Catálogo Campanha da Fraternidade 2022

Page 1

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

Fraternidade e Educação

FALA COM SABEDORIA, ENSINA COM AMOR (CF. Pr 31,26)


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

Fraternidade e Educação

FALA COM SABEDORIA, ENSINA COM AMOR (CF. Pr 31,26)

A Campanha da Fraternidade 2022 é um convite à reflexão sobre a intrínseca relação entre fraternidade e educação, uma vez que educar não é um ato isolado, e sim um compromisso em que todos são educadores e educandos. Confira a seguir nossa seleção de 24 títulos literários que contemplam as inspirações presentes na Campanha da Fraternidade e que ajudarão a desenvolver um projeto multidisciplinar completo na escola e a favorecer diálogo e reflexões sobre o tema.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

VÁRIAS MANEIRAS DE AMAR Coleção Trupe-Trinques Autora: Regina Drummond Ilustrações: Taciana Ottowitz 24 × 24 cm | 40 páginas Cada bichinho, do seu jeitinho, demonstra os cuidados e todo o amor pelos filhotinhos. Mesmo que não pareça, cada animal tem o seu jeito de mostrar afeto às suas crias e ensina a elas como sobreviver. Um livro rimado, com lindas ilustrações, que mostra um pouquinho de como são essas relações entre pais e filhotes no mundo animal – inclusive as dos humanos, claro. São várias as maneiras de se demonstrar amor. Uma leitura deliciosa para fazer enquanto se “lambe a cria”.

HORTA, POMAR E JARDIM, BRINCADEIRA NÃO TEM FIM Coleção Letra e Cor Autora: Ellen Pestili Ilustrações: Ellen Pestili 23,5 × 22,5 cm | 24 páginas No jardim, tudo acontece e de tudo aparece: flores de várias cores e odores. No pomar, há árvores frutíferas por toda parte. Dá até para brincar com suas formas e sabores. Lá também há bichos: lagarta que vira borboleta, abelha colhendo pólen e muitos passarinhos a revoar! Todos adoram visitar os lugares mais verdes, sejam do campo ou da cidade. Mais um título da Coleção Letra e Cor voltado para os leitores em formação da Educação Infantil, esta obra estimula, de maneira divertida, a curiosidade das crianças para conhecer a fauna e flora brasileiras.


TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL Coleção Ler Arte para Pequenos

A LESMA E A LINHA Coleção Janela Janelinha Autora: Bia Villela Ilustrações: Bia Villela 20 × 20 cm | 24 páginas

Autoras: Mércia Maria Leitão e Neide Duarte Ilustrações: Nilton Bueno 23,5 × 22,5 cm | 32 páginas O quadro Vendedor de frutas, da artista brasileira Tarsila do Amaral, é ponto de partida para contar a história do papagaio Juvenal, uma ave muito divertida que adora frutas e fazer amizades. Apresentando ainda outras telas de Tarsila, além de atividades e curiosidades sobre o quadro, a proposta das autoras é aliar texto e imagens a fim de incentivar os pequenos leitores a terem mais contato com a arte.

É traçando uma linha aqui e outra linha ali que a lesma vai criando desenhos. Também é com uma linha curta e algumas linhas compridas que a lesma vai desenhando letras e palavras, aprendendo (ou ensinando?) coisas maravilhosas sobre o mundo do alfabeto. E assim, juntando palavras, a lesma aprende a contar histórias nesta narrativa visual de Bia Villela para os pequenos leitores que também estão aprendendo a ler e escrever. Diversão com informação na medida!

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

A ECONOMIA DE MARIA Coleção Coisas de Criança

A GRANDE IDEIA Coleção De Todo Mundo

Autora: Telma Guimarães Ilustrações: Silvana Rando 21,5 × 25 cm | 16 páginas

Autora: Telma Guimarães Ilustrações: Bruna Assis Brasil 21,5 × 25 cm | 32 páginas

As gêmeas Helena e Maria ganharam lindos cofrinhos da madrinha. Mas uma das meninas não quer nem saber de guardar dinheiro, compra tudo o que vê, enquanto a outra, desde pequena, já sabe poupar, imaginando que economizar só vai lhe fazer bem. Por meio de uma história que demonstra que saber gastar sem exageros é a melhor forma de lidar com o dinheiro, este divertido livro discute um tema bastante atual: a Educação Financeira.

Raquel é a menina mais alta da classe e, por isso, acha que pode fazer o que quiser, como escolher a carteira da frente para se sentar. Luísa, porém, é mais baixa, e não consegue enxergar nada atrás de Raquel. Raquel não quer ceder, mas as garotas precisam resolver esse impasse. De maneira bem-humorada, este instigante livro é ideal para abordar temas como teimosia, empatia e desenvolvimento de pensamento crítico. O pequeno leitor vai se deliciar com as belas ilustrações e com um final surpreendente.


A INVENÇÃO DE CELESTE Coleção Coisas de Criança Autora: Telma Guimarães Ilustrações: Silvana Rando 21,5 × 25 cm | 16 páginas

A professora pediu que a turma trouxesse fotos de seus bichinhos de estimação. Mas Celeste não tem um, e agora? O jeito foi tirar uma foto do Chocolate, o simpático cachorro do vizinho, e dizer que era dela. Mas será que mentir é mesmo a melhor solução? Essa invenção vai acabar gerando ainda mais problemas. Celeste vai descobrir o quanto é importante dizer a verdade e que a mentira sempre tem pernas bem curtas.

APELIDO NÃO TEM COLA Coleção Assunto de Família – Série Ludo Ludens Autoras: Regina Rennó e Regina Otero Ilustrações: Regina Rennó 20,5 × 25 cm | 40 páginas Quando o avô de Aninha disse que ela parecia um espantalho, seu coração ficou pequeno e triste. Ela não queria ser comparada de jeito nenhum a uma criatura feia como essa. O que sua família vai fazer para resolver essa situação? Escrito por Regina Rennó e Regina Otero, em edição revisada e atualizada, esse texto propõe uma profunda reflexão sobre brincadeiras de mau gosto e atitudes que machucam. Com atividades complementares, o livro faz parte da Série Ludo Ludens e é um excelente incentivo para repensar as atitudes com o outro.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM Coleção Assunto de Família – Série Ludo Ludens Autoras: Regina Rennó e Regina Otero Ilustrações: Regina Rennó 20,5 × 25 cm | 40 páginas Vivemos em um mundo vasto e colorido, repleto de elementos diversos em perfeita interação. Por isso, é tão importante respeitar uma simples verdade: somos todos diferentes. Escrito por Regina Rennó e Regina Otero, em edição revisada e atualizada, este livro propõe ao leitor explorar aquilo que nos torna diferentes, sempre respeitando essa incrível e bela diversidade. Com atividades complementares, o livro faz parte da Série Ludo Ludens e é um excelente incentivo para repensar nosso papel no mundo e nossas responsabilidades com o outro.

AMANDA NO PAÍS DAS VITAMINAS Coleção Aventuras de Amanda Autor: Leonardo Mendes Cardoso Ilustrações: Fabiana Salomão 20,5 × 23,5 cm | 40 páginas Amanda não gosta de comida. Na hora da fome, ela prefere comer salgadinhos e outras guloseimas nada saudáveis. Por isso, seu corpo está sofrendo… Faltam vitaminas essenciais para sua saúde. Até que um dia ela vai parar dentro da gaveta da geladeira e, com os legumes e as verduras que lá estão, descobre algo muito importante para sua alimentação. Em edição renovada, Amanda no país das vitaminas tem projeto gráfico moderno, com ilustrações de Fabiana Salomão, e integra a nova Coleção Aventuras de Amanda.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

A LIÇÃO DE CASA Coleção Convívio Social e Ética

AMANDA NO PAÍS DO ISOLAMENTO Coleção Aventuras de Amanda

Autora: Nye Ribeiro Ilustrações: Maurício Veneza 23,5 × 21 cm | 32 páginas

Autor: Leonardo Mendes Cardoso Ilustrações: Fabiana Salomão 20,5 x 23,5 cm | 40 páginas

Carol gosta muito das aulas da professora Regina, especialmente daquelas em que todos aprendem brincando. A professora faz, de vez em quando, brincadeiras divertidas com o dicionário. Um dia, os alunos se deparam com uma palavra aparentemente simples, mas rica em significados: valor. A lição de casa é saber um pouco do vocábulo. A partir daí, o livro, que ganhou novo projeto e novas ilustrações, mostra a importância dessa palavra em nosso dia a dia.

FREDERICO, FREDERICO... Coleção Cometa Literatura Autora: Simone Mota Ilustrações: Bárbara Quintino 20,5 x 23,5 cm | 40 páginas

Um garoto esperto e teimoso consegue enxergar o mundo de uma forma especial. Para Frederico, menino serelepe e questionador, o mundo não é feito de obstáculos, mas de oportunidades. Sim, Frederico crê que para tudo nessa vida há jeito. Ele encafifou que quer ser doutor. E quando Frederico coloca algo na cabeça, não tem quem tire isso de lá! Nem mãe, nem pai, nem avô, nem avó... E porque não? Uma criança pode ser o que quiser quando crescer, não é mesmo? É só acreditar! Belíssimas reflexões sobre identidade, negritude, racismo e empoderamento aguardam os leitores deste livro.

Amanda gosta de descobrir coisas novas. Basta um novo assunto aparecer, e ela já estará pesquisando e desbravando novos conhecimentos. Mas quem poderia prever que a humanidade enfrentaria uma pandemia? Agora, em isolamento, ela irá descobrir um novo jeito de ir à escola sem sair de casa e de curtir os amigos à distância. Além, é claro, de ajudar a esclarecer várias dúvidas sobre o vírus e a importância da ciência, das vacinas e do respeito! Venha participar de mais uma aventura com Amanda neste livro atemporal sobre saúde, relações humanas e adaptação a todos os tipos de situação.

COMO O OCEANO NOS ERGUEMOS Coleção Cometa Literatura Autor: Nicola Edwards Tradução: Nara Vidal Ilustrações: Sarah Wilkins 22,5 × 27,5 cm | 32 páginas O mundo inteiro está percebendo: as mudanças climáticas têm afetado nosso cotidiano e causado distúrbios em nossos ecossistemas, nos obrigando a rever hábitos e convicções. Na Suécia, a figura de Greta Thunberg inspirou milhões de pessoas em um movimento solidário a favor da preservação do meio ambiente e pela adoção de medidas mais drásticas para salvar o planeta. Afinal, uma onda é assim: começa pequena, vai ganhando força e, no fim, pode ser um movimento amplo de tremenda mudança e renovação. Este livro é um convite para pensar. Tal como uma onda no oceano, devemos nos erguer para ajudar a transformar o planeta em um lugar de convivência sustentável para todos!


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

COM A PONTA DOS DEDOS E OS OLHOS DO CORAÇÃO Coleção Mil e Uma Histórias Autora: Leila Rentroia Iannone Ilustrações: Natália Gregorini 17 × 24 cm | 56 páginas

Lia, Pescoço, Tavão e Cabeça decidiram que Fernando é um bebezão e, por isso, deve ser isolado. Ai de quem falar com o garoto. O pobre Fernando não sabe bem o que fazer. A menina de quem ele gosta, Luzia, até parece gostar dele também, mas os seus perseguidores não dão trégua. Fazer trabalho em grupo, então... As únicas que estão ao seu lado são sua Vó Bisa e sua mãe, que trabalha bastante. Então Fernando vai ter que encontrar forças dentro de si para sair dessa com a cabeça erguida. E, quem sabe, com a ajuda de um grande cometa! Este clássico da literatura infantil e juvenil renasce numa nova edição cheia de cor e encanto.

SONA – CONTOS AFRICANOS DESENHADOS NA AREIA Coleção Cometa Literatura Autor: Rogério Andrade Barbosa Ilustrações: Thais Linhares 15 × 30 cm | 32 páginas

Com desenhos complexos feitos na areia, o povo Quioco, que habita uma região da África, repassa o conhecimento ancestral para os mais jovens e os ensina, assim, a amar histórias. Esses desenhos, além de extremamente elaborados, encantam a todos com sua beleza. Neste livro, Rogério Andrade Barbosa e Thais Linhares trazem uma história de sabedoria e respeito aos mais velhos, prestando homenagem à tradição oral e aos costumes de um povo.

BATERIA 100% CARREGADA Série Cabeça Jovem Autor: Severino Rodrigues Ilustrações: Pedro Corrêa 16 × 23 cm | 112 páginas Danilo vai um pouco além do estereótipo do garoto-problema na escola, mas a questão é que ele não faz nada por querer; ele só é hiperdistraído. Já Ariadne é uma boa aluna e adora as aulas de Língua Portuguesa, tanto que decide postar vídeos sobre suas leituras na internet. Porém, logo começam a aparecer comentários violentos e racistas de algum anônimo. Enquanto Danilo e Ariadne enfrentam seus conflitos, a vida escolar não para, exigindo desses estudantes muito foco quando tudo o que eles querem é desistir. Esta adorável narrativa revela um pouco das dificuldades do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e da luta contra o preconceito racial, explorando as descobertas mais significativas da adolescência. Uma história sensível e cheia de temas relevantes para a atual realidade dos adolescentes.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

A SALA DOS PROFESSORES Série Toda Prosa

10 MIL VOLTAS AO MEU MUNDO Série Cabeça Jovem

Autora: Carla Dulfano Tradução: Flávia Côrtes Ilustrações: Hare Lanz 14 × 20 cm | 96 páginas

Autor: Severino Rodrigues Ilustrações: Zaire 16 × 23 cm | 136 páginas

Pablo tem 12 anos. Órfão de pai, mora com a avó desde o novo casamento de sua mãe. Como se não bastasse, tem de enfrentar problemas com os colegas e com a saúde da avó. Um dia, ao entrar na sala dos professores, ele vê todos os seus sonhos se realizarem, conseguindo, assim, superar os obstáculos e encontrar sua verdadeira identidade.

MEU AVÔ, OS LIVROS E EU OU COMO RESISTIR EM TEMPOS INCERTOS Coleção Farol Autora: Camila Tardelli Ilustrações: Silvia Amstalden 15 x 20 cm | 176 páginas Pandemia, isolamento, aulas pela internet, distanciamento social... Ninguém merece ficar trancado dentro de casa por tanto tempo. Mesmo respeitando rigorosamente o isolamento, Natália quer e precisa viver uma aventura. Mas ela tem uma vantagem: um avô muito legal que a convidou para uma viagem literária (sem sair de casa, claro). Os caminhos percorridos por eles seguem por vários livros, de autoras e autores brasileiros, que representam nossa literatura de uma maneira ímpar. O diário de viagem de Natália e seu avô traz temas incrivelmente atuais, como o racismo e a representatividade, tendo como pano de fundo o momento terrível que o mundo atravessa devido à pandemia. Literatura juvenil de formação com muita qualidade é o que se oferece para os leitores deste livro!

Bem-vindos de volta ao colégio João Cabral de Melo Neto! Depois dos acontecimentos de Bateria 100% carregada, chegou o momento de se aventurar com a turma do 7º ano. Neste livro, o tema primordial é a ansiedade, algo que pode bagunçar nosso mundo, como Júlia e Gustavo vão descobrir. Ela: nadadora talentosa, dedicada e vítima de transtorno de ansiedade generalizada. Ele: jogador de basquete, estrela da escola e com transtorno obsessivo-compulsivo. Juntos, esses dois adolescentes vão aprender mais sobre seus problemas e entender que o diagnóstico não é o fim do mundo. Tendo como pano de fundo duas famosas narrativas de Júlio Verne, este livro é um mergulho no cotidiano adolescente.

MIL PÁSSAROS DE PAPEL Série Cabeça Jovem Autor: Severino Rodrigues Ilustrações: Laerte Silvino 16 × 23 cm | 136 páginas

Mais uma vez, venha mergulhar no cotidiano do colégio João Cabral de Melo Neto e na vida de seus estudantes. Dessa vez, você ficará próximo de Letícia, que passou por um baita susto – imagine quase ter um infarto antes dos 20 anos de idade? –, e de Makoto, que passou por outro tipo de situação: a da perda. E a tristeza que invadiu seu coração está ameaçando dominar seu corpo inteiro. Juntos, esses dois amigos vão descobrir o que significa viver, crescer e vencer os problemas que a vida apresenta, um passo de cada vez.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

1 MILHÃO DE MISTÉRIOS Série Cabeça Jovem

AOS DEZESSEIS Coleção Farol

Autor: Severino Rodrigues Ilustrações: Julia Back 16 × 23 cm | 104 páginas

Autora: Annelise Heurtier Tradução: Andréia Manfrin Alves Ilustrações: Linoca Souza 13 × 18 cm | 176 páginas

O Colégio João Cabral de Melo Neto já foi palco de diferentes histórias, algumas sobre ansiedade, outras sobre depressão. Todas elas, no entanto, têm em comum amizade e superação. Não poderia ser diferente com este novo livro, que encerra a Série Cabeça Jovem. Alan sofre com sua baixa autoestima e excessiva timidez; Duda luta contra momentos paralisantes de puro pânico. Ambos se sentem sozinhos, isolados e sem esperança. Porém, a escuridão não é páreo para a amizade, e, juntos, os dois descobrirão a força que têm.

ENTRE SILÊNCIOS E GESTOS Série Toda Prosa Autor: Marcos Arthur Ilustrações: Alexandre Matos 14 × 20 cm | 144 páginas

Marcel é um garoto tímido, e muito de sua timidez se deve às consequências de uma grave doença que enfrentara quando ainda bebê: a poliomielite, que o fez ter uma leve deficiência. Por este motivo é alvo de bullying na escola. Mas, inspirado por seus pais a notar o mundo pelos olhares da arte, Marcel descobre uma maneira de reagir: seu talento especial para o teatro de pantomima – a arte de expressar sentimentos por meio de gestos e atitudes, em silêncio. Este livro apresenta um relato marcante e emocionante de um jovem que vira o jogo e enfrenta seus piores pesadelos com gestos preciosos.

Embora ficcional, este livro é baseado em eventos e pessoas reais. Em 1957, a integração de 9 estudantes negros em um liceu de alunos brancos causa um grande alvoroço em uma cidade do sul dos Estados Unidos. A narrativa dinâmica flutua entre os pontos de vista das duas protagonistas e nos traz uma perspectiva diferente sobre um tema delicado e importante. Apesar de expor um fato pontual do passado, o texto continua extremamente atual, propondo uma reflexão profunda sobre racismo, preconceito, ódio e direitos humanos. Um livro tocante, que vai emocionar a todos.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

Fraternidade e Educação

FALA COM SABEDORIA, ENSINA COM AMOR (CF. Pr 31,26)

CENTRAL DE ATENDIMENTO atendimento@editoradobrasil.com.br (11) 99329-5316 REDES SOCIAIS facebook.com/editoradobrasil youtube.com/editoradobrasil instagram.com/editoradobrasil_oficial twitter.com/editoradobrasil @editoradobrasiloficial

www.editoradobrasil.com.br Editora do Brasil | Rua Conselheiro Nébias, 887 – Campos Elíseos – São Paulo – SP CEP: 01203-001 | CNPJ: 60.657.574/0001-69