Page 1

O N E ER K P D UC INE CA TR AZ AG

M

Ano 10 - nº 56

NSI

NÚCLEO DE SERVIÇOS INTEGRADOS

HONDA CIVIC 2020 MAIS CONFORTO E TECNOLOGIA

• Nesta edição, mais um Caderno Sincopeças PE • Veículos de 7 lugares: veja os preferidos do mercado • Conheça ônibus elétricos que começam a rodar no Brasil TABELA DE SEMINOVOS


EDITORIAL

Auto Revista Pernambuco

autorevista_pe

Autonor 2019 A união faz a força. Esse ditado, tão antigo mas ainda tão válido, pode ser usado, mais uma vez, para ilustrar a consolidação da parceria entre Auto Revista Pernambuco e a Autonor 2019 para a publicação do catálogo da feira. Nesta edição, os participantes do evento podem encontrar todas as informações que precisam: mapa com nomes dos expositores e localização dos seus estandes, listagem dos itens de cada um, programação de palestras e várias informações adicionais em outras seções da revista. Além disso, refletindo a grande diversidade do setor automotivo, Auto Revista Pernambuco traz matérias sobre vários assuntos diferentes, dando aos leitores um panorama que envolve serviços, lançamentos, curiosidades e temas atuais abordados pelos colunistas. Entre os destaques, a nova edição do Honda Civic, que ganhou uma versão de entrada mais em conta e informações sobre os veículos com sete lugares mais procurados pelos consumidores. Também temos uma matéria sobre os ônibus eletricos, veículos que, por estarem inseridos em um segmento com forte apoio governamental, podem chegar com força às nossas ruas até antes dos carros elétricos. Boa leitura! O Editor

EXPEDIENTE

18

HONDA CIVIC 2020 Veículo ganhou algumas mudanças no design e nova versão de entrada

22

VEÍCULOS DE 7 LUGARES O forte deles é espaço. Veja os modelos preferidos dos consumidores

CADERNO SINCOPEÇAS PE Confira as novidades, eventos e realizações do setor de autopeças

34 ONIBUS ELÉTRICOS Saiba mais sobre esses veículos, que podem substituir os modelos a diesel

TABELA

PERNAMBUCO

PREÇOS SEMINOVOS

44 TABELA WEBMOTORS Veja a cotação regional dos modelos mais procurados pelos consumidores

48

Diretor: Ariel Ricciardi Editor e jornalista responsável: Silvio Mauro Diagramação: Marcos Aurelio Colaboradores - Textos: Alexandre Costa, Izabel Bnadeira, Claúdio Araújo, ArnóbioTomaz e Flávio Portela. Impressão/Halley S/A Gráfica e Editora Contato para anunciar na AUTO REVISTA PERNAMBUCO: (85) 3038.5775 ou através do e-mail autorevistape@gmail.com Fale com a gente, envie e-mail, fotos, notícias para a redação. A sua opinião é fundamental para a melhoria de nosso produto. A revista AUTO REVISTA PERNAMBUCO é uma publicação bimestral da Editora Núcleo de Serviços Integrados Ltda. As opiniões dos artigos assinados não representam necessariamente as adotadas pela revista. Não é permitida a reprodução parcial ou total dos textos.


Conta-giros ZF apresenta airbag lateral externo As colisões de impacto lateral estão entre os tipos mais perigosos de acidentes de trânsito, contabilizando cerca de 700 fatalidades por ano e aproximadamente um terço de todas as mortes de ocupantes nas estradas alemãs. Com base em dados estatísticos como esse, a ZF desenvolveu um novo protótipo de sistema de segurança pré-colisão com um airbag lateral externo que pode ser acionado em milissegundos antes de uma colisão. Trata-se de uma tecnologia que proporciona uma zona de deformação lateral adicional no veículo e pode reduzir a gravidade das lesões dos ocupantes em até 40%.

Meritor mostra sua força na Autonor 2019 A Meritor, fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais, marca presença na Autonor 2019. Em seu estande, a empresa destaca a recémlançada linha de amortecedores Premium, indicada para eixos dianteiros e traseiros. Os produtos foram desenvolvidos para um nicho específico de aplicações e complementam a gama de peças da empresa. Além desta linha, foram incluídas para exposição as caixas de diferenciais, mancal central, rolamentos, cruzetas, coroa e pinhão e kits de manutenção de eixos diferenciais.

Fórmula SAE Brasil 2019 tem participação de equipes pernambucanas Os estudantes das equipes Capibarib-E Racing (Universidade Federal de Pernambuco) e EVolt Racing (Universidade Federal Rural de Pernambuco) preparam seus carros para a Competição Fórmula SAE Brasil, que será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP) de 28 de novembro a 1º de dezembro. Organizados em 70 equipes, universitários da competição representam 53 instituições de ensino brasileiras. Os carros são projetados e construídos pelos estudantes, que são responsáveis ainda pela viabilidade econômica do projeto, sob a supervisão de professores. As equipes que obtiverem as melhores pontuações poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos em 2020 pela SAE International.

Recorde mundial com pastilhas TMD Friction Rainer Zietlow, motorista de longas distâncias, conseguiu um novo recorde mundial. Ele necessitou de apenas 10 dias e 19 horas para dirigir a rota de 22.500 km na Panamericana, a maior rede rodoviária do mundo. Ao fazê-lo, o piloto quebrou o seu próprio recorde mundial desde 2011. Durante o percurso, Rainer baseou-se nas pastilhas de freios da Textar, que resistiram às tensões da viagem e levaram toda a equipe até o final.

4 - Auto Revista Pernambuco


Parceria no aftermarket A Mobensani, fabricante de peças de metal-borracha para suspensão, câmbio e motor, uniu-se à alemã Getoflex para ter a exclusividade na comercialização dos produtos desta última marca na América do Sul. A parceria tem como objetivo gerar e ampliar os negócios das duas empresas para o mercado de reposição, abrangendo todo o segmento automotivo com a estrutura de um único fornecedor. As peças continuarão sendo fabricadas na unidade da Getoflex, localizada em Taubaté (SP). Já a embalagem e a comercialização serão realizadas pela Mobensani.

Claro fornece tecnologia para Chevrolet Cruzer com Wi-Fi O novo Chevrolet Cruze, primeiro carro conectado do mercado brasileiro, oferece o “Wi-Fi Powered by Claro”. Com a tecnologia será possível navegar na rede de internet móvel 4.5G da operadora, utilizando uma solução já embarcada no próprio veículo. A novidade permite que os passageiros conectem smartphones, tablets e outros aparelhos ao Wi-Fi do carro, permanentemente conectado à rede da Claro. O módulo automotivo possui um e-SIM (chip virtual) que possibilita acessar os serviços móveis, enviar informações de telemetria para a montadora e emitir o sinal de Wi-Fi para o carro.


Conta-giros Dayco lança linha de correias A Dayco, fornecedora de produtos para motores e sistemas de transmissão para as montadoras de automóveis, é uma das empresas pioneiras no conceito de correia em óleo (Belt in Oil - BIO). A tecnologia permite que uma correia de transmissão funcione dentro dos limites do motor. A Dayco oferecerá correias Belt In Oil para os veículos Ford Ka e Fiesta 1.0 12V, Peugeot 208 e Citroen C3 1.2 Puretech 12V e Volkswagen Amarok 2.0 TDI.

Kzulo Propaganda: time reforçado A Kzulo Propaganda anunciou a mais nova integrante de seu time: Simone Minhoto, que esteve por 11 anos e meio à frente do marketing da Tecfil, fabricante de filtros, promovendo a marca e dirigindo diversas ações de incentivo e comunicação. A Kzulo prestou serviços a Tecfil durante 4 anos e meio e, através de ações conjuntas de planejamento e comunicação, a empresa passou a ser Top of Mind em diversas pesquisas do setor realizadas com mecânicos e o público especializado. Para Adriano Ferreira e Diego Francisco, sócios da Kzulo, a expansão dessa sociedade irá intensificar a atuação da agência no segmento de aftermarket e contribuir para a expansão de diversas inovações digitais para esse setor.

Nova campanha publicitária da Hipper Freios A Hipper Freios lançou campanha publicitária com destaque para sua tecnologia Niobium Steel. A inovação traz na composição o Nióbio, um elemento químico utilizado para fortalecer ligas de aço de produtos que exigem alta performance, trazendo maior resistência, vida útil prolongada e menor aquecimento aos discos de freio. A temática da campanha usa personagens que começam com vendedores e mecânicos e terminam em astronautas e extraterrestres. As peças criativas usam do bom humor sem esquecer do grande diferencial de mercado da marca. Conheça a campanha completa na página www.hipperfreios.com.br/niobio.

Vistoria das velas aquecedoras As velas aquecedoras devem ser vistoriadas sempre que for feita a manutenção preventiva do veículo. Para saber quando trocá-las, a Wega recomenda que seja sempre verificado o capítulo de manutenção do manual do proprietário do veículo ou do motor, mas geralmente essa troca deve ocorrer aproximadamente aos 120 mil km rodados, dependendo do uso severo do veículo.

6 - Auto Revista Pernambuco


Conta-giros Tecfil faz maior lançamento de filtros da sua história A Tecfil, fabricante de filtros automotivos, irá lançar mais de 250 novos tipos de filtros no mercado brasileiro entre agosto e setembro. A ampliação visa atender todos os segmentos de veículos – automóveis, ônibus, caminhões e equipamentos agrícolas -, e dar cobertura às demandas doss clientes, que incluem desde montadoras e repositores até consumidores finais. “Este é um dos maiores lançamentos de filtros de todos os tempos no mercado brasileiro. Será uma onda intensa e consecutiva de lançamento de novos produtos”, afirma Flávio Montanari Boni, diretor industrial da Tecfil.

Mercado de usados estável no 1º semestre As transações de veículos usados, considerando todos os segmentos somados, apresentaram leve alta, de 0,72%, no fechamento do primeiro semestre, ante igual intervalo de 2018, somando 6.828.223 unidades. Contudo, as transferências realizadas em junho, que totalizaram 1.068.013 unidades, representam queda de 16,31% ante junho do ano passado, e estão 4,23% abaixo das vendas de maio. Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, embora o crédito esteja disponível, “o consumidor está muito cauteloso para contrair dívidas, aguardando a melhora na economia”.

LÍDER MUNDIAL EM CABEÇOTES PARA MOTORES DIESEL E GASOLINA (11) 98108 6785

www.amc.es

amc.brasil@amc.es


Arteb é fornecedora para modelos 2020 da Ford A Arteb, que completou 85 anos de atuação no mercado e figura como uma das mais importantes indústrias em sistemas de iluminação para o setor automotivo no mundo, fornece faróis e lanternas do EcoSport Frestyle 2020, lanternas traseiras da Ranger 2020 e pisca-pisca do retrovisor, faróis e lanternas da família Ford Ka e Ka+ 2020.

Sampel permite criar listas de produtos Ao usar o Catálogo Online Sampel, o usuário pode criar diversas listas de produtos de forma rápida e simples. Esse processo pode se tornar ainda mais interessante se ele segmentar sua lista de produtos: Carro, Categoria ou Aplicação. Para saber como criálas, vá ao endereço https://www.buscanarede.com.br/ sampel/#!/home/, selecione no Menu lateral a opção “Minhas Listas”, encontre o produto que você quer adicionar à playlist e, abaixo do vídeo, clique em Salvar.


Conta-giros Nakata lança série de vídeos no YouTube A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição, apresenta uma nova série de vídeos em seu canal no YouTube www. youtube.com/componentesnakata - o Feras da Oficina Nakata. Na primeira dica da série, o tema abordado foi “pré-assentamento das pastilhas” de freio, assunto relatado por Fernando Neves, da Auto Mecânica Neves (localizada em Mauá-SP), primeiro mecânico premiado pela promoção Feras da Oficina Nakata. Para saber mais sobre estas e outras dicas de manutenção, basta se inscrever no canal www.youtube.com/componentesnakata e ativar as notificações.

Schaeffler registra mais de 2 mil patentes por ano Com 20 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento no mundo, a Schaeffler está ampliando os investimentos em novas tecnologias voltadas principalmente para aumento da eficiência energética e redução de emissões, sistemas para veículos híbridos e elétricos, micro-veículos, Indústria 4.0 e digitalização de produtos e serviços. A empresa de tecnologia é responsável pelo registro de mais de 2 mil patentes ao ano – em 2018 foram 2.400. Hoje, ela detém 26.643 patentes ativas no mundo e ocupa a segunda posição como empresa mais inovadora da Alemanha – país considerado como referencial tecnológico da Europa.


Pysko está de casa nova Com o objetivo de atender cada vez melhor os clientes, a Pysko, empresa especializada em kits automotivos, concretizou mais uma importante etapa do seu plano de crescimento: o novo endereço de sua unidade em São Paulo. A loja fica na rua Amélia Lago, n° 118, Ponte Grande, Guarulhos (SP).

Cofap reforça importância da suspensão Responsável por garantir a estabilidade do veículo, absorvendo os impactos do solo e reduzindo solavancos e vibrações para a cabine, o sistema de suspensão é de extrema importância para a segurança de motorista e passageiros. Por isso, rodar com o conjunto em mau estado pode colocar a segurança dos ocupantes do carro em risco, além de comprometer o conforto. O alerta é da Cofap, fabricante de suspensão automotiva e fornecedora das principais montadoras do País há mais de 60 anos.


Palestras

Arena do Conhecimento chega à Autonor 2019

P

ara levar novas experiências e estar mais próximo dos mecânicos e balconistas, as empresas Hipper Freios, Tecfil, Riosulense e Bastos Juntas, chegam na Autonor 2019 com a Arena do Conhecimento. Nomes de peso como o embaixador do projeto Doutor Carro e também os convidados: Scopino, Alexandre Alpha, Cristiano Rei dos Carros, Diego Riquero, Ishi Ar Condicionado e César Urnhani (apresentador e piloto de testes), vão participar da Arena para compartilhar um pouco da experiência que adquiriram ao longo dos anos em suas profissões. A Arena do Conhecimento é um projeto que iniciou na Automec 2019 e devido ao grande sucesso de público, as marcas decidiram por

levar essa experiência Brasil a fora. Além das palestras, concursos culturais com distribuição de caixas de ferramentas entre os visitantes e atendimento das marcas também devem ser realizados no stand nº 21 que vai estar localizado próximo a entrada do evento. A Autonor 2019 acontece entre os dias 11 a 14 de setembro em Olinda – PE, região metropolitana de Recife, no Centro de Convenção de Pernambuco. Convidamos você para vivenciar essa experiência. Confira a programação completa dos palestrantes que estarão interagindo.

12 - Auto Revista Pernambuco


A Auto Revista Pernambuco abre espaço e convida as empresas do setor de autopeças e serviços para mostrarem suas iniciativas e projetos de áreas como saúde, educação, formação profissional e quaisquer outras que possam melhorar a vida de comunidades no Brasil.

Arteb promove campanha que incentiva prática sustentável Em sua matriz de São Bernardo do Campo, a Arteb, promove ações sociais, ajudando várias instituições de caridade da região com campanhas de agasalho e doação de produtos de higiene e limpeza, dependendo da necessidade da cada entidade atendida. A fábrica lançou, também, uma ação em parceria com a ECO ABC que conscientiza os colaboradores a recolherem óleo de cozinha usado de suas casas e trazerem o resíduo para a coleta seletiva na fábrica. Em troca, os funcionários ganham sabão produzido pela empresa que recolhe o material. A gerente executiva de recursos humanos da Arteb, Rosana Pepece, completa: “As pessoas são solidárias mas não sabem como fazer, então quando você as convida a participar de um projeto deste, desperta o lado humano, motiva e melhora o clima organizacional.”.

Projeto de incentivo à cultura O Grupo Real possui um projeto chamado “Rede Cultural Real” em que oferece gratuitamente às crianças carentes de Uberlândia (MG) oficinas de circo, dança, percussão, coral, artes, musicalização, flauta e balé de rua. Além disso, o projeto promove a realização de apresentações culturais em escolas públicas da cidade. A empresa ainda patrocina o paratleta Gustavo Carneiro, campeão em 2018 da Copa das Confederações de tênis e do Torneio Internacional da ITF (Internacional Tennis Federation) que tem como foco participar dos Jogos Paralímpicos de 2020. Assim, a empresa realiza melhorias pontuais mas significativas para a saúde e o bem-estar da população.

Cummins Brasil promove projeto social com foco no empoderamento de ONGs A ação ‘Fortalecimento de ONGs’ foi desenvolvida com o objetivo de reforçar o conhecimento dos profissionais que atuam diariamente nas ONGs selecionadas; das 12, uma é sediada em São Paulo (SP) e as demais em Guarulhos (SP), onde está localizada a unidade fabril da empresa. Por meio da gerência de área de Responsabilidade Corporativa, a empresa utilizou ferramentas para avaliação das entidades selecionadas abordando cinco dimensões: Comunicação, Liderança, Beneficiário, Estratégia e Planos e Sociedade e Redes. “Com esta análise, pudemos entender os pontos a serem melhorados e desenvolver treinamentos. Nossos esforços foram dedicados a melhorar a utilização dos recursos para fortalecer os trabalhos e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados”, diz Priscilla Torres, analista de Projetos Sociais da Cummins. No total, foram quatro dias de treinamento (32 horas), além de 40 colaboradores voluntários da Cummins engajados que dedicaram cerca de 200 horas de voluntariado no projeto, impactando mais de 500 pessoas.

14 - Auto Revista Pernambuco


Lançamento

Honda Civic 2020 Principal novidade é a nova versão de entrada LX. Modelo ganhou mudanças pontuais no design e mais itens de conforto e tecnologia em toda a linha

O

Honda Civic 2020, décima edição do modelo, chegou com algumas mudanças no design e ganhou mais uma versão: a LX, de entrada, com preço um pouco abaixo de R$ 100 mil. De acordo com a fabricante, a nova opção “oferece toda a segurança, qualidade construtiva, dinâmica e conforto da família Civic com atraente relação custo-benefício para o consumidor”. Todas as versões têm, entre os itens de série, ar condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão ECON de modo de condução econômico, vidros elétricos com função “um toque” para subida/descida, sistema de áudio com tela touchscreen e comandos no volante, câmera de ré, rodas de liga leve de 17 polegadas e câmbio CVT. Além dos itens já citados, uma das novidades de série do modelo é o sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) em toda a linha. Passando para mudanças específicas, a versão Sport passou a ter acendimento automático dos faróis e sistema multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. Já a versão EX incorpora ainda sistema de áudio com oito alto-falantes, bancos em couro

18 - Auto Revista Pernambuco

e retrovisor interno fotocrômico. O modelo EXL incorpora todos os itens anteriores e oferece novas tecnologias, como sensor de chuva e o sistema Smart Key - que elimina a necessidade da chave para a abertura e partida do veículo. Ela pode ser feita por meio do botão Push Start. Outra novidade da versão EXL – e que também passa a ser oferecida na versão Touring – é a adição de saídas do ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro. Essa novidade é combinada ao sistema de ar condicionado dual-zone, presente nestas duas versões. Por fim, a versão Touring tem como adicionais sistema Premium Audio com 452 watts de potência e 10 alto falantes (incluindo alto falante central e subwoofer), recarga de celulares sem fio no console central (por indução) e assento elétrico do motorista com ajuste lombar. A linha 2020 do Civic recebeu mudanças pontuais na aparência. Na dianteira, novo para-choque com design mais horizontal. As versões LX, EX, EXL e Touring trazem grade frontal e molduras laterais do para-choque com acabamento cromado e rodas de liga leve de dez raios de 17 polegadas, com acabamento em grafite brilhante. Na traseira, todas as versões receberam aca-

bamento cromado na parte inferior do para-choque. Os modelos EXL e Touring trazem ainda as colunas de portas em preto brilhante. A versão Sport, por sua vez, tem acabamentos frontais e retrovisores em preto brilhante e um aerofólio na tampa traseira. As rodas de liga leve de cinco raios, com acabamento diamantado escurecido finalizam o estilo externo do modelo. Internamente, o porta-malas traz capacidade de até 525 litros (LX e Sport,


519 litros nas versões EX e EXL e 517 litros na Touring). O console central possui 7,2 litros de capacidade, permitindo o alojamento de tablets ou de garrafas de água grandes. Todas as versões trazem airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado

em frenagem Agile Handling Assist (AHA), luz de frenagem de emergência (pisca de forma intermitente em frenagens emergenciais), além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED. O Civic oferece dois conjuntos motrizes. A motorização 2.0 i-VTEC FlexOne, com 155 cv a 6.300 rpm e

19.5 kgfm a 4.800 rpm no etanol – disponível nas versões LX, EX, EXL e Sport – é acoplada à transmissão continuamente variável (CVT). A transmissão traz a opção de sete marchas simuladas que podem ser trocadas por borboletas atrás do volante nas versões Sport, EX e EXL. O motor 1.5 de quatro cilindros, que equipa a versão Touring, traz turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura de válvulas (VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. Este propulsor também é acoplado a um câmbio CVT.

Preços sugeridos LX R$ 97.900,00 Sport R$ 104.100,00 EX R$ 107.600,00 EXL R$ 112.600,00 Touring R$ 134.900,00

Auto Revista Pernambuco -

19


Recursos Humanos Izabel Bandeira Psicóloga e coach izabelband@hotmail.com

O que te move? Para muitos, essa pergunta parece fácil de responder. Para outros, pode ser necessário um tempo para compreender…

O

que nos faz entrar em movimento diário na vida? Responda algumas perguntas somente para você. Quando chega o domingo à tarde, qual sentimento permeia seu coração quando lembra que na segunda vai voltar ao trabalho? O que sente quando finaliza as atividades do dia e chega a hora de voltar para sua família? Chegou a hora de exercitar-se, qual o seu sentimento por ter que ir praticar a atividade física que está fazendo atualmente? Momento de encarar a faculdade ou aquele curso que resolveu fazer,

20 - Auto Revista Pernambuco

qual o seu sentimento? E assim se passa o dia com algumas atribuições necessárias para o movimento da vida. Então, agora fica mais fácil você responder de forma consciente: o que lhe move? Seus sonhos, sua fé, sua família, sua profissão, sua saúde, etc. Enfim, esse movimento deve vir do coração, onde o amor pelo que está fazendo seja mais importante do que a obrigação. Isso podemos chamar de propósito. Sei que algumas escolhas são feitas pelas necessidades e não pela vontade, mas temos que nos movimentar a partir

de nossas escolhas com o brilho no olhar, com a emoção. Sentir e fazer devem andar de mãos dadas com o propósito da realização pessoal, e assim você poderá desfrutar da satisfação e da alegria que vêm da realização das escolhas conscientes. Você é o único responsável pelo seu movimento e, muitas vezes, ele se torna lento ou até mesmo estagnado exatamente porque essas escolhas não fazem nenhum sentido para você. Pode ter sido uma escolha feita por outros ou uma escolha feita em algum momento e que hoje não faz mais sentido e, por isso, você vai ficando paralisado na zona de conforto ou na de lamentações, sentindo-se vítima do destino. Chegou a hora de acordar e se dedicar totalmente ao seu movimento de vida profissional, espiritual, saúde, afetivo, de capacitações, enfim, em todas as áreas. Porque você é o protagonista e deve fazer seu movimento sempre de forma enamorada, isto é, sempre com muita paixão e com foco nas suas metas. Viva, escreva seu livro da vida de forma consciente e seja feliz sempre. “O coração que está em paz vê uma festa em todas as aldeias” (provérbio hindu). Até a próxima!


Espaรงo interno

Carros de nicho Empresa de anรกlises do mercado automotivo fez um levantamento das buscas pelos modelos de sete lugares e, dentre eles, os preferidos pelos consumidores da categoria

22 - Auto Revista Pernambuco


Mitsubishi Pajero

Chevrolet Spin

Chevrolet TrailBlazer

Toyota SW4

Dodge Journey

E

mbora cada vez mais raras, as famílias grandes, no Brasil, ainda existem. E elas têm dificuldade, principalmente em viagens, para usar a esmagadora maioria dos veículos do mercado nacional. Além de projetados com cinco lugares, em grande parte das opções eles transportam com conforto apenas quatro passageiros. Por isso, o mercado automotivo passou a disponibilizar opções de 7 assentos. Para estudar o mercado de consumidores interessados em adquirir um veículo de 7 lugares, a KBB Brasil, empresa especializada em pesquisas de mercado e precificação de carros novos e usados, analisou o comportamento de mais de um milhão de visitantes únicos mensais de seu site e identificou que 1,46% das buscas são direcionadas a esse nicho. Os resultados são baseados apenas nos modelos que vêm com 7 lugares de série, desconsiderando aqueles que possuem o assento como item opcional. De acordo com o levantamento da empresa, apenas cinco veículos respondem por mais de 70% das buscas: Mitsubishi Pajero, Chevrolet Spin, Chevrolet TrailBlazer, Toyota SW4 e Dodge Journey, respectivamente. Nesse escopo, o grande destaque ficou por conta da Mitsubishi Pajero, que registrou o índice de 36,85% de interesse. Em seguida, veio o Chevrolet Spin - mas que apresentou uma taxa de 16,99%, menos da metade da registrada pela Pajero. Veja tabela com os 21 modelos mais buscados: MARCA

MODELO

Mitsubishi Chevrolet Chevrolet Toyota Dodge Mitsubishi Mitsubishi Hyundai Volkswagen Land Rover Kia Volvo Fiat Peugeot Citroen Mercedes JAC Lifan Land River Audi JAC

Pajero Spin TrailBlazer SW4 Journey Outlander Pajero Dakar Santa Fé Tiguan Allspace Discovery Sorento XC90 Doblo 5008 Grand C4 Picasso Classe GLS T8 X80 Discovery Sport Q7 T80

ÍNDICE DE PROCURA 36,85% 16,99% 7,77% 6,06% 4,36% 4,35% 3,55% 3,29% 3,17% 2,82% 2,44% 1,88% 1,72% 1,04% 0,97% 0,91% 0,78% 0,63% 0,19% 0,16% 0,08%

Auto Revista Pernambuco -

23


Na análise, a KBB Brasil também comparou nove modelos/versões de veículos que possuem, necessariamente, versões com 5 e 7 lugares para compreender qual deles apresenta maior ou menor taxa de desvalorização ao longo dos anos de uso. Dos modelos que aparecem no levantamento, 7 deles apresentam menor índice de desvalorização nas versões com 5 lugares.

VERSÃO DE 7 LUGARES

Os dois restantes, cujas versões com 7 lugares desvalorizam menos que as com 5, são o Toyota SW4 SRX 2.8 e a Mitsubishi Pajero Full HPE 3.8. O SW4, ao longo dos anos, apresenta taxa de desvalorização de 5,06% - isso representa 0,29% ponto percentual a menos do que a versão de 5 lugares. As versões do SW4 também são as que menos perdem valor ao longo do tempo. Já a Pajero de 7 lugares apresentou taxa de -11,29%, finalizando com 0,35 ponto percentual a menos de desvalorização, quando comparada com a versão de 5 lugares. Diante dessas informações, segundo a KBB Brasil, é possível concluir que a maioria das opções de veículos de 7 lugares se desvalorizam mais que seus semelhantes de 5 lugares ou, na melhor das hipóteses, conseguem manter um empate técnico. Para saber mais sobre a desvalorização comparada de modelos entre 5 e 7 lugares, confira a tabela abaixo, com cada veículo ao lado de seu correspondente em termos de quantidade de lugares:

VERSÃO 5 LUGARES

Marca/Modelo

Taxa de desvalorização

Marca/Modelo

Taxa de desvalorização

Mitsubishi Pajero 3.2 TD Full HPE Auto

-7,62%

Mitsubishi PAJERO FULL HPE 4X4 AT 3.2 TB-IC

-7,60%

Mitsubishi Pajero 3.2 TD Full HPE Auto

-10,92%

Mitsubishi PAJERO FULL HPE 4WD 3.2 TB-IC AT

-10,16%

Mitsubishi Pajero Dakar 3.2 DI-D HPE Auto 4WD

-12,76%

Mitsubishi Pajero Dakar PAJERO DAKAR 4X4 AT 3.2 TB-IC

-8,05%

Mitsubishi Pajero 3.8 V6 Full HPE Auto 4WD

-11,29%

Mitsubishi Pajero PAJERO FULL HPE 4WD 3.8 V6 AT

-11,64%

Hyunday Santa Fé 3.3L V6 GSL Auto 4x4 7L

-11,83%

Hyunday Santa Fé SANTA FÉ GLS 4WD AT 3.3 V6

-8,74%

Audi Q7 3.0 TFSI Ambition Tip. Quattro 17/17

-20,65%

Audi Q7 Q7 AMBITION 3.0 V6 TDI-QUATTO TIP

-11,06%

Toyota SW4 2.7 SR 7L Auto 17/17 4x2 Toyota SW4 2.8 TDI SRX 7L Auto 4x4 Fiat Doblo 1.8 Essence 7 Lugares 17/17

24 - Auto Revista Pernambuco

-7,56% -5,06% -15,46%

Toyota SW4 SR 4X2 2.7 16V 5LUG AT6 FLEX Toyota SW4 SR 4X4 2.8 TB 5LUG AT Fiat DOBLO ESSENCE 1.8 16V FLEX 5L

-5,31% -5,35% -10,48%


Novo Mercado Alexandre Costa Cconsultor especializado em inovação para o setor automotivo, palestrante e diretor da Alpha Consultoria alpha@alphaconsultoria.net

MAS AFINAL, O QUE LHE TROUXE À AUTONOR? Com esse texto, instigo você a descobrir o verdadeiro motivo que lhe levou a esse importante evento

E

u bem me lembro que na última edição da Autonor, em 2017, aqui mesmo na revista, publiquei um artigo onde afirmava que a Autonor não era apenas uma feira, era muito mais do que isso. Nesse texto eu posicionava o evento muito além do seu conceito de exposição de produtos ou simples encontro entre fornecedores e clientes. Não, a Autonor, conforme comentava no texto, era muito mais que isso. Passado dois anos e dado o grande número de pessoas atingidas

26 - Auto Revista Pernambuco

por aquele artigo, trago agora uma provocação. Meu objetivo no texto de hoje é lhe provocar a descobrir a real motivação que lhe faz deixar o trabalho e seguir rumo à Autonor. Assim, pretendo fazer com que você entenda que há algo de muito forte por trás disso. O interessante desse artigo é que ele assume três linhas de tempo possíveis, afinal, você pode ler esse artigo antes da feira ou até mesmo depois. O ideal seria poder ler esse artigo durante os quatro dias

do evento. Se possível, dentro da própria feira. De toda forma, o momento que você vai ler esse texto pouco mudará sua mensagem final, mas com certeza trará impactos distintos. Por isso, meu amigo, lhe desafio a ler, e reler, nesses três momentos. Mas retornando ao ponto focal desse texto, reflita sobre seus interesses em visitar a feira. É certo que gostos e preferências pessoais influenciam na decisão, mas não é disso que estou à procura. Quero


puxar em você um motivo muito mais abrangente, fazer você pensar além de suas expectativas. Para isso, considere que visitar eventos como esse por conta das novidades relacionadas aos novos produtos expostos é apenas um hábito, e não uma motivação. E nem mesmo os descontos promocionais praticados durante o evento são os grandes impulsores para sua visita a feira. Eles são, na verdade, facilidades que um evento assim proporciona. Se você pensar um pouco mais verá que há sim um propósito para você ir a Autonor. Olhe ao redor e não considere apenas os mais de 40 mil visitantes que circulam no evento. Leve também em consideração os mais de 700 expositores que investem não apenas tempo e recurso financeiros, mas bastante energia para estarem ali presentes. E já deixo uma pista aqui sobre o que pretendo falar. É algo em comum entre visitantes e expositores. Ainda não está claro? Bem, vou lhe ajudar, falando um pouco por mim. Há quatro edições que vou à Autonor para compartilhar conhecimento. E nesse ano isso não seria diferente. Mas não qualquer conhecimento. Não mesmo! O conhecimento que entrego na Feira é

sempre o mais atual e inovador que consigo produzir. Meu propósito em todas minhas participações sempre foi apontar para onde vai o setor e poder contribuir com os profissionais de modo que eles possam estar preparados para novos desafios que virão. É algo que transcende o aspecto puramente profissional. É missão, mesmo! E olha que nessa edição não estarei em apenas um stand, mas em dois! Mas meu envolvimento com a Autonor não se resume a isso. Além de minha atividade como palestrante durante o evento, faço parte do Comitê Organizador da feira, algo que, particularmente, enche de orgulho a mim e minha empresa. Temos a oportunidade de contribuir com nossa visão de mercado e debater com os demais membros da comissão novas ideias para o evento. Mas aí você pode se perguntar, por que tanta dedicação? Bem, a resposta para essa pergunta é justamente o motivo desse artigo e responde aos demais questionamentos que instiguei até aqui. Por mais curioso que possa parecer, a minha motivação é exatamente a mesma sua! Isso mesmo! O motivo que nos leva a Autonor é exatamente o mesmo! Sem distinção ou diferença.

Isso não se limita apenas a mim e a você como visitante. Envolve também os expositores. E o real motivo que leva a todos nós a estarmos presentes na Autonor é que queremos fazer parte! Sim, quando você tomou a decisão de ir para a feira, você sentiu a necessidade de ser parte desse evento, de dar sua contribuição, sua participação! Isso é motivação. Você optou por não ser apenas coadjuvante, você escolheu ser protagonista! E isso faz toda a diferença! Esse, sem dúvida é o maior valor da Autonor. A feira proporciona que cada um, seja visitante ou expositor entregue sua parte, e são esses esforços que, juntos, consolidaram a Autonor como a mais importante feira do setor de autopeças do Norte e Nordeste! Que essa cultura de “ser par te da Autonor” se perpetue pelos próximos vinte anos! Parabéns, Autonor!!

Auto Revista Pernambuco -

27


Carro dos sonhos

O EXCLUSIVO DO EXCLUSIVO! Imagine produzir uma versão ainda mais restrita de um modelo de luxo que teve apenas 300 unidades produzidas. Foi isso que a Jaguar fez com o seu sedan XE SV Project 8

28 - Auto Revista Pernambuco

A

divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar desenvolveu uma versão mais ainda mais restrita do XE SV Project 8 que torna mais discretas as impressionantes características de carro de corrida do modelo. Trata-se da versão Touring, que tem como principal diferença um novo spoiler traseiro, que substitui a asa aerodinâmica traseira de

carbono ajustável do Project 8, e é complementado por um divisor dianteiro fixo para manter o equilíbrio aerodinâmico. Segundo Jamal Hameedi, diretor de Engenharia, da divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar, “a versão Touring amplia o apelo do Projeto 8 para os entusiastas e colecionadores de carros de alto desempenho que preferem uma


Projeto impressionante

aparência mais discreta, mas que na estrada não têm comprometidas as suas características de modelos voltados para motoristas comuns”. A fábrica ressalta que a modificação não altera as impressionantes características do Project 8 com sem motor 5.0 Supercharged V8. Algumas delas são a aceleração de 0 a 100 km por hora em 3,7 segundos e a velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 300 km por hora. Com apenas 15 unidades disponíveis em todo o planeta, a versão Touring foi resultado de um enorme esforço de Engenharia para que a substituição da asa traseira pelo spoiler fixo não prejudicasse o desempenho do carro. Em modelos de alta performance, qualquer alteração aerodinâmica pode significar grandes diferenças de performance. De acordo com a Jaguar, embora o

potencial máximo de força descendente (pressão de cima para baixo exercida sobre o carro pelos dispositivos aerodinâmicos para mantê-lo no chão) tenha sido reduzido com a mudança, “a estabilidade em altas velocidades permanece completamente assegurada”.

O Project 8 é o modelo mais potente, luxuoso e tecnológico da Jaguar. Para se ter ideia, a produção total foi limitada a apenas 300 carros em todo o mundo, com cada um deles montado à mão em uma unidade da empresa na Inglaterra. Já a versão Touring é uma seleção ainda mais restrita: só 15 unidades estarão disponíveis. O preço do sedan gira em torno de 150 mil libras - em reais, a bagatela de 700 mil reais. Só com o imposto de importação, no Brasil o modelo já passaria a quase R$ 950 mil. O carro tem transmissão de oito marchas com troca (por borboletas) de velocidade em apenas 0,2 segundo, usa suspensão desenvolvida a partir de modelos de corrida e tem sistema de tração integral All Wheel (que alterna automaticamente entre a tração 4x2 e 4x4, dependendo das condições da pista). A sua suspensão ajustável tem duas alturas: uma para a estrada e outra 15 mm mais baixa para as pistas. O motor é um V8 supercharged com bloco de alumínio. Já em relação à carroceria, o capô, o para-choque, os para-lamas e as laterais, são de fibra de carbono. No interior, os assentos podem ser de fibra de carbono em formato de concha (similares aos de modelos de corrida) para uma versão do carro específica para pistas, ou em couro em uma versão mais “urbana” do Project 8. Mesmo neste último caso, a estrutura dos bancos dianteiros é de magnésio, metal mais leve que os usados em bancos de veículos comuns.

Auto Revista Pernambuco -

29


Perspectiva de Mercado Flávio Portela Executivo e palestrante. Formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral-SP flavio.portela@globo.com

Mercado improvável? Esqueça! Estamos decolando Autonor 2019 será uma oportunidade para fazer negócios dentro do clima de esperança de retomada da atividade econômica

I

niciamos o segundo semestre de 2019 com as melhores expectativas. O mercado automotivo está confiante com as sinalizações positivas da economia e os acordos comerciais que o Brasil firmou com a União Europeia - tornando-se com isso, cada vez mais, um dos protagonistas na responsabilidade de fazer o Mercosul decolar através de alianças internacionais. A indústria de veículos novos fechou o primeiro semestre com crescimento de 12%, comparado ao mesmo período de 2018, nas vendas de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus. Foram emplacados 1,3 milhão de veículos, o que deverá proporcionar uma volta das vendas ao patamar de 2,8 milhões até o fim do ano. A Fenabrave destacou o crescimento de 23%, no semestre, das vendas de veículos para locadoras (segmento denominado vendas indiretas), o que também reflete o aquecimento da economia. As maiores montadoras estão otimistas em relação ao novo governo, que constantemente sinaliza, através do presidente e do ministro da Eco-

30 - Auto Revista Pernambuco

nomia, a prioridade no estímulo à competitividade para a indústria brasileira. Os principais CEOs já aprovaram novos ciclos de investimento. O desafio, agora, é recuperar a confiança do consumidor, que também tem se apresentado mais positivo em relação às ações do Governo Federal. As vendas de caminhões e ônibus tiveram grande destaque, crescendo respectivamente, no primeiro semestre, 45% e 71%. O segmento de motos também está recompondo as perdas dos últimos quatro anos. No primeiro semestre tivemos alta de 16% no total de emplacamentos. Foram comercializadas 530 mil motos no período. O otimismo não para. Pela primeira vez na história, o índice da bolsa de valores (Ibovespa) bateu os 100 mil pontos, neste ano. Isso aconteceu duas vezes: a primeira em março e a segunda em junho. Os empregos começam a voltar diante do clima de confiança dos empresários. Somente no mês de junho, 48 mil novos postos de trabalho foram gerados, o maior saldo em seis anos para um mês. No total

acumulado do ano, já são 408 mil novos empregos, melhor resultado dos últimos cinco anos. Em recente pesquisa realizada pela Webmotors, com 5 mil usuários da plataforma, mais de 70% dos consumidores demonstraram interesse em trocar de carro ou comprar um veículo novo ainda neste ano. Para 79% dos consumidores da plataforma que possuem carro próprio, 88% pensam em trocar por um modelo mais novo, mesmo que usado. Esta estatística refletirá diretamente nas vendas de peças do mercado de reposição, que está “pulsando”, e serve de alerta para ficarmos atentos, pois novas oportunidades se apresentam a cada dia em um novo modelo ou um novo formato. Estamos no caminho certo... e é neste clima de recuperação da economia e de forte retomada do setor automotivo que será realizada em Recife, em setembro, a Autonor 2019. Este ano com um toque mais do que especial, pois será a comemoração dos 20 anos do evento, que se tornou um marco para o setor de autopeças.


Clássicos

Arnóbio Tomaz

A picape Chevrolet C-10 Veículo foi, durante longo período, um dos modelos de carga mais usados pelos consumidores brasileiros

32 - Auto Revista Pernambuco


A

C-10 Chevrolet foi lançada em julho de 1958, identificada como 3100 e equipada com motor de 6 cilindros em linha a gasolina de 261 polegadas cúbicas, o mesmo do caminhão Chevrolet Brasil. Ela foi a sucessora da famosa “Marta Rocha”, que recebeu esse apelido por suas formas arredondadas. A primeira mudança de linhas ocorreu em 1964, quando os paralamas se incorporaram à carroceria. Desde então, a denominação mudou para C-14, mas o estilo permaneceu o mesmo até os dias de hoje. Em 1964 foram lançadas as novas picapes em substituição à 3100. Com opções de chassi curto e longo, eram denominadas, respectivamente, C-14 e C-15. Em 1968 a linha é unificada e passa a se chamar C-10, ainda com as duas opções de chassis. A D-10 surge em 1978, juntamente com a C-1000, a versão de uma tonelada da C-10. Em 1979, entra em cena a A-10, com motor a álcool e com as mesmas configurações de acabamento e chassi da C-10. A C-1416 foi lançada juntamente com as novas C-14 e C-15. Era uma picape de cabine dupla e apenas duas portas. Entretanto, a versão mais conhecida é a perua, que em 1970 ganhou o nome de Veraneio, quando a frente foi reestilizada, com uma nova grade frontal e apenas dois faróis. A cabine dupla tinha uma capacidade de carga de 750Kg, e a perua 500Kg, em virtude do câmbio de 3 marchas. Poucas unidades da versão de cabine dupla foram produzidas nessa época. Somente no

início da década de 80, com a moda das picapes de luxo, as cabines duplas tiveram aumento de procura. Em 1978 surgiu a D-10, com o motor diesel Perkins 4.236, de 3,8 litros. Apesar da baixa potência, 77 hp, esse motor possuía 30 kgfm de torque, a apenas 1500 rpm. Pelo fato do diesel ser subsidiado, havia a restrição do seu uso ser permitido apenas em veículos com capacidade superior a 1 tonelada. Nesse ano a GM lançou a C-1000, também com capacidade de 1 tonelada. Esses dois modelos utilizavam o câmbio M-16 de 4 marchas, com diferencial de 3,15:1. E também nesse ano os freios dianteiros passam ser a disco. Em 1981 toda a motorização das picapes e da Veraneio é reformulada. Deixam de existir os motores “Chevrolet Brasil” de 4300cc. Em

seu lugar, entra o 4100 (250 pol3), nas versões a gasolina e a álcool. A denominação C-1000 também deixa de existir. Foi a última alteração mecânica para essa linha. Dados dessa época indicavam que as versões diesel correspondiam a 70% das vendas, seguida pelas versões a álcool (26%) e a gasolina (4%).

Auto Revista Pernambuco -

33


Conta-giros

Truck Amortecedores de cabine para caminhões Scania A Monroe, fabricante de amortecedores, lançou dois produtos para caminhões Scania. São mais de 80 aplicações para modelos de 2008 aos atuais. O amortecedor de cabine tem a função de atuar na estabilidade do veículo, sendo fundamental para a segurança, além do conforto dos ocupantes. “Aplicamos a expertise da Monroe como fornecedora OE de amortecedores de cabine há mais de 30 anos em outros mercados para desenvolver produtos que atendam às necessidades dos caminhões que circulam no Brasil, também no aftermarket, com qualidade e durabilidade”, afirma Péricles Batista, Supervisor de Produtos.

Fras-le e Fremax voltam à pista Com o alto desempenho e a segurança garantidos pelas pastilhas de freio Fras-le e os discos de freio Fremax em todos os veículos, a temporada 2019 da Mercedes-Benz Challenge chegou exatamente à metade no dia 14 de julho. Os produtos de alta tecnologia foram mais decisivos do que nunca no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG).

Novo conjunto de embreagem A ZF desenvolveu o kit de embreagem que vai equipar os novos caminhões semipesados, modelos 9-190 e 11-190 da linha Tector, da Iveco. Trata-se do ZF 362 Push Type, sistema com amortecimento torcional de alta capacidade de absorção de vibrações. O conjunto proporciona mais eficiência ao sistema de embreagem e oferece, também, elevado grau de conforto na dirigibilidade.

38 - Auto Revista Pernambuco

Redução de emissões é destaque da Mercedes-Benz Uma parceria da Mercedes-Benz com o Grupo Heineken e a Dinon Transportes em prol da redução de emissões e sustentabilidade ambiental ganhou o reconhecimento do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB). A ação foi destaque no Guia de Excelência em Sustentabilidade – Boas Práticas para o Transporte de Cargas, lançado no dia 4 de julho último em São Paulo. O foco da parceria foi criar alternativas para reduzir a emissão de CO2, dentro de um processo de logística e distribuição que leve em conta a eficiência do transporte com responsabilidade ambiental, social e econômica.


Competição

A CORRIDA DOS

DA FÓRMULA TRUCK À COPA TRUCK, OS CAMINHÕES CONTINUAM NAS PISTAS DE CORRIDA. NO NORDESTE, AS PROVAS ACONTECERAM ATÉ 2017

Q

uem é nordestino e gosta das excêntricas corridas de caminhões deve lembrar de quando chegou por aqui a Fórmula Truck. Criada em 1996 pelo caminhoneiro Aurélio Batista Félix, ela teve etapas realizadas no Nordeste, sendo que a última em Fortaleza (mais precisamente no Autódromo do Eusébio) aconteceu em 2008. Coinciden-

40 - Auto Revista Pernambuco


temente, esse foi o trágico ano em que Aurélio morreu, vítima de complicações de um infarto. Com a morte do seu idealizador, a Fórmula Truck seguiu sendo tocada por sua família (viúva e filhos) até 2016, quando por problemas como desentendimento com pilotos e crise financeira levaram à criação da Copa Truck, em 2017. Foi também este o último ano em que a região Nordeste teve a visita dos pilotos, com etapas em Fortaleza e em Caruaru (PE). No ano seguinte, as provas só contemplaram as regiões Sul e Sudeste e nas cidades de Rivera, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina. Também em 2019 ficamos de fora. Segundo o calendário disponível no site oficial da competição , as etapas definidas abrangem as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste e a novamente a cidade uruguaia de Rivera.

Auto Revista Pernambuco -

41


Com 23 pilotos e seis marcas de caminhão (Volkswagen-MAN, Mercedes-Benz, Iveco, Volvo, Ford e Scania) na temporada 2019, a Copa Truck tem algumas peculiaridades em relação a campeonatos mais populares como a Fórmula 1, por exemplo. O reabastecimento, por exemplo, diferentemente do que acontece com as competições de automóveis, não é permitido. Além disso, o piloto pode levar ferramentas e fazer reparos no veículo sozinho, caso precise - desde que o caminhão esteja fora da pista e em área segura - e tentar voltar à corrida. Outras informações da prova: na largada, para segurança - imagine a desgraça grande caso esses veículos gigantescos e trambolhudos batessem uns nos outros, como acontece com relativa frequência na Fórmula 1 - a velocidade máxima é de 80 km por hora. E na pista também há radares que limitam a velocidade. Nos pontos eles são colocados, os caminhões não podem passar de 160,9 km por hora. De acordo com o regulamento da Copa Truck, os caminhões usados no esporte devem usar somente cavalos mecânicos produzidos no mercado nacional e por montadoras oficialmente instaladas no Brasil. Cavalo mecânico, vale ressaltar, é o nome que se dá à parte da frente do cami-

42 - Auto Revista Pernambuco

nhão, onde ficam o motor e o motorista. Nele é acoplada a caçamba ou a carroceria, onde é levada a carga. O cavalo mecânico vindo das fábricas, no entanto, é bem diferente do que é usado nas corridas. Tomando como exemplo a Iveco, uma das marcas que participam da prova, o modelo de provas é rebaixado, para ficar a poucos centímetros da pista, baixando o centro de gravidade. Isso dá mais estabilidade ao veículo nas curvas em alta velocidade.Além disso, recursos como aerofólio, spoilers e carenagens são colocados para melhorar a aerodinâmica - que nos caminhões, com a frente imensa e de poucas curvas, não é muito boa. Outra diferença é na potência e preocupação com a robustez do motor.

Nas estradas, a preocupação com componentes que durem muito e mantenham boa potência. Na Copa Truck, a demanda é por muito torque e desempenhos extremos. Em relação ao modelo convencional o caminhão de corrida tem a potência mais que dobrada, chegando a 1.200 cavalos. As mudanças também estão presentes em peças como radiador pistões, comando de válvulas, válvulas e catalisador. E a entrada de ar é a maior possível, para melhorar o rendimento do turbo. Por fim, há mudanças em relação ao peso. O motor é deslocado para trás, para melhorar distribuição entre os eixos. E as peças abaixo do chassi têm o peso reduzido em relação às usadas no caminhão de estrada.

Calendário 2019 da Copa Truck 1ª Etapa (Goiânia/GO)

24/03

2ª Etapa (Campo Grande-MS)

14/04

3ª Etapa (Londrina-PR)

02/06

4ª Etapa (Curvelo/MG)

14/07

5ª Etapa (Santa Cruz Do Sul/RS)

18/08

6ª Etapa (Rivera/Uruguai)

01/09

7ª Etapa (Cascavel/PR)

06/10

8ª Etapa (Velopark/RS)

27/10

9ª Etapa (São Paulo/SP)

08/12 - a confirmar


Mobilidade

ÔNIBUS

ELÉTRICOS

Eles podem se recarregar nos pontos de parada e são o futuro da mobilidade urbana

N

ão é mais novidade que o futuro da mobilidade urbana gira em torno dos veículos elétricos – e, em alguns casos, possivelmente sem motorista. Mas para quem vive a realidade brasileira, essa tecnologia parece distante. Os primeiros ônibus elétricos do País começaram a circular em São Paulo no mês de março e não há estimativas que esse número passe de 60 até o final do ano. Isso acontece porque o custo de um veículo desses pode ser até 3 vezes maior do que o do modelo tradicional a diesel, o que demanda um investimento muito alto para a troca da frota. Ainda assim, muitos países já estão mudando suas legislações para garantir a mudança das

44 - Auto Revista Pernambuco


frotas, em nome da diminuição das emissões de poluentes – é o caso da Colômbia e do Chile. Além dos custos de produção, existem outros empecilhos que atrasam a adoção dos ônibus elétricos. O principal é em relação à recarga, já que os modelos disponíveis hoje demandam cerca de 4 horas de carga para uma autonomia de 200 quilômetros. Isso implica na necessidade de uma frota muito maior para atender o mesmo número de passageiros, já que o tempo de inatividade dos veículos aumenta. Resultado: os operadores de transporte público não se sentem estimulados para trocar sua frota à combustão por modelos elétricos. Uma solução desenvolvida para driblar esse problema já vem sendo utilizada com muito sucesso em Genebra, na Suíça. Trata-se da TOSA, solução desenvolvida em exclusividade pela ABB que permite que os ônibus sejam carregados nos pontos de parada, durante o período de

embarque e desembarque de passageiros. Assim, o tempo de inatividade e custos operacionais do veículo são reduzidos. A tecnologia empregada no TOSA é revolucionária, pois é extremamente rápida e não requer que o ônibus fique inativo nem vá para uma garagem para ser recarregado. Por meio de um “braço” que se conecta ao veículo no momento do embarque e desembarque de passageiros, o sistema recarrega a energia em aproximadamente 20 segundos. Assim, o ônibus tem energia o suficiente para chegar ao próximo ponto, onde recebe nova carga, e assim sucessivamente. Em Genebra, onde a tecnologia já está em funcionamento, o veículo é recarregado em 13 dos 50 pontos do itinerário. Além disso, a ABB oferece outras possibilidades para esse setor, como pontos de recarga em terminais e sistemas de monitoramento de frota, para garantir que o sistema funcione em sua totalidade.

Auto Revista Pernambuco -

45


Novo Olhar Claudio Araujo claudioaraujo@secrel.com.br www.exitotreinamento.com.br

Fique atento! Juros não representam uma despesa operacional para as empresas. Eles, na verdade, significam que elas adotaram uma opção estratégica

A

análise do desempenho da empresa é um exercício essencial na gestão e o acompanhamento mensal da geração de riqueza é possível pela utilização de ferramentas financeiras como a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) e o Balanço gerencial. O nível de frequência na utilização destas ferramentas tem crescido no ambiente das pequenas e médias empresas e acredito que isso está acontecendo porque os empresários vêm percebendo que a visibilidade do desempenho permite um maior índice de acertos em seu processo decisório - evitando, com isso, perdas e desperdícios operacionais. A formatação da DRE é dividida em quatro resultados de análise. No primeiro resultado, devemos somar as receitas e subtrair os impostos de venda e então encontramos a receita líquida da empresa. Com o resultado obtido, subtraímos o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) e as despesas comerciais (comissões, taxa de cartão de crédito, frete de venda, etc.) e encontramos o lucro bruto, também conhecido como margem de contribuição. A margem de contribuição deter-

46 - Auto Revista Pernambuco

mina qual percentual da venda é destinado para a cobertura do custo operacional e a garantia do lucro desejado pela empresa. Logo, quanto maior a margem de contribuição, menor será o Ponto de Equilíbrio (faturamento para lucro zero). Conhecendo a margem de contribuição da empresa, podemos agora subtrair as despesas operacionais (necessárias para operação da empresa, como água, luz, telefone, folha de pagamento, etc.). Com isso, encontramos o lucro operacional. Considero o lucro operacional uma das informações mais importantes, porque ele representa o volume de desempenho da capacidade de formação da empresa. Vamos pensar que uma empresa seja uma máquina de geração da riqueza, logo este índice determina sua capacidade de produção. Diante do lucro operacional, agora devemos subtrair as despesas não operacionais e encontramos o lucro líquido, que é o resultado do lucro que ficou na empresa para compor seu capital. As despesas não operacionais são despesas existentes, porém não fazem parte da atividade da empresa e existem por alguma situação de necessidade de capital

de giro, por insucessos em períodos anteriores ou para distribuições de lucros para sócios e aporte em outras áreas de investimentos. Gostaria de destacar que as despesas com juros não devem ser classificadas como despesas operacionais. Muitas vezes encontro esta despesa classificada na classe de despesas operacionais, e percebo que com isso o lucro operacional fica disfarçado e não reflete a realidade do desempenho da operação. O pagamento de juros é oriundo da escolha estratégica da utilização do capital de terceiro e não uma necessidade intrínseca da operação. As empresas fazem uso de capital de terceiro por duas opções: ou não possuem o capital suficiente para a operação, e assim complementam o capital com capital de terceiro, ou em casos que o capital de terceiro tem taxas atrativas que tornam melhor usá-lo, ao invés do capital próprio. É fundamental possuir essas ferramentas de diagnóstico e análise de desempenhos, porém a leitura correta favorece muito a análise adequada. Fique atento ao seu negócio e seja estratégico. Bom trabalho


TABELA

PERNAMBUCO

PREÇOS SEMINOVOS

O

MeuCarango é o site automotivo Nº1 do Nordeste. Nosso banco de dados é um dos mais atualizados e utilizados para a precificação de veículos 0km, seminovos e usados em todo o país. Os valores publicados fazem parte do Índice WebMotors, que é tabulado a partir de critérios estatísticos e com base nos anúncios de veículos praticados no portal. O MeuCarango conta com mais de 17 mil anúncios ativos, sendo o maior acervo deste tipo na região. As informações aqui publicadas devem ser consideradas apenas como referência e são de propriedade do Grupo WebMotors, sendo vedada a sua reprodução sem o consentimento da marca.

Marca/Modelo

Versão

2016

2017

2018

2019

Marca/Modelo

Audi A1

1.4 Tfsi sportback 16v gas 4p s-tronic

R$ 78.633

R$ 105.900

A3

1.4 Tfsi sedan 16v flex 4p tiptronic

R$ 83.158

R$ 95.714

R$ 112.738

1.4 Tfsi sedan 16v gas 4p s-tronic

R$ 80.936

1.4 Tfsi sedan 16v flex 4p tiptronic

R$ 80.400

R$ 95.808

R$ 110.627

1.4 Tfsi sedan 16v gas 4p s-tronic

R$ 91.200

1.8 Tfsi sedan 20v 180cv gas 4p autom

R$ 93.900

2.0 Tfsi sedan 16v gas 4p s-tronic

R$ 106.360 R$ 129.900

Q3

1.4 Tfsi ambiente flex 4p s tronic

TT

Qq Tiggo 2

2017

2019

1.0 Mpfi act 12v flex 4p manual

R$ 34.590

R$ 35.990

1.0 Mpfi look 12v flex 4p manual

R$ 32.923

R$ 35.990

2.0 20I x line 4x4 16v gas 4p automátic

R$ 171.900 R$ 182.963

1.5 Mpfi 16v flex act 4p automático

R$ 74.990

1.5 Mpfi 16v flex look 4p manual

R$ 58.745

Chevrolet Camaro

R$ 112.503 R$ 143.001

6.2 V8 gas fifty automático

1.4 Tfsi ambiente gas 4p s tronic

R$ 107.419 R$ 115.164

6.2 V8 gas ss conversível automático

2.0 Tfsi ambiente 4p gas s tronic

R$ 134.075

6.2 V8 lsa gas zl1 manual

2.0 Tfsi attraction 4p gas s tronic

R$ 104.900

2.0 Tfsi coupé ambition 2p gas s-tronic

R$ 177.340 R$ 219.900 R$ 259.130

Captiva Cobalt

220I

2016

R$ 154.130 R$ 175.900

Chery

BMW 120I

2018

Versão 2.0 20I 4x4 16v gas 4p automático

R$ 289.900 R$ 329.900 R$ 309.900

2.4 Sidi 16v gas 4p automático

R$ 70.320

R$ 88.900

1.0 Mpfi ls 8v flex 4p manual

R$ 28.293

1.4 Mpfi lt 8v flex 4p manual

R$ 42.950

R$ 47.969

2.0 16V gas sport 4p automático

R$ 139.950

1.4 Mpfi ltz 8v flex 4p manual

2.0 16V gas sport gp 4p automático

R$ 149.970

1.8 Mpfi elite 8v flex 4p automático

R$ 54.649

R$ 57.950

R$ 63.750

R$ 72.900

1.8 Mpfi ltz 8v flex 4p automático

R$ 53.095

R$ 56.433

R$ 56.658

R$ 66.990

1.8 Mpfi ltz 8v flex 4p manual

R$ 50.174

R$ 50.762

2.0 Cat gp 16v turbo 4p automático

R$ 98.500

R$ 139.890 R$ 139.950

2.0 Gt sport 16v turbo gas 4p automáti R$ 128.000 2.0 M sport gp 16v turbo 4p automátic 2.0 Sport 16v turbo 4p automático

Cruze

R$ 144.900 R$ 117.963 R$ 131.616 R$ 154.290

2.0 Sport 16v turbo gas 4p automático 2.0 Sport gp 16v flex 4p automático 2.0 M sport 16v 4p automático

R$ 129.990 R$ 129.450 R$ 151.813 R$ 180.000 R$ 219.950

R$ 48.000

1.4 Turbo lt 16v flex 4p automático

R$ 76.616

R$ 90.137

1.4 Turbo ltz 16v flex 4p automático

R$ 85.739

R$ 96.451

1.4 Turbo sport6 lt 16v 4p automático

R$ 79.627

R$ 84.245

1.4 Turbo sport6 ltz 16v 4p automático

R$ 90.393

R$ 98.824

R$ 37.773

R$ 40.200

R$ 48.031

R$ 37.015

R$ 37.760

R$ 44.493

R$ 41.078

R$ 42.556

R$ 47.034

1.4 Mpfi activ 8v flex 4p automático

R$ 54.994

R$ 61.534

R$ 67.716

R$ 51.613

R$ 56.990

R$ 56.990

R$ 56.950

R$ 54.590

1.8 Lt 16v flex 4p automático

R$ 62.554

1.8 Ltz sport6 16v flex 4p automático

R$ 66.445

430I

2.0 16V gas cabrio sport automático

R$ 259.425 R$ 279.950

Montana

1.4 Mpfi ls cs 8v flex 2p manual

R$ 33.400

530I

2.0 16V turbo gas m sport automático

R$ 259.950 R$ 294.947

Onix

1.0 Mpfi joy 8v flex 4p manual

M 140i

3.0 24V turbo gas 4p automático

M3

3.0 Sedan 6cil. Gas 4p automático

R$ 375.000 R$ 511.900

M6

2.0 16V turbo 20i 4p automático

R$ 129.860 R$ 139.300 R$ 168.112 R$ 191.950

1.4 Mpfi activ 8v flex 4p manual

2.0 16V turbo 20i x-line 4p automático

R$ 155.783 R$ 165.140

1.4 Mpfi effect 8v flex 4p manual

R$ 45.100

2.0 16V turbo activeflex 4p automático

R$ 160.000 R$ 186.900

1.4 Mpfi lt 8v flex 4p automático

R$ 45.223

R$ 48.860

R$ 49.720

1.4 Mpfi lt 8v flex 4p manual

R$ 40.474

R$ 44.413

R$ 49.173

R$ 51.790

1.4 Mpfi ltz 8v flex 4p automático

R$ 46.720

R$ 51.527

R$ 58.095

R$ 61.590

1.4 Mpfi ltz 8v flex 4p manual

R$ 45.190

R$ 50.518

R$ 51.111

R$ 55.594

2.0 Sport gp 16v 4p automático

R$ 140.000 R$ 169.990

R$ 269.950

2.0 16V turbo gas xdrive25i 4p automát R$ 155.900 R$ 159.900 X2

2.0 16V turbo gas sdrive20i gp steptron

X3

2.0 16V gas x line xdrive20i steptronic

48 - Auto Revista Pernambuco

R$ 230.900 R$ 211.950 R$ 259.950

1.0 Mpfi lt 8v flex 4p manual

R$ 36.370

PERNAMBUCO


Marca/Modelo Prisma

S10

Versão

2016

1.0 Mpfi joy 8v flex 4p manual

2017

2018

2019

R$ 40.002

R$ 42.507

R$ 48.000

1.4 Mpfi lt 8v flex 4p automático

R$ 46.082

R$ 51.558

R$ 61.213

1.4 Mpfi lt 8v flex 4p manual

R$ 45.373

R$ 47.227

R$ 52.546

R$ 56.323

1.4 Mpfi ltz 8v flex 4p automático

R$ 50.613

R$ 56.511

R$ 62.530

R$ 67.106

1.4 Mpfi ltz 8v flex 4p manual

R$ 47.220

R$ 53.594

R$ 56.540

2.5 Lt 4x2 cd 16v flex 4p automático 2.5 Lt 4x4 cd 16v flex 4p automático 2.5 Ltz 4x2 cd 16v flex 4p manual

R$ 97.900 R$ 83.660

2.5 Ltz 4x4 cd 16v flex 4p manual

Cronos

Tracker

R$ 59.900 R$ 55.092

R$ 115.900

1.8 E.Torq flex precision at6

R$ 68.950

R$ 132.000

1.8 E.Torq flex precision manual Doblò

R$ 116.612 R$ 125.990

C4 picasso

Bravo

1.8 Mpi adventure 16v flex 4p manual

R$ 55.900

2.3 Cargo 7.5 16V turbo 4p manual

R$ 68.000

R$ 69.192

R$ 59.900

R$ 68.900

2.3 Multijet diesel cargo médio manual

R$ 113.495

2.8 Ltz 4x4 cd 16v turbo 4p automático

R$ 144.945 R$ 152.269 R$ 167.594

2.3 Multijet diesel chassi manual

R$ 105.790

2.8 Midnight 4x4 cd 16v 4p automático

R$ 155.580

2.3 Multijet diesel executivo manual

R$ 169.790

2.3 Multijet diesel maxicargo manual

R$ 133.690

2.3 Multijet diesel maximulti manual

R$ 141.290

2.3 Multijet diesel minibus manual

R$ 158.790

R$ 52.355

1.8 Lt 8v flex 4p automático

R$ 49.163

1.8 Lt 8v flex 4p manual

R$ 40.848

R$ 55.000

1.8 Ltz 8v flex 4p automático

R$ 53.898

R$ 60.539

R$ 65.384

1.8 Ltz 8v flex 4p manual

R$ 48.490

R$ 60.718

R$ 66.445

R$ 76.330

R$ 83.907

1.4 16V turbo flex lt automático

Ducato

R$ 54.840

R$ 97.720

R$ 60.397

R$ 113.300 R$ 140.400 R$ 135.990

R$ 62.990

R$ 107.900

1.8 Mpi essence 16v flex 4p manual

R$ 66.990

R$ 98.800

R$ 70.587 R$ 81.990 R$ 84.518

2.3 Multijet diesel minibus manual Fiorino

R$ 96.443

Grand siena

R$ 68.447

1.4 Mpi furgão 8v flex 2p manual

R$ 135.000 R$ 44.882

R$ 50.999

1.4 Mpi furgão hard working 2p manual

R$ 52.546

R$ 51.893

R$ 65.432

1.0 Evo flex attractive manual

R$ 38.945

R$ 40.447

R$ 45.986

R$ 44.667

R$ 49.168

1.4 Mpi 8v tetrafuel 4p manual

R$ 39.330

1.8 Mpfi ltz 4x2 16v flex 4p automático R$ 67.100

1.4 Mpi attractive 8v flex 4p manual

R$ 38.779

R$ 41.828

2.8 Ltz 4x4 16v turbo 4p automático

1.6 16V flex 4p manual

R$ 43.900

R$ 43.000

R$ 138.500 R$ 172.113 R$ 194.882 R$ 214.445

1.5 Live 8v flex 4p manual

R$ 48.593 Idea

1.6 Mpi essence 16v flex 4p automati

R$ 40.914

R$ 43.450

R$ 52.900

1.6 Mpi essence 16v flex 4p manual

R$ 39.282

R$ 44.595

R$ 47.990

1.6 Feel 16v flex 4p automático

R$ 49.395

R$ 53.400

1.4 Mpi attractive 8v flex 4p manual

R$ 39.963

1.6 Feel 16v flex 4p manual

R$ 44.990

R$ 48.945

1.6 Mpi essence 16v flex 4p automati

R$ 38.900

1.6 Shine 16v flex 4p automático

R$ 54.693

R$ 58.681

1.8 Mpi adventure 16v flex 4p automati R$ 46.485

1.6 Vti 120 flex feel eat6

R$ 50.440

1.6 Vti 120 flex shine eat6

R$ 67.260

1.6 Vti 120 flex start manual

R$ 46.751

1.2 Attraction 12v flex 4p manual

Linea

R$ 41.900 R$ 46.990

Mobi

1.8 Mpi adventure 16v flex 4p manual

R$ 45.293

1.8 Absolute 16v flex 4p automatizado

R$ 52.960

1.8 Essence 16v flex 4p automatizado

R$ 42.630

1.8 Essence 16v flex 4p manual

R$ 38.370

1.0 Evo flex easy comfort manual

R$ 35.900

1.5 Tendance 8v flex 4p manual

R$ 38.219

R$ 39.900

1.0 Evo flex easy manual

R$ 28.990

R$ 33.597

R$ 34.583

1.6 Exclusive 16v flex 4p automático

R$ 44.340

R$ 48.467

1.0 Evo flex like. Manual

R$ 33.544

R$ 35.750

R$ 37.839

1.6 Tendance 16v flex 4p automático

R$ 42.673

R$ 47.675

1.0 Evo flex like. On manual

R$ 35.098

1.6 Exclusive 16v turbo 4p automático R$ 65.500

R$ 72.263

1.0 Evo flex way manual

R$ 36.057

R$ 36.534

R$ 40.795

1.0 Firefly flex drive manual

R$ 34.990

R$ 35.071

R$ 41.408

1.6 Thp flex exclusive bva

R$ 93.500

1.6 Thp flex origine business bva

R$ 63.900

1.6 Thp flex origine bva

R$ 66.988

1.0 Mpi fire 8v flex 4p manual

R$ 28.925

R$ 31.263

1.6 Thp flex shine bva

R$ 85.990

1.4 Mpi attractive 8v flex 4p manual

R$ 35.271

R$ 36.990

1.6 Intensive 16v gas 4p automático

R$ 115.900

Palio

Fiat Argo

R$ 57.873

2.8 Lt 4x4 cd 16v turbo 4p automático

1.2 Pure tech flex attraction manual

C4 lounge

R$ 73.990

1.4 Mpi attractive 8v flex 4p manual 1.8 Mpi essence 7l 16v flex 4p manual

1.8 Activ 8v flex 4p automático

2019

1.3 Firefly flex manual

Citroën

C3

R$ 45.000

2018

2.8 Ls 4x4 cd 16v turbo 4p manual

1.8 Mpfi lt 4x2 16v flex 4p automático

Aircross

1.8 Sporting 16v flex 4p manual

2017

R$ 62.245

R$ 102.450 R$ 96.000

1.4 16V turbo flex premier automático

Trailblazer

2016 R$ 45.263

1.3 Firefly flex drive manual

2.8 High country 4x4 cd 4p automático R$ 124.493 R$ 149.711 R$ 168.500 R$ 178.130

Spin

Versão 1.8 Essence 16v flex 4p manual 1.3 Firefly flex drive gsr

R$ 95.000

2.5 Ltz 4x4 cd 16v flex 4p automático

Marca/Modelo

Punto

1.0 Mpi attractive 8v flex 4p manual

R$ 33.970

R$ 35.117

1.6 Mpi sporting 16v flex 4p automati

R$ 40.130

R$ 44.990

1.6 Mpi sporting 16v flex 4p manual

R$ 41.673

R$ 47.990

1.0 Firefly flex drive manual

R$ 47.538

R$ 48.560

1.0 Firefly flex manual

R$ 45.990

R$ 44.530

1.3 Firefly flex drive gsr

R$ 54.185

1.3 Firefly flex drive manual

R$ 50.366

1.8 E.Torq flex hgt at6

R$ 65.240

1.8 E.Torq flex hgt manual

R$ 60.195

1.4 Mpi hard working cd 8v 3p manual

R$ 55.757

R$ 60.145

1.8 E.Torq flex precision at6

R$ 54.980

1.4 Mpi hard working ce 8v 2p manual

R$ 42.000

R$ 44.340

R$ 40.651

R$ 43.927

R$ 39.165

R$ 45.311

Siena R$ 57.000 Strada

1.4 Attractive 8v flex 4p manual

R$ 37.848

R$ 41.466

1.6 Essence 16v flex 4p automatizado

R$ 41.573

R$ 45.595

1.0 Mpi el 8v flex 4p manual

R$ 32.811

1.4 Mpi el 8v flex 4p manual

R$ 38.629

1.4 Mpi freedom cd 8v flex 3p manual

1.8 Blackmotion 16v 4p automatizado

R$ 46.495

1.4 Mpi hard working cs 8v 2p manual

1.8 Blackmotion 16v flex 4p manual

R$ 46.657

1.4 Mpi working cs 8v flex 2p manual

1.8 Essence 16v flex 4p automatizado

R$ 44.230

1.4 Mpi working plus cs 8v 2p manual

PERNAMBUCO

R$ 71.267

R$ 38.052

R$ 65.900 R$ 54.967

R$ 36.900

Auto Revista Pernambuco -

49


Marca/Modelo

Toro

Versรฃo

2016

2017

2018

1.8 Mpi adventure cd 16v 3p manual

R$ 55.232

R$ 78.690

1.8 Mpi adventure ce 16v 2p manual

R$ 49.500

R$ 75.690

1.8 16V evo flex endurance at6 1.8 16V evo flex freedom at6

R$ 75.690

1.8 16V evo flex freedom open at6

R$ 76.609

1.8 16V evo flex freedom plus at6

R$ 78.215

2.0 16V turbo diesel freedom 4wd at9

Uno

R$ 78.814

2019

Marca/Modelo

R$ 106.556 R$ 139.167 R$ 86.578

R$ 98.974

2.5 Se 16v flex 4p automรกtico Ka

2018

2019

R$ 167.990

2.0 Titanium awd gas 4p automรกtico

R$ 104.450 R$ 169.900 R$ 125.000 R$ 38.405

R$ 43.963

1.0 Ti-vct flex se manual

R$ 34.561

R$ 36.017

R$ 37.303

R$ 44.518

R$ 112.445 R$ 129.277

1.0 Ti-vct flex se plus manual

R$ 34.808

R$ 36.732

R$ 38.150

R$ 48.445

1.0 Ti-vct flex sel manual

R$ 37.263

R$ 37.998

R$ 40.267

R$ 40.447

R$ 93.698

2.0 16V turbo diesel freedom manual

R$ 92.029

R$ 93.488

2.0 16V turbo diesel volcano 4wd at9

R$ 106.311 R$ 115.936 R$ 130.493

2.4 16V multiair flex freedom at9

R$ 90.238

R$ 82.920

1.0 Ti-vct flex s manual

1.5 Sigma flex se manual

R$ 39.138

1.5 Sigma flex se plus manual

R$ 35.900

1.5 Sigma flex sel manual

R$ 37.200

R$ 42.278 R$ 45.900

R$ 40.950

R$ 43.300

2.4 16V multiair flex volcano at9

R$ 120.253

1.5 Ti-vct flex freestyle automรกtico

R$ 67.490

1.0 Fire flex attractive manual

R$ 42.252

1.5 Ti-vct flex se automรกtico

R$ 56.490

1.5 Ti-vct flex se manual

R$ 51.990

R$ 33.607

1.5 Ti-vct flex se plus sedan automรกtico

R$ 62.490

R$ 34.418

1.5 Ti-vct flex se sedan automรกtico

R$ 59.890

R$ 52.900

1.5 Ti-vct flex titanium automรกtico

R$ 69.490

R$ 34.578

1.0 Firefly flex way 4p manual

R$ 44.950

1.3 Firefly flex sporting 4p gsr 1.3 Firefly flex sporting 4p manual

R$ 41.945

1.3 Firefly flex way 4p manual

R$ 39.673

1.5 Ti-vct flex titanium sedan automรกtic Ka+

Ford 1.5 Ti-vct flex freestyle automรกtico

R$ 76.956

1.5 Ti-vct flex freestyle manual

R$ 69.958

1.5 Ti-vct flex freestyle plus automรกtico 1.5 Ti-vct flex se automรกtico

R$ 74.008

1.5 Ti-vct flex se direct automรกtico 1.5 Ti-vct flex se manual

R$ 63.766

2.0 Direct flex storm 4wd automรกtico 2.0 Direct flex titanium automรกtico Edge

3.5 V6 gas titanium awd automรกtico

Fiesta

1.0 Ecoboost titanium gas 4p

R$ 80.998

R$ 37.736

1.5 Se hatch 16v flex 4p manual

R$ 38.644

1.6 Se hatch 16v flex 4p manual

R$ 39.715

R$ 70.990 R$ 35.263

R$ 39.900

1.0 Ti-vct flex se plus manual

R$ 38.000

1.0 Ti-vct flex sel manual

R$ 34.970

1.5 Sigma flex se manual

R$ 39.277

R$ 41.677

R$ 89.900

1.5 Sigma flex sel manual

R$ 39.400

R$ 42.745

R$ 74.593

Mustang

5.0 V8 ti-vct gas gt premium selectshift

R$ 69.990

Ranger

2.2 Xl 4x4 cd 16v diesel 4p manual

R$ 42.414 R$ 49.990 R$ 43.936 R$ 299.900

R$ 80.900

R$ 190.000

R$ 74.970

2.2 Xls 4x2 cd 16v diesel 4p automรกtic

R$ 102.990

2.2 Xls 4x4 cd 16v diesel 4p automรกtic

R$ 114.738

R$ 89.068

2.2 Xls 4x4 cd 16v diesel 4p manual

R$ 95.945

R$ 103.240 R$ 134.000

R$ 155.906

R$ 89.990

R$ 100.000 R$ 99.900

R$ 87.276

R$ 118.900

2.5 Xls 4x2 cd 16v flex 4p manual R$ 53.200

1.5 S hatch 16v flex 4p manual

1.0 Ti-vct flex se manual

R$ 87.493

R$ 168.267

R$ 156.425

2.5 Xlt 4x2 cd 16v flex 4p manual

R$ 80.945

3.2 Limited 4x4 cd 20v 4p automรกt

R$ 117.500 R$ 144.976 R$ 163.895 R$ 183.390

3.2 Xlt 4x4 cd 20v diesel 4p automรกtico

R$ 132.000 R$ 148.890 R$ 163.430

R$ 45.724

Hyundai

1.6 Se plus hatch 16v flex 4p powershift

R$ 47.700

Creta

1.6 Sel hatch 16v flex 4p manual

R$ 49.156

1.6 16V flex pulse automรกtico

R$ 80.543

R$ 83.263

1.6 Sel hatch 16v flex 4p powershift

R$ 50.497

1.6 16V flex pulse manual

R$ 72.990

R$ 78.226

1.6 Sel sedan 16v flex 4p manual

R$ 50.695

1.6 16V flex pulse plus automรกtico

R$ 86.813

R$ 92.290

1.6 Sel sedan 16v flex 4p powershift

R$ 63.243

2.0 16V flex prestige automรกtico

R$ 87.082

R$ 98.587

R$ 103.907

2.0 16V flex 4p automรกtico

R$ 70.930

R$ 87.372

1.6 Ti-vct flex se manual

R$ 52.940

1.6 Ti-vct flex se plus powershift

R$ 57.652

1.6 Ti-vct flex se style manual

R$ 55.990

Grand st fรฉ

1.6 Ti-vct flex sel powershift

R$ 51.900

Hb20

1.6 Ti-vct flex titanium plus powershift

R$ 58.990

1.6 Titanium hatch 16v flex 4p manual

Fusion

2017

2.0 Titanium fwd gas 4p automรกtico

R$ 84.327

1.0 Firefly flex drive 4p manual

Focus

2016

R$ 85.611

2.0 16V turbo diesel freedom manual

1.0 Firefly flex attractive 4p manual

Ecosport

Versรฃo

2.0 Titanium 16v hรญbrido 4p automรกtico R$ 97.350

R$ 51.665

Elantra

1.6 16V flex attitude manual

R$ 67.490

2.0 16V flex special edition 4p automรกt 3.3 Mpfi v6 4wd gas 4p automรกtico

R$ 82.900 R$ 149.000

1.0 Comfort 12v flex 4p manual

R$ 37.291

R$ 38.149

R$ 40.246

1.0 Comfort plus 12v flex 4p manual

R$ 37.394

R$ 38.181

R$ 43.345

R$ 47.190

R$ 54.490

R$ 49.590

R$ 57.990

1.0 Comfort plus 12v turbo 4p manual

R$ 41.812

1.0 Comfort style 12v turbo 4p manual

R$ 41.423

1.0 Ocean 12v flex 4p manual

R$ 39.900

1.6 Titanium hatch 16v flex 4p

R$ 50.470

R$ 54.495

1.6 Titanium plus hatch 16v flex 4p

R$ 49.500

R$ 56.000

1.6 Se 16v flex 4p manual

R$ 58.660

2.0 Se fastback 16v flex 4p powershift

R$ 58.440

R$ 62.110

2.0 Se plus 16v flex 4p powershift

R$ 61.628

R$ 67.593

R$ 89.990

1.6 Comfort plus 16v flex 4p automรกtic R$ 47.525

R$ 50.897

2.0 Se plus fastback 16v flex 4p

R$ 59.900

R$ 64.400

R$ 91.990

1.6 Comfort plus 16v flex 4p manual

R$ 41.739

R$ 44.222

2.0 Titanium 16v flex 4p powershift

R$ 64.532

R$ 74.900

1.6 Comfort style 16v flex 4p automรกt

R$ 46.473

R$ 50.463

R$ 68.297

1.0 Unique 12v flex 4p manual

R$ 71.469

1.6 1 Million 16v flex 4p automรกtico

R$ 82.990

R$ 43.177 R$ 63.690 R$ 98.990 R$ 47.865

R$ 50.145

R$ 70.969

2.0 Titanium fastback 16v flex 4p

R$ 64.448

R$ 65.000

1.6 Comfort style 16v flex 4p manual

R$ 43.640

R$ 46.040

2.0 Titanium plus 16v flex 4p

R$ 68.233

R$ 78.000

1.6 Premium 16v flex 4p automรกtico

R$ 50.442

R$ 57.224

R$ 65.108

2.0 Titanium plus fastback 16v flex 4p

R$ 63.650

R$ 79.990

1.6 R spec 16v flex 4p automรกtico

R$ 49.895

R$ 52.990

R$ 58.000

1.6 R spec 16v flex 4p manual

R$ 47.713

R$ 50.445

2.0 Sel 16v gas 4p automรกtico

50 - Auto Revista Pernambuco

R$ 73.000

R$ 103.563 R$ 122.836

R$ 76.990

PERNAMBUCO


Marca/Modelo Hb20s

2016

2017

2018

2019

R$ 42.308

R$ 44.407

R$ 48.225

R$ 53.945

1.0 Comfort plus 12v turbo 4p manual

R$ 39.500

R$ 43.900

R$ 54.645

1.0 Comfort style 12v flex 4p manual

R$ 41.900

Versรฃo 1.0 Comfort plus 12v flex 4p manual

1.0 Comfort style 12v turbo 4p manual R$ 42.990

R$ 48.266 R$ 48.650

R$ 78.748

R$ 86.493

1.8 16V flex longitude 4p automรกtico

R$ 69.052

R$ 78.493

R$ 84.982

R$ 113.705

1.8 16V flex sport 4p automรกtico

R$ 65.306

R$ 72.119

R$ 74.103

R$ 89.470

R$ 59.250

R$ 64.084

R$ 66.501

1.8 16V flex sport 4p manual

1.6 Comfort style 16v flex 4p automรกt

R$ 49.682

R$ 55.923

R$ 58.990

R$ 66.090

2.0 16V turbo diesel 4p 4x4 automรกtico

1.6 Comfort style 16v flex 4p manual

R$ 47.990

R$ 52.350

R$ 90.000

2.0 16V turbo diesel 4p 4x4 automรกtico R$ 88.543

R$ 94.784

2.0 16V turbo diesel 4p 4x4 automรกtico R$ 102.306

R$ 57.686 R$ 64.923

R$ 70.604

1.6 16V premium flex 4p automรกtico

R$ 53.441

R$ 57.025

R$ 64.445

R$ 70.245

R$ 53.945

R$ 56.925

R$ 62.655

R$ 47.474

R$ 51.235

R$ 55.950

R$ 64.990

R$ 92.000

R$ 82.094

R$ 85.109

R$ 93.490

R$ 102.990

R$ 85.970

R$ 98.093

R$ 107.657

R$ 90.384

R$ 107.950

1.6 16V t-gdi gas gl ecoshift

Discovery Discovery 4

R$ 173.696 R$ 175.995

R$ 57.859

R$ 74.990

R$ 160.000

3.0 V6 td6 diesel hse 4wd automรกtico

R$ 410.000

3.0 Black 4x4 v6 24v 4p automรกtico

R$ 402.990 R$ 267.445

3.0 Se 4x4 v6 24v bi-turbo 4p automรกti R$ 269.663 Disc. Sport

2.0 16V si4 turbo gas 4p automรกtico

R$ 167.450 R$ 209.900 R$ 249.000

2.0 16V si4 turbo gas se 4p automรกtico

R$ 156.198

R$ 209.000

2.0 16V td4 turbo diesel 4p automรกtico R$ 196.950 R$ 224.900 R$ 294.500

R$ 110.423 R$ 132.990 R$ 136.523 R$ 54.833

R$ 115.490 R$ 138.520

3.6 Sport 4x4 v6 12v gas 2p automรกtico

3.0 V6 td6 diesel se 4wd automรกtico

R$ 114.900 R$ 121.736

1.6 16V t-gdi gas gls ecoshift 2.0 Mpfi gls 16v 143cv 4p automรกtico

Wrangler

R$ 113.363 R$ 127.890

Land rover

1.6 16V style flex 4p automรกtico 1.6 16V style flex 4p manual

R$ 73.685

R$ 113.490

2.0 16V turbo diesel 4p 4x4 automรกtico R$ 91.023

R$ 57.707

2.0 16V td4 turbo 4p automรกtico R. Rover ev

Jac

R$ 195.563 R$ 244.450

2.0 16V td4 turbo diesel 4p automรกtico R$ 180.000 R$ 222.400 2.0 Hse dynamic gas 4p automรกtico

R$ 210.000

2.0 16V p250 gas awd automรกtico

R$ 249.000

2.0 Hse dynamic gas 2p automรกtico

2.0 16V p250 gas r-dynamic automรกtico

R$ 304.450

2.0 Se 4wd 16v gas 4p automรกtico

R$ 164.364 R$ 189.000 R$ 199.900

R$ 309.900

2.0 Se dynamic 4wd gas 4p automรกtico

R$ 164.358

2.2 Se 4wd 16v diesel 4p automรกtico

R$ 195.950

2.0 16V ingenium 4p automรกtico 2.0 16V turbo diesel 4p automรกtico

R$ 273.000 R$ 370.000

3.0 V6 supercharged 4p automรกtico

R$ 299.000

F-type

3.0 Coupรฉ s 24v gas 2p automรกtico

R$ 389.900

Xe

2.0 16V ingenium p250 4p automรกtico

R.Rover spo R$ 204.967

R$ 289.900

3.0 Hse 4x4 v6 24v 4p automรกtico

R$ 343.528 R$ 405.750

3.0 Se 4x4 v6 24v 4p automรกtico

R$ 364.667 R$ 389.000

4.4 Hse dynamic 4x4 v8 4p automรกtico R$ 424.995

2.0 16V si4 turbo gas 4p automรกtico

R$ 168.890

2.0 P250 gas automรกtico

R$ 389.900

2.0 16V si4 turbo gas 4p automรกtico

R$ 182.900

3.0 V6 p380 gas r-dynamic s automรกtic

R$ 399.900

3.0 V6 supercharger 4p automรกtico

R$ 305.000

3.0 V6 p380 gas r-dynamic se automรกt

R$ 435.000

2.0 Prestige gas 4p automรกtico

R. Rover vel

Mercedes Benz

R$ 184.900 R$ 221.450

Jaguar 2.0 16V p250 gasolina awd automรกtico

R$ 249.000

2.0 16V p250 gasolina awd automรกtico

R$ 304.450

2.0 16V ingenium 4p automรกtico 2.0 16V turbo diesel 4p automรกtico

R$ 309.900

A 200 Amg gt

1.6 Cgi flex 7g-dct

R$ 120.923

1.6 Turbo 16v flex 4p automรกtico

R$ 97.970

4.0 V8 turbo gas 7g-dct

R$ 689.000

1.6 Turbo 16v flex 4p automatizado

R$ 273.000 R$ 370.000

R$ 106.000 R$ 129.900

R$ 299.000

C 43 amg

3.0 V6 gas coupรฉ 4matic 9g-tronic

3.0 Coupรฉ s supercharged v6 24v gasolina 2p automรกtico

R$ 389.900

C 180

1.6 Cgi 16v turbo flex 4p automรกtico

R$ 112.950 R$ 137.725

1.6 Cgi estate 16v gas 4p automรกtico

R$ 134.130

2.0 16V si4 turbo gas 4p automรกtico

R$ 168.890

2.0 16V si4 turbo gas 4p automรกtico

R$ 182.900

1.6 Cgi flex avantgarde 7g-tronic

3.0 V6 supercharger gas s 4p automรกtic

R$ 305.000

1.6 Cgi flex avantgarde 9g-tronic

3.0 V6 supercharged 4p automรกtico

2.0 Prestige gasolina 4p automรกtico

R$ 394.900

1.6 Cgi exclusive 16v gas 4p automรกtico R$ 138.000 R$ 123.900

R$ 184.900 R$ 221.450

1.6 Cgi flex exclusive 7g-tronic

Jeep

R$ 129.800 R$ 125.000 R$ 139.990 R$ 144.538 R$ 114.900

1.6 Cgi flex exclusive 9g-tronic 2.0 16V diesel limited 4x4 automรกtico

R$ 151.900 R$ 130.222 R$ 144.573

C 200

2.0 Cgi avantgarde 16v gas 4p automรกt

2.0 16V diesel 4x4 automรกtico

R$ 135.685 R$ 181.795

C 250

2.0 Cgi gas avantgarde 9g-tronic

2.0 16V flex limited automรกtico

R$ 108.945 R$ 125.654

2.0 16V flex longitude automรกtico

R$ 107.906 R$ 122.145

2.0 16V flex sport automรกtico

R$ 93.527

R$ 103.956 R$ 329.000

PERNAMBUCO

R$ 129.950

1.6 Cgi gas avantgarde coupรฉ 9g-tronic

2.0 16V diesel 4x4 automรกtico

3.0 Limited 4x4 v6 turbo 4p automรกt

2019

R$ 98.990

R$ 66.660 R$ 52.738

2018

R$ 73.000

2.0 16V turbo diesel 4p 4x4 automรกtico

1.6 Premium 16v flex 4p automรกtico

Tucson

Grand cherokee

R$ 68.485

R$ 60.840

3.3 Mpfi 4x4 7 lugares gas 4p automรกtic R$ 134.900

Compass

1.8 16V flex limited 4p automรกtico

R$ 57.608

Santa fรฉ

Xf

R$ 65.900

R$ 49.002

2.0 Mpfi gls 16v flex 4p automรกtico

F-type

R$ 65.118

R$ 46.955

2.0 Mpfi gl 16v flex 4p automรกtico

F-pace

R$ 59.398

1.6 Comfort plus 16v flex 4p manual

2.0 Mpfi 16v flex 4p automรกtico

E-pace

1.8 16V flex 4p manual

R$ 56.383

2.5 Longo sem caรงamba 4x2 16v 130cv R$ 67.950

Xf

R$ 71.263

R$ 54.568

1.6 Ocean 16v flex 4p automรกtico

F-pace

2017

R$ 64.018

Versรฃo

1.6 Comfort plus 16v flex 4p automรกtic R$ 50.098

1.6 Copa do mundo fifa 4p automรกt

E-pace

2016

1.8 16V flex 4p automรกtico 1.8 16V flex custom 4p manual

1.0 Unique 12v flex 4p manual

Hb20x

Marca/Modelo Renegade

C 300

R$ 165.450 R$ 176.800 R$ 129.430 R$ 159.630

2.0 Cgi sport coupรฉ gas 2p automรกtico

R$ 184.660 R$ 211.450

2.0 Cgi sport turbo gas 4p automรกtico

R$ 160.638 R$ 189.450

2.0 Cgi gas anniversary 7g-tronic

R$ 184.900

2.0 Cgi gas cabriolet 9g-tronic

R$ 275.000 R$ 325.000

Auto Revista Pernambuco -

51


Marca/Modelo

Versão

2016

2.0 Cgi gas sport 9g-tronic

2017

2018

2019

Marca/Modelo

R$ 249.900 R$ 239.900

2016

2017

1.0 Sv 12v flex 4p manual

R$ 34.076

R$ 35.693

R$ 38.060

R$ 51.900

Versão

Cla 180

1.6 Cgi gas 7g-dct

R$ 143.340

1.6 Sl 16v flex 4p manual

Cla 200

1.6 Cgi flex 7g-dct

R$ 159.000

1.6 Sl 16v flex 4p xtronic

1.6 Vision 16v flex 4p automático E 43 amg

3.0 V6 gas 4matic 9g-tronic

E 63 amg

4.0 V8 turbo gas s 4matic+ speedshift

E 400 Gla 200

Gla 250

R$ 135.450 R$ 145.990

R$ 46.990

1.6 Sv 16v flexstart 4p manual

R$ 37.990

Sentra

1.6 Cgi advance 16v 4p automático

R$ 119.365 R$ 134.297

1.6 Cgi enduro 16v flex 4p automático

R$ 136.400

Versa

R$ 37.608

2.0 S 16v flexstart 4p automático 2.0 Sv 16v flex 4p automático

R$ 65.000 R$ 56.170

1.0 12V flex 4p manual

R$ 38.767

R$ 43.445

1.0 12V flex s 4p manual

R$ 39.338

R$ 37.950

1.6 16V flex sl 4p manual

R$ 43.973

R$ 55.740

R$ 182.633

1.6 16V flex sv 4p manual

R$ 43.990

R$ 45.900

R$ 54.990

1.6 Cgi flex style 7g-dct

R$ 144.400

1.6 16V flex sv 4p xtronic

R$ 52.263

R$ 52.179

1.6 Cgi style 16v flex 4p automático

R$ 105.495 R$ 123.995

1.6 16V flexstart s 4p manual

2.0 16V turbo gas 4p automático

R$ 152.330

1.6 16V flexstart sl 4p xtronic

R$ 55.000

R$ 61.300

1.6 16V flexstart sv 4p xtronic

R$ 51.978

R$ 52.995

1.6 16V flexstart unique 4p xtronic

R$ 56.450

R$ 60.450

1.2 Active 12v flex 4p manual

R$ 41.575

R$ 43.130

1.2 Active pack 12v flex 4p manual

R$ 47.723

R$ 46.950

2.0 Cgi gas 4matic 9g-tronic

R$ 190.450 R$ 202.600 R$ 310.000

R$ 218.680

5.5 V8 turbo gas 4matic 7g-tronic

R$ 569.900

3.0 V6 bluetec diesel 4matic 9g-tronic

R$ 305.000

3.0 V6 gas coupé 4matic 9g-tronic

R$ 315.320 R$ 350.945

Peugeot

R$ 247.450

208

R$ 273.198 R$ 739.900 R$ 389.445

R$ 373.450

R$ 52.900

1.5 Active 8v flex 4p manual

R$ 40.000

1.5 Active pack 8v flex 4p manual

R$ 39.173

1.5 Allure 8v flex 4p manual

R$ 41.327

1.6 Allure 16v flex 4p automático

3.0 V6 gas highway 4matic 9g-tronic

R$ 395.000

1.6 Griffe 16v flex 4p automático

R$ 61.945

3.0 V6 gas night coupé 4matic 9g-tronic

R$ 394.900

1.6 Sport 16v flex 4p manual

R$ 47.250

3.0 V6 gas 2p automático

R$ 430.000

1.6 Thp gt 16v flex 4p manual

R$ 61.945

Slc 300

2.0 Cgi gas 9g-tronic

R$ 230.000 R$ 280.900

1.6 Urbantech 16v flex 4p automático

Sprinter

2.2 415 Cdi van 16 lugares manual

R$ 113.000

Vito

2.0 Cgi flex 119 confort 9l manual

R$ 88.400

308

Mini 1.5 12V twinpower gas 2p steptronic

R$ 114.990

2.0 16V twinpower gas s 2p steptronic

R$ 157.470

2.0 John cooper gas 2p automatico

R$ 129.900 R$ 129.900 R$ 143.500

2.0 S cabrio 16v gas 2p automático 2.0 S exclusive 16v gas 2p automático

R$ 140.000 R$ 156.900 R$ 95.000

2.0 S exclusive 16v gas 4p automático 2.0 S top 16v turbo gas 2p automático

408

2008

R$ 117.000 R$ 85.000

2.0 S top clubman gas 4p automático

Kicks

2.3 16V turbo diesel se 4x4 automático

R$ 144.900

3008

R$ 60.990

Captur

Duster

1.0 Conforto 12v flex 4p manual

R$ 30.657

R$ 32.945

1.0 S 12v flex 4p manual

R$ 32.482

R$ 33.784

R$ 79.795

R$ 90.468

1.6 16V sce flex zen manual

R$ 74.443

R$ 70.990

1.6 16V sce flex zen x-tronic

R$ 77.950

R$ 84.657

2.0 16V hi-flex intense automático

R$ 80.882

1.0 Authentique 16v flex 2p manual

R$ 19.900

1.0 Expression 16v flex 4p manual

R$ 26.463

1.6 16V sce flex dynamique manual

R$ 57.163

R$ 64.236

R$ 75.900

1.6 16V sce flex expression manual

R$ 50.855

R$ 88.447

R$ 139.900

1.6 Dynamique 4x2 16v flex 4p manual R$ 50.926

R$ 57.709

R$ 87.243

R$ 89.400

R$ 35.034

R$ 77.900

1.6 16V sce flex intense x-tronic

1.6 16V sce flex dynamique x-tronic R$ 80.393

R$ 61.367

Renault

Clio

1.6 16V flexstart sv 4p xtronic

52 - Auto Revista Pernambuco

R$ 57.972

R$ 50.245

R$ 67.990

1.6 16V flexstart s 4p manual

March

R$ 53.630

1.6 16V flex allure 4p manual

1.6 Griffe thp 16v gas 4p automático

R$ 137.660 R$ 166.567

1.6 16V flexstart sl 4p xtronic

R$ 53.197

1.6 16V flex allure 4p automático

R$ 67.400

2.3 16V turbo diesel le 4x4 automático

R$ 142.990

R$ 66.900

R$ 54.990

R$ 219.900

2.5 Sv attack 4x4 eletronic 4p manual

R$ 65.890

1.6 Griffe 16v turbo flex 4p automático R$ 57.445

R$ 58.497

2.0 16V twinpower turbo gas john

R$ 98.495

R$ 54.225

1.6 Business 16v turbo 4p automático

R$ 52.900

Nissan

2.5 Sv attack 4x4 cd 4p automático

R$ 61.945

2.0 Allure 16v flex 4p automático

1.6 16V flex griffe 4p automático

R$ 133.425

R$ 109.780

1.6 Griffe thp 16v gas 4p automático

1.6 16V flex griffe 4p manual

R$ 165.900 R$ 144.750

R$ 85.900

R$ 60.900

R$ 165.900 R$ 149.900

2.0 16V twinpower gas cooper s steptr

2.5 Sl 4x4 cd turbo 4p automático

R$ 67.900

1.6 Griffe thp 16v flex 4p automático

R$ 107.000 R$ 122.425

1.5 12V twinpower gas cooper steptro

2.5 S 4x4 cd turbo eletronic 4p manual

R$ 57.990

1.6 Allure business thp 4p automático

2.0 Allure 16v flex 4p automático

R$ 109.000

R$ 69.400

R$ 51.445 R$ 52.843

Sl 400

Frontier

R$ 41.990

R$ 143.990

3.0 V6 bluetec sport 4matic 9g-tronic

Countryman

R$ 82.990

R$ 71.460

1.6 Cgi flex enduro 7g-dct

2.0 Cgi gas sport 4matic 9g-tronic

Cooper

R$ 60.900

R$ 41.900

1.6 Cgi flex advance 7g-dct

2.0 Cgi gas highway 4matic 9g-tronic

Gle 400

1.6 Sv 16v flex 4p xtronic

R$ 229.000

2.0 Cgi gas coupé 4matic 9g-tronic

Gle 63 amg

R$ 764.900 R$ 254.900 R$ 299.900

2.0 Cgi gas sport 4matic 7g-dct Glc 250

1.6 Sv 16v flex 4p manual

2.0 Cgi gas exclusive 9g-tronic 3.0 V6 avantgarde gas 4p automático

R$ 46.450

R$ 507.400 R$ 251.473 R$ 304.900

2019

R$ 48.900

1.6 Sl 16v flexstart 4p xtronic

2.0 Cgi gas avantgarde 9g-tronic

2018

1.6 Expression 4x2 16v flex 4p manual

R$ 49.407

R$ 54.091

2.0 Dynamique 4x2 16v 4p automático

R$ 56.156

R$ 61.026

2.0 Dynamique 4x2 16v flex 4p manual R$ 55.018

R$ 60.000

R$ 60.489 R$ 71.195

R$ 69.900

R$ 54.994

R$ 60.990

PERNAMBUCO


Marca/Modelo

Versão

2016

2.0 Dynamique 4x4 16v flex 4p manual R$ 57.080 Duster oroch

2017

1.6 16V flex dynamique 4p manual

R$ 59.936

R$ 62.290

Forester

R$ 58.245

R$ 59.378

Suzuki

R$ 65.263

2.0 16V flex dynamique 4p manual

R$ 60.095 R$ 59.423

Grand vitara

R$ 65.038

R$ 70.990

R$ 63.990

2.0 16V hi-flex dynamique automático

R$ 72.250

2.0 Dynamique 16v flex 4p automático

R$ 56.113

2.0 Dynamique 16v flex 4p manual

R$ 52.990

2.0 Dynamique plus 16v 4p automático R$ 54.948

Logan

R$ 70.887 R$ 63.500

1.6 16V sce flex expression manual

Kwid

Marca/Modelo Subaru

1.6 16V sce flex express manual

Kangoo

2019

1.6 16V flex expression 4p manual 1.6 16V sce flex dynamique manual

Fluence

2018

R$ 58.990

Jimny R$ 62.118 S-cross

Versão 2.0 S 4x4 16v gas 4p automático

R$ 97.900

2.0 4Sport 4x2 16v gas 4p automático

R$ 71.400

2.0 4Sport 4x4 16v gas 4p automático

R$ 86.900

2.0 4X2 16v gas 4p automático

R$ 74.900

2.0 Premium 4x2 16v 4p automático

R$ 69.800

2.0 Premium 4x4 16v 4p automático

R$ 69.000

1.3 4All 4x4 16v gas 2p manual

R$ 52.147

1.3 4Sport 4x4 16v gas 2p manual

R$ 59.058

1.3 4Work 4x4 16v gas 2p manual

R$ 54.900

1.6 16V vvt gas gls 4p 4x4 automático

R$ 69.900

2.0 Privilége 16v flex 4p automático

R$ 59.698

1.6 Express 16v flex 3p manual

R$ 32.000

1.6 16V vvt gas glx 4p 4x4 automático

R$ 69.950

1.6 Express 16v flex 4p manual

R$ 33.763

1.6 16V vvt gas glx 4p automático

R$ 63.500

2019

R$ 59.990

R$ 58.293

R$ 66.445

R$ 69.900

R$ 40.990

1.0 12V sce flex life manual

R$ 37.395

R$ 30.740

1.6 16V gas 4you allgrip automático

R$ 92.900

1.0 12V sce flex zen manual

R$ 33.236

R$ 37.990

1.6 16V gas 4you automático

R$ 92.900

R$ 37.223 R$ 36.211

R$ 94.900

Toyota

R$ 37.137 R$ 44.990

1.0 12V sce flex expression manual

1.4 16V turbo gas 4sport automático

2018

R$ 35.990

1.0 12V sce flex authentique manual

Vitara

2017

1.0 12V sce flex intense manual

1.0 12V sce flex expression manual

R$ 50.490

Corolla

R$ 37.575

1.8 Gli 16v flex 4p automático

R$ 70.281

R$ 74.824

R$ 89.377

R$ 93.500

1.8 Gli upper 16v flex 4p automático

R$ 70.835

R$ 74.804

R$ 83.288

R$ 104.993

1.0 Authentique 16v flex 4p manual

R$ 35.369

R$ 37.225

2.0 Altis 16v flex 4p automático

R$ 93.375

R$ 90.094

R$ 102.567 R$ 115.000

1.0 Expression 16v flex 4p manual

R$ 34.358

R$ 78.413

R$ 83.959

R$ 95.193

R$ 124.004

R$ 97.086

R$ 96.500

R$ 45.211

R$ 50.675

R$ 53.000

R$ 38.245

R$ 41.575

R$ 46.880

1.5 Platinum 16v flex 4p automático

R$ 58.000

R$ 54.990

1.5 Platinum sedan 16v 4p automático

R$ 52.900

R$ 59.336

R$ 47.647

R$ 52.400

R$ 56.900

R$ 42.695

R$ 47.145

R$ 54.000

R$ 50.913

R$ 54.900

R$ 34.960

2.0 Xei 16v flex 4p automático

1.6 16V sce flex dynamique easy-r

R$ 37.990

2.0 Xrs 16v flex 4p automático

1.6 16V sce flex dynamique manual

R$ 42.990

Etios

1.6 16V sce flex expression manual

R$ 57.730

1.3 X 16v flex 4p automático 1.3 X 16v flex 4p manual

1.6 16V sce flex expression easy-r

R$ 42.000

R$ 42.990

1.6 16V sce flex expression manual

R$ 40.386

R$ 42.598

1.6 Dynamique 8v 4p automatizado

R$ 47.990

1.5 X plus sedan 16v 4p automático

R$ 41.146

R$ 43.900

1.5 X sedan 16v flex 4p automático

1.6 Expression 8v flex 4p automatizado R$ 38.120

R$ 44.657

1.5 X sedan 16v flex 4p manual

1.6 Expression 8v flex 4p manual

R$ 39.680

1.5 Xls 16v flex 4p automático

1.6 Dynamique 8v flex 4p manual

R$ 36.148

R$ 56.890

Master

2.3 Dci diesel minibus 3p manual

Sandero

1.0 12V sce flex authentique manual

R$ 34.238

R$ 34.355

1.0 12V sce flex expression manual

R$ 34.850

R$ 36.386

R$ 44.270

1.5 Xls sedan 16v flex 4p manual

R$ 152.000

R$ 38.923

R$ 39.060

R$ 48.320

1.5 Xs 16v flex 4p automático

1.0 12V sce flex vibe manual 1.0 Authentique 16v flex 4p manual

R$ 32.839

1.5 Xls 16v flex 4p manual

R$ 36.432

R$ 59.900 R$ 40.979 R$ 39.000

R$ 47.990

R$ 43.200

R$ 49.945 R$ 47.700

R$ 51.426

R$ 37.821

R$ 44.990

R$ 47.672

R$ 49.576

R$ 52.826

R$ 40.700

R$ 47.900

R$ 45.000 R$ 62.400

1.5 Xls sedan 16v flex 4p automático

R$ 34.040

1.5 Xs 16v flex 4p manual

1.6 16V sce flex expression easy-r

R$ 39.240

R$ 38.450

1.5 Xs sedan 16v flex 4p automático

1.6 16V sce flex expression manual

R$ 38.585

R$ 39.364

1.5 Xs sedan 16v flex 4p manual

1.6 16V sce flex gt line manual

R$ 58.490

R$ 52.125

R$ 57.134

Etios cross

1.5 16V flex 4p automático

R$ 53.445

Hilux

2.7 Sr 4x2 cd 16v flex 4p automático

R$ 107.833 R$ 113.293

2.7 Srv 4x2 cd 16v flex 4p automático

R$ 132.900 R$ 118.297

1.6 16V sce flex stepway easy-r

R$ 36.990

1.6 16V sce flex stepway manual

R$ 49.695

1.6 16V sce flex stepway easy-r

R$ 47.316

2.7 Srv 4x4 cd 16v flex 4p automático

1.6 16V sce flex stepway manual

R$ 46.900

2.8 Sr 4x4 cd 16v diesel 4p automático

R$ 135.300 R$ 140.500

R$ 47.180

2.8 Srv 4x4 cd 16v 4p automático

R$ 148.477 R$ 156.520 R$ 169.820 R$ 181.996

2.8 Srx 4x4 cd 16v 4p automático

R$ 162.600 R$ 168.926 R$ 183.660 R$ 195.450

1.6 16V sce flex stepway manual

Symbol

2016

R$ 45.557

1.6 Dynamique 8v flex 4p automatiz

R$ 38.000

R$ 41.990

1.6 Dynamique 8v flex 4p manual

R$ 37.718

R$ 44.445

1.6 Expression 8v flex 4p automatizado R$ 34.963

R$ 41.445

R$ 61.740

Hilux sw4

R$ 119.900 R$ 130.195

2.7 Srv 7 lugares 4x2 16v 4p automátic

R$ 215.000 R$ 179.963

2.8 Srx 4x4 7 lugares 16v 4p automátic

R$ 211.956 R$ 225.819 R$ 249.700 R$ 262.670 R$ 215.685 R$ 212.958

1.6 Expression 8v flex 4p manual

R$ 35.277

R$ 38.757

2.8 Srx 4x4 16v turbo 4p automático

1.6 Gt line limited flex 4p manual

R$ 39.708

R$ 43.960

2.8 Srx diamond 4x4 4p automático

1.6 Stepway 8v flex 4p automatizado

R$ 45.860

R$ 47.963

4.0 Srx 4x4 7 lugares v6 4p automático R$ 214.900 R$ 156.900

R$ 246.817

1.6 Stepway 8v flex 4p manual

R$ 43.007

R$ 46.308

Prius

1.8 16V híbrido 4p automático

1.6 Stepway rip curl 8v 4p automatiz

R$ 50.000

R$ 46.490

Rav4

2.0 Top 4x2 16v gas 4p automático

1.6 Stepway rip curl 8v flex 4p manual

R$ 45.400

R$ 47.168

Yaris

1.3 16V flex xl multidrive

R$ 64.900

2.0 16V hi-flex rs manual

R$ 46.495

R$ 55.567

1.3 16V flex xl plus tech multidrive

R$ 70.900

1.5 16V flex sedan xl multidrive

R$ 72.963

1.6 Privilège 16v flex 4p manual

PERNAMBUCO

R$ 93.297

R$ 104.490 R$ 130.000

Auto Revista Pernambuco -

53


Marca/Modelo

Versão

2016

2017

2018

2019

1.5 16V flex sedan xl plus multidrive

R$ 74.900

1.5 16V flex sedan xls multidrive

R$ 79.900

1.5 16V flex xs multidrive

R$ 76.460

Marca/Modelo

Versão

2016

1.6 Cross cd 16v flex 2p manual

Fox

R$ 80.000

R$ 79.723

R$ 123.503 R$ 145.135 R$ 162.948

1.6 Msi robust cd 8v flex 2p manual

R$ 57.778

R$ 61.793

1.6 Msi robust cs 8v flex 2p manual

R$ 41.159

R$ 45.262

R$ 51.900

3.0 V6 tdi diesel highline automático

R$ 182.718

1.6 Msi trendline cd 8v flex 2p manual

R$ 50.300

R$ 44.900

1.6 Msi trendline cs 8v flex 2p manual

R$ 41.430

R$ 45.822

1.6 Msi comfortline 4p automatizado

R$ 63.990

1.0 Mpi 12v flex 4p manual

R$ 194.995 R$ 200.950 R$ 35.995

R$ 46.445

1.6 Msi flex 16v 4p automatizado

R$ 50.129

R$ 55.990

1.6 Msi flex 16v 4p manual

R$ 49.874

R$ 55.579

1.0 Mpi bluemotion 12v flex 4p manual R$ 37.990

R$ 39.990

1.0 Mpi comfortline 12v flex 4p manual R$ 40.503

R$ 42.945

1.0 Mpi track 12v flex 4p manual

R$ 38.423

R$ 41.495

1.0 Mpi trendline 12v flex 4p manual

R$ 36.987

R$ 38.493

Spacefox R$ 56.445 Tiguan

1.6 Msi comfortline 8v flex 4p manual

R$ 46.395

1.6 Msi trendline 8v flex 4p manual

R$ 45.900

R$ 61.990

1.4 250 Tsi total flex allspace tiptronic 2.0 Tsi 16v turbo gas 4p tiptronic

Up

R$ 125.990 R$ 104.900

1.0 Mpi high up 12v 4p automatizado

R$ 41.990

1.0 Mpi high up 12v flex 4p manual

R$ 33.950

R$ 42.350

1.0 Mpi move up 12v 4p automatizado

R$ 32.000

R$ 37.990

1.0 Mpi move up 12v flex 4p manual

R$ 38.323

R$ 44.200

1.0 Mpi take up 12v flex 4p manual

R$ 33.270

R$ 35.639

1.6 Msi comfortline 4p automatizado

R$ 43.238

R$ 47.195

1.6 Msi comfortline 8v flex 4p manual

R$ 41.883

R$ 45.554

1.6 Msi highline 16v flex 4p manual

R$ 42.096

R$ 46.963

1.6 Msi pepper 16v flex 4p manual

R$ 44.536

R$ 48.800

1.0 Tsi high up 12v flex 4p manual

R$ 40.900

R$ 42.700

R$ 45.813

1.0 Tsi move up 12v flex 4p manual

R$ 40.720

R$ 43.325

R$ 44.050

1.6 Msi total flex connect 4p manual

R$ 45.567

R$ 50.972

1.6 Msi total flex xtreme 4p manual

R$ 52.963

R$ 56.990

R$ 39.581

R$ 42.945

R$ 43.334

1.0 12V mpi totalflex city 4p manual

R$ 35.724

R$ 39.345

1.0 12V mpi totalflex track 4p manual

R$ 38.000

1.0 12V mpi totalflex 4p manual

R$ 36.144

1.6 Msi totalflex comfortline 4p manual

R$ 42.088

1.6 Msi totalflex highline 4p manual

R$ 45.900

1.6 Msi totalflex trendline 4p manual

R$ 37.899

1.0 Tsi comfortline 12v total 4p manual

R$ 68.945

1.4 Tsi highline 16v total 4p tiptronic

R$ 95.074

1.4 Tsi variant comfortline 4p tiptronic

R$ 82.000 R$ 86.900

R$ 52.000

1.0 200 Tsi comfortline automático

R$ 73.466

R$ 73.900

1.0 200 Tsi highline automático

R$ 24.381

R$ 86.150

1.6 Msi total flex manual

R$ 62.600

R$ 66.098

R$ 43.348

1.0 12V mpi trendline 4p manual

R$ 37.400

R$ 41.158

R$ 38.208

1.6 Msi totalflex 4p manual

R$ 56.660

R$ 56.563

1.6 Msi comfortline 4p i-motion

R$ 44.900

R$ 41.990

R$ 53.786

1.6 Msi totalflex comfortline 4p manual

R$ 44.285

R$ 48.252

1.6 Msi totalflex trendline 4p manual

R$ 40.870

R$ 41.904

S60

2.0 T4 momentum gas 4p automático

R$ 119.900

V40

2.0 T4 kinetic gas 4p automático

Volvo R$ 39.847

2.0 T4 momentum gas 4p automático XC40

R$ 109.450 R$ 129.500

1.4 16V tsi comfortline gas 4p tiptronic R$ 75.598

R$ 49.900

R$ 45.990

R$ 42.000

R$ 52.090

1.0 Tsi pepper 12v flex 4p manual

R$ 41.657

1.6 Msi totalflex 4p manual

Voyage

R$ 53.691 R$ 42.900

1.0 12V mpi comfortline 4p manual

1.6 16V msi totalflex 4p automático

2.0 Tsi gti 16v turbo gas 4p automático

Virtus

R$ 47.445

1.0 12V mpi totalflex 4p manual

Jetta

R$ 56.990

R$ 102.158 R$ 125.890 R$ 145.900

1.6 Msi trendline 8v flex 4p manual

Golf

R$ 74.945

2.0 Highline 4x4 cd 16v 4p automático

1.6 Msi run 8v flex 4p manual

Gol

R$ 64.873

2.0 Trendline 4x4 cd 4p automático 3.0 V6 tdi diesel highline automático Crossfox

2019 R$ 55.890 R$ 63.048

R$ 56.120

1.6 Cross ce 16v flex 2p manual

Cross up

2018 R$ 50.148

1.6 Msi total flex automático Saveiro

VW Amarok

2017

1.0 Mpi total flex manual

R$ 114.950 R$ 112.990

R$ 174.117

2.0 T5 gas momentum awd geartronic R$ 101.323

XC60

R$ 134.950

2.0 T4 gas geartronic

R$ 193.925 R$ 199.950

2.0 D5 momentum awd geartronic

R$ 275.950

1.4 16V tsi trendline gas 4p manual

R$ 68.767

2.0 T5 gas inscription awd geartronic

1.4 16V tsi trendline gas 4p tiptronic

R$ 67.526

2.0 T5 gas momentum awd geartronic

R$ 216.990

2.0 Tsi highline 211cv gas 4p tiptronic

R$ 81.946

2.0 T5 gas r-design awd geartronic

R$ 249.900

R$ 99.500

Passat

2.0 16V tsi bluemotion gas 4p dsg

R$ 153.254

XC90

Polo

1.0 200 Tsi comfortline automático

R$ 63.720

R$ 73.498

2.0 D5 diesel momentum geartronic

1.0 200 Tsi highline automático

R$ 70.960

R$ 80.418

2.0 T6 gas momentum awd geartronic

R$ 278.950

2.0 D5 diesel inscription geartronic

R$ 355.000 R$ 300.000 R$ 299.950

PERNAMBUCO

54 - Auto Revista Pernambuco


Profile for editoranucleo

AutorevistaPe 56  

AutorevistaPe 56  

Advertisement