Revista Fé para Hoje Número 24, Ano 2004

Page 7

NEGLIGENCIANDO A ALMA

5

trinas fundamentais da fé, em secreto e, depois, em público. A necessidade do novo nascimento não é mais considerada por ele com seriedade. A aceitação vazia dos artigos da Confissão de Fé da Igreja é tudo que ele exige dos membros de sua igreja. Pouco a pouco, toda a mensagem da Bíblia foge dele. A expiação, a ressurreição, o nascimento virginal de Cristo, a ira de Deus, a segunda vinda de Jesus e o julgamento por vir — todos estes artigos de fé se removem do credo pessoal de tal ministro, embora ele não tenha coragem ou integridade moral para afirmar isso. Como este pregador mudou, deixando de ser evangélico e tornando-se um céptico? Ele negligenciou sua alma. Parece estranho, mas a negligência da alma é algo que freqüentemente ocorre com o homem maduro e não com o jovem. Foi em sua maturidade, e não em sua juventude, que Noé foi vencido pelo vinho. Foi em sua maturidade, e não em sua juventude, que Davi contemplou a Bate-Seba com conseqüências trágicas. Foi em sua maturidade que Salomão multiplicou o número de suas esposas e manchou sua boa reputação, por tolerar as divindades de tais esposas. Foi em sua maturidade, e não em sua juventude, que Ezequias mostrou seus tesouros aos embaixadores es-

trangeiros. Estas coisas foram escritas para o nosso ensino. Existem armadilhas e ciladas para o crente velho, assim como existem para o crente novo. Talvez devido ao fato de imaginar que já passou da zona de perigo o crente velho acredita que pode aliviar sua vigilância. Grande parte dos conflitos de sua peregrinação ficou para trás. Ele está quase contemplando a praia de ouro. Mas o peregrino veterano tem de lutar até ao fim. Relaxar pode equivaler a manchar sua boa reputação e perder uma parte de sua grande recompensa. A Palavra de Deus nos apresenta o caminho de restauração da negligência da alma: “Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Ap 3.19). Separe um tempo para orar e jejuar. Aflija a sua alma. Lamente os seus pecados passados. Clame intensamente a Deus que lhe outorgue perdão e um novo senso de seu amor. Odeie a frieza pecaminosa que abafou o seu primeiro ardor por Cristo. Lembre o preço pago em favor de sua alma, no precioso sangue de Cristo. Implore ao Todo-Poderoso que lhe dê um novo derramamento do seu Espírito, para reacender a chama do altar. Talvez muitos de nós precisemos deste arrependimento, mais do que imaginamos.

, , , , , , ,

A Lei profere ameaças; o evangelho oferece promessas. Thomas Adams


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.