Azul 19 completa

Page 124

EM FO C O B OB BURN QU I ST

Experiência é o que não falta para o atleta de 38 anos, sendo 27 deles em cima do “carrinho”, como o skate é carinhosamente chamado por seus praticantes. Dono de uma técnica apurada, Bob coleciona títulos na mesma medida em que acumula uma legião de fãs, que o reconhece como o maior nome do esporte no Brasil e um dos mais importantes do mundo. Sua paixão pelo skate começou por acaso. Goleiro de futsal nos tempos de criança, foi aos poucos deixando a modalidade porque sofria de asma, o que limitava seu condicionamento físico. “Um dia emprestei uma bola para um grande amigo, o Daniel. Ele a perdeu e me deu um skate em troca para compensar. Fiquei andando dentro de casa. Minha mãe ‘adorava’”, recorda, bem-humorado. “Depois, ao invés de um skate pronto, meu pai comprou shape, rodinhas, parafusos e montamos um juntos, quando eu tinha 11 anos. Lembro que isso foi 124 | VOEAZ UL.COM.BR

muito legal. E quando a Ultra [pista famosa em São Paulo nos anos 1980 e 1990] abriu suas portas, a três quadras de onde eu morava, não parei mais de andar.” Bob aprendeu o ollie, uma das manobras mais básicas da modalidade, não tardou a realizar flips e a impressionar com o switch stance, quando utiliza-se o outro pé como apoio – é como se um destro usasse a canhota. Logo o Brasil ficou pequeno para ele, sobretudo na década de 90, quando o esporte não tinha por aqui o reconhecimento que tem atualmente. Pegou a estrada e foi morar em São Francisco, na Califórnia. E em 1995 venceu uma conceituada competição em Vancouver, no Canadá. Era o início de uma carreira que, ao longo de quase 20 anos, lhe rendeu ótimas marcas: dois títulos mundiais na categoria vertical, sete na temida megarrampa e 27 medalhas de ouro nos X Games, as olimpíadas dos esportes radicais.

TÉCNI CA E D I V ER SÃO

Acima, Bob Burnquist ensaia manobras na pista por ele desenhada, em sua casa, no Rio de Janeiro


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.