Issuu on Google+

Poluição pode acarretar problemas na gravidez Página 2

Bicos injetores exigem limpezas aleatórias Página 3

Ano 16 | Edição nº 582 | Dezembro 2012 | 40.000 Exemplares

O Santana está de volta na linha 2013 da Volks Inspirado no Jetta, a paixão dos taxistas chega em três versões no mercado brasileiro itens de série, mas o sedan permanece com as referências de design dos importados. Inspirado no novo Jetta e com um porte muito parecido, o carro chega com a proposta de um preço mais acessível ao consumidor. O sedan vem equipado com eixos de 2,63 metros e um porta-malas com capacidade para 480 litros. Com o aumento das medidas, o espaço inferior também foi ampliado, proporcionando mais conforto nos deslocamentos. O novo motor 1.6 Flex tem potência de 104 cavalos, já aprovado na linha GOL, integrado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático com seis marchas. O clássico Santana circulou no mercado brasileiro entre 1984 e 2006, o modelo surgiu a partir da segunda geração do Passat, fez parte da frota nacional de táxis e também atua na frota chinesa que conta com cerca de 4 milhões de unidades. O Santana é dos veículos da Volkswagen que se destaca pela história, e agora modernizado pretende reconquistar os velhos fãs do sedan.

EXPEDIENTE:

falecom@editorafolha1.com.br

3034-1892

Jornalista Responsável: Silvio Lima MTB 19.312 Assist. Comunicação: Tayrine Antunes e Aline Moura Aux. Diagramação: Debora Gerbas. Web: Simone Fachinelli Aux. Web: Ana Rosário. Administrativo: Rosimeire Barboza. Comercial: comercial@editorafolha1.com.br O jornal 5ª Avenida é uma publicação customizada com distribuição gratuita. Produzido pela Editora Folha 1 devidamente registrado sob o nº 144.773 no 1º Cartório de títulos e documentos de Guarulhos/SP.

Divulgação

O Santana está de volta! A nova geração foi lançada pela Volkswagen no mercado chinês e chega ao Brasil em 2013. A paixão dos taxistas brasileiros foi modernizada com a alta tecnologia da Volks, para chegar ao mercado automotivo com tudo. O novo modelo será montado na fábrica brasileira a partir da plataforma alongada, que já está sendo utilizada no Polo. A fábrica de São Bernardo do Campo será responsável pela produção do New Santana no segundo semestre de 2013. A ação é parte de um investimento de R$342 milhões no país, anunciado pela Volkswagen neste ano. A versão chinesa é completa, foi produzida com freios ABS, ar-condicionado, teto solar, sensor de estacionamento, rodas de liga leve (15 polegadas) e banco de couro, além de um controle eletrônico de estabilidade. No Brasil, a linha Santana 2013 pode chegar em três versões: Trendline, Comfortline e Highline. A Volkswagen ainda não confirmou se as versões do New Santana terão mais

Informamos a quem possa interessar que a Editora Folha 1 não é responsável pela distribuição deste material. Reforçamos que somos somente a editora que o produz. Não temos controle algum sobre a distribuição, uma vez que entregamos o lote completo do jornal diretamente para nosso contratante. Qualquer informação adicional deverá ser colhida diretamente com o distribuidor.

Regulamentação EDITORA FOLHA1 Empresa Jornalística e Editora Folha Aeroportuária Ltda. N. Inscrição CNPJ: 01.565.657/0001-69 Fundação: 04.11.1996 DRF/ARF: 21.025.01.0 (11) 3034-1892 | falecom@editorafolha1.com.br A lei 14.517 de 16 de outubro de 2007, em seu art. 26 proibe a distribuição em vias e logradouros públicos de folhetos, panfletos ou qualquer tipo de material impresso exceto, a distribuição de jornais que é liberada, conforme decreto lei de novembro de 2007, que corrige a redação dada ao parágrafo 2 do art. 26, lei 14.517. Também consta conforme a lei federal 5250 de 09/02/1967, artigo 2º: “é livre a publicação e circulação no território nacional de livros, jornais e outros periódicos, salva se clandestino ou quando atentem contra a moral e os bons costumes”; e lei 6015 de 31/12/1973. Regulamentação específica e federal.


02 Dezembro - 2012

Dezembro - 2012

SAÚDE EXPEDIENTE:

CARRO

Bicos injetores exigem limpezas aleatórias

As gestantes que moram em grandes cidades são as que mais sofrem com o ar poluído. Cerca de 90% da vitamina D, que o ser humano precisa, vêm da luz solar. Esta vitamina é responsável pelo bom funcionamento do cérebro e do coração. Quando uma pessoa está exposta ao sol, o organismo absorve todo o cálcio necessário para o corpo. Com a poluição, este processo sofre algumas interferências e o organismo não consome com eficiência a vitamina D necessária. Para solucionar esse problema na gravidez, os pesquisadores franceses sugerem que as gestantes façam suplementação de vitamina D durante o período. Fique atenta!

Ao fazer a manutenção, o motorista sempre fica em dúvida da real necessidade de revisar algumas partes do carro. E esse dilema entre oficina e consumidor pode trazer um custo maior do que o previsto no orçamento. É o caso do bico injetor: limpar ou não limpar? Conheça as orientações sobre esse equipamento tão importante do seu carro. Composto por um corpo cilíndrico e uma agulha móvel, o bico injetor é responsável pelo controle da vazão do combustível. Cada movimento da agulha, em milésimos de segundo, libera uma pequena quantidade de combustível que entra em contato com o ar. E assim, se misturam no coletor de admissão. Ao contrário da recomendação de algumas oficinas mecânicas, a limpeza

dos bicos injetores não deve ser vista como algo rotineiro. A limpeza é recomendada quando o acúmulo de partículas prejudica o spray de combustível, o que pode comprometer o funcionamento do carro. O procedimento é bem simples, mas precisa ser feito por um mecânico, que irá removê-los e colocá-los em uma máquina apropriada. O custo mínimo com a revisão equivale a R$ 25. A limpeza é feita por ultrassom com um líquido injetado à base de querosene. É importante ficar atento aos principais sinais de entupimento. Uma forma de prevenir que as obstruções aconteçam é usando combustível de qualidade, de preferência aditivado. Observe sempre a situação do filtro de combustível, seguindo as orientações para a troca manual.

CINEMA

O impossível retrata a vida de uma família no Tsunami Divulgação

Divulgação

Poluição pode acarretar problemas na gravidez

A gravidez é um momento mágico na vida de toda mulher. O desenvolvimento do bebê impõe uma nova rotina. O corpo muda a cada dia e a vida da gestante também. Todo cuidado, nos três primeiros meses, é pouco. Mais alimentos nutritivos, menos estresse. E o ar atmosférico? Será que a poluição interfere na saúde do bebê? Segundo um estudo realizado pelo Institut National de la Santé et de la Recherche Médicalee (INSERM), em Paris, grávidas expostas à poluição têm grandes chances de terem filhos com quadros alérgicos como: asma, bronquite, rinite e etc. Isso acontece porque o bebê nasce com um nível de vitamina D abaixo do normal.

03

COTIDIANO

Brasileiros têm mau desempenho no inglês Na hora de elaborar um currículo, não é difícil encontrar descrições de conhecimento de outros idiomas. O inglês e o espanhol são as línguas mais presentes da lista. Os candidatos sempre valorizam o seu conhecimento que varia entre o nível básico, intermediário, avançado e até mesmo fluente. Porém, o cenário real é totalmente diferente. O nível de inglês do brasileiro está entre os 10 piores do mundo. Um ranking feito pela Escola de Idiomas EF Education First mostrou que o Brasil está quase no final da lista. Dos 54 países entrevistados, os brasileiros ficaram com a sofrida 46ª posição. Os suecos ocuparam o topo da lista, deixando para trás países como: Dinamarca, Holanda, Finlândia e Noruega.

Cerca de 1,7 milhão de pessoas foram entrevistadas em todo o mundo. Infelizmente, durante a pesquisa realizada no país, muitos brasileiros tiveram dificuldades em responder muitas questões básicas. Isso fez com que o Brasil ocupasse uma posição ruim no ranking, ficando atrás de El Salvador, Síria, Argélia e Kuwait. Preste muita atenção quando for colocar o nível do seu inglês no currículo. Os recrutadores estão cada vez mais preparados para este tipo de situação. Se você não tem nenhum conhecimento em outro idioma, o melhor é excluir essa parte do seu currículo. Não coloque o nível básico, pois ele já representa bastante e pode tirá-lo do processo seletivo por apresentar uma falsa informação.

Baseado em fatos reais, O Impossívell conta a história de uma família que resolve tirar férias na Tailândia no período de Dezembro, do ano de 2004. Um dia após o natal, Maria (Naomi Watts), Henry (Ewan McGregor) e seus filhos vão curtir a piscina do hotel. De repente, uma enorme onda surge em direção à família e leva tudo o que há em volta. Cadeiras, mesas, árvores e pessoas se misturam no tsunami, restando apenas esperanças para quem luta pela sobrevivência. Diante da tragédia,

a família enfrenta devastações e luta para se manter unida. Mesmo ao lado de tantos estranhos, muitos sentimentos bons são expressos. O amor, a bondade e a compaixão são colocados em evidência, fazendo com o que o telespectador participe do enredo do filme. A estreia está prevista para o dia 21 de Dezembro nos cinemas nacionais. Com direção de Juan Antonio Bayona, o longa é formado pelo elenco: Geraldine Chaplin, Georgina L. Baert, Johan Sundberg, Olivia Jackson, Natalie Lorence e outros.


Jornal Itavox - Edição 60 - Editora Folha1