Comentário - Gálatas

Page 164

162   • Comentário de Gálatas

consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo” (2 Co 1.12). E nosso Senhor mesmo nos instrui: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6.6). Estritamente falando, Paulo nos leva concluir que, quando um homem é avaliado por sua própria dignidade, e não pela inferioridade dos outros, o louvor é justo e substancial. Portanto, a afirmação é condicional e significa que ninguém tem o direito de ser considerado uma pessoa boa à parte da avaliação dos outros. 5. Porque cada um levará o seu próprio fardo. Com o fim de destruir nossa indolência e orgulho, Paulo nos traz perante o tribunal de Deus, no qual todo indivíduo, por si mesmo e sem comparar-se com os outros, prestará contas de sua vida. É assim que somos enganados; pois, se um homem que tem apenas um olho é colocado entre os cegos, considera perfeita a sua visão; e, se um homem moreno estiver entre os negros, ele se achará branco. O apóstolo afirma que as falsas conclusões às quais chegamos não terão lugar no Juízo de Deus; porque ali cada um levará seu próprio fardo, e ninguém inocentará a outrem de seu pecado. Este é o verdadeiro significado das palavras.

6. Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. 7. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. 9. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.