Page 1

jan. mar. 2014 Revista de relacionamento com os profissionais da Melnick Even Ano 10 | nº 29

Estratégia de vencedor: em busca do fortalecimento da cultura organizacional pg. 3 Resultados

Alta performance Disciplina Combate ao desperdício

Qualidade


Expediente

2

Missão Revista de relacionamento com os profissionais da Melnick Even Incorporações e Construções S.A. Rua Carlos Trein Filho, 551 Auxiliadora - Porto Alegre – RS comunick@melnickeven.com.br (51) 3016.9000 Diretor-Presidente Leandro Melnick Diretor Institucional Milton Melnick Diretor de Desenvolvimento de Produto Juliano Melnick Diretor de Incorporação Marcos Colvero Diretor Financeiro Daniel Matone Diretora Corporativa Sheyla Wortmann Gomes Diretor Técnico Rubem Piccoli Coordenadora de Recursos Humanos Angela Galera Recursos Humanos Francine Carvalho

Edição, reportagem, revisão, projeto gráfico e diagramação: www.interna.com.br (51) 3019.5643 Jornalista Responsável: Morgana de Mattos – MTb 15.605 Periodicidade: Trimestral Tiragem: 650 unidades Impressão: Gráfica Ideograf

Marcar positivamente a vida de nossos clientes e fazer com que sintam orgulho do imóvel que escolheram, obtendo lucro para a perpetuação da empresa.

Visão Ser reconhecida como a principal opção para quem busca imóveis de qualidade superior e uma das líderes da região sul até 2015, buscando ser referência na satisfação dos clientes, desenvolvimento de produto e gestão de processos. Uma empresa formada de pessoas motivadas e capacitadas em um ambiente cooperativo, em que possam crescer e se desenvolver.

Você tem uma ideia criativa para melhorar o seu trabalho? Conte pra gente! comunick@melnickeven.com.br ou com fale com o RH.

Leia e pratique o Código de Conduta O Código de Conduta Melnick Even representa nosso compromisso com um comportamento responsável, ético, transparente e de respeito mútuo. Mais do que ler o Código, devemos compreendê-lo e, especialmente, assumir o compromisso de praticar e multiplicar seus preceitos no nosso cotidiano. Conheça algumas diretrizes contidas no Código de Conduta: • Nosso principal objetivo é a satisfação de nossos clientes; • Não aceite benefícios, diretos ou indiretos, que possam ser interpretados como retribuição; • Informações confidenciais não poderão ser utilizadas para obtenção de vantagens pessoais; • Valorizamos a diversidade, não permitindo que haja qualquer forma de discriminação ou preconceito.

Um novo momento O aprimoramento é um processo contínuo que nasce do desejo de conquistar sonhos e metas cada vez maiores. É a busca incansável pelo aprendizado, pelo conhecimento, pelo crescimento. Assim como nós, profissionais da Melnick Even, o nosso Comunick segue nesta missão: evoluir para atender cada vez melhor a nossa necessidade de informação, com foco na nossa realidade. Por isso, esta primeira edição de 2014 chega com novo visual e uma abordagem editorial ainda mais voltada para o nosso bem-estar e desenvolvimento. Este Comunick, que quer ser cada vez mais porta-voz do colaborador Melnick Even, vem ao encontro de um novo momento para nós, em que a busca pela eficiência e o entendimento de nossa cultura tornam-se imprescindíveis para dar prosseguimento a um processo de crescimento saudável. Essa é a nossa missão, que você confere detalhadamente na matéria especial desta edição. Boa leitura! Juliano Melnick


Colaborador

3

Rumo aos melhores do Brasil! Com as metas de crescimento atingidas antes do esperado, nosso desafio agora é focar em resultados e atuação de alta performance. “O conjunto de valores praticados diariamente por todos colaboradores determinará o rumo que a empresa vai trilhar. A ME precisa reforçar sua cultura, baseada na busca incessante de resultado, na construção de um produto de alta qualidade percebida pelos clientes, disciplina no cumprimento dos processos, controle de custos e foco no desenvolvimento de líderes e talentos.” Leandro Melnick Todos os colaboradores, independente de setor ou função, devem reconhecer e partilhar a cultura da Melnick Even

DIRETOR-PRESIDENTE

“É hora de organizar a casa, para depois pensar em crescimento. E nós temos até 2015 para concluir isso. Precisamos manter o foco, fortalecer a cultura da empresa e solidificar os processos”, afirma a diretora Corporativa Sheyla Wortmann. Essa organização da casa e alinhamento de processos têm um porquê. Eles serão fundamentais para que a empresa continue crescendo de forma saudável e, principalmente, serão importantes para que conquistemos o nosso novo desafio: tornar a Melnick Even a melhor empresa de construção civil do Brasil. Para isso, será necessário torná-la a mais eficiente, a mais capaz, a mais rentável. Todas essas tarefas fazem parte de um conjunto de ações que vislumbram o futuro da empresa e de todos que trabalham nela.

o usava cinto de segurança. Agora, todos usam, porque houve uma série de ações para fazer com que as pessoas entendessem que isso é importante.

“Se estamos sonhando em ser a melhor empresa do Brasil, para que isso aconteça, teremos que fazer alguns esforços. Todos nós. E é esse o nosso foco estratégico agora. Reativar essa determinação. Não cair na acomodação, agora que somos a maior empresa do RS, mas manter o foco no objetivo maior, porque há muito trabalho a ser feito”, finaliza Sheyla Wortmann. Com o rápido crescimento obtido nos últimos cinco anos, graças à competência e a dedicação das equipes, é chegado o momento de um novo desafio. E é com a

mesma dedicação e empenho das equipes que a Melnick Even vai se tornar a melhor empresa de construção civil do Brasil. Novamente, os profissionais da Melnick Even deverão mostrar a sua determinação em fazer o melhor pela propagação da cultura da empresa, focando em aprimorar cada vez mais o produto para entregar qualidade para nossos clientes, combatendo o desperdício, agindo de forma proativa, enxergando o funcionamento da empresa como um todo e percebendo a importância do seu papel, não apenas no seu setor, mas em tudo o que envolve as atividades da empresa. Trata-se de um novo momento significativo para todos nós: é hora de praticar e propagar nossa cultura, que será fundamental para conquistar o sucesso que almejamos. E a Melnick Even conseguiu até hoje graças aos funcionários. Agora, são eles novamente que vão fazer a diferença!

Mas o que é cultura? A cultura organizacional é definida por um conjunto de procedimentos e comportamentos que são entendidos como o padrão adotado dentro de uma empresa. Esse comportamento não se refere à personalidade do indivíduo, mas à forma como ele age em determinado contexto. Tomemos, como exemplo o uso do cinto de segurança. Até pouco tempo atrás, ninguém

Fortalecendo a nossa cultura na Melnick Even, todo colaborador saberá como serão os procedimentos e o que é esperado dele. Nesse sentido, o Código de Conduta Melnick Even vem ao encontro da propagação dessa cultura, apontando as boas práticas essenciais para as relações diárias e para profissionalizar ainda mais o nosso cotidiano.

O que tenho que fazer? No dia a dia, há inúmeras formas de contribuir para o sucesso da nossa equipe e da empresa para a qual trabalhamos: 1. Coloque-se no lugar do cliente, pois ele é a razão de termos um trabalho a ser feito. 2. Enxergue os desperdícios e proponha soluções para evitá-los. 3. Aponte melhorias em processos, sugira ideias para melhorar a gestão de custo. 4. Desenvolva uma postura proativa, interesse-se pela empresa como um todo.


Desenvolvimento

4

Colaboradores participam da Avaliação Novidade: Painel do Gestor, de Desempenho da Melnick Even, importante poderosa ferramenta para instrumento para desenvolvimento profissional gestão de pessoas! Uma novidade deste ano veio facilitar o trabalho de avaliação. Trata-se do Painel do Gestor, uma poderosa e eficaz ferramenta de integração entre a empresa e os gestores. O sistema torna fácil e rápido o acesso às diversas informações dos colaboradores, contando com dados como progressão salarial, absenteísmo, nota da avaliação de desempenho 2012, relatório de aniversariantes, dentre outros recursos.

Encerrada no dia 27 de março, a Avaliação de Desempenho foi realizada entre os colaboradores da Melnick Even com ampla participação dos gestores. Como apoio, foi divulgado o calendário de treinamentos, a fim de aprimorar práticas de gestão e liderança de equipe, desenvolver habilidades específicas e promover a integração entre as equipes e a cultura organizacional. No total, estão previstas mais de 125 horas de treinamentos corporativos. A Avaliação de Desempenho é uma importante ferramenta que proporciona autoavaliação, feedback, consenso, direcionamento para metas e desenvolvimento profissional. Sobretudo, busca promover a melhoria de desempenho através de incentivo e de medidas voltadas ao aperfeiçoamento. Por essa razão, são avaliados apenas funcionários ou estagiários com, no mínimo, 6 meses de empresa.

Objetivos:

1.

Alinhar competências de acordo com o cargo;

2.

Apresentar objetivos empresariais através do plano de ação;

3.

Valorizar o desempenho do colaborador em 2013;

4.

Identificar, individualmente, possibilidade de melhorias em 2014.

Conforme destaca a gestora de RH, Angela Galera, “a ideia da disponibilização dessa ferramenta é desburocratizar alguns processos e apresentar ganhos estratégicos para a empresa no que se refere à gestão das equipes.” Desde fevereiro, os gestores passaram a receber treinamento e atendimento para esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento e as aplicações do novo sistema. Para mais informações ou sugestões sobre o Painel do Gestor, bem como sobre a Avaliação de Desempenho, é importante contatar o setor de Recursos Humanos, pelo (51) 3016-9051, falar com Luana Saul.

Quem faz parte do time Melnick Even conta com benefícios e descontos exclusivos nas melhores instituições de ensino do RS Investir na carreira é um presente que cada um deve dar a si mesmo. A qualificação é uma responsabilidade pessoal, cujos benefícios o profissional levará consigo por toda a vida.

Para cursos de graduação e pós-graduação

DESCONTOS

Fadergs - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul

10% a 33%

Ipog - Instituto de Pós-Graduação

20% a 23%

Mas, mais do que vontade e dedicação, estudar requer um investimento financeiro considerável. Se for esse o caso, saiba que, como colaborador da Melnick Even, você pode usufruir da parceria da empresa com algumas das melhores instituições de ensino do RS.

Uniritter - Universidade Ritter dos Reis

10%

Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

7,5% a 10%

Fundatec - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências

15% a 25%

Confira os principais parceiros e amplie seus conhecimentos!

IPUC - Instituto Pró-Universidade Canoense

10%

Quatrum English School

10% a 15%

SESC/SENAC RS

20%

Para cursos técnicos e de capacitação

Ficou interessado? Então entre em contato com o setor de Recursos Humanos para ver a lista completa de instituições, cursos e informações detalhadas sobre os descontos oferecidos.

É aquele empurrãozinho que faltava para buscar aperfeiçoamento profissional. Aproveite!


Agenda

5

Abril

Abril

Abril

Visita à Obra – clientes

Pagamento do Inspiração (PPR)

Eleição CIPA 2014

Área: CRM

Área: RH

Área: SEGURANÇA

Os clientes do Vida Vida Clube Canoas poderão acessar um apartamento padrão de acordo com a sua tipologia e conferir de perto o espaço interno, o método construtivo e o desenvolvimento da obra.

Abril é o mês em que ocorrem os pagamentos do Inspiração (PPR). A Melnick Even foi pioneira na área de construção civil a adotar o incentivo, com homologação do Sindicato.

Uma nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) será eleita. A equipe tem como missão identificar riscos e sugerir ações para minimizar ou eliminar acidentes de trabalho.

Abril

Abril

Maio

Treinamento de 5’s nas obras

Entrega do Bravo!

Café da Manhã com a Diretoria

Área: QUALIDADE

Área: CRM

Área: RH

Treinamento que visa à melhoria contínua, organização, limpeza e eficiência em todos os nossos canteiros de obra. Fique atento: esse evento acontece em maio também!

A Assembleia Geral de Instalação (AGI), solenidade que elege a comissão e o síndico marcará a entrega do Bravo! Serão apresentadas as áreas comuns equipadas e prontas para uso.

Colaboradores da sede e das obras são convidados a participar de um bate-papo com a diretoria da empresa, apresentando ideias e questões importantes para melhoria do clima organizacional.

Maio

Maio

Maio

Visita às Obras – colaboradores

Visita à Obra – clientes

Seminário Gerencial

Área: RH

Área: CRM

Área: QUALIDADE

Profissionais da Melnick Even podem participar da ação, que permite ver o dia a dia das obras, conhecer o projeto, conversar com engenheiro, tirar dúvidas e visitar os apartamentos decorados.

Clientes do Moulin Quintino terão uma recepção especial, momento em que poderão conferir o apartamento padrão, o método construtivo e o desenvolvimento da obra.

Terão início os treinamentos do Seminário Gerencial. A proposta é reunir líderes da área de engenharia em um ciclo de reciclagem, que já é prática anual da Melnick Even.

Maio

Maio

Maio

Evento “Melhores do Ano”

Auditoria Externa

Campanha do Agasalho

Áreas: RH E QUALIDADE

Área: QUALIDADE

Área: RH

Prepare-se para mais uma edição do “Melhores do Ano”, evento que premia obras vencedoras do PAP e PAS e os empreiteiros de destaque das obras da empresa.

Dia 5 tem início a auditoria em processos e obras com canteiros ativos. O objetivo é avaliar a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade, mantendo a certificação ISO 9001 e PBPQ-H da Melnick Even e Eixo-M.

Colaboradores são convidados a participar de mais uma campanha para ajudar a quem mais precisa. Durante o período de duração da campanha, pontos de coleta vão receber as doações.

Melnick Even Day: sucesso consolidado O Melnick Even Day chegou à sua terceira edição consolidado como um dos maiores eventos do setor imobiliário gaúcho. Realizado no dia 12 de abril, o evento gerou mais de R$ 165 milhões em vendas, ou seja, 60% a mais do que o realizado na edição de 2013. Para isso, mais de 2.500 corretores participaram da operação, 500 deles na sede da Melnick Even. Para o diretor de Incorporação Marcos Colvero, “o Melnick Even Day se consolida como o principal evento comercial da empresa”, afirmou, destacando ainda a “satisfação de ter todos os corretores e colaboradores engajados neste objetivo comum, de forma inesquecível”.


Bem-estar

6

Mexa-se: praticar atividade física regular previne doenças, promove a qualidade de vida e melhora até mesmo o seu humor! Um dos principais responsáveis pelo aumento de peso e por doenças sérias como hipertensão arterial e diabetes, o sedentarismo é considerado por especialistas como o mal do século. É consenso entre médicos que a falta de atividade física pode comprometer o funcionamento de vários órgãos, além de gerar regressão gradativa da flexibilidade articular e, ainda, provocar alterações do humor, gastrite, impotência sexual, apetite descontrolado e aumento de peso. Por outro lado, a prática regular de exercícios físicos, aliada a uma alimentação saudável, pode não só trazer benefícios à estética, como também à qualidade de vida como um todo.

E não é necessário uma agenda mirabolante para começar a incluir atividades na rotina. O adeus ao sedentarismo pode começar aos poucos, por exemplo, com a prática de 30 minutos de atividades por dia. Preferir a escada, em vez do elevador, ir até a padaria ou mercado caminhando, passear com o cachorro e até mesmo descer do ônibus dois pontos antes de seu destino. Todo movimento é importante para o organismo. Para algumas pessoas a atividade física é parte da rotina. É o caso dos colaboradores da Melnick Even que frequentam a academia sempre que podem, provando que é possível conciliar trabalho e atividade física.

Nossos colegas da ME sabem: o importante é não ficar parado!

Confira quatro excelentes motivos para incluir exercícios na sua rotina: Mais alegria

Mais disposição

Melhora o sono

Melhora a autoimagem

Praticar atividade física reduz o estresse e espanta a depressão

Sensação de mais energia no trabalho e também nas horas de lazer

Ao gastar aquela energia acumulada, que o torna ansioso, você dorme melhor

Você passa a se conhecer melhor e percebe-se capaz de fazer muitas coisas

Como evitar a sonolência do pós-almoço? Saiba quais alimentos são importantes para manter você desperto e ativo durante o dia A tarde está apenas começando, mas você sente que seu rendimento está abaixo do normal. A sonolência após o almoço não é incomum e pode ser causada por um conjunto de razões. Uma delas é a concentração do fluxo sanguíneo na região do estômago (que se estende até o intestino). Isso ocorre para facilitar o processo digestivo e faz com que o cérebro fique menos oxigenado e o sistema nervoso menos irrigado. Outra causa pode ser encontrada no nosso prato. Um estudo, publicado na revista científica Neuron, descobriu que a glicose – açúcar encontrado nos alimentos – faz com que as células nervosas que nos mantêm alertas parem de produzir os sinais que nos deixam despertos. Mas algumas dicas podem nos ajudar a evitar a famosa preguiça. Confira algumas:

Invista em Pães integrais, feijão, lentilha, carnes magras, frutas ricas em vitamina C, como laranja, limão, tangerina e caju; legumes e vegetais pobres em carboidratos. Atenção para a alface, que tem propriedades calmantes: prefira consumi-la no jantar.

Evite Fast food, frituras e alimentos processados quimicamente. Já os doces e alimentos com farinha de trigo (ricos em carboidratos), como bolos, macarrão e outras massas, devem ser consumidos com moderação, pois causam sonolência.

Procure fazer as refeições em local calmo e mastigue bem os alimentos. Isso facilita a digestão.


Clientes

7

Ponta da Figueira Marina, o maior empreendimento já construído pela Melnick Even, é entregue aos clientes

O maior empreendimento já construído pela Melnick Even, o único condomínio da região sul com canais navegáveis privativos, foi oficialmente entregue. O evento reuniu centenas de pessoas na ensolarada manhã de sábado, dia 30 de novembro, que aproveitaram o dia admirando a paisagem local em passeios de barco pelo Guaíba. O momento também foi marcado pela Assembleia de Constituição de Condomínio, em que foram eleitos síndico, subsíndicos e conselheiros. Na sequência, o brunch servido ao som acústico da dupla Klaus e Vanessa instaurou o clima praiano. Para o diretor-presidente da Melnick Even, Leandro Melnick, o clima comemorativo refletiu o diferencial do empreendimento: “Assim como para a Melnick Even foi um sonho construir um empreendimento tão arrojado, tenho certeza de que os clientes também estavam sonhando há algum tempo em receber esse produto. Então, é um momento de realização, estamos todos muito satisfeitos”, declarou.

Pesquisa não deixa dúvidas: a satisfação dos nossos clientes está crescendo! Com uma amostragem de quase 30% dos clientes em carteira (bem acima do praticado por outras empresas), a pesquisa de satisfação mostrou uma evolução. Em 2012, o levantamento apontou 79,2% de satisfação geral e, em 2013, esse percentual subiu para 81,7%. A pesquisa é aplicada em três etapas: boas-vindas, meio de obra e pós-ocupação, e, para este ano, será acrescida de mais uma etapa, na entrega das chaves. A satisfação de clientes é meta do Inspiração (PPR) de todas as áreas da empresa. Este resultado representa a alta satisfação dos clientes e demonstra o compromisso dos profissionais em unir esforços para proporcionar ao cliente o melhor do seu trabalho! SATISFAÇÃO GERAL DOS CLIENTES

2012

79,2%

2013

81,7%

Satisfação dos clientes aumentou 2,5% em relação ao ano anterior

Crescimento e profissionalização: Melnick Even conta agora com central de atendimento de referência Crescimento requer investimento e profissionalização constante. É por isso que agora a Melnick Even conta com uma nova parceira, a YelloHello, uma central de atendimento que é referência em qualidade. Especialista no segmento de alto padrão, a empresa já atende à Even, em São Paulo, por isso detém todo o conhecimento sobre o mercado imobiliário e suas peculiaridades. Para o coordenador de CRM, Cristiano Seidler, essa característica foi fundamental para a parceria. “Só poderíamos delegar esse atendimento a uma empresa que conhece o setor”, explica, enfatizando que a medida visa dar suporte ao crescimento da Melnick Even sem prejuízo ao cliente.

O serviço entrou em funcionamento em dezembro de 2013, em paralelo com o atendimento feito em Porto Alegre. Agora, sempre que o cliente telefonar para a central, deverá digitar o seu CPF, sendo direcionado para a central correta, o que torna o procedimento mais personalizado e ágil. Por isso, é importante que todas as demandas de clientes sejam encaminhadas para a central de atendimento, pois assim poderemos monitorar e garantir retorno adequado. No total, em 2013, foram registrados 12.170 chamados de clientes. Em janeiro deste ano, foram 808 chamados na YelloHello e a previsão é de que sejam recebidas entre 10 e 11 mil ligações somente no primeiro semestre.


Sustentabilidade

8

Prefeito José Fortunati e equipe Melnick Even comemoram o resultado da revitalização na Praça

Comunidade porto-alegrense ganha Praça da Encol revitalizada pela Melnick Even, com paisagismo e espaços mais qualificados para o lazer e a prática de atividades físicas ao ar livre Os frequentadores da Praça Carlos Simão Arnt, no bairro Bela Vista, têm o que comemorar. Também conhecido como Praça da Encol, o espaço ganhou cara nova a partir de um trabalho intenso e qualificado, executado pela Melnick Even. Em clima de celebração, o evento de entrega da revitalização, promovido na tarde de 19 de dezembro, reuniu a diretoria da Melnick Even, o prefeito José Fortunati, o secretário municipal do Meio Ambiente, Cláudio Dilda, moradores do bairro e frequentadores da região. A praça recebeu duas áreas fitness, uma destinada a exercícios com pesos e outra

apropriada para a terceira idade. Nos dois espaços, os equipamentos de ginástica, também adaptados para portadores de necessidades especiais, promovem qualidade de vida e inclusão. O projeto também incluiu totens de sinalização, equipamentos de recreação infantil revitalizados, novos bancos posicionados em local de sombra, novas lixeiras, espaço pet cercado e equipado com obstáculos (em conclusão), bebedouros e ponto de água quente para o chimarrão. Além disso, a Praça passa a contar também com uma nova quadra de futevôlei e um campo de futebol reformado.

Mas o visual ficou embelezado pelo paisagismo executado no local. “Plantamos mais de 38 mil mudas para dar essa repaginada e mais de 500 metros quadrados de grama foram plantados, investimento que acredito ser um dos mais altos feitos por uma empresa em uma praça pública de Porto Alegre”, destacou o diretor de Incorporação Marcos Colvero. Pelos próximos dois anos, a manutenção da área, incluindo serviços de jardinagem, manutenção de todos os equipamentos, pintura e eventual recuperação de lixeiras, será realizada pela Melnick Even.

Exemplo de sustentabilidade, Ponta da Figueira Marina tem histórias de respeito à natureza Que o Ponta da Figueira Marina é, ao mesmo tempo, inovador e um exemplo de sustentabilidade, todos já sabem. Mas há algumas peculiaridades, desconhecidas pela maioria das pessoas, que fazem parte da história desse monumental empreendimento da Melnick Even. Durante as obras, por exemplo, as equipes com frequência encontravam animais silvestres no local. Eles eram resgatados e encaminhados para áreas protegidas, como na Área de Preservação Permanente (APP). O local é uma área reservada à preservação da biodiversidade local. Ao final das obras, quase 500 animais haviam sido resgatados, entre eles, a tartaruga da foto. Também foi feito um programa de reposição florestal, com o salvamento de espécies vegetais e o transplante de mais de 8 mil mudas!

Dicas para economizar energia elétrica Para subir 1 ou 2 andares, evite o elevador, procure usar a escada, contribuindo também para sua saúde;

Evite deixar eletrônicos em stand-by. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%;

Não instale fogão e geladeira lado a lado, pois um atrapalha o desempenho do outro;

Não deixe as luzes acesas em ambientes onde não tem ninguém;

Pinte os ambientes de cor clara, especialmente os tetos, que refletem e espalham luz por todo o ambiente;

Compre equipamentos com o selo Procel de Economia de Energia, de preferência da Categoria A.


Saúde financeira

9 Trace um plano de como chegar lá Se a ideia é criar uma “folga”, corte gastos desnecessários que ficarão mais fáceis de detectar uma vez que você já anotou todos. Se quer viajar com a família nas férias, determine-se a juntar todo o dinheiro necessário para realizar esse sonho. Estabeleça uma quantia por mês, de acordo com os seus objetivos.

Seja rigoroso E tenha paciência, pois imprevistos podem acontecer. Tenha em mente que manter o plano ativo requer disciplina e algum esforço, mas no final você sabe que valerá a pena.

Onde guardar?

Os desafios de poupar: faça seu dinheiro sobrar e realize sonhos com pagamento à vista! Na teoria, poupar depende apenas de gastar menos do que se ganha. Na prática, essa operação revela uma matemática bem mais complicada. Afinal, não são poucas as armadilhas que o dia a dia nos oferece: uma vitrine atraente, um cafezinho na padaria, uma compra parcelada em uma condição superespecial. Ao cair em todas essas e outras, não há dúvidas de que o indivíduo chegará ao final do mês com dificuldades financeiras. O problema de não economizar não é o consumo, mas não ter reservas para qualquer eventualidade e não conseguir se planejar para objetivos maiores.

Saiba quanto você gasta Anote tudo, tudo mesmo. Do chocolate das crianças ao estacionamento. No fim do mês, a família deve se reunir para contabilizar o resultado.

Tenha objetivos Se você se dispõe ao esforço de economizar, deve saber o porquê. É importante e ajuda a manter o foco para chegar lá. Você quer viajar? Quer fazer um curso? Comprar um carro novo? Tenha isso definido e use-o como um motivador extra para atingir seus objetivos.

A poupança continua sendo a melhor forma para começar a economizar. Além de ser o método mais fácil de guardar dinheiro, é isento de Imposto de Renda ou taxa de administração. Para valores a partir dos R$ 5 mil, o consultor financeiro Mauro Calil recomenda investir em CDB, apenas em grandes bancos.

Informe-se Revistas, jornais e sites como o Infomoney, Exame.com, Mais Dinheiro, só para citar alguns, são ricas fontes de informação para quem quer aprender a melhor forma de investir. Além de apontar o investimento mais adequado para cada caso, eles também oferecem informações valiosas para quem procura soluções para poupar dinheiro no dia a dia.

Com preço da erva-mate nas alturas, confira algumas dicas para aproveitar esse bem precioso do gaúcho sem se apertar no orçamento Há coisa mais agradável do que matear em família nos fins de tarde? Acordar cedinho e tomar um chimarrão quente, também, dá outro ânimo para o dia. Mas esses hábitos estão cada vez mais custosos para os gaúchos. O preço da erva-mate tem aumentado desde o segundo semestre de 2013. Um estudo do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Cepe-Ufrgs) apontou aumento de 100% no preço da erva-mate nos últimos quatro anos. Com esse crescimento, resta aos gaúchos encontrar maneiras de economizar. Confira algumas dicas:

Pesquise preços e marcas. E pesquise também em lojas especializadas, onde podem ser encontrados preços diferentes. Cuia menor representa menor quantidade de erva em uma mateada. Reduza o “topete”, aquela erva que fica acima da linha do bocal da cuia. Vire a erva quando a bebida começar a perder o sabor, mova a erva de um lado para outro. “Ensilhar” o mate é outra técnica usada para recuperar o chimarrão. Antes de despejar fora a erva “lavada”, descarte um pouco da erva utilizada e substitua por uma nova, que constitui a “ensilhadela”.



Segurança

10

Central de Documentos e Treinamentos garante maior agilidade e eficiência na recepção e preparação de profissionais para ingressar nos canteiros de obras Com os objetivos de centralizar e padronizar os processos de treinamento e controle dos trabalhadores nas obras, entrou em operação na Melnick Even a Central de Documentos e Treinamentos. Sob a responsabilidade do coordenador de segurança da Melnick Even, Paulo Mayorca, a novidade entrou em funcionamento em novembro e já é possível perceber a mudança. “Isso deu maior agilidade e um controle muito mais uniforme de documentos. Antes, cada obra tinha o seu processo. Agora, com a Central, fazemos todos os processos de todas as obras no mesmo lugar. Dessa forma, ganhamos em produtividade e padronização. Quando o colaborador troca de uma obra para outra, ele não precisará repetir os treinamentos e entregar a documentação toda novamente”, explica.

funcionário é então encaminhado para realizar os treinamentos em Segurança do Trabalho para, depois, poder ingressar nos canteiros de obras.

Central está provisoriamente instalada no canteiro do Supreme

O processo inicia logo após a admissão dos funcionários da Melnick Even ou a contratação dos empreiteiros pelo Departamento de Suprimentos, onde são orientados a se dirigir à Central e a apresentar a documentação. Quando estiver tudo em conformidade, o

Provisoriamente instalado no canteiro de obras do empreendimento Supreme, a Central de Documentos e Treinamentos deverá ganhar alocação definitiva em breve. “A ideia é padronizar. Agora estamos concluindo o desenvolvimento de um Software de controle de documentos de Segurança do Trabalho e estamos integrando a Central de Documentos e Treinamentos com o sistema de controle de acesso das obras”, explica o engenheiro Paulo Mayorca. Quem tiver dúvidas sobre documentação, pode enviar e-mail para documentosseguranca@melnickeven.com.br ou ligar para (51)3223-8871.

Trabalho em altura requer atenção e controle rígido com a segurança

Trabalhador realiza treinamento de segurança em altura

A Norma NR 35, que regulamenta o exercício de trabalhos em altura, é cuidadosamente cumprida nas obras da Melnick Even, haja vista a implantação de um programa completo de prevenção, que inclui a realização de exames médicos e de treinamentos que abrangem todos os trabalhadores que realizam atividades nessa condição. Dividida em quatro horas teóricas e quatro horas práticas, a capacitação inclui, por exemplo, um treinamento prático com a supervisão de um profissional especializado em alpinismo, bem como aulas sobre resgate e salvamento, sobre riscos e procedimentos necessários para desempenhar o trabalho em altura com maior segurança. Todo o cuidado é pouco em se tratando de segurança. Por este motivo, a Melnick Even chegou à marca dos 21 anos de existência sem registrar qualquer óbito em suas obras.

Segurança em primeiro lugar: a obrigatoriedade do uso de EPIs seguida à risca nas obras Bota de borracha, óculos, luvas, capacete, cinto de segurança, protetor auricular, máscara e protetor facial são alguns exemplos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados atualmente. Para quem vive o dia a dia das obras, esses são itens obrigatórios para a execução do seu trabalho. Os Equipamentos de Proteção Individual são fundamentais para a segurança do trabalhador e seguem rígidos critérios de fabricação e uso. Eles passam por muitos testes antes de serem comercializados e utilizados. “Os equipamentos só são aceitos se os Certificados de Aprovação (CA) estiverem validados pelo Ministério do Trabalho”, explica o coordenador de segurança Paulo Mayorca. Na Ficha de EPI de cada funcionário é realizado o controle da utilização desses equipamentos, tão importantes para a proteção dos profissionais.

Equipamentos são obrigatórios nas obras


Obras

11

Obras Melnick Even e Eixo-M que você ajuda a construir. Percentuais de fevereiro de 2014.

Cronograma geral

Cronograma geral

85,5%

Cronograma geral

Cronograma geral

Cronograma geral

49,4%

Cronograma geral

64%

100%

Ária

Arte Bela Vista

Baltimore

Bravo!

Estrutura | 100% Instalações | 88% Fachada | 98%

Estrutura | 97% Instalações | 47% Fachada | 15%

Estrutura | 100% Instalações | 75% Fachada | 48%

Estrutura | 100% Instalações | 100% Fachada | 100%

24%

Cronograma geral

Cronograma geral

55,6%

Cronograma geral

97,5%

15,7%

DOC

Eucaliptos

(HOM) Wallig

(HOM) Lindóia

Estrutura | 70% Instalações | 6% Fachada | 0%

Estrutura | 100% Instalações | 60% Fachada | 56%

Estrutura | 100% Instalações | 98% Fachada | 98%

Estrutura | 29% Instalações | 1% Fachada | 0%

59%

Cronograma geral

Cronograma geral

27,1%

Cronograma geral

44,1%

66,7%

Moulin

Nine

Quartier Cabral

Supreme

Estrutura | 100% Instalações | 59% Fachada | 54%

Estrutura | 68% Instalações | 8% Fachada | 0%

Estrutura | 22% Instalações | 0% Fachada | 0%

Estrutura | 100% Instalações | 58% Fachada | 96%

Cronograma geral

Cronograma geral

65,8%

6,7%

Cronograma geral

99%

Cronograma geral

100%

Vida Viva Clube Canoas

Vida Viva Clube Centro

Estilo

Parque Ibirapuera

Estrutura | 100% Instalações | 80% Fachada | 70%

Estrutura | 0% Instalações | 0% Fachada | 0%

Estrutura | 100% Instalações | 99% Fachada | 100%

Estrutura | 100% Instalações | 100% Fachada | 100%

Contatos das obras Ária: 3072.3500 Arte Bela Vista: 3013.7925 Baltimore: 3028.1773 Bravo!: 3334.9391

DOC: 3062.1710 Eucaliptos: 3086.4900 (HOM): 3084.5670 (HOM) Lindóia: 9557.0226

Moulin: 3279.5340 Nine: 9698.1891 Ponta da Figueira Marina: 3481.4773 Quartier Cabral: 3095.0442

Supreme: 3223.7511 Vida Viva Clube Canoas: 3468.8619 Estilo: 3084.8453 Parque Ibirapuera: 3085.1211


Reconhecimento

12 Pela segunda vez, Melnick Even é homenageada no Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler

Hilário Pires, presidente da Sergs, entrega prêmio ao diretor da Melnick Even

Milton Melnick recebe a láurea de Engenheiro do Ano pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul Diretor Institucional da Melnick Even, Milton Melnick foi escolhido o Engenheiro do Ano pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs). O prêmio, promovido desde 1985, é o mais importante reconhecimento conferido aos profissionais de destaque da engenharia gaúcha. A cerimônia de entrega, realizada em 11 de dezembro, data em que se celebra o Dia do Engenheiro, reuniu autoridades e importantes nomes da construção civil do RS. Na ocasião, uma videobiografia foi exibida aos presentes, que puderam conhecer um pouco da obra e legado construído por Milton ao longo de uma vida dedicada ao trabalho.

Mais uma vez, a Melnick Even foi destaque no Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler. Promovido pela revista Ecologia & Meio Ambiente RS, com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a premiação é concedida a pessoas, empresas e instituições por suas contribuições em favor do ambiente. Comprometida com a sustentabilidade em cada obra e em toda a sua cadeia produtiva, a Melnick Even recebeu o prêmio em razão da implantação do Inventário de Carbono, ferramenta utilizada em todo o mundo para quantificar e gerenciar emissões de Gases de Efeito Estufa. Essa é a segunda vez que a empresa ganha o troféu. No ano de 2011, recebeu a homenagem pelo seu programa ambiental implantado no condomínio Ponta da Figueira Marina.

A Melnick Even tem certificação nível A pelo PBQP-H. Você sabe o que significa? O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação (PBQP-H) é específico do setor de construção civil e normatiza padrões de qualidade de uma série de serviços e materiais. Foi criado em 1991, com a finalidade de difundir os novos conceitos de qualidade, gestão e organização da produção. Para ter essa certificação, a empresa precisa passar por treinamentos para adequar-se às normas estabelecidas, e, posteriormente, por auditorias que comprovem a adequação.

Para a seleção, são considerados critérios de mérito por realizações que tenham alcance social e humano, através de ações, projetos ou obras que beneficiem a comunidade gaúcha. O fundador da Melnick Even foi agraciado com o prêmio de engenheiro destaque na área privada. Como engenheiro e empreendedor, Milton Melnick construiu novos parâmetros no mercado imobiliário do RS. À frente da Melnick Even, uma das mais premiadas construtoras do Brasil, redefiniu o alto padrão construtivo ao aliar o compromisso com a qualidade a práticas de respeito ao cliente, à sociedade e ao meio ambiente.

Prêmios que conquistamos juntos

Mérito Ambiental 2001

Top de Marketing 2004, 2005 e 2011

Top Cidadania 2010

Certificações

Top Ser Humano 2003, 2004, 2005 e 2009

Destaque da Indústria 2008

Sinduscon Premium 2010 e 2013

Abiqua 2004

ISO 9001 2000

Profile for Interna Projetos Editoriais

Comunick | 29ª edição  

Estratégia de vencedor: em busca do fortalecimento da cultura organizacional – “É hora de organizar a casa, para depois pensar em cresciment...

Comunick | 29ª edição  

Estratégia de vencedor: em busca do fortalecimento da cultura organizacional – “É hora de organizar a casa, para depois pensar em cresciment...

Advertisement