Page 142

E M FOCO | B E M - E S T A R

Powerful version of a classic

Versão poderosa de um clássico AO COMBINAR MOVIMENTOS TRADICIONAIS DA DANÇA COM EXERCÍCIOS DE ACADEMIA, O BALLET FITNESS GARANTE UM TREINO RÁPIDO, INTENSO E COM RESULTADOS SURPREENDENTES BY COMBINING TRADITIONAL BALLET MOVEMENTS WITH HEALTH CLUB EXERCISES, BALLET FITNESS ENSURES A QUICK AND INTENSE WORKOUT WITH SURPRISING RESULTS Fotos/Photos SERGIO CADDAH

Os passos delicados, a fluidez precisa e a leveza corporal que marcam a modalidade clássica ganharam adicionais de peso: exercícios fitness que vão de abdominais, passando por agachamentos, até flexões. Pronto. Eis a fórmula inovadora do ballet fitness, atividade que tem caído nas graças de milhares de pessoas nas últimas décadas ao mostrar o surpreendente poder dos pliés, pas de bourrées e de outros movimentos tradicionais do balé. Criada há 22 anos, a "invenção" foi ideia de uma brasileira: aos 14 anos, a bailarina e educadora física Betina Dantas precisou pendurar as sapatilhas de ponta e se afastar da atividade devido a uma lesão crônica no tornozelo. Apaixonada por dança e preocupada com sua boa forma, buscou uma maneira de unir o que mais gostava de fazer com exercícios fortificantes. "Eu comecei a bolar a tal aula e confesso que fiquei até descrente. Mas foi só eu começar para nunca mais parar", falou em entrevista para o blog Tips4Life. A grande diferença entre a versão fitness e a clássica é o aumento no número de repetições dos passos e no tempo de isometria, além da sustentação muscular dos exercícios – praticantes do nível avançado podem queimar até 794 calorias em 30 minutos. Como a premissa é manter a postura do balé tradicional (coluna reta, braços estendidos e pés em meia-ponta), alongamento e equilíbrio são outras frentes aperfeiçoadas. "Todos os exercícios são escolhidos de forma a trabalhar o corpo em sua totalidade. Uma aula nunca é igual à outra e não focamos em apenas um grupo muscular", explica Camila Geroto, professora da Bravo! Ballet, em São Paulo.

Atualmente, o ballet fitness está presente em centenas de escolas pelo Brasil e no mundo. O sucesso é tanto que até grandes companhias de dança aderiram à modalidade, como o New York City Ballet, que a utiliza como parte do condicionamento físico de seus bailarinos. O resultado é certeiro: os 60 minutos de aula são intensos, agitados e sem muitos intervalos para descanso. São divididos em aquecimento e alongamento inicial, exercícios na barra, no centro, no solo, abdominais, prática aeróbica e alongamento final. Engana-se quem pensa que é preciso ter experiência com as sapatilhas. Segundo Camila, qualquer um com mais de 15 anos e apto a fazer exercícios físicos pode encarar a atividade. "Não possuímos uma classificação de níveis tradicional. Os alunos mais avançados fazem mais repetições ou tempos maiores de sustentação em determinados exercícios. O treino respeita a capacidade e a condição de cada um", explica a professora. “Eu treinava basquete quando criança e nunca tive vocação para a dança. Mas foi só participar da primeira aula para perceber que isso não tem nada a ver”, conta a paulista Rosana Versiani, de 36 anos, praticante do ballet fitness há quatro meses e defensora de que não existe nada melhor para o corpo do que balé e academia numa mesma modalidade.

ONDE

praticar where to practice

São Paulo Bravo! Ballet R. JOAQUIM ANTUNES, 668, PINHEIROS 11 3061 9524 BRAVOBALLET.COM.BR

Companhia de Dança Ímpeto R. BARRETOS, 612, MOOCA 11 2021 3487 CIADEDANCAIMPETO. COM.BR

Rio de Janeiro Pro Balance Academia R. VINICIUS DE MORAES, 71B, IPANEMA 21 2522 4557 PROBALANCEACADEMIA. COM.BR

Escola de Dança Petite Danse EST. BARRA DA TIJUCA, 1636, BARRA DA TIJUCA 21 2491 4281 PETITEDANSE.COM.BR

Belo Horizonte Bodytech Savasssi R. PERNAMBUCO, 618, SAVASSI 31 3262 1111 BODYTECH.COM.BR/ SAVASSI

142 A Z U L M A G A Z I N E | 0 4 . 2 0 1 5

AGRADECIMENTO: BRAVO! BALLET

Por/By MARIANA MESQUITA

Azul 24 completa  
Azul 24 completa  
Advertisement