila La Angostura e Ushuaia, na Argentina e Valle Nevado, Portillo e Chillán, no Chile. Nesses locais há uma boa estrutura para receber turistas que desejam praticar esportes e contemplar a natureza de um jeito diferente. Além do esqui e do snowboard, que são os esportes mais procurados e conhecidos, há inúmeras opções que nós, brasileiros, sequer imaginamos e o melhor, que não necessariamente são feitas apenas na neve. A equipe da TUdo separou alguns dos principais esportes para você se mexer, se cuidar e se divertir no inverno. Escolha e se jogue!


Quadríciclo

Patinação

Os lagos congelados proporcionam uma das diversões mais conhecidas e que mais exigem disposição física e espírito infantil, digamos assim. Para os iniciantes é tombo e risada na certa. Até conseguir o equilíbrio necessário para deslizar sobre o gelo, certamente a atividade exigirá muita determinação. O prêmio após tanto esforço? A incrível sensação de voar na paisagem branca. Além disso, qualquer pessoa pode se arriscar a patinar, o passeio é ideal para ser feito em família. E o mais legal é que vira e mexe um shopping ou parque bacana improvisa uma pista de gelo pra gente se divertir aqui mesmo em São Paulo!

Das dunas de areia para o frio extremo, os quadriciclos (uma versão adaptada dos bugues que circulam no Nordeste) são muito procurados por quem curte adrenalina mas sem arriscar tanto! Suas rodas e pneus se adaptam a todos os tipos de terreno, podem enfrentar qualquer obstáculo e a velocidade e a emoção fica por conta dos tripulantes. Com eles é possível chegar a grandes altitudes, pois existem montanhas cujas trilhas permitem a passagem do veículo até quase o topo. Em Bariloche, na Argentina, por exemplo, há um caminho que leva a uma caverna a 1.400 metros de altitude.

VESTIDOS A PARTIR DE

R$59,90 Uma coleção feita em homenagem às belezas naturais de BALI amazoniavital

Amazonia Vital

GRANJA VIANA

SHOPPING BUTANTÃ

VARGEM GRANDE PAULISTA

CAMPINAS

Rua José Felix de Oliveira, 1136 - Granja Viana, São Paulo Fone: (11) 4612-9360 Av. Tancredo Neves, 282 - Jardim Floresta, Vargem Grande Paulista - SP

Shopping Butantã - Piso Térreo Av. Prof. Francisco Morato, 2718, São Paulo Fone: (11) 3721-0243 Rua Coronel Quirino, 392,

Fone: (11) 4159-7785

Bairro Cambuí, Campinas - SP Fone: (19) 3251-1590

R. Iaia, 38 - Itaim Bibi - São Paulo Fone: (11) 3071-4029

Rua Cerqueira César, 915 Indaiatuba - SP Fone: (19) 3875-5085

ITAIM BIBI

INDAIATUBA

agosto 2018

13


cuide-se Tirolesa

Quem disse que tirolesa foi criada apenas para sobrevoar paisagens tropicais, nunca deve ter feito isso em paisagens geladas – uma pena, diga-se de passagem. A tirolesa é uma atividade que requer muita coragem, além do espírito de aventura. Para se ter uma ideia, alguns percursos podem atingir 1.500 metros de extensão e a velocidade pode ser superior a 100 km/h. Já a altura varia. Então, para aqueles que não têm medo de altura e não temem altas velocidades, embarcar numa tirolesa é uma oportunidade de contemplar as lindas paisagens por um ângulo diferente e especial.

Tubing

Sabe aquelas boias enormes muito comuns em parques aquáticos? Então, tem nome: Tubing e é propícia para ser usadas na neve. Descer as montanhas naquilo é diversão na certa, tanto para adultos como para crianças. No entanto, é preciso que os aventureiros tenham no mínimo um metro de altura para realizar a atividade.

Snowmobile

A motocicleta que trafega na neve promete muita emoção aos turistas. Por ter em sua base lâminas, iguais às do esqui, a moto pode atingir altas velocidades, já que desliza com mais facilidade. Esse é um dos passeios mais procurados em todas as estações de inverno. É seguro e ao mesmo tempo cheio de adrenalina.

Confira algumas peças de roupa para encarar esportes na neve. Prepare-se, proteja-se e divirta-se! • Luvas • Botas especiais para neve • Meias de material sintético • Calça térmica (primeira camada) • Calça quente (segunda camada) • Calça de neve (terceira camada) • Camisa térmica sintética (primeira camada) • Camisa térmica quente (segunda camada) • Casaco de Fleece (terceira camada) • Jaqueta de neve (última camada)

Boa diversão!

14

agosto 2018

De olho no corpo

Praticar atividades com a temperatura abaixo de zero exige, além dos equipamentos básicos de segurança, roupas especiais para enfrentar o vento e condições climáticas inesperadas. As partes do corpo que mais sofrem com o frio cortante são mãos, pés e cabeça, por isso, proteja-as para minimizar a perda de calor. A quantidade de peças pode dar menos liberdade aos movimentos? Sim, mas garantirá ao corpo a energia necessária para curtir as belezas e as diversões na neve. E vale aquela dica universal na prática de qualquer atividade física: hidrate-se!


viajar é preciso

Valle Nevado

O R E Z E D O X I A B A A N ADRENALI

colocar a mochila ra pa o nt ta e ite nv ras são um co ra “brincar na neve”. pa As baixas temperatu r rti pa e as st co s na

“V

ocê quer brincar na neve?” Elsa, personagem do longa-metragem infantil Frozen, sabe das coisas. A paisagem branquinha e fofa – mesmo sendo gelada – fascina adultos e crianças desde que o mundo é mundo. 16

agosto 2018

Uns querem apenas conhecê-la, outros, além de conhecê-la, avançam um nível e decidem “desafiá-la”. Como? Esquiando. Esta época do ano é propícia e bastante convidativa a todos aqueles – aventureiros ou não – que veem nas esta-

ções de esqui uma forma de superar medos e aprender a deslizar montanhas abaixo de uma vez por todas. Para aqueles que já praticam o esporte, é uma ótima pedida para matar as saudades da adrenalina proporcionada pela prática.


Encontrar a estação ideal para o seu perfil – iniciante ou profissional, em busca de romantismo, diversão em família ou entre amigos – é fundamental para aproveitar a experiência com tudo o que você tem direito. Nunca esquiou? Sem problemas. Há opções de destinos para iniciantes com diversas atrações que independem do esqui. O importante é a experiência única que esse momento proporciona. Em Bariloche, na Argentina, por exemplo, funciona exatamente assim. A cidade localizada na Patagônia virou a queridinha dos brasileiros nos últimos anos, por essa razão. Nas estações de esqui de Bariloche, a variedade de atrações vai muito além de se equilibrar com pranchas nos pés. A paixão brasileira é tão verdadeira que há quem chame a cidade porteña de “Brasiloche”. Coladinho com a Argentina temos o Chile e, consequentemente, uma das mais famosas estações de esqui do mundo: Valle Nevado. O local também recebe muitos brasileiros durante a temporada por sua beleza estonteante e atrações para todas as idades. Está preparado para alçar voo conosco e conhecer uma seleção com as melhores estações de esqui do mundo? A Equipe da TUdo preparou um roteiro e tudo o que você precisa fazer é escolher o que melhor se adequa ao seu perfil. Feito isso, agasalhe-se e bora!

CHILE

VALLE NEVADO

O Valle Nevado deixa qualquer um boquiaberto. Sem dúvida, é um verdadeiro espetáculo da natureza. A estação de esqui é considerada a maior da América do Sul, fica a 3 mil metros de altitude e proporciona aos visitantes uma experiência única. Para se ter uma ideia, enquanto os turistas se divertem nas pistas ou nas outras dezenas de atividades oferecidas pelo local, como tirolesa, por exemplo, é possível ver cavalos selvagens, raposas, lebres e outros animais bem próximos.

Confira no AppTudo opções de passagem, hospedagem e dicas exclusivas para que sua temporada de inverno seja ainda mais quente!

agosto 2018

17


viajar é preciso EL COLORADO Ideal para ir com toda a família, a estação El Colorado conta com uma infraestrutura de ponta, as pistas são bem cuidadas, bem delimitadas, sinalizadas adequadamente e com uma equipe sempre atenta, disposta a tirar todas as dúvidas dos visitantes. Enquanto os adultos esquiam, a criançada pode aproveitar atividades como ski-bunda, trenó, tirolesa, etc.

DICAS • A temporada de esqui é entre junho e início de outubro; • Fora da temporada você tem menos chances de encontrar neve; • Equipamentos, gorros e óculos não estão inclusos no valor dos pacotes. Então, para não ter que comprar na loja, leve na bolsa um óculos de sol e uma touca; • O teleférico (gondola) de cabine fechada é uma das melhores atrações e um ótimo passeio para quem não vai esquiar ou quer admirar a paisagem; • Se o seu negócio é esquiar, prefira ficar hospedado dentro do resort, em um dos hotéis do complexo do Valle Nevado.

ARGENTINA BARILOCHE

Não há a possibilidade de se pensar em esquiar sem associar a atividade, automaticamente, a Bariloche. A cidade faz parte da Patagônia argentina e atrai milhares de turistas durante a alta temporada de inverno. No entanto, os visitantes podem aproveitar não só a neve, como também os lagos e as praias porteñas, além de visitar as agitadas casas noturnas e experimentar a culinária local. Durante o ano todo, atrações não faltam. Em relação as estações de esqui, é importante frisar que há pistas para todos os níveis de esquiadores, desde os iniciantes aos mais experientes. Obviamente, se você nunca praticou o esporte e pretende aprender, o ideal é começar nas pistas mais fáceis (menores e menos inclinadas). Ali você poderá aprender como se posicionar com o equipamento, como frear, fazer pequenas mudanças de direção, entre outros macetes. 18

agosto 2018


VILLA LA ANGOSTURA Parada obrigatória dos endinheirados argentinos, a Villa La Angostura é a versão mais tranquila da vizinha, Bariloche. Seus bosques, sua arquitetura alpina e atmosfera bucólica formam o cenário ideal para casais – aventureiros ou não. Quer experimentar o gostinho das estações de esqui desse lugar maravilhoso? Nossa dica é a Cerro Bayo, uma das mais tradicionais estações de esqui da Argentina, fundada em 1978. Seus 200 hectares de extensão são imponentes e impactantes, ainda mais por oferecer uma vista deslumbrante para o Lago Nahuel Huapi, cartão postal do local. A estação disponibiliza ainda, venda de ingressos exclusivos para quem não deseja praticar esportes, assim fica mais barato subir à estação para curtir o cenário natural, os restaurantes e outros atrativos como caminhadas com raquetes, tubing e até ski-bunda.

FRANÇA

VAL THORENS

Não é difícil entender o porquê de Val Thorens ter sido considerada a melhor estação de esqui da França e do mundo, por quatro anos consecutivos. O local oferece 600 quilômetros de pistas e uma imensidão de atrações imperdíveis. Uma delas é escorregar pela maior pista de trenó da França. O circuito tem sete quilômetros de extensão e abre duas vezes por semana para uma aventura (e tanto) à noite, iluminada apenas por lanternas de cabeça. Além disso, Val Thorens tem uma tirolesa de 1,3 km a 300 metros de altura, pista de corrida sobre o gelo e pasmem... Até mergulho no lago congelado! Sim, você não leu errado. Quem já fez e viu bolhinhas de ar escorregarem contra o teto de gelo, garante que a experiência é surreal. Não duvidamos! Ah! Diferentemente da temporada na América do Sul, onde a temporada acontece de junho a agosto, na Europa a melhor época para visitar pistas de esqui é de novembro a maio.

LA PLAGNE La Plagne é uma gigante. São incríveis 3250 metros de altitude, 225 km de área esquiável, 134 pistas para subir e descer a montanha. Com isso, nem precisamos dizer que sua estrutura é excelente, organizada e muito bem cuidada. Não esquia, mas adoraria se aventurar em outra atividade tão divertida e cheia de adrenalina? Nossa dica é o trenó. Isso porque La Plagne possui a pista mais técnica do mundo e a única existente na França. Outras opções são as trilhas para caminhar na neve, ringue de patinação e parapente. Os resorts são ligados por transporte gratuito, permitindo aos viajantes desfrutar da região sem usar o carro. A temporada vai de dezembro a abril. agosto 2018

19


Aspen

viajar é preciso

ESTADOS UNIDOS ASPEN SNOWMASS

Considerado o resort de esqui favorito das celebridades norte-americanas, o Aspen SnowMass está localizado a 350 quilômetros de Denver, a capital de estado do Colorado. Ao todo, são quatro estações em diferentes montanhas, com a base localizada a cerca de 2400 metros de altitude. O SnowMass possui a melhor infraestrutura das quatro, com lojas de grife, restaurantes badalados, pistas variadas e diversão para toda família.

TELLURIDE Endereço de astros como Oprah Winfrey e Tom Cruise, Telluride é um charmoso vilarejo em estilo alpino europeu localizado no estado do Colorado. A estação de esqui que leva seu nome possui cerca de 120 pistas em mais de 8 mil quilômetros de área construída. Os visitantes podem desfrutar de um programa cheio de adrenalina como passeios de Snowmobile (moto na neve), escalada na neve, passeios de trenó, patinação no gelo, pescaria na montanha, passeios de bicicleta, planador, esqui nórdico e muito mais. Esquiadores profissionais contam ainda com serviço de heliski da Helitrax, onde vão de helicóptero para uma extensão de 640 quilômetros quadrados de neve intocada. É de tirar o fôlego! A alta temporada começa em novembro e segue até o mês de abril.

FIQUE POR DENTRO

• Proteger as extremidades do corpo é fundamental – Aquecer (bem) a cabeça, as mãos – na hora de comprar as luvas, prefira os modelos impermeáveis – pescoço, e pés é primordial. Para calçar, escolha calçados impermeáveis e antiderrapantes. Ah! Não se esqueça dos óculos escuros. Quando refletido na neve, o brilho do sol causa desconforto e, consequentemente, a visão é prejudicada. • Acessórios: comprar ou alugar? – Em relação às luvas, gorros e meias, vale a pena comprar. Já quando se trata do traje, depende de quanto tempo sua viagem irá durar. Caso seja longa, vale mais a pena comprá-lo. Vale ressaltar a importância de não abrir mão da qualidade pelo preço. Portanto, invista em roupas impermeáveis. Quanto aos equipamentos de esqui e snowboard, alugue nas próprias estações. • Aulas: fazer ou não? – Sem dúvida fazer aulas é uma ótima pedida, principalmente se você nunca praticou esqui ou subiu em uma prancha de snowboard. Durante as aulas, o instrutor dará dicas sobre como cair direito, por exemplo, o que evitará possíveis lesões. Além disso, quanto mais aulas você fizer, maiores as chances de se divertir ainda mais. • Abuse do protetor solar – No inverno é preciso aplicar protetor solar tanto quanto nas outras três estações do ano. A combinação sol + frio + neve maltrata a pele, por este motivo, é preciso reaplicar o protetor solar o tempo inteiro. Não se esqueça do protetor labial, ok?

20

agosto 2018


FÉRIAS CVC Ofertas imperdíveis para viajar o ano todo.

TUDO EM ATÉ 12X IGUAIS

PORTO DE GALINHAS

O pacote de 4 dias inclui passagem aérea voando GOL, transporte aeroporto/ hotel/aeroporto e 3 diárias de hospedagem com café da manhã na Pousada Radiante, 2 estrelas. Por apenas R$ 780

ou 12x iguais de 65 reais

Destino com saídas diárias. Preço publicado para saída em 16/setembro.

SALVADOR

BUENOS AIRES

O pacote de 4 dias inclui passagem aérea voando LATAM, transporte aeroporto/hotel/aeroporto e 3 diárias de hospedagem com café da manhã no Hotel Faro Inn Salvador, 3 estrelas.

O pacote de 4 dias inclui passagem aérea voando LATAM e 3 diárias de hospedagem com café da manhã no Hotel Alma Del Plata, 3 estrelas.

Por apenas R$ 576

Por apenas R$ 936

Destino com saídas diárias. Preço publicado para saída em 16/setembro.

Destino com saídas diárias. Preço publicado para saída em 16/setembro.

ou 12x iguais de 48 reais

ou 12x iguais de 78 reais

CANCÚN

O pacote de 5 dias inclui passagem aérea voando COPA e 4 diárias de hospedagem com sistema Tudo Incluído no Hotel Oasis Cancun Lite, 4 estrelas.

Por apenas R$ 3.308

ou 12x iguais de 275 reais Destino com saídas diárias. Preço publicado para saída em 23/setembro.

CVC Shopping Granja Vianna (loja.7701@cvc.com.br)................4777-1788 CVC Shopping The Square (loja.7703@cvc.com.br)......................4617-6644 CVC Granja Vianna (loja.7702@cvc.com.br).....................................4613-1100 (ao lado da Padaria Dona Deôla)

Prezado cliente: preço por pessoa, em apartamento duplo, com saídas de São Paulo, em voo classe econômica. Preços não incluem taxas de embarque, transporte até aeroporto. Condições de pagamento dos produtos com parcelamento 0+10 ou 1+11 vezes sem juros no cartão de crédito, 1+9 ou 0+8 vezes sem juros no boleto bancário ou 0+12 vezes iguais com juros no cartão de crédito ou boleto bancário. Ao optar pela condição de pagamento com parcelamento 0+12 vezes iguais, os preços deverão ser recalculados para a inclusão da taxa de juros. Consulte taxa de juros no momento da compra.


especial dia dos pais

Pais afetuosos e a sua contribuição para um

mundo melhor

Marcos Piangers, o Papai Pop, nos conta como a internet, diálogo aberto, vontade, interesse e dedicação são elementos importantes para que tenhamos, cada vez mais, pais amorosos e que demonstrem isso!

Foto: Gisa Sauer

Família não é biologia, família é afeto!

22

agosto 2018


ele é. “ Além da biologia, a construção educacional, ética e moral, tudo é mérito da minha mãe. E a gente ainda insiste em colocar esse pai biológico, que não participa, na condição de pai. Eu discordo disso. Eu acho que eu não tive pai. E muitas crianças no Brasil e no mundo não têm pai. E isso tem sim um impacto na gente. Principalmente em um desentendimento do que é uma família. Quando a gente explica para uma criança que família é pai, mãe e filhos, aquela família bem normal, clássica, a gente tira dessa criança a possibilidade de entender que família não é biologia, família é afeto”. Ele explica que mais importante do que papeis, a formação de uma criança e de um adolescente exige referências. Ou seja, exemplos positivos de caráter, de ética, de moral, de respeito e de afeto. E quando essas referências não são tão positivas, digamos assim, o adulto precisa se desconstruir e se reconstruir ao longo da vida. E foi o que aconteceu com ele. Hoje ele se considera um pai interessado em ser pai, interessado nas suas filhas, um pai que aprende, todos os dias, como ser um pai ideal para as suas filhas. “Eu costumo dizer que não existe pai perfeito. A gente deve prestar atenção no nosso filho e buscar a educação personalizada, a busca pelas demandas daquela criança especifica, daquela personalidade que está se formando. É assim que o pai descobre a hora de dizer sim e de dizer não”.

Muitas vezes, o homem se descobre um bom pai. Ele vê no filho a chance de se tornar um ser humano melhor, um marido melhor, um filho melhor. E isso só faz bem pra todo mundo que convive com esse homem. Mas calma! É um processo. E sim, ainda está em construção. E o melhor de tudo é que os pais de hoje em dia se encontram no mesmo barco e podem compartilhar experiências. Os vídeos de Piangers já foram vistos mais de 300 milhões de vezes no Facebook. Ou seja, está aberta a discussão. E como especialista no assunto, ele garante: a internet é uma aliada e devemos usá-la sim, para compartilhar experiências e para aprender com elas. Já que estamos permanentemente conectados, por que não usar essa ferramenta tão poderosa para se reconectar com a família? E por mais que haja uma nova configuração das famílias, fato é que em família onde há criança, a priorida-

Foto: Fábio Jr. Severo

F

oi-se o tempo em que os pais eram aquelas figuras carrancudas e distantes, aqueles que as mães usavam para disciplinar os filhos. Quem aí nunca ouviu uma mãe aflita dizer: vou chamar seu pai! Felizmente os pais hoje em dia têm espaço e vontade de serem mais afetuosos e demonstrarem isso. As redes sociais abrem possibilidades para essa demonstração de afeto, para se mostrar vulnerável, para compartilhar. Mas mais do que apenas demonstrar, vemos, a cada dia, uma nova geração de pais, mais participativos, preocupados, atuantes, parceiros e que querem, em unanimidade, a felicidade dos seus filhos. Marcos Piangers é autor do best seller O Papai é Pop, com mais de 250 mil livros vendidos e lançado em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA. E por mais que seja uma referência quando o tema é paternidade, ele, Piangers, nunca conheceu seu pai biológico. Em entrevista exclusiva à revista TUdo, ele contou um pouco da sua história e como se tornou especialista em paternidade, mas mais do que isso, como se tornou um pai incrível! Pai da Anita (13) e da Aurora (5), Piangers não conheceu seu pai. E isso fez sim muita diferença na sua formação. Não por ser o pai, biologicamente falando, mas por ser uma referência masculina. Ele conta que aquele homem apenas doou uma célula no momento da sua concepção e que sua mãe, essa sim, pegou essa célula e o transformou em tudo o que

agosto 2018

23


especial dia dos pais de é a criança. Ou seja, ela é sim responsabilidade de todos os membros daquela família. Ela deve sim ser cuidada e protegida por todos em uma sociedade. Não só por serem mais frágeis e dependentes, mas por serem o futuro, elas que vão perpetuar e melhorar aquela estrutura social.

Foto: Gisa Sauer

O “eu te amo” liberta.

24

agosto 2018

O poder do eu te amo Em maio deste ano Piangers lançou um novo livro “O poder do eu te amo”, fruto de um texto escrito por ele que conta como ele aprendeu com sua filha a dizer eu te amo mais vezes, como isso fortalece os laços entre as pessoas. É um livro-presente, que tem como objetivo conectar as pessoas por meio do amor. Como ele mesmo diz, um “eu te amo”, liberta. E quando falamos em relações familiares, pais amorosos criam filhos amorosos e assim a gente constrói um mundo melhor, começando dentro de casa!


O apresentador Marcos Mion, entre outras celebridades, também se tornou uma inspiração quando o assunto é paternidade. Pai do Romeo, 12, da Doninha, 9 e do Tefo, 7, ele usa as redes sociais para compartilhar suas experiências como pai. Recentemente lançou o livro “Pai de menina”, contando sobre sua relação com a filha. Ele também desmistifica, humaniza e quebra qualquer tipo de preconceito quando o assunto é autismo. Isso porque seu primogênito, Romeo, é autista. E Mion sempre compartilha, com maestria, as dores e delícias desse convívio. Recentemente postou em sua rede social um vídeo em que dança com o filho. Foram 98 mil compartilhamentos, 19 mil comentários e 5,3 milhões de visualizações. Confira no App TUdo o vídeo e abaixo o texto que acompanha o post:

“Até meus amigos mais próximos me perguntam como é viver com uma criança especial. Romeo é assim. Quando ele ri é de verdade, mas quando fica bravo tb. Quando chora é pq a lágrima ficou mais forte do que a serenidade, mas quando fica feliz se tremelica inteiro chacoalhando as mãos e pulando de uma forma que é impossível disfarçar. Quando ele ama é por inteiro. E quando não ama, não faz sentido. Quando ele quer é pq necessita e quando gosta de alguém é com a alma. Quando a gente dança o mundo inteiro some e não existe nada mais prazeroso e importante do que o elo formado ali naquele momento! Dando sentido à frase: “dance como se não tivesse ninguém olhando”. Seja qual for a forma que vc se conecta com seu filho especial, faça sempre. No fim do dia verá que quem precisa muito mais do que ele dessa conexão, é vc.” @marcosmionoficial

Baixe agora o AppTudo, é grátis! Ou acesse apptudo.com.br

Hugo Smilari, graduado pela PTR (Professional Tennis Registry), 30 anos de experiência, proprietário e coordenador técnico da Academia Tennis Ranch. Programas Oferecidos: • Treinamento e encaminhamento para juvenis que pretendem bolsa de estudos em Universidades nos EUA • Aulas e Treinamentos para todos os níveis e idades individuais e em grupo • Elaboração de torneios e ranking

Tels: 11 99385-4568 e 3406-5786

Estr. do Capuava, 4215 • Gr. Viana • tennisranch@terra.com.br

agosto 2018

25


Papai-sabe-tudo de moda

O

Dia dos Pais está aí e chegou a hora presentear o seu velho. Ops... Velho? Não, não, não. Foi-se o tempo que presente para o papai era uma confortável e fofinha poltrona em couro, uma gravata estilosa, um par de meias xadrez, chinelos de feltro ou um pijama listrado qualquer. O pai do século 21 é outro. Hoje, os homens estão mais ligados em sua aparência, valorizando os seus atributos e se esforçando para agradar aos mais rigorosos e exigentes padrões estéticos impostos por si mesmos.

26

agosto 2018

A barba não pode mais ser deixada para o dia seguinte. Tem que estar aparada, desenhada, amaciada. Os cabelos precisam estar sempre alinhados e o barbeiro de outrora virou um shopping center de oportunidades para transformar o visual de lenhador num galante e estiloso homem de negócios. Entretanto, pouco importa se o seu pai é economista, publicitário, esportista, empresário, jornalista, militar, adepto da natureza, médico, dentista, advogado ou aposentado. Independente da profissão e da condição, seu pai está mais antenado no que anda acontecendo mundo afora e, com isso, tem se atualizado dia após dia nas tendências de moda e comportamento. As redes sociais, as notícias do mundo na ponta dos dedos e a poucos cliques de distância, fazem do papai-sabe-tudo o homem mais conectado do momento. Um dos perfis mais visitados no Instagram é de Phil Cohen: @thepacman82. Phil é um diretor de arte americano louco por moda. Os looks que ele monta são incríveis. Sabe como ninguém combinar roupas e acessórios. É uma referência pra lá de especial para ajudar você a escolher aquele presente único para o seu papai, além de servir como fonte de pesquisa obrigatória para homens que querem se vestir melhor. Phil Cohen fugiu do óbvio na hora de criar seu perfil: ao invés de vestir as peças, sugere combos que rendem

Fotos: @thepacman82

especial dia dos pais


belos looks. O resultado traz composições de roupas e acessórios que ajudam os homens a se vestirem para qualquer ocasião. Aproveite e veja mais alguns perfis de moda masculina no Instagram que valem a pena dar um follow. @chezrust - Estilo simples e despojado com camiseta, jeans e casaco. Chez Rust, modelo britânico, iniciou seu perfil no Instagram compartilhando looks do dia a dia. Hoje conta com mais de 250 mil seguidores e um site com dicas de moda, fitness e lifestyle. @justusf_hansen - O alemão Justus Frederic é inspiração pura. Apesar dos seus 25 anos, o estudante tem um estilo clássico e um guarda-roupa invejável. Com cores neutras e equilíbrio entre o casual e o formal através das sobreposições, este perfil é referência certa para aqueles dias em que se vestir para ir ao escritório acaba sendo um desafio. @magic_fox - O perfil do alemão Daniel Fuchs esbanja elegância e estilo. Ele já soma mais de 1 milhão de seguidores e é um dos bloggers mais populares da rede. Com looks que vão de camisetas e jeans até a boa e velha alfaiataria, ele imprime dicas perfeitas para looks despojados e repletos de charme e elegância. @stevenonoja - Se a ideia é deixar a alfaiataria mais estilosa, o perfil do nigeriano Steven Onoja é o endereço certo. Nos looks não faltam referências vintage e old school, onde até mesmo as peças mais formais aparecem atualizadas e cheias de estilo. @nickwooster - Com seus cabelos grisalhos, inúmeras tatuagens e um estilo que transita entre o clássico e o streetwear, Nick Wooste é um designer americano que prova que maturidade e atitude são a combinação perfeita para desfilar as tendências que surgem no mundo da moda.

Agora que já sabe como fazer este Dia dos Pais ser diferente, não se esqueça de agradecer o amor incondicional, a atenção, o carinho e as noites mal dormidas do seu papito! Independente do presente que você poderá lhe dar, o que importa mesmo é demonstrar esse carinho e agradecer, sempre, por ele existir em sua vida. Celso Finkler é publicitário e pós graduado em psicobiofísica. celsofinkler@hotmail.com agosto 2018

27


especial dia dos pais

Pai cozinheiro, esportista, básico ou descolado. Confira opções para aquele presente super especial! Sapatênis Shoestock masculino

R$ 179,90

Bracelete Swarovski

R$ 849,00

Óculos Chilli Beans R$ 249,98

Polo Shop2gether

R$ 198,00

Camisa Quiksilver

R$ 469,90

Authentic Feet Tel: 11 3664-3810 authenticfeet.com.br

28

agosto 2018

Chilli Beans Tel: 0300-555-0300 loja.chillibeans.com.br 
Loja Flagship Oscar Freire

Ga.Ma Italy

Guerlain

SAC 0800-724-4262 gamaitaly.com.br

Tel: 0800-170-508 sephora.com.br

Movado Group por Vivara Bela Cintra, 2141 Tel: 11 3085-3887 vivara.com.br


Kit Churrasco Utensílios com Tábua Tok & Stok

R$ 185,90

Barbeador Ga.Ma Italy

R$ 449,90

Bolsa Adidas Authentic Feet

R$ 279,99

Relógio Movado por Vivara

R$ 2.790,00

Quiksilver Tel: 11 3816-1259 quiksilver.com.br

Swarovski Shopping Iguatemi

Shoestock Av. Bem-Te-Vi, 221 – Moema Tel: 11 5093-5586 shoestock.com.br

Shop2gether shop2gether.com.br

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 Tel: 11 3816-7111 swarovski.com

Tok&Stok tokstok.com.br

agosto 2018

29


especial dia dos pais

Viagem com Esporte e Cultura, dobradinha ideal

Q

ue experiência sensacional viajar com meu filho e sua turma para a Escandinávia, disputando dois campeonatos de futebol entre equipes que variam dos 11 aos 17 anos. Meu pequeno, não tão pequeno, era da turma dos mais novos e resolvemos acompanhá-lo nessa primeira jornada esportiva quando foi convidado por seus maravilhosos mentores esportivos Marcos, Andres, Raquel e Jefferson. Ficamos à distância observando, mas sempre junto, torcendo e curtindo cada conquista, bem como dando força a cada derrota. O jogo tem essa dupla faceta

30

agosto 2018

e temos que entender que os propósitos estão bem acima disso. Conhecer a Dinamarca e a Suécia dessa forma teve um gostinho ainda mais especial, afinal o turismo cultural e da diversão veio em parceria com o esporte, algo tão engrandecedor que soma na vida da gente em todos os sentidos. Curtimos Copenhagen nos dois primeiros dias antes de toda rotina de treinos e jogos começarem e esse respiro foi bastante importante para que o grupo se integrasse ainda mais. O Clássico Parque Tivoli, os passeios pela cidade e os jantares divertidos ficarão para sem-

pre marcados na memória de nossos atletas. Os campeonatos aconteceram em Frederikshavn na Dinamarca (CUP No.1) em Gotemburgo na Suécia (Gothia Cup). Em Frederikshavn tivemos um contato mais intenso com a realidade local e com seus moradores, afinal em uma cidade pequena é possível estabelecer mais essa relação. Em Gotemburgo o campeonato é gigantesco e já atinge diversos países do mundo, recebendo mais de 1700 times de diversas nacionalidades. Um mega show repleto de profissionalismo e encantos. A abertura do


Gothia Cup arrepia e suas instalações impressionam. Cada campeonato tem sua peculiaridade e é transformador do seu jeito. Ambos sensacionais. Ambos arrepiantes. Vivemos emoções únicas e tivemos a oportunidade de sentir o que sente um atleta em seu mais alto grau de ansiedade, visto que estávamos como pais de um pequenino deles. Memórias eternas, vivências imperdíveis. Países assim evoluídos e generalistas só poderiam dar exemplos sensacionais.

A Escandinávia é deslumbrante em todos os sentidos, recheada de história e civilidade. Que venham muitos campeonatos esportivos como esses pelo mundo, aproxi-

mando diferenças e ensinando o mais absoluto respeito pela vida. Bora Garimpar mais e mais esse mundo sem fim. Viajar = a maior escola da vida!

Marcelo Sampaio - Apresentador / Influenciador * (11)4617-3434 / 99979-1784 • www.marcelosampaio.com www.garimpando.life • Insta @garimpando.life “2018 em busca de Experiências Hypes pelo Brasil e Mundo afora!”

agosto 2018

31


entrevista

Foto: Rede Globo - João Cotta

“O nosso jantar é quase um gerenciamento de crise”

Márcio Garcia E a paternidade raiz

32

agosto 2018


O Renascimento do Parto

Foto: Globo - Sergio Zalis Foto: Arquivo pessoal

N

ada contra os pais “Nutella”, mas, Márcio Garcia, comprovadamente, é pai “raiz” e, por essas e outras, foi escolhido por unanimidade pela nossa equipe para estampar a edição do mês em que se comemora o Dia dos Pais. Ariano muito bem espalhado pelo corpão de 1,90 metro, aos 48 anos, o galã, carioca da gema, preenche os domingos dos brasileiros com o programa Tamanho Família, que tem a fórmula pronta de sucesso e conquistou o nosso coração. Tanta entrega ao projeto - que como já diz o nome é para toda a família - tem explicação: Pedro (14), Nina (13), Felipe (9) e o caçula João (4), filhos dele com a renomada nutricionista Andréa Santa Rosa, responsável pela alimentação funcional e saudável de toda a família, sem ditadura. Por isso Márcio continua gato! Aliás, não menos bonitão do que no início da carreira, quando arrancava suspiros vivendo o personagem Cassiano, na dramaturgia Tropicaliente. Mas, antes disso, deu o ar da graça na MTV, emissora que ofereceu a ele a primeira oportunidade na telinha. Depois é história! O ator e apresentador engatou a primeira e nunca mais parou. Como se diz por aí, trocou os pneus com o carro andando. Teve uma importante passagem pela Record mas foi a Globo que brigou pelo passe e ganhou na contratação. Foi dublador de animações como A Era do Gelo, participando dos cinco filmes. E deu vida ao tigre dente-de-sabre Diego. Fez cinema. Atuou e esteve nos bastidores na produção, na direção e assinando roteiros. Paizão, como ele mesmo contou, a família anda em bando pela cidade do Rio de Janeiro, já que nunca desgruda da filharada. “Eu e a Andréa temos o nosso momento sim, entre nove e dez da manhã (risos)”, debocha ele que, apesar de linha dura, cria os quatro filhos com muito amor e independência. Não diferente de muitas famílias brasileiras, televisão e internet são regradas para que as relações humanas sejam prioridade. “O nosso jantar é quase um gerenciamento de crise”, brinca.

Márcio e Andréa participaram do filme O Renascimento do Parto; eles tiveram seu primeiro filho de cesariana, contra a vontade do casal e por um motivo que é um dos mitos em torno do nascimento: cordão enrolado no pescoço. O filme mostra que 40% dos bebês nascem com o cordão enrolado no pescoço, e que isso é um evento completamente fisiológico, mas que se criou o mito do cordão assassino. O casal é a favor do parto natural.

agosto 2018

33


entrevista

Em uma entrevista recente, Márcio disse que deve começar a fazer palestras esse ano para falar um pouco sobre casamento, paternidade, educação, como reservar tempo para tudo... Com o novo projeto ele espera poder agregar e ajudar as pessoas.

“Eu e a Andréa temos o nosso momento sim, entre nove e dez da manhã (risos)”

Revista TUdo: Sua família é considerada uma ‘família de comercial de margarina’. É assim que você se vê? Comercial de margarina não, porque a Andrea (esposa) não aprova, só se for de tofu (risos). Eu ouço alguns amigos dizendo que eu sumi da praia; realmente sumi de muitos lugares, mas não sinto a menor falta. Hoje, abro mão do meu futevôlei de domingo para estar com os meus filhos, aliás, abro mão de muito mais coisas para estar com eles, mas sem sacrifício. Eu adoro viajar com os meus filhos. Férias com eles existem desde sempre. Eu e a Andréa temos o nosso momento sim, entre nove e dez da manhã (risos). A minha filha (Nina) nasceu no mesmo dia que eu, de parto normal; ela é ariana de 17 de abril. Eu tenho uma ligação muito forte com ela por conta disso, mas não vejo ninguém mais grudado com ninguém. O caçula (João) tem uma mania de chamar de ‘gente’ e ‘pessoal’, porque ele vive num bando. Outro dia estávamos apenas eu e ele e ele falou ‘gente’; expliquei que não, porque só havíamos nós dois. É uma gangue. Eu nunca percebi ciúmes, nunca peguei ou senti o João enciumado, e nem ninguém.

Foto: Rede Globo - César Alves

O dia dos pais está chegando e as emoções ficam à flor da pele. Como pai, o que você aprendeu enquanto filho, e o que pretende deixar de lição para os seus filhos? O pilar essencial é o caráter, porque desvio de conduta eles vão sempre ser estimulados a ter, desde a rodinha de amigos, até em situações na vida adulta. Sempre vai existir a oportunidade de ser desonesto, e cabe a eles escolher ser ou não ser. Eu digo que não existe felicidade sem caridade. O meu filho criou um movimento que se chama “Pé de Apoio” que é incrível e se tornou grande. Ele joga futebol e a escola dele fica praticamente dentro da Rocinha. Um dia ele estava ao lado de um menino que tinha os pés machucados e perguntou pro garoto o que havia acontecido; o menino comentou que estava usando uma chuteira três vezes menor. O moleque calçava 40 e a chuteira era 37. O meu filho pegou a chuteira nova dele e deu pro menino. A minha primeira reação foi: ‘você é louco, deu sua chuteira novinha’. Mas depois eu pensei: ‘nossa o que eu estou falando?’ E então ele começou a recolher todas as chuteiras das crianças da escola pra dar pra garotada da Rocinha. Hoje existe esse movimento de doação de sapatos, chuteiras, sapatilhas de balé, e virou um movimento para outras comunidades; cresceu muito. Outro dia, o Felipe chegou em casa reclamando de uma injustiça na escola e nós ouvimos a história e, realmente, era uma situ34

agosto 2018


vai existir a

Foto: Rede Globo - Artur Meninea

“Sempre

Galã sim! Não é porque já é um quase cinquentão que ficou menos gato. Afinal, foi o rostinho bonito que o levou a começar a carreira como modelo.

oportunidade de ser desonesto, e cabe a eles (os filhos) escolher ser ou não ser”

ação de injustiça. Então, eu comentei: filho, a vida é assim, vá lá e se vira. Claro que deu vontade de ir até o colégio e falar com o reitor. Eu falei pra ele: a vida nem sempre é justa, e nem a justiça é justa. Vá até a porta do seu coordenador e fale o que pensa sobre o assunto. O mundo está evoluindo e nós sabemos da importância de conversar sobre orientação sexual, drogas, entre outros assuntos. Em algum momento você já conversou com os seus filhos sobre esses assuntos? Converso sobre tudo com os meus filhos e, outro dia, o Felipe estava ouvindo uma conversa e disse “Vocês estão falando sobre gay, eu sei o que é, homem que gosta de homem. Como a mamãe que não gosta de camarão, tem menino que não gosta de menina”. Não tem mais essa de preconceito. Homem pode gostar de homem ou de mulher, e o contrário também. O programa “Tamanho Família” está de volta para mais uma temporada. O que mudou no apresentador da estreia para o apresentador de hoje? Os meus cabelos estão mais brancos (risos). O programa é uma fórmula minha de trabalho; a cada ano que passa, e a cada programa, eu aprendo muito. A minha preocupação é não me tornar o protagonista da história. Estou ali para ser o intermediador, o interlocutor. Recebo muito feedback dos meus convidados; o pessoal sai de lá meio atônito. Os atores estão acostumados a circular nos programas, em estúdio, mas a família não. E a família, no final do

programa, encara o palco pra fazer uma homenagem, e eu vejo muitas situações em que a família está desesperada porque a mãe nunca cantou na vida e vai cantar para a filha, para a plateia. É muito nervosismo. Eu que sou apresentador, fico nervoso; agora, imagine quem não é do ramo, sabendo que tem que fazer um show para o artista da família, e para a plateia que, mal ou bem, está julgando a performance, que pode não ser a melhor do mundo. Então, a cada programa, é uma novidade porque a família é diferente. Às vezes eu conheço determinado convidado, mas outra coisa é a pessoa com a mãe do lado. Se eu estiver com a minha mãe do lado, sou outro Márcio, vou me posicionar diferente. Ela vai falar: ‘não fala isso não, meu filho’. Mãe é mãe, e pode ser do Pelé, do Cristiano Ronaldo, do Neymar. Costumo dizer que essa é a fórmula e o programa tem que ser despretensioso, não precisa de grandes receitas. Há quem diga que é um talk show, game show. Eu digo que é um bate papo, uma brincadeira, porque nós estamos conversando e brincando. No final, damos um troféu para as duas famílias. Esse é o grande barato, uma grande marmelada. Nós vamos brincar, conversar e as famílias saem dizendo que rolou uma espécie de terapia, porque como estão na frente de todo mundo, todos saem mais unidos. Às vezes rola um arranca rabo, mas sempre positivo. Como é esse feedback do público? Lógico que na minha rede pessoal a galera dá uma aliviada, porque é só minha, mas te agosto 2018

35


entrevista o programa, percebemos que estávamos no caminho. Minha ideia sempre foi fazer com que as pessoas de casa pudessem participar um pouco das provas, tentando adivinhar, e ninguém tem bancada em casa, o que eles têm é um sofá. Fomos simplificando o programa, sempre com um pouco de medo, porque não temos uma super bancada ou um prêmio em dinheiro. Então, o que nós temos? Um bate papo, uma grande brincadeira, porque quando jogamos com os nossos familiares, não apostamos com dinheiro na mesa, não tem apelação para ter audiência. “O Tamanho Família” nasceu com um conceito humano, verdadeiro. Para o público é muito interessante ver o ídolo na condição de gente como a gente. Ele deixa de ser o ídolo e se torna família. Gravamos, mais ou menos, três horas de programa e, esse tempo de gravação serve para que as pessoas se sintam à vontade, principalmente parentes que não são do ramo.

Você apresenta um programa aos domingos, que tem uma concorrência muito forte, mas ainda assim, fez muito sucesso diante do grande público. Era algo que você esperava? Certeza, nós não tínhamos de nada, mas confesso que depois que começamos a testar as provas, ouvir a opinião das pessoas e tivemos um grupo dentro da emissora que analisava

Seu último trabalho na dramaturgia foi em Babilônia, em 2015. Pensa em voltar para as novelas ? Por enquanto não. Talvez eu volte para o cinema; estou dirigindo e produzindo e quem sabe eu faça uma participação num filme. Esse filme é baseado no livro de Alexandre Fraga, chamado “Oeste”, que é a história do jogo do bicho, com o Cauã Reymond; ele será o protagonista. O nome do personagem é Rogério, mas pode ser que mude, e eu faço o segundo cara que é o grande adversário dele, outro bicheiro. Eu também dirijo um filme chamado “Delação”, em parceria com a FOX Filmes, mas só será lançando mais pra frente.

Foto: Rede Globo - Pedro Curi

Foto: Rede Globo - Estevam Avellar - Criança Esperança

juro, eu já recebi críticas de público e de críticos, e eu nunca li uma crítica negativa sobre o programa. Foi o único trabalho que eu fiz na minha vida que nunca ouvi críticas. Juro pra você! Eu entro no Gshow, na Globo, no post dos convidados, são 500 comentários positivos. Algumas pessoas reclamam que choram muito, essa é a única queixa. A maior vitória é da família, porque o que nós conseguimos resgatar é muito bacana, e estamos sempre tentando ratificar esse raciocínio de que a família não é a nossa tradicional. Nós temos uma família tradicional, de pai, mãe e filhos, mas se o cara tem um marido, se a menina tem uma esposa, ou se resolve chamar o cachorro de filho, ou não ter filhos, eu não sou melhor do que ninguém. Sempre tentamos, de alguma forma, dar esse recado: o importante é o carinho, o respeito, a cumplicidade. Família é aquela que você decidiu conviver e vai compartilhar o seu dia a dia.

36

agosto 2018


saĂşde Publi Editorial

agosto 2018

37


casa e jardins

TendĂŞncias CasaCor 38

agosto 2018


A

Paola Ribeiro Arquitetura & Interiores

SP 2018

no após ano, profissionais da arquitetura e do design aguardam ansiosamente pela estreia da maior mostra de decoração do Brasil, para ficarem a par de todas as tendências da área. A Casa Cor SP, realizada no Jockey Club, reúne alguns dos melhores arquitetos e decoradores do momento, a fim de criarem espaços diversos com o que há de mais atual e inovador, inspirando não apenas profissionais, como também a grande porcentagem dos visitantes do evento, que não trabalham diretamente com decoração, mas querem se atualizar e ter ideias para seu lar. Um dos destaques desse ano foi a cor verde. Seja na pintura das paredes, no piso, nos revestimentos, estofados ou, óbvio, na vegetação, os arquitetos não economizaram no uso da cor em seus infinitos tons. Parece que o tema do ano, “casa viva”, os inspirou mesmo! Entre os muitos ambientes, a cozinha matriz do escritório Triart, escolheu fazer como ponto de destaque um color block minuciosamente projetado para causar efeito visual e emoldurar uma obra de arte. Ainda no universo das cores, o rose quartz ou millenial pink, eleita a cor do ano em 2016 pela Pantone, já é tendência há alguns anos, mas esse tom envelhecido, nostálgico, presente em memórias da infância, que traz sensação confortável, teve seu reaparecimento com força nessa edição da mostra. Esse sucesso está ligado a uma onda mundial (principalmente entre a Geração Y ou Millennium que origina uma das denominações dessa cor) da fluidez de gênero, onde não mais vemos a dualidade imposta de “meninos de azul” e “meninas agosto 2018

39


casa e jardins

Triart Arquitetura

Foto: Felipe Araújo

de rosa”. Na CasaCor 2018, a cor e suas variações foram usadas desconstruindo a ideia de ser muito feminino, adquirindo um aspecto cool e moderno. (Melina Romano e Ricardo Borges) A edição atual trouxe também uma novidade no mundo das bancadas: no lugar das altas, com recuo para comportar banquetas, vemos que a tendência é optar por bancadas mais baixas e sem esse recuo. As opções maciças foram maioria entre os ambientes que fizeram uso desse elemento. (Suíte arquitetos) Bela e prática, a opção por painéis de madeira, seja para dividir ambientes ou dar um ar de maior intimismo, continua em alta. Muitos dos arquitetos que assinaram ambientes esse ano, fizeram uso desse elemento em suas composições. Como a madeira é um material que passa sensação de acolhimento, pode ser usada para aquecer algum ambiente mais Triplex Arquitetura

BC Arquitetos

frio, delimitar espaços ou apenas como adorno. (mf+arquitetos e bc arquitetos) Uma novidade curiosa desse ano foi o grande trabalho feito nos forros de vários ambientes. Usualmente um coadjuvante na decoração, nos projetos de Roberto Migotto e Triplex Arquitetura, o teto virou protagonista. Forro de madeira hiper trabalhada, inspirado na cultura árabe, coroa o projeto de Migotto, enquanto uma opção mais rústica, com fibra natural, fez esse papel no ambiente da Triplex. Igualmente curioso é o progressivo desaparecimento dos rodapés na decoração. Elemento tão tradicional, na mostra de 2018 foi rara sua aparição. Revestimentos de parede e até mesmo tinta seguem até o piso, fazendo o acabamento. Sem a necessidade um outro elemento para fazer a junção piso e parede. (Juliana Pinni)

BC Arquitetos 40

agosto 2018


Foto: Felipe Araújo

Triplex Arquitetura

Por último, o conceito de “urban jungle” (ou selva urbana), talvez a tendência que mais se comunique com o tema desse ano, Casa Viva. A vida corrida da cidade nos afasta da natureza e para tentar driblar essa tendência mundial de distanciamento da vegetação, plantas e vida selvagem, uma onda de uso de vegetação na decoração ganhou espaço nessa edição. Essa onda vem com força, trazendo um pouco de ar puro para nossos lares. Para aqueles que dispõem de área externa ou varandas, a busca é de suprimir os limites entre dentro e fora. E mesmo os que não usufruem desse espaço a mais, não tem problema, a ideia de “urban jungle” é fazer a natureza invadir sua casa, em vasos, gavetas e estantes.

Se o projeto ou a decoração da sua casa ou do local de trabalho fica assim...

Paola Ribeiro Arquitetura & Interiores

É porque ainda não contratou um Arquiteto ou Designer de Interiores! bcarquitetos.com paolaribeiro.com.br triartarquitetura.com triplexarquitetura.com.br

Beatriz Dutra beatrizdutra.com.br Av. José Giorgi, 1181, lj 108, Cotia. R. Cel Alfredo Cabra, 99, Jd Paulistano Tels.: 4612-4457/ 3061-2826

CapanhaTudo1.indd 1

24/04/2018 17:01:4


ser feliz

Pensei em você, e escrevi esse texto...

S

e alguém te perguntar se você se acha melhor do que os outros, a provável resposta será que não – não é? Afinal, racionalmente, sabemos que ninguém é melhor do que ninguém... (ou, ao menos, achamos que é “politicamente incorreto” dizermos o contrário). Talvez você, no fundo, você se ache diferente (e, em certo sentido, melhor) do que os outros. Talvez a sua criação tenha sido com pais que te valorizaram muito, o que fez você crescer acreditando que o mundo te daria tudo – pelo simples fato de você ser quem é! Ou você tem um dom especial, ou uma força de vontade que faz com que vença todos os obstáculos. Fato é que viemos para essa existência com um plano de vida, um propósito pessoal que nos ajude a ser melhores e, mesmo sendo dotados de inúmeras qualidades e dons, temos que trabalhar. Trabalhar, muitas vezes, é buscar o seu real caminho de vida, o prazer e a alegria que vão permear tudo que você faz. A gente queria ter a vida que sonhou, né? Trabalhar não é necessariamente ter o melhor emprego, mas sim atuar do lado de dentro – para que possamos alcançar o nosso sonho. Tenha a certeza que você é um ser humano único, especial, maravilhoso e cheio de virtudes. Aprenda, como um bom cavaleiro, a domar o “seu cavalo” (que é seu corpo e sua personalidade cheia de ego e automatismo – comum a todos nós). Mantenha a sua atenção no momento presente, para poder usufruir o máximo de tudo que te acontece. E tenha a certeza. Não. Você não é melhor do que ninguém. Mas ninguém é melhor do que você!!! Lembre-se disso sempre, escolha os caminhos mais suaves, procure o que é verdadeiro (tem tanta ilusão nesse mundo!) e foque, sempre, no Amor. Esse Amor que você merece, e que você tem de sobra para dar para esse mundo todo! Ame sua essência, respire fundo, abrace , ria, cante, dance, Ame!!! E seja feliz, apesar de tudo, porque foi para sermos felizes que viemos aqui para essa existência. Para encontrarmos os mestres e as dádivas, as lutas e a Paz, o silêncio interior e o Amor. E, a cada encontro verdadeiro, sua marca pessoal, através do seu amor, penetra no coração do outro – para sempre.

Sylvia S. Poock é arquiteta e mãe (entre tantas outras coisas!), atenta às questões do nosso ambiente, da nossa saúde e da necessidade de consciência planetária. Acima de tudo, um ser humano - que tem conseguido, a cada dia, ser um pouco mais feliz! Contato: sylviaspoock@gmail.com Site: sylviaspoock.com.br YouTube: sylviapoock Facebook: Sylvia S. Poock

42

agosto 2018


curiosidades da Copa

O legado da Copa da Rússia 2018

“Causos” e fatos curiosos marcaram a edição do mundial de 2018

A

Copa do Mundo da Rússia terminou no dia 15 de julho, a França levou o título de campeã mundial e as 32 seleções, assim como seus 736 jogadores, deram um verdadeiro show em campo. Além das partidas de tirar o fôlego, o que não faltaram foram “causos” e curiosidades durante o evento esportivo. A equipe da TUdo separou os principais. Confira:

“X-9 tecnológico”

“Des-mai-ado”

Juiz fazendo quadrado com as mãos. E sai correndo, expectativa... O que significa isso? VAR. O quê? Isso mesmo! Árbitro de vídeo. Uma inovação lançada nesta Copa e que veio pra ficar. Para se ter uma ideia, o VAR teve uma participação decisiva em 16 dos 29 pênaltis marcados!

“Dieguito” Maradona, foi flagrado dormindo na arquibancada durante partida Argentina x Nigéria. Na hora pegou mal, mas depois... Os memes eternizaram o momento, tornando-o apenas engraçado.

“Nóis trupica e... Cai.” Tite se empolgou comemorando o gol do Brasil contra a Costa Rica, caiu na frente das câmeras e fez a internet brasileira vir abaixo!

“Psicopata” da Copa “E a bola de ouro vai para...” O título de melhor jogador do mundo não ficou para ídolos como Neymar, Messi ou Cristiano Ronaldo. A bola de ouro foi para o jogador Luka Modric, de 32 anos, da Croácia. Segunda a FIFA, ninguém jogou mais do que o craque que conseguiu acertar 19 dos 21 dribles que tentou e ainda recuperar 31 vezes a bola. Merecido!

44

agosto 2018

Em meio aos milhares de torcedores, a câmera flagra uma figura bizarra segurando a bandeira do Brasil. O motivo de tamanha peculiaridade era a fisionomia um tanto “mórbida” do rapaz. Diversas especulações acerca de sua identidade foram criadas até que, finalmente, foi desvendada. O “psicopata da Copa” como ficou conhecido era, na verdade, um engenheiro espacial russo de 34 anos chamado Yuri Torski.

“Ritmo, é ritmo de goool...” Os jogadores senegaleses encantaram o mundo todo com sua irreverência e as comemorações cheias de suingue, estilo e bom humor!


Veja mais dicas culturais no AppTudo. Baixe agora ou acesse apptudo.com.br

cultura & lazer

Shopping é lugar de diversão sim! Cada vez mais os shoppings tem se transformado em centros de lazer. Confira atrações inusitadas e muito divertidas para todos os gostos!

Heróis da Marvel no Villa Lobos Os fãs de Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Homem-Aranha e Viúva Negra terão a oportunidade de se divertir com brincadeiras temáticas de acordo com cada personagem. Em uma área de 185m², meninos e meninas poderão treinar por um circuito aberto, composto por prédios de até três andares interligados por plataformas modulares com 2m de altura. Até 12 de agosto Shopping Villa Lobos – Av. das Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros, SP De Seg a Sáb das 12h às 22h / Domingos das 12h às 20h Gratuito

Patinação no Gelo no Tamboré O Shopping Tamboré montou uma pista de patinação no gelo com 200m² e capacidade para receber 40 patinadores simultaneamente! A atração fica no estacionamento aberto e é indicada para maiores de 5 anos. Para os bem pequenos, a opção é fazer o passeio no Space Car, uma espécie de trenó, conduzido por monitores (indicado para crianças de até 5 anos de idade). Shopping Tamboré - Avenida Piracema, 669 – Tamboré, Barueri, SP De Seg a Qui - das 14h às 22h; Sex e Sáb - das 10h às 22h; Dom das 13h às 21h Valores: 40 reais - 30 minutos; 60 reais - 1 hora; 20 reais - 5 minutos no Space Car

Roda Gigante no Eldorado O Shopping Eldorado recebe um mini-parque de diversões em sua área externa, com uma roda gigante de 15 metros de altura, oito cabines e capacidade de quatro pessoas cada uma. Há ainda o Samba Balloon, uma espécie de carrossel com muito mais emoção, com oito gôndolas para quatro pessoas cada. Muito legal! As cabines não são adaptadas aos cadeirantes. Até 2 de setembro Shopping Eldorado – Avenida Rebouças, 3970, Pinheiros - São Paulo De seg a sex, domingos e feriados, das 12h às 20h; aos sábados, das 11h às 21h Valores: a partir de 20 reais

Mangia che te fa bene A tradicional festa da Achiropita é uma homenagem à padroeira do bairro do Bixiga o e busca reavivar a cultura italiana tão inerente em nosso país. De 5 de agosto a 2 de setembro mais de trinta barracas serão instaladas, divididas entre culinária, com pratos que vão do tradicional espaguete aos antepastos. Para as crianças há diversas atrações como pula-pula, pescaria, tiro ao alvo e muito mais. Festa de Nossa Senhora Achiropita De 5 de agosto a 2 de setembro Rua 13 de Maio, 478 - Bela Vista - São Paulo – SP agosto 2018

45


cultura & lazer Zeca Pagodinho – Uma História de Amor e Samba “Descobri que te amo demais. Descobri em você minha paz. Descobri sem querer a vida. Verdade...” Quem nunca cantou e dançou ao som do mestre Zeca Pagodinho, que atire a primeira pedra. O músico é, sem dúvida, patrimônio nacional. Pensando nisso, o Teatro Procópio Ferreira recebe o espetáculo “Zeca Pagodinho – Uma História de Amor e Samba” até 29 de outubro. A homenagem retrata sua história de amor pelo samba que começou na infância e perdura até os dias de hoje. Vá lá: Zeca Pagodinho – Uma História de Amor e Samba Teatro Procópio Ferreira – Rua Augusta, 2823 – Centro De quinta e sexta, às 21h / Sábado, às 17h e às 21h / Domingo, às 17h Ingressos: 40 a 80 reais – www.ingressorapido.com.br

Virada Sustentável Um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade, que acontece em diversas cidades e hoje já é o maior festival do tema do Brasil. Começou em São Paulo e já teve edições em Manaus, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A oitava edição na capital paulista acontecerá entre os dias 23 e 26 de agosto, em diversos locais da cidade. São iniciativas e projetos artísticos, culturais, sociais e ambientais em prol da sustentabilidade, que contribuem, efetivamente, para a construção de um mundo melhor. A ideia, segundo os organizadores, é promover uma abordagem positiva, propositiva, que não aponte somente problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade que desejamos. Vá lá: Virada Sustentável 23 a 26 de agosto Em diversos pontos da cidade de São Paulo Mais informações: www.viradasustentavel.org.br

A MULHER DE PÉS DESCALÇOS

Ler este livro é entrar em contato com a harmonia de um povo que soube respeitar a natureza, utilizá-la com respeito e fazer com naturalidade a tal reciclagem, tão abordada hoje em dia. Harmonia essa que se perde com a chegada do povo dito branco, que com sua arrogância se acha melhor e não mede esforços para colonizar quem estava por lá, invadindo vidas, tomando costumes e ideologias, destruindo a cultura e impondo, assim, o que acreditam ser o melhor. Com essa atitude, transformam a harmonia em confusão, em insegurança, demonstrando sua pequenez humana ao tentar ofuscar a luz alheia. Quem sabe se suas mães também tivessem se ocupado de suas educações teriam sido diferentes, teriam aprendido o respeito pela vida e com quem vivo está, quem sabe seriam generosos e sábios como o tal povo que enxergam como inferiores, povo este sempre tão fiel aos seus costumes, ao andamento das regras que sempre garantiram a vida em sociedade. Pergunto: Por que sempre tem alguém que há de achar sua cultura e seus costumes melhores que o do outro? Que tal viver cada qual em seu quintal respeitando os limites? Leiam e ótima leitura!

Autor: Scholastique Mukasonga Editora NOS, 1ª Edição Comentário de Nanci Elen Lourenço de Oliveira. Nosso endereço eletrônico é: temperandoaspalavras.com 46

agosto 2018


A Festa das Nações da Granja Viana chega à sua 33ª edição, no dia 25 de agosto Patricia Atuí, colunista da TUdo lança livro sobre coaching para empreendedores O mais novo projeto de Patricia Atuí – Empreendedores de Sucesso: Vencendo Desafios através do Business Coaching é uma ferramenta de grande utilidade para profissionais independentes. Trata-se de uma reunião de histórias e abordagens, conhecimentos, bagagens e métodos testados e aplicados por Patrícia em sua experiência como consultora. Vale a pena conferir!

Em sua 33ª edição, o evento será uma verdadeira viagem gastronômica com passagem garantida pelo Brasil, Portugal, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai, Japão, Líbano e Inglaterra. E para deixar o passeio mais gostoso, conta ainda, com doces e bolos de dar água na boca. As primeiras edições da Festa das Nações foram realizadas para a construção da sede social da entidade. Mas hoje o evento é uma importante ferramenta de captação de recursos e manutenção dos projetos e programas da Vida – Casa de Apoio. 33ª Festa das Nações da Vida – Casa de Apoio 25 de agosto de 2017 (sábado) – 18 horas Pátio da Paróquia Santo Antônio da Granja Viana Rua Santo Antônio, 486 – Altura do km 24 da Rod. Raposo Tavares - Granja Viana – Cotia - SP Entrada Franca Acesso para deficientes Informações: 11 4612-4018 | casadeapoio.com.br Facebook: /casadeapoio

agosto 2018

47


acontece

na

Região Foto: Vagner Santos

Atletas de Cotia Participam de Jogos Regionais e Obtém Excelentes Resultados

Cotia recebe dois “Dias D” Contra a Poliomielite e Sarampo

A

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo acontece do dia 6 ao dia 31 de agosto em todo o território nacional. Em Cotia, ela terá dois dias de mobilização mais intensa, os chamados Dia D, nos dias 4 e 18 de agosto, com o objetivo de imunizar exclusivamente crianças de 12 meses a quatro anos. Os mais velhos devem procurar as UBS durante a semana, das 8h às 17h. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Cotia tem cerca de 11.577 crianças com idade entre um e quatro anos alvo da campanha. A meta é imunizar pelo menos 95% deste público, ou seja, 10.998 crianças.

Entre os dias 3 e 14 de julho, a cidade de Santo André sediou a 62ª edição dos Jogos Regionais. A delegação de Cotia fez bonito e conquistou 18 medalhas, ocupando o 10º lugar na classificação geral. Com 250 participantes, a delegação cotiana participou nas modalidades de atletismo, biribol, capoeira, futebol, futsal, ginástica rítmica, judô, karatê, taekwondo, vôlei de praia, vôlei de quadra e basquete.

Templo Zu Lai recebe autoridades estaduais

A

presentar os projetos sociais do Templo Zu Lai e mostrar a importância do trabalho realizado para as autoridades. Este foi o objetivo da visita do pré candidato a governador do Estado de São Paulo, João Doria, no Templo Zu Lai, em Cotia, juntamente com o prefeito de Cotia Rogerio Franco, o vice Almir Rodrigues, o deputado estadual Márcio Camargo, além de secretários e vereadores do município. Após caminhar pelo Templo e participar da cerimônia do incenso, que clama pela paz mundial, os participantes conheceram de perto os projetos apoiados, que contemplam crianças, adolescentes e idosos, além de beneficiar toda a comunidade do entorno.

48

agosto 2018


Guarda Civil Municipal de Osasco lança Campanha para incentivar Doação De Sangue

N

Foto: Ismael Francisco

o dia 26 de julho, a Guarda Civil Municipal (GCM) lançou a campanha “Sangue Azul Doe sangue e salve uma vida” no Hemocentro do Hospital Regional de Osasco, em Presidente Altino, com a presença de mais de 150 guardas que já fizeram a sua doação naquele dia. A campanha é uma iniciativa da corporação, que pede apoio da população para reabastecer o estoque do hemocentro, que está com nível baixo e precisa do todos os tipos sanguíneos. A ação de doação de sangue é permanente. Para participar, basta comparecer à unidade com um documento de identidade. É preciso ter idade entre 18 e 69 anos e não ter problemas crônicos de saúde.

Saiba como será a campanha de vacinação antirrábica em Cotia

O

mês de agosto é tradicionalmente conhecido como o período de vacinação antirrábica em todo o país. Em Cotia, a campanha acontecerá de segunda a sexta-feira em dois turnos: das 9h às 12h e das 13h às 16h, em diversos locais da cidade. Aos finais de semana, a vacinação será em frente à Prefeitura, na região central, na Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto, e na Avenida São Camilo, na Granja Viana. Devem ser vacinados cães e gatos saudáveis e que tenham idade a partir de três meses. Se o animal estiver com diarreia, em tratamento ou se recuperando de alguma cirurgia, é preciso aguardar a recuperação. Fêmeas que estiverem gestantes ou com suspeita de gestação também não podem ser imunizadas. Confira a lista completa dos postos de vacinação no AppTudo.

Campanha de conscientização sobre o uso de fogos de artifício é aprovada em São Roque

A

Câmara Municipal de São Roque aprovou, no dia 3 de julho, um projeto que institui uma campanha de conscientização pelo uso de fogos de artifício silenciosos no município. O Projeto de Lei nº 21/2018, proposto pelos Vereadores Júlio Mariano e Alexandre Pierroni visa proteger a saúde e bem-estar de animais, idosos, doentes, crianças de colo, deficientes e autistas. De acordo com o texto do Projeto de Lei, o Poder Executivo poderá promover palestras, elaborar e divulgar cartazes e panfletos, além de outras atividades. Os sons produzidos por fogos de artifícios podem chegar de 150 a 175 decibéis. Segundo a Organização Mundial de Saúde, ruídos acima de 55 decibéis são nocivos.

Barueri será sede de corrida em prol do GRAACC

A

cidade de Barueri será sede de Corrida e Caminhada do Graacc – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, um evento já tradicional em São Paulo, que reúne milhares de participantes e chama a atenção para o combate ao câncer infantil. Será no dia 19 de agosto, próximo ao Ginásio José Corrêa. Ao todo, serão cerca de 3.500 pessoas, sendo 3.000 corredores e 500 caminhantes. Os participantes ganharão camiseta, chip, água e tudo que as corridas mais tradicionais oferecem. Serão 10 km de corrida e 3 km de caminhada. Para informações acesse: www.graacc.org.br. agosto 2018

49


acontece

Eleições 2018

A nO

brasil Mulher morre após procedimento estético

A

bancária Lilian Calixto, de 46 anos, morreu no dia 15 de julho após se submeter a um procedimento estético na cobertura do médico Dennis Cesar Barros Furtado, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Conhecido como “Doutor Bumbum”, Dennis, de 45 anos, tem sete passagens pela Polícia. Uma delas, de 1997, é por homicídio e foi feita quando o médico tinha 24 anos. Uma mulher, cuja identidade não foi revelada, registrou ocorrência no dia 1 de maio após ter descoberto que faria uma bioplastia de glúteos na cobertura de Dennis, ao invés de uma clínica. O médico foi preso, assim como sua mãe e a namorada, que trabalhavam com ele. Após a morte de Lilian, algumas mulheres compareceram à delegacia para denunciar a conduta do médico. A polícia segue investigando o caso.

s eleições deste ano prometem esquentar os ânimos por aqui. Vamos às urnas eleger Presidente da República, Governador, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Você já tem as datas e tramites desse processo? • O primeiro turno será no dia 7 de outubro e o segundo no dia 28 de outubro. • As convenções partidárias para escolha dos candidatos devem acontecer até dia 5 de agosto e os candidatos devem se registrar na Justiça Eleitoral até dia 15 de agosto. • A partir do dia 16 de agosto passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na Internet. • A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa em 31 de agosto e termina dia 4 de outubro.

E como andam os preparativos em nossa região? Rossi vice de Márcio França?! O ex-prefeito de Osasco Francisco Rossi (PR) pode ser candidato a vice-governador na chapa do atual governador do Estado, Márcio França (PSB). O nome de Rossi foi citado mais de uma vez por França. No entanto, o governador não confirma nem desmente e diz que ainda não há definição de candidato a vice na chapa. “Rossi é um nome.” Será que é verdade? Há boatos de que Quinzinho Pedroso retornará para o cenário político e tenta uma vaga na Assembleia Legislativa. É esperar para ver. Pré-candidaturas à vista - O deputado estadual Marcio Camargo (PSDB), o vereador Welington Formiga (PTB) e Ailton Lima lançarão suas candidaturas a deputado nas eleições deste ano. O deputado Marcio Camargo tentará a reeleição. Mandato Coletivo em Cotia – O Psol anunciou uma proposta de mandado coletivo estadual em Cotia, formado por sete mulheres que pretendem disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Na prática, um dos membros é registrado como candidato junto à justiça eleitoral e os demais serão CoCandidatos. Porém, quando alguém votar nele ou nela, estará votando, na verdade, neste grupo de pessoas.

50

agosto 2018


Um país de idosos

1

em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos em 2060, revelou relatório do IBGE divulgado no dia 24 de julho. O levantamento também aponta que a partir de 2039, haverá mais pessoas idosas que crianças vivendo no país. Segundo a pesquisa, a fatia de pessoas com mais de 65 anos alcançará 15% da população já em 2034, ultrapassando a barreira de 20% em 2046. Em 2010, estava em 7,3%. Entre as consequências do envelhecimento da população, além do inevitável aumentos dos gastos com saúde e aposentadorias, o IBGE destaca o maior percentual de pessoas fora da idade de trabalhar e, portanto, de dependentes. Hoje, para cada 100 pessoas em idade para trabalhar, há 44 indivíduos menores de 15 anos ou maiores de 64. A RDD (razão de dependência, que mede a relação entre o número de dependentes e adultos capazes de sustentá-los) era de 47,1% em 2010 e atingiu seu percentual mínimo em 2017 (44%). Segundo o IBGE, essa proporção vai passar de 50% a partir de 2035 e aumentar para 67,2% em 2060. Já a projeção para a expectativa de vida do brasileiro ao nascer – atualmente de 72,74 anos para homens e 79,8 anos para mulheres – é alcançar 77,9 anos para homens e 84,23 anos para as mulheres em 2060. Estamos preparados?

Trump e o disse que me disse com Putin

nO

mundo

Europa sofre com calor, seca e incêndios

D

ezenas de incêndios devastaram a Grécia, causando a morte de 74 pessoas, no final de julho, devido à forte seca que assola o norte da Europa. Na Suécia as chamas consumiram 25 mil hectares de florestas. Finlândia e Letônia também registraram queimadas. Alemanha, França e Holanda anunciaram estado de alerta. A temperatura média na região é de 35 graus Celsius. Forças tarefas e medidas extremas foram tomadas para que a situação não se agrave ainda mais.

O

presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causou uma polêmica confusão no encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no mês passado. Após agências norte-americanas concluírem que a Rússia interferiu nas eleições de 2016, que levaram Trump à Casa Branca, ele afirmou, em coletiva com Putin que não, a Rússia não tinha tido qualquer interferência. Tal afirmação movimentou a internet e os noticiários. Arrependido, o presidente norte-americano mudou sua declaração no dia seguinte. Ele disse ter se expressado mal e quis dizer, na verdade, que não via motivos para que não tenha sido a Rússia a interferir na eleição. A confusão, segundo ele, gira em torno das palavras em inglês “would” e “wouldn’t”. Ele acrescentou: “Eu aceito a conclusão da nossa comunidade de inteligência de que houve uma interferência da Rússia nas eleições de 2016. Pode ter sido outras pessoas também. Um monte de gente”. Ou seja, segue a polêmica.

agosto 2018

51


fatos e fotos

Sob Nova Direção: Os desafios da nova administração Patricia Ballet

R

espeitando os 38 anos de tradição da Escola Patricia Ballet, nos últimos 02 anos as Gestoras Luciana Bichara e Branca Santos e o Coordenador Técnico Leandro Neves, buscam aprimorar a Formação em Ballet Clássico através da metodologia Vaganova e com uma programação cuidadosamente elaborada e desenvolvida de acordo com a idade e nível desenvolvimento individual de nossa (o)s aluna(o)s. Além do Ballet Clássico, temos o Ballet Contemporâneo, o Ballet Fitness, Jazz e Sapateado ( Infantil e adulto) e Dança de Salão. Aguardamos sua visita para conhecer nosso trabalho !

Pegada Natural

I

nspirada em elementos da natureza e na originalidade das diversas etnias espalhadas pelo mundo, a marca de moda feminina Amazônia Vital traz às moradoras da Granja Viana peças e acessórios cheios de estilo. As matérias-primas mais utilizadas no processo de criação são sementes, madeira e palha, tornando os produtos ainda mais autênticos. Fundada em 2009, a Amazônia Vital possui diversas filiais em toda a cidade de São Paulo, sendo uma das principais a da Granja Viana.

Conheça: Rua José Felix de Oliveira, 1136 - Granja Viana De segunda a sexta-feira das 10h às 19h; sábados das 10h às 18h Telefone: (11) 4612-9360

52

agosto 2018

Fotos: Teoria das Cores

Rua José Felix de Oliveira, 359, Galeria Fênix - Granja Viana Telefones: 4617 3144 - 9 93048363 www.escolapatriciaballet.com.br


rede social

Oficina para as crianças e os pais também! A Dona Deôla Granja Viana promoveu oficinas no mês da férias para a criançada! Utilizando sua estrutura e a expertise de seus profissionais, as crianças botaram a mão na massa e fizeram cupcakes, cookies e pizza! Eles adoraram e os pais também, certamente!

Exposição em comemoração a um ano de Romana Granja Viana

Foto: Felipe Mendes, sócio do Rokkon, Fátima Martins e a jornalista Márcia Lima.

Foto: Ricardo Medin

A artista Fátima Martins reuniu bordados e aquarelas para compor peças lindas e inspiradas na Itália, em comemoração ao aniversário de um ano da Padaria Romana na Granja Viana. Instalada no Rokkon, a exposição tem obras exclusivas e cheias de delicadeza e bom gosto, com elementos como o limão siciliano, a torre de Piza, entre outros.

Novos ciclos

Foto: Maria Helena Oliveira Miramontes e Carlos Alberto Prestes Miramontes.

Posses de novos presidentes marcaram o mês do Rotary na região. No Rotary Clube Cotia Mulheres Empreendedoras, assume a presidência Maria Helena Oliveira Miramontes. Já no Rotary Clube Cotia Granja Viana, também uma mulher assume a presidência, Samantha Andreotti Gonçalves.

O lema do Rotary este ano é “Seja a Inspiração”. E nós desejamos que essas duas mulheres tenham sucesso e inspirem em sua gestão!

Foto: Samantha Andreotti Gonçalves.

agosto 2018

53


Vacinas Endocrinologia|Implantodontia

Dermatologia Dermatologia

Farmácias Psicologia

Farmácias

Atendemos a todas as necessidades Dra. Ana Lúcia Lopes Crosp: 89892

E EQUIPE Dra. Lígia Tuono Crosp: 87529

Dr. Rodrigo Racca Crosp: 74766

Dr. Elias Alves Crosp: 108594

Dra. Suellen Frasato Crosp: 88139

3

Luiz Claudio Andrade CRO nº 23420

Marcela Granja CRO nº 67441 CRO 12181

tel.: 4612-1538

˜Clínica geral ˜ Ortodontia ˜ Implantes ˜Pediatria

Aceitamos Aceitamos convênios convênios

www.odontologiamlc.com.br R. José Felix de Oliveira, 1189 sala 4 Térreo Galeria Bali - Granja Viana - Cotia -SP

Aparelhos Auditivos Cirurgia Plástica

Podologia Reflexologia

Aparelhos Auditivos Fonoaudiologia


Ginecologia

Clínicas

Hipnoterapia

Geriatria

Clínicas

Claudio Lepera

João Paulo Lian Branco Martins

CREMESP 51925

Psiquiatria, Psicanálise Fernanda Erci S. Bauer CREMESP 97620

CREMESP 51577

Ginecologia e Obstetrícia

Reumatologia Dennis Smith

André Minchillo

CREFITO 3 72806-F

CREMESP 51660

Ortopedia

Saúde agora é TUdo e um pouco mais

4617.4873 revistatudo2012

Cirurgia Geral e Esclerose de Varizes Claudia Zanetti Moura CREMESP 80175

Neurologia Clínica Luciana Giusti

CREMESP 70055

Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva Guadalupe Pippa

Fisioterapia Esportiva, Ortopédica e Prevenção de lesões Ohalis Fernandez CREMESP 109754

Dermatologia Clínica e Cirúrgica, Laser e Medicina Estética Sandra Elisa Gonçalves CREMESP 117515

Nutrologia, Fitoterapia e Nutrição Clínica

CREMESP 83056

Infectologia

Avenida São Camilo, 980 Fones: 4702 6652 / 4702 6781 Granja Viana – Cotia 4702 0626 / 4777 9333 Centro Comercial Granjardim www.doutoresdagranja.com.br

SINPESP


Contrata:

Contato Comercial • Realizar atendimento e prospecção de anunciantes. • Necessário ter veículo. • Experiência na área comercial.

Enviar cv para:

revistatudo2012

contato@revistatudo.com


TUdo conectado Você já sabe que a TUdo é muito mais do que a revista, né? Nós temos o APPTUdo, com notícias atualizadas da nossa região, do Brasil e do mundo e mais uma série de cupons de desconto para aproveitar os melhores produtos e serviços pertinho de onde estiver. Além disso, no Facebook e no Instagram nossos leitores interagem com as publicações e entre si, formando uma comunidade da qual temos muito orgulho! Este espaço, lançado na edição especial de Dia dos Pais, é para levar aos leitores da revista, o que foi destaque no mundo virtual,e conectar tudo e todo mundo! Participem!

No mês de julho, nossas publicações no Face alcançaram 45.931 pessoas!

Top 3 - Os posts que mais bombaram foram:

1.

2.

A mobilização que o post da senhora perdida gerou nos deixou com o coração cheio de orgulho e carinho pelos nossos leitores. E graças à essa corrente tão positiva, a história teve um final feliz!

Na manhã do dia 10 de julho respiramos aliviados com a notícia do fim do resgate dos 12 meninos e do técnico de futebol, que ficaram 17 dias presos na caverna.

• 27.112 pessoas alcançadas • 590 compartilhamentos • 103 reações • 83 comentários

• 6852 pessoas alcançadas • 275 reações • 16 comentários • 62 compartilhamentos

3.

O vídeo do lançamento da Copa do Mundo do Qatar bombou! • 5187 pessoas alcançadas • 1332 visualizações do vídeo • 182 reações, comentários e compartilhamentos

? • Já no Instagram, o post que mais bombou foi o da prisão do médico Dennis Furtado, com quase 4 mil visualizações • Pedro Andrade, o jornalista incrível que estampa nossa capa de julho, nos deu um ao postarmos a capa em nosso story.

APPTUdo disponível gratuitamente pela Appstore e Googleplay ou

Você sabia?

#cat #fitness #family #fashion estão entre as # mais usadas no Instagram? Cada uma delas tem mais de 150 milhões de menções!

pelo site www.apptudo.com.br Além das notícias fresquinhas e de um visual super clean e fácil de navegar, veja os números do caçula da família TUdo: • 10 mil visualizações das páginas por mês! • 1 mil novos usuários todo mês • 2 cupons utilizados por dia • 4 matérias fresquinhas por dia • Pelo menos 2 pushs por dia atualizando os usuários sobre os últimos acontecimentos Você sabia? 56% dos nossos usuários utilizam o sistema Android e 44% IOS.

58

agosto 2018


Tudo 91  

Márcio Garcia, entretenimento, culinária, moda, Granja Viana, Cotia, restaurantes, entrevistas

Tudo 91  

Márcio Garcia, entretenimento, culinária, moda, Granja Viana, Cotia, restaurantes, entrevistas

Advertisement