Comunicação Pública e Política: pesquisa e práticas - Parte 1

Page 275

ameaça às vítimas e da retenção de documentos para manter em silêncio e vigilância as pessoas exploradas que estão em situação de vulnerabilidade. Para dar voz ou luz ao tema na tela, com uma mudança da grafia em inglês da escravidão moderna (modern SLAVE), apresenta-se SALVE Jorge, uma obra de ficção da Rede Globo.

O ‘tema-trama’ tráfico de pessoas em Salve Jorge Salve Jorge, escrita por Glória Perez e sob direção de Marcos Schechtman e Fred Mayrink, estreou no horário nobre na TV Globo (como TV aberta), no dia 22 de outubro de 2012, encerrando sua exibição em 17 de maio de 2013 (reprise do último capítulo no dia 18 de maio). Com 179 capítulos, a média de audiência3 da telenovela foi de 33,6, sendo considerado um dos índices4 mais baixos da história da emissora. O tema Tráfico de Pessoas é o cerne social do enredo, abrindo o primeiro capítulo da trama com cenas de um leilão da protagonista na Turquia (país-cenário onde a exploração sexual é praticada, tendo como aliciadas personagens que moram no Rio de Janeiro), conforme observado nos frames a seguir. Figura 1. Frames do primeiro capítulo da novela Salve Jorge

Fonte: elaborado pela autora. Adaptado do site GShow e DailyMotion.

Os quatro minutos iniciais de Salve Jorge são destinados a apresentar a localização de onde passará a trama, tendo como ponto alto o leilão de uma traficada (protagonista Morena, vivida por Nanda Costa). Algumas características são explicitadas pelo leiloeiro, dentre elas a maioridade e a 3 Audiência Salve Jorge. O planeta TV. Disponível em <http://oplanetatv.clickgratis.com.br/novelas/ ranking/>, acessado em 11/01/2014; Audiência Salve Jorge. 4 Por outro lado, vale uma reflexão sobre os índices de audiência tendo em vista a complementação do acesso ao conteúdo de entretenimento on demand, sendo possível acessar na íntegra os capítulos de novela via dispositivos móveis ou computadores, não computando os índices tradicionais de audiência.

275


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.