Revista Paysage Ed. 06

Page 65

pré-moldados, que reduzem a quantidade de entulho e perdas da construção, além da captação e da reutilização da água da chuva, reforçando a preocupação com a sustentabilidade. De acordo com o arquiteto Manoel Doria, que assina o projeto arquitetônico, o planejamento também foi pautado por princípios avançados de tecnologia e inovação. As linhas limpas, o design funcional e a autenticidade permitem que se explore ao máximo a iluminação natural e a climatização dos ambientes, de forma a racionalizar o consumo de energia elétrica. “A ideia é resgatar a sensação de um passeio ao ar livre, permitindo a interação entre as pessoas”, resume. Outro ponto agregador de economia, segundo ele, é o modelo horizontal, onde todas as operações ocorrem em um único pavimento. “Não só favorece a colocação das lojas em pontos estratégicos, como também facilita o deslocamento

de cargas e pessoas, diminuindo custos geralmente impactados pelo uso de elevadores e escadas rolantes”, completa. Sócio da EBR Engenharia Civil, responsável pela execução do empreendimento, o engenheiro Eugênio Bayer Reichmann também destaca o conceito de horizontalização. “Essa característica torna o shopping mais eficiente em termos de logística, favorecendo a mobilidade de pessoas e cargas”, avalia. No masterplan do Umuarama Shopping consta, ainda, a previsão de expansões futuras, sem comprometimento com a arquitetura original. Como o empreendimento ocupará apenas 35% de uma área de 90 mil metros quadrados, também irá possibilitar a realização de outras construções no entorno. A região contará, por exemplo, com um hotel de 120 apartamentos e um prédio de escritórios, nos moldes de um trade center.

65


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.