arte parte 9

Page 107

18 7:21 PM

+IDEIAS Os alunos podem fazer pesquisas sobre as transformações realizadas pela arte em sua localidade. O que será que a arte transformou nos últimos tempos? Fotografias que mostram o antes e depois de muros, praças, escolas, construções arquitetônicas podem apresentar resultados interessantes.

Parangolés

COSRTESIA DO PROJETO OITICICA, RIO DE JANEIRO. /ANDREAS VALENTIN

CORTESIA DO PROJETO OITICIA, RIO DE JANEIRO / SERGIO ZALIS

Entrelaçar a dança, as artes visuais e a música e seus poderes de transformação também foi uma das características da obra Parangolés, do carioca Hélio Oiticica (1937-1980), que teve produção intensa. Quadros, esculturas e instalações têm presença farta no conjunto da sua obra. Parangolés são estandartes ou capas coloridos, de tecido e/ou plástico, em que podem ser aplicadas imagens ou palavras – uma espécie de escultura para vestir. Para Oiticica, a obra só é considerada concluída ao ser usada por alguém. Como exige a participação do público, o parangolé está ligado ao happening. As cores assumem total importância na obra, pois, com a movimentação, alcançam um efeito tridimensional e rítmico.

Obra Parangolé P4, Capa 1 (1964), de Hélio Oiticica. Plástico e tecido.

Nildo da Mangueira veste o Parangolé P4, Capa 1 (1964), de Hélio Oiticica. Plástico e tecido, 150 cm × 110 cm × 20 cm.

REGISTROS E AVALIAÇÃO A exposição dos trabalhos e das ideias debatidas durante a aula pode ser muito interessante. Crie uma exposição de forma intervencionista na escola: procure espaços, suportes diferenciados e surpreenda a todos na proposição.

PALAVRA DO ARTISTA

Hélio Oiticica (1937-1980) [...] a sucessão de obras é para fazer inteligível o que sou, eu passo a me conhecer através do que faço, na realidade eu não sei o que eu sou, porque se é invenção eu não posso saber. Se eu já soubesse o que seria essas coisas, elas já não seriam mais invenção. Depoimento de Hélio Oiticica. In: CARDOSO, Ivan; LUCCHETTI, R. Ivampirismo: o cinema em pânico. Rio de Janeiro: Brasil-América (Ebal)/Fundação do Cinema Brasileiro, 1990. p. 77.

73

D2-ARTE-EF2-V9-U2-C1-054-075.indd 73

PARA AMPLIAR CONCEITOS Retome com os alunos o conceito de artista propositor e arte propositora, ou seja, a arte que estabelece relações com quem a cria e também com quem a aprecia. O artista não é o único criador da obra a partir do momento em que é feito um convite ao público para que participe. Essa arte propõe percursos poéticos, convidando as pessoas a experimentarem a obra de arte para além da apreciação como mero espectador, e, portanto, a participarem ativamente da criação. Os parangolés de Hélio Oiticica são exemplos de obra propositora.

11/19/18 7:21 PM

CONEXÕES • HÉLIO Oiticica. Guia das Artes. Disponível em: <http:// livro.pro/txtq5w>. Acesso em: 14 nov. 2018. • BENJAMIM: encontros. Disponível em: <http://livro.pro/ 4to5p3>. Acesso em: 14 nov. 2018. • ADRIANA Calcanhoto. Disponível em: <http://livro.pro/ bb3he8>. Acesso em: 14 nov. 2018.

73

D2-ART-F2-2057-V9-U02-C01-MP-G20.indd 73

11/23/18 18:35


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.