A Odontologia à Luz do Direito

Page 43

Biossegurança na Prática Odontológica

tálico ou plástico, com superfícies lisas e resistentes à lavagem e ao uso de saneantes. Para cada consultório, na área de atendimento, deve haver no mínimo dois pontos de água, um destinado exclusivamente para a lavagem das mãos, e outro na área clínica, para descontaminação e lavagem de instrumentos, na respectiva área; ambos deverão ser dotados de comandos remotos ou dispositivos que evitem a contaminação das superfícies por contato direto das luvas do operador com as válvulas de comando. E deve haver ainda dispensadores de sabão líquido, fixados à parede ou embutidos, instalados na sala clínica, área de esterilização, quando for o caso, vestiários e sanitários. A instalação do compressor deve ser em área arejada, de preferência no meio externo. Quando não houver essa possibilidade, é permitida a instalação na sala clínica. O aparelho deve ser instalado em local resistente a umidade, poeira e choques, e ser capaz de garantir a proteção mecânica e acústica, garantindo o conforto auditivo e vibratório. O aparelho de ar-condicionado deverá ter instalado um filtro de ar adequado, após a saída de ar do compressor, em local que permita inspeção e manutenção periódicas. A instalação elétrico-hidráulica do estabelecimento deve ser embutida e/ou protegida por canaletas, para facilitar a sua limpeza. O sistema de refrigeração para pontas e abastecimento de água para a seringa tríplice deve ser em circuito fechado. Os reservatórios de água devem ser de material inquebrável, transparente e de fácil acesso à limpeza.

01_Odotologia.indd 259

259

As superfícies das bancadas secas e/ou balcões de lavagem devem ser revestidas de material liso, impermeável, resistente a saneantes e bordas isentas de arestas ou ângulos vivos. Os espaços sob as bancadas com prateleiras devem ser guarnecidos por portas ou dispor de gaveteiros revestidos de material liso, impermeável e resistente a saneantes.

Métodos de prevenção da transmissão de infecções em Odontologia Recomenda-se implementar um sistema operacional denominado Fluxo Operacional, de modo a orientar a circulação de pessoas, materiais e resíduos, a fim de evitar os cruzamentos dos movimentos de rotina, necessários à realização de diversas atividades como: assistência, esterilização e gerenciamento de resíduos. Esse Fluxo Operacional deve ser definido e estar visível a todos que circulam no estabelecimento, representado em forma de croqui.

Uso de barreiras transitórias Lavagem de mãos  Antes da colocação de gorros, másca   

ras e protetor ocular. Antes de vestir o capote e calçar as luvas. Logo após a retirada das luvas. Em caso de contaminação acidental. Lavagem das mãos com vistas a procedimentos não cirúrgicos:

27/02/2012 12:48:31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.