Page 26

Passo a Passo

Street View app para Android Use o aplicativo gratuito para criar fotoesferas e produtos incríveis

E Arlete Aparecida Correia Meneguette Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp Campus de Presidente Prudente arletemeneguette@gmail.com

26

MundoGEO 83 | 2015

ste tutorial demonstra como usar o Street View app para Android a fim de criar fotoesferas, panoramas e fotos, itens que podem ser publicados no Google Maps e refletidos em outros produtos Google Geo. O aplicativo está disponível para download na Google Play Store em https://play.google. com/store/apps/details?id=com.google.android. street. Ao submeter suas contribuições ao Google Maps você deve respeitar as Políticas de privacidade e aceitação de imagens. A Central de Ajuda oferece excelentes dicas aos usuários. Como um fotógrafo ou uma agência, você pode se inscrever para uma certificação por meio do programa Street View | Trusted para mostrar que publica fotoesferas de alta qualidade. Faça login em sua conta Google e entre na Google Play Store para obter gratuitamente o Street View app para Android. Se estiver em seu computador, clique em “Instalar” para enviar o aplicativo para seu dispositivo móvel. Se já tiver o aplicativo instalado você pode clicar em “Atualizar” no próprio dispositivo quando acessar a Google Play Store. A versão utilizada neste tutorial é a 2.0.0, liberada ao público no dia 2 de setembro de 2015. Clique em “Aceitar” os termos e em seguida o download do aplicativo é feito em seu dispositivo móvel, seguido pela instalação. Tendo feito download e instalado o aplicativo Street View em seu dispositivo móvel Android, clique em “Abrir” na página do Google Play Store. Em outro momento, quando for utilizar o aplicativo, basta clicar sobre o ícone no seu dispositivo móvel. Quando acessa o aplicativo pela primeira vez, você recebe algumas orientações básicas:

O aplicativo Street View para Android pode ser utilizado sem conexão com a Internet para a captura de fotoesferas, mas para você visualizar as abas “Coleções” e “Explorar” será necessário se conectar à WiFi, 3G ou 4G. Lembre-se que para publicar fotoesferas você deve ter um perfil no Google+. Além de “Coleções” (contendo fotoesferas conhecidas de todo o mundo) e “Explorar” (contendo as fotoesferas principais da visualização atual do seu mapa em função do nível de zoom) o aplicativo oferece outras opções: • “Perfil”: contém as fotoesferas que você já publicou no Google Maps • “Privadas”: contém as fotoesferas que você criou no Street View app mas ainda não publicou no Google Maps Clique no ícone de menu localizado no canto superior esquerdo da tela ou toque na lateral esquerda e arraste o dedo para a direita a fim de mostrar o menu. Observe que diversos itens são exibidos: “Galeria”, “Câmera”, “Câmera esférica”, “Dicas”, “Configurações”, ‘Privacidade e Políticas”, “Ajuda e Comentários”. Clique em “Configurações” para habilitar os recursos que preferir e quando terminar clique em .

Revista MundoGEO 83  
Revista MundoGEO 83  
Advertisement