dig-con-arte5

Page 60

5o ano – 1o bimestre – Plano de desenvolvimento – Projeto integrador: Arte, Língua Portuguesa e Ciências

A realização do festival também pode ser parte da avaliação dos alunos. Propor que eles organizem esse evento na escola, definindo o espaço onde será realizado e articulando a exibição. Para o festival de cinema será preciso providenciar: projetor multimídia, computador, caixas de som e local amplo e acessível, com cadeiras e iluminação adequada para a projeção de filmes. Para encerrar o projeto, após a exibição das produções, promover um momento de autoavaliação e apresentar algumas perguntas sobre o processo como um todo, por exemplo:  Vocês imaginavam que fazer um filme de animação seria dessa forma?  O que vocês acharam de fazer a animação em stop motion? Nesse processo final, é importante que a turma compreenda a importância de planejar todo o processo e a necessidade de associar o cinema a outras disciplinas, como Língua Portuguesa e Ciências, como foi desenvolvido nesse projeto, nas etapas de concepção, criação e execução de um filme em stop motion.

Avaliação Solicitar aos alunos que conversem sobre a atividade e as impressões que tiveram ao longo do projeto, desde a pesquisa até a elaboração e apresentação da animação, abordando as eventuais dificuldades da realização do trabalho, mas também enfatizando o aprendizado. Perguntar a eles quais atividades apreciaram fazer e por qual motivo. Pedir que detalhem os problemas que tiveram e as soluções encontradas. Quanto à prática pedagógica, avaliar as influências ou eventos externos favoráveis ou desfavoráveis à realização do projeto e como foram as interações com os alunos. Descrever quais foram as dificuldades na implantação do projeto e quais foram as suas causas, apontando as medidas adotadas para superar os obstáculos. Avaliar, ainda, se o cronograma foi suficiente para a implantação do projeto e se os objetivos definidos no início foram alcançados de maneira satisfatória ou insatisfatória e por quê. Na avaliação em processo é preciso que o educador esteja sempre atento às atitudes e conversas dos estudantes. Fazer registros constantemente para compor um portfólio que conte sobre a história do projeto. A dica aqui é acompanhar como os alunos participam de momentos de apreciação de imagens, como se expressam oralmente e colocam suas hipóteses. Avaliar como os alunos se comportam em momentos de ação criadora, observando:  experimentação de materialidades;  processos e procedimentos artísticos;  investigação de técnicas;  resolução de problemas;  poética pessoal;  trabalho colaborativo;  organização do material. Entre outras observações e anotações, criar uma pauta de avaliação com base nessas questões.

59


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.