Page 44

Guia gratuito reúne a legislação dos Drones no Brasil

Curso de Google Earth em Curitiba tem 90% de aprovação

Os primeiros dias do mês de setembro foram movimentados para os profissionais do setor de drones. Após uma longa espera, e um aumento efetivo na utilização de equipamentos de imagem aérea em diversas áreas, já estava mais do que na hora de surgir uma regulamentação dos drones no Brasil. No dia 2 de setembro foi divulgada a primeira proposta de norma para regulamentar o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs, também conhecidas como VANTs ou Drones) e aeromodelos pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O diretor-presidente da Agência, Marcelo Guaranys, e técnicos envolvidos na elaboração da proposta, fizeram uma apresentação relatando como irá funcionar esse processo. A proposta de regulamento para utilização de Drones não autônomos e aeromodelos entrou em audiência pública (AP nº 13/2015) a partir de 3 de setembro e as contribuições dos interessados poderão ser enviadas no período de 60 dias para o email rpas@anac.gov.br. Confira o guia gratuito que elaboramos para você conhecer a legislação de Drones no Brasil: http://conteudo.geoeduc.com/ guia-legislacao-drones. Bom proveito!

Com o lançamento do Google Earth Pro grátis, no fim do ano passado, houve uma corrida para fazer o download e aproveitar todas as funcionalidades da versão completa do software. Dentre as novidades da versão Pro – em relação à básica – estão as ferramentas de medição (áreas, caminhos 3D, etc), impressão de imagens em alta resolução, criação de filmes, geocodificação de endereços em lote, importação de dados GIS (shapefile, por exemplo), acesso a ferramentas de criação de mapas, entre outras. Entre os dias 20 e 21 de agosto foi realizado um curso on demand de Google Earth Pro e QGIS em Curitiba (PR), para 19 profissionais de diversas áreas – como engenharia florestal, engenharia cartográfica, agronomia e técnicos de TI, entre outros -, representando alguns órgãos do Estado do Paraná, como IAP e Emater. O curso foi ministrado na Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), no centro da capital paranaense, e teve carga horária de aproximadamente 16 horas. O conteúdo trabalhado foi a prática e utilização das ferramentas atualizadas da versão livre e mais recente do software Google Earth Pro e também a utilização de funções essenciais do QGIS. Houve um grande aproveitamento da maioria da turma, onde obtivemos uma aprovação de mais de 90% quanto ao conteúdo, formato do curso e auxílio dos instrutores Gustavo Bueno Lelli e Ivan Leonardi e da tutora Ana Flávia de Oliveira. Além disso, mais de 85% dos alunos indicaram que fariam novos cursos do GEOeduc. Percebemos que o resultado foi bastante positivo, e tivemos alguns comentários como os seguintes: “Parabéns pelo curso e pelos esclarecimentos”. “Apenas gostaria de parabenizá-los, pois a ferramenta será de grande valia para aplicação no dia-a-dia”. Os cursos da modalidade on demand são treinamentos presenciais ou online, preparados e customizados especialmente para grupos e que têm uma metodologia diferenciada de ensino, com a vantagem do acompanhamento mais próximo dos instrutores e tutores do GEOeduc. Queremos agradecer a todos os participantes e envolvidos, que fizeram com que mais um curso do Instituto GEOeduc fosse realizado com sucesso! Para saber mais sobre cursos sob-demanda, entre em contato pelo e-mail cursos@geoeduc.com.

GEOeduc marca presença em evento de Topografia Em comemoração aos 25 anos da revista A Mira e aos 40 anos de criação do Curso de Engenharia de Agrimensura da Universidade do Extremo Sul catarinense (Unesc), a Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores (Aceag) promoveu em São José (SC), de 7 a 10 de julho de 2015 o I Congresso Brasileiro de Topografia de Obras, com participação do Departamento de Engenharia de Agrimensura da Unesc e do Curso Técnico de Agrimensura do Instituto Federal de Santa Catarina. O principal objetivo do Congresso Brasileiro de Topografia de Obras foi disseminar as novas tecnologias dos levantamentos geodésicos e topográficos aplicados a obras em suas mais variadas modalidades, e o Instituto GEOeduc participou no evento a convite da organização, representado pelo Geógrafo Gustavo Bueno Lelli. Veja mais em www.geoeduc.com.

www.geoeduc.com | (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848 | cursos@geoeduc.com skype: cursos.geoeduc | whatsapp (41) 9934-9578

44

MundoGEO 83 | 2015

Revista MundoGEO 83  
Revista MundoGEO 83  
Advertisement