Page 1


SUMÁRIO

8 Um megacentro de conforto c o n c e itu a ç ão

14

18

SHOPPING VAI SER POLO REGIONAL DE VAREJO

INTERCITY EXPRESS: EXCELÊNCIA EM HOTELARIA

NEGÓ CIO S

HOTEL

16

22

INTERIORIZAÇÃO DOS SHOPPING CENTERS

QUE TAL VIVER AO LADO DE UM SHOPPING CENTER?

MERCADO

4

RE S IDENCIAL


Imagens ilustrativas

26

36

UNIQUE BUSINESS CENTER: UMA ESTRUTURA COMPLETA

COMUNIDADE DÁ BOAS-VINDAS AO SHOPPING

COMERCIA L

BOA S-VINDAS

30

42

UM PRESENTE PARA A CIDADE DO FUTURO

FAÇA PARTE DO SHOPPING GRAVATAÍ

POR QUE GRAVATAÍ?

COMERCIA L I ZAÇÃO

5


Foto: Diego Larré

EDITORIA L

Prezados Leitores, sejam bem-vindos! Para começar gostaria de apresentar, de forma breve, o nosso Grupo. E a melhor maneira de fazê-lo é, sem dúvida, falando de nossas raízes. Tudo começou dentro de uma família comum, simples, porém com pessoas apaixonadas por negócios, com origem no interior de São Paulo. Aprendemos desde pequenos o enorme prazer que pode nos proporcionar o trabalho. Foram as experiências vividas dentro de casa que embasaram os valores que hoje estruturam nossas empresas. Nos sentimos privilegiados por tudo que vivemos e aprendemos. E é com base nesse início que vamos abrindo novas frentes, espalhando nossa semente de origem caipira no solo do nosso país, em que tanto acreditamos e do qual tanto nos orgulhamos! Ao longo de nossas vidas fomos direcionando nossos negócios, desde os pequenos empreendimentos, varejo, área imobiliária, diversificação e, mais recentemente, os investimentos em shopping. O principal motivo é, sem dúvida, seu valor agregado: mix diversificado, ofertas, segurança, comércio, lazer e entretenimento, alimentação. Para quem gosta de negócios o shopping propicia o encontro perfeito e ideal do consumidor com toda sua modernidade. O Shopping Gravataí, que você vai conhecer em detalhes nas páginas seguintes, é resultado da dedicação de uma equipe especializada, que gosta do que faz e que, justamente por isso, faz a diferença. Após várias pesquisas nas regiões Sul e Sudeste, onde estaremos também lançando novos empreendimentos e outros shoppings, nosso olhar se volta para o Shopping Gravataí, modelo de sucesso certo. É pioneiro, é inovador, é moderno e leva o nosso nome. Para apresentá-lo, nesta fase de lançamento, e para acompanhá-lo, durante seu crescimento e desenvolvimento, é que nasceu esta revista. Uma publicação que tem e terá sempre a cara do empreendimento. Aqui, nesta primeira edição, você vai conhecer cada detalhe do complexo que envolve, além de um shopping center moderno e inovador, torres residenciais, comerciais e um hotel. Vai descobrir os principais diferenciais deste projeto que o distinguem de tudo o que já foi feito em shoppings no País e vai saber como e por que a cidade de Gravataí foi escolhida para recebê-lo. Trouxemos também depoimentos de empresários que já aderiram ao novo conceito de shopping e representantes de lojas-âncora, reconhecidas nacionalmente, que igualmente garantiram sua presença no empreendimento. Faça uma boa viagem em nossas páginas e tenha o prazer de conhecer o nosso trabalho. É com muito orgulho que o levamos até você. Um forte abraço a todos.

Lorival Rodrigues M.Grupo INVESTINDO COM QUALIDADE

6


conceituação

Um megacentro de conforto Em abril de 2013, Gravataí completa 250 anos. A data será ainda mais marcante por conta da inauguração do primeiro shopping center da cidade. Projetado com conceitos de arquitetura de vanguarda, o empreendimento deve impressionar até mesmo quem já visitou outros grandes centros comerciais pelo mundo. Seu principal foco é o conforto e a comodidade. Mas, também, impulsionar a economia do município.

8


9

Imagem ilustrativa


Imagem ilustrativa

CONCEITUAÇÃO

MAIS CONFORTO, MAIS ECONOMIA “Os conceitos do projeto dão destaque ao conforto do público e a todas as considerações que envolvem um shopping de última geração.” Carlos Augusto Dominguez, arquiteto

O ano de 2013 será histórico para o município de Gravataí. E não é para menos: o município, situado na Região Metropolitana de Porto Alegre, ganhará seu primeiro shopping center. E não é um shopping qualquer; é “o” shopping. Com um investimento de aproximadamente R$ 300 milhões, o M.Grupo brindará a cidade com um empreendimento sofisticadíssimo de 160 lojas, entre outras comodidades. Projetar um megacentro de compras é tarefa que exige muito planejamento, pois ele deve ser, acima de tudo, funcional. “O Shopping Gravataí tem uma função dupla: ele faz parte do centro da cidade, por ser essa a sua localização na malha urbana, e é regional, por seu terreno estar entre as duas vias principais de ligação urbana e interurbana, a Avenida Centenário e a freeway. Isto é muito importante, pois afeta diretamente a configuração comercial e o tamanho do empreendimento”, observa o arquiteto Carlos Augusto Dominguez, diretor da Dominguez Felix Arquitetos Associados (DFA), responsável pelo projeto. Segundo ele, o shopping foi pensado de forma a proporcionar um ambiente agradável dentro de um espaço viável economicamente. “Os conceitos empregados no projeto dão destaque ao conforto do público, como sitting areas distribuídas em todo o prédio; family room com fraldário; banheiros, locais de amamentação e alimentação de crianças; mais as questões vinculadas à economia de energia; racionalidade operacional dos sistemas técnicos; coleta seletiva de lixo; cuidado com utilização da água e seu reuso, e a todas as considerações que envolvem um shopping center de última geração.”

10


Imagem ilustrativa

Estruturação de fluxos tem dois tipos de malls: um fechado, com ar-condicionado e iluminação natural através de sky lights, e outro aberto em volta de áreas ajardinadas

11


CONCEITUAÇÃO

12


Imagem ilustrativa

TUDO EM UM SÓ LUGAR Localizado em uma área de mais de dez hectares, onde ficava a antiga fábrica da Duratex, o Shopping Gravataí se destaca também pela arquitetura de vanguarda, que impressiona até mesmo quem já visitou outros grandes centros comerciais. Cada ambiente foi pensado de modo a tornar o espaço ainda mais atrativo para o público. “Sua estruturação de fluxos é horizontal e tem dois tipos de malls: um fechado, com ar-condicionado e iluminação natural através de sky lights, e outro aberto em volta de áreas ajardinadas, com um paisagismo que utiliza decks, árvores de porte, água e locais de permanência”, explica Carlos Augusto Dominguez. “Em volta das áreas de público temos todos os tipos de lojas, magazines, megastores, praça de eventos, centro de diversões, cinemas (os primeiros de Gravataí), uma praça de alimentação com 14 lojas e dois restaurantes, entre outros tipos serviços”, enumera o arquiteto. Há quase 30 anos à frente da DFA, Dominguez diz que é um privilégio poder participar diretamente da criação de um empreendimento como o que será inaugurado na cidade gaúcha. “É inovador fazer parte dos novos shopping centers, que privilegiam ser um equipamento da comunidade em todos os sentidos e cuidar do meio ambiente. É inovador fazer parte desta importante transformação urbana que está acontecendo em Gravataí, proporcionar à cidade um empreendimento que existe por causa do crescimento da região e que contribui com 2.000 empregos diretos – fora os indiretos que serão incontáveis”, projeta.

“É inovador fazer parte desta transformação em Gravataí, proporcionar à cidade um empreendimento que existe por causa do crescimento da região.” Carlos Augusto Dominguez, arquiteto

Conceitos do projeto dão destaque ao conforto do público, como sitting areas distribuídas em todo o prédio

13


NEGÓCIOS

Amplos espaços de convivência e um boulevard de serviços fazem parte do conceito arquitetônico do shopping

SHOPPING VAI SER POLO REGIONAL DE VAREJO Um lugar onde a cidade vai acontecer. Essa é a proposta do Shopping Gravataí, o empreendimento do M.Grupo que é a grande novidade do setor de varejo, entretenimento e negócios da região. O primeiro shopping da cidade nasce grande, com lojas de presença nacional, arquitetura moderna e uma série de novidades que vão torná-lo referência em varejo e ponto de encontro e convívio na cidade.

14


Imagem ilustrativa

Participar do Shopping Gravataí é fazer parte de um grande mercado em ascensão. A cidade tem o 4º maior PIB do Rio Grande do Sul, com importantes empresas dos setores metalúrgico, automobilístico e químico. O Shopping Gravataí está dimensionado para ser o grande centro de varejo, entretenimento e hotelaria em uma área nobre da cidade, com acesso fácil à principal porta de entrada da capital Porto Alegre. Serão 160 lojas, distribuídas em uma área bruta locável (ABL) de 21.379,95m2, o que oportuniza ao Shopping Gravataí potencial para receber mais de 20 mil visitantes diariamente. O complexo também mostra o ineditismo do empreendimento: em um mesmo lugar, hotel, shopping, área residencial e torres comerciais, além das primeiras salas de cinema da cidade, dotadas das mais atuais tecnologias de exibição. O conceito arquitetônico do Shopping Gravataí reúne as últimas novidades em tendências mundiais de centros de compras. Com muitas áreas verdes, espaços ao ar livre, um boulevard de serviços completo, com agências de turismo, lavanderias, sapatarias e conveniências diversas, o complexo multiuso vai se tornar o ponto de encontro e convívio, ajudando a dar visibilidade à cidade de Gravataí.

Imagem ilustrativa

O Shopping Gravataí terá um mix planejado e balanceado, seguindo as mais atuais tendências de mercado. Os detalhes, voltados para propiciar maior equilíbrio comercial, proporcionam diferentes opções de compra para os mais variados segmentos e perfis de consumidor. Todas as novidades presentes no Shopping Gravataí são resultado do acúmulo de expertise de mais de 25 anos em shoppings, no Brasil e no exterior, dos profissionais que fazem parte da Pro-Overseas, responsável pela comercialização do empreendimento.

Ampla praça de eventos, para fazer a cidade acontecer no shopping

15


MERCADO

16


Foto: ©Shutterstock / Yuri Arcurs

INTERIORIZAÇÃO DOS SHOPPING CENTERS A inauguração do Shopping Gravataí confirma uma tendência que está se consolidando nos últimos anos em todo o Brasil: a interiorização dos shopping centers. Além de ser um indício de descentralização do poder econômico, esse dado mostra que é necessário que os comerciantes se estabeleçam onde estão os consumidores – que, por sua vez, buscam serviços de qualidade mais perto de casa.

Foto: Gis Ciasca/Alshop/divulgação

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, há 20 anos, 70% dos shoppings se localizavam em capitais. Hoje, o panorama já é bem diferente: mais de 50% desses estabelecimentos situam-se em cidades do interior. “E a tendência é de uma inversão dessa pirâmide”, avalia ele. “Acredito que daqui a uns cinco anos as capitais vão concentrar apenas 30% dos shoppings, enquanto nas cidades do interior estarão 70% dos empreendimentos”, aposta o dirigente, que é formado em administração de empresas e tem quase quatro décadas de experiência no comércio varejista.

“É um shopping multiuso, o que representa mais faturamento e comodidade para a população da cidade.” NABIL SAHYOUN

PRESIDENTE DA ALSHOP

Para Sahyoun, o fato de Gravataí ser uma cidade de mais de 350 mil habitantes e ficar muito próxima a Porto Alegre – e, por consequência, de muitas cidades da Região Metropolitana –, é motivo mais do que suficiente para que seu primeiro shopping seja muito bem-sucedido. “Tenho certeza de que o Shopping Gravataí vai ser extremamente prestigiado pelos moradores, que devem estar ansiosos pela inauguração. Um empreendimento desse porte representa geração de muitos empregos diretos e indiretos, valoriza os imóveis da região e até mesmo outros pontos comerciais no entorno do shopping”, observa o presidente da Alshop, que ainda elogia o fato de o empreendimento possuir hotel, complexo residencial e business center. “É um shopping multiuso, o que representa mais faturamento e comodidade para a população da cidade.” Embora valorize o comércio de rua, Sahyoun destaca que os shopping centers, pelo conforto que proporcionam – “é um local protegido da chuva e tem ar-condicionado, por exemplo” –, são o sonho de todo empreendedor. “Se eu fosse um lojista nem pensaria duas vezes: correria para garantir o meu espaço no shopping”, garante.

17


HOTEL

Intercity Express: excelência em hotelaria Gravataí será contemplada, a partir de 2013, com o empreendimento que faltava para elevar o município a um dos mais desenvolvidos da região metropolitana: o InterCity Express. O hotel, de dOzE andares, 130 quartos, três elevadores, 52 vagas de garagem, gerador próprio de energia, portaria e serviços bilíngues 24 horas – que ainda estará interligado com o Shopping Gravataí –, leva a bandeira de uma das maiores redes de hotelaria do mundo e, portanto, terá a excelência do padrão executivo internacional.

18


Imagem ilustrativa

Projeto arquitet么nico moderno evidencia contemporaneidade dos servi莽os da rede Intercity Express

19


Imagem ilustrativa

HOTEL

Com 12 andares, o hotel se destaca na paisagem urbana de Gravataí

De acordo com a arquiteta Silvia Benedetti, o conceito InterCity Express propõe uma estada confortável e moderna. “Os hotéis da rede são contemporâneos, sempre com uma preocupação constante na modernidade das instalações e equipamentos”, afirma. Assim, os quartos oferecerão camas do tipo box, televisão de tela plana, TV a cabo, telefone, ar-condicionado, frigobar, internet de alta velocidade sem fio, mesa de trabalho, rádio-relógio, cofre, secador de cabelo, chave eletrônica e isolamento acústico e térmico. Os banheiros terão box em vidro temperado e haverá caixas de som que permitirão que o hóspede continue ouvindo a programação da TV na hora do banho. O InterCity Express Shopping Gravataí terá três categorias distintas de hospedagem: standard, luxo e luxo superior. As diferenças dependerão do tamanho do apartamento, do pavimento, da vista e de itens como iPod dock e televisão de maiores dimensões. Contudo, independente da categoria, conforto e modernidade são sempre prioridade para as unidades da rede.

20


Como todo InterCity, o hotel disponibilizará uma gama de serviços, que incluem café da manhã, restaurante, room-service 24 horas, fitness room, internet sem fio nas áreas comuns e acesso aos business centers. Os hóspedes poderão realizar eventos, contando com a infraestrutura completa de equipamentos (telão para projeções, data-show, microfone) e serviços (coffee-break, welcome-coffee, jantares). “O hotel é pensado para facilitar a vida do executivo”, explica Alexandre Gehlen, diretor e fundador da rede InterCity. Intercity Express prima pela modernidade e conforto em suas instalações e equipamentos

Imagem ilustrativa

Além disto, a InterCity é a única rede brasileira 100% integrada em um banco de dados que reconhece as preferências do hóspede em qualquer unidade. Se o usuário gosta de travesseiro baixo, o hotel lembrará disso em sua próxima estada.

21


RE SIDENCIA L

Que tal viver ao lado de um shopping center? O Jardins do Shopping é mais um empreendimento inovador do M.Grupo que vem enriquecer o município de Gravataí. Os moradores terão, a poucos metros de casa, todas as conveniências das mais de 160 lojas, praça de alimentação, cinemas, clínicas e escritórios.

22


23

Imagem ilustrativa


RE SIDENCIA L

Espaços externos comuns arborizados promovem uma opção agradável de estar

De acordo com a arquiteta responsável pelo projeto, Cleiraci Zanella, os edifícios terão todo o conforto e segurança. As habitações foram projetadas para que o espaço seja otimizado da melhor maneira possível. “Pensando no bem-estar do morador, trabalhamos para que todo o espaço que tínhamos fosse útil e bem aproveitado”, garantiu Cleiraci. Com um ou dois dormitórios, os apartamentos têm quatro tamanhos diferentes, variando de 35 a 50,62m2, podendo ter ou não suítes, mas todos terão uma vaga de garagem. “É ideal para jovens casais que estão iniciando uma família ou para pessoas mais idosas, que precisam de conforto”, completa a arquiteta. Tanto os apartamentos quanto toda a estrutura do residencial foram pensados para possibilitar acessibilidade universal.

24


Imagem ilustrativa

A área de lazer interna será toda arborizada, com espaço para caminhar e descansar. O passeio público do lado de fora do residencial segue o estilo ajardinado do interior e possuirá também uma ciclovia. Para as crianças, está reservada uma praça de diversões com os mais tradicionais brinquedos. Também será construído um salão de festas, com espaço gourmet – uma cozinha equipada com churrasqueira – para mais de 50 pessoas. Outro ponto alto do residencial são as piscinas adulto e infantil, que prometem integrar os moradores em momentos de lazer e esporte. A segurança também é prioridade para os idealizadores do Jardins do Shopping. Para isso, porteiros estarão de plantão 24 horas em três guaritas independentes, uma para cada torre.

Imagem ilustrativa

A comercialização do Jardins do Shopping vem sendo executada no showroom de vendas no local do complexo, entre a Av. Centenário e a freeway. A previsão de entrega do empreendimento é para até abril de 2013.

AMBIENTE AMPLO E AGRADÁVEL, COM A COMODIDADE DE TER UM SHOPPING AO LADO DE CASA

25


comercial

26


Imagem ilustrativa

Fachada revestida de vidros laminados refletivos que propiciam isolamento térmico Imagem ilustrativa

Unique Business Center é estrutura completa para instalações comerciais Formado por duas torres de nove andares cada, o centro comercial Unique Business Center, em Gravataí, concentrará 234 amplas salas de 25 a 404m² e será amparado por uma estrutura que primará pelo conforto, segurança e sustentabilidade. Cada edifício terá três elevadores, gerador de energia, portaria 24 horas e um rígido controle de acesso através de catracas, equipamentos de intercomunicação e um circuito fechado de TV com verificação de eventos em toda área condominial. haverá, ainda, 235 vagas de garagem com controle remoto.

27


comercial

Unique Business Center reúne os melhores profissionais e serviços em um só local

A apenas alguns minutos do centro da cidade – entre a Avenida Centenário e a freeway – e com a comodidade da conexão com o Shopping Gravataí, os diferenciais do novo empreendimento do M.Grupo são os serviços de copa, limpeza e recepção, que garantem conforto e facilidades inéditas aos usuários do centro comercial. O Unique Business Center, além de ser referência por seu ambicioso projeto de reunir os melhores negócios em um só lugar, também impressiona por sua arquitetura arrojada, que deve mudar a paisagem urbanística de Gravataí. Os dois prédios gêmeos terão fachada revestida de vidros laminados refletivos com esquadrias de alumínio, o que, mais do que moderno, tem a vantagem de propiciar isolamento térmico. Na parte interna, o charme fica por conta, por exemplo, do lobby de pé direito duplo e das esquadrias de madeira pintada.

28


Imagem ilustrativa

Estrutura dos edifícios comerciais conta com 234 amplas salas de 25 a 404m2 Imagem ilustrativa

De acordo com o arquiteto responsável pelo Unique Business Center, Dino Damiani, haverá saliências ao longo da fronte das torres, formando uma espécie de breeze, enriquecendo ainda mais a edificação. “Esses elementos construtivos, além de charmosos do ponto de vista estético, são uma solução criativa para a acomodação dos condicionadores de ar tipo split e para gerar uma proteção contra a incidência de calor e chuva”, explicou o arquiteto. O Unique também oferecerá espera para TV a cabo, antena coletiva, internet, telefonia e rede lógica. Na parte externa, haverá uma grande área aberta com tratamento paisagístico especial. O boulevard manterá certa distância da avenida, servindo como um agradável espaço para circular com tranquilidade e descansar. A partir desse pátio, uma passarela coberta ligará o Unique Business Center ao Shopping Gravataí.

29


POR QUE GRAVATAÍ?

Um presente para a cidade do futuro Ao completar 250 anos, a cidade das bromélias vai ganhar um shopping center inteiro de presente. Mas por que, afinal, foi escolhida para sediar o complexo Shopping Gravataí? Um criterioso estudo de viabilidade mercadológica apontou características extremamente positivas do município, hoje com população superior a 275 mil habitantes, índice de urbanização de 90,7% e taxa de crescimento de 1,7% ao ano, bem superior à registrada pelo estado.

30


Imagem ilustrativa

Com investimento de cerca de R$ 300 milhões, o M.Grupo brindará Gravataí com um shopping center de 160 lojas

31


POR QUE GRAVATAÍ?

Cidade foi apontada em pesquisa como polo em desenvolvimento

Pesquisa confirma acerto na localização

GRAVATAÍ concentra 2% da população do estado e também 2% da renda total do Rio Grande do Sul, com Renda média familiar próxima a R$ 2,9 mil, 6% superior à média gaúcha.

Iniciar um projeto do porte do complexo que envolve o Shopping Gravataí requer muita informação e detalhamento, uma intimidade com a região que o vai receber, conhecimento de seus hábitos e funcionamento da sociedade local. Por isso o M.Grupo se serviu do trabalho meticuloso da Gismarket, empresa especializada em estudos de geomarketing baseados em tecnologia GIS (Geografic Information System). O resultado desse levantamento, realizado em agosto do ano passado, determinou a ida do complexo para a famosa cidade das bromélias, trazendo dados animadores, que só reforçam a tese de que Gravataí é mesmo um polo em desenvolvimento. As características da economia local são positivamente consideráveis: a cidade concentra 2% da população do Estado e também 2% da renda total do Rio Grande do Sul, com renda média familiar próxima a R$ 2,9 mil, 6% superior à média gaúcha. Com Produto Interno Bruto (PIB) circulando na faixa dos R$ 3,9 bilhões, Gravataí está na 86ª posição do ranking nacional. Conforme apontou o estudo, a opção por uma localização entre importantes pontos

32

distribuidores de tráfego, a somente 900 metros da rotatória entre a RS 118 e a freeway, favorece o acesso de consumidores de toda a Região Metropolitana. Além disso, a área do empreendimento fica a 25 quilômetros de Porto Alegre, cerca de 20 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho e é servida, diariamente, por 13 linhas de ônibus urbanos, todos com pontos de parada bem próximos. O fluxo de veículos no entorno também foi objeto da análise da Gismarket, que apurou uma circulação expressiva de carros e motos nas vias que contornam o local. Das 8h às 20h, foi registrada a passagem de 18,8 mil automóveis e motocicletas particulares. Somando-se aí os veículos comerciais e de serviços, o número salta para 20,8 mil/dia, o equivalente a 33% da frota do município. Quanto ao composto sociodemográfico nas proximidades do espaço de instalação, ou seja, a concentração de pessoas, a pesquisa apurou mais de 102 mil domicílios na chamada área de influência, isto é, a uma distância variável de 5 a 15 minutos do local. Esses domicílios registram uma renda média de R$ 2.765,00.


Foto: ©Shutterstock / Stefanolunardi

Perfil dos moradores no entorno e renda familiar também foram considerados pelo estudo

A 10 minutos

do SHOPPING GRAVATAÍ

Área de influência/composto sociodemográfico

157 46

mil pessoas

mil domicílios

Mais de 50 mil pessoas e cerca de 15 mil domicílios foram verificados a uma distância de até cinco minutos do empreendimento, com uma renda domiciliar de R$ 3.418,00. Outras 107 mil pessoas, ou cerca de 31 mil domicílios, estão distantes de cinco a 10 minutos do local, com uma renda média de R$ 2.686,00.

GRAVATAÍ

275.363 R$ 2.876, 00

HABITANTES

renda média familiar

População e renda Gravataí possui 275.363 habitantes, conforme levantamento realizado em 2010. A cidade está em 5° lugar no Estado em densidade populacional, com quase 80 mil domicílios e uma renda familiar média de R$ 2.876,00, o que contabiliza uma renda total mensal de R$ 229.979 mil ao mês, registrada no ano passado.

PIB

PRODUTO INTERNO BRUTO

MUNICÍPIO

PER CAPITA

3,9 R$ 14,3 R$

Tabela PIB

bilhões

mil

O Produto Interno Bruto (PIB) do município é de R$ 3,9 bilhões, o que o coloca na 86ª posição na classificação nacional de municípios e comprova a aquecida atividade econômica da região. A relação PIB per capita atinge a casa dos R$ 14,3 mil ao ano e posiciona Gravataí em 584° lugar no cenário brasileiro.

33


POR QUE GRAVATAÍ? A apenas um quilômetro do centro da cidade, situado entre dois pontos distribuidores de tráfego, a 900 metros da RS 030 e 1.200 metros da Rua Adolfo Inácio Barcelos, o complexo tem como vizinhos alguns importantes pontos de referência e geradores de público: o Colégio Dom Feliciano, primeira escola particular da localidade, o Paladino Tênis Clube, hoje com mais de 800 sócios e uma qualificada estrutura esportiva, e o Senai Ney Damasceno Ferreira, que atende dezenas de alunos em cursos técnicos.

Perto do consumidor, longe de outros shoppings Uma visão contextualizada da exata localização e ocupação no entorno do Shopping Gravataí confirma: o empreendimento está posicionado em uma importante via de ligação regional, a avenida Centenário, paralela com a BR 290, a Freeway.

Além disso, a ocupação residencial na região que circunda o empreendimento é classificada como heterogênea, mesclando as classes sociais média-alta e média. Também foi apurada uma razoável concentração de empregos (cerca de 1,1 mil) e estudantes (cerca de 3,7 mil) em um raio de 500 metros. Uma informação interessante é que o Shopping Gravataí fica consideravelmente distante dos outros shoppings da região. O percurso até o mais próximo, em Cachoeirinha, é de 8,5 quilômetros. Por outro lado, a proximidade com importantes vias de ligação regional, como a RS 118, avenidas José Loureiro da Silva e Dorival Cândido Luz de Oliveira (RS 030), permite fácil conexão com todas as regiões da cidade e também com os demais municípios da Região Metropolitana.

Foto: ©Shutterstock / Deklofenak

34


Shopping terá cinco vias de acesso direto Além das 13 linhas de ônibus à disposição para acesso direto ao Shopping, todos circulando pela avenida Centenário, principal via de LIGAÇÃO regional, moradores da cidade e demais municípios que chegam ao empreendimento caminhando ou em seus veículos próprios terão cinco vias locais de acesso. As ruas Maurício Cardoso e Guadalajara, a Travessa Bia e a Avenida Benjamin Constant são todas vias secundárias de ligação local, com sentido duplo e estacionamento permitido, que já podem ser vistas como caminhos que levam ao Shopping Gravataí. Além delas, também, e principalmente, a grande Avenida Centenário, que corre paralela à freeway, faz ligação direta com o centro da cidade e ainda conecta o município com outros vizinhos, como Glorinha, através de sua interligação com a RS 030. Além disso, está vinculada, 900 metros adiante do empreendimento, com a RS 118, que, por sua vez, liga Gravataí à BR 290 – freeway, e a cidades mais distantes, mas ainda na região metropolitana da Capital, como Sapucaia do Sul. É justamente para esta grande avenida, a Centenário, que está voltada uma das frentes do terreno (150 metros), que é de esquina e tem outros 110 metros orientados para a Rua Maurício Cardoso, o que significa excelente condição de visibilidade e exposição. Também é garantia de um curto trajeto para todos os bairros da zona urbana da cidade, que podem ser atingidos no tempo máximo de deslocamento motorizado de 15 minutos, a partir do Shopping Gravataí.

35


BOAS-VINDAS

Foto: divulgação

Comunidade dá boas-vindas ao Shopping Lideranças, formadores de opinião e representantes da comunidade da região já se renderam ao projeto inovador do Shopping Gravataí e estão de braços abertos para receber o empreendimento. Todos acreditam no impacto positivo que deve ser desencadeado logo após seu lançamento, tanto no que diz respeito ao aquecimento da economia local, quanto ao crescimento e desenvolvimento das capacidades do município.

“A inauguração do Shopping Center Gravataí, prevista para abril de 2013, é o grande e, sem exagero, o mais esperado presente de aniversário de 250 anos para o município. A cidade merece esse presente.” ACIMAR SILVA PREFEITO DE GRAVATAÍ

O poder público municipal vê com muito bons olhos a escolha da cidade para sediar um empreendimento do porte do Shopping Gravataí. Segundo o prefeito, Acimar Silva, a cidade espera, e há bastante tempo, por um empreendimento que eleve a autoestima dos seus moradores. “O município carece de um local que concentre uma variedade de estabelecimentos comerciais, possua salas de cinema, agências bancárias e ofereça uma diversidade de serviços. Tudo isso resultará em benefícios para toda a comunidade, aumentando o consumo de bens e serviços na região e criando postos de trabalho diretos e indiretos”, destacou. Silva está convicto de que o shopping irá preencher essa lacuna existente no município, especialmente porque a iniciativa não se restringe apenas à construção de um centro comercial, mas também de um novo hotel, torres residenciais e centro de negócios. “Com a chegada desses empreendimentos, não precisaremos mais cruzar os limites da nossa cidade para, por exemplo, ir ao cinema”, citou. O prefeito abre as portas da cidade ao complexo comercial e residencial, dando os parabéns ao M.Grupo “por essa iniciativa de escolher a nossa Aldeia para construir esse empreendimento que será coroado de êxito e trará mais desenvolvimento para Gravataí e região”, arrematou.

36


37

Foto: ŠShutterstock / Deklofenak


Foto: divulgação

Para o deputado peemedebista Marco Alba, que iniciou sua carreira política junto a entidades esportivas, depois como vereador justamente em Gravataí, sua cidade natal, desenvolvimento e progresso de um município passam necessariamente pela união de dois setores: o privado e o público. O setor público deve, antes de mais nada, oferecer as plenas condições para que o setor privado possa evoluir. “Basta que administre a cidade com responsabilidade, competência, visão de futuro, seriedade e transparência”, avalia.

Imagem ilustrativa

Na sua opinião, todo empreendimento como o do porte deste que está se instalando em Gravataí traz na carona uma série de benefícios para a cidade e também para sua comunidade. “Desde a geração de empregos diretos e indiretos, assim como toda uma infraestrutura comercial, de serviços sociais à população, e de lazer, que se cria em seu entorno. Ou seja, há todo um novo conceito de sustentabilidade chegando a seu lado, na região em que se instalará”, complementa.

“É muito gratificante saber que Gravataí foi o município escolhido para a construção deste novo shopping. Mais do que isto, é um orgulho, como gravataiense, saber que nossa cidade ficará mais moderna, contará com mais alternativas de compras e lazer e, além de tudo, se tornará ainda mais independente da Capital.”

MARCO ALBA DEPUTADO ESTADUAL

38


com este investimento. Temos boas

Foto: divulgação

“Sem dúvida a cidade só tem a ganhar expectativas para os próximos anos com a vinda do Shopping Gravataí.” José Luís Silveira PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DE GRAVATAÍ (ACIGRA) E CDL

Foto: divulgação

Como presidente de duas entidades representativas, José Luís Silveira vem acompanhando a expansão de negócios em todas as regiões da cidade. “Temos uma população economicamente ativa, com bom poder aquisitivo, mas que, segundo pesquisas realizadas por nossa entidade, consome principalmente em shopping centers da Capital”, informou. Segundo ele, a vinda do Shopping Gravataí deve não apenas reter parte dessa evasão de consumo, mas até atrair clientes de outras cidades. “Acreditamos que os reflexos serão muito positivos. A geração de empregos será evidente não só nas lojas do shopping, mas também em outras, que deverão qualificar ainda mais seu atendimento. Além disso, a infraestrutura da região deve receber uma atenção especial do poder público em quesitos como segurança e trânsito. Também indiretamente a população será muito beneficiada”, completou.

“Gravataí cresce a cada dia e é com satisfação que recebemos esSe empreendimento que vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento do nosso município.” José Nivaldo da Rosa

PRESIDENTE DO SINDILOJAS GRAVATAÍ

A localização a 100 quilômetros do mar e da serra faz da cidade ponto de passagem tanto no inverno quanto no verão. Sua escolha para sediar um complexo com shopping, torres residenciais, torres comerciais e hotel é, na opinião do presidente do Sindilojas, um indicador da energia do município. “A comunidade gravataiense sente-se orgulhosa e é mais um grande passo para nossa economia. Havia essa carência no setor terciário, que possui um grande potencial de crescimento a ser explorado”, afirmou Rosa. Para o Sindilojas, que representa o comércio de bens e serviços na região, é um estímulo no desempenho de sua missão de preparar, desenvolver e fortalecer seus representados e todos os comerciantes de Gravataí e Glorinha e do novo complexo. “Desde já o Sindilojas se coloca à disposição para receber esse grande empreendimento”, finalizou o presidente da entidade.

39


comercialização

Experiência, ineditismo e garantia de bons negócios Fazer parte do Shopping Gravataí é participar de um mercado em ascensão na cidade que tem a 4ª maior economia do Rio Grande do Sul. O Shopping Gravataí tem componentes inéditos para a região. Cinemas com tecnologia de última geração, lojas de presença nacional, um conceito arquitetônico com soluções sustentáveis e amplo boulevard de serviços. Tudo isso integrado com hotel e área residencial. Grandes vantagens para o varejo em um dos espaços mais nobres de Gravataí. A experiência do M.Grupo, aliada à credibilidade, agilidade e confiança, é a garantia de um grande negócio. Entre já em contato e faça parte desse empreendimento.

42


EXPEDIENTE

A revista Shopping Gravataí é uma publicação produzida pela Interna Projetos Editoriais, sob licença e encomenda do M. Grupo. As opiniões e entrevistas são de inteira responsabilidade dos autores. É vedada a reprodução total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização e sem citação da fonte.

Av. Nilo Peçanha, 900 Fone: (51) 3333-1060 Porto Alegre/RS

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.729 5º andar - Fone: (11) 3443-6461 São Paulo/SP

www.mgrupo.net 0800 601 10 60

CAPA

Publisher

Textos

Revisão

Impressão

Renato Delfino Rodrigues

Anne Coutinho – MTb 7.725

Maria da Graça Sanseverino

Ideograf

Agência M.Com

Projeto gráfico, edição, reportagem, revisão e diagramação:

Anne Ledur – MTb 14.276

5.000 exemplares

Daniel Sanes – MTb 10.285

(51) 3019.5643 - www.interna.com.br

Miguelito Medeiros – MTe 15.798

Empreendedora Um empresa

PLANEJAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO

Amélio Tazoniero Junior Fone: (51) 9901-3993 ajunior@pro-overseas.com.br

Ana Claudia Fischer Oltramari Fone: (51) 8145-1500 anaclaudia@pro-overseas.com.br

(51) 3093-1500 – Av. Plínio Brasil Milano, 757 sala 1003 Higienópolis – Porto Alegre/RS Informações: (51) 3043-7479 (telefone showroom) – Shopping Gravataí Av. Centenário, 555 – Gravataí/RS.

43


Profile for Interna Projetos Editoriais

Revista Shopping Gravataí  

Um megacentro de conforto – Com investimento de cerca de R$ 300 milhões, o M.Grupo brindará Gravataí com um Shopping Center de 30 mil metros...

Revista Shopping Gravataí  

Um megacentro de conforto – Com investimento de cerca de R$ 300 milhões, o M.Grupo brindará Gravataí com um Shopping Center de 30 mil metros...

Advertisement