Page 1

ME

37 ano 12

MAGAZINE

Declaração de amor para Porto Alegre A Melnick Even iniciou o movimento pró-cidade levando arte para perto das pessoas e do Guaíba. Com a customização dos I Love POA por artistas, a empresa busca engajar a sociedade local no cuidado com a Capital.

Dez anos de sociedade

Personalização

Design

Foco no cliente e desafios futuros estão na última parte do especial da Melnick Even

Projeto arquitetônico da Ambidestro customiza imóvel por meio do Personal System

Sofás criados pelos irmãos franceses Bouroullec e pelo estúdio Ovo, de São Paulo


Fotos: Otávio Fortes

social

ATO

SUPREME CENTRAL PARQUE

DOC SANTANA

DURANTE AS AGIs DOS EMPREENDIMENTOS, FORAM ESCOLHIDAS AS PRIMEIRAS GESTÕES DOS COMPLEXOS

EMPREENDIMENTOS ATO, SUPREME CENTRAL PARQUE E DOC SANTANA SÃO ENTREGUES AOS PROPRIETÁRIOS Localizado no ponto mais nobre do bairro Petrópolis, o empreendimento ATO da Melnick Even realizou a sua Assembleia Geral de Instalação (AGI) com uma programação especial. A construtora e incorporadora convidou o artista Tito Holland para fazer um live painting (obra de arte produzida ao vivo no local) enquanto ocorria o evento. Além de marcar a entrega do complexo aos proprietários, a AGI é o momento em que são eleitos os integrantes da primeira administração do condomínio. Os clientes contaram ainda com cardápio especial elaborado pelos chefs Valter Herzmann e Taise Spolti nas áreas comuns do ATO. Com unidades de 243 m² e 340,66 m², o empreendimento oferece conforto no nível máximo aos moradores e uma vista panorâmica de Porto Alegre. Os apartamentos possuem três suítes, sacada com churrasqueira e opções de três ou quatro vagas na garagem. O complexo disponibiliza também infraestrutura de lazer completa com piscina, salão de festas, espaço gourmet, quadra esportiva, playground, sala fitness, ambiente Kids e piscina aquecida. Já a AGI do Supreme Central Parque contou com show da cantora Tati Portella. Conhecida como a voz feminina do reggae brasileiro, ela encantou os clientes da Melnick Even com suas canções durante o evento de entrega. As atividades das duas Assembleias tiveram a parceria da Crédito Real, que será a admistradora do condomínio dos empreendimentos. Cercado de verde, o complexo no Jardim do Salso possui unidades com dois e três dormitórios, com áreas de 69 m² e 94 m², respectivamente. Além disso, oferece aos moradores ambientes para socialização e diversão em família e com os amigos, como salão de festas, piscina, sports bar, quadra esportiva, espaço fitness e brinquedoteca. O empreendimento comercial DOC Santana também foi entregue aos proprietários com a realização da AGI e de um coquetel. Localizado próximo a importantes avenidas, o complexo conta com salas modulares a partir de 33 m², ideais para escritórios e consultórios. Com design moderno e sofisticado, o DOC Santana foi erguido no bairro de mesmo nome e está perto de uma série de comodidades e serviços.

O ARTISTA TITO HOLLAND E A CANTORA TATI PORTELLA PARTICIPARAM, RESPECTIVAMENTE, DAS AGIs DO ATO E DO SUPREME CENTRAL PARQUE. NO DOC SANTANA, REUNIÃO ELEGEU SÍNDICO, SUBSÍNDICO E CONSELHEIROS PARA ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO

3


4

social

NOVA PISTA DE CAMINHADA E ADOÇÃO DOS CANTEIROS DERAM NOVA VIDA AO PARQUE MOINHOS DE VENTO

ENTRE AS MELHORIAS ENTREGUES NO PARCÃO ESTÃO A NOVA PISTA DE CAMINHADA E A ADOÇÃO DOS CANTEIROS DO ENTORNO DO PARQUE

Entre as melhorias realizadas pelas companhias que adotaram o Parque Moinhos de Vento – Melnick Even, Zaffari, Hospital Moinhos de Ventos e Panvel –, a entrega da nova pista de caminhada é um dos destaques e uma das demandas mais aguardadas pelos frequentadores do Parcão. Com um investimento de R$ 300 mil, o circuito conta com 490 m de distância e abrange uma área de 1.780 m². Para viabilizar o projeto, foi necessário efetuar obras de drenagem para diminuir os alagamentos no Parcão. Junto com a pista, foram abertos sete novos canteiros, plantadas 6 mil mudas e colocadas dez placas educativas, aperfeiçoando a sinalização. Além da realocação da iluminação existente no trecho do circuito implantado, as empresas adotaram, no ano passado, os canteiros da Avenida Goethe, entre as ruas 24 de Outubro e Mostardeiro. “O calçadão deu mais vida ao Parcão e a adoção dos canteiros do entorno foi a cereja do bolo. E, para engajar a população na iniciativa I Love POA, a Melnick Even pôs um dos nove letreiros dessa ação no coração do parque, proporcionando aos usuários registrarem seu amor pela cidade”, destaca a gerente de incorporação da empresa, Claudia Lima. Para 2019, a restauração do Moinho açoriano (uma das atrações turísticas do parque) é uma das iniciativas mais aguardadas pelos frequentadores do Parcão. Os trabalhos devem iniciar-se em março, assim como os estudos para a recuperação do lago e a revitalização do paisagismo e do playground.

PLAYGROUND DA ENCOL É REVITALIZADO PELA MELNICK EVEN

NOVO PLAYGROUND TEM BRINQUEDOS DIFERENCIADOS, EQUIPAMENTOS RECUPERADOS E PAISAGISMO RENOVADO

Adotada pela empresa em 2013, a praça Carlos Simão Arnt – a Encol – teve seu playground repaginado com a instalação de novos brinquedos, recuperação de outros e mudanças no paisagismo. Conforme a gerente de incorporações da Melnick Even, Claudia Lima, o espaço foi modernizado devido à colocação de piso emborrachado para dar mais segurança e conforto para as crianças, de bancos com assentos em madeiras nobres, de lixeiras mais duráveis e de novos acessos em basalto e caixa de areia. “Importamos também equipamentos diferentes, como balanço em modelo ninho e escorregador em formato de morrinho de escalada”, descreve. Complementando a ação, a área recebeu mudas de diversas plantas para deixar o ambiente ainda mais agradável para pais e filhos. “Ao longo do ano, pretendemos trazer melhorias e novidades para outros espaços públicos da cidade”, adianta Claudia.


6

social

ME URBANIZADORA ENTREGA PRIMEIROS EMPREENDIMENTOS NO INTERIOR DO ESTADO A ME Urbanizadora, empresa formada por Melnick Even e Arcádia, entregou aos proprietários, no final de 2018, os loteamentos abertos Reserva Bela Vista, em Gravataí, e Central Park – fases 1 e 2, em Rio Grande. Conforme o sócio e diretor-geral da ME Urbanizadora, Fábio Sclovsky, esses são os primeiros empreendimentos finalizados no interior do Rio Grande do Sul e representam a consolidação do processo de expansão da empresa, além da total aceitação dos produtos pelos clientes. “Em geral, no Brasil e no estado, esse tipo de complexo acaba não recebendo o mesmo cuidado em questões estéticas e de modernidade técnica que são dados, por exemplo, aos condomínios fechados”, destaca Sclovsky. Ele acrescenta que um dos principais diferenciais dos projetos entregues foi a atenção dada a esses temas. Tanto o Reserva Bela Vista como o Central Park contam com planejamento urbanístico com um traçado orgânico, com ruas sinuosas que ampliam a sensação de bem-estar dos moradores. Bem-estar esse que é complementado pelo zelo dedicado às generosas áreas verdes do empreendimento, que envolvem praças, canteiros e esquinas dos terrenos. “Optamos por disponibilizar menos lotes, mas oferecer um lugar agradável para viver”, define. Com relação à modernidade técnica, foram instalados meios-fios extrusados e o pavimento foi feito com blocos de concreto – o que permite uma melhor permeabilidade, economia de energia elétrica, uma vez que eles são mais claros e demandam menos luz à noite para iluminá-los, e facilidade de manutenção. Ao todo, foram entregues 382 unidades no Reserva Bela Vista e 662 no Central Park – 341 na fase 1 e 321 na fase 2.

PLANEJAMENTO URBANÍSTICO DOS EMPREENDIMENTOS BELA VISTA E CENTRAL PARK PRIORIZA ESPAÇOS AGRADÁVEIS COM MUITO VERDE, PRAÇAS E ÁREAS DE CONVIVÊNCIA


8

12

índice

CAPA CAPA

I Love POA inspira população a voltar a se apaixonar pela cidade

28

3

DEZ ANOS DE SOCIEDADE Melhorias focadas no atendimento ao cliente

SOCIAL

Melnick Even recebe as distinções Top de Marketing ADVBRS e Top Ser Humano 2018

52

EXCLUSIVIDADE

Vivio Lindoia: empreendimento para aproveitar a vida ao máximo

58

DESIGN

Sofá, o protagonista da sala

46

PERSONALIZAÇÃO Apartamento com pegada de casa

64

EMPREENDIMENTOS

Conheça os empreendimentos Melnick Even com alto padrão de qualidade

80

OPORTUNIDADES

Produtos e serviços dos parceiros da incorporadora e construtora


10

editorial

MOVIMENTO I LOVE POA BUSCA INCENTIVAR AS PESSOAS A CUIDAR DA CIDADE Impactar Porto Alegre de uma maneira positiva é uma das missões da Melnick Even. Como ajudamos a construir a cidade, nada mais natural que trabalhar para torná-la um lugar melhor para todos nós. E a ação I Love POA nasceu desse sentimento, de um desejo de ver os cidadãos se (re)apaixonarem pela Capital, de despertar neles a vontade de cuidar dos nossos espaços públicos. Mais do que isso, queremos mobilizar a população para que saia da posição de apenas reclamar dos problemas – que são muitos, sim, estamos estagnados e precisamos voltar a nos desenvolver! –, e passe a repensar suas atitudes em relação a Porto Alegre e volte a sentir orgulho da cidade. Na matéria de capa dessa edição, contamos mais sobre esse movimento que nasceu de forma espontânea com a colocação do primeiro letreiro à beira do Guaíba, no lançamento do empreendimento Pontal. As pessoas começaram a fazer fotos e selfies com a placa e a compartilhar nas redes sociais, e vimos ali uma vontade reprimida de poder declarar o amor cidade. Diante desse fato, convidamos nove artistas para customizar os I Love POA em um grande evento no Parque Pontal. Nessa edição, temos também a terceira e última parte da matéria especial de 10 anos da Melnick Even. O foco, dessa vez, são nossos clientes e as mudanças que estamos desencadeando para atendê-los de maneira cada vez mais personalizada e oferecer produtos inovadores e alinhados com as demandas atuais de espaço e de infraestruturas de lazer. Os motivos do sucesso dessa parceria entre a Melnick e a Even e os desafios e a preparação para o futuro são outros tópicos abordados no especial, que conta ainda com uma análise do legado do trabalho realizado, que tem início com a abertura da construtora Melco há quase 50 anos, até aqui. A personalização de imóvel no empreendimento Window, realizada pelo escritório Ambidestro Arquitetura com o apoio da equipe do Personal System da construtora e incorporadora, e as novidades em design de sofás são outras entrevistas que preparamos para esta revista. Além disso, apresentamos o Vivio Lindoia, lançamento da empresa na Zona Norte da cidade, estrategicamente instalado próximo a diversos serviços e conveniências, possibilitando aos seus moradores ganharem tempo resolvendo questões diárias perto de casa e, com isso, aproveitarem mais momentos de lazer no empreendimento. E na seção de notas, trouxemos mais informações sobre a expansão da ME Urbanizadora pelo estado e a entrega do ATO, no bairro Petrópolis, do Supreme Central Parque, no Jardim do Salso, e do DOC Santana, no bairro de mesmo nome. Saiba mais também sobre as melhorias realizadas no Parque Moinhos de Vento e na Praça Encol. Boa leitura! Juliano Melnick

Rua Carlos Trein Filho, 551 (51) 3016.9000 - www.melnickeven.com.br

A ME Magazine é uma publicação da Interna Projetos Editoriais, sob licença da Melnick Even Incorporações e Construções S.A. Opiniões, entrevistas, artigos e colunas assinadas são de inteira responsabilidade dos autores. É vedada a reprodução total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização e sem citação da fonte. Presidente da Melnick Even, da Even e do Conselho da Even Leandro Melnick Gerente de Marketing Marianna Zanettini Analista de Marketing Caroline Amaral

Projeto gráfico, redação e publicidade

(51) 3019.5643 www.interna.com.br interna@interna.com.br Av. Iguaçu, 485 / 302 - Petrópolis Porto Alegre - RS

Diretora-Executiva Andréia Silva Publisher Renato Delfino Rodrigues Textos Caio Spillere Tatiana Gappmayer Revisão Márcio Cavalli Foto de capa Zuza Bohrer Seffrin


12

capa Fotos: Zuza Bohrer Seffrin

I Love POA inspira população a voltar a se apaixonar pela cidade Ação da Melnick Even instala nove letreiros customizados por artistas em praças e parques adotados pela empresa, com a intenção de ajudar a impulsionar e organizar o desejo das pessoas de mudar Porto Alegre para melhor.


LANÇAMENTO DO I LOVE POA REUNIU GRANDE PÚBLICO NO PARQUE PONTAL PARA ACOMPANHAR O TRABALHO DOS ARTISTAS NAS PLACAS E CURTIR O PÔR DO SOL NO GUAÍBA

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

13


14

capa

MÚSICA, FOOD TRUCKS E UM DIA DE VERÃO - COM CÉU AZUL E MUITO SOL - DEIXARAM O EVENTO AINDA MAIS CONVIDATIVO

Já diz a sabedoria popular que quem ama, cuida. E esse sentimento é que a Melnick Even quer despertar nos porto-alegrenses em relação à cidade com a iniciativa I Love POA. O movimento pró-Capital busca por meio da arte conscientizar a sociedade do seu papel na transformação e requalificação de Porto Alegre. A percepção de que havia uma vontade reprimida das pessoas em declarar sua paixão pela cidade foi notada pela construtora e incorporadora no lançamento do empreendimento Pontal, quando foi colocada a primeira placa do I Love POA no Parque Pontal, junto ao Guaíba. “De forma espontânea, os visitantes começaram a fazer fotos e selfies com o letreiro e a compartilhar nas redes sociais, com uma grande repercussão”, conta o presidente da Melnick Even, Leandro Melnick. A meta, segundo o empresário, é tentar mudar a atitude de muitos de ficarem apenas reclamando da Capital – que apesar de seus muitos problemas é um lugar com diversos pontos positivos e potencial para voltar a ser maravilhoso – e envolver a todos nessa ação de cuidado e de reflexão sobre a responsabilidade de cada um nas melhorias. Diante desse cenário, a empresa decidiu instalar outros I Love POA em praças e parques adotados por ela em diferentes bairros, democratizando a iniciativa. “Com essa doação para Porto Alegre, esse não é um movimento institucional ou mercadológico, incentivamos também que os moradores utilizem mais esses espaços públicos”, projeta. Inovando mais uma vez, a construtora e incorporadora convidou nove artistas para customizar as placas durante evento realizado no Parque Pontal, tendo o Guaíba como pano de fundo.

“O movimento é uma forma de dar vazão ao sentimento de amor das pessoas por Porto Alegre, engajando-as na ação pró-cidade. Queremos que a arte ajude a melhorar a autoestima dos cidadãos, incentivando o orgulho e o cuidado com a Capital.” LEANDRO MELNICK, PRESIDENTE DA MELNICK EVEN, DA EVEN E DO CONSELHO DA EVEN


No ambiente urbanizado pela Melnick Even – que fará parte, no futuro, da área de 29 mil m² do parque localizado junto ao complexo multiúso da empresa –, o deck com cadeiras e mesas e o playground foram ocupados pelo público que curtia o dia de céu azul e sol refletido nas águas do lago para acompanhar o trabalho de pintura dos letreiros, que ganharam vida com o uso de técnicas e materiais distintos. Em comum, o amor de cada um deles por Porto Alegre traduzindo em variadas formas e cores. Música, food trucks e a natureza do entorno complementaram a atividade. “Com essa iniciativa, queríamos levar o ato de pintar para o espaço público, com as pessoas vendo os artistas produzirem e as obras nascerem, com todos juntos aproveitando a beira do Guaíba”, destaca Leandro. O presidente da Melnick Even acrescenta que a ideia da empresa é sempre conversar com a sociedade e com a cidade com o propósito de ter um impacto positivo na Capital. Conforme ele, as placas customizadas, além de tornarem os locais onde ficarão mais bonitos, irão gerar um interesse maior pelas artes e seus artistas e ajudarão a levar mais frequentadores para praças e parques, intensificando a reflexão e o engajamento ao movimento. Da mesma forma como iniciou, o I Love POA continuará crescendo e mobilizando os porto-alegrenses de forma espontânea, principalmente por meio das redes sociais e do compartilhamento de imagens junto às placas. Para saber mais sobre a ação, acompanhe os canais da construtora e incorporadora no Instagram e no Facebook.

PÚBLICO ACOMPANHOU A PRODUÇÃO DOS ARTISTAS ENQUANTO APROVEITAVAM O FIM DE TARDE NA BEIRA DO GUAÍBA

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

15


16

capa

TIME DE ARTISTAS RESPONSÁVEL PELA CUSTOMIZAÇÃO DOS LETREIROS DO I LOVE POA

CONHEÇA OS ARTISTAS QUE PINTARAM SEU AMOR POR PORTO ALEGRE Diversidade de técnicas e representatividade de movimentos artísticos, abrangendo das linguagens mais clássicas às influências urbanas, como o grafite e o universo das tatuagens, pautaram a seleção dos artistas convidados pela Melnick Even para transformar as placas do I Love POA. Com total liberdade criativa, a ideia da empresa era que cada um dos participantes refletisse sobre o que mais ama na cidade e traduzisse esse sentimento em suas respectivas placas. O resultado foi uma multiplicidade de olhares sobre a Capital e a percepção do quanto Porto Alegre tem de encantadora e que, muitas vezes, passa despercebida pelos seus próprios moradores. Ane Schutz, Bruno Schilling, Heloisa Crocco, Henry Lichtmann, Jean Ettienne (cliente da construtora e incorporadora selecionado para participar do evento), Jotapê Pax, Kelvin Koubik, Patrick Rigon e Tiago Berao formaram o time de artistas que levou arte para as margens do Guaíba.


ANE SCHUTZ

A NOITE DA CIDADE BAIXA FOI A INSPIRAÇÃO DE ANE SCHUTZ PARA SUA PLACA

Artista plástica e designer porto-alegrense, ilustra muitos rostos e pessoas, mas costuma produzir conteúdos sobre temáticas diversificadas sob encomenda. Vem participando de diversas art battles e recentemente participou da Elephant Parade. Tem um traço delicado e ao mesmo tempo acessível ao público.

A vitalidade da noite do bairro Cidade Baixa, o mais boêmio da Capital, foi a inspiração para o trabalho desenvolvido pela artista plástica, ilustradora e designer porto-alegrense Ane Schutz. “Essa é a parte que mais amo de Porto Alegre. A CB é muito democrática, com uma pluralidade de culturas, pessoas, pensamentos e estilos. Essa energia não tem em outro lugar”, declara. A arquitetura particular dessa região e seus postes de iluminação característicos, assim como as figuras femininas de longos cabelos que marcam seus projetos, estão representados em seu letreiro. Na própria Cidade Baixa, é possível encontrar o traço de Ane grafitado em algumas casas e bares. Para ela, como artista, seu papel é ser a voz das pessoas e fazer com que elas reflitam sobre a cidade. Mais do que isso, ela acredita que a arte pode contribuir na promoção desse sentimento de transformação. “Com esse evento da Melnick Even, vai cair a ficha da comunidade sobre o que Porto Alegre tem de belo e incentivar que os cidadãos pensem sobre ela, cuidem mais dela, voltem a se apaixonar pela Capital e vivam em uma sociedade muito melhor”, defende Ane.

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

17


capa

CORES E FORMAS QUE SE REPETEM COMPÕEM A OBRA DE BRUNO SCHILLING QUE HOMENAGEIA O PÔR DO SOL E A ARQUITETURA DA CIDADE

BRUNO SCHILLING

18

Artista porto-alegrense formado em Design, especializou-se em muralismo. Tem uma estética voltada para grafismos bastante contemporânea e urbana. Define como inspirações desde o Bauhaus até o jazz e o afrobeat. Utiliza diversas técnicas, passando pelo grafite e pela ilustração digital. Está conectado com a formação artística de crianças e jovens.

Uma interpretação mais pessoal do pôr do sol no lago Guaíba e da arquitetura da cidade foi expressada pelo designer e artista Bruno Schilling em seu I Love POA. Nascido em Porto Alegre, Schilling, que se especializou em muralismo, utilizou a arte cinética para criar o seu desenho. Essa corrente das artes plásticas surgida em meados do século XX busca, segundo ele explica, o movimento mesmo em obras estáticas. “Através da matemática e do posicionamento estratégico dos elementos, é possível fazer combinações que trazem esse efeito visual, essa ilusão de ótica, seja pela repetição das formas ou das cores”, detalha. As obras instaladas em praças e parques da Melnick Even, conforme o artista, podem despertar o interesse das pessoas em procurar mais informações sobre quem as fez, sobre suas influências, intensificando o poder educativo que a arte tem, bem como sensibilizar os moradores a ver a Capital com outros olhos, com uma visão mais positiva, e a exercitar a empatia com o próximo. “A arte pode também despertar a responsabilidade dos cidadãos com a manutenção e o cuidado com aquilo que é seu, ou seja, a cidade como um todo”, reflete.


HELOISA CROCCO

Artista designer portoalegrense, realiza trabalhos a partir de estudos da natureza, com foco na madeira. É reconhecida por ter exposto em vários países. Já fez parcerias com marcas de móveis e decoração e tem obras espalhadas pelo mundo.

Com uma pesquisa de quarenta anos nos grafismos da natureza (chamada topomorfose), a artista Heloisa Crocco pensou em usar essa referência para imprimir de forma poética seu amor pela Capital no letreiro do I Love POA que ficará no Parque Pontal. Formada em Desenho pela UFRGS, a porto-alegrense já trabalhou com tapeçaria, estudou no Cardiff’s College of Art of London, na Inglaterra, e possui especialização em artes plásticas pela PUCRS, além de atuar como designer no Crocco Studio Design. A técnica desenvolvida por Heloisa ao longo de sua trajetória, a topomorfose, explora as diferentes possibilidades de aplicação da madeira e de seus nós em distintos suportes.

Foto: Jonnhy Marco Filmes

“A margem do Guaíba com seu pôr do sol, a cada dia com cores espetaculares, e o verde da cidade são o que mais me encantam em Porto Alegre”, compartilha. Conforme a artista, que já buscou inspiração para suas peças em viagens pelo Brasil e pela América Latina pesquisando fibras, tramas e texturas, ações como a da Melnick Even são importantes porque repercutem entre as pessoas. “Elas fazem a gente pensar na Capital, no que a cidade nos oferece e no valor que ela tem”, assinala.

A MADEIRA, OBJETO DE PESQUISA DE HELOISA CROCCO HÁ 40 ANOS, FOI O MATERIAL USADO PARA CUSTOMIZAR A PEÇA

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

19


capa

HENRY LICHTMANN

20

Artista e designer, utiliza técnicas diversas, produzindo obras de ilustração, pintura abstrata, pintura gráfica e pintura hiper-realista. Já realizou diversas exposições individuais e no ano passado abriu a Dumbo Art Shop & Gallery.

“Arte nunca é demais”, afirma o artista e designer porto-alegrense e proprietário da Dumbo Art Shop & Gallery, Henry Lichtmann, sobre o convite da construtora e incorporadora para participar da customização dos letreiros do I Love POA que ficarão em praças e parques locais. De acordo com o artista, arte é cultura e cultura é tudo o que se precisa neste momento. “Ela (a arte) faz as pessoas pensarem, pararem para refletir e acredito que também desperta o desejo nos cidadãos de cuidar dos espaços públicos, da cidade”, avalia. Para Lichtmann, se a arte nos faz sentir algo, ela já cumpriu a sua função. A natureza e a arborização das ruas da Capital – que tem um dos maiores índices de árvores por número de habitante do Brasil – são os principais motivos de orgulho para o artista e serviram de inspiração para Lichtmann elaborar o projeto para sua placa. Presente em seus trabalhos, as formas orgânicas naturais marcam suas obras e estão representadas no desenho concebido para o evento. Utilizando técnicas e materiais diversos, como tinta spray e canetas, chamam atenção em seu I Love POA as cores contrastantes e o degradê do tom rosa.

HENRY LICHTMANN (À DIREITA) ACREDITA QUE UMA OBRA DE ARTE QUE FAZ AS PESSOAS SENTIREM ALGO JÁ CUMPRIU SUA FUNÇÃO


JEAN ETTIENNE

JEAN ETTIENNE PARTICIPOU DO EVENTO COMO REPRESENTANTE DOS CLIENTES DA EMPRESA

Natural de São Paulo, o artista, grafiteiro e tatuador é influenciado pelos movimentos urbanos de arte. Proprietário do El Xixo, estúdio de tatuagem na Cidade Baixa, é o cliente convidado pela Melnick Even para o evento.

Representando os clientes da construtora e incorporadora, Jean Ettienne pintou em seu letreiro diferentes elementos que compõem o seu trabalho. Nascido em São Paulo e morando há 17 anos em Porto Alegre, o artista conta que desenha desde sempre. “A arte é uma forma de expressão”, salienta. O grafite, que entrou em sua vida há oito anos, os movimentos urbanos, negro e rastafári e uma abordagem mais social estão refletidos no seu I Love POA. Os traços de Ettienne também podem ser conferidos em suas tatuagens. Recentemente, ele abriu o El Xixo Tattoo Studio na Cidade Baixa. Sobre a customização e a colocação das placas em espaços públicos variados, o artista destaca que arte na rua é sempre bem-vinda e faz com que as pessoas tenham um apreço maior pelo lugar onde elas estão instaladas. “A primeira vez que vi o I Love POA perto do Guaíba lembrei do letreiro de Hollywood, que é um ponto valorizado pelos moradores e turistas que querem tirar fotos dele”, revela, analisando que o mesmo deve acontecer por aqui. Ele observa ainda que o gaúcho não tem, ou não demonstra, esse amor pela cidade e que o movimento pode ajudar a mudar essa situação.

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

21


capa

PARA JOTAPÊ PAX, O I LOVE POA VALORIZA O TRABALHO DOS ARTISTAS E INCENTIVA APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS PELAS PESSOAS

JOTAPÊ PAX

22

Artista porto-alegrense, é um entusiasta da cidade. É reconhecido aqui e no Exterior, já tendo participado de exposições e festivais em oito países e mais recentemente da Bienal do Graffiti Fine Art, em São Paulo. Faz parte do coletivo PaxArt, realizando trabalhos autorais e sob encomenda em diversos formatos. Já teve suas obras divulgadas em rede nacional, no cenário do programa “Encontro com Fátima Bernardes”.

Olhar as pessoas nos espaços públicos, quando elas estão mais à vontade, mais descontraídas, é uma das fontes de inspiração do artista multidisciplinar Jotapê Pax. E foram os cidadãos de Porto Alegre a temática escolhida por ele para transformar sua placa. Nascido na Capital e fundador do coletivo PaxArt, Jotapê pondera que um dos principais diferenciais da cidade são suas áreas de lazer, seus muitos parques e praças espalhados por diversos bairros. “Lugares que deveriam ser ainda mais utilizados e apreciados. A ação da Melnick Even vai fortificar a vontade dos moradores de se apropriar desses locais, assim como valoriza o trabalho dos artistas participantes”, ressalta. Segundo ele, a arte urbana impacta positivamente nas pessoas e tem o poder de tornar os pontos em que ela está presente em uma referência e área turística, sendo incluída em roteiros de porto-alegrenses e visitantes. “Além de deixar as ruas onde estão localizadas mais bonitas, novas obras atraem um público maior para vê-las ou fotografá-las, aumentando a movimentação da região e, consequentemente, deixando-a mais segura e convidativa para caminhar”, defende.


KELVIN KOUBIK

Artista porto-alegrense, vem sendo cada vez mais reconhecido na cena de novos artistas da cidade. Tem diversos projetos paralelos, entre eles o Kino 23, em que utiliza design gráfico, ilustração e grafite para fazer projetos personalizados para clientes. Já trabalhou com marcas e instituições conhecidas. Valoriza a arte de rua por ser democrática e ser uma forma de dedicação para a cidade.

O pôr do sol no Guaíba, naquele momento entre o fim da tarde e o início da noite, quando o céu fica em diferentes tons de rosa, é o que o artista visual porto-alegrense Kelvin Koubik mais gosta na cidade. E foi essa combinação de cores do crepúsculo que Koubik transpôs para sua peça do I Love POA. Junto a isso, ele acrescentou formas naturais e trouxe a garça. “Essa ave, que está sempre perto do lago e presente na Capital, é sinônimo de liberdade e queria representá-la também”, aponta. Outra coisa que chama muito sua atenção em Porto Alegre é a sua arborização, outro elemento que pode ser admirado em seu trabalho. Aproximar a cultura, a arte das pessoas, segundo Koubik, é uma maneira de incentivar o senso crítico de cada uma delas. “A arte te faz pensar e mexe com a sensibilidade, tornando os seres humanos mais compreensíveis, cuidadosos e com respeito ao que é de todos”, salienta ele que é arte-educador. Kino, como também é conhecido no cenário urbano, faz parte do grupo de pesquisa em desenho Atelier D43 e é fundador do estúdio de criação Kino 23, no qual desenvolve projetos de ilustração, design gráfico e grafite.

PÔR DO SOL NO GUAÍBA FOI UMA DAS INSPIRAÇÕES DE KELVIN KOUBIK PARA SUA PEÇA

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

23


capa

PATRICK RIGON

24

Artista plástico e modelo, produz obras utilizando técnicas de hiper-realidade e intervenções em fotografias. As peças são vibrantes e intrigantes. Aumentou a visibilidade de seu trabalho quando esteve no cenário do programa “Encontro com Fátima Bernardes” e ao participar como modelo de campanhas de grandes marcas.

Caveiras que cospem arco-íris marcam o letreiro criado pelo artista plástico e designer Patrick Rigon, representando a cena underground da cidade. “Quando cheguei em Porto Alegre não conhecia ninguém, não tinha família por aqui e as amizades que fiz foram nesse cenário, que pode ser ao mesmo tempo acolhedor e pesado”, descreve. Natural de Cachoeira do Sul, Rigon estudou Design na UFRGS e fez intercâmbio na Itália, país em que realizou o curso de Projeto Gráfico e Virtual na instituição Politécnico Di Torino. Desde 2012 mora na Capital, onde atua também como modelo e desenvolve trabalhos de intervenções em fotografias, pinturas hiper-realistas, nas quais transbordam simbologias. Refletir sobre o que as pessoas gostam na Capital é, para o artista, uma das funções que as obras realizadas durante o evento do I Love POA irão promover. “Muitas vezes não paramos para pensar sobre o que nos faz ficar em um lugar, o que nos prende ali, que memórias ele nos desperta. Muitos acabam se focando apenas no que é ruim. E a arte, e esse movimento da Melnick Even, irá ajudar a quem tiver contato com as placas a se questionar sobre isso”, pondera.

OS CONTRASTES DA CENA UNDERGROUND INFLUENCIARAM O DESENHO IDEALIZADO POR PATRICK RIGON


TIAGO BERAO

EM SUA OBRA, TIAGO BERAO TRADUZ A RELAÇÃO COM O GUAÍBA E A NATUREZA DA ZONA SUL DA CIDADE

Designer e artista visual, vem ganhando espaço na cena atual, participando de eventos como art battles e mais recentemente a Elephant Parade. Tem um estilo bastante característico e por meio de grafismos e uso de preto-ebranco adapta seu trabalho a diferentes suportes, de forma analógica e digital.

O artista visual e designer Tiago Berao tem uma relação próxima com o Guaíba, seu pôr do sol e a natureza da Zona Sul de Porto Alegre, região onde passou a infância e vive até hoje. A área, uma das mais verdes da cidade, local em que o canto dos passarinhos ainda pode ser ouvido de casa, é a preferida de Berao na Capital e serviu de ponto de partida para a concepção de sua ideia para o letreiro do I Love POA. “Os pássaros significam para mim tanto as relações de amizade e familiares, pois são animais fiéis, como ilustram a natureza de Porto Alegre”, relata. Para Berao, a iniciativa da Melnick Even possibilita que as pessoas tenham mais contato com a arte ao circular pelos lugares onde ficarão as placas. “Ao convidar artistas para compartilhar seus olhares sobre a cidade, a empresa contribui para que os cidadãos sintam mais orgulho desses espaços e passem a cuidar deles, a fazer sua parte para mantê-los”, enfatiza. Além disso, ele destaca que o movimento auxilia a desenvolver nos moradores uma relação mais afetiva com a Capital. “A instalação dos I Love POA também dará mais vida para Porto Alegre”, conclui o artista.

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

25


26

capa

A PEÇA IDEALIZADA POR ANE SCHUTZ FOI COLOCADA NO PARCÃO

JÁ A OBRA DE BRUNO SCHILLING FOI INSTALADA NA MAURÍCIO CARDOSO, PRAÇA ADOTADA PELA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO

À BEIRA DO GUAÍBA, NO PARQUE PONTAL, ESTÁ O LETREIRO DE HELOISA CROCCO

SAIBA QUAIS PRAÇAS E PARQUES RECEBERAM AS PLACAS DO I LOVE POA Após o lançamento do I Love POA com a customização dos letreiros pelos nove artistas convidados, as placas foram instaladas em diferentes praças e parques mantidos pela Melnick Even por meio do seu Projeto Praças. Aos poucos, os porto-alegrenses foram sendo surpreendidos pela colocação do I Love POA, que continua sendo divulgado e repercutido pelas redes sociais. No Parque Pontal, onde ocorreu o evento, está o trabalho de Heloisa Crocco. Já a praça Ernest Ludwig Hermann (praça Park Lindoia), na Zona Norte, recebe a arte de Tiago Berao. A peça de Kelvin Koubik pode ser visitada na praça Japão, no bairro Boa Vista, e a de Henry Lichtmann, na praça Memorial Eucaliptos, no Menino Deus. Na Encol (praça Carlos Simão Arnt), está a obra de Jotapê Pax. O letreiro idealizado por Patrick Rigon pode ser visto na Praça Bela Vista, no bairro de mesmo nome, e o de Ane Schutz, no Parcão (parque Moinhos de Vento). Por sua vez, a obra de Jean Ettienne fica na praça Tenente Costa, no Petrópolis, e a de Bruno Schilling, na praça Maurício Cardoso, no Moinhos de Vento.

“A campanha I Love POA é um convite a todos os portoalegrenses para levar o engajamento digital às ruas e praças. É a força das redes sociais se materializando no cuidado com a cidade e a ocupação de espaços públicos.” CAROLINE AMARAL, MARKETING DA MELNICK EVEN


PLACA CRIADA POR HENRY LICHTMANN PODE SER VISTA NA PRAÇA MEMORIAL EUCALIPTOS

JÁ O DESENHO ELABORADO PELO CLIENTE JEAN ETTIENNE ESTÁ NA PRAÇA TENENTE COSTA

NA ENCOL, OS FREQUENTADORES PODEM APRECIAR A ARTE DE JOTAPÊ PAX

JÁ O I LOVE POA DE KELVIN KOUBIK FOI DESTINADO NA PRAÇA JAPÃO

AS CAVEIRAS COLORIDAS DE PATRICK RIGON ESTÃO NA PRAÇA BELA VISTA

E A PRAÇA PARK LINDOIA RECEBEU A OBRA CUSTOMIZADA POR TIAGO BERAO

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

27


28

dez anos de sociedade Fotos: Jonas Adriano

OS CLIENTES DE ALTO PADRÃO CONTAM AGORA COM UMA GESTORA DE VENDA E OUTRA DE PÓS-VENDA PARA ATENDÊ-LOS DE FORMA DIFERENCIADA, EM UM AMBIENTE CRIADO ESPECIALMENTE PARA ESSE PÚBLICO

Melhorias focadas no atendimento ao cliente Ações voltadas para atender com excelência os clientes por meio da qualificação dos profissionais da empresa e da constante inovação dos produtos são o destaque da última matéria do Especial de 10 anos da Melnick Even. Dentro do ciclo atual de desenvolvimento da Melnick Even, há ainda algumas questões das dores do crescimento que precisam ser aperfeiçoadas. E o atendimento aos clientes é a principal delas para os próximos anos. “Uma empresa, quando fica grande, torna-se um pouco impessoal, pois é preciso colocar regras e padronizar os procedimentos. Queremos reformular essa parte”, projeta o diretor-executivo da construtora e incorporadora, Juliano Melnick. Segundo ele, agora a Melnick Even precisa ser uma empresa que mesmo com milhares de clientes saiba ouvi-los, entenda os problemas de cada um e ajude a solucioná-los de forma individualizada. “Esse é o nosso desafio. Às vezes, colocamos normas para resolver as necessidades de acordo com suas prioridades, porém não dimensionamos o seu impacto”, afirma. Para exemplificar, aponta o caso de uma piscina interditada no inverno e outra em um fim de semana, no auge do verão. O empecilho é o mesmo, no entanto a repercussão na vida dos moradores é diferente em cada situação.


ANOS DE SOCIEDADE

“O atendimento de alto padrão é uma experiência de luxo.” VIVIANE KEGLIS, GESTORA DE ALTO PADRÃO DA MELNICK EVEN

Um dos desafios da construtora e incorporadora para os próximos anos será a reestruturação da Central de Relacionamento Melnick Even (CRM). A meta é preparar a equipe da CRM para compreender a extensão do problema dos proprietários, classificando melhor suas demandas e dando encaminhamento o mais breve possível. Outra mudança significativa será o redesenho da área de atendimento para os clientes de alto padrão. “Esse público passa a contar com duas gestoras para ser referência para tudo o que se trata do seu imóvel e com um lounge na sede da Melnick Even para recebê-lo”, descreve Juliano. A gestora de alto padrão da Melnick Even, Viviane Keglis, observa que os clientes desse segmento demandam um atendimento diferenciado que agregue informações qualificadas. “Houve uma reestruturação interna para acolher as pessoas nesse espaço especial na sede da empresa, entender suas necessidades e oferecer mais dados sobre as unidades, encantando-as com produtos que se encaixam no perfil de cada uma”, detalha. A integração entre a venda e a pós-venda do alto padrão também foi aperfeiçoada, com a definição da gestora de pós-venda Alessandra Bassani, para dar continuidade ao relacionamento entre os clientes e a Melnick Even.

ATENDIMENTO DIFERENCIADO É OFERECIDO AOS CLIENTES DE ALTO PADRÃO NA SEDE DA MELNICK EVEN

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

29


30

dez anos de sociedade Imagens ilustrativas

ATENÇÃO AOS DETALHES É UMA CONSTANTE NOS PROJETOS DA EMPRESA, QUE BUSCA OS MELHORES ACABAMENTOS PARA SEUS EMPREENDIMENTOS, INDEPENDENTEMENTE DO SEGMENTO EM QUE ESTÃO INSERIDOS. O ARTHUR 505, NO MONT’SERRAT, É UM EXEMPLO DA QUALIDADE DOS MATERIAIS USADOS

MUDANÇAS DESENCADEADAS NESTES DEZ ANOS A Melnick Even tem em seu DNA o desejo de fazer o melhor produto. Isso é algo que permanece constante na história da empresa. A atenção aos detalhes e aos acabamentos dos empreendimentos, independentemente do segmento em que estão inseridos, é prioridade para a construtora e incorporadora. “Temos o conceito de investir nas áreas comuns de lazer e de sermos muito qualificados naquilo que colocamos dentro dos apartamentos e que não é fácil de trocar, deixando para os clientes a parte da decoração”, observa o diretor-executivo. Dessa forma, a empresa entrega unidades planejadas para atender às demandas dos moradores, com itens como mais tomadas disponíveis e esquadrias com materiais mais nobres, por exemplo.

“Temos o conceito de investir nas áreas comuns de lazer e de sermos muito qualificados naquilo que colocamos dentro dos apartamentos.”

Se os planejamentos anteriores priorizam os produtos, adequando os empreendimentos às necessidades contemporâneas das pessoas, agora, é o ciclo de lançar complexos em um outro grau de excelência. Os projetos elaborados pela Melnick Even vêm passando por uma atualização de seu design, do paisagismo e pela oferta de áreas comuns que sejam realmente utilizadas

JULIANO MELNICK, DIRETOR-EXECUTIVO DA MELNICK EVEN


ANOS DE SOCIEDADE

pelos moradores. Dentro desse conceito, a empresa tem focado no uso de novas soluções e tecnologias para criar ambientes que conquistem os públicos de diversas faixas etárias que constituem um condomínio. Nesse sentido, a construtora e incorporadora voltou sua atenção para a entrega de menos espaços, porém mais bem equipados. É o caso das brinquedotecas com pisos importados, brinquedos lúdicos e diferentes e jogos eletrônicos, atendendo a crianças e adolescentes, de espaços fitness que são verdadeiras academias e de salões de festas com áreas fechadas e gourmet para eventos. “Queremos ser admirados pela sociedade e parceiros como somos admirados por nossos clientes”, defende Juliano.

ESPAÇOS COMUNS MAIS PLANEJADOS E COM ELEMENTOS DIFERENCIADOS, COMO A BRINQUEDOTECA DO GRAND PARK LINDOIA, SÃO UMA APOSTA DA EMPRESA PARA CONQUISTAR SEUS CLIENTES

Enquanto a qualidade dos imóveis é permanente, outros elementos passaram por modificações ao longo dos últimos dez anos, como o fato de, hoje, a Melnick Even ser uma empresa muito mais representativa para a cidade e para o estado. “Atualmente, a construtora e incorporadora impacta e auxilia no desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, pondera Juliano.

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

31


32

dez anos de sociedade Imagens ilustrativas

Outra mudança destacada por ele são as oportunidades que se apresentaram e ainda se apresentam na Melnick Even, onde um funcionário pode entrar como estagiário e sair como gerente ou até diretor. “Aqui, os profissionais têm a chance de se desenvolver pessoal e profissionalmente, e em muitas áreas distintas, da engenharia e obras até administrativo e financeiro, sem falar na possibilidade de troca de experiências com equipes de outras praças”, comemora. O diretor de incorporação da Melnick Even, Marcelo Guedes, é um exemplo dessa filosofia. Segundo ele, o crescimento da empresa, ao longo dos últimos dez anos, veio acompanhado de diversas possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional de seu time de colaboradores. “Passar por diversas áreas da Melnick Even, iniciando em obra como estagiário de engenharia, podendo hoje fazer parte da diretoria, é motivo de muito orgulho. Em um negócio feito de pessoas, atuamos diariamente como uma grande família”, descreve o diretor.

“Passar por diversas áreas da empresa, iniciando em obra como estagiário de engenharia, podendo hoje fazer parte da diretoria, é motivo de muito orgulho.” MARCELO GUEDES, DIRETOR DE INCORPORAÇÃO DA MELNICK EVEN

Para o dirigente, a empresa alterou também a vida de muitas pessoas com a criação de ações como o premiado PDE (Projeto de Desenvolvimento da Engenharia) e de incentivo ao crescimento de fornecedores que atuam em conjunto com a Melnick Even. Vários deles se profissionalizaram e acabaram transformando-se em pequenos empresários. “Muitos dos integrantes da nossa equipe compraram apartamentos da empresa, demonstrando que acreditam no produto com o qual trabalham. Dá orgulho de ver as pessoas crescerem com a construtora e incorporadora nesta última década”, sentencia Juliano.

PROFISSIONAIS DA MELNICK EVEN NO ENCERRAMENTO DO PDE DE 2018. UM DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA É FORMAR NOVOS LÍDERES VOLTADOS PARA A MULTIPLICAÇÃO DE CONHECIMENTO JUNTO ÀS EQUIPES DE ENGENHARIA, PREPARANDO O AMBIENTE PARA UM NOVO MOMENTO DE CRESCIMENTO DA EMPRESA


ANOS DE SOCIEDADE

DEIXAR A VIDA DAS PESSOAS MAIS FÁCIL É OUTRA META DA MELNICK EVEN. O PONTAL, NA BEIRA DO GUAÍBA, É UM EXEMPLO DE COMPLEXO MULTIÚSO QUE UNE PARQUE PÚBLICO, SHOPPING CENTER, HUB DA SAÚDE, HOTEL, CENTRO DE EVENTOS, SALAS COMERCIAIS E ESCRITÓRIOS

DESAFIOS FUTUROS Ser a empresa mais rentável do Brasil no segmento em que atua e contar com um land bank robusto são algumas das metas desafiadoras que o presidente da Melnick Even, da Even e do Conselho da Even, Leandro Melnick, projeta para o futuro. “Queremos atuar em todos os segmentos no estado e crescer de novo, em um patamar de 30% a 40% maior do que o atual. Estudamos e planejamos para que isso acontecesse com a retomada da economia nacional”, enfatiza Leandro. Ele acrescenta que a empresa se preparou para enfrentar a crise e para aproveitar as oportunidades que ela oferecia, comprando terrenos, melhorando a equipe, investindo em pessoas e ajustando a máquina. “Estamos com um projeto para tornar nossa marca uma referência, um ícone gaúcho e ultrapassar R$ 1 bilhão em lançamentos/ano até 2020”, adianta o presidente. No setor da construção civil, Leandro destaca como objetivos perpetuar e construir essa relação com a sociedade e tentar ter uma presença contínua e muito forte no mercado regional. “Nosso futuro agora é de planejamento, de crescimento, de alto foco na qualidade interna, na consolidação da cultura, de implementar algumas inovações tecnológicas na gestão e conquistar e confirmar essa posição de marca-ícone não só por ser uma grande empresa, mas por ser bem quista pela população”, almeja.

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

33


34

dez anos de sociedade Imagem ilustrativa

Para os próximos anos, a construtora e incorporadora vê uma evolução nos imóveis, passando de um espaço de moradia para uma plataforma que precisa entregar mais que uma residência: tem que oferecer ambientes que proporcionem o relacionamento entre pessoas, a convivência real para os moradores (além de academias, salão de festas e área kids, por exemplo). Neste mundo de grandes transformações, onde o tempo é o artigo de maior desejo, o imóvel deve entregar serviço, local de consumo, bicicletário, cuidados para os pets, entre outros. “Precisa ser um local absolutamente seguro, que não gere perda de tempo com manutenção e que resolva mais demandas das pessoas do que ser apenas sua moradia. Estamos trabalhando nessa direção”, projeta Leandro. Juliano agrega que um dos desafios para o futuro é o de trabalhar com o conceito de compartilhamento e de socialização dentro dos condomínios, aproximando pessoas com os mesmos interesses para os empreendimentos. A grande questão, conforme o diretor-executivo, é como potencializar essa socialização, como oportunizar que as pessoas criem laços de amizade fortes dentro dos complexos. “Esses novos círculos vão proporcionar chances de viagens (como entre moradores que gostam de surfar), de criar uma confraria ou grupos de jogos, por exemplo”, detalha Juliano. A busca no futuro será a de projetar empreendimentos que mudem, transformem a vida das pessoas.

“O imóvel precisa ser um local absolutamente seguro, que não gere perda de tempo com manutenção e que resolva mais demandas das pessoas do que ser apenas sua moradia.” LEANDRO MELNICK, PRESIDENTE DA MELNICK EVEN, DA EVEN E DO CONSELHO DA EVEN

Além dos projetos para clientes e produto (com o incentivo à socialização), foram estabelecidos outros projetos estratégicos, como o de inovação, pessoas, contencioso e aumento de margem.

OUTRAS APOSTAS DA EMPRESA SÃO A OFERTA DE AMBIENTES DIFERENCIADOS QUE PROPORCIONEM A CONVIVÊNCIA REAL DAS PESSOAS E A VIVÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS, COMO O ESPAÇO PONTAL


ANOS DE SOCIEDADE

RESULTADOS COMPROVAM SUCESSO DA SOCIEDADE O grande desempenho da Melnick Even nesta década está relacionado a uma série de ações postas em andamento desde a formação da sociedade. A combinação do conhecimento da Melnick em alto padrão e do mercado porto-alegrense com a robustez econômica e o acesso a financiamentos da Even permitiu à nova construtora e incorporadora crescer de forma sólida e segura na Capital e em segmentos próximos ao que já atuava. O investimento em uma engenharia forte foi outro diferencial para alcançar as metas estipuladas. “Não adianta ter uma empresa grande e depender de terceiros. Com o tempo, fomos selecionando uma base com profissionais com experiência e com os melhores empreiteiros para se desenvolver com a gente”, diz Milton Melnick, diretor institucional da Melnick Even.

INVESTIR EM UMA ENGENHARIA FORTE FOI UM DOS DIFERENCIAIS DA EMPRESA PARA ALCANÇAR AS METAS ESTIPULADAS

Além disso, o foco foi dado aos números qualitativos, como melhor rentabilidade, e as permutas na compra dos terrenos continuaram. “Daí veio o momento em que o mercado foi amadurecendo e nossas escolhas se mostraram acertadas, como a de valorizar muito as pessoas e investir em qualificação”, reforça Leandro Melnick. Em 2011, a Melnick Even já tinha lançamentos acima de R$ 300 milhões, valor que hoje chega a R$ 600 milhões. Com isso, saltou também o número de funcionários, de cerca de 36 para em torno de 700, e o de clientes: de 300 para mais de 5 mil. A relevância da construtora e incorporadora dentro da Even também aumentou. “A Melnick Even passou de um volume que representava cerca de 10% do total da Even para, aproximadamente, 25%. Ela se tornou uma empresa com um lucro que cresceu bastante, ajudando a melhorar a nossa rentabilidade”, destaca Dany Muszkat, conselheiro da Even. ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

35


36

dez anos de sociedade

Foto: Eduardo Liotti


ANOS DE SOCIEDADE

MOTIVOS PARA DAR CERTO “A estratégia deu certo (de criação da Melnick Even), tanto que estamos no mercado até hoje, em uma posição de liderança.” JULIANO MELNICK, DIRETOR-EXECUTIVO DA MELNICK EVEN

Para o mercado, a criação da Melnick Even representa uma sociedade que deu certo, nas palavras do seu presidente. Já para Muszkat, é uma história de sucesso em que os sócios foram crescendo juntos e entendendo como melhor praticar esse relacionamento. “Mostra também que é possível fazer uma expansão regional, desde que planejada e feita com processo e controles”, salienta o conselheiro da Even. Entre as razões apontadas por ele para os bons resultados alcançados estão a de se ter mantido uma participação relevante da família na empresa e de haver, dos dois lados (Melnick e Even), interesse em aprender a trabalhar em conjunto e a respeitar os processos e a governança corporativa. A similaridade da cultura organizacional e da filosofia é outro pilar que sustentou a evolução da construtora e incorporadora. “Muito importante ainda é que são empresas que têm no produto o seu porto seguro, que gostam de incorporação e de construção. São companhias que o core business delas é o mercado imobiliário e não o financeiro”, acrescenta Azevedo. Juliano conclui: “A estratégia deu certo, tanto que estamos no mercado até hoje, em uma posição de liderança, enquanto muitas empresas daquela época diminuíram de tamanho, saíram da praça ou não existem mais”.

MELNICK EVEN REJUVENESCE SUA MARCA Em 2018, a empresa também lançou a sua nova marca. Mais jovem e com tipografia e cores atualizadas, a Melnick Even reforça em seu logotipo a sociedade entre a Melnick e a Even, formalizada há uma década. Até então, a construtora e incorporadora era representada pelos dois nomes escritos com fontes e tons diferentes. “Além de ser mais harmônico, com essa iniciativa queremos que as pessoas deixem de ver a Melnick e a Even para enxergar a Melnick Even uma empresa só”, salienta o diretor-executivo. Tapumes, papelaria e todos os materiais relacionados à construtora e incorporadora receberão a nova marca, reafirmando a identidade da companhia.

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

37


38

dez anos de sociedade

PREMIAÇÕES RECEBIDAS PELA MELNICK EVEN NESTES DEZ ANOS DE SOCIEDADE – DE 2008 A 2018 Empresa do Ano – Sinduscon Premium

Top de Marketing da ADVB-RS 20

11

20

14

20

20

16

17

20

18

Top Cidadania da ABRH-RS 20

10

20

20

17

18

20

18

Top of Mind do Grupo Amanhã 20

20

15

Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa 20

15

20

16

Cityscape Awards 20

16

20

17

20

16

Destaque da Indústria do Jornal do Comércio 20

08

500 maiores do Sul

13

Campeãs da Inovação 20

20

17

20

18

12

20

15

Top Ser Humano da ABRH-RS 20

20

16

Marcas de Quem Decide do Jornal do Comércio 16

20

12

The International Property Awards 20

16

Prêmio ASBEA 20

12

Troféu Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler 20

11


ANOS DE SOCIEDADE

LEGADO PARA A NOVA GERAÇÃO “Tem coisas que não podemos mudar. O mercado está crescendo e é preciso se adaptar a ele e às suas exigências, que é o lado comercial da empresa. Mas tem também o lado social, que é algo presente desde a época da Melco. Na verdade, desde antes, na loja de vestuário feminino e masculino dos meus pais. Lá, os homens só trabalhavam se estudassem. E isso de ajudar as pessoas, como meu pai e minha mãe foram auxiliados, continuou na Melnick Even, de incentivar o desenvolvimento dos funcionários e valorizá-los, e agora segue com a segunda geração que está à frente da empresa. Ser reconhecido por fazer uma obra boa é um somatório de várias pessoas, mas a parte social é uma coisa nossa. O legado social é nosso, como o Projeto Praças. Foto: Otávio Fortes

“Ser reconhecido por fazer uma obra boa é um somatório de várias pessoas, mas a parte social é uma coisa nossa. O legado social é nosso, como o Projeto Praças.” MILTON MELNICK, DIRETOR INSTITUCIONAL DA MELNICK EVEN

PREOCUPAÇÃO SOCIAL ESTÁ NO CERNE DA MELNICK EVEN. AÇÕES COMO A #EUMUDOPOA, IDEALIZADA PELO COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA, MOBILIZAM FUNCIONÁRIOS E VOLUNTÁRIOS NA REVITALIZAÇÃO DE PRAÇA NA ZONA NORTE

Nós conseguimos, nestes 48 anos, passar por todas as crises. A nossa maneira de enfrentar, aprender e usar os conhecimentos para superar esses cenários parece estar estabelecida na empresa e foi bem ensinada para todos os gerentes e diretores que estão chegando. Não é só com recursos que se sai de uma crise e se cresce: é preciso investir na qualificação dos setores, dos funcionários e dos sistemas. E esta segunda geração, que são meus filhos, aprendeu e aplicou bem isso. Eles se prepararam para tocar o negócio, viram onde estavam os erros e como podiam melhorar a empresa. E isto é o que tem que fazer a segunda geração: pegar o que existe e arrumar a casa, aprimorar e organizar a construtora e incorporadora para um grande crescimento, para aproveitar o mercado.” “No Brasil, é muito difícil fazer previsões de longo prazo, mas com planejamento e estudo da macroeconomia é possível entender os movimentos futuros. Queremos continuar com o espírito empreendedor, porém com grande atenção aos riscos. Pensamos no longo prazo e precisamos trabalhar sabendo que novas crises virão e que precisamos estar prontos para aproveitar as oportunidades que surgirem, saindo da zona de conforto. Não precisamos ser a maior empresa, mas queremos ser a melhor, pois assim estamos sempre surpreendendo positivamente nossos clientes. Desejamos, junto com a nossa equipe, ser relevantes para impactar positivamente a nossa sociedade.” Milton, Juliano e Leandro Melnick ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

39


40

dez anos de sociedade

A Alubauen parabeniza a Melnick Even pelos 10 anos de grandes realizações baseadas em confiança e inovação. Luiz Roberto Coraiola e Luis Gustavo Coraiola.

A Cerâmica Atlas, empresa com mais de 50 anos de tradição e qualidade no setor cerâmico brasileiro, felicita a Melnick Even pelos 10 anos de sociedade e inovação no mercado gaúcho. Celebramos com vocês a nossa parceria de sucesso e seguimos com a certeza de que teremos muito mais a comemorar!

É um privilégio para nós, da Axell, sermos fornecedores da Melnick Even. Acreditamos que estes 10 anos de parceria só nos fizeram crescer junto com esta conceituada empresa. Desejamos à diretoria e a toda equipe da Melnick Even muito sucesso para os próximos 10 anos.

A ArcelorMittal orgulha-se em fazer parte da comemoração dos 10 anos de sociedade da Melnick e Even, fornecendo soluções em aço que transformam o amanhã de milhares de brasileiros. Obrigada, Melnick Even. O que nos une é forte como o aço.

Parabéns pelos 10 anos de sociedade Melnick Even! Só quem colabora há 100 anos com a evolução das cidades reconhece a importância de parceiros que, assim como nós, impulsionam o desenvolvimento da construção civil.

Num tempo em que as relações são tão “transitórias”, comemorar 10 anos de sociedade é algo a ser festejado. Nós, da Dell Anno - Porto Alegre, nos orgulhamos de testemunhar esta trajetória. Parabéns, Melnick Even, por esta década de liderança!


ANOS DE SOCIEDADE

A Instaladora Mercúrio parabeniza a Melnick Even pelos 10 anos de sociedade de muito trabalho e inovação na construção civil do Rio Grande do Sul.

É com grande satisfação que o Grupo Irigaray parabeniza sua parceira Melnick Even pelos 10 anos de grandes realizações. Nossos sinceros votos de prosperidade e evolução.

Parabéns à Melnick Even pelos 10 anos de sociedade. É um orgulho fazer parte dessa história de sucesso.

A Dywidag Systems International (DSI) parabeniza a Melnick Even pela parceria de 10 anos e se orgulha em fazer parte desta história, fornecendo os Sistemas Dywidag para aplicações geotécnicas e estruturais.

Felicitamos a Melnick Even pelos dez anos de sociedade, com realização de projetos inovadores de alto padrão e excelência. É um prazer estarmos ao lado de uma empresa sólida e comprometida com a qualidade e a satisfação do cliente.

Ser líder naquilo que faz é quando várias pessoas, que trabalham com paixão, unem suas forças. Parabéns à Melnick Even pela parceria de sucesso. Muita honra em fazer parte deste time de apaixonados.

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

41


42

dez anos de sociedade

É com grande satisfação que felicitamos a Melnick Even pelos 10 anos de sociedade. A MGS Fundações Especiais sente-se honrada em participar deste momento, desejando permanente sucesso em seus empreendimentos. Parabéns!

São 10 anos de lutas e de vitórias. Parabéns aos diretores e à equipe pela trilha luminosa que a empresa vem descrevendo no mercado brasileiro. Os resultados alcançados pela direção da empresa são fruto da serenidade e do afinco com que são cumpridas as diretrizes traçadas. Portanto, nossos mais sinceros parabéns!

É com muita honra que a Porto Ajato felicita a Melnick Even pela passagem de seus 10 anos de sociedade, desejando-lhe muitas realizações e sucesso. Que possamos continuar com a nossa parceria por muito tempo, seguida pelo elo de respeito que criamos durante este período.

ANOS DE SOCIEDADE

A Pauluzzi felicita com alegria esta parceria que originou a Melnick Even, empresa que respeitamos, aprendemos e procuramos caminhar juntos. Desejamos muito sucesso à empresa e aos colaboradores que fazem parte.

A Plenobras Distribuidora Elétrica e Hidráulica, fornecedora da Melnick Even, parabeniza nossa parceira pelo exemplo de profissionalismo e compromisso com seus clientes durante estes 10 anos de sociedade.

Parabéns, Melnick Even, pela trajetória de sucesso alcançada nestes dez anos de sociedade.


44

dez anos de sociedade

Uma parceria vai muito além de palavras e contratos. Ela é feita de ações. Dessa parceria, nós nos orgulhamos. Parabéns, Melnick Even!

Ver a Melnick Even completar 10 anos de sociedade nos faz acreditar que tudo que é construído com respeito, competência e parceria é feito para durar. Parabéns pelo sucesso.

A VRF Engenharia de Climatização tem a honra de ter feito parte desta história de sucesso da Melnick Even. Parabenizamos pelos 10 anos de sociedade desta grande empresa.

ANOS DE SOCIEDADE

A Supermix agradece à Melnick Even pelos 10 anos desta parceria concreta, pela qual ajudou a construir grandes projetos inovadores.

Sentimo-nos honrados e vitoriosos em fazer parte como fornecedores e parceiros da Melnick Even nestes 10 anos de transformação e crescimento na construção civil. A toda sua equipe, recebam nossos cumprimentos e desejos de sucesso.

Em 10 anos de sociedade, a Melnick Even transformou tecnologia e inovação em sonhos realizados! A Wigga tem orgulho em fazer parte desta história de sucesso fornecendo as melhores esquadrias do mercado. Parabéns!


46

personalização Fotos: Marcelo Donadussi

Apartamento com pegada de casa A conexão entre interior e exterior do imóvel no Window trouxe a amplitude e o clima desejados pelos moradores para a nova residência. Desenvolvido pela Ambidestro Arquitetura, o projeto foi concretizado em parceria com a equipe do Personal System.

ESPAÇOS INTEGRADOS, PÉ-DIREITO DUPLO E O “MAIOR SOFÁ DA CIDADE” FORAM IDEALIZADOS PELO ESCRITÓRIO AMBIDESTRO PARA OFERECER AMBIENTES SOFISTICADOS E ACONCHEGANTES, FAVORECENDO A CONVIVÊNCIA


Um apartamento que parecesse uma casa e que permitisse receber os amigos e a família em espaços convidativos eram algumas das demandas do jovem casal para a unidade comprada no empreendimento Window, no bairro Auxiliadora. Com dois filhos pequenos, muitas referências de arquitetura e design e um perfil mais low profile, os proprietários do imóvel contaram com os profissionais da Ambidestro Arquitetura e do Personal System – serviço oferecido pela Melnick Even – para adequar a planta aos seus desejos. Por meio da personalização, a construtora e incorporadora possibilita aos clientes realizarem alterações na fase de obras, com economia de tempo e dinheiro, equipe especializada e mantendo as garantias do apartamento.

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

47


48

personalização

Para oferecer a experiência de casa, o arquiteto João Pedro Crescente, as arquitetas Raquel Zaffalon e Laís Adib, todos da Ambidestro Arquitetura, integraram a sacada ao terraço lateral, tornando-o uma extensão do imóvel. “Como a unidade fica no terceiro andar e há contato visual com a rua, a conexão do exterior com o interior era importante nesse projeto”, acrescenta Crescente. Por isso, um paisagismo especial nos dois níveis de terraço (um conectado à sala e outro mais baixo, horizontal) foi elaborado pela paisagista Bibiana Mussnich, reforçando o conceito de integração. Além disso, os arquitetos decidiram por ter uma ala social com uma ampla sala de estar e de jantar, em vez de múltiplos ambientes, para favorecer a circulação e a convivência. Outra mudança significativa foi a transformação das quatro suítes originais em três. “Essa alteração resultou em quartos maiores e na concepção de um estar íntimo, que foi desenhado com um sistema de porta camarão que vira um painel invisível de madeira. Quando aberto (o painel), há uma interação total com a parte social”, relata.

VARANDA E TERRAÇO LATERAL FORAM INTEGRADOS E RECEBERAM PROJETO ESPECIAL DA PAISAGISTA BIBIANA MUSSNICH

ARQUITETOS DA AMBIDESTRO RESPONSÁVEIS PELO PROJETO (DA ESQUERDA PARA A DIREITA): JOÃO PEDRO CRESCENTE, LAÍS ADIB E RAQUEL ZAFFALON


PAINEL DE MADEIRA PERMITE INTEGRAR AS ALAS SOCIAL E ÍNTIMA DO IMÓVEL. O MESMO EFEITO É OBTIDO NA ÁREA GOURMET, QUE POSSUI UM BAR INSTALADO EM NICHOS QUE SÃO REVELADOS QUANDO AS PORTAS DE CORRER ESTÃO ABERTAS

“A casa tem a cara dos clientes e isso foi pensado em todos os detalhes. Projeto bem customizado, que reflete o dia a dia e a identidade dos nossos clientes.” JOÃO PEDRO CRESCENTE, ARQUITETO DA AMBIDESTRO ARQUITETURA

Espaços de armazenamento eram outra necessidade dos proprietários. “Mesmo com o Window sendo um apartamento grande em comparação a outros, tivemos que explorar cada canto para criar armários, despensa e closet generoso.” Detalhes sofisticados revelam-se aos poucos no imóvel, que possui um projeto atemporal e uma linguagem simples e elegante. Já na entrada, os visitantes são impactados pelo pé-direito duplo da sala e pela laje aparente, que traz a atmosfera cosmopolita à residência. A surpresa está presente também na área gourmet. Junto à bancada da churrasqueira foi instalado um nicho que, quando aberto por meio de portas de correr, revela um bar iluminado e inusitado. A unidade e a fluidez foram alcançadas com o uso dos mesmos revestimentos em todos os cômodos: pedras naturais, como o mármore Carrara nos banheiros e na bancada gourmet, madeira catuaba, pisos cimentícios e o branco que reina com o concreto. Crescente brinca que eles idealizaram o maior sofá de Porto Alegre. “Projetamos um único móvel com 5,5 metros de comprimento e com uma chaise ao fundo, salientando o conceito de amplitude e de conforto”, destaca. Outro detalhe charmoso está presente na lareira, que recebeu uma chapa de aço cortén envelhecida e chanfrada, trazendo um ar rústico e sofisticado ao ambiente. O imóvel conta ainda com automação da iluminação e das cortinas que – em sintonia – compõem diferentes cenários de luz.

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

49


50

personalização

UNIDADE E FLUIDEZ FORAM OBTIDAS COM O USO DOS MESMOS REVESTIMENTOS NOS CÔMODOS, COMO A MADEIRA E O MÁRMORE. ALÉM DISSO, FORAM CRIADOS NOVOS ESPAÇOS DE ARMAZENAGEM PELO IMÓVEL

“A flexibilidade de deixar o imóvel desde o início do jeito que queríamos foi o que nos levou a optar pelo Personal System.” MAURO BING SAVINO, CLIENTE DA MELNICK EVEN

Crescente avalia como excelente o trabalho das arquitetas do Personal System. “Elas captaram desde o início a nossa demanda”, afirma. Ele frisa que o empreendimento, quando foi entregue, estava compatibilizado com a ideia concebida pela Ambidestro, facilitando a sua execução. A arquiteta Roberta Dornelles, da equipe de personalização da Melnick Even, comenta que houve muita troca de ideias e análises de ambos os lados. “O objetivo principal era sanar todas as necessidades na fase de projeto e execução, evitando novas demandas de obra após a entrega”, ressalta. Para o proprietário, o engenheiro Mauro Bing Savino, o resultado atendeu às expectativas da família. “Todos foram muito competentes em suas áreas de atuação. Ficou tudo lindo”, resume ele, que escolheu o imóvel com a família pela localização estratégica, pelo tamanho do apartamento, pela infraestrutura do edifício e pelo know-how da construtora e incorporadora.


52

exclusividade

Vivio Lindoia: empreendimento para aproveitar a vida ao máximo

NO EMPREENDIMENTO, AS ÁREAS DE LAZER, COMO A PISCINA ADULTO, FORAM PENSADAS PARA OFERECER MOMENTOS ÚNICOS DE DESCANSO E DIVERTIMENTO


Perto de uma série de serviços e conveniências, o Vivio Lindoia é o novo projeto desenvolvido pela Melnick Even na Zona Norte de Porto Alegre. Com apartamentos de dois e três dormitórios, o empreendimento conta com uma estrutura de lazer planejada para seus moradores e visitantes viverem momentos únicos em espaços exclusivos.

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

53


54

exclusividade

DESENVOLVIDO PELO ESCRITÓRIO ELIZABETH POCZTARUK ARQUITETOS, O PROJETO DO VIVIO LINDOIA ESBANJA MODERNIDADE E PRATICIDADE

ESTRATEGICAMENTE LOCALIZADA, A GUARITA BLINDADA OFERECE MAIS SEGURANÇA AOS MORADORES

Localizado na rua Guadalupe, no coração do bairro Lindoia, o Vivio Lindoia fica próximo a shopping centers, supermercados, escolas, hospitais, restaurantes e megastores de materiais de construção, como Leroy Merlin e Cassol Centerlar, e de uma grande variedade de serviços e facilidades que agilizam o dia a dia e permitem que as pessoas tenham mais tempo para viver novas – e inesquecíveis – experiências com seus familiares e amigos. Pensando nisso, a Melnick Even idealizou uma área de lazer completa, com salão de festas, espaços gourmet interno e externo, piscinas adulto e infantil, quadra esportiva, fitness, pet place, playground, brinquedoteca, boulevard e bicicletário. O empreendimento possui unidades de dois dormitórios com 51 m², de três com 66 m² e imóveis de dois dormitórios com living ampliado e área privativa de 66 m². Todos com uma vaga na garagem, além de estacionamento para visitantes. Uma novidade do Vivio Lindoia é a opção de apartamento Garden (com pátio), com 119,54 m² e 133,94 m². Moderno e prático, o complexo teve seu projeto arquitetônico desenvolvido pelo escritório Elizabeth Pocztaruk Arquitetos.

2 E 3 DORMS.

51 A 66 M2 PRIVATIVOS


56

crianças

Outra vantagem do Vivio Lindoia é a facilidade de locomoção para outros bairros de Porto Alegre e para outras cidades da Região Metropolitana devido ao acesso agilizado a grandes vias. A segurança foi mais um item que ganhou atenção especial da Melnick Even. O complexo contou com uma consultoria especializada para a definição do espaço da guarita e dos sistemas tecnológicos utilizados. Além de ser blindada e ter sido estrategicamente instalada, a área de acesso ao condomínio possui um projeto luminotécnico específico. O Vivio tem também câmeras de monitoramento nos principais acessos do edifício, portão de veículos com abertura rápida e sala de segurança exclusiva. Áreas verdes e com paisagismo complementam a infraestrutura do empreendimento, idealizado pela Melnick Even para que as pessoas ganhem tempo ao resolver todas as suas pendências perto de casa e possam aproveitá-lo em momentos únicos de lazer, de relaxamento e diversão em ambientes comuns entregues prontos e decorados.

Mais informações podem ser acessadas via QR Code.

Folder

Vídeo

Acesse www.melnickeven.com.br/vivio-lindoia e saiba mais. Visite o plantão de vendas na Rua Panamericana, 1025 Telefone: (51) 3028.1025

COM TUDO PERTO, SOBRA MAIS TEMPO PARA APROVEITAR TODAS AS ESTRUTURAS DA ÁREA DE LAZER DO CONDOMÍNIO


design Fotos: ©Studio Bouroullec

P RO TA G ON I S TA DA S A L A Aliando design e conforto, os sofás são as estrelas dos ambientes sociais e, muitas vezes, ponto de partida de toda a decoração do espaço. As peças criadas pelos irmãos franceses Bouroullec e pelo estúdio de São Paulo Ovo transbordam criatividade e aconchego. Foto: Paul Tahon

58

Os irmãos e designers Ronan e Erwan Bouroullec trabalham juntos desde os anos 1990 e combinam suas personalidades diferentes para criar objetos que buscam, ao mesmo tempo, alternativas visuais e um desenho prático e descomplicado para seus sofás. Nascidos no interior da França e com estúdio em Paris, eles lançaram seus primeiros projetos de design industrial em 1997 e, em 2000, começaram a atuar com a Galeria Kreo, de Londres. Desde então, passaram a conceber ideias para grandes empresas e a transformar sua criatividade em joias, mobiliário, arranjos espaciais de arquitetura, vídeos e fotografia.

PARA OBTER O EFEITO DE FAVO DE MEL, OS IRMÃOS BOUROULLEC CRIARAM O QUILT COM INSERÇÕES DE ESPUMAS INDIVIDUAIS, AJUSTADAS SOBRE UM REVESTIMENTO DE FIBRA DE VIDRO, UNINDO MODERNIDADE E ESTÉTICA


IRMÃOS RONAN E ERWAN BOUROULLEC

“Mantemos uma atividade experimental com a Gallery Kreo (localizada em Londres), que também é essencial para o desenvolvimento do nosso trabalho.” RONAN E ERWAN BOUROULLEC, DESIGNERS

COM QUADRO EM TUBO DE AÇO REVESTIDO EM PÓ, CAPA DE TELA E ALMOFADAS DE LONA OU COURO, O CAN POSSUI O DESIGN PRÁTICO, ELEGANTE E ACONCHEGANTE DA DUPLA FRANCESA

Com desenhos integrando coleções do Centro Pompidou, na capital francesa, do Museu de Arte Moderna de Nova York e do Design Museum de Londres, a dupla desenvolveu peças como o sofá Quilt. Com um efeito dramático, ele foi idealizado com uma pele estofada de tecido elástico de alta tecnologia que remete a um favo de mel. Projetado com componentes de patchwork, transmite beleza e uma sensação de conforto. Já com o Can, os irmãos queriam revigorar a ideia desse móvel, tornando-o em algo simples e relaxante, sem deixar de lado o desenho elegante. Foi na leveza dos objetos de acampamentos que eles encontraram o conceito para criar o sofá. Com o Alcove, a dupla buscava uma nova maneira de ocupar a sala, transformando o sofá em uma ilha de tranquilidade. Para isso, a produto conta com encosto bastante alto e zíper que permite subir e baixar as partes laterais, levando o aconchego ao extremo.

SER UMA ILHA DENTRO DA SALA ERA O OBJETIVO DOS DESIGNERS BOUROULLEC AO PROJETAREM O ALCOVE COM UM ENCOSTO ELEVADO ALÉM DO QUE É USUALMENTE UTILIZADO EM SOFÁS

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

59


design Fotos: divulgação Estúdio Ovo

Entre o design e a arte Sem medo de experimentar e com peças que aliam concisão à capacidade de surpreender, Luciana Martins e Gerson de Oliveira conheceram-se em 1990, quando eram estudantes de Cinema na USP. No ano seguinte, começaram a trabalhar com design, abriram a Ovo e estão há 27 anos desenvolvendo objetos e móveis que são, simultaneamente, para usar, admirar e colecionar. Oferecendo mais que função, os desenhos do estúdio, na capital paulista, ficam no limite entre o design e a arte.

A INTENÇÃO COM O PL DA OVO ERA CRIAR UM SOFÁ BAIXO E DE LINHAS HORIZONTAIS SEM ABRIR MÃO DO CONFORTO. SEU NOME VEM DO ENCHIMENTO DO ESTOFADO FEITO DE PLUMAS Foto: Ruy Teixeira

60

Conforme Oliveira, eles não projetam pensando em uma referência específica. “Costumo dizer que a maior influência na criação é o repertório que trazemos, nossa bagagem cultural”, observa. O processo criativo da Ovo, explica ele, é bem variado, assim como os materiais e as técnicas que utilizam. O designer conta que, a partir da ideia, eles fazem muitos desenhos e croquis antes de dar início à elaboração do produto, que pode levar de seis meses a um ano, ou mais, até estar pronto para ser prototipado e fabricado. O conforto, para Oliveira, é um dos maiores desafios do design ao planejar um sofá. “Sobretudo quando se pensa na variedade dos corpos que se sentarão nele”, diz.

“Quando iniciamos nosso trabalho em design, decidimos que nosso processo de criação e produção englobaria sempre vários materiais e técnicas diferentes.” GERSON DE OLIVEIRA, SÓCIO DA OVO


design Foto: Ruy Teixeira

62

E pensando em resolver a questão do aconchego, o estúdio idealizou o PL como um sofá de linhas horizontais e suaves, baixo e com enchimento de plumas. Outra criação deles é o Pedras. O móvel é composto por módulos que se encaixam em diferentes configurações. Já o Tiras faz parte de uma coleção variada, com poltronas, bancos e mesas, que nasceu da ideia de compor planos a partir de fragmentos em uma construção geométrica intrigante. As peças se acomodam, podendo ser usadas juntas ou separadamente, deixando a imaginação delinear o ambiente. Foto: Estudio Bartolomei / Augusto Bartolomei

Foto: Ilana Bessler

O PEDRAS FOI PROJETADO PELOS DESIGNERS EM MÓDULOS E COM CORES DIVERSAS PARA PERMITIR QUE ELE SE DESENHE NO ESPAÇO, AO MESMO TEMPO EM QUE SE ADAPTA A ELE, OFERECENDO NOVOS USOS E CONFIGURAÇÕES

DESIGNERS GERSON DE OLIVEIRA E LUCIANA MARTINS

A COLEÇÃO TIRAS, DA OVO, DA QUAL FAZ PARTE O SOFÁ, POSSUI ESTRUTURAS METÁLICAS QUE RECEBEM AS TIRAS QUE PODEM SER ESTOFADAS OU DE MADEIRAS, COM UM DESIGN CONTEMPORÂNEO E COLORIDO


64

empreendimentos comerciais

SALAS MODULARES DE 33 A 638 M² PRIVATIVOS Hall social com pé-direito diferenciado e piso em granito | Auditório para 30 pessoas | Estacionamento rotativo | Bicicletário | Fachadas em pele de vidro e alumínio composto BAIRRO MONT’SERRAT ENTREGUE Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/ag PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL

Rua Anita Garibaldi, 1.135

3094.4909

Registro de Incorporação sob nº R.02/151.482 R.1/193.740em em04/05/2016 27/11/2013

SALAS COMERCIAIS A PARTIR DE 38 M2 PRIVATIVOS BAIRRO BOM FIM ENTREGUE Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/baltimore Av. Osvaldo Aranha, 1.026

3014.1000

Registro de Incorporação sob nº R1/185.945 em 27/10/2011


SALAS COMERCIAIS A PARTIR DE 36 M2 PRIVATIVOS BAIRRO FLORESTA ENTREGUE Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/doc Rua Ramiro Barcelos esq. Av. Cristóvão Colombo

3094.4909

Registro de Incorporação sob nº R.2/189.486 em 10/09/2012

SALAS MODULARES A PARTIR DE 33 M2 PRIVATIVOS Estacionamento rotativo | Auditório BAIRRO SANTANA EM OBRA Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/docsantana PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL

Av. Princesa Isabel, 652

3574.6304

Registro de Incorporação sob nº R.02/151.482 em 04/05/2016

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

65


66

empreendimentos multiúso

LOFT E 1 DORM. | 35 E 53M2 PRIVATIVOS | 1 VAGA Lounge relax | Lounge gourmet | Piscina | Espaço gourmet | Salão de festas | Fitness | Lavanderia

CLÍNICAS COM ÁREA PRIVATIVA A PARTIR DE 188 M2 PRIV. CONSULTÓRIOS E SALAS COMERCIAIS A PARTIR DE 29 M2 PRIV. BAIRRO MONT’SERRAT LANÇAMENTO

Registro de Incorporação sob nº R.3/154.871 em 04/08/2017

Clínica médica

Salas comerciais

Consultórios

Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/linked

Av. Aparício Borges, 278

3508.8112


APTOS. 2 E 3 DORMS. | DE 56 A 81 M2 PRIVATIVOS | 1 OU 2 VAGAS SALAS COMERCIAIS A PARTIR DE 24 M2 PRIVATIVOS Playground kids | Brinquedoteca de 134 m2 | Salão de festas 1 | Piscina infantil | Piscina adulto com raia de 25 m | Piscina recreativa | Piscina infantil com brinquedo | Spa | Fitness com 265 m2 Grand point | Quiosques com churrasqueiras | Bah gourmet | Grand gourmet | Praça de multiatividades | Superbrinquedoteca com 258 m2 | Playground adventure | Pub | Quadra gramada Salão de festas 2 | Game point | Beauty care | Pet care | Pet place BAIRRO JARDIM LINDOIA LANÇAMENTO

Registro de Incorporação sob no R.11/182.128, em 31/10/2016,

Fitness

Brinquedoteca

Hall

Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL Vídeo

Folder

www.grandparklindoia.com.br

Av. Assis Brasil, 3.966

3126.7684

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

67


68

empreendimentos multiúso

MEDICAL CENTER | HOTEL | SERVIÇOS | OFFICE | HOME Clínicas e consultórios | Unidades hoteleiras | Restaurante | Centro de eventos | Lojas | Salas modulares | Apartamentos | Piscina | Fitness | Salão de festas

BAIRRO CENTRO – CANOAS EM OBRA

Registro de Incorporação sob nº R.2/ 130.773 em 28/10/2015

Medical Center

Home Office

Apartamentos

Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/maxplaza

Av. Getúlio Vargas, 4.831 – Canoas

3137.0699


HOME OFFICE

MALL

LOFTS | 1 DORM. | DUPLEX DE 37 A 62 M² PRIV. 1 OU 2 VAGAS | SALAS COMERCIAIS A PARTIR DE 29 M² PRIV. Espaço convívio com sinuca | Lavanderia e bar | Espaço fitness | Espaço chef Lounge ao ar livre | Churrasqueira | Deck | Piscina com guarda-corpo em vidro

BAIRRO CHÁCARA DAS PEDRAS EM OBRA Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/hom-nilo PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL

Av. Nilo Peçanha, 3.245

3362.5000

Registro de Incorporação sob nº R.7/176.062 em 18/08/2015

2 OU 3 DORMITÓRIOS | 68 E 91 M² PRIVATIVOS 1 OU 2 VAGAS | SALAS COMERCIAIS DE 41 A 762 M² Playground | Salão de festas | Fitness | Brinquedoteca | Piscinas adulto e infantil Sala de reuniões | Auditório | Estacionamento rotativo JARDIM LINDÓIA PRONTO PARA MORAR Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/homlindoia Av. Assis Brasil, 3.519

3094.4909

Registro de Incorporação sob nº R.3.170463 em 22/11/2012

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

69


70

empreendimentos residenciais

1 POR ANDAR | 3 OU 4 SUÍTES DE 242 A 344 M2 PRIVATIVOS | 3 OU 4VAGAS Espaço gourmet | Guarita blindada com pulmão de acesso para pedestres | Espera para cerca elétrica e CFTV | Portões automatizados com pulmão e controle de acesso | Gerador para atender a áreas condominiais, movimentador de portões, sistema de segurança e um elevador BAIRRO BELA VISTA EM OBRA Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/belavistta PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL

Rua Artur Rocha, 1.041

3062.6263

Registro de Incorporação sob nº R.10/42.209 em 15/12/2015

3 SUÍTES | DE 154 A 309 M2 PRIVATIVOS 2, 3 OU 4 VAGAS | 1 DEPÓSITO Guarita com pulmão de acesso | Salão de festas | Espaço gourmet | Fitness | Espaço kids Lounge festas | Playground | Piscinas | Lounge da piscina | Vestiários | Fitness ao ar livre BAIRRO AUXILIADORA EM OBRA Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/candido58 PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL

Rua Cândido Silveira, 58

3557.5657

Registro de Incorporação sob nº R.1/200.124 em 30/12/2015


2 E 3 DORMITÓRIOS | 64 E 80 M² PRIVATIVOS | 1 OU 2 VAGAS Guarita blindada com pulmão de acesso | Salão de festas | Vestiários | Fitness | Piscina infantil | Deck molhado | Piscina adulto | Quadra esportiva | Playground | Pet place Brinquedoteca | Espaço gourmet | Boulevard | Bicicletário BAIRRO HIGIENÓPOLIS EM OBRA Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/ supremehigienopolis Travessa Jaguarão, 48

3094.4909

Registro de Incorporação sob nº R.1/184.196 de 24/06/16

2 E 3 DORMITÓRIOS | 62 E 76 M² PRIVATIVOS | 1 OU 2 VAGAS Quiosques | Playground | Brinquedoteca | Salão de festas | Piscina adulto Piscina infantil | Deck molhado | Fitness | Espaços gourmet externo e interno Quadra gramada | Bicicletário BAIRRO NAVEGANTES EM OBRA Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL

Rua Doutor João Inácio, 1.210

3094.4909

Registro de Incorporação sob nº R.02/151.482 em 04/05/2016

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

71


empreendimentos residenciais

2 OU 3 DORMS. | DE 69 A 94 M2 PRIV. | 1 OU 2VAGAS Guarita com pulmão de acesso | Vagas para visitantes | Playground | Deck molhado | Piscinas adulto e infantil | Vestiários | Espaços gourmet interno e externo | Brinquedoteca Salão de festas | Bicicletário | Fitness | Bar da quadra | Quadra esportiva | Pet place BAIRRO JARDIM DO SALSO EM OBRA Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/ supremecentralparque PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL

Rua São Josemaria Escrivá, 741 Central Parque

Registro de Incorporação sob no R.7/ 173.693, em 29/1/2016

3126.7684

ID RESIDENCES FORA DE SÉRIE

BREVE LANÇAMENTO - MATERIAL PROVISÓRIO SUJEITO A ALTERAÇÕES.

72

26 RESIDÊNCIAS - OPÇÕES DUPLEX | 3 SUÍTES DE 199 A 541 M² PRIVATIVOS | 3 OU 4 VAGAS Espaço gourmet | Quiosque | Churrasqueira | Fitness | Piscina aquecida Sauna | Salão de festas | Playground | Brinquedoteca | Sala de jogos

BAIRRO AUXILIADORA PRONTO PARA MORAR Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.idresidences.com.br PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL

Rua Campos Sales, 355

3328.6980

Registro de Incorporação sob nº R.3/182.134 em 15/06/2015


3 SUÍTES | 243 M² PRIVATIVOS | 3 VAGAS Hall de entrada | Lounge do salão de festas | Sauna | Piscina coberta Espaço gourmet | Fitness | Espaço kids | Playground | Deck | Piscina infantil Piscina adulto | Deck molhado | Quadra esportiva BAIRRO PETRÓPOLIS PRONTO PARA MORAR Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/ato Av. Encantado,333 Plantão de vendas na Av. Palmeira, 530

3508.2988

Registro de Incorporação sob nº R.1/196.783 em 27/11/2014

4 SUÍTES | 304 M² PRIVATIVOS | 4 OU 5 VAGAS Hall de entrada com pé-direito duplo | Espaço kids | Cineminha | Fitness Espaço relax | Sauna | Piscina aquecida | Piscina adulto | Deck | Piscina infantil Quadra esportiva | Playground | Lounge festas | Salão de festas BAIRRO PETRÓPOLIS PRONTO PARA MORAR Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Folder

www.melnickeven.com.br/window Av. Soledade, 40 Plantão de vendas na Av. Palmeira, 530

3508.2988

Registro de Incorporação sob nº R.1/193.888 em 16/12/2013

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

73


74

empreendimentos residenciais

3 SUÍTES COM SÓTÃO DE 193 A 327 M² PRIVATIVOS | 2 VAGAS Gazebo relax | Piscina infantil | Deck piscinas | Piscina adulto | Lounge club | Piscina coberta Fitness (2º pavimento) | Sala de jogos | Espaço relax | Sauna | Vestiários | Salão de festas Brinquedoteca | Cineminha | Calçada das brincadeiras | Playground | Estar ao ar livre Quiosque com churrasqueira | Fitness externo | Quadra esportiva | Chimarródromo BAIRRO JARDIM CARVALHO PRONTO PARA MORAR Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/terrara Ao lado da Av. Ipiranga

3094.4909

Registro de Incorporação sob nº R.4/174.576 em 12/11/2013

2 OU 3 DORMS | DE 60 A 72 M² PRIVATIVOS | 1 OU 2 VAGAS Espaço kids | Espaço gourmet | Vestiários | Salão de festas | Fitness ao ar livre | Piscinas adulto e infantil | Quiosque churrasqueira | Playground | Praça das mães | Quadra esportiva Boulevard | Bicicletário BAIRRO GLÓRIA PRONTO PARA MORAR Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/boulevard PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL

Av. Cel. Aparício Borges, 1.123

3126.7684

Registro de Incorporação sob nº R.1/181.111 em 18/12/2014


CASAS E APARTAMENTOS | 2 E 3 DORMITÓRIOS Piscina adulto | Piscina infantil | Deck molhado | Fitness | Salão de festas 1 Salão de festas 2 | Brinquedoteca | Cineminha | Sala de jogos | Espaço goumet Churrasqueiras | Quadra poliesportiva | Playground BAIRRO CENTRO PRONTO PARA MORAR Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/ vidavivaclubecentro Rua Brasil, 384 – Canoas/RS

3094.4909

Registro de Incorporação sob nº R.2/102.314 em 24/08/2012

2 OU 3 DORMITÓRIOS | 62 E 78 M2 PRIVATIVOS | 1 OU 2 VAGAS Salão de festas gourmet | Salão de festas adulto | Playground de 0 a 6 anos e de 7 a 12 anos | Piscinas adulto e infantil | Deck | Deck molhado | Rua das brincadeiras Brinquedoteca | Sala de jogos | Fogo de chão | Academia da melhor idade | Fitness Fitness ao ar livre | Quadra de esportes | Quiosque com churrasqueiras BAIRRO MOINHOS DE VENTO PRONTO PARA MORAR Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/ vidavivaclubecanoas Av. Açucena, esq. Av. Sezefredo A. Vieira – Canoas/RS

3094.4909

Registro de Incorporação sob nº R.2/98.436 em 01/11/2011

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

75


76

empreendimentos residenciais

2 E 3 DORMS. | DE 60 A 92 M² PRIVATIVOS | 1 OU 2 VAGAS SALAS COMERCIAIS DE 24 A 324 M²* PRIVATIVOS Fitness | Salão de jogos | Salão de festas infantil | Brinquedoteca | Cineminha | Salão de festas 1 | Salão de festas 2 | Playground baby | Circuito das motocas | Playground kids | Ministreetball | Lounge relax | Deck piscina Piscina adulto | Piscina infantil | Bar submerso | Quiosques com churrasqueira | Estar de jogos | Fogo de chão Fitness ao ar livre | Quadra poliesportiva | Pista de caminhada com 410 m

BAIRRO ASSIS BRASIL PRONTO PARA MORAR Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/icon Av. Assis Brasil, 4.600

3094.4909

Registro de Incorporação sob nº R.2 171192, em 28/3/2013

1 OU 2 DORMS | DUPLEX | LOFT DE 35 A 70 M² PRIVATIVOS | 1 OU 2 VAGAS Piscina suspensa com borda de vidro | Espaço relax | Spa | Sauna | Fitness Espaço convívio | Salão de festas | Bar gourmet BAIRRO JARDIM CARVALHO PRONTO PARA MORAR Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Vídeo

Folder

www.melnickeven.com.br/nine Av. Ipiranga, 8.500

3094.4909

Registro de incorporação sob nº r.4/126.667, em 30/10/2012


Unidades recebidas pela Melnick Even perfeitas para você. Confira nossas unidades em www.melnickeven.com.br/vitrine

3 DORMITÓRIOS | 79 E 90 M² PRIVATIVOS | 1 OU 2 VAGAS Quadra de tênis | Quadra poliesportiva | Parede de escalada | Estar de leitura | Fitness ao ar livre Playground | Estar gourmet | Deck piscina | Deck molhado | Piscina adulto | Piscina infantil Spa ao ar livre | Raia de 20 m | Solarium | Espelho d’água | Praça dos encontros | Brinquedoteca Cinema | Salão de festas | Playground do salão de festas | Espaço gourmet | Fitness | Salão de jogos BAIRRO VILA JARDIM PRONTO PARA MORAR Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Folder

www.melnickeven.com.br/bravo PLANTÃO DE VENDAS NO LOCAL

Rua Dr. Carlos Renato R. Fonseca, 100

3014.1000

Registro de Incorporação sob nº R.3/160.009 em 29/03/2011

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

77


78

empreendimentos residenciais

LOTES A PARTIR DE 600 M² Loja de conveniência | Home office | Estética | Marina serviço de pay-per-use | Brinquedoteca | Salão de jogos | Lounge com bar | Restaurante Sauna seca e úmida | Spa | Piscina coberta com raia semiolímpica Boate | Salão de festas | Fitness | Área de ginástica ELDORADO DO SUL/RS ENTREGUE

Registro de Incorporação sob nº R2/55.733 em 30/06/2010

Lounge

Praia

Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Folder

Piscina coberta

www.melnickeven.com.br/pontadafigueira

Estrada Municipal do Conde, 4.000 Eldorado do Sul/RS

3014.1000


3 OU 4 SUÍTES | 180, 200 E 220 M² PRIVATIVOS | 3 OU 4 VAGAS Piscina adulto | Piscina infantil | Bar lounge | Quadra de tênis | Deck | Lounge | Fitness | Sauna Salão de festas | Playground | Cinema | Quadra esportiva | Lounge gourmet | Fitness ao ar livre Spa ao ar livre | Spa relax pub | Bar da piscina | Deck molhado BAIRRO BELA VISTA PRONTO PARA MORAR Escaneie com aplicativo QR Code para acessar o conteúdo digital:

Folder

www.melnickeven.com.br/artebelavista Rua Coronel Bordini, 1.800

3014.1000

Registro de Incorporação sob nº R.4/176.224 em 27/09/10

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

79


80

oportunidades


82

oportunidades


ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

83


84

oportunidades


ponto de leitura

85

ME MAGAZINE

LEIA O MELHOR CONTEÚDO DA ME MAGAZINE EM PONTOS SELECIONADOS DA CIDADE: PORTO ALEGRE – RS

AUXILIADORA

CRISTAL

Bontempo Móveis – Rua Cel. Bordini, 815 Clínica Carlos Gomes – Av. Carlos Gomes, 403/401 Mistura – Rua Cel. Bordini, 240 Restaurante Sharin – Rua Felipe Neri, 332 The Public Market – Rua Pedro Chaves Barcelos, 651

Cia Athletica Porto Alegre – BarraShoppingSul - loja 3.001 Confeitaria Maranghello – BarraShoppingSul - loja 1.078 Roberto Simões – BarraShoppingSul - loja 2.041 STB Trip & Travel – Av. Wenceslau Escobar, 3.112

BELA VISTA

Bolsa de Arte – Rua Visconde do Rio Branco, 365 Confeitaria Maranghello – Shopping Total - loja 1.233 Costi Bebidas – Rua Santos Dumont, 752 Hotel Laguetto Viverone Moinhos – Rua Dr. Vale, 579 Madame Patisserie – Rua Dr. Timóteo, 395

FLORESTA Jean Pierre Pâtisserie Et Boulengerie – Rua Engº Antônio Rebouças, 74 Maison Vanité – Rua Des. Moreno Loureiro Lima, 505 STB Trip & Travel – Rua Anita Garibaldi, 1.515 ViaForma Academia – Rua Pedro Chaves Barcelos, 607

HIGIENÓPOLIS BOA VISTA Altero – Av. Dr. Nilo Peçanha, 2.557 Brig’s – Rua Anita Garibaldi, 1.743 - loja 02 Clínica Laserpil – Av. Dr. Nilo Peçanha, 2.092 Clínica Nilo Frantz – Av. Dr. Nilo Peçanha, 1.221 – 10º andar Croasonho – Rua Gen. Ibá Mesquita Ilha Moreira, 305 - loja 201 Espaço Dellas Beauty Bar – Alameda Sebastião de Brito, 147 Idelli Ambientes – Av. Dr. Nilo Peçanha, 2.545

BOM FIM Confeitaria Barcelona – Rua Henrique Dias, 94 Maomé – Av. José Bonifácio, 655

D’Linea – Rua Dom Pedro II, 735

JARDIM EUROPA Beach Point – Av. Nilo Peçanha, 3.280

JARDIM LINDOIA Shopping Lindoia – Av. Assis Brasil, 3.522

JARDIM DO SALSO Escola de Tênis Rick Fontoura – Rua Graciliano Ramos, 388

MENINO DEUS CHÁCARA DAS PEDRAS Todeschini Nilo Peçanha – Av. Dr. Nilo Peçanha, 2.331

Confeitaria Maranghello – Av. Getúlio Vargas, 1.598 Confeitaria Maranghello – Rua Almirante Gonçalves, 286 Croasonho – Av. Getúlio Vargas, 1.010

ME LN I C K E V E N M AGA Z I NE

85


86

ponto de leitura MOINHOS DE VENTO

SANTANA

Arte Freddo – Rua Dr. Florêncio Ygartua, 164 Barbarella Bakery – Rua Dinarte Ribeiro, 56 Café Café Bistrô – Rua Barão de Santo Ângelo, 162 Casa Dietética Edith Travi – Rua Dr. Timóteo, 901 Chocólatras – Rua Dinarte Ribeiro, 155 Croasonho – Rua 24 de Outubro, 579 - loja A Di Luce Iluminação – Rua Marquês do Pombal, 544 Di Vino – Rua Tobias da Silva, 44 Filhas da Mãe – Rua 24 de Outubro, 1.086 Ladrilhart – Rua Hilário Ribeiro, 202 - loja 2 Le Grand Burger – Rua Marquês do Pombal, 191 Luzes do Mundo – Rua Quintino Bocaiúva, 978 Maiora – Rua Dr. Timóteo, 597 Parochi – Moinhos Shopping - térreo Parochi – Rua Dr. Timóteo, 557 STB Trip & Travel – Rua Quintino Bocaiúva, 267 Torta de Sorvete – Rua Padre Chagas, 217 Vilaró Parrila Lounge – Rua Fernando Gomes, 140

Cuca Haus Café & Pub – Rua São Luis, 1.101 Tamafa Sushi – Rua Augusto Pestana, 33

SÃO JOÃO D’Linea – Av. Benjamin Constant, 1.598 Dometal – Rua Barão do Cotegipe, 233

TERESÓPOLIS Sala de Música – Av. Teresópolis, 2.958 / 309

TRÊS FIGUEIRAS DTS Cinema em Casa – Rua José Antonio Aranha, 340 Excalibur Forneria e Lounge – Rua Des. Esperidião de Lima Medeiros, 238 Gloria Corbetta – Av. Carlos Gomes, 1.610 Sushi Bar Hadouken – Av. Teixeira Mendes, 1.161

MONT’SERRAT Academia Contours – Rua Pedro Ivo, 780 Batô Boutique – Rua Anita Garibaldi, 1096 Cartonaria – Rua Carlos Trein Filho, 555 Diego Andino Pâtisserie – Rua Artur Rocha, 795

PARTENON D’Linea – Av. Ipiranga, 7.721 D’Linea – Av. Ipiranga, 7.684

TRISTEZA Costi Bebidas – Rua Doutor Barcelos, 910

VILA ASSUNÇÃO Clube Veleiros do Sul – Av. Guaíba, 2.941

PASSO D’AREIA Armazém Cerâmico – Rua Gen. Pedro Bitencourt, 114 Bianchini Lavagem Ecológica – Shopping Iguatemi Lacoste – Shopping Iguatemi - lojas 2.124 e 2.025 Leve Bistrô – Rua Cipó, 1.264 M Chaves Iluminação – Av. João Wallig, 421 New Móveis – Av. Grécia, 1.138 Toca das Delícias – Rua General Pedro Bitencourt, 17 Tommy Hilfiger – Shopping Iguatemi - loja 192

BENTO GONÇALVES – RS VALE DOS VINHEDOS / LINHA LEOPOLDINA Casa Valduga Vinhos Finos – Via Trento, 2.355

CANOAS – RS

PETRÓPOLIS Casa Clima Aquecedores – Av. Protásio Alves, 5.247 Clínica Fina Estampa – Av. Encantado, 16 D’Linea – Av. Carlos Gomes, 1.723 Espaço Yoga Vera Edler – Av. Palmeira, 295 Il Giardinetto – Av. Palmeira, 246 Móveis Schuster – Av. Lucas de Oliveira, 82 Parrilla Del Sur – Rua Amélia Teles, 399 (esquina Nilópolis) Pepe Laytano – Av. Ijuí, 568 Quintal Orgânico – Av. Dr. Nilo Peçanha, 633 Smartb Automação – Av. Iguaçu, 155

BOA VISTA Estética Puráh – Rua Tenente Antônio João, 246

CENTRO Academia Aerostep Canoas – Canoas Shopping Imobiliária Muck – Rua Muck, 190

GRAMADO – RS

PRAIA DE BELAS Becco Restaurante – Av. Borges de Medeiros, 3.120

RIO BRANCO Academia Aerostep – Rua Dona Laura, 646 Baunilha Cup Cakes – Rua Francisco Ferrer, 334 - térreo Casa Bonita – Rua Vicente da Fontoura, 2.336 Cumbuca Bistrô e Café – Rua Felipe Camarão, 594 Estação Musical – Rua Schiller, 14 Evviva – Av. Goethe, 97 Peppo Cucina – Rua Dona Laura, 161

CENTRO Idea Tissot – Rua Wilma Dinnebier, 180 Josephina Restaurante – Rua Pedro Benetti, 22

VÁRZEA GRANDE Le Jardin Parque de Lavanda – Caixa Postal 052

SERRA GRANDE La Hacienda – Estrada da Serra, 4.200


Profile for Interna Projetos Editoriais

ME Magazine | 37ª edição  

Declaração de amor para Porto Alegre – A Melnick Even iniciou o movimento pró-cidade levando arte para perto das pessoas e do Guaíba. Com a...

ME Magazine | 37ª edição  

Declaração de amor para Porto Alegre – A Melnick Even iniciou o movimento pró-cidade levando arte para perto das pessoas e do Guaíba. Com a...

Advertisement