Revista Fé para Hoje Número 36, Ano 2012

Page 12

ber bem todos os fatos que o pregador menciona sobre Cristo, Deus ou Onésimo; mas elas podem muito bem estar lutando com dúvidas e perguntando a si mesmas se creem realmente que tais fatos são verdadeiros. Às vezes, as pessoas podem nem estar cientes de suas dúvidas, quanto menos ser capazes de afirmá-las como dúvidas. No entanto, quando começamos a considerar as Escrituras de modo perscrutador, descobrimos a existência de dúvidas, incertezas e hesitações, todas as quais nos deixam cônscios do poder das dúvidas para nos afastar do caminho fiel dos peregrinos. Para essas pessoas – talvez para essa parte de nosso próprio coração – queremos argumentar em favor da veracidade da Palavra de Deus e insistir na importância de crer nela. Somos chamados a instar os ouvintes a confiar na veracidade da Palavra de Deus. Queremos que as pessoas que ouvem nossas mensagens abandonem a dúvida e creiam de todo o coração na verdade. Essa pregação urgente e perscrutadora da verdade é aplicação.

Pecado O pecado é, também, um problema neste mundo caído. Ignorância e dúvida podem ser, elas mesmas, pecados específicos, o resultado de pecados específicos, ou nenhuma dessas coisas. Entretanto, o pecado é, certamente, mais do que negligência ou dúvida. Assegure-se de que os ouvintes de seus sermões lutaram com a desobedi10 | Revista f é pa r a h o j e

ência a Deus na semana passada e que certamente lutarão com o desobedecer-lhe na semana que estão iniciando. Os pecados podem ser vários. Alguns serão desobediência de ação; outros serão desobediência de omissão. Mas, por comissão ou por omissão, os pecados são desobediência a Deus. Parte da pregação tem o propósito de desafiar o povo de Deus à santidade de vida que refletirá a santidade do próprio Deus. Portanto, parte da aplicação da passagem das Escrituras consiste em apresentar as implicações da passagem bíblica para as nossas ações nesta semana. Como pregadores, somos chamados a exortar o povo de Deus à obediência à sua Palavra. Desejamos que nossos ouvintes mudem da desobediência pecaminosa para a obediência alegre e feliz a Deus, de acordo com sua vontade revelada em sua Palavra. Essa exortação à obediência é aplicação.

O evangelho A principal mensagem que precisamos aplicar sempre que pregamos é o evangelho. Algumas pessoas não conhecem ainda as boas novas de Jesus Cristo. E algumas delas podem estar ouvindo a sua pregação por algum tempo – distraídas, sonolentas, divagando ou não prestando atenção de alguma outra maneira. Elas precisam ser informadas do evangelho. Precisam saber do evangelho. Outras podem ter ouvido, entendido e, talvez, aceitado a verdade, mas


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.