Page 1

T SE AB M EL IN A OV DE OS Ano 10 - nº 58

NSI

NÚCLEO DE SERVIÇOS INTEGRADOS

NOVO ÔNIX

MUDANÇAS NO DESIGN E MAIS ACESSÓRIOS

• Expomotor: feira em João Pessoa com tudo do setor automotivo • Mercedes-Benz Actros 2651 eleito o melhor caminhão de 2019 • Caderno Sincopeças/Assopeças: confira novidades do setor


EDITORIAL

Auto Revista Pernambuco

autorevista_pe

Nova realidade O pior, realmente, já passou. Essa frase pode ser usada para muitos segmentos da economia brasileira para 2019 e o automotivo está entre eles. Depois de um período difícil, finalmente o setor que movimenta montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidoras, varejo e prestadores de serviços, em uma das maiores cadeias da economia, finalmente pode dizer que, a partir de agora, as expectativas são as melhores possíveis. Com um crescimento mais consolidado, baseado em fatores como as taxas de juros mais baixas da História do Brasil, a recuperação da confiança e uma leve melhora nos principais indicadores, é possível afirmar que o ano que começa será menos difícil do que 2019. Na área de crédito, um dos principais impulsionadores das vendas de automóveis novos e principalmente - usados, a expectativa é de que os juros baixos estimulem os consumidores, ainda ressabiados com os anos de crise, a comprar novamente. É sempre bom lembrar, no entanto, que as empresas do setor precisam estar preparadas para a nova realidade. Mesmo com a melhora na economia, a competição é cada vez mais acirrada e os compradores estão valorizando cada centavo do seu dinheiro. Além disso, o crescimento do mercado de elétricos e híbridos impõe novos desafios para todos, das montadoras às empresas de autopeças. Que venha, então, 2020! O editor

EXPEDIENTE

NOVO ÔNIX Modelo ganha design modificado e itens de conforto e tecnologia

22

18

GOLF HÍBRIDO Um dos ícones de Volkswagen agora com motores elétrico e a combustão juntos

SEGURO INTERMITENTE Nova modalidade promete mais opções para os proprietários de veículos

52

30 EXPOMOTOR Feira realizada em João Pessoa (PB) teve a presença de todos os segmentos do mercado automotivo

ACTROS 2651 Top de linha da Mercedes-Benz foi eleito o merlho caminhão de 2019

64

Diretor: Ariel Ricciardi Diagramação: Marcos Aurelio Colaboradores - Textos: Alexandre Costa, ArnóbioTomaz, Haroldo Ribeiro, Izabel Bandeira, Claudio Araujo e Flávio Portela. Impressão/Halley S/A Gráfica e Editora Contato para anunciar na AUTO REVISTA PERNAMBUCO: (85) 3038.5775 ou através do e-mail autorevistape@gmail.com Fale com a gente, envie e-mail, fotos, notícias para a redação. A sua opinião é fundamental para a melhoria de nosso produto. A revista AUTO REVISTA PERNAMBUCO é uma publicação bimestral da Editora Núcleo de Serviços Integrados Ltda. As opiniões dos artigos assinados não representam necessariamente as adotadas pela revista. Não é permitida a reprodução parcial ou total dos textos.


Conta-giros Fras-le compra a Nakata e amplia presença no mercado A Fras-le expandiu sua atuação no mercado de reposição ao anunciar, no dia 17 de dezembro, a compra integral das ações da Nakata Automotiva. A empresa fabrica e comercializa componentes destinados a veículos leves, pesados e motocicletas, incluindo um amplo portfólio de produtos para suspensão, direção, transmissão, freio e motor. A transação, no valor de R$ 457 milhões, envolve todas as operações e negócios. Tanto a gestão quanto os 416 funcionários serão mantidos. A expectativa da Companhia é de que o negócio seja consolidado no segundo trimestre de 2020.

Wega Motors encerra ano com vitória Novo campeonato para os amantes da velocidade, a Copa HB20 teve sua estreia em 2019. Patrocinando os pilotos do carro 20 (Raphael Abbate e seu parceiro Flavio Andrade), a Wega Motors foi a marca que mais subiu ao pódio durante o ano. Fechando o campeonato com 199 pontos, 45 pontos à frente do segundo colocado, Raphael Abbate disputou acirradamente cada corrida desde o início da Copa HB20. “Foi um ano incrível para mim. Estou muito feliz com o desempenho apresentado ao longo do ano e principalmente com o título”, comemora o campeão Abbate.

Lubnord na Expomotor (PB) A Lubnord Lubrificantes, que em 2019 comemorou duas décadas de existência e completou dois anos de atuação na Paraíba e no Rio Grande do Norte, participou da Expomotor, evento automotivo realizado em João Pessoa nos dias 8 e 9 de novembro. A empresa levou para a exposição marcas consagradas no cenário nacional como Texaco Lubrificantes, Filtros Tecfil e Tecbril, e recebeu fornecedores, clientes e amigos, fomentando mais de 50 rodadas de negociação.

Marcelo Sanches assume diretoria da Dayco A Dayco, fornecedora de produtos para motores e sistemas de transmissão para as montadoras de automóveis, linha industrial e reposição, anunciou que Marcelo Sanches, que já atuava desde 2018 na empresa como diretor de aftermarket para a América do Sul, passa a responder também pelo México, América Central e países do Caribe. As operações da empresa para a América do Sul vêm apresentando excelentes resultados e grande crescimento no mercado nos últimos anos e o diretor, que é um dos grandes responsáveis por essa transformação na forma da empresa atuar, agora tem o projeto de levar o mesmo nível de trabalho para os demais países.

4 - Auto Revista Pernambuco


Conta-giros Reforço na equipe comercial e de marketing A Tecfil, fabricante de filtros automotivos, ampliou seu time com a contratação de dois profissionais com trajetória destacada do mercado de autopeças e inovação: Wagner Vieira, executivo com 28 anos de experiência no setor, que assume as diretorias Comercial e Marketing, e Plinio Fazol, com experiência de 20 anos na área e que passa a ocupar o cargo de Gerente de Marketing, Trade Marketing, Inteligência de Mercado e Novos Produtos.

Hipper Freios realiza mais uma edição do Natal Solidário A Hipper Freios, fabricante de discos e tambores de freio, realizou no dia 14 de dezembro, na cidade de Sangão, Santa Catarina (cidade sede da empresa), a edição de 2019 do seu Natal Solidário. Com a presença do Papai Noel e de personagens de histórias em quadrinhos, a empresa distribuiu 2.300 presentes para crianças da cidade.

Novo presidente do Instituto General Motors Após anunciar sua aposentadoria depois de 48 anos trabalhando da General Motors, Marcos Munhoz, que era vice-presidente da GM América do Sul, foi nomeado pelo presidente da GM na região, Carlos Zarlenga, para a posição de presidente do Instituto GM, braço social da empresa. “É uma honra para mim aceitar este convite. Eu sempre tive uma relação próxima com o Instituto e agora, com tempo disponível, vou poder atuar mais diretamente nesta que é uma instituição pela qual tenho muito carinho”, comentou Marcos Munhoz.

Delphi Technologies destaca importância do compressor Considerado o coração do sistema de ar condicionado, o compressor garante que o fluido refrigerante circule pelo sistema, possibilitando a troca e a dissipação do calor. Quando apresenta algum tipo de problema, ele compromete todo o processo de refrigeração do veículo. “É recomendado dar atenção para o sistema de ar condicionado uma vez por ano, seguindo corretamente todos os procedimentos técnicos”, afirma Pedro Valencio, coordenador de Suporte ao Cliente Aftermarket da Delphi Technologies. Ele destaca que é essencial buscar uma oficina especializada, onde será possível checar todos os componentes.

6 - Auto Revista Pernambuco


Conta-giros

Dasa inaugura unidade em João Pessoa A Dasa, empresa que concentra e gerencia as operações das distribuidoras Pellegrino, Car Central, Sama, Laguna e Matrix, inaugurou, no dia 11 de novembro de 2019, uma unidade em João Pessoa (PB). No evento de abertura, estiveram presentes parceiros, representantes de fábricas de todo o Brasil. O principal objetivo da nova unidade é fortalecer a atuação no estado, promovendo agilidade na entrega e aumentando a proximidade com os clientes locais.

GM premia Sabó com o Supplier Quality Excellence Awards Como já é tradição, no fim do ano a General Motors do Brasil premia os seus melhores fornecedores sul-americanos de autopeças. O evento prestigiou 62 deles pelo alto nível de qualidade na produção e no fornecimento de peças para a montadora. A Sabó, fabricante de juntas, retentores, vedações, bieletas, buchas, coxins e outros produtos para o mercado de reposição, recebeu o prêmio pela 5ª vez. Segundo a GM, foram adotados 13 critérios de avaliação medidos no ano anterior ao da premiação para chegar aos vencedores. Eles abrangeram aspectos relacionados à conformidade dos componentes fornecidos, à performance no sistema de gestão da qualidade e à eficiência na entrega.

NGK conquista prêmio da GM pela sétima vez A NGK, especialista em sistemas de ignição, recebeu, pela sétima vez consecutiva, o Supplier Quality Excellence Award (Prêmio de Excelência em Qualidade de Fornecedor), da General Motors. O objetivo da premiação é destacar todos os fornecedores que apresentaram índice satisfatório de qualidade em 2018. “Estamos muito honrados em sermos a única empresa a receber o Supplier Quality Excellence Award em todas as sete edições, pois corresponder aos rigorosos critérios de exigência da GM traduz nosso empenho em garantir o melhor para os clientes”, comemora Hiroyuki Tanabe, presidente da NGK do Brasil.

8 - Auto Revista Pernambuco


Conta-giros Tecfil expõe tecnologias na ExpoMotor A Tecfil, fabricante de filtros automotivos, destacou seus recentes avanços em desenvolvimento tecnológico de produtos durante a primeira edição da ExpoMotor Paraíba 2019, realizada em João Pessoa entre os dias 8 e 10 de novembro. A empresa exibiu em seu estande parte dos 250 novos modelos de filtros automotivos lançados entre agosto e setembro deste ano. Destinados a máquinas agrícolas e a todos os segmentos de veículos, esses produtos ampliaram em cerca de 20% o catálogo da Tecfil.

Meritor promove Semana da Qualidade Pensando em promover a importância, entre os colaboradores, da qualidade na execução do trabalho e mostrar que todos têm papel fundamental no processo, a Meritor do Brasil, fornecedora de eixos e sistemas para drivetrain de veículos comerciais, teve o mês de novembro marcado pelo tema Qualidade. Para marcar o Dia Mundial da Qualidade, comemorado em novembro, a empresa realizou o evento batizado de Semana da Qualidade que reuniu cerca de 500 colaboradores com o objetivo de chamar a atenção para a importância da participação das pessoas no alcance da excelência dos produtos.

Faça revisões em seu veículo regularmente.


SK Automotive tem novo diretor de vendas Com mais de 30 anos de atuação no mercado de reposição, o executivo Flávio Portela, que ocupava o cargo de gerente geral de vendas da SK Automotive, assumiu o posto de diretor de vendas da empresa. O profissional é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Negócios e Inovação no Relacionamento Sustentável com o Cliente e sua ascensão é uma das várias reformulações que a SK Automotive fez no time de gestão, em 2019, com o objetivo de enfrentar os desafios do mercado de reposição para os próximos anos.

Marelli vende mais de 2,5 milhões de velas de ignição A Marelli Cofap do Brasil superou o número de 2,5 milhões de velas de ignição vendidas pouco mais de um ano após o lançamento das linhas de produtos. A empresa entrou no segmento em março de 2018, com o lançamento de 22 códigos para motocicletas e, seis meses depois, ampliou sua participação, oferecendo 59 códigos para a linha automotiva. Com isso, a marca complementou o seu portfólio para o sistema de ignição, que já contava com cabos e bobinas.


Conta-giros DRiV tem novo gerente de vendas Responsável pela gerência de vendas da DRiV desde setembro, Ivan Furuya é formado em Administração de Empresas pela UNIP, com especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. O executivo acumula 23 anos de experiência profissional. Somente nas empresas Goodyear e Continental, soma quase 18 anos de atuação. Além de gerente de vendas, Furuya atuou como gerente de produto para o segmento automotivo, gerente de marketing, pricing e treinamentos técnicos & garantias. Morou um período na Suíça, trabalhando para a Habasit, onde foi contratado como global product manager e era responsável por uma linha de produtos da empresa em nível global. Teve ainda uma breve passagem como gerente de vendas para o aftermarket automotivo da SKF.

ZF Aftermarket recebe prêmio de inovação A pastilha de freio Electric Blue ganhou o Prêmio Internacional de Inovação na categoria “Equipamentos para Veículos e Peças de Reposição” na Equip Auto - Feira Internacional de Pós-Venda Automotiva e Serviços para Mobilidade, realizada em outubro, na França. A pastilha, desenvolvida especificamente para veículos elétricos e híbridos, foi introduzida no mercado global pela ZF Aftermarket em setembro de 2018 e reduz significativamente o ruído interno e a poeira dos freios. A partir do lançamento foi criado o programa “TRW Electric Blue” com o objetivo de possibilitar à empresa o alcance de uma cobertura de 92% do mercado para carros híbridos e 97% para carros elétricos na Europa.

12 - Auto Revista Pernambuco

Arteb comemorou 85 anos

Novas sapatas de freio da Cobreq

Em um evento cercado por muita tecnologia, a Arteb, uma das principais fabricantes globais de sistemas de iluminação automotiva, reuniu fornecedores e parceiros que apoiam e participam da revista especial sobre a trajetória da empresa, como Basf, Covestro, Embalagens Mara, Haitian, Operlog, Yusei, Osram, Policon, Rai, Javatrans, Remo, Sintel e Toyobo. O encontro aconteceu no dia 11 de outubro na Sala de Tendências, espaço dentro da Arteb destinado à apresentação de novas tecnologias e à troca de informações.

A Cobreq, marca da TMD Friction, lançou sapatas de freio para a L200, modelo da marca Mitsubishi, e o HR TCI, da Hyundai. Os lançamentos para eixo traseiro são 2700CP e 2676-CP. A sapata de freio é primordial para o sistema de frenagem e trabalha em conjunto com as pastilhas de freio. Além da atuação no freio principal, ela tem a função secundária, mas não menos importante, de atuar como freio de estacionamento.


Conta-giros Nakata lança bomba d’água para cinco marcas de veículos A Nakata, fabricante de autopeças, lançou bomba d’água para modelos de cinco marcas de veículos Fiat, Jeep, Nissan, Renault e Volkswagen. Os modelos para os quais os produtos se destinam são Compass, Renegade 2.0 Diesel, Fiat Toro, Grand Livina, Livina, Kicks, March e Versa, Renault Captur, Duster, Logan, Oroch e Sandero e Amarok Diesel.

TMD Friction tem novo vice-presidente executivo de aftermarket A TMD Friction, uma das principais fabricantes de pastilhas de freio do mundo, anunciou Clement de Valon como o novo vice-presidente executivo de Aftermarket. Ele substitui David Baines, que foi nomeado CEO e presidente do Grupo TMD Friction em 1º de agosto. “Os negócios no segmento automotivo estão enfrentando mudanças fundamentais em termos de mobilidade, tecnologia e meio ambiente, e o objetivo da nossa equipe é fortalecer ainda mais a posição da TMD Friction”, diz Clement de Valon.

Dayco apresenta novos produtos mercado de reposição A Dayco, fornecedora de produtos para motores e sistemas de transmissão para as montadoras de automóveis, linha industrial e reposição, ampliou ainda mais o seu portfólio de produtos durante o ano de 2019. Os mais recentes lançamentos contemplam kits de distribuição para New Beetle e Jetta, tensionadores e polias para a linha francesa, como o Renault Duster, correias de acessórios e tensionadores para utilitários como Mercedes-Benz e Renault Master, e para os GM Sonic e Tracker, as correias elásticas que já vem com a ferramenta de aplicação.

NTN–SNR lança linha de sensores ABS O Grupo NTN, fabricante de rolamentos de alta performance, lançou para o mercado de reposição automotiva sua nova linha de sensores ABS. A empresa criou e desenvolveu a tecnologia ASB, que permite a medição ativa da velocidade de rotação da roda, transmitindo dados captados por estes sensores para os sistemas que controlam a dinâmica do veículo.

14 - Auto Revista Pernambuco


Conta-giros Novo vice-presidente do Grupo PSA Arnaud Ribault assumiu o cargo de vice-presidente de vendas e Marketing da América Latina. O executivo vinha atuando como vice-presidente sênior global de Marketing e Comunicação da DS Automobiles, onde teve importante papel na criação e desenvolvimento da marca. A segunda geração de veículos DS foi lançada em 37 países e ela agora ingressa em uma nova era, com a implementação de sua estratégia de eletrificação através da tecnologia E-Tense, começando com o DS 7 Crossback E-Tense 4x4 e com o DS 3 Crossback E-Tense.

Pneus para SUVs A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, tem acompanhado em seu portfólio o expressivo crescimento registrado no País pelo segmento de SUVs, que hoje já respondem por mais de 25% das vendas totais de automóveis e comerciais leves. Para atender a essa crescente demanda, a empresa conta com diversas opções para todos os modelos de SUVs em comercialização no mercado brasileiro: do on road, passando pelo off-road (fora de estrada) até o all terrain (todo o terreno).

Schaeffler detém o recorde nos Jogos do Sesi Ao conquistar a 23ª vitória nos Jogos Industriários do Sesi 2019 na região de Sorocaba, a Schaeffler, empresa de tecnologia automotiva, tornou-se recordista nacional nessa competição de trabalhadores, com o maior número de títulos consecutivos obtidos por uma empresa. Detentora das marcas LuK, INA e FAG, a Schaeffler conseguiu engajar 450 de seus cerca de 3 mil empregados na disputa de diferentes modalidades dos Jogos do Sesi.

Novos itens para veículos leves e pesados A Motorservice, divisão responsável pela comercialização das marcas Kolbenschmidt, Pierburg e BF no mercado de reposição, oferece novos componentes nas linhas de válvulas, arruelas de encosto, bombas de óleo e tuchos de válvulas para veículos leves e pesados. As válvulas da Kolbenschmidt atendem veículos Nissan, Peugeot e Renault e as arruelas de atendem modelos da Toyota. Já as bombas de óleo da Pierburg são para diversas marcas: Agrale, Ford, GM, Mercedes-Benz, Nissan, Toyota e Volkswagen. Os tuchos de válvula, por fim, são para veículos da Mercedes-Benz.

16 - Auto Revista Pernambuco


Novo Chevrolet Ônix

COM WIFI E AUXILIAR ELETRÔNICO DE ESTACIONAMENTO Modelo compacto tem opcionais que oferecem muita tecnologia e o aproximam de veículos de categorias superiores,

18 - Auto Revista Pernambuco

C

om itens de série como airbags laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de não afivelamento dos cintos, o Novo Ônix estreou junto

com dois motores de nova geração da família Ecotec, incluindo uma opção turbo. Outra novidade é Wi-Fi nativo - mediante contratação de plano da Claro. A conexão à internet permite atualizar sistemas do veículo de forma remota, como acontece com smartphones. Um aplicativo permite ao motorista consultar desde informações do


No interior, o destaque é o sistema multimídia MyLink de nova geração computador de bordo até iniciar a climatização da cabine à distância. Assistente de estacionamento semi-autônomo, acionamento da ignição por botão, sensor de ponto cego e nova geração do multimídia MyLink são outras novidades que figuram como opcionais do Novo Onix e do Novo Onix Plus, como passou a ser chamado o sedã. Vale ressaltar que o

Ônix anterior segue figurando no site da Chevrolet, em versão única LT com preço a partir de R$ 47.490,00. Tanto o hatch quanto o sedan contam com as versões LT, LTZ e a inédita Premier. A Chevrolet não define, em seu site, a lista completa de itens de série e de opcionais de cada uma. Pedimos essa informação à montadora, mas também não recebemos. De qualquer forma, uma tabela com preços e pacotes pode ser vista no fim da matéria, ressaltando os principais itens de cada uma. Em relação ao design externo, as medidas do Novo Onix estão maiores, principalmente na largura, na distância entre-eixos e no compri-

mento. No caso do sedan, esse incremento foi de 41 mm, 72 mm e 194 mm, respectivamente. Ele tem 4.476 mm de comprimento e 1.746 mm de largura. Na versão Premier os faróis contam com projetores e luzes de condução diurnas de LED que contornam a base do para-choque e rodas de 16 polegadas. No interior, o destaque é o sistema multimídia MyLink de nova geração. É do tipo flutuante (uma tela elevada no meio do console do painel), seguindo o padrão que as montadoras têm adotado, atualmente. Para os passageiros do banco de trás, as dimensões foram ampliadas e o banco foi redesenhado para melhor


VERSÕES E PREÇOS

acomodação de cabeça, quadril e ombros. Só para os joelhos são mais 36 mm de espaço. Também foram instaladas duas tomadas USB no dorso do console central e ampliados os porta-objetos. Nas versões mais sofisticadas, o Novo Onix é pode vir com recurso capaz de identificar o motorista pela presença da chave eletrônica e permitir o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Também há opcionais como sensor crepuscular, carregador de celular por indução (sem fio) e sistema de auxílio ao estacionamento. Neste último, sensores calculam a manobra, a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. Outro opcional é a conexão a um serviço que, em caso de acidente mais grave, avisa uma central 24 horas com a localização para envio de resgate. O serviço de Wi-Fi disponível no hatch e no sedan é uma parceria da Chevrolet com a Claro. O cliente pode adquirir planos de dados que vão de 2 a 20 GB por mês. Outra novidade que estreia com o Novo Onix é o myChevrolet App. Ele permite consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro e a pressão individua-

20 - Auto Revista Pernambuco

lizada dos pneus. Dá para consultar até se há informações de recall - que inclusive já aconteceu com o Ônix Plus, depois de dois incêndios em motores registrados entre os primeiros modelos que foram às ruas. Em relação à nova geração do multimídia MyLink, a Chevrolet afirma que ele está mais responsivo aos comandos, traz maior velocidade de processamento, novo layout, resolução gráfica superior, possibilidade de customização e novas telas, entre elas a que permite exibir informações do sistema de áudio e do telefone ao mesmo tempo. Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. A segunda geração do Onix chega como um motor inteiramente novo, de três cilindros, da família Ecotec, em duas configurações: 1.0 aspirado (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm). O 1.0 Turbo Flex acelera de 0 a 100 km/h em até 9,7 segundos – número melhores aos que do Cobalt 1.8, por exemplo. Com gasolina no tanque, o Novo Onix Plus com transmissão manual roda, em média, 17 km/l na estrada e 13,7 km/l na cidade, segundo a Chevrolet. Os números com etanol são 12,2 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.

Novo Ônix LT | R7D A partir de R$ 51.590,00 LT | R7H A partir de R$53.790,00 LT | R7KA partir de R$ 54.625,00 Turbo | R7BA partir de R$ 55.590,00 LT | R7EA partir de R$ 55.590,00 LT Turbo | R7FA partir de R$ 57.590,00 LTZ | R7IA partir de R$ 60.990,00 LT Turbo | R7GA partir de R$ 62.890,00 LTZ Turbo | 7LT | R7JA partir de R$ 66.290,00 Premier Turbo|R7LA partir de R$ 69.990,00 Premier Turbo | R7MA partir de R$ 74.580,00 Premier Turbo | R7RA partir de R$74.580,00 Ônix Plus LT | R8DA partir de R$ 54.990,00 LT | R8HA partir de R$ 58.780,00 Turbo | R8BA partir de R$ 58.790,00 LT | R8KA partir de R$ 59.615,00 LT | R8EA partir de R$ 60.580,00 LT | Turbo | R8FA partir de R$ 61.190,00 LTZ | Turbo | R8IA partir de R$ 67.380,00 LT | Turbo | R8GA partir de R$ 68.080,00 LTZ | Turbo | R8JA partir de R$ 72.580,00 Premier | Turbo | R8LA partir de R$ 74.090,00 Premier | Turbo | R8MA partir de R$ 78.740,00


Volkswagen Golf

MAIS UM

HÍBRIDO

Modelo ícone da Volkswagen chega prometendo combinação da sua tradicional esportividade com sistema elétrico capaz de rodar até 50 km na cidade com zero emissão de poluentes

P

rimeiro veículo da ofensiva elétrica da Volkswagen na América Latina, o veículo híbrido Golf GTE reúne, segundo a Volkswagen, “desempenho esportivo com excelente eficiência energética”. A eficiência fica por conta do motor do tipo plug-in (que pode ser carregado em uma tomada), capaz de percorrer cerca de 50 km sem precisar do sistema a combustão. A fábrica diz que essa autonomia “atende a demanda de 2/3 da população que vive nos grandes centros urbanos”. Já em relação à esportividade, ca-

22 - Auto Revista Pernambuco

racterística histórica do Golf, o motor a combustão de 1,4l TSI tem 150 cv e o elétrico tem 102cv. Combinados, oferecem potência de 150 kW (204 cv). Se o motor elétrico for a única fonte de força de propulsão, o Golf GTE pode atingir velocidades de até 130 km/h. Quando toda a potência combinada do sistema é utilizada, o GTE vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, atingindo velocidade máxima de 222 km/h. Ainda mais significativo é o torque máximo resultante da combinação dos dois motores: 35,7 kgfm.

A tecnologia plug-in permite o carregamento do carro em uma tomada convencional de 220V ou em aparelhos de 3,6 kW ou mais. De acordo com a Volkswagen, é possível que o proprietário do modelo rode todos os dias sem emitir CO2, sem ruído e gastando muito menos, caso ele rode apenas 50 km dentro da cidade - ainda é preciso considerar que, mesmo que o trajeto diário passe disso, o veículo pode ser recarregado no estacionamento do trabalho, o que aumenta essa capacidade para até 100 km diários. Para


rodar os 50 km, o gasto estimado com energia (considerando tarifas da região Sudeste) é de 5 reais. O carro tem três modos possíveis de condução. O modo elétrico é automático: basta acionar um botão ao lado do câmbio que ele passa a funcionar sem o motor a combustão. O modo híbrido precisa ser selecionado pelo condutor. Nele, a tecnologia do GTE escolhe o sistema mais eficiente para cada situação de uso do veículo. Se o carro estiver em uma condição em que o motor elétrico for mais eficiente, apenas esse sistema será utilizado. Se há uma situação em que é necessário potência adicional, o motor 1.4 TSI é acionado automaticamente. O terceiro é o modo recarga. Nessa situação, apenas o motor 1.4 TSI movimenta o veículo e, além de mandar energia para as rodas, ele fornece carga para a bateria. A autonomia total do Golf GTE, incluindo o motor elétrico e o motor a gasolina, ultrapassa

900 km, segundo a Volkswagen. As informações do veículo podem ser acionadas no painel de instrumentos totalmente digital (Active Info Display) ou no sistema de multimídia - batizado pela Volkswagen de “Infotainment” - com tela sensível ao toque de 9,2 polegadas e contro-

le por gestos. Estão disponíveis funções como monitor de autonomia, mostrador de fluxo de energia, estatísticas de emissão zero e medidor de energia - este último, mostrando quanta energia do sistema está sendo utilizada no momento ou a intensidade da regeneração da bateria.

Auto Revista Pernambuco -

23


Boa notícia para o Brasil, que costuma engatinhar nas novas tecnologias, em relação ao Primeiro Mundo, o Golf híbrido é o segundo modelo com grande apelo no no mercado nacional que vem com a combinação de motores elétrico e a combustão. O outro é o Toyota Corolla, que teve ótima aceitação no mercado. De acordo com a Volkswagen, a estratégia é lançar seis carros elétricos e híbridos até 2023 na América Latina. A chegada do Golf GTE, no entanto, veio de forma mais tímida que a do Corolla. O modelo estará disponível em apenas três concessionárias da marca, em regiões definidas como “estratégicas e de alto volume”: Brasília, São Paulo e Curitiba. O preço sugerido é de R$ 199.990, com pacote fechado de equipamentos (veja lista acima). A estratégia da montadora, juntamente com Audi e Porsche (empresas que fazem parte do Grupo Volkswagen) também inclui uma parceria com a empresa de energia EDP para a instalação, nos próximos três anos, de 30 novas estações de recarga de veículos elétricos no Brasil. Serão 29 postos de 150kW e um posto de 350kW – capazes de reabastecer a bateria de um carro elétrico rapidamente – e mais 30 equipamentos de 22kW (AC). Assim, cada ponto de recarga terá uma estação ultrarrápida e uma semirrápida. Esta rede será interligada formará um corredor de 2.500 km de extensão, mas que abrange apenas os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo e Santa Catarina (de Vitória a Florianópolis).

24 - Auto Revista Pernambuco

Principais itens de série do Golf GTE • 2 luzes de leitura na frente • 8 alto-falantes • Active Info Display • App-Connect e “Volkswagen Media Control” • Ar condicionado com regulador de temperatura de 2 zonas • Bloqueio eletrônico do diferencial • Câmera traseira de marcha a ré • Comando de voz • Controle automático de distância com limitador de velocidade (ACC) • Direção assistida eletromecânica • Freio de estacionamento eletrônico inclusive função Auto Hold • Indicador de controle dos pneus • Indicador de desgaste das pastilhas de freio • Interface USB também para iPod/iPhone • Kit de reparo de pneus: compressor de 12 volts e vedante de pneu • Pneus 205/55 R16 • Porta-luvas com possibilidade de refrigeração • Programa eletrônico de estabilidade e servofreio eletromecânico • Reconhecimento de cansaço • Regulagem dinâmica da susp. DCC com seleção do perfil de condução • Sensor de chuva • Sistema de airbag para cabeça para passageiros da frente e de trás, inclusive airbags laterais na frente • Sistema de som Infotainment com navegação • Sistema Start-Stop com reaproveitamento da energia de frenagem • Teto solar panorâmico • Transmissão automática 6 marchas DSG • Volante esportivo multifunções em couro com shift paddles.


Carro dos sonhos

A vez da Ford De olho em lançamentos de modelos da Tesla e da Porsche, a montadora norte-americana também apresentou seu super carro elétrico, que deve chegar aos Estados Unidos em 2020

26 - Auto Revista Pernambuco

T

endo como base um dos seus ícones na indústria automotiva mundial, a Ford lançou o SUV elétrico Mustang Mach-E, primeira ampliação da família Mustang em 55 anos. Com previsão de chegada ao mercado norte-americano no fim de 2020, o modelo virá em duas versões especiais de performance: o GT, com aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, e o GT Performance Edition, que deve chegar aos 100 km/h em cerca de 3 segundos. Ambos os modelos GT terão uma potência estimada de 465 cv e torque de 84,6 kgfm. O Mustang Mach-E tem três modos de direção – Whisper (“Sussurro”), Engage (“Engajado”) e Unbridled (“Desenfreado”) –, cada um com uma dinâmica de direção diferente. Os recursos permitem personalizar as respostas do veículo em relação a características como controles de

direção mais esportivos, iluminação ambiente, ajuste de sons e animações no painel que acompanham o estilo de dirigir do motorista. O veículo terá como opcional um sistema de tração nas quatro rodas (eAWD) que pode distribuir o torque nos eixos dianteiro e traseiro de forma independente. O sistema foi rigorosamente testado para aumentar o controle em condições escorregadias, em terreno molhado e na neve. Em relação a bateria, há a opção de uma padrão ou uma de longo alcance. A versão com bateria de longo alcance e tração traseira terá autonomia de pelo menos 480 km. Como um bom SUV, o Mach-E foi projetado para oferecer espaço generoso. O modelo acomoda cinco adultos, tem porta-malas traseiro com 821 litros (com o banco traseiro rebaixado, o volume chega a 1.687 litros) e, na parte dianteira, um com-


partimento de carga com 136 litros que pode ser usado para transportar gelo e manter bebidas resfriadas. E falando em conforto, o novo Mustang marca a estreia da central multimídia Sync de nova geração da Ford, com uma interface que usa o aprendizado de máquina para conhecer rapidamente as preferências do motorista e receber atualizações sem fio. O sistema tem tela de 15,5 polegadas controlada por toque como os smartphones. Alto-falantes da Bang & Olufsen (empresa que é referência mundial em qualidade sonora) são opcionais do Mach-E. O teto solar panorâmico de vidro fixo, também opcional, tem um segredo: um revestimento especial com proteção contra raios infravermelhos ajuda a manter o interior mais fresco no verão e mais quente no inverno. Ele também tem uma camada interna que ajuda a proteger contra raios UV. Outra tecnologia que estreia no modelo é o sistema “Phone as a Key” (“Telefone como Chave”). Por meio do Bluetooth, o veículo detecta o smartphone do motorista quando ele se aproxima e destrava, permitindo que ele comece a dirigir sem precisar tirar o celular do bolso ou usar a chave. Há também um código de segurança que pode ser inserido na tela do painel se a bateria do telefone acabar. Em relação ao sistema elétrico de locomoção, o Mach-E foi projetado para a infraestrutura norte-americana e europeia. Para esses locais,

a Ford oferece uma estação de recarga, a Ford Connected Charging, que adiciona em média 51 km de autonomia por hora de carregamento em uma tomada de 240 V (na versão com bateria de alcance estendido e tração traseira). O carregador móvel Ford, incluído no veículo, adiciona em média 35 km de autonomia por hora de carregamento em uma tomada de 240 V. A Ford fez uma parceria com a Amazon Home para facilitar a instalação da estação na casa dos clientes. O sistema de navegação do veículo permite localizar estações públicas de recarga em viagens e indica os pontos mais convenientes para que o motorista não precise se preocupar com a autonomia. A Ford também facilita a recarga do veículo em trânsito, dando aos clientes acesso à maior rede pública de carregamento dos EUA, a FordPass Charging Network, com mais de 12 mil estações (e mais de 35 mil plugues). Usando uma estação de carga rápida em corrente contínua de 150 kW, o Mustang Mach-E com bateria de autonomia estendida e tração tra-

seira pode ganhar uma autonomia de cerca de 75 km em 10 minutos. Já o modelo com bateria padrão pode atingir até 80% da carga em cerca de 38 minutos, usando uma estação de carga rápida. Em relação ao preço, como não há sequer previsão de lançamento no Brasil, o Mach-E só tem cotação em dólar. A versão GT, sem opcionais, sai por US$ 60 mil. Fazendo a conversão, o carro custaria aqui cerca de 250 mil reais. Com impostos, custos de frete e margem das concessionárias, não é difícil imaginar que ele chegaria fácil aos R$ 400 mil. Mas, como dissemos, o Mustang elétrico vai ficar só no sonho para nós. No Primeiro Mundo, a Ford iniciou um programa de reserva do Mustang Mach-E pela internet, disponível para clientes na América do Norte e na Europa mediante um depósito de 500 dólares (Mustang Mach-E reservation site). O veículo terá também uma edição inicial limitada, a First Edition, com tração integral, autonomia estendida e detalhes de estilo diferenciados, como pinças de freio pintadas de vermelho.

Auto Revista Pernambuco -

27


Clássicos

Arnóbio Tomaz

A HISTÓRIA DO FUSCA

O

dois cilindros e apresentava um rendimento absurdamente fraco. Em seguida, criaram o motor de quatro cilindros, opostos dois a dois, chamado de Boxter. O modelo foi lançado oficialmente em 1935. Inicialmente chamava-se “volkswagen” ou “volks”. O nome vem do idioma alemão e significa “carro do povo”. Em 1936, foi todo reformulado e a aparência resultante já apresentava bastante seme-

lhança com o Fusca atual – entre as principais diferenças, ele ainda tinha duas pequenas janelas traseiras. Em seguida, o carro passou a ser chamado de “Sedan Volkswagen”. Em 1939, devido ao início da 2ª Guerra Mundial, o Fusca acabou virando veículo militar, ficando com sua produção comercial paralisada durante todo período do conflito . Em 1946, um ano depois do término da guerra, foi retomada sua fabrica-

Foto divulgação

Volkswagen Fusca nasceu de um pedido do ditador alemão Adolf Hitler ao projetista Ferdinand Porsche – criador da lendária indústria de modelos esportivos. Foi um projeto ousado e revolucionário para a época, pois o veículo era equipado com um motor refrigerado a ar. Até então, os carros eram feitos com motores resfriados a água. O primeiro Fusca era equipado com um motor de

28 - Auto Revista Pernambuco


ção, já existindo 10 mil veículos em circulação. Em 1948, existiam 25 mil, sendo 4.400 para exportação. Em 1949 o Fusca já tinha seu próprio mercado nos Estados Unidos. Em 1953, ele surgia com quebra-ventos e, a partir da segunda série desse mesmo ano, a janela traseira passou a ser uma só, em formato oval. Também em 1953, o modelo começou a ser montado no Brasil. E a partir de 1959, passou a ser fabricado em nosso país. Em 1960, o sinaleiro (pisca-pisca) deixou de ser uma barra na coluna

lateral central (também chamada de bananinha) para ser em cima dos para-lamas dianteiros e a saída do cano de escape passou a ser dupla. Em 1967, o motor passou a ser 1.300 cc, ao invés do 1.200 cc que o equipava até então. Em 1968, o sistema elétrico passou a ser de 12 volts (antes era de 6 volts). Em 1970, surgiu o Fuscão, com 1.500 cc - embora a versão com motor de 1.300 cc permanecesse. Em 1974 surgiu o Super-Fuscão com motorização 1.600-S, que rendia 65 cv, com dupla carburação. Em 1979 veio o

“Fafá de Belém”, com lanternas traseiras maiores. Em 1986, o Fusca deixou de ser fabricado no Brasil. Sua produção, no entanto, continuou no México. Em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, ele voltou à linha de montagem por aqui. Essa segunda era de produção continuou até julho de 1996 e chegou a cerca de 40 mil veículos. O anúncio do fim definitivo da fabricação deixou muita saudade em todos os brasileiros que, em alguma época de suas vidas, possuíram o simpático e inesquecível “fusquinha”.

Auto Revista Pernambuco -

29


Consumidor

Vale a pena? O seguro veicular intermitente, no qual o proprietário pode definir períodos específicos de cobertura, está chegando. Mas é preciso analisar bem se será vantajoso ou não

U

ma das questões mais complexas que envolvem o uso de um automóvel é o grande tempo, para a maioria dos proprietários, em que ele fica parado, seja na garagem do trabalho ou de casa. Além disso, a quantidade de horas de uso dependem da cidade (em São Paulo, por exemplo, pode-se passar horas por dia), das distâncias percorridas e do tipo de motorista - se é um jovem que sai muito no fim de semana, por exemplo, ou um aposentado que pega esporadicamente no carro. Essas grandes variações têm feito muita gente refletir sobre a real necessidade até de possuir um automóvel - especialmente depois da chegada dos serviços de aplicativos

30 - Auto Revista Pernambuco

como Uber e 99 POP. E agora chegou em outro tema que apresenta custo considerável para os proprietários, que é o seguro. A Circular 592, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), passou a autorizar, desde agosto último, a venda de seguros com vigência reduzida e período intermitente. Por vigência reduzida, a circular define períodos fixados em meses, dias, horas, minutos, jornada, viagem ou trecho, ou outros critérios. Já o período intermitente é aquele em que o segurado é efetivamente amparado pela cobertura contratada. Ele pode ser fixado de forma descontinuada, segundo critérios específicos de interrupção e recomeço e de cobertura dos riscos.

Na prática, o proprietário pode, por exemplo, requerer o seguro apenas durante o dia, por exemplo, caso não tenha o hábito de sair com o carro à noite, ou o contrário. Ou contratar o serviço apenas para os fins de semana - ou até um único fim de semana em que vá viajar. Para Paulo Marchetti, CEO da Compara, (site que faz comparativos de preços de seguros e de produtos financeiros), a expectativa é de que a contratação proporcional, por ter a possibilidade de ser mais barata que a convencional, pode ser atraente para alguns consumidores. “Clientes que praticamente não saem com o carro terão maior estímulo para contratar o produto e quem nunca teve seguro antes deverá encorajar-se a ingressar


no mercado”, acredita o executivo. Como a regulamentação do seguro intermitente aconteceu há pouco tempo, não encontramos a oferta do serviço em uma busca que fizemos. Procurada por Auto Revista PE, a Porto Seguro informou que “está estudando as possibilidades, mas, no momento, não oferece este tipo de apólice”. Também buscamos na HDI Seguros, através de seu site, e não encontramos a oferta de nada relacionado ao novo sistema. De acordo com a Compara, um seguro intermitente e contratado pela internet poderia chegar ao valor de 50 reais, por exemplo, consideran-

do que a nova legislação permite a contratação de apenas algumas horas de serviço. Paulo informa, no entanto, que “no Brasil, as opções de Pay Per Use são muito recentes nas seguradoras, e elas ainda não disponibilizaram os acessos aos sistemas para consulta online”. A única empresa encontrada a oferecer algo próximo do intermitente é a Generalli. Mas ela oferece um seguro no qual o contratante paga uma assinatura mensal e um valor extra por quilômetros rodados. Por esse sistema em valores simulados pela Compara a pedido de Auto Revista PE, a diferença entre o Pay

Per Use e o sistema tradicional não parecer muito tentadora. De acordo com Paulo, é preciso considerar que no sistema da Generalli tudo vai depender das distâncias percorridas. “Conforme uma maior utilização do veículo, o Pay Per Use pode começar a ficar caro e estimular a migração para o sistema antigo”, diz ele. Já sobre o seguro intermitente, sempre é bom lembrar que o carro vai ficar desprotegido em algumas situações. Por mais confiável que seja a garagem onde o veículo irá ficar sem seguro, por exemplo, os riscos sempre existem, embora sejam menores.

Comparativo 1: Fiat Argo Seguro tradicional

Pay Per Use

Avaliação

50 Km / Dia

40 Km / Dia

30 Km / Dia

20 Km / Dia

Masc. R$ 5,395.56

R$ 8,400.00

R$ 6,924.00

R$ 5,448.00

R$ 3,972.00 Vale a pena abaixo de 30Km por dia

Fem.

R$ 7,860.00

R$ 6,492.00

R$ 5,124.00

R$ 3,756.00 Não vale a pena

R$ 2,521.01

Comparativo 2: Ford Ka Seguro tradicional

Pay Per Use

Análise

50 Km / Dia

40 Km / Dia

30 Km / Dia

20 Km / Dia

Masc. R$ 5,017.85

R$ 5,340.00

R$ 4,476.00

R$ 3,612.00

R$ 2,748.00 Vale a pena para quem roda abaixo de 50 Km por dia

Fem.

R$ 4,980.00

R$ 4,188.00

R$ 3,396.00

R$ 2,604.00 Vale a pena para quem roda abaixo de 25 Km por dia

R$ 2,800.55

Comparativo 3: Hyundai HB20 Seguro tradicional

Pay Per Use

Análise

50 Km / Dia

40 Km / Dia

30 Km / Dia

20 Km / Dia

Masc. R$ 2,858.89

R$ 6,060.00

R$ 5,052.00

R$ 4,044.00

R$ 3,036.00 Não vale a pena

Fem.

R$ 5,160.00

R$ 4,332.00

R$ 3,504.00

R$ 2,676.00 Vale a pena para quem roda abaixo de 30 Km por dia

R$ 3,645.24

Auto Revista Pernambuco -

31


Manutenção

química Use a

a seu favor

Conservar a pintura requer cuidados com os produtos e os procedimentos escolhidos para tentar garantir o mesmo brilho de fábrica ao longo de toda a vida útil do veículo

P

or que a informação de que as aves eliminam fezes e urina ao mesmo tempo é importante para os proprietários de automóveis? A resposta para isso é simples: porque o carro é um bem que fica exposto muito tempo ao ar livre. E aquela mancha branca que aparece de vez em quando em cima da lataria, resultado da eliminação

32 - Auto Revista Pernambuco

de dejetos dos pássaros, pode corroer a pintura. A explicação para isso é que como fezes e urina vão juntos nestes dejetos, a composição tem a presença de ácido úrico - elemento responsável pelo dano ao verniz e à tinta do carro. Entender um pouco a química da natureza e do conjunto de elementos que compõem o revestimento que

dá cor ao carro ajuda a conservá-lo melhor, evitando a necessidade de polimentos abrasivos para remover (ou disfarçar) os problemas, que não são muito baratos, ou repinturas, que são ainda mais caras. Além das fezes de pássaros, outro inimigo da área externa dos veículos é o sal presente na maresia, conjunto de minúsculas partículas vindas da água do mar que ficam suspensas na atmosfera. O fenômeno é extremamente comum em cidades litorâneas - especialmente as que são como Fortaleza, onde chove muito pouco e os ventos são constantes. O sal é corrosivo porque funciona como um elemento que faz a ponte entre o oxigênio do ar e o metal da lataria. Lembra do catalisador, das aulas de Química? Essa é função do sal, nesse caso. Todo esse conhecimento pode ajudar nas medidas de prevenção, evitando que a pintura seja exces-


Veja, a seguir, algumas medidas para garantir o bom estado da pintura pelo maior tempo possível:

sivamente exposta aos elementos corrosivos. Mas em uma cidade como Fortaleza, de poucas árvores e muito sol, ventos litorâneos durante todo o ano e uma infinidade de pombos voando por suas ruas, nem sempre dá para proteger o veículo da forma ideal. É aí que entram os polimentos. O mais simples é aquele feito com uma cera protetora, como a de carnaúba, por exemplo. Nesse caso, o que ele faz é revestir o verniz, camada ultra-resistente que fica acima da tinta do carro para protegê-la, com uma cobertura extra. Isso dá uma segurança, ainda que temporária e limitada, contra riscos e a ação de elementos abrasivos. Mas caso o dano na pintura já tenha acontecido, entram em cena os polimentos abrasivos. Eles atuam sobre o verniz, disfarçando ou eliminando

34 - Auto Revista Pernambuco

riscos e dando mais uniformidade ao conjunto da lataria, aumentando o brilho e deixando a superfície mais propícia ao lustramento com ceras ou resinas. É preciso ter cuidado, no entanto, com esses procedimentos. O verniz, que vem de fábrica sobre a pintura, é uma camada muito fina e se ela for eliminada, deixa a tinta completamente exposta. Por isso, é bom pedir para o profissional do autocentro, antes do polimento, que verifique bem o estado da pintura. De acordo com a Cesvi Brasil, centro de pesquisa dedicado à segurança viária, especialistas recomendam que o polimento seja feito apenas três vezes, no máximo, ao longo da vida útil do carro. Se você tiver comprado o veículo já usado e não souber se algum polimento abrasivo já foi feito, esse cuidado é ainda mais importante.

1

Em veículos com tonalidades mais escuras, como preto, azul-marinho, marrom e chumbo, os polimentos abrasivos merecem mais atenção, porque podem revelar mais facilmente um trabalho mal feito;

2

Se for lavar o carro com algum produto de limpeza, além da água, escolha apenas os neutros, para não correr o risco de usar um que tenha qualquer elemento abrasivo. Considerando que um carro recebe centenas de lavagens, ao longo de sua vida útil, o cuidado é válido;

3

Existem no mercado vários tipos de polimento: cristalização, espelhamento ou vitrificação. Na hora de escolher, pergunte o preço de cada um e que vantagens oferecem. É recomendável analisar a relação custo-benefício;

4

Passar um pano seco no carro, após uma lavagem ou polimento, sempre requer atenção para a quantidade e o tamanho das impurezas que estão sobre a lataria. Se houver muitas partículas, o movimento de vai e vem pode até arranhar a tinta.


Faça revisões em seu veículo regularmente.


Competição

CAMPEÃO DO POLITICAMENTE CORRETO LEWIS HAMILTON Preocupado com o alto custo da Fórmula 1 e com os danos que o esporte causa ao meio ambiente, o piloto inglês Lewis Hamilton usa sua projeção mundial para pedir mudanças

N

egro, vegano e de origem na classe média. Além de um fenômeno nas pistas, com uma hexacampeonato conquistado na Fórmula 1 duas corridas antes do fim do torneio, este ano,, o piloto Lewis Hamilton também tem muitos atributos para merecer destaque quando não está correndo. Em um esporte no qual um único carro gasta mais de 120 litros de combustível fóssil por corrida, ele reivindica mudanças para compensar o aumento de carbono na atmosfera que o chamado “circo” da Fórmula 1 gera. “Os pilotos viajam muito. Seria interessante aliviar a carga das viagens.

36 - Auto Revista Pernambuco

Além disso, nas pistas, muito plástico é gerado. É preciso usar produtos recicláveis e trocar o plástico, por exemplo, por papelão”, disse ele em um coletiva online da qual Auto Revista Pernambuco participou antes do GP do Brasil, que ocorreu no dia 17 de novembro e no qual ele, com a tranquilidade de quem já tinha o título do campeonato, não deu seu máximo e ficou em 7º lugar após a perda de pontos por uma batida. Com uma fala sempre serena, Lewis Hamilton destacou, ainda no tema sustentabilidade, que não quer correr em nova pista que está sendo cogitada Rio de Janeiro porque, segundo ele, causaria a

destruição de uma área natural (o futuro local seria em uma região de mata que era usada como campo de testes pelo Exército). O piloto ainda falou sobre sua preocupação com a destruição da floresta amazônica no Brasil, onde afirmou que há perda de um campo de futebol por dia em áreas verdes. Sobre os beberrões motores da Fórmula 1, o piloto inglês disse esperar que a evolução tecnológica os torne cada vez menores e eficientes. “Eles têm usado menos combustíveis. Antes, eram V8 e hoje são V6. Talvez cheguem a um V2 no futuro. Já há pesquisas até com motores de apenas um pistão”, lembrou Hamilton.


Outro tema destacado pelo hexacampeão foi o custo cada vez mais alto da Fórmula 1, que inviabiliza o acesso de muitos pilotos ao sonho de participar do esporte. “Se eu fosse começar hoje, não teria condições. O modelo está na direção errada. Quero me engajar com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a contratação de pilotos mais jovens, mas é muito caro. Deveria ser mais barato”, opinou. Ele também lamentou por estar há 12 anos na Fórmula 1 e seu sucesso não ter sido suficiente para ampliar a participação de pilotos negros no esporte. Hamilton, no entanto, disse comemorar o fato de ver, hoje, famílias de várias etnias dizendo “eu quero que meu filho seja piloto”.

Patrocinador investe em tecnologias limpas Na coletiva de imprensa, o tema sustentabilidade, tão caro a Lewis Hamilton, não passou batido pela Petronas, fabricante de óleo que participa da equipe do piloto. O diretor geral para as Américas, Luiz Sabatino, destacou o lançamento, este ano, do Petronas Syntium, óleo especialmente desenvolvido para carros híbridos - que parecem bem mais próximos da realidade no mundo que os 100% elétricos, por sua versatilidade e por dependerem menos das demoradas recargas das baterias. De acordo com o executivo, a empresa tem compromisso com a preocupação em torno das mudanças climáticas. “Cerca de 75% do nosso orçamento de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) é voltado para para ajudar a reduzir emissões de CO2. E a Fórmula 1 é uma aliada no processo de desenvolvimento dos produtos”, disse Luiz Sabatino.

Auto Revista Pernambuco -

37


SAIBA MAIS

L

ewis Carl David Hamilton nasceu em 7 de janeiro de 1985 em Stevenage uma pequena cidade que hoje tem cerca de 80 mil habitantes e fica a pouco mais de 50 km de Londres, capital da Inglaterra. É descendente de imigrantes da Ilha de Granada, uma ex-colônia britânica que fica no Mar do Caribe. Quando tinha seis anos, o piloto ganhou do pai um veículo que os britânicos chamam de go-kart. Naquele país, existem também os fun-karts, que têm velocidade menor que os go-karts e são mais adequados para crianças. Mas o talento nato de Lewis Hamilton permitiu a ele começar já no go-kart. O pai, no entanto, condicionou o prazer de pilotar ao bom desempenho na escola. Logo o piloto já conseguiria obter o título de mais jovem vencedor, na categoria “Cadet” (idade de 8 a 13) do Campeonato Britânico de Kart. Com apenas 9 anos, Lewis Hamilton se apresentou para Ron Dennis, dona da McLaren, uma das maiores e mais importantes equipes da Fórmula 1, dizendo o seguinte: “Oi. Eu sou Lewis Hamilton. Eu fui cam-

38 - Auto Revista Pernambuco

peão do Campeonato Britânico e quero, um dia, estar correndo em um dos seus carros”. A frase soou como uma profecia. Em 1998, com 13 anos, ele foi contratado pela McLaren em um programa de jovens pilotos da equipe. Nesse estágio, como o próprio falou na entrevista coletiva sobre o alto investimento necessário para ser um piloto, foi o apoio financeiro da McLaren - substituindo

o suporte feito até então por seu pai, que trabalhou em vários empregos para manter seu filho correndo - que garantiu a continuidade de sua trajetória. Depois do kart, Hamilton foi competir na Fórmula Renault, um torneio que existiu no país entre 1989 e 2011. Depois o piloto foi para Fórmula 3, considerada como o último passo dos competidores, antes de chegarem na Fórmula 1.


Novo Mercado Alexandre Costa Cconsultor especializado em inovação para o setor automotivo, palestrante e diretor da Alpha Consultoria alpha@alphaconsultoria.net

Se antecipar ao cliente, a evolução do atendimento Existe, sim, uma forma de satisfazer o cliente nos dias atuais: se adiantando às decisões dele com base nas preferências pessoais obtidas através da análise do seu histórico de consumo

O

processo de atendimento ao cliente está sempre em constante evolução. Houve uma época em que ao menos ser atendido já bastava para o consumidor que, afinal de contas, não contava na época com nenhum amparo legal. Com a criação do Código de Defesa do Consumidor, no entanto, o cliente passou a ter conhecimento dos seus direitos e isso motivou as empresas a buscarem prestar um bom atendimento. Mas seguindo a própria evolução desse processo, a melhoria gradual nos serviços prestados foi tornando os consumidores cada vez mais exigentes, o que obrigou as empresas a buscarem entender ainda melhor as necessidades de seus clientes para poder atendê-las e, se possível, até superá-las. Foi assim até o presente momento, mas daqui por diante iremos nos deparar com outra mudança. Sim, está se estabelecendo um novo patamar no contexto do atendimento, e o principal fator responsável por isso é o conjunto de comodidades que

40 - Auto Revista Pernambuco

a tecnologia proporciona. Elas vêm tornando o consumidor cada vez menos tolerante a processos lentos, atendimento engessado e baixo feedback. O cliente quer mais! Considerando esse cenário, o que sua empresa tem a oferecer? Bem, nesse novo degrau da evolução do atendimento está uma ação tão simples quanto desafiadora. Daqui por diante, a satisfação do cliente estará ligada à capacidade, por parte da empresa, de se antecipar a ele. Isso mesmo! Significa se posicionar antes das ações do cliente, na tentativa de prever o que ele deseja. Para entender melhor esse novo contexto, basta examinar o que acontece em aplicativos e serviços digitais. Através de algoritmos sofisticados, eles varrem a base de dados dos clientes em busca de um padrão de decisão que resulte efetivamente em uma compra. A ideia, então, é usar as informações que o cliente fornece para melhorar o atendimento prestado a ele mesmo. Essa é a estratégia utilizada por empresas de tecnologia já há algum

tempo. Se você parar para refletir, vai perceber que basta demonstrar interesse por uma categoria de filme específico na Netflix, por exemplo, que ela oferece um menu personalizado para você, com base nas suas preferências e nas últimas escolhas feitas na plataforma. Isso chama-se antecipação! Claro que para criar ações nesse nível existe a força da tecnologia por trás. Mas em um contexto mais simples, é possível atingir resultados semelhantes. Basta que para isso você conheça bem o seu cliente e as preferências que o tornam único! É isso que faz o maitre do restaurante, por exemplo, ao oferecer o “prato de sempre” ou indicar aquela mesa preferida. Isso é antecipação, é se adiantar a uma decisão do cliente, só que feito de uma forma tão sutil que ele se sentirá altamente prestigiado, fazendo subir seu nível de satisfação. Pense nisso! Se sua empresa gera vendas recorrentes para o mesmo cliente, você pode, sim, se antecipar a ele. Até o próximo texto!


A melhor performance para o seu motor! www.ngkntk.com.br


Marketing

Anunciar em jornal e revista é coisa do passado? Não! “Qual é o melhor lugar para anunciar o produto da minha marca?”.

E

sta é uma pergunta que qualquer empresário ou marqueteiro já fez. E em tempos onde a internet reina, será que os anúncios em veículos impressos ainda têm vez? Sabemos que a estratégia de marketing envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar algum produto, serviço ou marca, com o intuito de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar. Com a acessibilidade dos meios digitais e os frequentes avanços tecnológicos, muita gente têm questionado se os anúncios em jornais e revistas ainda valem a pena. Segundo a Consultoria PWC na 20ª edição da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia: “Globalmente, estima-se que o investimento das empresas em publicidade digital deve chegar a US$ 468 bilhões até 2023. Segundo a consultoria, no Brasil, esse investimento foi de US$ 3 bilhões no ano passado, valor que deve subir para mais de US$ 6 bilhões até lá”. O rumo à digitalização está cada vez mais forte e presente em nossas vidas, e o marketing e a publicidade não podem, jamais, ignorar esse fato. Em contrapartida, nem só de pixels, Wi-Fi e 4G é feita uma boa estratégia de comunicação de marketing. O mundo pode estar cada vez mais

digital sim, mas os veículos impressos não perderam o seu lugar e ainda possuem investimentos. “Ainda acredito que vale sim a pena investir no anúncio impresso, porém, o veículo deve ser bem analisado antes de alocar uma verba nesse tipo de mídia. Ainda é caro diante de tantos outros tipos de mídias digitais mais acessíveis. Mas, nós ainda gostamos da textura, do contato físico, do cheiro…é sensorial um anúncio impresso! Os anúncios digitais vem ganhando cada vez mais espaço, por isso, cada vez mais o impresso deverá se reinventar! Ainda mais em uma era em que o meio ambiente é prioridade mundial” — Simone Minhoto, Head de Estratégia e Projetos da Kzulo Um ponto que não deve ser deixado de lado é a saúde. Dados do material desenvolvido pela Printwayy, “Impresso X Digital: os opostos se distraem, ou os opostos se atraem?”, mostram a preocupação com os impactos do consumo digital na saúde: “52% concordaram que passam muito tempo em dispositivos eletrônicos e 53% estão preocupados com a possibilidade de o uso excessivo de dispositivos eletrônicos ser prejudicial para sua saúde (fadiga ocular, privação de sono, dores de cabeça). Mais de um terço concorda que es-

tão sofrendo de sobrecarga digital”. Agora te perguntamos: você sabe como utilizar dos meios impressos para alavancar as suas vendas ou reconhecimento de marca? As publicações e os anúncios em jornais e revistas abrangem um fluxo de criação e veiculação mais complexo que os materiais de conteúdo online, além das linguagens específicas de cada mídia. Há toda uma pesquisa de mercado, estrutura de relacionamento, produção gráfica, design e estratégia de mídia que deve ser realizada pelos profissionais da área. Então se você dispõe de verba e tem como foco fortalecer sua marca, considere um mapeamento das principais mídias impressas de seu setor. É claro que no formato de mídia digital é extremamente necessário ter qualidade e profissionalismo. Porém, estamos falando de complexidade de produção e alto orçamento, e é fato que um erro no veículo impresso custa mais caro do que um erro em arquivos ou plataformas digitais. É por isso que é recomendado contar com o know-how de uma agência de comunicação e publicidade, como a Kzulo. O trabalho de apontar o melhor caminho, otimizar os investimentos e evitar que os recursos financeiros da marca sejam desperdiçados fica com a agência.

Auto Revista Pernambuco -

49


Gestão e Controle Haroldo Ribeiro Consultor especialista em prevenção de perdas e gestão de estoques para o Varejo Brasileiro e sócio na Max Result Consultoria de Resultados. haroldo@maxresult.com.br

Uma questão cultural É preciso disseminar, dentro da empresa, o consenso em torno da necessidade de uma política de prevenção de perdas. Dos recém-admitidos aos mais antigos, todos precisam participar

O

maior desafio da área de prevenção de perdas de uma empresa, seja ela varejo, indústria, prestadora de serviços ou de qualquer outro segmento, está na mudança cultural que ela causará em seus colaboradores. Um programa de prevenção de perdas começa quando os administradores da empresa conscientizam-se da necessidade, assumindo que têm um problema, e decidem por implantar ações que resultam na redução dos prejuízos. Uma das primeiras medidas dentro do projeto, após a definição do escopo, é a estruturação do departamento de prevenção que, respaldado pela cúpula da empresa, irá

50 - Auto Revista Pernambuco

lançar propostas de mudanças e implementar melhorias. Com o departamento formado, começa a grande preocupação com a mudança da cultura interna em todos os níveis da organização. Sem esse comprometimento de todos os colaboradores, os resultados não serão plenos. Na sequência, são criadas células que chamamos de GPP (Grupos de Prevenção de Perdas), que têm a nobre e difícil missão de disseminar essa cultura em todo o ambiente organizacional, contagiando os demais colaboradores. Esse ponto é fundamental para o sucesso do programa. Casos em que a cultura não foi solidamente implantada podem levar à não utilização completa das soluções, diminuindo consideravelmente o potencial de sucesso desta área. A prevenção de perdas é um processo essencialmente cultural, onde o índice das perdas será sempre inversamente proporcional ao nível de consciência em torno da importância da prevenção por parte de seus colaboradores. Mas como mudar a mentalidade dos colaboradores, das gerências e dos

administradores, levando efetivamente a empresa ao sucesso? Esse é um dos processos mais complexos e preocupantes dentro da área, pois mexe diretamente com o aprendizado das pessoas - ainda mais quando fica claro que uma cultura se modifica apenas se os indivíduos desejarem essa mudança. A participação do setor de treinamentos, nesse contexto, é crucial. Não é à toa que a medida mais adotada como fator de mudança dessa cultura, apontada na pesquisa anual das perdas do varejo brasileiro, é exatamente o treinamento de colaboradores em todos os seus níveis. Existem casos de implantação de programas de prevenção de perdas em que nenhuma ambientação é dada aos colaboradores recém-admitidos sobre o projeto em andamento na empresa. Isso mina a cultura já adquirida e o alicerce que já tinha sido construído e, dependendo do índice de turnover da organização, toda a cultura desenvolvida e o investimento realizado podem ir por água abaixo.


Motivos para anunciar na Auto Revista Pernambuco em 2020 1. Revista é importante fonte de informação e análise. 2. Impactar os seus atuais e potenciais clientes. 3. Divulgar seus produtos e serviços. 4. Fortalecer sua atuação no mercado. 5. Leitores de revista têm poder de compra.

6. Revista é o primeiro passo para criar o hábito de leitura. 7. Os leitores de revista valorizam a publicidade. 8. Revista gera credibilidade para produtos e marcas. 9. Desenvolver novos canais de distribuição e relacionamento. 10. Revistas duram mais. Seus anúncios, também.

Auto Revista Pernambuco

autorevista_pe

www.autorevistape.com.br (81) 99543.1341


Feira

Expomotor Paraíba reuniu cerca de 70 expositores do segmento automotivo de todo o Brasil. Sucesso do evento já garantiu a próxima edição, prevista para 2021

C

om um público de mais de 10 mil visitantes, a primeira edição da Expomotor Paraíba, evento automotivo realizado pelo Sebrae do estado entre os dias 8 e 10 de novembro, reuniu cerca de 70 expositores e 120 marcas. De acordo com os organizadores, durante os três dias a programação incluiu atividades como hackathon, campeonato entre mecânicos de motores em realidade virtual, palestras e capacitações e test-drives. Novas tecnologias para caminhões, carros, motos e até bicicletas, solu-

52 - Auto Revista Pernambuco

ções de problemas automotivos, três simuladores com pistas para testar diversos carros e uma oficina modelo com desafios para mecânicos estiveram entre as atrações da Expomotor. Alem disso, o público pôde conferir novidades como a moto com três lugares, desenvolvida pelo empreendedor paraibano Gilmar Henriques, e a moto 100% elétrica da marca pernambucana Voltz, capaz de percorrer até 60 km por carga. Um dos espaços com muitas visitas foi a Arena Bezerra Oliveira. No local, o público pôde conferir mais de

20 marcas expostas e capacitações voltadas para a tecnologia automotiva, com temáticas como manutenção, sistema de frenagem e novas tecnologias para meios filtrantes. Outra atração do evento foi a Trilha do Mecânico, iniciativa promovida em parceria com o Senai Paraíba. No espaço foram realizados desafios para trazer soluções de problemas voltados para temas como mecânica virtual, motores a diesel, motores a álcool e gasolina e motores de embarcações. A Expomotor contou ainda com a Hackathon, maratona


de desenvolvimento tecnológico voltada para estudantes, pesquisadores, profissionais, empresários ou técnicos autônomos da área automotiva. Além das atrações ligadas ao contato com novas tecnologias, a Expomotor Paraíba teve palestras e workshops para aprimorar o conhecimento dos participantes do evento. Destaque para a Arena do Conhecimento, espaço para apresentações sobre rentabilidade dos negócios, técnicas de vendas e exposição de cases de sucesso. Outro ambiente espaço pensado para os profissionais foi a Sala de Treinamento, onde foram abordados temas como injeção eletrônica, cooperativismo financeiro, soluções tecnológicas para negócios no setor automotivo e dicas para aumentar a fidelização do cliente. A Expomotor também contou com a presença do segmento de bicicletas, que foram uma atração bastante procurada pelos visitantes. Havia modelos desde os mais simples, com preço de R$ 200 (bicicleta infantil sem pedal, para a criança adquirir equilíbrio), a exemplares com tecnologias como fibra de carbono e câmbio eletrônico (que permite troca de marcha sem fio) que podiam chegar a R$ 50 mil. Para Alex Teixeira, coordenador da Expomotor Paraíba e analista técnico do Sebrae, o evento superou todas as expectativas e já há previsão para uma próxima feira em 2021. Em termos de volume de negócios feitos, estima-se uma movimentação de cerca de R$ 2,5 milhões. Esta primeira edição, destaca ele, “trouxe impacto significativo para a Paraíba, aquecendo o segmento. Foram três dias de pura imersão tecnológica e muita informação, com caravanas de outras cidades e muitas palestras voltadas para profissionais do setor automotivo. Foi um evento fantástico”, avalia.

Auto Revista Pernambuco -

53


54 - Auto Revista Pernambuco


56 - Auto Revista Pernambuco


58 - Auto Revista Pernambuco


Novo Olhar

Empresa ágil

Claudio Araujo claudioaraujo@secrel.com.br www.exitotreinamento.com.br

Planejamento estratégico, equipes em sinergia e rapidez na tomada de decisões

D

Diante do cenário atual que vivenciamos no mundo corporativo, uma pergunta é sempre válida para qualquer empresa: O que ela precisa fazer para superar os obstáculos impostos pelo mercado? Uma resposta adequada para esta questão seria a de que as organizações necessitam ser ágeis para acompanhar o dinamismo da atividade econômica, com tantas inovações e provações. Mas o que vem a ser uma organização ágil? É uma empresa que tem capacidade de promover mudanças com uniformidade e realinhar suas estratégias para aproveitar as melhores oportunidades do mercado e de uma forma que possa atender seus clientes com um custo operacional adequado (ou seja, sem perder o foco na rentabilidade do negócio). E tudo isso de forma rápida e segura. Os requisitos necessários para a empresa ser ágil são uma gestão com pensamento estratégico, uma estrutura organizacional bem definida, com uma equipe de gestores e (pilares) competentes e sinérgicos, e um processo maduro de PDCA contínuo. Gestão com pensamento estratégico é quando o dirigente da empresa dedica parte do seu tempo para determinar um planejamento formal. O planejamento é ferramenta essencial neste momento. Uma equipe de gestores competentes e sinérgicos é outro grande desafio, porém trata-se de um requisito indispensável para promover a gestão ágil. Sabe-

60 - Auto Revista Pernambuco

mos que a empresa é sustentada por quatro pilares fundamentais: Marketing, Operação, RH e Finanças. Nesta condição, duas situações são necessárias. A primeira delas é que ela tenha, realmente, estes pilares. E quando falamos em ter, significa possuir um responsável por cada uma destas funções de alicerce. A segunda situação necessária é que estes responsáveis tenham uma boa sintonia com os demais e um nível de competência semelhante, evitando um desalinhamento da estrutura. Sabemos que existe no mercado uma crise de mão de obra não qualificada, logo a empresa ágil vai ter que formar sua equipe e mantê-la sempre em uma dinâmica integrada, permitindo uniformidade nas decisões e nas ações estratégicas e operacionais. A boa gestão de pessoas faz-se necessária para que seja possível contar com a contribuição delas no modelo de gestão ágil. O processo maduro do PDCA é a gestão em si deste ciclo. Em outras palavras, é a necessidade que a empresa tem de inserir gestão em sua cultura. Quando um programa de gestão é implantado, ele passa a focar em seus objetivos e, assim, amadurece toda a organização, deixando de lado as lamentações promovidas pelos ambientes interno e externo e buscando gerar resultados reais, que são a rentabilização do capital e a satisfação dos clientes. As etapas sequenciais e cíclicas da gestão são as seguintes: Planejamento – Ferramenta: De-

termina onde e como desejamos chegar a um determinado ponto futuro; Desenvolvimento (execução) Fase da materialização das etapas definidas no planejamento, ou seja, o momento de tirar do papel e transformar tudo em ação com qualidade e sinergia do grupo; Controle: Monitoramento dos resultados obtidos com as ações aplicadas na fase de execução conforme o estabelecido na fase do planejamento. É a parte tangível do processo, que permite mensurar a colheita; Avaliação: É a fase de aprendizado, ou seja, com o resultado obtido na fase de controle podemos obter dois resultados: positivo (sinaliza que devemos manter a estratégia escolhida corretamente no planejamento e bem executada pela equipe), ou negativo (que pode determinar uma mudança na estratégia escolhida ou revisar a forma de execução da estratégia pelo grupo). Quando for necessário realizar alguma mudança, o ciclo retorna ao planejamento e passa a girar novamente. A velocidade com que o ciclo PDCA gira é o que determina se sua organização é ágil. Em resumo, ser ágil é evitar desperdícios e promover resultados de alta performance. Faça uma reflexão e uma revisão no seu modelo de negócio. O mercado é exigente, mas também é parceiro para quem sabe trabalhar com ele. Bom trabalho.


Recursos Humanos Izabel Bandeira Psicóloga e coach izabelband@hotmail.com

Diga sim à vida É importante se priorizar e buscar os objetivos sem medo de tentar ou errar. E, mais importante, aprender a dizer “sim” ou “não”, sempre de acordo com a própria vontade

A

vida é uma linda estrada a ser percorrida todos os dias. Em alguns momentos esse caminho a ser trilhado se torna mais prazeroso e, em outras vezes, há alguns obstáculos. Como você está encarando suas trilhas da vida? Está conseguindo superar os obstáculos e transformá-los em oportunidades ou imaginando uma grande dificuldade onde não existe? Está usando sua bússola em direção ao norte desejado ou simplesmente indo sem saber onde chegar? Essas reflexões são de grande importância para quem deseja viver a vida dizendo sim para si mesmo, diminuindo os nãos e, principalmente, se colocando como protagonista da sua própria história, fazendo as melhores escolhas para a felicidade e somando com os que estão à sua volta e compartilhando dos mesmos propósitos. Dizer sim à vida requer coragem para realizar escolhas e se sustentar

62 - Auto Revista Pernambuco

nos seus objetivos mesmo quando o mundo parece estar contra. É poder escolher sua carreira mesmo que não seja aquela com a qual tem os melhores ganhos ou status. É dizer sim aos medos, às dores, aos fracassos e às incertezas. A vida é única, finita e composta por fases, e cada uma dessas fases exige um grau de maturidade para que as escolhas sejam feitas. No entanto, permita-se errar, chorar, se confundir, voltar atrás, celebrar, agradecer e conquistar, porque tudo isso faz parte do movimento da vida. Permita-se dizer não quando desejar e dizer sim quando também desejar, contanto que você seja o ator mais importante da história da sua vida. Não estou dizendo que você deve ser egoísta e simplesmente viver a vida de forma egocêntrica ou irresponsável, só estou alertando que a vida deve ser bem vivida e com o máximo de felicidade. Há quanto tempo você não faz algo

somente por você? Ame-se, cuide-se e valorize-se, pois só assim você será capaz de amar, cuidar e valorizar o próximo. Que seu novo ano lhe permita construir e viver um ciclo de novos “sims” para a vida. Boas festas! Até breve.


Extrapesado

Top de linha premiado O Actros 2651, modelo mais sofisticado da Mercedes-Benz, foi eleito o melhor caminhão do ano em prêmio promovido pela imprensa especializada

O

Mercedes-Benz Actros 2651 foi um dos destaques do Prêmio Top Truck TV 2019, uma das divisões do Prêmio Top Car TV, concedido anualmente através da escolha de jornalistas especializados. O modelo foi eleito o Melhor Caminhão do Ano e também o Melhor Caminhão Extrapesado do País. Além desses dois prêmios, a Mercedes-Benz conquistou outras três categorias: Melhor Caminhão Médio (Atego 1419), Melhor Performance Empresarial e Melhor Executivo de Montadora – Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Essas premiações nos mostram que

64 - Auto Revista Pernambuco

estamos no caminho certo, ouvindo cada vez mais os nossos clientes e transformando suas necessidades em soluções completas de transporte”, afirma Philipp Schiemer. De acordo com o executivo, a dupla premiação do Actros consolida o reconhecimento dos clientes ao top de linha da marca, que, a partir de 2020, traz uma série de inovações para garantir mais eficiência e rentabilidade no transporte de cargas. De acordo com o executivo, “o Novo Actros é o primeiro caminhão digital do mercado brasileiro e o mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do Brasil e, muito mais do que um moderno e avançado caminhão, ele traz um novo sentido ao termo transporte responsável, que é o de pensar na segurança e também na economia de combustível”. Com capacidade máxima de tração de 80 toneladas, o cavalo mecânico extrapesado 6x4 do Acrtros 2651 oferece, segundo a Mercedes-Benz, “economia para uma operação mais rentável e alto nível de conforto durante a jornada de trabalho e nas horas de descanso”. O modelo é oferecido nas versões Estradeiro e


Multiuso e tem capacidade para tracionar combinações de 7 ou 9 eixos, com PBTC de até 74 toneladas, nos mais variados tipos de carroceria. O veículo vem equipado motor BlueTec 5 de 13 litros da Mercedes-Benz. Com 6 cilindros em linha e 510 cv de potência, ele trabalha em conjunto com uma transmissão automatizada de 12 marchas. A versão Estradeiro é equipada com eixos traseiros sem redução nos cubos, caracterizando um trem-de-força focado na economia de combustível. Já a versão Multiuso é equipada com eixos traseiros com redução nos cubos, privilegiando um conjunto ainda mais robusto para as operações mais exigentes em termos de tração. Ainda é possível escolher entre suspensão a ar ou metálica, de acordo com a atividade e aplicação. A linha Actros é a mais sofisticada da Mercedes-Benz. Seus modelos contam com painel de instrumentos com display de 4” colorido, volante multifuncional que permite ajuste de altura e profundidade, vidros, travas e retrovisores elétricos e banco do

motorista equipado com suspensão pneumática e várias regulagens de inclinação, cinto de segurança integrado e apoio de cabeça.. Todos estes itens são de série, inclusive para a versão Estradeiro. As versões rodoviárias oferecem ainda, como itens de série, sensores de chuva e de iluminação que ativam automaticamente o limpador de pára-brisas e os faróis e rádio CD

com Bluetooth que permite o atendimento do telefone celular através de comando no volante. Por fim, toda a linha de caminhões Actros traz ar condicionado convencional e aquecimento como item de série. Já as cabines leito teto alto e MegaSpace vêm equipadas com o climatizador aerodinâmico, proporcionando noites de sono mais agradáveis.

Auto Revista Pernambuco -

65


Perspectiva de Mercado Flávio Portela Executivo e palestrante. Formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral-SP flavio.portela@globo.com

O que esperar de 2020? O ano deve ser de recuperação da economia brasileira e de grandes transformações no mercado de mobilidade. As empresas precisam estar preparadas para as mudanças

O

próximo ano será de consolidação do crescimento para a reposição automotiva. Começaremos a nova década com uma base bem fortalecida para um novo ciclo de crescimento econômico. As taxas de criação de empregos no Brasil continuam em alta e com tendência de expansão, demonstrando o aquecimento da economia e a credibilidade dos empresários. Somente no primeiro semestre de 2019, 408 mil empregos foram criados no País, a maior taxa dos últimos 5 anos. A contínua queda da taxa de juros Selic começa a aquecer a construção civil, com a consequente diminuição dos juros para financiamento de imóveis por parte dos maiores bancos privados do País. Movimentos mundiais dão sinais de grande transformação na indústria automotiva. A fusão da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) com o Grupo PSA (Peugeot Citroën) criou o 4º maior fabricante de veículos do mundo. Este

66 - Auto Revista Pernambuco

novo “gigante” mundial nasce com um faturamento combinado de 170 bilhões de euros. Com uma venda de 9 milhões de veículos por ano, a empresa fica atrás apenas dos conglomerados Nissan/Mitsubishi/Renault (10,7 milhões), Volkswagen (10,6 milhões) e Toyota (10,5 milhões). Esta grande fusão terá como objetivos o incremento das vendas da PSA na América do Norte, a cooperação na produção de carros populares, premium e de luxo, o lançamento de SUVs e comerciais leves com competitividade mundial e o crescimento de tecnologias como eletrificação, direção autônoma e conectividade. A projeção de aumento na venda de veículos novos no Brasil, para 2019, está em 9%. A recuperação do segmento de caminhões e ônibus deverá garantir um crescimento de 34%, retomada que recompõe as perdas do setor nos últimos 5 anos. Com o agronegócio em alta e o fortalecimento da infraestrutura para subsidiar um novo

ciclo de expansão no mercado, este será o segmento que manterá nos, próximos três anos, elevados índices de recuperação. Um ponto a destacar é o contínuo crescimento das vendas diretas no Brasil (empresas). Hoje as vendas de veículos novos para as locadoras já representam 50% do total neste canal. Os motoristas de aplicativos, que somente no Uber já chegam a 600 mil, atendendo 22 milhões de usuários, continua em expansão. As grandes locadoras, que conseguem lucros enormes nesta modalidade, terão agora a concorrência direta das montadoras de automóveis. A Toyota lançará o programa Mobility, que utilizará as concessionárias para a locação de sua linha. Neste mesmo caminho estão indo a Nissan e outros grandes fabricantes, atendendo a mudança de perfil do mercado nacional. Agora é inovar e transformar. Como sua empresa está se preparando para um novo e crescente mercado?


TABELA

PERNAMBUCO

PREÇOS SEMINOVOS

O

MeuCarango é o site automotivo Nº1 do Nordeste. Nosso banco de dados é um dos mais atualizados e utilizados para a precificação de veículos 0km, seminovos e usados em todo o país. Os valores publicados fazem parte do Índice WebMotors, que é tabulado a partir de critérios estatísticos e com base nos anúncios de veículos praticados no portal. O MeuCarango conta com mais de 17 mil anúncios ativos, sendo o maior acervo deste tipo na região. As informações aqui publicadas devem ser consideradas apenas como referência e são de propriedade do Grupo WebMotors, sendo vedada a sua reprodução sem o consentimento da marca.

Marca/Modelo

Versão

2016

2017

2018

2019

Marca/Modelo

Audi A1

1.4 Tfsi sportback 16v gas 4p s-tronic

R$ 78.633

R$ 105.900

A3

1.4 Tfsi sedan 16v flex 4p tiptronic

R$ 83.158

R$ 95.714

R$ 112.738

1.4 Tfsi sedan 16v gas 4p s-tronic

R$ 80.936

1.4 Tfsi sedan 16v flex 4p tiptronic

R$ 80.400

R$ 95.808

R$ 110.627

1.4 Tfsi sedan 16v gas 4p s-tronic

R$ 91.200

1.8 Tfsi sedan 20v 180cv gas 4p autom

R$ 93.900

2.0 Tfsi sedan 16v gas 4p s-tronic

R$ 106.360 R$ 129.900

Q3

1.4 Tfsi ambiente flex 4p s tronic

TT

Qq Tiggo 2

2017

2019

1.0 Mpfi act 12v flex 4p manual

R$ 34.590

R$ 35.990

1.0 Mpfi look 12v flex 4p manual

R$ 32.923

R$ 35.990

2.0 20I x line 4x4 16v gas 4p automátic

R$ 171.900 R$ 182.963

1.5 Mpfi 16v flex act 4p automático

R$ 74.990

1.5 Mpfi 16v flex look 4p manual

R$ 58.745

Chevrolet Camaro

R$ 112.503 R$ 143.001

6.2 V8 gas fifty automático

1.4 Tfsi ambiente gas 4p s tronic

R$ 107.419 R$ 115.164

6.2 V8 gas ss conversível automático

2.0 Tfsi ambiente 4p gas s tronic

R$ 134.075

6.2 V8 lsa gas zl1 manual

2.0 Tfsi attraction 4p gas s tronic

R$ 104.900

2.0 Tfsi coupé ambition 2p gas s-tronic

R$ 177.340 R$ 219.900 R$ 259.130

Captiva Cobalt

220I

2016

R$ 154.130 R$ 175.900

Chery

BMW 120I

2018

Versão 2.0 20I 4x4 16v gas 4p automático

R$ 289.900 R$ 329.900 R$ 309.900

2.4 Sidi 16v gas 4p automático

R$ 70.320

R$ 88.900

1.0 Mpfi ls 8v flex 4p manual

R$ 28.293

1.4 Mpfi lt 8v flex 4p manual

R$ 42.950

R$ 47.969

2.0 16V gas sport 4p automático

R$ 139.950

1.4 Mpfi ltz 8v flex 4p manual

2.0 16V gas sport gp 4p automático

R$ 149.970

1.8 Mpfi elite 8v flex 4p automático

R$ 54.649

R$ 57.950

R$ 63.750

R$ 72.900

1.8 Mpfi ltz 8v flex 4p automático

R$ 53.095

R$ 56.433

R$ 56.658

R$ 66.990

1.8 Mpfi ltz 8v flex 4p manual

R$ 50.174

R$ 50.762

2.0 Cat gp 16v turbo 4p automático

R$ 98.500

R$ 139.890 R$ 139.950

2.0 Gt sport 16v turbo gas 4p automáti R$ 128.000 2.0 M sport gp 16v turbo 4p automátic 2.0 Sport 16v turbo 4p automático

Cruze

R$ 144.900 R$ 117.963 R$ 131.616 R$ 154.290

2.0 Sport 16v turbo gas 4p automático 2.0 Sport gp 16v flex 4p automático 2.0 M sport 16v 4p automático

R$ 129.990 R$ 129.450 R$ 151.813 R$ 180.000 R$ 219.950

R$ 48.000

1.4 Turbo lt 16v flex 4p automático

R$ 76.616

R$ 90.137

1.4 Turbo ltz 16v flex 4p automático

R$ 85.739

R$ 96.451

1.4 Turbo sport6 lt 16v 4p automático

R$ 79.627

R$ 84.245

1.4 Turbo sport6 ltz 16v 4p automático

R$ 90.393

R$ 98.824

R$ 37.773

R$ 40.200

R$ 48.031

R$ 37.015

R$ 37.760

R$ 44.493

R$ 41.078

R$ 42.556

R$ 47.034

1.4 Mpfi activ 8v flex 4p automático

R$ 54.994

R$ 61.534

R$ 67.716

R$ 51.613

R$ 56.990

R$ 56.990

R$ 56.950

R$ 54.590

1.8 Lt 16v flex 4p automático

R$ 62.554

1.8 Ltz sport6 16v flex 4p automático

R$ 66.445

430I

2.0 16V gas cabrio sport automático

R$ 259.425 R$ 279.950

Montana

1.4 Mpfi ls cs 8v flex 2p manual

R$ 33.400

530I

2.0 16V turbo gas m sport automático

R$ 259.950 R$ 294.947

Onix

1.0 Mpfi joy 8v flex 4p manual

M 140i

3.0 24V turbo gas 4p automático

M3

3.0 Sedan 6cil. Gas 4p automático

R$ 375.000 R$ 511.900

M6

2.0 16V turbo 20i 4p automático

R$ 129.860 R$ 139.300 R$ 168.112 R$ 191.950

1.4 Mpfi activ 8v flex 4p manual

2.0 16V turbo 20i x-line 4p automático

R$ 155.783 R$ 165.140

1.4 Mpfi effect 8v flex 4p manual

R$ 45.100

2.0 16V turbo activeflex 4p automático

R$ 160.000 R$ 186.900

1.4 Mpfi lt 8v flex 4p automático

R$ 45.223

R$ 48.860

R$ 49.720

1.4 Mpfi lt 8v flex 4p manual

R$ 40.474

R$ 44.413

R$ 49.173

R$ 51.790

1.4 Mpfi ltz 8v flex 4p automático

R$ 46.720

R$ 51.527

R$ 58.095

R$ 61.590

1.4 Mpfi ltz 8v flex 4p manual

R$ 45.190

R$ 50.518

R$ 51.111

R$ 55.594

2.0 Sport gp 16v 4p automático

R$ 140.000 R$ 169.990

R$ 269.950

2.0 16V turbo gas xdrive25i 4p automát R$ 155.900 R$ 159.900 X2

2.0 16V turbo gas sdrive20i gp steptron

X3

2.0 16V gas x line xdrive20i steptronic

68 - Auto Revista Pernambuco

R$ 230.900 R$ 211.950 R$ 259.950

1.0 Mpfi lt 8v flex 4p manual

R$ 36.370

PERNAMBUCO


Marca/Modelo Prisma

S10

Versão

2016

1.0 Mpfi joy 8v flex 4p manual

2017

2018

2019

R$ 40.002

R$ 42.507

R$ 48.000

1.4 Mpfi lt 8v flex 4p automático

R$ 46.082

R$ 51.558

R$ 61.213

1.4 Mpfi lt 8v flex 4p manual

R$ 45.373

R$ 47.227

R$ 52.546

R$ 56.323

1.4 Mpfi ltz 8v flex 4p automático

R$ 50.613

R$ 56.511

R$ 62.530

R$ 67.106

1.4 Mpfi ltz 8v flex 4p manual

R$ 47.220

R$ 53.594

R$ 56.540

2.5 Lt 4x2 cd 16v flex 4p automático 2.5 Lt 4x4 cd 16v flex 4p automático 2.5 Ltz 4x2 cd 16v flex 4p manual

R$ 97.900 R$ 83.660

2.5 Ltz 4x4 cd 16v flex 4p manual

Cronos

Tracker

R$ 59.900 R$ 55.092

R$ 115.900

1.8 E.Torq flex precision at6

R$ 68.950

R$ 132.000

1.8 E.Torq flex precision manual Doblò

R$ 116.612 R$ 125.990

C4 picasso

Bravo

1.8 Mpi adventure 16v flex 4p manual

R$ 55.900

2.3 Cargo 7.5 16V turbo 4p manual

R$ 68.000

R$ 69.192

R$ 59.900

R$ 68.900

2.3 Multijet diesel cargo médio manual

R$ 113.495

2.8 Ltz 4x4 cd 16v turbo 4p automático

R$ 144.945 R$ 152.269 R$ 167.594

2.3 Multijet diesel chassi manual

R$ 105.790

2.8 Midnight 4x4 cd 16v 4p automático

R$ 155.580

2.3 Multijet diesel executivo manual

R$ 169.790

2.3 Multijet diesel maxicargo manual

R$ 133.690

2.3 Multijet diesel maximulti manual

R$ 141.290

2.3 Multijet diesel minibus manual

R$ 158.790

R$ 52.355

1.8 Lt 8v flex 4p automático

R$ 49.163

1.8 Lt 8v flex 4p manual

R$ 40.848

R$ 55.000

1.8 Ltz 8v flex 4p automático

R$ 53.898

R$ 60.539

R$ 65.384

1.8 Ltz 8v flex 4p manual

R$ 48.490

R$ 60.718

R$ 66.445

R$ 76.330

R$ 83.907

1.4 16V turbo flex lt automático

Ducato

R$ 54.840

R$ 97.720

R$ 60.397

R$ 113.300 R$ 140.400 R$ 135.990

R$ 62.990

R$ 107.900

1.8 Mpi essence 16v flex 4p manual

R$ 66.990

R$ 98.800

R$ 70.587 R$ 81.990 R$ 84.518

2.3 Multijet diesel minibus manual Fiorino

R$ 96.443

Grand siena

R$ 68.447

1.4 Mpi furgão 8v flex 2p manual

R$ 135.000 R$ 44.882

R$ 50.999

1.4 Mpi furgão hard working 2p manual

R$ 52.546

R$ 51.893

R$ 65.432

1.0 Evo flex attractive manual

R$ 38.945

R$ 40.447

R$ 45.986

R$ 44.667

R$ 49.168

1.4 Mpi 8v tetrafuel 4p manual

R$ 39.330

1.8 Mpfi ltz 4x2 16v flex 4p automático R$ 67.100

1.4 Mpi attractive 8v flex 4p manual

R$ 38.779

R$ 41.828

2.8 Ltz 4x4 16v turbo 4p automático

1.6 16V flex 4p manual

R$ 43.900

R$ 43.000

R$ 138.500 R$ 172.113 R$ 194.882 R$ 214.445

1.5 Live 8v flex 4p manual

R$ 48.593 Idea

1.6 Mpi essence 16v flex 4p automati

R$ 40.914

R$ 43.450

R$ 52.900

1.6 Mpi essence 16v flex 4p manual

R$ 39.282

R$ 44.595

R$ 47.990

1.6 Feel 16v flex 4p automático

R$ 49.395

R$ 53.400

1.4 Mpi attractive 8v flex 4p manual

R$ 39.963

1.6 Feel 16v flex 4p manual

R$ 44.990

R$ 48.945

1.6 Mpi essence 16v flex 4p automati

R$ 38.900

1.6 Shine 16v flex 4p automático

R$ 54.693

R$ 58.681

1.8 Mpi adventure 16v flex 4p automati R$ 46.485

1.6 Vti 120 flex feel eat6

R$ 50.440

1.6 Vti 120 flex shine eat6

R$ 67.260

1.6 Vti 120 flex start manual

R$ 46.751

1.2 Attraction 12v flex 4p manual

Linea

R$ 41.900 R$ 46.990

Mobi

1.8 Mpi adventure 16v flex 4p manual

R$ 45.293

1.8 Absolute 16v flex 4p automatizado

R$ 52.960

1.8 Essence 16v flex 4p automatizado

R$ 42.630

1.8 Essence 16v flex 4p manual

R$ 38.370

1.0 Evo flex easy comfort manual

R$ 35.900

1.5 Tendance 8v flex 4p manual

R$ 38.219

R$ 39.900

1.0 Evo flex easy manual

R$ 28.990

R$ 33.597

R$ 34.583

1.6 Exclusive 16v flex 4p automático

R$ 44.340

R$ 48.467

1.0 Evo flex like. Manual

R$ 33.544

R$ 35.750

R$ 37.839

1.6 Tendance 16v flex 4p automático

R$ 42.673

R$ 47.675

1.0 Evo flex like. On manual

R$ 35.098

1.6 Exclusive 16v turbo 4p automático R$ 65.500

R$ 72.263

1.0 Evo flex way manual

R$ 36.057

R$ 36.534

R$ 40.795

1.0 Firefly flex drive manual

R$ 34.990

R$ 35.071

R$ 41.408

1.6 Thp flex exclusive bva

R$ 93.500

1.6 Thp flex origine business bva

R$ 63.900

1.6 Thp flex origine bva

R$ 66.988

1.0 Mpi fire 8v flex 4p manual

R$ 28.925

R$ 31.263

1.6 Thp flex shine bva

R$ 85.990

1.4 Mpi attractive 8v flex 4p manual

R$ 35.271

R$ 36.990

1.6 Intensive 16v gas 4p automático

R$ 115.900

Palio

Fiat Argo

R$ 57.873

2.8 Lt 4x4 cd 16v turbo 4p automático

1.2 Pure tech flex attraction manual

C4 lounge

R$ 73.990

1.4 Mpi attractive 8v flex 4p manual 1.8 Mpi essence 7l 16v flex 4p manual

1.8 Activ 8v flex 4p automático

2019

1.3 Firefly flex manual

Citroën

C3

R$ 45.000

2018

2.8 Ls 4x4 cd 16v turbo 4p manual

1.8 Mpfi lt 4x2 16v flex 4p automático

Aircross

1.8 Sporting 16v flex 4p manual

2017

R$ 62.245

R$ 102.450 R$ 96.000

1.4 16V turbo flex premier automático

Trailblazer

2016 R$ 45.263

1.3 Firefly flex drive manual

2.8 High country 4x4 cd 4p automático R$ 124.493 R$ 149.711 R$ 168.500 R$ 178.130

Spin

Versão 1.8 Essence 16v flex 4p manual 1.3 Firefly flex drive gsr

R$ 95.000

2.5 Ltz 4x4 cd 16v flex 4p automático

Marca/Modelo

Punto

1.0 Mpi attractive 8v flex 4p manual

R$ 33.970

R$ 35.117

1.6 Mpi sporting 16v flex 4p automati

R$ 40.130

R$ 44.990

1.6 Mpi sporting 16v flex 4p manual

R$ 41.673

R$ 47.990

1.0 Firefly flex drive manual

R$ 47.538

R$ 48.560

1.0 Firefly flex manual

R$ 45.990

R$ 44.530

1.3 Firefly flex drive gsr

R$ 54.185

1.3 Firefly flex drive manual

R$ 50.366

1.8 E.Torq flex hgt at6

R$ 65.240

1.8 E.Torq flex hgt manual

R$ 60.195

1.4 Mpi hard working cd 8v 3p manual

R$ 55.757

R$ 60.145

1.8 E.Torq flex precision at6

R$ 54.980

1.4 Mpi hard working ce 8v 2p manual

R$ 42.000

R$ 44.340

R$ 40.651

R$ 43.927

R$ 39.165

R$ 45.311

Siena R$ 57.000 Strada

1.4 Attractive 8v flex 4p manual

R$ 37.848

R$ 41.466

1.6 Essence 16v flex 4p automatizado

R$ 41.573

R$ 45.595

1.0 Mpi el 8v flex 4p manual

R$ 32.811

1.4 Mpi el 8v flex 4p manual

R$ 38.629

1.4 Mpi freedom cd 8v flex 3p manual

1.8 Blackmotion 16v 4p automatizado

R$ 46.495

1.4 Mpi hard working cs 8v 2p manual

1.8 Blackmotion 16v flex 4p manual

R$ 46.657

1.4 Mpi working cs 8v flex 2p manual

1.8 Essence 16v flex 4p automatizado

R$ 44.230

1.4 Mpi working plus cs 8v 2p manual

PERNAMBUCO

R$ 71.267

R$ 38.052

R$ 65.900 R$ 54.967

R$ 36.900

Auto Revista Pernambuco -

69


Marca/Modelo

Toro

Versรฃo

2016

2017

2018

1.8 Mpi adventure cd 16v 3p manual

R$ 55.232

R$ 78.690

1.8 Mpi adventure ce 16v 2p manual

R$ 49.500

R$ 75.690

1.8 16V evo flex endurance at6 1.8 16V evo flex freedom at6

R$ 75.690

1.8 16V evo flex freedom open at6

R$ 76.609

1.8 16V evo flex freedom plus at6

R$ 78.215

2.0 16V turbo diesel freedom 4wd at9

Uno

R$ 78.814

2019

Marca/Modelo

R$ 106.556 R$ 139.167 R$ 86.578

R$ 98.974

2.5 Se 16v flex 4p automรกtico Ka

2018

2019

R$ 167.990

2.0 Titanium awd gas 4p automรกtico

R$ 104.450 R$ 169.900 R$ 125.000 R$ 38.405

R$ 43.963

1.0 Ti-vct flex se manual

R$ 34.561

R$ 36.017

R$ 37.303

R$ 44.518

R$ 112.445 R$ 129.277

1.0 Ti-vct flex se plus manual

R$ 34.808

R$ 36.732

R$ 38.150

R$ 48.445

1.0 Ti-vct flex sel manual

R$ 37.263

R$ 37.998

R$ 40.267

R$ 40.447

R$ 93.698

2.0 16V turbo diesel freedom manual

R$ 92.029

R$ 93.488

2.0 16V turbo diesel volcano 4wd at9

R$ 106.311 R$ 115.936 R$ 130.493

2.4 16V multiair flex freedom at9

R$ 90.238

R$ 82.920

1.0 Ti-vct flex s manual

1.5 Sigma flex se manual

R$ 39.138

1.5 Sigma flex se plus manual

R$ 35.900

1.5 Sigma flex sel manual

R$ 37.200

R$ 42.278 R$ 45.900

R$ 40.950

R$ 43.300

2.4 16V multiair flex volcano at9

R$ 120.253

1.5 Ti-vct flex freestyle automรกtico

R$ 67.490

1.0 Fire flex attractive manual

R$ 42.252

1.5 Ti-vct flex se automรกtico

R$ 56.490

1.5 Ti-vct flex se manual

R$ 51.990

R$ 33.607

1.5 Ti-vct flex se plus sedan automรกtico

R$ 62.490

R$ 34.418

1.5 Ti-vct flex se sedan automรกtico

R$ 59.890

R$ 52.900

1.5 Ti-vct flex titanium automรกtico

R$ 69.490

R$ 34.578

1.0 Firefly flex way 4p manual

R$ 44.950

1.3 Firefly flex sporting 4p gsr 1.3 Firefly flex sporting 4p manual

R$ 41.945

1.3 Firefly flex way 4p manual

R$ 39.673

1.5 Ti-vct flex titanium sedan automรกtic Ka+

Ford 1.5 Ti-vct flex freestyle automรกtico

R$ 76.956

1.5 Ti-vct flex freestyle manual

R$ 69.958

1.5 Ti-vct flex freestyle plus automรกtico 1.5 Ti-vct flex se automรกtico

R$ 74.008

1.5 Ti-vct flex se direct automรกtico 1.5 Ti-vct flex se manual

R$ 63.766

2.0 Direct flex storm 4wd automรกtico 2.0 Direct flex titanium automรกtico Edge

3.5 V6 gas titanium awd automรกtico

Fiesta

1.0 Ecoboost titanium gas 4p

R$ 80.998

R$ 37.736

1.5 Se hatch 16v flex 4p manual

R$ 38.644

1.6 Se hatch 16v flex 4p manual

R$ 39.715

R$ 70.990 R$ 35.263

R$ 39.900

1.0 Ti-vct flex se plus manual

R$ 38.000

1.0 Ti-vct flex sel manual

R$ 34.970

1.5 Sigma flex se manual

R$ 39.277

R$ 41.677

R$ 89.900

1.5 Sigma flex sel manual

R$ 39.400

R$ 42.745

R$ 74.593

Mustang

5.0 V8 ti-vct gas gt premium selectshift

R$ 69.990

Ranger

2.2 Xl 4x4 cd 16v diesel 4p manual

R$ 42.414 R$ 49.990 R$ 43.936 R$ 299.900

R$ 80.900

R$ 190.000

R$ 74.970

2.2 Xls 4x2 cd 16v diesel 4p automรกtic

R$ 102.990

2.2 Xls 4x4 cd 16v diesel 4p automรกtic

R$ 114.738

R$ 89.068

2.2 Xls 4x4 cd 16v diesel 4p manual

R$ 95.945

R$ 103.240 R$ 134.000

R$ 155.906

R$ 89.990

R$ 100.000 R$ 99.900

R$ 87.276

R$ 118.900

2.5 Xls 4x2 cd 16v flex 4p manual R$ 53.200

1.5 S hatch 16v flex 4p manual

1.0 Ti-vct flex se manual

R$ 87.493

R$ 168.267

R$ 156.425

2.5 Xlt 4x2 cd 16v flex 4p manual

R$ 80.945

3.2 Limited 4x4 cd 20v 4p automรกt

R$ 117.500 R$ 144.976 R$ 163.895 R$ 183.390

3.2 Xlt 4x4 cd 20v diesel 4p automรกtico

R$ 132.000 R$ 148.890 R$ 163.430

R$ 45.724

Hyundai

1.6 Se plus hatch 16v flex 4p powershift

R$ 47.700

Creta

1.6 Sel hatch 16v flex 4p manual

R$ 49.156

1.6 16V flex pulse automรกtico

R$ 80.543

R$ 83.263

1.6 Sel hatch 16v flex 4p powershift

R$ 50.497

1.6 16V flex pulse manual

R$ 72.990

R$ 78.226

1.6 Sel sedan 16v flex 4p manual

R$ 50.695

1.6 16V flex pulse plus automรกtico

R$ 86.813

R$ 92.290

1.6 Sel sedan 16v flex 4p powershift

R$ 63.243

2.0 16V flex prestige automรกtico

R$ 87.082

R$ 98.587

R$ 103.907

2.0 16V flex 4p automรกtico

R$ 70.930

R$ 87.372

1.6 Ti-vct flex se manual

R$ 52.940

1.6 Ti-vct flex se plus powershift

R$ 57.652

1.6 Ti-vct flex se style manual

R$ 55.990

Grand st fรฉ

1.6 Ti-vct flex sel powershift

R$ 51.900

Hb20

1.6 Ti-vct flex titanium plus powershift

R$ 58.990

1.6 Titanium hatch 16v flex 4p manual

Fusion

2017

2.0 Titanium fwd gas 4p automรกtico

R$ 84.327

1.0 Firefly flex drive 4p manual

Focus

2016

R$ 85.611

2.0 16V turbo diesel freedom manual

1.0 Firefly flex attractive 4p manual

Ecosport

Versรฃo

2.0 Titanium 16v hรญbrido 4p automรกtico R$ 97.350

R$ 51.665

Elantra

1.6 16V flex attitude manual

R$ 67.490

2.0 16V flex special edition 4p automรกt 3.3 Mpfi v6 4wd gas 4p automรกtico

R$ 82.900 R$ 149.000

1.0 Comfort 12v flex 4p manual

R$ 37.291

R$ 38.149

R$ 40.246

1.0 Comfort plus 12v flex 4p manual

R$ 37.394

R$ 38.181

R$ 43.345

R$ 47.190

R$ 54.490

R$ 49.590

R$ 57.990

1.0 Comfort plus 12v turbo 4p manual

R$ 41.812

1.0 Comfort style 12v turbo 4p manual

R$ 41.423

1.0 Ocean 12v flex 4p manual

R$ 39.900

1.6 Titanium hatch 16v flex 4p

R$ 50.470

R$ 54.495

1.6 Titanium plus hatch 16v flex 4p

R$ 49.500

R$ 56.000

1.6 Se 16v flex 4p manual

R$ 58.660

2.0 Se fastback 16v flex 4p powershift

R$ 58.440

R$ 62.110

2.0 Se plus 16v flex 4p powershift

R$ 61.628

R$ 67.593

R$ 89.990

1.6 Comfort plus 16v flex 4p automรกtic R$ 47.525

R$ 50.897

2.0 Se plus fastback 16v flex 4p

R$ 59.900

R$ 64.400

R$ 91.990

1.6 Comfort plus 16v flex 4p manual

R$ 41.739

R$ 44.222

2.0 Titanium 16v flex 4p powershift

R$ 64.532

R$ 74.900

1.6 Comfort style 16v flex 4p automรกt

R$ 46.473

R$ 50.463

R$ 68.297

1.0 Unique 12v flex 4p manual

R$ 71.469

1.6 1 Million 16v flex 4p automรกtico

R$ 82.990

R$ 43.177 R$ 63.690 R$ 98.990 R$ 47.865

R$ 50.145

R$ 70.969

2.0 Titanium fastback 16v flex 4p

R$ 64.448

R$ 65.000

1.6 Comfort style 16v flex 4p manual

R$ 43.640

R$ 46.040

2.0 Titanium plus 16v flex 4p

R$ 68.233

R$ 78.000

1.6 Premium 16v flex 4p automรกtico

R$ 50.442

R$ 57.224

R$ 65.108

2.0 Titanium plus fastback 16v flex 4p

R$ 63.650

R$ 79.990

1.6 R spec 16v flex 4p automรกtico

R$ 49.895

R$ 52.990

R$ 58.000

1.6 R spec 16v flex 4p manual

R$ 47.713

R$ 50.445

2.0 Sel 16v gas 4p automรกtico

70 - Auto Revista Pernambuco

R$ 73.000

R$ 103.563 R$ 122.836

R$ 76.990

PERNAMBUCO


Marca/Modelo Hb20s

2016

2017

2018

2019

R$ 42.308

R$ 44.407

R$ 48.225

R$ 53.945

1.0 Comfort plus 12v turbo 4p manual

R$ 39.500

R$ 43.900

R$ 54.645

1.0 Comfort style 12v flex 4p manual

R$ 41.900

Versรฃo 1.0 Comfort plus 12v flex 4p manual

1.0 Comfort style 12v turbo 4p manual R$ 42.990

R$ 48.266 R$ 48.650

R$ 78.748

R$ 86.493

1.8 16V flex longitude 4p automรกtico

R$ 69.052

R$ 78.493

R$ 84.982

R$ 113.705

1.8 16V flex sport 4p automรกtico

R$ 65.306

R$ 72.119

R$ 74.103

R$ 89.470

R$ 59.250

R$ 64.084

R$ 66.501

1.8 16V flex sport 4p manual

1.6 Comfort style 16v flex 4p automรกt

R$ 49.682

R$ 55.923

R$ 58.990

R$ 66.090

2.0 16V turbo diesel 4p 4x4 automรกtico

1.6 Comfort style 16v flex 4p manual

R$ 47.990

R$ 52.350

R$ 90.000

2.0 16V turbo diesel 4p 4x4 automรกtico R$ 88.543

R$ 94.784

2.0 16V turbo diesel 4p 4x4 automรกtico R$ 102.306

R$ 57.686 R$ 64.923

R$ 70.604

1.6 16V premium flex 4p automรกtico

R$ 53.441

R$ 57.025

R$ 64.445

R$ 70.245

R$ 53.945

R$ 56.925

R$ 62.655

R$ 47.474

R$ 51.235

R$ 55.950

R$ 64.990

R$ 92.000

R$ 82.094

R$ 85.109

R$ 93.490

R$ 102.990

R$ 85.970

R$ 98.093

R$ 107.657

R$ 90.384

R$ 107.950

1.6 16V t-gdi gas gl ecoshift

Discovery Discovery 4

R$ 173.696 R$ 175.995

R$ 57.859

R$ 74.990

R$ 160.000

3.0 V6 td6 diesel hse 4wd automรกtico

R$ 410.000

3.0 Black 4x4 v6 24v 4p automรกtico

R$ 402.990 R$ 267.445

3.0 Se 4x4 v6 24v bi-turbo 4p automรกti R$ 269.663 Disc. Sport

2.0 16V si4 turbo gas 4p automรกtico

R$ 167.450 R$ 209.900 R$ 249.000

2.0 16V si4 turbo gas se 4p automรกtico

R$ 156.198

R$ 209.000

2.0 16V td4 turbo diesel 4p automรกtico R$ 196.950 R$ 224.900 R$ 294.500

R$ 110.423 R$ 132.990 R$ 136.523 R$ 54.833

R$ 115.490 R$ 138.520

3.6 Sport 4x4 v6 12v gas 2p automรกtico

3.0 V6 td6 diesel se 4wd automรกtico

R$ 114.900 R$ 121.736

1.6 16V t-gdi gas gls ecoshift 2.0 Mpfi gls 16v 143cv 4p automรกtico

Wrangler

R$ 113.363 R$ 127.890

Land rover

1.6 16V style flex 4p automรกtico 1.6 16V style flex 4p manual

R$ 73.685

R$ 113.490

2.0 16V turbo diesel 4p 4x4 automรกtico R$ 91.023

R$ 57.707

2.0 16V td4 turbo 4p automรกtico R. Rover ev

Jac

R$ 195.563 R$ 244.450

2.0 16V td4 turbo diesel 4p automรกtico R$ 180.000 R$ 222.400 2.0 Hse dynamic gas 4p automรกtico

R$ 210.000

2.0 16V p250 gas awd automรกtico

R$ 249.000

2.0 Hse dynamic gas 2p automรกtico

2.0 16V p250 gas r-dynamic automรกtico

R$ 304.450

2.0 Se 4wd 16v gas 4p automรกtico

R$ 164.364 R$ 189.000 R$ 199.900

R$ 309.900

2.0 Se dynamic 4wd gas 4p automรกtico

R$ 164.358

2.2 Se 4wd 16v diesel 4p automรกtico

R$ 195.950

2.0 16V ingenium 4p automรกtico 2.0 16V turbo diesel 4p automรกtico

R$ 273.000 R$ 370.000

3.0 V6 supercharged 4p automรกtico

R$ 299.000

F-type

3.0 Coupรฉ s 24v gas 2p automรกtico

R$ 389.900

Xe

2.0 16V ingenium p250 4p automรกtico

R.Rover spo R$ 204.967

R$ 289.900

3.0 Hse 4x4 v6 24v 4p automรกtico

R$ 343.528 R$ 405.750

3.0 Se 4x4 v6 24v 4p automรกtico

R$ 364.667 R$ 389.000

4.4 Hse dynamic 4x4 v8 4p automรกtico R$ 424.995

2.0 16V si4 turbo gas 4p automรกtico

R$ 168.890

2.0 P250 gas automรกtico

R$ 389.900

2.0 16V si4 turbo gas 4p automรกtico

R$ 182.900

3.0 V6 p380 gas r-dynamic s automรกtic

R$ 399.900

3.0 V6 supercharger 4p automรกtico

R$ 305.000

3.0 V6 p380 gas r-dynamic se automรกt

R$ 435.000

2.0 Prestige gas 4p automรกtico

R. Rover vel

Mercedes Benz

R$ 184.900 R$ 221.450

Jaguar 2.0 16V p250 gasolina awd automรกtico

R$ 249.000

2.0 16V p250 gasolina awd automรกtico

R$ 304.450

2.0 16V ingenium 4p automรกtico 2.0 16V turbo diesel 4p automรกtico

R$ 309.900

A 200 Amg gt

1.6 Cgi flex 7g-dct

R$ 120.923

1.6 Turbo 16v flex 4p automรกtico

R$ 97.970

4.0 V8 turbo gas 7g-dct

R$ 689.000

1.6 Turbo 16v flex 4p automatizado

R$ 273.000 R$ 370.000

R$ 106.000 R$ 129.900

R$ 299.000

C 43 amg

3.0 V6 gas coupรฉ 4matic 9g-tronic

3.0 Coupรฉ s supercharged v6 24v gasolina 2p automรกtico

R$ 389.900

C 180

1.6 Cgi 16v turbo flex 4p automรกtico

R$ 112.950 R$ 137.725

1.6 Cgi estate 16v gas 4p automรกtico

R$ 134.130

2.0 16V si4 turbo gas 4p automรกtico

R$ 168.890

2.0 16V si4 turbo gas 4p automรกtico

R$ 182.900

1.6 Cgi flex avantgarde 7g-tronic

3.0 V6 supercharger gas s 4p automรกtic

R$ 305.000

1.6 Cgi flex avantgarde 9g-tronic

3.0 V6 supercharged 4p automรกtico

2.0 Prestige gasolina 4p automรกtico

R$ 394.900

1.6 Cgi exclusive 16v gas 4p automรกtico R$ 138.000 R$ 123.900

R$ 184.900 R$ 221.450

1.6 Cgi flex exclusive 7g-tronic

Jeep

R$ 129.800 R$ 125.000 R$ 139.990 R$ 144.538 R$ 114.900

1.6 Cgi flex exclusive 9g-tronic 2.0 16V diesel limited 4x4 automรกtico

R$ 151.900 R$ 130.222 R$ 144.573

C 200

2.0 Cgi avantgarde 16v gas 4p automรกt

2.0 16V diesel 4x4 automรกtico

R$ 135.685 R$ 181.795

C 250

2.0 Cgi gas avantgarde 9g-tronic

2.0 16V flex limited automรกtico

R$ 108.945 R$ 125.654

2.0 16V flex longitude automรกtico

R$ 107.906 R$ 122.145

2.0 16V flex sport automรกtico

R$ 93.527

R$ 103.956 R$ 329.000

PERNAMBUCO

R$ 129.950

1.6 Cgi gas avantgarde coupรฉ 9g-tronic

2.0 16V diesel 4x4 automรกtico

3.0 Limited 4x4 v6 turbo 4p automรกt

2019

R$ 98.990

R$ 66.660 R$ 52.738

2018

R$ 73.000

2.0 16V turbo diesel 4p 4x4 automรกtico

1.6 Premium 16v flex 4p automรกtico

Tucson

Grand cherokee

R$ 68.485

R$ 60.840

3.3 Mpfi 4x4 7 lugares gas 4p automรกtic R$ 134.900

Compass

1.8 16V flex limited 4p automรกtico

R$ 57.608

Santa fรฉ

Xf

R$ 65.900

R$ 49.002

2.0 Mpfi gls 16v flex 4p automรกtico

F-type

R$ 65.118

R$ 46.955

2.0 Mpfi gl 16v flex 4p automรกtico

F-pace

R$ 59.398

1.6 Comfort plus 16v flex 4p manual

2.0 Mpfi 16v flex 4p automรกtico

E-pace

1.8 16V flex 4p manual

R$ 56.383

2.5 Longo sem caรงamba 4x2 16v 130cv R$ 67.950

Xf

R$ 71.263

R$ 54.568

1.6 Ocean 16v flex 4p automรกtico

F-pace

2017

R$ 64.018

Versรฃo

1.6 Comfort plus 16v flex 4p automรกtic R$ 50.098

1.6 Copa do mundo fifa 4p automรกt

E-pace

2016

1.8 16V flex 4p automรกtico 1.8 16V flex custom 4p manual

1.0 Unique 12v flex 4p manual

Hb20x

Marca/Modelo Renegade

C 300

R$ 165.450 R$ 176.800 R$ 129.430 R$ 159.630

2.0 Cgi sport coupรฉ gas 2p automรกtico

R$ 184.660 R$ 211.450

2.0 Cgi sport turbo gas 4p automรกtico

R$ 160.638 R$ 189.450

2.0 Cgi gas anniversary 7g-tronic

R$ 184.900

2.0 Cgi gas cabriolet 9g-tronic

R$ 275.000 R$ 325.000

Auto Revista Pernambuco -

71


Marca/Modelo

Versão

2016

2.0 Cgi gas sport 9g-tronic

2017

2018

2019

Marca/Modelo

R$ 249.900 R$ 239.900

2016

2017

1.0 Sv 12v flex 4p manual

R$ 34.076

R$ 35.693

R$ 38.060

R$ 51.900

Versão

Cla 180

1.6 Cgi gas 7g-dct

R$ 143.340

1.6 Sl 16v flex 4p manual

Cla 200

1.6 Cgi flex 7g-dct

R$ 159.000

1.6 Sl 16v flex 4p xtronic

1.6 Vision 16v flex 4p automático E 43 amg

3.0 V6 gas 4matic 9g-tronic

E 63 amg

4.0 V8 turbo gas s 4matic+ speedshift

E 400 Gla 200

Gla 250

R$ 135.450 R$ 145.990

R$ 46.990

1.6 Sv 16v flexstart 4p manual

R$ 37.990

Sentra

1.6 Cgi advance 16v 4p automático

R$ 119.365 R$ 134.297

1.6 Cgi enduro 16v flex 4p automático

R$ 136.400

Versa

R$ 37.608

2.0 S 16v flexstart 4p automático 2.0 Sv 16v flex 4p automático

R$ 65.000 R$ 56.170

1.0 12V flex 4p manual

R$ 38.767

R$ 43.445

1.0 12V flex s 4p manual

R$ 39.338

R$ 37.950

1.6 16V flex sl 4p manual

R$ 43.973

R$ 55.740

R$ 182.633

1.6 16V flex sv 4p manual

R$ 43.990

R$ 45.900

R$ 54.990

1.6 Cgi flex style 7g-dct

R$ 144.400

1.6 16V flex sv 4p xtronic

R$ 52.263

R$ 52.179

1.6 Cgi style 16v flex 4p automático

R$ 105.495 R$ 123.995

1.6 16V flexstart s 4p manual

2.0 16V turbo gas 4p automático

R$ 152.330

1.6 16V flexstart sl 4p xtronic

R$ 55.000

R$ 61.300

1.6 16V flexstart sv 4p xtronic

R$ 51.978

R$ 52.995

1.6 16V flexstart unique 4p xtronic

R$ 56.450

R$ 60.450

1.2 Active 12v flex 4p manual

R$ 41.575

R$ 43.130

1.2 Active pack 12v flex 4p manual

R$ 47.723

R$ 46.950

2.0 Cgi gas 4matic 9g-tronic

R$ 190.450 R$ 202.600 R$ 310.000

R$ 218.680

5.5 V8 turbo gas 4matic 7g-tronic

R$ 569.900

3.0 V6 bluetec diesel 4matic 9g-tronic

R$ 305.000

3.0 V6 gas coupé 4matic 9g-tronic

R$ 315.320 R$ 350.945

Peugeot

R$ 247.450

208

R$ 273.198 R$ 739.900 R$ 389.445

R$ 373.450

R$ 52.900

1.5 Active 8v flex 4p manual

R$ 40.000

1.5 Active pack 8v flex 4p manual

R$ 39.173

1.5 Allure 8v flex 4p manual

R$ 41.327

1.6 Allure 16v flex 4p automático

3.0 V6 gas highway 4matic 9g-tronic

R$ 395.000

1.6 Griffe 16v flex 4p automático

R$ 61.945

3.0 V6 gas night coupé 4matic 9g-tronic

R$ 394.900

1.6 Sport 16v flex 4p manual

R$ 47.250

3.0 V6 gas 2p automático

R$ 430.000

1.6 Thp gt 16v flex 4p manual

R$ 61.945

Slc 300

2.0 Cgi gas 9g-tronic

R$ 230.000 R$ 280.900

1.6 Urbantech 16v flex 4p automático

Sprinter

2.2 415 Cdi van 16 lugares manual

R$ 113.000

Vito

2.0 Cgi flex 119 confort 9l manual

R$ 88.400

308

Mini 1.5 12V twinpower gas 2p steptronic

R$ 114.990

2.0 16V twinpower gas s 2p steptronic

R$ 157.470

2.0 John cooper gas 2p automatico

R$ 129.900 R$ 129.900 R$ 143.500

2.0 S cabrio 16v gas 2p automático 2.0 S exclusive 16v gas 2p automático

R$ 140.000 R$ 156.900 R$ 95.000

2.0 S exclusive 16v gas 4p automático 2.0 S top 16v turbo gas 2p automático

408

2008

R$ 117.000 R$ 85.000

2.0 S top clubman gas 4p automático

Kicks

2.3 16V turbo diesel se 4x4 automático

R$ 144.900

3008

R$ 60.990

Captur

Duster

1.0 Conforto 12v flex 4p manual

R$ 30.657

R$ 32.945

1.0 S 12v flex 4p manual

R$ 32.482

R$ 33.784

R$ 79.795

R$ 90.468

1.6 16V sce flex zen manual

R$ 74.443

R$ 70.990

1.6 16V sce flex zen x-tronic

R$ 77.950

R$ 84.657

2.0 16V hi-flex intense automático

R$ 80.882

1.0 Authentique 16v flex 2p manual

R$ 19.900

1.0 Expression 16v flex 4p manual

R$ 26.463

1.6 16V sce flex dynamique manual

R$ 57.163

R$ 64.236

R$ 75.900

1.6 16V sce flex expression manual

R$ 50.855

R$ 88.447

R$ 139.900

1.6 Dynamique 4x2 16v flex 4p manual R$ 50.926

R$ 57.709

R$ 87.243

R$ 89.400

R$ 35.034

R$ 77.900

1.6 16V sce flex intense x-tronic

1.6 16V sce flex dynamique x-tronic R$ 80.393

R$ 61.367

Renault

Clio

1.6 16V flexstart sv 4p xtronic

72 - Auto Revista Pernambuco

R$ 57.972

R$ 50.245

R$ 67.990

1.6 16V flexstart s 4p manual

March

R$ 53.630

1.6 16V flex allure 4p manual

1.6 Griffe thp 16v gas 4p automático

R$ 137.660 R$ 166.567

1.6 16V flexstart sl 4p xtronic

R$ 53.197

1.6 16V flex allure 4p automático

R$ 67.400

2.3 16V turbo diesel le 4x4 automático

R$ 142.990

R$ 66.900

R$ 54.990

R$ 219.900

2.5 Sv attack 4x4 eletronic 4p manual

R$ 65.890

1.6 Griffe 16v turbo flex 4p automático R$ 57.445

R$ 58.497

2.0 16V twinpower turbo gas john

R$ 98.495

R$ 54.225

1.6 Business 16v turbo 4p automático

R$ 52.900

Nissan

2.5 Sv attack 4x4 cd 4p automático

R$ 61.945

2.0 Allure 16v flex 4p automático

1.6 16V flex griffe 4p automático

R$ 133.425

R$ 109.780

1.6 Griffe thp 16v gas 4p automático

1.6 16V flex griffe 4p manual

R$ 165.900 R$ 144.750

R$ 85.900

R$ 60.900

R$ 165.900 R$ 149.900

2.0 16V twinpower gas cooper s steptr

2.5 Sl 4x4 cd turbo 4p automático

R$ 67.900

1.6 Griffe thp 16v flex 4p automático

R$ 107.000 R$ 122.425

1.5 12V twinpower gas cooper steptro

2.5 S 4x4 cd turbo eletronic 4p manual

R$ 57.990

1.6 Allure business thp 4p automático

2.0 Allure 16v flex 4p automático

R$ 109.000

R$ 69.400

R$ 51.445 R$ 52.843

Sl 400

Frontier

R$ 41.990

R$ 143.990

3.0 V6 bluetec sport 4matic 9g-tronic

Countryman

R$ 82.990

R$ 71.460

1.6 Cgi flex enduro 7g-dct

2.0 Cgi gas sport 4matic 9g-tronic

Cooper

R$ 60.900

R$ 41.900

1.6 Cgi flex advance 7g-dct

2.0 Cgi gas highway 4matic 9g-tronic

Gle 400

1.6 Sv 16v flex 4p xtronic

R$ 229.000

2.0 Cgi gas coupé 4matic 9g-tronic

Gle 63 amg

R$ 764.900 R$ 254.900 R$ 299.900

2.0 Cgi gas sport 4matic 7g-dct Glc 250

1.6 Sv 16v flex 4p manual

2.0 Cgi gas exclusive 9g-tronic 3.0 V6 avantgarde gas 4p automático

R$ 46.450

R$ 507.400 R$ 251.473 R$ 304.900

2019

R$ 48.900

1.6 Sl 16v flexstart 4p xtronic

2.0 Cgi gas avantgarde 9g-tronic

2018

1.6 Expression 4x2 16v flex 4p manual

R$ 49.407

R$ 54.091

2.0 Dynamique 4x2 16v 4p automático

R$ 56.156

R$ 61.026

2.0 Dynamique 4x2 16v flex 4p manual R$ 55.018

R$ 60.000

R$ 60.489 R$ 71.195

R$ 69.900

R$ 54.994

R$ 60.990

PERNAMBUCO


Marca/Modelo

Versão

2016

2.0 Dynamique 4x4 16v flex 4p manual R$ 57.080 Duster oroch

2017

1.6 16V flex dynamique 4p manual

R$ 59.936

R$ 62.290

Forester

R$ 58.245

R$ 59.378

Suzuki

R$ 65.263

2.0 16V flex dynamique 4p manual

R$ 60.095 R$ 59.423

Grand vitara

R$ 65.038

R$ 70.990

R$ 63.990

2.0 16V hi-flex dynamique automático

R$ 72.250

2.0 Dynamique 16v flex 4p automático

R$ 56.113

2.0 Dynamique 16v flex 4p manual

R$ 52.990

2.0 Dynamique plus 16v 4p automático R$ 54.948

Logan

R$ 70.887 R$ 63.500

1.6 16V sce flex expression manual

Kwid

Marca/Modelo Subaru

1.6 16V sce flex express manual

Kangoo

2019

1.6 16V flex expression 4p manual 1.6 16V sce flex dynamique manual

Fluence

2018

R$ 58.990

Jimny R$ 62.118 S-cross

Versão 2.0 S 4x4 16v gas 4p automático

R$ 97.900

2.0 4Sport 4x2 16v gas 4p automático

R$ 71.400

2.0 4Sport 4x4 16v gas 4p automático

R$ 86.900

2.0 4X2 16v gas 4p automático

R$ 74.900

2.0 Premium 4x2 16v 4p automático

R$ 69.800

2.0 Premium 4x4 16v 4p automático

R$ 69.000

1.3 4All 4x4 16v gas 2p manual

R$ 52.147

1.3 4Sport 4x4 16v gas 2p manual

R$ 59.058

1.3 4Work 4x4 16v gas 2p manual

R$ 54.900

1.6 16V vvt gas gls 4p 4x4 automático

R$ 69.900

2.0 Privilége 16v flex 4p automático

R$ 59.698

1.6 Express 16v flex 3p manual

R$ 32.000

1.6 16V vvt gas glx 4p 4x4 automático

R$ 69.950

1.6 Express 16v flex 4p manual

R$ 33.763

1.6 16V vvt gas glx 4p automático

R$ 63.500

2019

R$ 59.990

R$ 58.293

R$ 66.445

R$ 69.900

R$ 40.990

1.0 12V sce flex life manual

R$ 37.395

R$ 30.740

1.6 16V gas 4you allgrip automático

R$ 92.900

1.0 12V sce flex zen manual

R$ 33.236

R$ 37.990

1.6 16V gas 4you automático

R$ 92.900

R$ 37.223 R$ 36.211

R$ 94.900

Toyota

R$ 37.137 R$ 44.990

1.0 12V sce flex expression manual

1.4 16V turbo gas 4sport automático

2018

R$ 35.990

1.0 12V sce flex authentique manual

Vitara

2017

1.0 12V sce flex intense manual

1.0 12V sce flex expression manual

R$ 50.490

Corolla

R$ 37.575

1.8 Gli 16v flex 4p automático

R$ 70.281

R$ 74.824

R$ 89.377

R$ 93.500

1.8 Gli upper 16v flex 4p automático

R$ 70.835

R$ 74.804

R$ 83.288

R$ 104.993

1.0 Authentique 16v flex 4p manual

R$ 35.369

R$ 37.225

2.0 Altis 16v flex 4p automático

R$ 93.375

R$ 90.094

R$ 102.567 R$ 115.000

1.0 Expression 16v flex 4p manual

R$ 34.358

R$ 78.413

R$ 83.959

R$ 95.193

R$ 124.004

R$ 97.086

R$ 96.500

R$ 45.211

R$ 50.675

R$ 53.000

R$ 38.245

R$ 41.575

R$ 46.880

1.5 Platinum 16v flex 4p automático

R$ 58.000

R$ 54.990

1.5 Platinum sedan 16v 4p automático

R$ 52.900

R$ 59.336

R$ 47.647

R$ 52.400

R$ 56.900

R$ 42.695

R$ 47.145

R$ 54.000

R$ 50.913

R$ 54.900

R$ 34.960

2.0 Xei 16v flex 4p automático

1.6 16V sce flex dynamique easy-r

R$ 37.990

2.0 Xrs 16v flex 4p automático

1.6 16V sce flex dynamique manual

R$ 42.990

Etios

1.6 16V sce flex expression manual

R$ 57.730

1.3 X 16v flex 4p automático 1.3 X 16v flex 4p manual

1.6 16V sce flex expression easy-r

R$ 42.000

R$ 42.990

1.6 16V sce flex expression manual

R$ 40.386

R$ 42.598

1.6 Dynamique 8v 4p automatizado

R$ 47.990

1.5 X plus sedan 16v 4p automático

R$ 41.146

R$ 43.900

1.5 X sedan 16v flex 4p automático

1.6 Expression 8v flex 4p automatizado R$ 38.120

R$ 44.657

1.5 X sedan 16v flex 4p manual

1.6 Expression 8v flex 4p manual

R$ 39.680

1.5 Xls 16v flex 4p automático

1.6 Dynamique 8v flex 4p manual

R$ 36.148

R$ 56.890

Master

2.3 Dci diesel minibus 3p manual

Sandero

1.0 12V sce flex authentique manual

R$ 34.238

R$ 34.355

1.0 12V sce flex expression manual

R$ 34.850

R$ 36.386

R$ 44.270

1.5 Xls sedan 16v flex 4p manual

R$ 152.000

R$ 38.923

R$ 39.060

R$ 48.320

1.5 Xs 16v flex 4p automático

1.0 12V sce flex vibe manual 1.0 Authentique 16v flex 4p manual

R$ 32.839

1.5 Xls 16v flex 4p manual

R$ 36.432

R$ 59.900 R$ 40.979 R$ 39.000

R$ 47.990

R$ 43.200

R$ 49.945 R$ 47.700

R$ 51.426

R$ 37.821

R$ 44.990

R$ 47.672

R$ 49.576

R$ 52.826

R$ 40.700

R$ 47.900

R$ 45.000 R$ 62.400

1.5 Xls sedan 16v flex 4p automático

R$ 34.040

1.5 Xs 16v flex 4p manual

1.6 16V sce flex expression easy-r

R$ 39.240

R$ 38.450

1.5 Xs sedan 16v flex 4p automático

1.6 16V sce flex expression manual

R$ 38.585

R$ 39.364

1.5 Xs sedan 16v flex 4p manual

1.6 16V sce flex gt line manual

R$ 58.490

R$ 52.125

R$ 57.134

Etios cross

1.5 16V flex 4p automático

R$ 53.445

Hilux

2.7 Sr 4x2 cd 16v flex 4p automático

R$ 107.833 R$ 113.293

2.7 Srv 4x2 cd 16v flex 4p automático

R$ 132.900 R$ 118.297

1.6 16V sce flex stepway easy-r

R$ 36.990

1.6 16V sce flex stepway manual

R$ 49.695

1.6 16V sce flex stepway easy-r

R$ 47.316

2.7 Srv 4x4 cd 16v flex 4p automático

1.6 16V sce flex stepway manual

R$ 46.900

2.8 Sr 4x4 cd 16v diesel 4p automático

R$ 135.300 R$ 140.500

R$ 47.180

2.8 Srv 4x4 cd 16v 4p automático

R$ 148.477 R$ 156.520 R$ 169.820 R$ 181.996

2.8 Srx 4x4 cd 16v 4p automático

R$ 162.600 R$ 168.926 R$ 183.660 R$ 195.450

1.6 16V sce flex stepway manual

Symbol

2016

R$ 45.557

1.6 Dynamique 8v flex 4p automatiz

R$ 38.000

R$ 41.990

1.6 Dynamique 8v flex 4p manual

R$ 37.718

R$ 44.445

1.6 Expression 8v flex 4p automatizado R$ 34.963

R$ 41.445

R$ 61.740

Hilux sw4

R$ 119.900 R$ 130.195

2.7 Srv 7 lugares 4x2 16v 4p automátic

R$ 215.000 R$ 179.963

2.8 Srx 4x4 7 lugares 16v 4p automátic

R$ 211.956 R$ 225.819 R$ 249.700 R$ 262.670 R$ 215.685 R$ 212.958

1.6 Expression 8v flex 4p manual

R$ 35.277

R$ 38.757

2.8 Srx 4x4 16v turbo 4p automático

1.6 Gt line limited flex 4p manual

R$ 39.708

R$ 43.960

2.8 Srx diamond 4x4 4p automático

1.6 Stepway 8v flex 4p automatizado

R$ 45.860

R$ 47.963

4.0 Srx 4x4 7 lugares v6 4p automático R$ 214.900 R$ 156.900

R$ 246.817

1.6 Stepway 8v flex 4p manual

R$ 43.007

R$ 46.308

Prius

1.8 16V híbrido 4p automático

1.6 Stepway rip curl 8v 4p automatiz

R$ 50.000

R$ 46.490

Rav4

2.0 Top 4x2 16v gas 4p automático

1.6 Stepway rip curl 8v flex 4p manual

R$ 45.400

R$ 47.168

Yaris

1.3 16V flex xl multidrive

R$ 64.900

2.0 16V hi-flex rs manual

R$ 46.495

R$ 55.567

1.3 16V flex xl plus tech multidrive

R$ 70.900

1.5 16V flex sedan xl multidrive

R$ 72.963

1.6 Privilège 16v flex 4p manual

PERNAMBUCO

R$ 93.297

R$ 104.490 R$ 130.000

Auto Revista Pernambuco -

73


Marca/Modelo

Versão

2016

2017

2018

2019

1.5 16V flex sedan xl plus multidrive

R$ 74.900

1.5 16V flex sedan xls multidrive

R$ 79.900

1.5 16V flex xs multidrive

R$ 76.460

Marca/Modelo

Versão

2016

1.6 Cross cd 16v flex 2p manual

Fox

R$ 80.000

R$ 79.723

R$ 123.503 R$ 145.135 R$ 162.948

1.6 Msi robust cd 8v flex 2p manual

R$ 57.778

R$ 61.793

1.6 Msi robust cs 8v flex 2p manual

R$ 41.159

R$ 45.262

R$ 51.900

3.0 V6 tdi diesel highline automático

R$ 182.718

1.6 Msi trendline cd 8v flex 2p manual

R$ 50.300

R$ 44.900

1.6 Msi trendline cs 8v flex 2p manual

R$ 41.430

R$ 45.822

1.6 Msi comfortline 4p automatizado

R$ 63.990

1.0 Mpi 12v flex 4p manual

R$ 194.995 R$ 200.950 R$ 35.995

R$ 46.445

1.6 Msi flex 16v 4p automatizado

R$ 50.129

R$ 55.990

1.6 Msi flex 16v 4p manual

R$ 49.874

R$ 55.579

1.0 Mpi bluemotion 12v flex 4p manual R$ 37.990

R$ 39.990

1.0 Mpi comfortline 12v flex 4p manual R$ 40.503

R$ 42.945

1.0 Mpi track 12v flex 4p manual

R$ 38.423

R$ 41.495

1.0 Mpi trendline 12v flex 4p manual

R$ 36.987

R$ 38.493

Spacefox R$ 56.445 Tiguan

1.6 Msi comfortline 8v flex 4p manual

R$ 46.395

1.6 Msi trendline 8v flex 4p manual

R$ 45.900

R$ 61.990

1.4 250 Tsi total flex allspace tiptronic 2.0 Tsi 16v turbo gas 4p tiptronic

Up

R$ 125.990 R$ 104.900

1.0 Mpi high up 12v 4p automatizado

R$ 41.990

1.0 Mpi high up 12v flex 4p manual

R$ 33.950

R$ 42.350

1.0 Mpi move up 12v 4p automatizado

R$ 32.000

R$ 37.990

1.0 Mpi move up 12v flex 4p manual

R$ 38.323

R$ 44.200

1.0 Mpi take up 12v flex 4p manual

R$ 33.270

R$ 35.639

1.6 Msi comfortline 4p automatizado

R$ 43.238

R$ 47.195

1.6 Msi comfortline 8v flex 4p manual

R$ 41.883

R$ 45.554

1.6 Msi highline 16v flex 4p manual

R$ 42.096

R$ 46.963

1.6 Msi pepper 16v flex 4p manual

R$ 44.536

R$ 48.800

1.0 Tsi high up 12v flex 4p manual

R$ 40.900

R$ 42.700

R$ 45.813

1.0 Tsi move up 12v flex 4p manual

R$ 40.720

R$ 43.325

R$ 44.050

1.6 Msi total flex connect 4p manual

R$ 45.567

R$ 50.972

1.6 Msi total flex xtreme 4p manual

R$ 52.963

R$ 56.990

R$ 39.581

R$ 42.945

R$ 43.334

1.0 12V mpi totalflex city 4p manual

R$ 35.724

R$ 39.345

1.0 12V mpi totalflex track 4p manual

R$ 38.000

1.0 12V mpi totalflex 4p manual

R$ 36.144

1.6 Msi totalflex comfortline 4p manual

R$ 42.088

1.6 Msi totalflex highline 4p manual

R$ 45.900

1.6 Msi totalflex trendline 4p manual

R$ 37.899

1.0 Tsi comfortline 12v total 4p manual

R$ 68.945

1.4 Tsi highline 16v total 4p tiptronic

R$ 95.074

1.4 Tsi variant comfortline 4p tiptronic

R$ 82.000 R$ 86.900

R$ 52.000

1.0 200 Tsi comfortline automático

R$ 73.466

R$ 73.900

1.0 200 Tsi highline automático

R$ 24.381

R$ 86.150

1.6 Msi total flex manual

R$ 62.600

R$ 66.098

R$ 43.348

1.0 12V mpi trendline 4p manual

R$ 37.400

R$ 41.158

R$ 38.208

1.6 Msi totalflex 4p manual

R$ 56.660

R$ 56.563

1.6 Msi comfortline 4p i-motion

R$ 44.900

R$ 41.990

R$ 53.786

1.6 Msi totalflex comfortline 4p manual

R$ 44.285

R$ 48.252

1.6 Msi totalflex trendline 4p manual

R$ 40.870

R$ 41.904

S60

2.0 T4 momentum gas 4p automático

R$ 119.900

V40

2.0 T4 kinetic gas 4p automático

Volvo R$ 39.847

2.0 T4 momentum gas 4p automático XC40

R$ 109.450 R$ 129.500

1.4 16V tsi comfortline gas 4p tiptronic R$ 75.598

R$ 49.900

R$ 45.990

R$ 42.000

R$ 52.090

1.0 Tsi pepper 12v flex 4p manual

R$ 41.657

1.6 Msi totalflex 4p manual

Voyage

R$ 53.691 R$ 42.900

1.0 12V mpi comfortline 4p manual

1.6 16V msi totalflex 4p automático

2.0 Tsi gti 16v turbo gas 4p automático

Virtus

R$ 47.445

1.0 12V mpi totalflex 4p manual

Jetta

R$ 56.990

R$ 102.158 R$ 125.890 R$ 145.900

1.6 Msi trendline 8v flex 4p manual

Golf

R$ 74.945

2.0 Highline 4x4 cd 16v 4p automático

1.6 Msi run 8v flex 4p manual

Gol

R$ 64.873

2.0 Trendline 4x4 cd 4p automático 3.0 V6 tdi diesel highline automático Crossfox

2019 R$ 55.890 R$ 63.048

R$ 56.120

1.6 Cross ce 16v flex 2p manual

Cross up

2018 R$ 50.148

1.6 Msi total flex automático Saveiro

VW Amarok

2017

1.0 Mpi total flex manual

R$ 114.950 R$ 112.990

R$ 174.117

2.0 T5 gas momentum awd geartronic R$ 101.323

XC60

R$ 134.950

2.0 T4 gas geartronic

R$ 193.925 R$ 199.950

2.0 D5 momentum awd geartronic

R$ 275.950

1.4 16V tsi trendline gas 4p manual

R$ 68.767

2.0 T5 gas inscription awd geartronic

1.4 16V tsi trendline gas 4p tiptronic

R$ 67.526

2.0 T5 gas momentum awd geartronic

R$ 216.990

2.0 Tsi highline 211cv gas 4p tiptronic

R$ 81.946

2.0 T5 gas r-design awd geartronic

R$ 249.900

R$ 99.500

Passat

2.0 16V tsi bluemotion gas 4p dsg

R$ 153.254

XC90

Polo

1.0 200 Tsi comfortline automático

R$ 63.720

R$ 73.498

2.0 D5 diesel momentum geartronic

1.0 200 Tsi highline automático

R$ 70.960

R$ 80.418

2.0 T6 gas momentum awd geartronic

R$ 278.950

2.0 D5 diesel inscription geartronic

R$ 355.000 R$ 300.000 R$ 299.950

PERNAMBUCO

74 - Auto Revista Pernambuco


Profile for editoranucleo

AutorevistaPe 58  

AutorevistaPe 58  

Advertisement