Page 1

Porto Alegre/RS outubro a dezembro de 2011

Ano I

Nº 2

NOVAS

famílias, NOVOS DESAFIOS

Longevidade em alta, casas comandadas por mulheres, mais pessoas morando sozinhas. Conversamos com especialistas para saber o que buscam esses novos perfis de família e como as empresas atendem a seus anseios.

LANÇAMENTOS

DESIGN

ECONOMIA

RESPONSABILIDADE

NEGÓCIOS


4

SUMÁRIO

16

8

24 46

30 8 | MUDANÇA NAS FAMÍLIAS

42 34 | OBJETOS DE DESEJO

16 | UM PARAÍSO NA BRAVA SUL

38 | TALENTO GAÚCHO NA NATAÇÃO

18 | JOY, A MELHOR VISTA DA ZONA NORTE

42 | COSTA DOCE ESCONDE PARAÍSOS A SEREM DESCOBERTOS

20 | SAINT LOUIS NO CORAÇÃO DE PORTO ALEGRE

46 | RENDA-SE AO ACONCHEGO DOS BISTRÔS

22 | IMÓVEL, UM NEGÓCIO RENTÁVEL

50 | NOTÍCIAS NEX GROUP

24 | O SEGREDO DO SUCESSO

52 | ANDAMENTO DAS OBRAS

26 | VIDA NOVA A VELHOS OBJETOS

60 | FORNECEDORES NEX GROUP

30 | ROCK, VINTAGE, FUTURISTA


6

EDITORIAL

EXPEDIENTE

Uma publicação da Interna Projetos Editoriais, sob licença da Nex Group. As opiniões e entrevistas são de inteira responsabilidade dos autores. É vedada a reprodução total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização e sem citação da fonte.

Evoluir sempre Estamos encerrando 2011 com a convicção de estarmos no caminho certo. A criação da holding Nex Group multiplicou potencialidades e quebrou paradigmas no mercado. Acreditamos na mudança como forma de evoluir. Essa capacidade de transformação é a forma de atendermos a uma sociedade que se reinventa todos os dias, e por isso projetamos e construímos imóveis que são o sonho de consumo de pessoas de diferentes perfis. Novas famílias, novos anseios, novas necessidades. Segundo o Censo 2010 do IBGE, está aumentando o número de casas onde a mulher está no comando, assim como a longevidade e a qualidade de vida se ampliam. Para saber o que querem esses grupos heterogêneos, trazemos uma matéria especial em que conversamos com especialistas e com representantes desses núcleos familiares. Antecipamos os desejos de nossos clientes e lançamos produtos que são cases como sucessos de vendas. Nossa próxima grande novidade será também nossa estreia em Santa Catarina: um condomínio fechado localizado a uma quadra do mar, inserido na exuberante Praia Brava, em Itajaí (SC), bem próximo à Camboriú. Você pode conhecer mais sobre esse empreendimento na seção Lançamento, que traz ainda o Joy, um condomínio com infraestrutura completa e a comodidade e o privilégio de morar no bairro Boa Vista, em Porto Alegre, e o Saint Louis, em pleno bairro Santana, também na Capital, mas com a tranquilidade de ter à disposição um bosque e opções de lazer para todas as idades. Com produtos diferenciados, de alta qualidade e preços convidativos, temos certeza de que 2012 será melhor ainda, será o ano de consolidação da Nex Group!

Nex Group Rua Furriel Luiz Antônio Vargas, 250 / 10º andar Fone/fax (51) 3378-7800 CEP 90470-130 - Porto Alegre - RS www.nexgroup.com.br Sugestões Online nexday@nexgroup.com.br Direção de Marketing Nelson Farina

Projeto gráfico, edição, reportagem, revisão, comercialização e diagramação

(51) 3019-5643 - www.interna.com.br Publisher: Renato Delfino Rodrigues Edição e textos Karen Viscardi – MTb 8.633 Textos Cristian Costa – MTb 15.247 Daniel Sanes – MTb 10.285 Miguelito Medeiros – MTe 15.798 Revisão Maria da Graça Sanseverino

Boa leitura!

Impressão Coan Artes Gráficas

Carlos Alberto Schettert

2.500 exemplares

Presidente da Nex Group Foto de capa Diego Larré


8

ESPECIAL FOTOs: DIEGO LARRÉ

MUDANÇA NAS

famílias


Não se faz mais famílias como antigamente. Cresce o número de domicílios liderados por mulheres, cai a taxa de fecundidade e aumenta a população mais velha. Que desafios esses novos perfis trazem às empresas? Como atender a públicos tão distintos? Conversamos com especialistas no assunto para tentar entender essas novas realidades. O pai, chefe de família, a mãe e os filhos. Essa é a composição tradicional cada vez menos frequente de uma família gaúcha e brasileira. No Rio Grande do Sul, 39,79% dos domicílios são chefiados por mulheres. Em Porto Alegre, esse índice chega a 49,87%, maior percentual entre as capitais brasileiras, um crescimento de 58% em uma década. A cidade exibe ainda o título de cidade mais solitária do País. O percentual de casas onde reside apenas uma pessoa é de 21,6%. No RS, o índice é de 15,2% e, no Brasil, a média fica em 12,1%. Os dados fazem parte do Censo Demográfico 2010, divulgado em novembro pelo IBGE. A família Godoi retrata algumas tendências apontadas no Censo 2010 do IBGE: a de famílias com um número reduzido de pessoas e em que a mulher é a chefe do domicílio. Eliz Regina Godoi, de 52 anos, mora com o filho Matheus de Godoi Varani, de 17 anos. O primogênito Thiago de Godoi Varani reside na Austrália há oito anos e também exemplifica outra realidade mostrada no Censo 2010. Cresce o número de brasileiros que residem no exterior. O total estimado chegou a 491.645 mil em 193 países do mundo, sendo que 60% dos emigrantes tinham entre 20 e 34 anos de idade. “O coração aperta às vezes, mas o importante é que os filhos estejam felizes”, diz a mãe.

Eliz e Matheus valorizam a qualidade de vida

Mas, afinal, o que busca a família Godoi quando o assunto é morar, trabalhar e ter lazer? Para Eliz, o lugar ideal para viver é aquele que a afasta do barulho e da agitação da cidade. Conceito compartilhado com o filho Matheus, que participou da decisão de mudar de uma cobertura para uma casa em um condomínio horizontal. Desde janeiro de 2011, os dois estão no novo endereço e notam algumas mudanças: a casa se transformou no local de reunião de toda a família. “A família está mais próxima em função da casa, que está sempre cheia aos finais de semana”, conta Eliz. Conhecendo o projeto do Atmosfera Eco Clube, mãe e filho se seduziram pela proposta de qualidade de vida, de ter à disposição um clube e pela possibilidade de “fugir” da cidade. “O sossego e o ambiente são únicos”, declara Eliz. Além do sossego, a bancária valoriza a infraestrutura de lazer. “Tenho no jardim de casa um clube completo”, ressalta, destacando que o condomínio possui piscinas, quadra de tênis, academia, espaço para caminhadas... “Tudo isso proporciona uma vida mais saudável”, afirma. “As famílias estão menores. Por isso ampliamos as áreas comuns nos projetos. Já os que têm filhos procuram mais os condomínios pela segurança” destaca o diretor comercial da Nex Group, Enio Pricladnitzki. Segundo ele, fazer um exercício no tempo disponível e não em um determinado horário é um facilitador da vida moderna. “As empresas que conseguem responder às necessidades das pessoas se destacam.”

9


10

ESPECIAL

Tânia e Francisco gostam de compartilhar todos os momentos

O casal Tânia Glacy Ortiz Pereira, de 64 anos, e Francisco Fernando Hampe, de 78, seduzidos, não conseguiram resistir à tentação de adquirir um novo lar. Foram ao supermercado e voltaram com um apartamento novinho. Antes de irem às compras, resolveram conhecer o apartamento decorado do Nature. Saíram com o contrato assinado, fotos feitas e com direito a toque no sino, símbolo de quando uma venda é efetivada. “Às vezes sem planejar é melhor ainda”, afirma Tânia. Professora aposentada, ela e o marido também exemplificam uma realidade cada vez mais comum na sociedade brasileira. A proporção de idosos está em expansão entre os brasileiros e, em especial, entre os gaúchos. Mais do que viver mais, essa fatia da sociedade está vivendo melhor. Tânia e Francisco são companheiros em todas as tarefas do dia a dia e viajam seguidamente. Já conhecem grande parte do Brasil e o Uruguai e têm programada uma semana em Gravatal, Santa Catarina. No Natal e Ano-Novo irão para a praia de Capão da Canoa. “É onde está nossa turma de amigos e nos reunimos para conversar, fazer churrasco”, conta ela.


Vida mais longa e com qualidade A quem pensa que os idosos estão parados no tempo, um alerta: Tânia e Francisco são ligados em informática. Francisco é tão aficcionado que decidiu comprar um computador para cada um. É lá que eles se comunicam com os familiares e amigos de longe através das redes sociais. “A terceira idade é um dos mercados que mais vai crescer, estamos vivendo mais”, observa o professor da ESPM Cláudio D’Ávila. “Antes, os produtos destinados a essa parcela da população eram para quem estava terminando a vida. Agora são feitos para pessoas que estão vivendo e com qualidade”, exemplifica, destacando que é preciso formatar itens e serviços que envolvam movimento, ação e lazer. Esse grupo geralmente tem poupança, mas ainda não há um estudo de quanto representam economicamente, segundo o professor.

Ligados em informática, cada um tem seu próprio computador

O consultor Xavier Fritsch destaca que algumas empresas têm realizado treinamentos e estratégias para dar maior atenção a esse público, mas são poucos casos. “Penso que criar um clube de clientes ou apresentar ofertas e brindes especiais nas compras seriam algumas de muitas ações que podem ser implementadas”, diz.

11


12

ESPECIAL Ilustração: ©istockphoto.com / pinkpig

Comprar para se diferenciar Como vender produtos e serviços a públicos segmentados? As empresas atendem a seus desejos? De que forma? A resposta é plural, mas uma premissa é certa: é preciso atender a especificidades e que indiquem que a pessoa é única, especial. Isso se faz seduzindo o consumidor. A compra está mais voltada a aspectos emocionais e de autoexpressão em detrimento dos aspectos racionais. “Compro para fazer parte de um grupo”, exemplifica o professor da ESPM Cláudio D’Ávila, mestre em economia de empresas, consultor e especialista em varejo. E é entre as mulheres que esse comportamento é mais comum. “As compras feitas pelas mulheres estão mais baseadas nas questões de características”. Para conquistar o público feminino, o professor afirma que é preciso ser mais intensivo na questão de projeção. “Fazer a mulher se sentir especial, que vai fazer parte de um grupo diferenciado”. Nesse contexto, a abordagem de venda se baseia mais em aspectos sensoriais: iluminação, som, aroma... Todos esses aspectos influenciam e potencializam o processo de compra. Por exemplo, em uma compra comparada, de um eletrodoméstico, é o impulso e a experiência da compra que vão definir a opção por determinada loja em detrimento de outra. Até nos bens chamados de especialidades, aqueles que são mais caros, as pessoas estão comprando mais por impulso o que antes era planejado.


14

ESPECIAL

Segmentos cada vez mais especializados Poucas empresas estão sabendo trabalhar com o consumidor single. Destacam-se o mercado de imóveis, supermercados e as indústrias de eletrodomésticos e móveis, que desenvolvem produtos direcionados para esse público. “A questão é que, quando esses produtos chegam às lojas, essas não têm atitudes e estratégias para esse público e tudo fica no lugar comum”, alerta o especialista em varejo Xavier Fritsch. “Com a ascensão das mídias digitais e as redes sociais, penso que as lojas acabarão tendo que trabalhar melhor essas oportunidades. Mas ainda estamos longe desse estágio. Tem faltado criatividade”, afirma.

Em Porto Alegre, em 21,6% dos domicílios mora apenas uma pessoa

Público single não falta. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, as unidades domésticas com apenas um morador aumentaram de 8,6% para 12,1% na última década. Fenômeno característico dos grandes centros urbanos, é mais comum em estados com índices mais altos de envelhecimento da população: Rio de Janeiro – onde esse tipo de unidade doméstica passou de 11,2% para 15,6% no mesmo período – e Rio Grande do Sul, em que subiu de 10,9% para 15,2%. Vários motivos explicam esse aumento: a elevação da expectativa de vida, a verticalização das cidades, a redução do tamanho das residências e o aumento das separações conjugais. Segundo o levantamento, entre as capitais, Porto Alegre lidera o ranking de pessoas que moram sozinhas, respondendo por 21,6% das unidades domésticas unipessoais. A gerente de Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, Ana Lucia Sabóia, destaca que essa média se aproxima do patamar de cidades europeias. “Isso já é um percentual comparável ao de Barcelona e Lisboa, que são locais onde a proporção de unidades domiciliares unipessoais é bastante elevada”, afirma.


16

LANÇAMENTO IMAGENS ILUSTRATIVAS

Brava Sul UM PARAÍSO NA

O fato de ficar a um quarteirão do mar e estar situado no paradisíaco canto Sul da Praia Brava já credenciaria o novo empreendimento da Nex Group como um dos mais promissores de Santa Catarina. Mas o condomínio, localizado em Itajaí, próximo à badalada Camboriú, vai além disso e oferece uma estrutura impressionante para seus futuros moradores.


O primeiro empreendimento da Nex Group em Santa Catarina se destaca também pela localização. Situado ao Sul da exuberante e valorizada Praia Brava, a apenas um quarteirão do mar, o condomínio fechado de alto padrão, no município catarinense de Itajaí, está ao lado da exuberante Camboriú. Morros cobertos de uma vegetação nativa fazem com que a praia seja um dos destinos favoritos dos amantes da natureza e dos praticantes de esportes radicais, como surf e voo livre. Além disso, o famoso Balneário Camboriú fica a apenas cinco quilômetros, o que eleva ainda mais o potencial turístico da cidade e alavanca a efervescente e tentadora vida noturna da região. Por conta de todos esses aspec-

tos, o empreendimento da Nex Group reúne todas as características para encantar e surpreender seus futuros moradores. Em um terreno de 7.505,57 metros quadrados, serão erguidos 218 apartamentos de três dormitórios, divididos em cinco torres. Ao todo, serão 473 vagas de estacionamento e uma respeitável área de lazer, com espaço gourmet (quatro no total), espaço kids, quatro salões de festas, cinema, piscinas, salão de jogos com bar, quadras esportivas e playgrounds diferenciados de acordo com a faixa etária. De acordo com Alexandre Dode de Almeida, um dos diretores da EGL Engenharia, empresa incorporada à Nex Group, erguer um empreendimento desse porte em uma área tão atraente para o turismo demonstra todo o comprometimento do grupo com a qualidade e o bem-estar de seus clientes. “Essa é uma região com um potencial econômico muito elevado, inclusive com investidores e compradores do Paraná e de São Paulo. O nível de construção é altíssimo, mas este novo empreendimento está mais do que adequado aos padrões do mercado”, acredita Almeida. O residencial tem lançamento previsto para os primeiros meses de 2012. Pelas vantagens oferecidas e pela localização invejável, é certo que os apartamentos serão vendidos em tempo recorde.

17


18

LANÇAMENTO IMAGENS ILUSTRATIVAS

a melhor vista da zona norte Morar com todo o conforto na Zona Norte de Porto Alegre, ficar próximo dos principais shoppings e avenidas e ainda ter uma vista privilegiada da cidade? Tudo isso é possível em um único empreendimento: o Joy.

Espaço fitness e salão de festas proporcionam esporte e lazer


IMAGENS ILUSTRATIVAS

Piscina na cobertura oferece vista privilegiada de Porto Alegre

Playground, localizado no térreo, garante a diversão e a segurança das crianças

Muita gente sonha em morar na Zona Norte de Porto Alegre. No entanto, na hora de adquirir um imóvel, se questiona: “Será que não é muito longe do resto da cidade?” Imagine se seu apartamento fosse circundado por quatro das principais avenidas da capital gaúcha (Assis Brasil, Anita Garibaldi, Carlos Gomes e Nilo Peçanha) e ficasse perto de dois grandes supermercados (Carrefour e Zaffari) e de dois dos maiores shoppings de Porto Alegre (Bourbon Country e Iguatemi). É exatamente essa a localização do Joy, empreendimento da DHZ Construções Ltda., empresa incorporada à Nex Group. Localizado na Rua Andaraí, 721, no bairro Boa Vista, o condomínio é o sonho de quem não abre mão de viver no Norte da Capital com todo o conforto e a facilidade de se deslocar para outras regiões da cidade. A infraestrutura é invejável, dispondo de uma piscina com deck para adultos, um espaçoso salão de festas, sala de jogos, espaço gourmet, espaço kids, redário e pergolado. De acordo com Ivo Nedeff, da Nedeff Arquitetura, responsável pelo projeto arquitetônico do empreendi-

mento, tudo foi imaginado tendo em vista a importância de se dispor de várias opções de lazer em um único local. “É preciso pensar na qualidade de vida do futuro morador, pois isso é algo muito valorizado na compra de um imóvel”, avalia o arquiteto. Um dos diferenciais da área de lazer é que ela é toda disposta na cobertura. “Dessa forma, todos os moradores podem compartilhar de uma bela vista da cidade, e não apenas os do último pavimento”, observa a também arquiteta Suzana Nedeff. O Joy é composto por duas torres, com acessos diferentes para cada uma delas e uma orientação solar privilegiada. A segurança também merece destaque, já que o condomínio dispõe de um circuito interno de tevê e uma guarita com estrutura para portaria 24 horas. No total, são 124 apartamentos, sendo 82 de dois dormitórios (áreas entre 63,04m² e 68,93m²) e 42 de três dormitórios (áreas entre 79,35m² e 79,80m²), todos com suíte e vagas na garagem. Com tantas vantagens, até mesmo quem nunca viveu na Zona Norte de Porto Alegre vai ficar tentado a se mudar para lá.

19


20

LANÇAMENTO

no coração de Porto Alegre

Perto de tudo e longe do barulho: assim é o Saint Louis. Facilidades no entorno e todas as comodidades de um condomínio fechado fazem deste um dos empreendimentos com melhor custo-benefício da região.


IMAGENS ILUSTRATIVAS

A piscina está integrada a um agradável espaço verde

O Saint Louis é o empreendimento ideal para quem faz questão de morar pertinho de tudo. Localizado no bairro Santana, um dos mais tradicionais de Porto Alegre, o condomínio fica próximo de estabelecimentos como o supermercado Zaffari Ipiranga e o McDonald’s Silva Só, além do shopping Bourbon Ipiranga. Um lugar situado junto a grandes centros de compras e próximo ao Centro da cidade, mas distante daquele “burburinho” que é tão comum às grandes metrópoles.

Condomínio contempla amplo salão de festas e espaço fitness

Mas as vantagens do Saint Louis não se restringem à localização e à tranquilidade. O entorno do complexo residencial é todo arborizado, com uma quadra poliesportiva incorporada a um simpático bosque, permitindo a seus moradores um permanente contato com a natureza. Perfeito para quem, após o corre-corre do dia a dia, deseja ter um estilo de vida saudável e, ao mesmo tempo, desfrutar bons momentos em casa com a família. Dentro dessa área de lazer, um espaço fitness, uma quadra poliesportiva e uma piscina favorecem quem busca, mais do que um bom lugar para morar, um jeito prático de manter a forma. E como ninguém é de ferro, também há espaço para celebrações com a família e os amigos, incluindo um amplo salão de festas e um belo pergolado. Os pequenos não foram deixados de lado, já que o empreendimento possui também um playground, o que é sinônimo de diversão para as crianças e de segurança para os pais. O residencial, que fica na Rua São Luís, 1163, possui duas opções de apartamentos à venda: de dois ou de três dormitórios, sendo que ambos possuem suíte. Os apartamentos de dois quartos estão disponíveis em áreas de 57,71m² e 60,50m². Entre os de três dormitórios, há os com 73,57m² e os com 83,54m². No total, são 75 unidades, sendo 45 de três dormitórios e 30 de dois, divididas em uma única torre, permitindo uma boa orientação solar para todos. Seja qual for a opção, a certeza é de segurança, já que o Saint Louis conta com estrutura para portaria 24 horas e um sistema de controle de acesso. Há também um sistema de reaproveitamento de água, o que diminui as taxas condominiais, tubulação para água quente e esperas para instalação de split. O empreendimento tem incorporação e execução realizados pela EGL Engenharia S/A, empresa que integra a Nex Group.

21


ECONOMIA Foto: Sinduscon / divulgação

22

Imóvel, um negócio rentável Investir em imóveis volta à prioridade dos pequenos e médios investidores no Brasil. Com a instabilidade dos mercados, os imóveis retornam ao radar. Confira entrevista com o economista do Sinduscon-RS, Marco Túlio Kalil Ferreyro. Nex – O momento é propício para investir em imóveis?

Marco Túlio – Conhecendo seu perfil de investidor e buscando informação, o mercado imobiliário volta a ter um papel interessante. Por exemplo, em um imóvel na planta no valor de R$ 400 mil o investidor pode dar uma entrada e pagar algumas prestações, num investimento de, aproximadamente, R$ 80 mil, no chamado período de poupança. Ao final desse período e diante da valorização do imóvel, poderá vender seu bem de entrega futura, digamos, por R$ 470 mil, repassando ao comprador a dívida remanescente (R$ 320 mil), tendo então rentabilizado R$ 70 mil, o que equivale a 87,5% do que aplicou. Nada mal, não é mesmo? Nex – Com a crise internacional e a instabilidade dos mercados, no que as construtoras pensam quando miram lançamentos no RS?

Marco Túlio – No Brasil, entre 2011 e 2030 serão formadas, em média, 1,4 milhão de novas famílias ao ano. Há ainda o mercado de upgrade imobiliário, uma vez que se o Brasil efetivamente ingressar na rota do crescimento sustentável, haverá um grau de mobilidade social tal que surgirão oportunidades em todos os setores de mercado, consideradas as diversas faixas de valor dos imóveis. Nex – Qual o impacto que o segundo “round” da crise de 2008 – e que ocorre agora – causa no mercado imobiliário brasileiro?

Marco Túlio – Na verdade, a redução no ritmo dos negócios imobiliários ocorrida recentemente tem mais a ver com a redução da oferta de crédito e com a trajetória de queda dos juros desde o início do ano que perdurou até agosto. Nex – Investir em imóveis no Rio Grande do Sul é um bom negócio?

Marco Túlio – Há uma forte demanda potencial para se transformar em demanda efetiva (realização de negócios); o governo tem sinalizado que o mercado habitacional continuará sendo um dos principais vetores de crescimento do País e as construtoras e incorporadoras estão ávidas por atender a essa demanda. Tal contexto permite considerar que o mercado imobiliário é e deverá ser alvo de investimentos e investidores por muitos anos, tanto no Brasil, como no Rio Grande do Sul, em especial.

Campanha de valorização “Imóvel, o investimento que faz o seu dinheiro crescer” é o tema de uma campanha lançada em setembro deste ano pelo Sinduscon-RS. O objetivo é mostrar aos potenciais investidores os benefícios de aplicarem seu capital em um empreendimento. E oferta é o que não falta. Somente em Porto Alegre, segundo o XIV Censo do Mercado Imobiliário, em agosto estavam disponíveis 354 empreendimentos imobiliários pertencentes a 193 empresas, totalizando 6.573 unidades novas em oferta. Esses números devem se refletir na expansão do setor em 2011. A expectativa do Sinduscon é de uma alta em torno de 5%, número considerado positivo em função da base de comparação ser elevada: em 2010 a construção civil gaúcha registrou uma expansão de 8.7%.


24

NEGÓCIOS

O mercado interno aquecido favorece quem está disposto a abrir seu próprio negócio. Porém especialistas alertam: estude bem o foco do empreendimento e evite surpresas desagradáveis. Comece elaborando um plano de negócio para definir o produto, quem serão os clientes em potencial e os prazos e preços oferecidos.

o segredo do

SUCESSO


ilustração: ©istockphoto.com / studiovision

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) possui uma Consultoria de Planos de Negócios que tem o objetivo de auxiliar na construção de um planejamento. Plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, permitindo que você conheça o negócio no qual pretende entrar. Também é importante para fundamentar a decisão de investir. Essa análise propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações. É importante estimar o valor de capital próprio que será preciso para operar a empresa. Depois avalie por quanto tempo haverá recursos próprios para manter o negócio sem depender de novos investimentos ou retorno. Outro aspecto fundamental é a projeção de vendas. Verifique mercados semelhantes e depois solicite para um especialista avaliar o seu plano. É item importante na construção de um novo negócio também verificar o mercado: concorrentes, clientes e fornecedores. Não esqueça de ressaltar as diferenças do produto e do serviço, ou seja, aposte em um bom plano de marketing e venda. Elaborar pessoalmente um plano de negócio é a oportunidade de preparar uma análise baseada em informações que você mesmo levantou e nas quais pode depositar mais confiança. Quanto mais conhecer sobre o mercado e o ramo em que pretende atuar, mais bem-feito será seu plano. Informações são a matéria-prima de qualquer plano de negócio. Portanto pesquise e procure conhecer tudo sobre o seu setor. Esses dados podem ser obtidos em jornais, revistas, cursos, junto a outros empresários do ramo, internet ou com clientes e fornecedores potenciais. O plano de negócio é um planejamento detalhado que servirá como mapa do percurso para a viagem ao mundo do empreendedorismo. Porém efetivá-lo é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

25


26

MUNDO SUSTENTÁVEL Fotos: MIGUELITO MEDEIROS

Evanice há dez anos se dedica a ensinar a reciclar

Vida nova a velhos objetos Móveis e objetos em estilo clássico, que se encaixam perfeitamente em qualquer ambiente. Uma mesa com mais de 50 anos que recebeu um tratamento com massa, tinta e várias lixadas, um pedaço de veneziana que se transformou num adorno de parede ou um ferro de passar roupas que pertenceu à avó do seu marido.

Transformar o lixo em luxo. Para muita gente, um móvel velho, muitas vezes sem valor comercial, empoeirado e esquecido num canto tem mesmo o lixo como destino. Não para a empresária Ivanice Maria Busanello, que há dez anos especializou-se em dar vida nova a objetos para dentro de casa. Dona da Cor & Artes, um espaço que ela chama de reciclagem e renovação, na zona sul de Porto Alegre, Ivanice não apenas vende a sua produção de objetos reciclados. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, ela conduz três turnos de cursos em que as pessoas aprendem as técnicas para reciclar e dar nova vida a objetos antigos e esquecidos. “Eu digo que transformo o lixo em luxo”, diz Ivanice. “E é isso mesmo, coisas que iriam para o lixo, como um suporte para temperos, uma simples lata de tinta, um azulejo... tudo pode se transformar em um objeto bonito e útil”.


28

MUNDO SUSTENTÁVEL

Cada canto da loja tem um pequeno tesouro. Coisas com estilo clássico, que se encaixam perfeitamente em qualquer ambiente. Uma mesa com mais de 50 anos que recebeu um tratamento com massa, tinta e várias lixadas, um pedaço de veneziana que se transformou num adorno de parede ou um ferro de passar roupas que pertenceu à avó do seu marido. Tudo fica novo. Pelas suas mãos, ou pelas mãos das suas alunas. São empresárias, professoras, securitárias, jovens casais, advogadas, donas de casa. A turma é eclética. Todos querem aprender como dar vida nova a objetos antigos. À base de tintas, lixas, massas, moldes e muita imaginação e criatividade. Para Ivanice, que antes de ser uma empresária da reciclagem de objetos trabalhou por anos no mercado financeiro, renovar utensílios, móveis e inventar coisas é parte de um estilo de vida. Pós-graduanda em Arte e Educação, ela transmite para os alunos e alunas de seus cursos a filosofia do reaproveitamento e da sustentabilidade. “Isso acaba se tornando uma terapia. As pessoas vêm aqui com o objeto e a ideia do que querem fazer com ele”, conta. “E saem daqui satisfeitas por terem feito o trabalho, que ficou bonito, renovado e útil”. A cultura da sustentabilidade é o tom. Nenhum resíduo das pinturas vai para o esgoto. Tudo é colocado em pedaços de embalagens longavida. “Depois seca e vai para o lixo seco para ser reciclado”, diz Ivanice.

Um ferro antigo ou uma janela se transformam em itens de decoração


Foto: Daigo Oliva

DESIGN

Reinaldo Lourenço veste a casa com estampas exclusivas

Rock, vintage, futurista Estilista Reinaldo Lourenço empresta seu traço para coleção de móveis da empresa gaúcha de Bento Gonçalves. Elementos da cultura rock, vintage e projeções futuristas passam das passarelas para a coleção Duo Chamalote de móveis e interiores Foto: Carlos Edler

30

Linha Duo Chamalote estampa coleção de móveis da Dell Anno

A parceria entre o estilista brasileiro Reinaldo Lourenço e a Dell Anno traz para dentro das casas o design rock and roll que caracteriza o trabalho do paulista nas passarelas. Criador de looks que remetem o vintage para saltos futuristas, ele colocou nas coleções de móveis o mesmo toque inspirador das roupas que desenha. “A mulher que veste minhas roupas é contemporânea, gosta de moda, gosta de design, tem prazer em vestir”, diz. Esse prazer, para o estilista, pode agora “vestir” a casa dos que se identificam com seu traço arrojado. Reinaldo Lourenço levou a criação de estampas exclusivas para os móveis da Dell Anno, na linha Duo Chamalote, com acabamento clássico e elegante para selar o encontro da moda e arquitetura de interiores da coleção 2012 da empresa. O tecido da Duo Chamalote é furta-cor, em que a posição dos fios cria um efeito ondulado. Produzido com seda e poliamida (originalmente era com lã de camelo), o padrão apresenta ondulações produzidas pela calandra, o que dá um destaque diferente a cada ângulo do qual se observa o móvel.


39


DESIGN

Foto: Carlos Edler

32

Acabamento clássico e elegante sela o encontro da moda e arquitetura

Dizem que o design é tornar útil a arte. Pois esse passeio entre a moda, a decoração e arquitetura vem um há bom tempo acontecendo. Desde os anos 20 do século passado, quando a Art Nouveau inspirou estilistas a criarem silhuetas mais soltas para o vestuário feminino. Na arquitetura, a nascente alta costura inspirou autores a realizarem móveis, objetos e prédios com a harmonia e o equilíbrio entre o útil e o belo, entre a função e a forma. Talvez seja daí a origem do casamento entre roupa e casa. Da virada do milênio até hoje, é crescente o número de estilistas famosos que emprestam seus traços para coleções de mobiliário, objetos e peças de decoração. A jornalista venezuelana radicada na Itália Marva Griffin é especialista no mundo do design. Ela é uma das profissionais que melhor traduz esse movimento. “Imagine, uma coisa é vestir uma roupa Armani, que tem um certo tempo de durabilidade, digamos assim. Outra é poder dizer ‘veja esta mesa de centro, este sofá... foram desenhados por Armani’”, disse quando esteve em São Paulo, no início de outubro deste ano. Para ela, a tendência de grandes nomes do mundo da moda emprestarem seu talento e traço para móveis e objetos para a casa tem tudo para se consolidar. E vai adiante. “Já temos o design da alemã Porsche para celulares; Ferrari para embalagens”, lembra. “É um outro movimento de design, que vai na mesma direção daqueles que desenham roupas e passam a desenhar móveis”, disse Marva. O caminho inverso também é feito pelos arquitetos que usam seu traço para criar roupas e calçados. Nos últimos anos, várias coleções da plástica Melissa tiveram a assinatura de arquitetos. Os irmãos Campana (Fernando e Humberto), a iraquiana Zaha Hadid e o italiano Gaetano Pesce já desenharam versões da clássica sandália brasileira.


OBJETOS DE DESEJO

A sala ganha roupagem sofisticada e personalizada com móveis e objetos de design. Encontramos esses verdadeiros achados para colocar mais estilo em sua casa! Confira!

Arte em fotografia O conceito de fotografia Fine Art agora está disponível em Porto Alegre. A fotógrafa Ana Paula Aprato criou a Bom Olhado, uma marca que equilibra arte e sustentabilidade. As fotografias são assinadas, têm tiragem limitada e trazem uma breve história.

FOTO: Fredy Vieira Wild Image

Bom Olhado - Fotografias Fine Art Photography www.bomolhado.com.br (51) 3279-5255 Preço sob consulta

Das passarelas para a casa

FOTO: divulgação

34

Amir Slama pode invadir sua sala. A almofada Toile du Bresil assinada pelo estilista para a Tok&Stok é revestida com tecido ‘aquatec’ 68% algodão/32% poliéster, com tratamento hidrorrepelente. Preço nas lojas de Porto Alegre, sujeito à alteração: R$ 66,00

Ou, se você preferir o grafismo das almofadas de Alexandre Herchcovitch, são três opções de cores: azul, preto e marrom, revestidas em 100% algodão. Preço nas lojas de Porto Alegre, sujeito à alteração: R$ 79,00

Tok&Stok www.tokstok.com.br (51) 3303-7300 (Bairro Auxiliadora) e (51) 3455-6250 (Praia de Belas Shopping) Porto Alegre/RS


36

OBJETOS DE DESEJO FOTOs: DIVULGAÇÃO

Estilo saudosista A poltrona Gala imprime um estilo impecável, com pompa que remete aos antigos bailes e festas. Dá um toque de saudosismo à decoração.

Lider Interiores www.liderinteriores.com.br SAC: 0800-283-1220 Preço: R$ 1.543,00

Linhas elegantes A poltrona Francesca Captone traz linhas elegantes e diferenciadas. Torna-se o elemento chave para qualquer decoração, deixando-a muito mais sofisticada. Preço: R$ 1.326,60

A luminária de mesa Brahma possui linhas delicadas e elegantes. Feita em madeira escurecida, alumínio polido e cúpula em papel haumea. Preço: R$ 1.509,75 ObraVIP www.obravip.com


38

BEM-ESTAR Fotos: André Antunes

Talento gaúcho na natação Revelação da natação brasileira no Pan 2011, Graciele Herrmann começou no esporte para se defender das brincadeiras na infância.


A menina Graciele Herrmann começou a nadar aos 12 anos, quando pediu aos pais para fazer natação no clube Brilhante, em Pelotas. O motivo: “Vivia levando caldinho dos primos na piscina e para escapar deles queria aprender a nadar”, revelou sorrindo. A partir daí iniciou uma carreira meteórica. Hoje, aos 19 anos, a atleta do Grêmio Náutico União pode se orgulhar de ter conquistado duas medalhas de prata (50 metros livre feminino e no revezamento 4x100 metros livre) nos Jogos Pan-Americanos que ocorreram no mês de outubro, em Guadalajara, no México. A nadadora é fã de outro velocista, o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo, seu companheiro de seleção brasileira. Assim como o ídolo, colou no teto, no início de 2011, um papel com o tempo que deseja obter na prova dos 50 metros nado livre. Graciele está voando baixo nas piscinas. Na final do Pan, fez o melhor tempo da sua carreira na prova: 25s23, ficando apenas a três centésimos do índice necessário (25s20) para se classificar para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, na Inglaterra. Agora, a atleta terá mais três oportunidades de atingir o índice necessário para disputar a próxima Olimpíada: o Campeonato Brasileiro Sênior de Natação, o Campeonato Sul-Americano e o Troféu Maria Lenk. Esse destaque que o Brasil tem conquistado nas competições mundo afora é resultado de uma prática cada vez mais frequente. Considerada um dos esportes mais completos, a natação é recomendada a todas as idades por seu baixo nível de impacto. Proporciona qualidade de vida, sensação de bem-estar e melhora a coordenação motora. Também combate o estresse e a obesidade e auxilia ainda no tratamento a doenças respiratórias.

Graciele busca agora a classificação para os Jogos Olímpicos de 2012

39


40

BEM-ESTAR

Atleta do União conquistou duas medalhas de prata (50 metros livre feminino e revezamento 4x100 metros livre) nos Jogos Pan-Americanos

Mas é preciso respeitar uma frequência mínima de exercício para conquistar todos os benefícios. Conforme o instrutor de natação Eduardo Aurélio, do Clube Leopoldina Juvenil, de Porto Alegre, o ideal é praticar o esporte pelo menos duas vezes por semana. Cada aula deve ter entre 45min e 1h sem interrupção. O gasto calórico médio é de 400 a 530 kcal/hora por sessão. Já a queima de gordura depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa. A natação ganha mais adeptos também em função da sua acessibilidade. Muitos clubes e prédios residenciais oferecem piscinas com boa estrutura. Somente no Leopoldina Juvenil são mais de 400 pessoas praticando o esporte. Outros optam em nadar nos condomínios onde moram, criando uma cultura da modalidade no País. Nadar é recomendado tanto para quem procura uma atividade física complementar como para sedentários. E segue revelando grandes talentos, como Graciele Herrmann.


42

TURISMO Fotos: MARCO COSTA

COSTA DOCE

esconde paraísos a serem descobertos

Região da margem oeste da Lagoa dos Patos reserva ao visitante paisagens naturais deslumbrantes e arquitetura centenária


Há um pedaço do Rio Grande do Sul que ainda é inexplorado nos roteiros turísticos dos gaúchos e dos visitantes que chegam ao nosso Estado: a margem oeste da Lagoa dos Patos desde Rio Grande até por volta do município de Guaíba. Também chamada de Costa Doce, a imensa área é um lugar que oferece praias de água doce dos mais variados desenhos e tamanhos. Ao contrário do litoral de água salgada, onde o gaúcho tem uma linha reta que chama de orla, a Costa Doce é um primor de diversidade das formas das pequenas praias, enseadas, córregos, figueiras e construções antigas das velhas fazendas do século 19. Além de uma beleza para os olhos, diversos pontos da região oferecem uma infindável diversidade natural, com fauna e flora preservadas em abundância. Capivaras, preás, tartarugas, jacarés, cisnes-do-pescoço-negro e muitas espécies que estão em extinção em outros pontos do Brasil fazem parte do cotidiano do complexo. Além da Lagoa dos Patos, a maior e mais famosa, há ainda a Mangueira e a Mirim, mais ao sul do município de Rio Grande. Em Pelotas, a maior cidade da chamada Costa Doce – região em que a Nex Group atua com alguns empreendimentos – a doçura não é apenas uma referência à água. É na cidade que estão as mais variadas confeitarias do Rio Grande do Sul. Há doces para todos os gostos, herança da colonização portuguesa na cidade. Pelotas ainda é a sede da Praia do Laranjal, a maior e mais badalada da região.

Praia do Laranjal é alternativa para quem busca o sossego de uma pescaria ou quer praticar esportes, como o kitesurf

43


44

TURISMO Foto: José Carlos Soares

Pequenas praias de águas tranquilas são um convite ao sossego. Fica a pouco mais de dez minutos de carro do centro da cidade. E o caminho até a praia já é muito bonito, com muitas casas antigas, algumas delas remanescentes do povoado original do final dos anos de 1700. Outro refúgio que merece destaque é o conjunto das praias do município de São Lourenço do Sul, vizinho a Pelotas. As praias têm no seu contorno figueiras centenárias, pedras e pequenos recortes. Em alguns pontos, é possível ficar à sombra de uma figueira, deitado numa pedra e com os pés dentro d’água. Uma cena quase impossível de se imaginar para quem costuma frequentar o litoral “salgado”. São Lourenço do Sul possui orla com pequenos recortes, figueiras centenárias e pedras

A Costa Doce do Rio Grande do Sul é um atrativo e tanto na região Sul do Estado, que a cada verão tem sido mais e mais visitado e descoberto. Bom para quem deseja outros ares e outras paisagens!


46

ESPAÇO GOURMET Foto: ana carolina paiva

B

Renda-se ao aconchego dos

istrôs

Dos mais simples aos mais sofisticados, os bistrôs têm pelo menos uma característica em comum: o charme. Neles, as relações pessoais têm tanta importância quanto a qualidade do serviço. O próprio chef conversa com os clientes, conhecendo suas preferências e preparando a refeição ao gosto deles.


B

Foto: ana carolina paiva

istrot do David

Até na grafia do nome o Bistrot do David preserva as raízes francesas. E não é para menos: David Louis, chef e proprietário da casa, nasceu na França. Depois de trabalhar em várias cidades do mundo, se estabeleceu em Curitiba, onde, junto com a esposa Giovana, maravilha os brasileiros com sua vasta experiência em gastronomia. Palavras da hoje gerente do bistrô, Karoline Stoterau, sobre a primeira vez que lá entrou: “Empurrei a porta e mergulhei naquele pedacinho da França bem no meio de Curitiba. Do lado de fora fazia um frio tipicamente curitibano. Lá dentro, um calor aconchegante que já foi despindo o meu casaco”.

Bistrot do David Endereço: Avenida Nossa Senhora da Luz, 1525, bairro Jardim Social, Curitiba/PR – CEP: 82520-060 Telefone: (41) 3363.2391 Site: www.bistrotdodavid.com.br E-mail: contato@bistrotdodavid.com.br

C Foto: Ismael Goli

hicafundó

“Comida com amor”. Esse é o lema do Chicafundó, bistrô de Porto Alegre idealizado por Elisa Prenna, proprietária e uma das cozinheiras do estabelecimento. Para ela, “o charme está presente desde o caminho de entrada do bistrô, que conta com uma horta vertical de temperos, passando pela decoração do ambiente”, feita por amigos e familiares, como o artista Chico Baldini, marido de Elisa. “Na cozinha é onde fazemos mágica: eu, o Matias e o Leonardo (demais cozinheiros) dividimos duas bocas de fogão para apresentar pratinhos lindos e abundantes para os queridos que vêm diariamente nos prestigiar.” Chicafundó Endereço: Rua Coronel Bordini, 232, loja A, bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS – CEP: 90440-000 Telefone: (51) 3028.6091 Site: www.chicafundo.com.br E-mail: chicafundo@gmail.com

47


ESPAÇO GOURMET

Fotos: sandra puente

48

I

sadora Duncan

Com poucas mesas, o bistrô Isadora Duncan é considerado um dos melhores locais para se jantar a dois em Florianópolis. De acordo com o gaúcho Amauri Dornelles, um dos sócios do estabelecimento, junto com o paulista Edmilson Laurindo, a especialidade da casa são os frutos do mar. Mas o grande diferencial – destacado por várias publicações renomadas do país – é o fato de o bistrô ser conhecido como “o hotel de um quarto só”, uma luxuosa suíte que funciona na cobertura e torna o clima do lugar ainda mais romântico para os casais apaixonados. Bistrô Isadora Duncan Endereço: Rodovia Jornalista Manuel de Menezes , 2658, Barra da Lagoa, Florianópolis/SC – CEP: 88061-701 Telefone: (48) 3232.7210 Site: www.bistroisadoraduncan.com.br E-mail: bistroisadoraduncan@hotmail.com

48


50

NOTAS

Foto: VALOR INVEST / divulgação

Nex é destaque na mídia nacional Uma das principais publicações nacionais na área de economia, a revista Valor Investe traz, em sua edição de outubro, uma reportagem sobre empresas que resolveram apostar em inovações para crescer e foram bem-sucedidas. A recente fusão que resultou no nascimento da Nex Group foi um dos destaques da matéria, que ressalta a “iniciativa de empresários do sul do país que optaram por unir forças e intensificar a profissionalização do negócio”. A revista ainda destaca que “com os lançamentos previstos, mesmo antes de concluir a integração, a Nex espera um aumento de 40% no valor geral de vendas (VGV) deste ano, atingindo R$ 1 bilhão”.

CONVENÇÕES Joy e Saint Louis No mês de outubro, a Nex Group promoveu duas convenções de vendas para apresentar dois de seus novos empreendimentos em Porto Alegre, o Joy e o Saint Louis, a empresas do segmento imobiliário. No dia 10, em evento realizado no GNC Praia de Belas, estiveram presentes profissionais da imobiliária Lopes e da House, equipe de corretores da Nex, num total de 230 pessoas. No dia seguinte, a apresentação foi feita para cerca de 240 profissionais das imobiliárias Ducati e Rial, no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

Assembleia de condomínio A assembleia de condomínio do Singular, da EGL, empresa Nex Group, foi realizada no dia 13 de outubro e reuniu quase 50 pessoas que conheceram a proposta da Imobiliária Guarida. O empreendimento, localizado em plena Avenida Lucas de Oliveira, conta com apartamentos de dois e três dormitórios com suíte e uma ou duas vagas de garagem por unidade. Conta ainda com piscinas adulto e infantil, playground, brinquedoteca, espaço fitness, trilhas para caminhadas, espaço pet, redário, salão de festas, quiosque com churrasqueira e forno.

Proprietários do Trilogy recebem administradora Os proprietários dos apartamentos do Trilogy e representantes da administradora Sperinde Imóveis se reuniram no dia 31 de outubro, para apresentação do condomínio. O Trilogy Residencial, localizado no bairro Petrópolis, traz apartamentos com três suítes, duas a três vagas de garagem, infraestrutura de lazer com piscinas adulto e infantil aquecidas, jardim de inverno, fitness, espaço gourmet, salão de festas, passagem coberta com espelhos d’água e segurança completa.


52

ANDAMENTO DAS OBRAS Novembro/2011

Ap. 2 e 3 dormS. com suíte PLANTÃO DE VENDAS: Av. Cel. Lucas de Oliveira, 2623 Porto Alegre/RS (51) 3332.0188

VISITE O DECORADO

Fundações

Estrutura

Paredes

Revestimento Interno

Revestimento de Fachada

Pintura

Acabamentos

PRONTO PARA MORAR

SALAS COMERCIAIS PLANTÃO DE VENDAS: Av. Praia de Belas, 2124 - Porto Alegre/RS (51) 3330.6555

Fundações

Estrutura 100%

Paredes 100%

Revestimento Interno 50%

Revestimento de Fachada

30%

Pintura

5%

Acabamentos 5%

5%

Ap. 2 e 3 dormS. PLANTÃO DE VENDAS: Rua Felipe de Oliveira, 1050 - Porto Alegre/RS (51) 3333.3433

Fundações

Estrutura 100%

Paredes 60%

Revestimento Interno 15%

5%

Revestimento de Fachada 5%

Pintura

Acabamentos 5%

5%


Ap. 3 dormS. com suíte PLANTÃO DE VENDAS: Rua Oscar Bittencourt, 55 - Porto Alegre/RS (51) 3235.2563

TOTALMENTE VENDIDO

Supraestrutura

Fundações 100%

Paredes e Painéis

100% Instalações Elétricas

Pavimentações 75%

Projetos

100% Instalações Especiais

72%

Impermeabilizações 100%

Instalação da Obra

70%

Instalações Hidráulicas

85% Pinturas

67%

Revestimentos

85% Esquadrias

20%

80% Decoração

60%

0%

Serviços Finais 0%

Ap. 2 e 3 dormS. www.stellatocanoas.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Rua Tamoio esquina Rua da Figueira, 770 - Canoas/RS (51) 3277-1188

FUNDAÇÕES

ESTRUTURA 100%

PAREDES

REVESTIMENTO INTERNO

35%

25%

REVESTIMENTO EXTERNO 0%

PINTURA 0%

ACABAMENTO 0%

0%

Casas c/ 3 suítes condomínio fechado www.atmosferaecoclube.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Rua Dolores Duran, 1584 - Porto Alegre/RS (51) 3336.4999 - (51) 9933.5667

VISITE CASA DECORADA Sondagem

Proj. Complementares

Demolição e Limpeza

Marcação Canteiro

Terraplanagem

Fundações

Estrutura

Paredes Alvenaria

Instalação Hidráulica

Inst. Elét e Telefônica

Esquadria Metálica

Esquadria Madeira

Revestimento Externo

Revestimento Interno

Louças e Metais

Pavimentação

Pintura

Paisagismo PRONTO PARA MORAR

53


54

ANDAMENTO DAS OBRAS Novembro/2011

Ap. 3 dormS. c/ suíte PLANTÃO DE VENDAS: Rua Portuguesa, 460 - Porto Alegre/RS (51) 3352.1710 e (51) 9664.1022

Proj. Complementares

Sondagem 100% Paredes Alvenaria

Instalação Hidráulica

90%

0%

Marcação Canteiro

Inst. Elét e Telefônica

Esquadria Metálica

Fundações 98%

Esquadria Madeira

Estrutura 100%

Revestimento Externo

0%

10%

77%

98% Revestimento Interno

80%

85%

Paisagismo

Pintura 8%

Terraplanagem

100%

100%

79% Pavimentação

Louças e Metais

Demolição e Limpeza

100%

0%

5%

Casas 3 dormS. c/ suíte condomínio fechado PLANTÃO DE VENDAS: Rua Tocantins, 1120 - Porto Alegre/RS (51) 3319.9628 e (51) 9664.3497

VISITE CASA DECORADA

1ª FASE

Proj. Complementares

Sondagem 100% Paredes Alvenaria

Instalação Hidráulica

52%

0%

Marcação Canteiro

Inst. Elét e Telefônica

Esquadria Metálica

Fundações 79%

Esquadria Madeira

Estrutura 64%

Revestimento Externo

0%

3%

29%

49% Revestimento Interno

2%

2%

Paisagismo

Pintura 0%

Terraplanagem

82%

90%

31% Pavimentação

Louças e Metais

Demolição e Limpeza

100%

0%

0%

Ap. 2 e 3 dormS. c/ suíte PLANTÃO DE VENDAS: Rua Albion, 100 - Porto Alegre/RS (51) 3286.2162 e (51) 9666.5015

VISITE O DECORADO

Proj. Complementares

Sondagem 100% Paredes Alvenaria

Instalação Hidráulica

0%

0%

Inst. Elét e Telefônica

90% Esquadria Metálica 0%

0% Paisagismo

Pintura 0%

Marcação Canteiro

95%

0% Pavimentação

Louças e Metais

Demolição e Limpeza

95%

0%

0%

Terraplanagem

Fundações 80%

Esquadria Madeira 0%

Estrutura 95%

Revestimento Externo 0%

3% Revestimento Interno 0%


ÚLTIMAS UNIDADES

SALAS MODULÁVEIS A PARTIR DE 32M2 PLANTÃO DE VENDAS: Av. Bento Gonçalves, 1483 - Porto Alegre/RS (51) 3315.7000

ESPETACULAR OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO

INFRAESTRUTURA

SUPRAESTRUTURA

ALVENARIA

PavIMentação

REVESTIMENTOS

ESQUADRIAS

FORROS

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

PAISAGISMO

SALAS PRONTAS

ÚLTIMAS UNIDADES

AP. DE 3 DORMS. COM 1 SUÍTE www.terranovavistaalegre.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Av. Dom Cláudio Ponce de Leon, 140 Porto Alegre/RS - (51) 3340.0308

TOP DE MARKETING ADVB 2009 MELHOR RELAÇÃO INFRAESTRUTURA

CUSTO X BENEFÍCIO

SUPRAESTRUTURA

ALVENARIA

PavIMentação

REVESTIMENTOS

ESQUADRIAS

FORROS

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

1ª FASE

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

2ª FASE

100%

100%

100%

50%

90%

95%

60%

35%

15%

95%

90%

5%

3ª FASE

100%

100%

100%

0%

55%

15%

0%

0%

0%

75%

70%

PAISAGISMO

0%

ÚLTIMAS UNIDADES

AP. 3 DORMS. COM 1 SUÍTE www.terranovanature.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Av. Bento Gonçalves, 1515 - Porto Alegre/RS (51) 3315.7000 MELHOR RELAÇÃO INFRAESTRUTURA

SUPRAESTRUTURA

ALVENARIA

PavIMentação

CUSTO X BENEFÍCIO

REVESTIMENTOS

1ª FASE

ESQUADRIAS

FORROS

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

PAISAGISMO

100%

PRONTO PARA MORAR

2ª FASE

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

3ª FASE

100%

100%

100%

100%

98%

96%

100%

75%

86%

99%

99%

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

84%

CASAS DE 2 E 3 DORMS. www.terranovasantamaria.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Via de Acesso à Sede Campestre Clube Dores - Faixa Nova (RS 287) Santa Maria/RS (55) 3223.5660

VISITE CASAS DECORADAS INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

ESQUADRIAS

COND. 2A

PRONTO PARA MORAR

COND. 2B

PRONTO PARA MORAR

COND. 2C

PRONTO PARA MORAR

PINTURA

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

55


56

ANDAMENTO DAS OBRAS Novembro/2011

CASAS DE 2 E 3 DORMS. www.terranovareserva.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Estrada Caminho do Meio, 5425 - Alvorada/RS (51) 3435.4673

VISITE CASAS DECORADAS INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

ESQUADRIAS

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

PRONTO PARA MORAR

CASAS DE 2 E 3 DORMS. www.terranovareserva.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Estrada Caminho do Meio, 5425 - Alvorada/RS (51) 3435.4673

VISITE CASAS DECORADAS 1ª FASE + 2ª FASE

INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

ESQUADRIAS

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INÍCIO DAS OBRAS AUTORIZADO

CASAS DE 2 E 3 DORMS. www.terranovareserva.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Estrada Caminho do Meio, 5425 - Alvorada/RS (51) 3435.4673

VISITE CASAS DECORADAS INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

ESQUADRIAS

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

LANÇAMENTO

1ª FASE 2ª FASE

LANÇAMENTO

3ª FASE

BREVE LANÇAMENTO

CASAS DE 2 E 3 DORMS. www.terranovasantacruzdosul.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Rua da Pedreira, 1505 - Santa Cruz do Sul/RS (51) 3711.9607

VISITE CASAS DECORADAS INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

ESQUADRIAS

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

PRONTO PARA MORAR

CASAS DE 2 E 3 DORMS. www.terranovapelotas.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Av. 25 de Julho, 755 - Pelotas/RS (53) 3273.1001

VISITE CASAS DECORADAS INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

ESQUADRIAS

PRONTO PARA MORAR


CASAS DE 2 DORMS. www.moradascaminhodomeio.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Estrada Caminho do Meio, 5425 - Alvorada/RS (51) 3435.4673

INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

ESQUADRIAS

1ª FASE

LANÇAMENTO

2ª FASE

BREVE LANÇAMENTO

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

CASAS DE 2 DORMS. www.moradaspelotas.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Rua Félix da Cunha, 710 - Pelotas/RS (53) 3222.5002

INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

1ª e 2ª FASES

99%

100%

100%

100%

100%

ESQUADRIAS 100%

100%

100%

100%

100%

91%

3ª FASE

99%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

91%

4ª FASE

99%

97%

97%

59%

90%

38%

34%

0%

97%

95%

91%

5ª FASE

99%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

91%

6ª FASE

--

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

--

CASAS DE 2 DORMS. www.moradassantacruzdosul.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Rua da Pedreira, 1505 Santa Cruz do Sul/RS (51) 3711.3600 ou (51) 3711.9607

VISITE CASA DECORADA INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

1ª FASE

97%

100%

100%

95%

99%

ESQUADRIAS 100%

96%

86%

100%

100%

97%

2ª FASE

97%

100%

100%

79%

100%

84%

78%

50%

100%

97%

54%

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

0%

0%

65%

30%

16%

3ª FASE

BREVE LANÇAMENTO

4ª FASE

BREVE LANÇAMENTO

CASAS DE 2 DORMS. www.moradasparquedolago.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Rua Dorival Cândido L. de Oliveira, 325 Gravataí/RS - (51) 3421.6004

VISITE CASA DECORADA

1ª FASE

INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

39%

100%

36%

0%

0%

ESQUADRIAS 0%

2ª FASE

BREVE LANÇAMENTO

3ª FASE

BREVE LANÇAMENTO

57


CASAS DE 2 DORMS. www.moradassantamaria.com.br PLANTÃO DE VENDAS: Rua Venâncio Aires, 2150, esquina André Marques - Santa Maria/RS (55) 3223.5660

VISITE CASA DECORADA 1ª FASE

INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

COND. 3A

100%

100%

100%

100%

100%

ESQUADRIAS 100%

100%

100%

100%

100%

100%

COND. 3B

93%

100%

100%

100%

100%

100%

99%

85%

100%

100%

22%

COND. 3C

64%

100%

100%

55%

100%

0%

4%

0%

100%

90%

0%

COND. 3D

68%

100%

100%

0%

0%

0%

0%

0%

14%

42%

2%

COND. 3A

100%

100%

100%

100%

100%

100%

100%

96%

100%

100%

100%

COND. 3B

77%

100%

100%

96%

96%

54%

25%

10%

99%

100%

0%

COND. 3C

0%

100%

98%

10%

19%

0%

0%

0%

74%

74%

0%

2ª FASE

CASAS DE 3 DORMS. OU 2 SUÍTES PLANTÃO DE VENDAS: Rua Félix da Cunha, 710 - Pelotas/RS (53) 3222.5002

P E LOTA S

VISITE CASA DECORADA

INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

PINTURA

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

1ª FASE

94%

100%

100%

92%

98%

ESQUADRIAS 98%

93%

84%

100%

100%

0%

2ª FASE

0%

100%

96%

6%

37%

11%

14%

6%

98%

79%

0%

3ª FASE

0%

79%

43%

0%

0%

0%

0%

0%

66%

73%

0%

LOUÇAS E METAIS

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

INST. HIDRO.

INST. ELÉTRICA

ÁREA DE LAZER

CASAS DE 3 DORMS. OU 2 SUÍTES www.moradasclubcaminhodomeio.com.br A LVORA DA

PLANTÃO DE VENDAS: Estrada Caminho do Meio, 5425 - Alvorada/RS Continuação da Av. Protásio Alves (51) 3435.4673

VISITE CASAS DECORADAS INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

ESQUADRIAS

1ª FASE

LANÇAMENTO

2ª FASE

BREVE LANÇAMENTO

3ª FASE

BREVE LANÇAMENTO

4ª FASE

BREVE LANÇAMENTO

5ª FASE

BREVE LANÇAMENTO

PINTURA

CASAS DE 3 DORMS. OU 2 SUÍTES www.moradasclube.com.br S A NTA M A RIA

PLANTÃO DE VENDAS: Rua André Marques, quase esquina com Rua Venâncio Aires - Santa Maria/RS (55) 3223.5660

VISITE CASA DECORADA INFRAESTRUTURA

RADIER

PAREDES E PAINÉIS

PAVIMENTAÇÃO

REVESTIMENTOS

ESQUADRIAS

COND. 1B (1ª FASE)

LANÇAMENTO

COND. 1A (2ª FASE)

BREVE LANÇAMENTO

COND. 1A (3ª FASE)

BREVE LANÇAMENTO

58

PINTURA

LOUÇAS E METAIS


60

PATROCÍNIO

fornecedores

PRODUTOS/SERVIÇOS

CONTATO

Soluções em Aço:

www.arcelormittal.com/br/belgo arcelormittalnet@arcelormittal.com.br Av. Protásio Alves, 2561 - Sala 501 Fones: (51) 3396.1400 ou 0800.015.1221 Porto Alegre/RS

• Novas instalações • Modernização de elevadores • Manutenção de elevadores

www.atlas.schindler.com marketing.brasil@br.schindler.com Rua Frederico Mentz, 1561 Prédio I Fone: (51) 2108.5100 Porto Alegre/RS

Imobiliária Completa:

Central de Atendimento: (51) 3216.6100 ap@auxiliadorapredial.com.br

• Seguro e sustentável • Construção Civil • Indústria • Agronegócio

• Compra e Venda de Imóveis • Aluguel de Imóveis • Administração de Condomínios

Consulte o endereço de nossas agências em nosso site: www.auxiliadorapredial.com.br

• Linhas de esquadrias residenciais e fachadas • Telha de alumínio e acessórios • Chapas, bobinas e perfis em alumínio • Revestimentos em ACM • Produtos para comunicação visual

www.belmetal.com.br belmetal.pa@belmetal.com.br Rua Lauro Muller, 560 – Navegantes (51) 3374.9415 Porto Alegre/RS

• Revestimentos Cerâmicos • Premier Telha Cerâmica • Telhas Naturais

www.cejatel.com.br Rod. BR 101, km 348 Fone: (48) 3624.1001 / 1200 Jaguaruna/SC

• Cozinhas • Dormitórios e Closets • Home Theaters • Lavanderias • Ambientes corporativos

www.dellanno.com.br corporativo@dellannopoa.com.br Av. Nilo Peçanha, 1851 Fone: (51) 3321.1000 Porto Alegre/RS


PRODUTOS/SERVIÇOS

CONTATO

• Impermeabilização de terraços, coberturas, piscinas, jardins, sacadas, reservatórios, banheiros, subsolos, telhados • Revestimentos • Recuperação Estrutural • Isolamento Térmico

www.dienstmannconstrucoes.com.br dienstmann.contato@terra.com.br Av. Nilo Ruschel, 46 Fone: (51) 3342.7414 Porto Alegre/RS

• Tecnologia • Design • Sustentabilidade • Qualidade • Inovação

www.docol.com.br carina.schmidt@docol.com.br Av. Edmundo Doubrawa, 1001 Zona Industrial Norte 0800.474-3333 - Joinville/SC

• Impermeabilização • Reimpermeabilização • Isolamento térmico • Execução de projetos e consultoria técnica

www.edilimpermeabilizacoes.com.br edil@terra.com.br Av. Veiga, 199 Fone: (51) 3339.1911 Porto Alegre/RS

• Fios e Cabos • Lâmpadas e luminárias • Disjuntores • Interruptores e tomadas • Média e Baixa Tensão

www.elektradist.com.br Rua Santa Catarina, 304 Bairro Santa Maria Goretti (51) 3073.7000 Porto Alegre/RS

• Porcelanatos • Pisos laminados, em madeira e vinílicos • Spas e banheiras com hidromassagem • Cubas para cozinhas e lavatórios • Misturadores e torneiras

www.elevato.com.br elevato@elevato.com.br Avenida do Forte, 500 Fone: (51) 3349.0200 (matriz) Porto Alegre/RS

• Laminum • Porcelanato • Revestimento para Piso • Parede (monoporosa) • Maxigrês

www.eliane.com SAC: 4004-2971 (Capitais) 0300 789-7771 (Demais localidades)

61


fornecedores

62

PRODUTOS/SERVIÇOS

CONTATO

• Tubulação em aço galvanizado para GLP • Tubulação em PED para GLP • Medidores de vazão • Reguladores de pressão • Assistência técnica e vendas de conexões e reguladores de pressão para instalações

engegas@terra.com.br Av. Assis Brasil, 3090, sala 326 Bairro Cristo Redentor Fones: (51) 3341.6505 - 3341.7892 Porto Alegre/RS

• Projetos em Concreto Armado • Lajes Nervuradas • Lajes Planas • Concreto Protendido • Paredes de Concreto

www.estadio3.com.br Av. Taquara, 386/707 Fone: (51) 3330.2111 Porto Alegre/RS

• Argamassa • Cal • Rejunte

www.fida.com.br vendasfida@fida.com.br Av. Pinheiro Machado, 239 Fone: (55) 3281.0007 Caçapava do Sul/RS Filial Porto Alegre: (51) 3325.0899

• Vendas • Aluguéis • Administração de condomínios • Vendas de empreendimentos exclusivos HFM

www.fuhrosouto.com.br fuhrosouto@fuhrosouto.com.br Rua Gonçalves Chaves, 762 Fone: (53) 3025.8585 Pelotas/RS

• Vergalhões • Vergalhões cortados e dobrados • Telas • Treliças • Estribos

www.gerdau.com.br comkt@gerdau.com.br Av. das Nações Unidas, 8501 Fone: (11) 3094.6500 São Paulo/SP

• Revestimento de fachadas • Tampos e lavatórios • Pingadeiras e peitoris • Revestimento de escadarias • Revestimentos de pisos

www.ragranimarmore.webnode.com.br granimarmore@terra.com.br Estrada RS 20, 8306 Fone: (51) 3484.1507 - 3484.2790 Gravataí/RS


Soluções em isolamento térmico e acústico para a construção civil

PRODUTOS/SERVIÇOS

CONTATO

• Projetos de Impermeabilização • Mantas Asfálticas • Atendimento a condomínios • Sistemas Cristalizantes • Isolamento Térmico

www.imperterm.com.br imperterm@imperterm.com.br Rua Dr. João Inácio, 1531 Fone/Fax: (51) 3342.2836 Porto Alegre/RS

• Poltronas • Sofás • Jantares • Aparadores • Mobiliário externo

www.insidemoveis.com.br contato@insidemoveis.com.br Rua Marquês do Pombal, 396 Fone: (51) 3072.0367 Porto Alegre/RS

Instalações elétricas • Execução • Projeto • Gerenciamento de materiais • Eficiência energética

www.instalbase.com.br instalbase@instalbase.com.br Av. Benjamin Constant, 904 / 805 Fone: (51) 3343.3001 Porto Alegre/RS

• Mármores, Granitos e Silestone • Ardósia e Basalto • Pedra São Tomé (Caxambu) • Arenitos • Pedras decorativas e Seixos

www.irmaostomazelli.com.br irmaostomazelli@gmail.com Av. do Forte, 1062 Fone: (51) 3340.2111 Porto Alegre/RS

• Forros • Drywall e Light Steel Framing • Painéis Acústicos • Tubos • Subcoberturas para telhados

www.isover.com.br Av. João Alfredo, 177 Santo Amaro Fone: (11) 2202.4700 São Paulo/SP

• Cozinhas • Dormitórios • Home Theaters • Banheiros • Áreas de Serviço • Corporativos

www.italinea.com.br Alameda Todeschini, 370 Bairro Santa Rita Fone: (54) 3455.5100 Bento Gonçalves/RS

63


fornecedores

64

PRODUTOS/SERVIÇOS

CONTATO

• Vendas • Locação • Administração de Condomínios • Correspondente Caixa • Lançamentos Exclusivos

www.jairbehr.com.br contato@jairbehr.com.br Rua Venâncio Aires, 2150 Fone: (55) 2103.8200 Santa Maria/RS

• Sistemas de Paredes Knauf • Sistemas de Tetos Knauf • Sistemas de Revestimentos Knauf • Chapas Knauf Cleaneo • Chapas Knauf Flexboard

www.knauf.com.br Praça Floriano, 19 31º andar - Centro Rio de Janeiro/RJ

• Vidro termo-acústico Duoglass • Vidro laminado • Vidro temperado • Vidro e espelho para decoração

www.lajeadense.com.br lajeadense@lajeadense.com.br Rua Bento Rosa, 789 Fone: (51) 3714.4799 Lajeado/RS

• Iluminação ambiental • Comercial • Jardins • Fachadas • Projetos luminotécnicos

www.luminare.com.br Rua Quintino Bocaiúva, 877 Moinhos de Vento Fone: (51) 3019.6877 Porto Alegre/RS

• Cedrinho • Eucalipto e Pinus • Escoras e Postes • Chapas de Compensados • Madeiras Tratadas

www.madenortemadeiras.com.br comercial@madenortemadeiras.com.br Rua Cairu, 383 - Bairro Fátima Fone/Fax: (51) 3466.0220 Canoas/RS

• Centrais de Intercomunicação Digital • Controle de Acesso Biométrico • Circuito Fechado de TV • Sistemas de Alarme • Cerca Elétrica • Automatizadores de Portões

contato@manutecnicars.com.br Rua Visconde do Rio Branco, 676 Bairro Floresta Fone: (51) 3222.9588 Porto Alegre/RS


PRODUTOS/SERVIÇOS

CONTATO

• Esquadrias para Subestação • QGBTs e Painéis elétricos • CEDs e Barramentos de cobre • CD - Centros de Distribuição • Tampas Marco e Caixilho para caixas de alvenaria, elétrica, pluvial, coacal e telefonia

www.metalvisconti.com.br visconti@metalvisconti.com.br Rua Bernadino Silveira Pastoriza, 920 e 940 Fone: (51) 3367.2003 Porto Alegre - RS

PISOS, LAJES, SUBSOLOS E QUADRAS ESPORTIVAS

www.nortepisosrs.com.br nortepisos@uol.com.br Rua Oliveira Lopes, 150 Fone: (51) 3365.8762 Porto Alegre/RS

• Linha de Escoramentos Metálicos • Estruturas Metálicas para Telhados • Sistema de Fôrmas para Habitações

www.perfilline.com.br perfilline@perfilline.com.br Rua Padre Ambrosio Pieratelli, 146 Fone: (54) 3213.8600 Caxias do Sul/RS

• Cabos de Aço • Telas de Proteção • Lonas Plásticas • Sistemas de Fixação • Acessórios para Construção Civil

www.protefix.com.br protefix@protefix.com.br Av. Farrapos, 2181 Fone: (51) 3222.0011 Porto Alegre/RS

• Projetos hidrossanitários • Execução de Instalações hidrossanitárias • Assessoria em hidráulica • Fornecimento de materiais hidráulicos

sanidro@sanidro.eng.br Rua Veríssimo Rosa, 262 Fone: (51) 3336.3033 Porto Alegre/RS

• Concreto Usinado • Argamassa Estabilizada • Usinas Móveis • Locação de Equipamentos • Mineração de Areia

www.supertex.com.br gerenteportoalegre@supertex.com.br Fone: (51) 3374.2010 Porto Alegre/RS

• Nivelamento e acabamento • Polimento de pisos • Regularização e compactação de aterro • Colocação de armadura de aço • Aplicação de endurecedor químico

65


fornecedores

66

PRODUTOS/SERVIÇOS

CONTATO

• Elevadores convencionais, sem casa de máquinas, panorâmicos • Elevadores cargas, automóveis e monta-cargas • Home Lift, plataformas e Cadeiras Elevatórias • Escadas e esteiras rolantes • Assistência Técnica 24 horas

www.thyssenkruppelevadores.com.br Rua Auxiliadora, 215 Fone: (51) 3778.3600 Porto Alegre/RS

• Tintas Acrílicas • Vernizes • Esmaltes • Texturas • Produtos Complementares

www.tintaskilling.com.br killing@killing.com.br Av. Primeiro de Março, 3430 0800 886 3434 Novo Hamburgo/RS

• Boxs e conjuntos de vidros temperados Blindex • Espelhos polidos e facetados Guardian • Prateleiras, pergolados e sacadas • Serviços orçados com mão-de-obra

unicavidros@hotmail.com unicavidros@ig.com.br Rua Visconde de Macaé, 87 Fone: (51) 3337.0168 Porto Alegre/RS

• Banheiros • Cozinhas • Dormitórios • Salas / jantar e estar • Móveis p/ lojas, consultórios e escritórios

unique@moveisunique.com.br Av. Cristóvão Colombo, 1129 Bairro Floresta Fones: (51) 3222.7101 e 9901.3493 Porto Alegre/RS

• Impermeabilizantes • Argamassas para Reparo • Selantes • Tratamento para trincas e fissuras • Isolantes Térmicos e Acústicos

www.vedacaors.com.br vedacao@vedacaors.com.br Rua Dr. João Inácio, 870 Fone/Fax: (51) 3029. 9559 Porto Alegre/RS

• Box • Sacadas • Temperados • Laminados • Termoacústicos

www.vidrobox.com.br vidrobox@vidrobox.com.br Rua Willy Teichmann, 215 Dist. Industrial Cruzeiro Fone/Fax: (51) 3302.4343 Cachoeirinha/RS


Nex Day_2ed  

Novas famílias, novos desafios. Longevidade em alta, casas comandadas por mulheres, mais pessoas morando sozinhas. Conversamos com especiali...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you